SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2011 - TRE-ES - Técnico - Taquigrafia - Específicos


ID
588241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, julgue o item a seguir.

Ainda que interinamente, é vedado ao servidor público exercer mais de um cargo em comissão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Lei 8112

    Art. 9 Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade

    bons estudos

  • Art. 9 Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade

  • Art. 9o A nomeação far-se-á:

    (...)Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    Se ele tem um cargo em comissão "A", pode ocupar interinamente o cargo em comissão "Z", mas não pode haver prejuízo das atribuições do cargo que ocupa atualmente e VAI OPTAR PELA REMUNERAÇÃO de um deles.
    Gabarito Errado.

    =)

ID
588244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, julgue o item a seguir.

Se determinado servidor, por ato cometido no exercício da função, for absolvido criminalmente por falta de provas, ele não poderá ser responsabilizado administrativamente pelo mesmo fato.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    No caso de absolvição por falta de provas, esse fato não vincula a esfera administrativa, autorizando-a a prosseguir com o PAD.

    Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria


    bons estudos

  • Trabalhar no serviço público é coisa de gente FINA.

    Fato inexistente e Negativa de autoria.

  • Só por fato inexistente ou negativa de autoria.

  • Gabarito: Errado

    Outra questão ajuda a responder: 

    Só vou colocar o código dela caso queiram mais informações da questão.

    Q369431

    Um veículo da SUFRAMA, conduzido por um servidor do órgão, derrapou, invadiu a pista contrária e colidiu com o veículo de um particular. O acidente resultou em danos a ambos os veículos e lesões graves no motorista do veículo particular. Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem. 

    O motorista da SUFRAMA poderá ser responsabilizado administrativamente pelo acidente, ainda que tenha sido absolvido por falta de provas em eventual ação penal instaurada para apurar a responsabilidade pelas lesões causadas ao motorista particular

    Gabarito: Certo

     

    Bons estudos <3


  • CESPE AMA ESTE ASSUNTO.

    RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA É AFASTADA APENAS EM CASO DE ABSOLVIÇÃO CRIMINAL QUE NEGUE:

    -EXISTÊNCIA DO FATO;

    -A SUA AUTORIA ( NÃO FOI O SERVIDOR QUE PRATICOU AQUELE ATO ).

  • Vi um outro mneumônico de alguém aqui do QC, bem legal:

    O servdor gente FINA não é responsabilizado administrativamente. 

    FI - Inexistência do Fato Negativa de Autoria

     

    Somente nestes casos!

  • Pegadinha clássica = falta de provas -> NÃO. 

    Assim como bem colocado pela Saori ;) 

    Apenas se for gente FINA
    F
    ato Inexistente
    Negativa Autoria

  • Sempre me quebro nessa AAAA
  • Fato inexistente

    Negativa de autoria

  • gente fina


ID
588247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, julgue o item a seguir.

Se determinado servidor, na data de publicação do ato de provimento de certo cargo público, estiver em gozo de licença por motivo de doença em pessoa da família, o prazo para a posse será contado do término do respectivo impedimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Lei 8112
    Art. 13 § 2o Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas "a", "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento

      Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

      I - por motivo de doença em pessoa da família;


    bons estudos
  • Lembrete: a posse poderá ser feita por procuração específica!

  • São impedimentos para tomar posse:

    Licença para tratar doença da família, da própria saúde, gestante, acidente serviço ou profissional, capacitação e serviço militar;

    Afastamento para férias, treinamento ou júri.

     

    Após o final desses impedimentos, começa a contar o prazo para posse. GAB. CORRETO.

  • Se o servidor estiver em licença ou em afastamento em data de publicação do ato de provimento, o prazo será contado após o termino do impedimento.

  • ☠️ GABARITO CERTO ☠️

    Lei 8112

    Art. 13 § 2o Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas "a",

    "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento.

     Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

     

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

  • Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, é correto afirmar que: Se determinado servidor, na data de publicação do ato de provimento de certo cargo público, estiver em gozo de licença por motivo de doença em pessoa da família, o prazo para a posse será contado do término do respectivo impedimento.


ID
588250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, julgue o item a seguir.

O vencimento, a remuneração e o provento de um servidor somente podem ser objeto de penhora nos casos de indenização ao erário e prestação alimentícia que resultem de decisão judicial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Lei 8112
    Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial

    bons estudos

  • Empréstimos autorizados pelo servidor tb.

  • Futura servidora, você está confundido descontos facultativos com arresto, sequestro ou penhora que são de carácter compulsório.

    Os empréstimos e a indenização ao erário devem ser expressamente autorizados pelo servidor.

    § 1o  Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.   (Redação dada pela Lei nº 13.172, de 2015)

            Art. 46.  As reposições e indenizações ao erário, atualizadas até 30 de junho de 1994, serão previamente comunicadas ao servidor ativo, aposentado ou ao pensionista, para pagamento, no prazo máximo de trinta dias, podendo ser parceladas, a pedido do interessado. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

  • só para o leitinho das crianças.

  • O vencimento, a remuneração e o provento de um servidor somente podem ser objeto de penhora no caso de prestação alimentícia que resultem de decisão judicial.

  • Apenas prestação alimentícia!!!

  • Lei. nº 8.112/90. Art. 45.  Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.                  (Vide Decreto nº 1.502, de 1995)                   (Vide Decreto nº 1.903, de 1996)                   (Vide Decreto nº 2.065, de 1996)                  (Regulamento)                     (Regulamento)

     

    Lei nº 8.112/90. Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, EXCETO nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

     

    Uma das grandes preocupações do legislador em relação aos trabalhadores em geral é a proteção dos salários. O valor social do trabalho é fundamento do Estado brasileiro e a proteção do trabalhador é base para a própria dignidade da pessoa humana.

     

    A defesa da integralidade do vencimento, da remuneração e do provento é imposta pelo princípio da ordem natural à sobrevivência, que transcende a pessoa do servidor. E por essas razoes a norma salvaguarda a hipótese de inadimplemento de prestação de alimentos que resultem de decisão judicial.

     

    É por essa razão que cuidou a lei 8.112/90 de “blindar” a remuneração dos servidores contra certos riscos, impedindo que sejam estabelecidos, em regra, descontos.

     

    Destarte, se um servidor público estiver sofrendo execução judicial em razão de inadimplemento de dívida não-alimentícia, deverá ser efetuada a penhora, ou outros procedimentos assecuratórios da execução, sobre seus bens penhoráveis e, não possuindo este bens penhoráveis, a execução será frustrada, uma vez que sua remuneração está protegida por lei.

     

    A regra é que não ocorram descontos, tendo em vista o caráter de sobrevivência, isto é, para se alimentar e viver.

     

    Contudo, existem algumas exceções, quais sejam:

     

    a) Imposição Legal. Exemplo: Imposto de Renda.

     

    b) Decisão Judicial: Exemplo: Pensão Alimentícia.

     

    c) Consignação em Folha de Pagamento (Empréstimo em folha de pagamentos).

     

    c.1 - AUTORIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO;

    c.2 - AUTORIZAÇÃO DO SERVIDOR.

     

    d) Ressarcimento ao Erário:

     

    Regra: Paga tudo em até 30 dias;

    Exceção (Falta de condições): desconta-se no mínimo 10% da remuneração por mês.

     

    CUIDADO - Servidor demitido/exonerado durante o pagamento: paga-se tudo em até 60 dias.

     

    Art.5º , LXVII - não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;

     

    Vale lembrar que o depositário infiel não pode ser preso conforme a súmula nº 25 do STF.

     

     “É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito”

  • As vezes erro por fazer uma leitura rápida! AFFF


ID
588253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, julgue o item a seguir.

O gozo de férias do servidor pode ser interrompido, entre outros motivos, por convocação de júri, serviço eleitoral ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade em que o servidor desempenhe suas funções.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Lei 8112
    Art. 80. As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade

    bons estudos

  • Ia morrer e não ia saber dessa: férias interrompidas por  serviço militar ou eleitoral, as outras eu já tinha em mente.

  • As férias podem ser interrompidas por: ELE COMI CAJÚ NO SERVIÇO

    ELE: ELEitoral / militar

    COMI: COmoção INterna

    CA: CAlamidade pública

    JÚ: JÚri

    NO SERVIÇO: necessidade NO SERVIÇO

    feliz natal


  • Boa, Dhonney Monteiro rrsrsrsrs

  • CERTO!

    Lei 8.112/90, Art. 80. As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.


    ELE NeM Mi Convocou para o Júri da COCA.

    Serviço Eleitoral

    Necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade

    Serviço Militar 

    Convocação para júri

    Comoção interna

    Calamidade pública


    Bons estudos!

  • como faço pra ser convocada para juri????

  • Não sei como vocês conseguem (se é que conseguem) decorar tantos "macetes". Passo longe, pra mim é entender o raciocínio ou então não funciona.

    O único macete que não esqueço é o famigerado LIMPE, ta de bom tamanho! Rsrs

  • Vaiii uma dica: entrou de férias, desliga o celular rsrs.

  • É verdade, Daniela TRE! Penso o mesmo!

  • Lei 8112/90

     

    Art. 80. As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade públicacomoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.

     

    ELE COMI CAJU NO SERVIÇO

     

    ELE - ELEITORAL

    CO - COMOÇÃO INTERNA

    MI - MILITAR

    CA - CALAMIDADE PÚBLICA

    JU - JÚRI

    SERVIÇO - NECESSIDADE DE SERVIÇO

  • Esse bizu do : "Ele comi caju no serviço" é demais. Aprendo muito com os amigos do QC. Por isso digo: juntos somos FORTES

  • ☠️ GABARITO CERTO ☠️

    Lei 8112/90

     

    Art. 80. As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade públicacomoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.

     

  • Férias interrompidas = CANECO SECO

    CAlamidade pública

    NEcessidade do serviço

    COmoção interna

    SErviço militar/eleitoral

    COnvocação para júri

  • Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, é correto afirmar que: O gozo de férias do servidor pode ser interrompido, entre outros motivos, por convocação de júri, serviço eleitoral ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade em que o servidor desempenhe suas funções.


ID
588256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES), julgue o próximo item.

O procurador regional eleitoral pode impetrar habeas corpus em matéria eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • Regimento interno TRE-ES, art. 19 inciso XII, DAS ATRIBUIÇÕES DO PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL

    " impetrar habeas-corpus e mandado de segurança em matéria eleitoral."

  • Art. 29. Compete aos Tribunais Regionais:

            I - processar e julgar originariamente:

    LEI 4.737/1965


ID
588259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES), julgue o próximo item.

O fornecimento de documentos e certidões para fins eleitorais é isento de custas.

Alternativas

ID
588262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES), julgue o próximo item.

A atribuição de presidir a comissão apuradora das eleições é do corregedor regional eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • Regimento interno TRE-ES, art. 14 inciso XXII, DAS ATRIBUIÇÕES DO CORREGEDOR

    " presidir a comissão apuradora das eleições."


ID
588265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES), julgue o próximo item.

Todas as sessões desse tribunal devem ser públicas, vedadas deliberações em sessão reservada.

Alternativas
Comentários
  • Regimento interno TRE-ES, art. 30, inciso XII, DAS SESSÕES

    " As sessões serão públicas, salvo em se tratando de matéria administrativa, quando as deliberações poderão ser tomadas em sessão reservada, ou se o interesse público exigir que se limite a presença em determinados atos às próprias partes e seus advogados, ou somente a estes,nos casos da lei."


ID
588268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES), julgue o próximo item.

Findo o prazo de um biênio, o juiz do TRE/ES deverá aguardar o transcurso de dois anos do término da investidura para retornar ao cargo.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Findo o prazo de DOIS biênios, o juiz do TRE/ES deverá aguardar o transcurso de dois anos do término da investidura para retornar ao cargo.


ID
588442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação ao correto emprego de porque, porquê, por que e por quê.

Se me perguntam por que sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque defendo tal sistema, explico de pronto: porque com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

Alternativas
Comentários
  • o segundo por QUE deveria estar separado---razão/motivo.

  • Gabarito:Errado


    POR QUE: Por qual razão, por qual motivo

    PORQUE:Pois, uma vez que 

    POR QUÊ: Continua significando "por qual motivo", porém o acento é utilizado quando ele vem seguido de um ponto final, interrogativo, exclamação.

    PORQUÊ: é substantivo, vem acompanhado de pronome, artigo, adjetivo ou numeral

  • PORQUE=CONJUNÇÃO CAUSAL(POIS)

    PORQUÊ=SUBSTANTIVO EM ACOMPANHADO DE ARTIGO

    POR QUE=PRONOME INTERROGATIVO(MOTIVO), PRONOME RELATIVO(PELOS QUAIS)

    POR QUÊ=PRONOME INTERROGATIVO(MOTIVO)PRONOME RELATIVO(PELOS QUAIS), SENDO QUE NO FINAL DA FRASE FICA ACENTUADO.DEVIDO A TONICIDADE.

    O CERTO SERIA:

    POR QUE=MOTIVO PRONOME INTERROGATIVO

    POR QUE=PELOS QUAIS PRONOME RELATIVO

    PORQUE=POIS CONJ.ADV.CAUSAL

    POR QUE=MOTIVO PRONOME INTERROGATIVO

    LOGO POR QUE(MOTIVO) QUESTÃO ESTA ERRADA.

  • Errado.


    Na frase: "...qual o motivo porque defendo tal sistema...", estaria correto se estivesse grafado POR QUE.

  • O segundo "porque" deveria ser escrito "por que" já que quando é substituido por PELO QUAL, utiliza o " por que".

  • Se me perguntam por que (1) sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque(2) defendo tal sistema, explico de pronto: porque(3) com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque(4) o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

    (1): Correto. 
    O POR QUE pode ser usado nas seguintes situações: 
    a. quando puder ser substituído por por qual/por quais ou por pelos quais e variantes
    b. quando puder acrescentar "razão"e não estiver só ou em fim de frase 
    c. quando ele significar a soma do pronome "por" com a conjunção "que".

    (2): Errado. O correto seria POR QUE, pelo mesmo motivo do (1).
    O PORQUE pode ser usado quando:
    a. poder ser substituído por pois (causa/ explicação)
    b. ou por a fim de que (finalidade)

    (3): Correto. Justificativa do item (2).

  • Porques.

     

    Porque = Equivale a POIS, JA QUE, VISTO QUE

    Porquê = Vem substantivado com um ARTIGO definido ou indefinido.

    Por que = A) Equivale a motivo ou razão B) Equivale a pelas quais, pelos quais.

    Por quê = A) Equivale a motivo ou razão e vem seguido de pontuação.

     

    Fonte: Professora Maria Augusta. Boa sorte pessoal :_)

  • ERRADO

    Se me perguntam 1 (por que = por qual motivo, por qual razão) sou favorável ao voto distrital, qual o motivo 2 (porque =pois, já que, uma vez que, como) defendo tal sistema, explico de pronto: 3 (porque =pois, já que, uma vez que, como.Utilizado em respostas, para explicação ou causa.)com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso,(porque = 3) o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

    2 PORQUE está ERRADO o correto seria POR QUE.

  • Se me perguntam por que = pode-se colocar (motivo) logo após o porquê, portanto, correto. Sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque: está incorreto, sendo que a forma correta, seria (por que), defendo tal sistema, explico de pronto: porque: (visto que, já que, pois) com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque: Certo  (visto que, já que, pois), o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

    Por favor me corrijam se estiver errrado!

  • vemos aí uma sequenciação de pergunta indireta + resposta a essa sequenciação

    "Se me perguntam por que sou favorável ao voto distrital,"

    Se na sequencia em seguida do texto ta tipo uma enumeração que segue (pq sou favoravel ao voto distrital, qual o motivo....) vemos que esse por que deeve ser um substantivo então seria PORQUÊ ( ficaria assim: "Se me perguntam o porquê sou favorável ao voto distrital, qual o motivo o porquê defendo tal sistema​"

     explico de pronto: porque (conj. explic.) com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque (conj. explic). o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

  • O porque equivale a pois, uma vez que ou para que.

    O por que equivale a pelo qual, pelos quais, pela qual ou pelas quais.

    "Se me perguntam por que sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque defendo tal sistema, explico de pronto:" (construção errada).

    "Se me perguntam por que sou favorável ao voto distrital, qual o motivo por que (pelo qual)  defendo tal sistema, explico de pronto:" (construção correta). 

     

     

     

  • Se me perguntam por que [o porquê] sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque defendo tal sistema, explico de pronto: porque com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

  • O unico ponto aonde esta errado é no primeiro "porquê".
     Se me perguntam por que sou favorável ao voto distrital [..]

    Nesse caso o "porquê" é substantivo então seria "Se me perguntaram porquê sou favorável ao voto distrital[...]"

  • Ao meu ver, o erro está no segundo "porque", deveria ser "por que". Acredito que o primeiro esteja correto. 

  • Se me perguntam por que sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque defendo tal sistema, explico de pronto: porque com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

    1º por que = correto, preposição + pronome interrogativo

    2º porque = errado, preposição + pronome relativo = por que

    3° porquecorretoconjunção explicativa

    4º  porque correto,  conjunção explicativa

     

  • "qual o motivo porque defendo tal sistema" ERRADO!

    Correto seria: "qual o motivo por que (razão) defendo tal sistema.

    .

    Bons estudos!

  • RESOLUÇÃO

    Em azul os empregos corretos e, entre parênteses, a justificativa; em laranja, os empregos equivocados e, entre parênteses, a correção e a justificativa.

    Se me perguntam por que (= por que motivo > pronome interrogativo) sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque (por que =pelo qual > preposição POR + pronome relativo QUE) defendo tal sistema, explico de pronto: porque (= pois > conjunção causal/explicativa) com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque (= pois > conjunção causal/explicativa) o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

    Resposta: ERRADO

  • Se me perguntam por que sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque defendo tal sistema, explico de pronto: porque com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

    1º por que correto, preposição + pronome interrogativo

    2º porque = errado, preposição + pronome relativo = por que

    3° porque = corretoconjunção explicativa

    4º  porque correto,  conjunção explicativa

  • Por que = pelo qual;

    GAB. E

  • O segundo porque deve ser escrito separado e sem acento, pois indica uma preposição + pronome relativo. Pode ser substituída por "pelo qual".

    Gabarito: Errado

  • Se me perguntam por que ( está certo, pois é uma pergunta indireta) sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque (errado, pois deveria ser POR QUE, devido ser uma pergunta indireta)defendo tal sistema, explico de pronto: porque (está certo, é uma explicação) com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque ( está certo, explicativo) o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

  • RESOLUÇÃO

    Em azul os empregos corretos e, entre parênteses, a justificativa; em laranja, os empregos equivocados e, entre parênteses, a correção e a justificativa.

    Se me perguntam por que (= por que motivo > pronome interrogativo) sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque (por que =pelo qual > preposição POR + pronome relativo QUE) defendo tal sistema, explico de pronto: porque (= pois > conjunção causal/explicativa) com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque (= pois > conjunção causal/explicativa) o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

    Resposta: ERRADO

  • 1 - Porquê - Substantivo ( = o motivo, a razão).

    Diga-me o porquê de você está aqui.

    2 - Porque - Conjunção explicativa / causal. (= pois).

    Não gosto de dormir pouco porque acordo com sono.

    3 - Por que (separado e sem acento).

    3.1 - Pronome interrogativo em perguntas diretas e indiretas (= por que motivo).

    Por que você não gosta de mim ?

    3.2 - Preposição POR + Pronome relativo QUE (= pelo qual .... ).

    Os momentos por que passamos foram lindos.

    4 - Por quê (separado e com acento)

    Pronome interrogativo em final de frase ou oração (= por quê motivo).

    Você não gosta de estudar por quê ?

  • Por que

    Trata-se da junção da preposição POR com o pronome interrogativo QUE ou com o pronome relativo QUE.

    -No primeiro caso, ele assume o significado de “por qual motivo” ou “por qual razão” e e pode ser aplicado tanto em frases interrogativas quanto afirmativas.

    *Por que ainda não retornaram meus e-mails? ( Por qual motivo não retornou meus e-mails?)

    -Já no segundo caso, quando o que é um pronome relativo, o “por que” passa a significar “pelo/pela qual

    Por quê

    Também é resultado do POR (preposição) + QUE (pronome interrogativo) e por isso também significa “por qual motivo”. A única diferença é que o por quê acentuado só aparece no final de frases interrogativas.

    *Se a documentação já foi enviada, você está nervoso por quê?

    Porque

    O porque, junto, é uma conjunção (palavra que liga dois termos ou duas orações que têm a mesma função sintática em uma frase). Como se trata de uma conjunção causal ou explicativa, para saber se o porque de uma frase é ou não junto tente substituí-lo por “pois” ou “uma vez que”.

     *  Não foi à festa porque teria prova no dia seguinte. (Não foi à festa pois teria prova no dia seguinte.)

    Porquê

    O porquê, junto e acentuado, vem sempre precedido por um artigo definido ou indefinido e, por isso, passa a funcionar como um substantivo. Significa razão ou motivo.

      * Ninguém me disse    o porquê da reunião. (Ninguém me disse o motivo da reunião.)

    Fonte :www.guiadoestudante.abril.com.br.

  • Gab: ERRADO

    Se me perguntam por que ( está certo, pois é uma pergunta indireta) sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque (errado, pois deveria ser POR QUE, devido ser uma pergunta indireta)defendo tal sistema, explico de pronto: porque (está certo, é uma explicação) com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque ( está certo, explicativo) o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

  • Essa é fácil, vai ter muito bizonho errando em!

  • Por que - pergunta

    Porque - resposta

    Por quê - final de frase

    O porquê - substantivo

  • o motivo POR QUE defendo tal sistema;

    o motivo PELO QUAL defendo tal sistema.

    ERRADO!

  • PORQUE: EXPLICANDO – choro porque machuquei o pé.

    PORQUÊ: MOTIVO – todos riam juntos mas ninguém me dizia o porquê.

    POR QUE : PERGUNTA NO INÍCIO E MEIO DE FRASE- porque você já não foi dormir?

    POR QUÊ: PERGUNTA NO FIM DE FRASE – você não comeu, por quê?

  • Se me perguntam porque sou favorável ao voto distrital, qual o motivo porque (por que) defendo tal sistema, explico de pronto: porque com ele diminui a briga interna dos partidos em cada distrito. Além disso, porque o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito.

  • Trecho 1:

    "Se me perguntam por que sou favorável ao voto distrital,(...)" :

    CORRETO: por que motivo - pronome interrogativo. Interrogativa indireta.

    Trecho 2:

    "(...) qual o motivo porque defendo tal sistema (...)",

    FALSO: devemos empregar "por que" visto que se trata de pronome relativo "que" (por que = pelo qual);

    Trecho 3:

    "(...) explico de pronto: porque com ele diminui a briga interna dos partidos de cada distrito."

    CORRETO: conjunção explicativa.

    Trecho 4:

    "Além disso, porque o voto distrital dá ao eleitor a possibilidade de controlar quem foi por ele eleito".

    CORRETO: conjunção explicativa.

    =====

    • Por que: início de frase ou substituindo "pelo qual";

    • Porque: sentido explicativo; "pois"; gramaticamente é uma conunção;

    • Por quê: final da frase;

    • Porquê: substitui um substantivo; sento de "o motivo";


ID
588445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação ao correto emprego de porque, porquê, por que e por quê.

Alguns prefeitos se reelegem com extrema facilidade. Por que isso ocorre? Por que prefeitos de municípios recém-criados se reelegem com muito mais facilidade do que os demais? Provavelmente, porque têm mais liberdade para gastar e amplas possibilidades de contratar novos funcionários para compor a burocracia local.

Alternativas
Comentários
  • Por que (separado sem acento)
    Usa-se esta forma para fazer perguntas, ou quando puder ser substituído por "motivo" ou "razão":

    - Por que fizeste isso?
    - O aluno queria saber por que recebeu nota baixa.

    Podemos trocar o "por que" por "por qual motivo", sem alterar o sentido:

    - Por qual motivo fizeste isso?

    Por que -> por qual motivo

    Porque (junto sem acento)
    Utilizamos esse formato para responder perguntas, exemplo:

    - Fiz isso porque era necessário

    É possível trocar o "porque" por "pois", sem alterar o sentido:

    - Fiz isso pois era necessário

    Porque -> pois

    Por quê (separado com acento)
    Utiliza-se o "por quê" em final de frases:

    - Sabemos que você não compareceu à reunião, por quê?

    Porquê (junto com acento)
    Essa forma é utilizada quando o "porquê" tem função de substantivo:

    - Se ele fez isso, teve um porquê (motivo)
    - Gostaria de entender o porquê eu tenho que ir


    Fonte: http://www.infoescola.com/portugues/uso-dos-porques/

  • Gabarito:Certo


    POR QUE: Por qual razão, por qual motivo

    PORQUE:Pois, uma vez que 

    POR QUÊ: Continua significando "por qual motivo", porém o acento é utilizado quando ele vem seguido de um ponto final, interrogativo, exclamação.

    PORQUÊ: é substantivo, vem acompanhado de pronome, artigo, adjetivo ou numeral

  • QUESTÃO CORRETA

    POR QUE=MOTIVO PRONOME INTERROGATIVO.
    POR QUE=PELOS QUAIS PRONOME RELATIVO. PORQUE=POIS CONJ.ADV.CAUSAL.
  • Por que = motivo/razão

    Porque = justificativa

  • Pra você nunca mais esquecer:
    -----Perguntas-----
    Por que = Inicio de pergunta / Ex:. Por que você vai sair?
    Por quê = Final de pergunta / Ex:. A Lúcia saiu de casa por quê?
    ----Respostas-----
    Porque = Explicar o motivo / Ex:. Eu sai de casa porque estava cansada.
    Porquê = Explicar o motivo, quando antecedido de artigo./ Ex:. o porquê dela sair foi o cansaço. 

  • Porques.

     

    Porque = Equivale a POIS, JA QUE, VISTO QUE

    Porquê = Vem substantivado com um ARTIGO definido ou indefinido.

    Por que = A) Equivale a motivo ou razão B) Equivale a pelas quais, pelos quais.

    Por quê = A) Equivale a motivo ou razão e vem seguido de pontuação.

     

    Fonte: Professora Maria Augusta. Boa sorte pessoal :_)

  • (...)"mais facilidade do que os demais?"

    Aquele "que" era pra vir com acento circunflexo..Dá uma joinha quem concorda.

  • Gabarito certo.

    Alguns prefeitos se reelegem com extrema facilidade. Por que(=por qual motivo) isso ocorre? Por que(=por qual motivo) prefeitos de municípios recém-criados se reelegem com muito mais facilidade do que os demais? Provavelmente, porque(=pois) têm mais liberdade para gastar e amplas possibilidades de contratar novos funcionários para compor a burocracia local.

    Deus no comando!!!

  • Por que - Pergunta/começo
    Porque - Motivo/razão/explicação (pelo qual)

     

  • Boa noite,

     

    Porquê: palavra substantivada

    ·        Não sabia o porquê de tanta felicidade

     

    Por que (preposição + pronome): inicia perguntas diretas ou está no interior de perguntas indiretas, podendo ser substituído por “por qual razão” ou “por qual motivo” ou “pelos quais, pelas quais”;

     

    ·        Quero saber por que você não atende meus telefonemas;

    ·        Os lugares por que viajei são inesquecíveis;

     

    Por quê (preposição + pronome): aparece no final da frase acompanhado por um sinal de pontuação (?), pode ser substituído por “por qual motivo”; (é um “que” tônico);

     

    ·        Você parece triste, por quê?

    ·        Ela está chorando sem saber por quê.

     

    Porque: conjunção explicativa ou causal

     

    ·        Jogou mal, porque não treinou;

    ·        Estude, porque as provas serão semana que vem;

     

    Bons estudos

  • O primeiro "Por que", presente em “Por que isso ocorre?”, está correto, pois está inserido em uma interrogativa direta. O segundo "Por que", presente em “Por que prefeitos de municípios recém-criados ... facilidade do que os demais?” também está correto pelo mesmo motivo. O terceiro "porque", presente em “Provavelmente, porque têm mais liberdade para gastar...” está correto, pois se trata de uma conjunção explicativa, equivalente a “pois”.

  • Por que = em pergunta;

    Porque = Justificativa, afirmativa.

    GAB. C

  • 1º - Por que = preposição + pronome interrogativo, longe de sinal de pontuação para perguntas diretas ou indiretas.

    2º - Por que = preposição + pronome interrogativo, longe de sinal de pontuação para perguntas diretas ou indiretas.

    3º - porque = conjunção explicativa.

    • POR QUE: deve ser inserido em uma interrogativa direta; equivalente a "por que motivo", "por qual razão"; pode também significar "pelo qual" e ainda ser empregado em frases interrogativas diretas.

    Exemplos:

    Por que você faltou a aula? (frase interrogativa direta)

    ► Não sei por que você age assim. (por qual motivo)

    ► A situação difícil por que passamos será resolvida. (pela qual)

    • PORQUE: tra-se de uma conjunção explicativa; equivale a "pois", "uma vez que";

    Exemplos:

    ► Não fui à escola porque estava doente.


ID
588448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação ao correto emprego de porque, porquê, por que e por quê.

Em cada eleição se manifesta o desejo de permanência ou mudança. Mudar por quê? Nem todos os porquês são razoavelmente justificáveis. É preciso que cada um reflita seriamente para saber por que quer mudar, ou por que quer a continuidade de determinado grupo no poder.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Por que (separado sem acento)
    Usa-se esta forma para fazer perguntas, ou quando puder ser substituído por "motivo" ou "razão":

    Porque (junto sem acento)
    Utilizamos esse formato para responder perguntas.

    É possível trocar o "porque" por "pois", sem alterar o sentido:

    Por quê (separado com acento)
    Utiliza-se o "por quê" em final de frases:

    Porquê (junto com acento)
    Essa forma é utilizada quando o "porquê" tem função de substantivo:

    Fonte: http://www.infoescola.com/portugues/uso-dos-porques/

  • POR QUE = equivale a'pelo(a) qual','por qual razão', 'por qual motivo'. É preposição + pronome

    POR QUÊ = utilizado em finais de frases, ou seguido de pausa forte. Ex: Você reclama de tudo, por quê, meu filho?

    PORQUE = é uma conjunção e equivale a uma vez que, visto que, para que. Utilize para responder uma pergunta.

    PORQUÊ = é um substantivo e sempre aparece precedido de determinante.

  • QUESTÃO CERTA

    POR QUÊ=  MOTIVO, PRONOME INTERROGATIVO EM FINAL DE FRASE TEM TONICIDADE.

    PORQUÊ=SUBSTANTIVO ACOMPANHADO DE ARTIGO.

    POR QUE=MOTIVO,PRONOME INTERROGATIVO.

  • Por que: equivalente a PELO QUAL, podendo vir acompanhado pela palavra razão, mesmo que subentendido.

    Este é o caminho por que passo.

                                pelo qual

    Por que você foi embora logo?

    Por que razão.



    Por quê: segue a mesma regra da palavra "que", quando utilizado no final no final de uma frase, será sempre acentuado.


    Ele faltou, mas não sei por quê.



    Porque: usa-se quando equivalente a "pois", é uma explicação ou uma causa.


    A memina está grávida, porque entrou na loja de gestantes.(explicação)

    As calças estão molhadas poque choveu. (causa)



    Porquê: sempre antecedido de artigo, adjetivo, numeral ou pronome, pois é substantivo.


    Não sei o porquê de tanta raiva.


  • Em cada eleição se manifesta o desejo de permanência ou mudança. Mudar por quê (por qual motivo, final de frase, sinal de interrogação)? Nem todos os porquês (Substantivado) são razoavelmente justificáveis. É preciso que cada um reflita seriamente para saber por que (por qual motivo) quer mudar, ou por que (por qual motivo) quer a continuidade de determinado grupo no poder.


    CORRETO

  • Por quê = pontuação 

    Porquê = substantivo

  • Acredito que a dúvida da grande maioria tenha sido o uso do "por que" fora de interrogativas diretas. Pois bem, o "por que"  é um pronome interrogativo que pode ser utilizado tanto em interrogativa direta, quanto em interrogativa indireta. Sendo seu valor equivalente a "por qual razão" ou "por qual motivo".

    No mais, o "por quê" também é um pronome interrogativo que pode ser utilizado tanto em interrogativa direta, quanto em interrogativa indireta, se diferenciando do "por que" (sem acento) somente porque vem no final de frases ou orações.

    Já o "porquê" tem a função de substantivo, sendo antecedido de artigo ou pronome (este, aquele, ...) e pode ser substituído por "o motivo" ou "a razão".

    Gabarito: Certo

  • ...mas mãe, não vou ao cinema por quê?

    por que você não estudou.

    não estudei porque estava ocupado com os esportes.

    é este mesmo o porquê de você não ir...

    estenderam?

    por quê?

    por que - explicação

    porque - pelo motivo

    porquê - a razão

    bons estudos. lucas, aluno EEAR.

  • Porques.

     

    Porque = Equivale a POIS, JA QUE, VISTO QUE

    Porquê = Vem substantivado com um ARTIGO definido ou indefinido.

    Por que = A) Equivale a motivo ou razão B) Equivale a pelas quais, pelos quais.

    Por quê = A) Equivale a motivo ou razão e vem seguido de pontuação.

     

    Fonte: Professora Maria Augusta. Boa sorte pessoal :_)

  • * por que pode ser substituído por "o motivo pelo qual" e suas variações. Assim, CORRETA

  • QUESTÃO PERFEITA. BOA PRA REVISÃO

     

  • “POR QUE” ou “POR QUÊ, separados, possuem o valor de "POR QUAL MOTIVO" e são de 3 tipos:

     

    1.       “POR QUÊ” separado e com acento: “POR QUAL MOTIVO”( no final das frase interrogativas) “

     

    Mudar por quê (POR QUAL MOTIVO)?

     

        2. “POR QUE”, separado e sem acento:

     

    ·         O “POR QUE” interrogativo deve ser grafado separado e sem acento.  Exemplo: Por que não fez a tarefa?

     

    ·         Atente para o fato de que, nesse caso, é possível substituir o “POR QUE” pela expressão “POR QUAL RAZÃO” ou “POR QUAL MOTIVO”. 

     

    ..., ou por que (POR QUAL RAZÃO) quer a continuidade de determinado grupo no poder.

     

    (...) Afinal, por que (POR QUAL MOTIVO) as horas de descanso são tão importantes a ponto de interferir tanto na saúde?

     

    ·         Já no enunciado: “Estudamos por que um dia o futuro será melhor.”, é possível substitui-lo pela expressão “PARA QUE”.

    É preciso que cada um reflita seriamente para saber por que (PARA QUE) quer mudar, ...

     

    ·         Ainda é possível substituir o porquê pela expressão “PELO(A) QUAL” e suas variações: Ex.: A vitória por que lutamos chegará.  

     

     3. Sem acento: MOTIVO PELO QUAL

     

    “PORQUE” junto, são de 2 tipos:

     

    1.       “PORQUÊ” junto e om acento: tem valor de "RAZÃO/MOTIVO" é o substantivado, aparece com determinante ao lado (artigo, numeral, pronomes, etc).

     

    Nem todos os porquês (substantivado) são razoavelmente justificáveis.

     

    2.       “PORQUE”, junto e sem acento: O “PORQUE”, junto e sem acento, explicativo ou causal, popularmente conhecido como o porquê de resposta, indicará uma explicação, equivalendo à conjunção “POIS” e também tem valor de tem valor de "POIS, JÁ QUE, VISTO QUE; ou uma causa, representando a conjunção “COMO”.

     

    A saúde é o que temos de mais importante, porque (JÁ QUE) sem ela nada faremos.

     

    (...) Chegaram a tais conclusões, porque (POIS, VISTO QUE) realizaram testes em ratos alimentados com dieta rica em gordura.

     

    Ou

     

    Porque (COMO) chegaram a tais conclusões, mais uma vez irão realizar testes em ratos com dieta rica em gordura.

     

    Ex: “Não veio, porque (pois) teve que viajar.”

    Ex.: “A situação se agravou, porque (pois) o custo de vida aumentou.”

    Ex.: Porque (Como) teve que viajar, então não poderá estar hoje com a família.

    Resumindo: Porque (junto) – usado para frases afirmativas (explicativas ou causais).

  • Por que - Pergunta/começo - na questão, tem sentido de pergunta, estando correta.
    Por quê - Ao final (Pergunta) - na questão está correta.

  • a questão está correta, 

  • Questão CERTA

    Questão exemplificativa.

    O primeiro está sendo usado no final de frase interrogativa, sendo essa a regra principal;

    O segundo está sendo acompanhado por um determinante "os";

    O terceiro poderá ser substituído por "qual motivo", sendo essa, uma das regras utilizada para identificar o seu uso;

    O quarto expressa o sentido de causa ( o "porque" te o sentido das conjunções: explicativa, causal e final = para que).

  • BOM DIA, COLEGAS!

    USO DOS PORQUÊS.

    ANALISE ÀS QUESTÕES, NESSA ORDEM!

    1 PORQUE=> POIS, CONJUNÇÃO CAUSAL/EXPLICATIVA

    CABE POIS?

    2 POR QUÊ=> (?) FINAL DE FRASE ANTES DE SINAIS DE PONTUAÇÃO (?.!)

    TEM SINAIS DE PONTUAÇÃO?

    2 PORQUÊ=> SUBSTANTIVO + ARTIGO, O MOTIVO, A RAZÃO. PODE USAR OS PORQUÊS EM PLURAL.

    TEM ARTIGO?

    3 POR QUE=> RESTO.

    ÚNICA OPÇÃO

    É IMPORTANTE ATENTAR PARA PARA PERGUNTA COM CUIDADO, NEM SEMPRE (POR QUE) SEPARADO VAI SER USADO PARA PERGUNTAS.

    EXEMPLO: A razão POR QUE luto é nobre

    FORTE ABRAÇO!

  • Questão top, gabarito C

  • Questão linda .... merecia até um Beijo. Isso sim é maneira de cobrar um assunto abrangendo o conhecimento teórico e prático.

  • Correção gramatical--> OK-->POR QUE...?

    Coerência->prejudicada-> o texto que transformar uma explicação em pergunta-> aí não dá!

  • Certo.

    P/ fixar:

    Em cada eleição se manifesta o desejo de permanência ou mudança. Mudar por quê? Nem todos os porquês são razoavelmente justificáveis. É preciso que cada um reflita seriamente para saber por que quer mudar, ou por que quer a continuidade de determinado grupo no poder.

    Em cada eleição se manifesta o desejo de permanência ou mudança. Mudar POR QUAL RAZÃO? Nem todos OS MOTIVOS são razoavelmente justificáveis. É preciso que cada um reflita seriamente para saber POR QUAL RAZÃO/MOTIVO quer mudar, ou POR QUAL RAZÃO/MOTIVO quer a continuidade de determinado grupo no poder.

  • Gab: CERTO

    Uso do porque

    a) Por que: A forma por que (separada) pode ser uma locução adverbial interrogativa de causa quando equivale a por qual razão/motivo ou a razão pela qual. Pode aparecer em frases interrogativas diretas (com o sinal ?) e indiretas (sem o sinal ?).

    *A forma por que também pode ser a combinação da preposição por + o pronome relativo que, equivalendo a pelo qual (e variações).

    b) Porque: A forma porque (junta e sem acento) pode ser uma conjunção explicativa ou causal (equivalendo a pois, visto que, já que, etc.); para alguns gramáticos, como Luiz A. Sacconi, Pasquale C. Neto, Ulisses Infante etc., pode ser também uma conjunção final (equivalendo a para que).

    c) Por quê: A forma por quê (separada e com assento) pode ser usada antes de pausa representada por sinal de pontuação, em fim de frase ou isolada.

    d) Porquê: A forma porquê (junto e com acento) é um substantivo e vem comumente acompanhada de um determinante (artigo, pronome, numeral ou adjetivo/locução adjetiva).

  • Porque- Resposta

    Por que- Pergunta

    Porquê-Motivo

    Por quê- Fim de frase

  • TRECHO 1: POR QUÊ

    "Mudar por quê?"

    • CORRETO - está inserido em uma interrogativa discreta e encerra a frase; e isso justifica o acento em "quê";

    TRECHO 2: PORQUÊ

    "Nem todos os porquês são razoavelmente justificáveis".

    • CORRETO - pois trata-se do substantivo, sinônimo de "razões", "motivos";

    TRECHOS 3 E 4: POR QUE

    "É preciso que cada um reflita seriamente para saber por que quer mudar";

    "(..) ou por que quer a continuidade de determinado grupo no poder".

    • CORRETOS - visto que estão inseridos em interrogativas indiretas;

    FONTE: José Maria, TEC;