SóProvas



Prova FUNCAB - 2010 - SESAP-RN - Médico cardiologista


ID
332575
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Osetor de turismo é umdosmais importantes, e encontra- se em franco desenvolvimento no Rio Grande do Norte. Apesar de inúmeros aspectos favoráveis ao desenvolvimento desse setor, outros, de certa forma, limitam seu melhor aproveitamento. Um fator favorável e o outro limitante ao seu aproveitamento são, respectivamente:

Alternativas

ID
332578
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos


“Um pacote habitacional vem sendo anunciado como um dos elementos-chave da estratégia governamental para impulsionar o crescimento da economia brasileira.

O modo de produção de moradias populares para além dos limites da cidade tem consequências graves que acabam prejudicando a todos...”

(Le Monde Diplomatique Brasil – Março 2009. Pg 4)

Entre as consequências negativas desse tipo de ocupação, pode-se destacar:

Alternativas
Comentários
  • segregação socioespacial
    O modo de produção de moradias populares
    para além dos limites da cidade tem
    consequências graves que acabam prejudicando
    a todos. Além de encarecer a extensão
    das infraestruturas urbanas, que precisam
    alcançar locais cada vez mais distantes, o
    afastamento entre os locais de trabalho, os
    equipamentos urbanos e as áreas de moradia
    aprofundam as segregações socioespaciais
    e encarecem os custos da mobilidade
    urbana. As longas viagens diárias entre a residência
    e os locais de trabalho ou de ensino
    congestionam as vias e os transportes coletivos,
    prejudicando a qualidade de vida coletiva.
    Ademais, o predomínio das opções
    sobre pneus – especialmente os automóveis
    que usam combustíveis fósseis e emitem gás
    carbônico – contribui para a poluição do ar,
    o aquecimento global e as mudanças climáticas,
    cujos efeitos já estão afetando milhões
    de pessoas no mundo inteiro.
  • Um dos principais problemas atuais envolve a segregação espacial, que nada mais é que a separação da classe mais pobre das mais altas, vivendo na maioria das vezes isolados, assim como em ambientes desfavoráveis com saneamento básico deficiente e sistemas de saúde precários.


ID
332581
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A produção agrícola e pecuária do Brasil continua a crescer, e as exportações foram pouco afetadas pela crise econômicamundial.

O agronegócio é responsável por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) e tem grande participação nos seguidos superávits da balança comercial. O agronegócio abrange a cadeia produtiva de indústria a serviços ligada aos produtos da agropecuária: produção de equipamentos e serviços para o campo e a transformação dos produtos, como as indústrias de alimentos e os frigoríficos.

Apesar de sua importância para a economia do país, o setor do agronegócio apresenta algumas 'deficiências', entre elas, destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • Como exemplo da dificiência de infraestrutura no setor de transportes, podemos citar o reduzido número de km de ferrovias pelo Brasil. Para o setor agrícola, os custos poderiam ser diminuídos com o aumento da utilização desse modal, visto que proporciona menor custo por km. Hoje, o setor agrícola utiliza fortemente o modal rodoviário, que apesar de flexível, encarece em muito o custo final do produto.
    Como o Brasil é um país continental e boa parte da produção agrícola é oriunda de regiões longínquas do litoral (ex. a região Centro-oeste), maiores malhas ferroviárias auxiliariam  no transporte.
    Os EUA possuem uma extensa malha ferroviária e possui vantagem competitiva nesse quesito em relação ao Brasil.

ID
332587
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pela primeira vez na história da humanidade, a porção de população que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive emzonas rurais.

Projeções da ONU apontam para um aumento significativo da taxa de urbanização nas próximas décadas, que deve atingir 59,7%em2030 e 69,6%em2050.

Essa transformação não vai ocorrer com a mesma intensidade no espaço mundial. As regiões onde o processo de urbanização deve ocorrer de formamais expressiva são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B.

    Saturação das metrópoles

    Pela primeira vez na história da humanidade, a porção da população mundial que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive em zonas rurais. Agora, mais de 3,3 mil milhões de pessoas moram em cidades. Por Philip S. GolubLe Monde diplomatique Brasil

    A urbanização extensiva de regiões pobres e emergentes revolucionou os modos de ser e agir de grande parte da humanidade. Ao mesmo tempo origem e consequência das migrações que intensifica, ela cria novas estratificações sociais e acentua o movimento de transformação do ecossistema global pelo ser humano

    Pela primeira vez na história da humanidade, a porção da população mundial que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive em zonas rurais. Agora, mais de 3,3 mil milhões de pessoas moram em cidades. Destas, mais de 500 milhões estão em megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes ou em grandes cidades com mais de 5 milhões de habitantes. Daqui para frente, projecções da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para um aumento significativo da taxa de urbanização nas próximas décadas, que deve atingir 59,7% em 2030 e 69,6%, em 2050. Os novos e antigos centros urbanos vão absorver a maior parte do crescimento que está por vir.1

    Tal transformação em larga escala vai afectar, sobretudo, as regiões pobres e emergentes mais populosas. Já fortemente urbanizados, os países mais desenvolvidos devem experimentar um aumento relativamente pequeno do índice de população urbana: dos 74% actuais para cerca de 85% em meados deste século, impelindo as possibilidades de expansão ao limite. O mesmo vale para a América Latina, em razão de sua urbanização precoce, ocorrida desde o início do século XX, e diferente daquela dos países ricos.

    Fonte: http://www.esquerda.net/node/6530

  • Não pode ser a C porque o Brasil se tornou em 1970 majoritariamente urbano, hoje essa população representa 85% contra 15% do campo. Se o Brasil que é um país emergente já apresenta esse nível, imagine os países desenvolvidos citados.

    Única alternativa restante é a letra B.


ID
332593
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O estado do Rio Grande do Norte destaca-se emdiversas atividades produtivas, mas, entre tantas, duas dessas atividades econômicas se impõemcomo asmais importantes do país. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Rio Grande do Norte:

    Mossoró é conhecida carinhosamente como "a terra do sol, do sal e do petróleo".
    Mossoró possui o principal ponto de extração de petróleo em terra do Brasil, possui grandes salinas e belas praias.

    http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/rio-grande-do-norte/mossoro/
  • A indústria petrolífera é de fundamental importância para a economia do Rio Grande do Norte, uma vez que o estado é o maior produtor nacional de petróleo em terra, além de possuir três unidades de processamento de gás natural.
    A mineração destaca-se com a extração de sal marinho (cerca de 90% da produção nacional), calcário, estanho, gás natural, petróleo e feldspato.

    http://www.brasilescola.com/brasil/economia-rio-grande-norte.htm


ID
332596
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a necessidade de classificação de risco para a organização do atendimento às urgências, estamos respeitando o princípio do SistemaÚnico de Saúde de:

Alternativas

ID
332599
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Ao afirmar que temos umsistema de saúde hierarquizado, queremos dizer que ele é organizado por:

Alternativas
Comentários
  • Hierarquização

    Os serviços de saúde são divididos em níveis de complexidade; o nível primário deve ser oferecido diretamente à população, enquanto os outros devem ser utilizados apenas quando necessário. 


ID
332602
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca da participação da comunidade na gestão do SistemaÚnico de Saúde podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

     

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:


    I - a Conferência de Saúde; e
    II - o Conselho de Saúde.

     

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

     

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
332605
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O repasse direto e automático de recursos para a cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Estados, está condicionado:

Alternativas

ID
332608
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O modelo da História Natural da Doença define períodos sequenciados para o desenvolvimento de uma doença. Um deles é o período de pré-patogênese, que é caracterizado por:

Alternativas

ID
332611
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

38. Um indicador que pode ser classificado no grupo mortalidade por idade é o coeficiente de:

Alternativas
Comentários
  • Pois engloba crianças menores de um ano no seu numerador. 


ID
332614
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina

De acordo coma Portaria nº 5, de 21 de fevereiro de 2006, são Doenças ou Agravos de Notificação Compulsória, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Lista Nacional de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória

    I. Botulismo

    II. Carbúnculo ou Antraz

    III. Cólera

    IV. Coqueluche

    V. Dengue

    VI. Difteria

    VII. Doença de Creutzfeldt - Jacob

    VIII. Doenças de Chagas (casos agudos)

    IX. Doença Meningocócica e outras Meningites

    X.Esquistossomose (em área não endêmica)

    XI. Eventos Adversos Pós-Vacinação

    XII.Febre Amarela

    XIII. Febre do Nilo Ocidental

    XIV. Febre Maculosa

    XV. Febre Tifóide

    XVI. Hanseníase

    XVII. Hantavirose

    XVIII. Hepatites Virais

    XIX. Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana - HIV

    em gestantes e crianças expostas ao risco de transmissão vertical

    XX. Influenza humana por novo subtipo (pandêmico)

    XXI. Leishmaniose Tegumentar Americana

    XXII. Leishmaniose Visceral

    XXIII.Leptospirose

    XXIV. Malária

    XXV. Meningite por Haemophilus influenzae

    XXVI. Peste

    XXVII.Poliomielite

    XXVIII.Paralisia Flácida Aguda

    XXIX.Raiva Humana

    XXX.Rubéola

    XXXI.Síndrome da Rubéola Congênita

    XXXII. Sarampo

    XXXIII. Sífilis Congênita

    XXXIV. Sífilis em gestante

    XXXV. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS

    XXXVI. Síndrome Febril Íctero-hemorrágica Aguda

    XXXVII. Síndrome Respiratória Aguda Grave

    XXXVIII. Tétano

    XXXIX. Tularemia

    XL. Tuberculose

    XLI. Varíola


ID
332617
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

“...deverá expressar o desenho final do processo de identificação e reconhecimento das regiões de saúde, em suas diferentes formas, em cada estado e no Distrito Federal, objetivando a garantia do acesso, a promoção da equidade, a garantia da integralidade da atenção, a qualificação do processo de descentralização e a racionalização de gastos e otimização de recursos.”

De qual instrumento de planejamento do SistemaÚnico de Saúde estamos falando?

Alternativas
Comentários
  • PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO – PDR

    Instrumento de ordenamento do processo de regionalização da assistência em cada estado e no Distrito Federal, baseado nos objetivos de definição de prioridades de intervenção coerentes com as necessidades de saúde da população e garantia de acesso dos cidadãos a todos os níveis de atenção (Criados pela NOAS)


ID
332620
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Selecione a afirmativa correta sobre a conduta no atendimento de um homem adulto com evidência de palidez cutâneo mucosa.

Alternativas

ID
332623
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Escolha a afirmativa correta sobre o caso clínico abaixo.

Homem de 56 anos procura o seu clínico geral com a queixa de hemoptise. Trata-se de um paciente não fumante, com passado de rinite alérgica, com quadro de tosse com raias de sangue de sete dias de evolução. Negava queixas de emagrecimento, digestivas ou urinárias.

Alternativas

ID
332626
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 40 anos, comcefaleia de instalação gradual, de forte intensidade, hemicraneana, que alivia com o repouso, acompanhada de náuseas e vômito.Oprimeiro diagnóstico é:

Alternativas

ID
332629
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No atendimento de umamenor de 13 anos comqueixa de náuseas e ganho de peso recente, acompanhado de amenorreia de cinco meses de evolução, selecione a afirmativa correta sobre a conduta do caso.

Alternativas

ID
332632
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Adolescente de 18 anos, do sexo masculino, refere-se a lesões eritematosas na pele que surgiram após o uso de amoxacilina. No exame: bom estado geral, adenomegalia cervical posterior e anterior, bilateral, com gânglios de consistência normal, e pequenas máculas e pápulas dos membros superiores e troncos. O hemograma indica a presença de leucocitose e linfocitose.Oquadro clínico sugere a seguinte hipótese diagnóstica:

Alternativas

ID
332635
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na abordagem clínica e investigação da hipertrofia prostática selecione a conduta correta.

Alternativas

ID
332638
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 32 anos com gesta III/III, com dois partos normais e uma cesareana com laqueadura de trompas realizada há umano. Evoluiu comhipermenorreia.Aalteração mais provável no hemograma é a presença de:

Alternativas

ID
332641
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O conceito de sintomático respiratório refere-se ao paciente:

Alternativas
Comentários
  • BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS: É  a atividade de saúde pública orientada precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a três semanas(sintomático respiratório), consideradas com suspeita de tuberculose pulmonar, visando à descoberta dos casos bacilíferos.
    Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce por meio da busca ativa do sintomático respiratório é importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento oportuno.
    O objetivo da busca ativa de SR é identificar precocemente os casos bacilíferos, interromper a cadeia de transmissaõ e reduzir a incidência de transmissão e reduzir a incidência da doença a longo prazo.
    Ministério da Saúde  2011


ID
332644
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às mudanças ocorridas no Código de Ética Médica, selecione a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

     

    Código de ética médica 

     

    Art. 41 Parágrafo único. Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.


ID
332647
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Nos pacientes que fazemuso contínuo de álcool uma das alterações laboratoriais encontradas precocemente é:

Alternativas

ID
332650
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual a principal manifestação de acometimento cardíaco no choque elétrico?

Alternativas

ID
332653
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Emumpaciente comangina instável:

Alternativas

ID
332656
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tratamento trombolítico no TEP é indicado na seguinte condição:

Alternativas

ID
332659
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Apesar de inespecíficas, as alterações no ECG, podem levar à suspeita de TEP. Das alteraçõesmencionadas abaixo, quais as que estãomais relacionadas aTEP?

Alternativas

ID
332662
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo.

1. A relação Ckmb dosada 90 minutos após início do trombolítico, com a do início do período pré-fibrinolítico pode ser usada como critério de reperfusão.

2. Nos pacientes com IAM anterior, a relação pré e pós-fibrinolítica da Ckmb o critério de reperfusão deve ser 2,5.

3. Nos pacientes comIAMinferior essa relação deve ser em torno de 2,2, para reperfusão.

Em relação às enzimas cardíacas, podemos afirmar:

Alternativas

ID
332665
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A troponina e mioglobina são enzimas dosadas nas síndromes coronarianas, logo:

Alternativas

ID
332668
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual condição ocasiona o choque cardiogênico sem congestão pulmonar?

Alternativas

ID
332671
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A pericardiotomia pode ser uma condição extrema, realizada emcasos de:

Alternativas

ID
332674
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente maior de 75 anos com IAM, em tratamento com fibrinolítico, deve usar enoxparina. Seu clearance de creatinina é normal. Adose indicada deve ser:

Alternativas

ID
332677
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulheres no climatério com aterosclerose significativa devemtermeta terapêutica comhipolipemiante:

Alternativas

ID
332680
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina

Paciente com Síndrome de Wolf-Parckison-White desenvolve fibrilação atrial com elevada frequência ventricular. Na tentativa de reversão da arritmia NÃO se deve usar:

Alternativas

ID
332683
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual a melhor indicação para intervenção percutânea precoce (até 48 horas) para paciente com SCA sem Supra ST?

Alternativas

ID
332686
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São fatores de risco comumente associados para ruptura de parede livre de VE, com EXCEÇÃO de:

Alternativas

ID
332689
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma das causas de hipertensão pulmonar é hemangiomatose capilar pulmonar. Seu tratamento definitivo consiste:

Alternativas

ID
332692
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

É indicação cirúrgica para insuficiênciamitral crônica:

Alternativas