-
(A)
Composição por aglutinação. O processo linguístico de composição é o processo através do qual ocorre a formação de novas palavras a partir de duas ou mais palavras simples ou radicais. As novas palavras formadas são compostas e possuem significado próprio.
Derivação Sufixal ou Sufixação. Resulta de acréscimo de sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical.
Derivação Parassintética ou Parassíntese. Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva.
-
a)
pontiagudo é derivação por algutinação porque houve mudança na estrutura das palavras originais. Se fosse, pontoagudo, seria justaposição. derivação parassintética é quando 2 afixos sao usados se, e somente se, os 2 forem usados simultaneamente. e.g.: em enobrece, nao existe a forma enobre nem nobrece.
-
Pessoal, fiquei com dúvida nessa resolução... tem um blog que acompanho e axplicação dele é essa para o conceito de parassintética:
4) Parassintética ou (parassíntese): assim como a derivação prefixal e sufixal, você também acrescenta um prefixo e um sufixo à palavra. Entretanto, essa nova palavra não existirá sem o prefixo ou sem o sufixo.
LOUCO => ENLOUQUECER
Na explicação do cara a diferença é só essa ai, que a palavra não existirá... alguém ai pode me esclarecer melhor ? Grato....
LINK:
http://www.blogdogramaticando.com/2012/10/processo-de-formacao-de-palavras.html
-
Alex Martins, quando o blog disse que a nova palavra não existirá sem o seu prefixo ou o sem o seu sufixo quer dizer que você não poderá, por exemplo, dizer ENLOUQ. ou LOUQUECER. Essa inclusive é a diferença entre a parassíntese e a derivação prefixal e sufixal. Um exemplo de derivação sufixal e prefixal e que a palavra ainda tem sentido mesmo sem o seu sufixo ou sem o seu prefixo >>>>>> LEAL(existe). DESLEAL(existe). DESLEALDADE(existe) e LEALDADE(existe)
-
QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO!!!
A palavra (enobrecer), ela não é PARASSINTÉTICA - como está na alternativa (A) da questão - e sim, PREFIXAL E SUFIXAL, pois há a possibilidade de forma uma outra palavra e possa exitir sem ELES. vejamos:
*PREFIXAL E SUFIXAL:
deslealdade > (des- + leal + -dade);
Sem prefixo: lealdade
Sem sufixo: desleal
ENOBRECER > (E + NOBRE + CER)
(se tirarmos os prefixos e sufixos das palavras, o radacal não perde o sentido)
EX:NOBRE.
já na PARASSINTÉTICA , a junção do prefixo e do sufixo ocorre sempre ao mesmo tempo, sendo inseparável, ou seja, caso se retire o prefixo ou o sufixo, não fica formada nenhuma palavra reconhecida na língua portuguesa, e alterando ou perdendo o sentindo do radical.
EX:
Empobrecer: (em- + pobre + -ecer)
empobrecer
Amanhecer: (a- + manhã + -ecer)
amanhecer
Fonte: Gramática da Língua Portuguesa para Concursos ... Conforme Nova Ortograf C/ CD Áudio - 9ª Ed. 2013, página 75.
BONS ESTUDOS!!!
-
Composição por aglutinação: perda de fonemas ex: aguardente, embora fidalgo.
Derivação sufixal: após o radical ex: FELIZmente.
Derivação parassintética: cooca-se o prefixo e o sufixo de um vez só a palavra não tem sentido se retidos ex: enTARDecer, esFAQUear.
-
Questão NÃO possível de anulação, pois o sufixo "ecer" na palavra "enobrecer" é integral. A validade deste sufixo se dá pelos seguintes exemplos.
anoitecer
emudecer
escurecer
entardecer
Como podemos observar este sufixo se repetiu de uma forma integral em todas as palavras.