SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2012 - CFM - Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos


ID
1397086
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As páginas de informações disponíveis na Internet, conhecidas como home pages, são acessadas por meio de endereços únicos que seguem um padrão de nomenclatura, como no caso da página “www.cfm.org.br”. Assinale a alternativa que apresenta o nome do sistema utilizado na Internet para localizar o computador hospedeiro de uma home page, a partir de seu endereço único.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo DNS é o tradutor de IP´s. Através dele o computador faz a conversão do endereço que digitamos,

    exemplo www.qcconcursos.com.br, para seu respectivo endereço IP, exemplo 255.1.83.128, que seria o destino/endereço que se deseja acessar.

  • "

    HTTP (Hypertext Transfer Protocol): é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos. Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web (WWW);



    FTP (File Transfer Protocol): é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (Portugal: conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet;



    Endereçamento IP (Internet Protocol): é um protocolo de comunicação usado entre todas as máquinas em rede para encaminhamento dos dados. Tanto no Modelo TCP/IP, quanto no Modelo OSI, o importante protocolo da internet IP está na camada intitulada camada de rede;



    DNS (Domain Name System): é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou em uma rede privada.

    "

  • Letra (E) SERVIÇOS DE REDE

    ➥ DNS --> Domain Name System.

    O Domain Name System ( DNS ) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou em uma rede privada. Ele baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Ou seja, é o serviço de nomes de domínios (sites)

    • DÁ NOME AO SITE !

    [...]

    JOGANDO O JOGO DA CESPE!!!

    1} Suas informações estão distribuídas em várias máquinas e o tamanho de sua base de dados é ilimitado.(CERTO)

    2} Os servidores DNS estão espalhados ao redor do mundo, replicando as tabelas de nomes e endereços IP's, permitindo que um usuário que digite uma URL consiga acessar o recurso identificado com um número de IP único.(CERTO)

    3} Sistema utilizado para a resolução de nomes na Internet, transforma um nome em um endereço IP e um endereço IP em um nome.(CERTO)

    [...]

    CURIOSIDADES

    ➥ Ele converte os endereços da web em seus endereços IP para que os usuários não precisem lembrar as sequências de números de todos os sites que desejam visitar.

    Sistema utilizado na Internet para localizar o computador hospedeiro de uma home page.

    [...]

    CONCLUSÃO → O DNS:

    Pode expandir de forma flexível.

    Pode expandir em vários servidores ao mesmo tempo.

    É capaz de traduzir endereços numéricos em nomes, e vice-versa.

    Converte endereços da web em seus endereços IP.

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.


ID
1397089
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Software livre é o nome dado aos programas de computador distribuídos com seus códigos fonte, com permissão para uso, cópia, estudo e redistribuição. Em outras palavras, um software livre deve dar condições totais de modificação à pessoa que o adquire. Assinale a alternativa que apresenta apenas nomes de softwares livres.

Alternativas
Comentários
  • Software Livre é uma forma de manifestação de um software em que, resumidamente, permite-se adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-lo. 

    Exemplos: Linux, firefox, openoffice, LibreOffice, Apache e etc.


    Gabarito: D

  • Software livre é o nome dado aos programas de computador distribuídos com seus códigos fonte, com permissão para uso, cópia, estudo e redistribuição. Em outras palavras, um software livre deve dar condições totais de modificação à pessoa que o adquire.


ID
1397092
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Hardware e software são os componentes que fazem funcionar um computador. Um deles refere-se aos programas e sistemas, e o outro, aos componentes físicos da máquina. Assinale a alternativa que apresenta apenas itens de software de um computador.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    Memória virtual é um espaço do disco rígido alocado para auxiliar a memória RAM. Disco rígido é um hardware de armazenamento permanente. Teclado é um hardware de entrada de dados, assim como o mouse. Monitor é o periférico de saída de dados.

  • Simplificando as coisas, hardware você chuta, software você xinga.

  • Sistema de estoque e sistema financeiro????

  • ...intrigante! o.O

  • Sistema financeiro ?? 

  • MEMÓRIA VIRTUAL NÃO É SOFTWARE .

  • Questãozinha filha da puta.

     

    Qualquer palavra que eles colocassem valeria como software.

  • "Memória virtual é um espaço do disco rígido alocado para auxiliar a memória RAM. Disco rígido é um hardware de armazenamento permanente. "
    obs: (comentário do professor do qconcursos)

    LOGO, Memória Virtual é um hardware.


ID
1397095
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um jogo, são encontrados dois dispositivos. Um deles faz a escolha aleatória de um número natural a cada rodada do jogo, e o outro é uma luz amarela que, no início do jogo, encontra-se apagada e, a partir daí, pode ou não estar acesa. Nas regras do jogo, há a seguinte determinação: se, e somente se, for sorteado um número primo, a luz amarela se acenderá. Em certo momento do jogo, um jogador observa que a luz amarela está acesa. Nesse caso, a conclusão logicamente correta é a de que

Alternativas
Comentários
  • O exercício diz que a luz acende quando um número primo é sorteado, mas em nenhum momento diz que essa luz se apaga.

  • Luz acender - A; 

    Número primo sorteado - B.


    Representação lógica


    (A <> B) = (A ^ B) v (~A ^ ~B).


    Agora se vc quiser de forma simples, tenha:


    Se a luz acente, foi sorteado número primo.

    Se a luz não acende, não foi sorteado número primo. 


    Simples assim.

    Espero ter ajudado. 

  •  ficar atento ao que o Luiz diz, porque na tabela verdade do se, somente se (bicondicional),

    falso e falso resulta em verdadeiro, ou seja,

    se nas assertivas tivesse disposto que não foi sorteado número par, e a luz não acendeste

    a assertiva estaria correta.

  • Se, e somente se, a luz ter acendido significa o número primo sorteado, então tanto dizer que o ultimo número sorteado foi primo (a)  como dizer que algum número primo foi sorteado anteriormente (d) podem significar a mesma coisa; neste caso, as duas alternativas estariam certo, ou não?

  • é. isto é verdade, não podemos ter certeza da resposta A, a única que se pode afirmar com certeza é de fato a resposta D. Ok.

  • Qual o erro da alternativa "B"?


    Ela diz que "não foi sorteado um número não primo". Temos uma dupla negação, logo podemos concluir que foi sorteado um número primo.

  • Questão deveria ser anulada, pois existem duas respostas iguais.

    a letra B é uma dupla negação....'' não foi sorteado um número não primo '', dessa forma FOI SORTEADO UM PRIMO.

    a letra D a mesma coisa.

  • Como bem disse o colega Gabriel, o exercício só diz q a luz acende quando um número primo é sorteado, mas em nenhum momento diz que ela se apaga... outro fato é: de acordo com o enunciado, "em um certo momento do jogo um jogador nota a luz acesa..." vamos ao itens:

    a) o último número sorteado foi primo (errado) quem garante que a luz já n estava acesa antes do último número ser sorteado?!?!
    b) não foi sorteado um número não primo (errado) seria a mesma coisa q dizer que todos os números sorteados foram primos... não podemos afirmar isso de forma alguma!
    c) todos os números sorteados são primos (errado) mesmo q o item anterior...
    d) algum número primo foi sorteado anteriormente (certo) ou seja, em algum momento do jogo um número primo foi sorteado, e eu posso afirmar isso pq a luz está acesa! pode ter sido o último número sorteado, o penúltimo, não importa... o enunciado da questão diz q em um momento do jogo um jogador nota a luz acesa, não diz que ele viu ela se acender naquele momento, se tivesse sido essa a afirmação, aí sim, poderíamos dizer que o último número sorteado foi um primo ;)
    e) apenas números não primos foram sorteados (errado) item absurdo, estaria negando uma das prerrogativas, que diz que a luz só se acende se um número primo for sorteado!!!
  • Entendendo alternativa B (ERRO)

    "NÃO FOI SORTEADO UM NÚMERO NÃO PRIMO"

    'número não primo' = "número comum".

    logo, a alternativa B afirma: NÃO FOI SORTEADO UM NÚMERO COMUM (em nenhum momento?! quem pode alegar isso?)

  •  

     

    B) NÃO FOI SORTEADO UM NÚMERO NÃO PRIMO -> Digamos que, hipotéticamente, foi sorteado os números : 4,6,17,18,1 e 20. A luz acendeu no número 17, pois é um número primo. Mas anteriormente a ele, foram sorteados o 4 e o 6, que são números não primos. Logo, a afirmação está errada.

    D) ALGUM NÚMERO PRIMO FOI SORTEADO ANTERIORMENTE -> Tendo e mente a mesma sequência hipotética acima; antes do número 20, foi sorteado o número 1, que é um número primo. Logo, algum número primo foi sorteado anteriormente ao momento em que o jogador viu a luz amarela acesa. Afirmação correta.

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • é cada uma que a gente tem que passar estudando...

  • Como que a luz acenderá (ação futura), se ela já estiver acesa? Se a luz não se apaga, durante a partida, o jogo não tem como cumprir uma das premissas do enunciado: a luz se acenderá. Na minha opinião, a alternativa correta é a letra "a".

  • O pessoal aí dizendo que a letra B quer dizer que "um número primo foi sorteado" está enganado. Não se trata de dupla negação porque "não primo" é um tipo de número, que a alternativa diz que não foi sorteado.

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

    prof arthur lima

  • o pega da questao e n atentar q a luz vai acender quando um numero primo for sorteado, e assim permanecerá. Ou seja, pode ter saido esse numero no 1 sorteio, e o jogador percebido na 5 sorteio. N TEM COMO SABER EM QUAL RODADA SAIU ESSE NUMERO PRIMO..SOMENTE Q FOI ANTERIORMENTE.

  • Arthur Lima | Direção Concursos

    18/10/2019 às 10:32

    A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • Será que alguém aparece pra me dar uma explicação diferente? Eu acertei a questão mas tenho dúvidas: a alternativa A e a D não podem ter o mesmo entendimento? O que eu não consigo enxergar que elas não terão o mesmo entendimento?

  • Observando a regra: se, e somente se - Para ser verdade ou VV ou FF

    P: A Se e somente se B

    P: Acende se e somente se for ímpar

    Acende (V) - Impar (V) = V

    Não Acende (F) - Par (F) = V

    Números Naturais = (0, 1, 2, 3, 4, ...)

    A) Errada - Poderia ser o número 0 - no qual nada acontece

    B) Errada - Foi Sorteado número par - Não temos informação para afirmar isto (N de jogadas)

    C) Errada - Todos foram Primos - Não temos informação para afirmar isto (N de jogadas)

    D) Correto - Pois a lâmpada estava acesa - inicialmente estava apagada

    E) Errada - Pois a lâmpada estava acesa - inicialmente estava apagada

  • para mim tem duas respostas, a questão não fala que tem varias luzes então a luz teria que apagar a cada inicio de jogo... então logicamente se ele esta acesa o ultimo numero sorteado foi numero primo.

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • Essa questão tá um pouco tanto confusa...


ID
1397098
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um paciente faleceu, vítima de enfarto. Depois de sua morte, foram encontrados, entre seus documentos pessoais, oito registros de eletrocardiogramas, todos sem indicação da data de realização, da clínica onde foram realizados e, até mesmo, do nome do paciente. Nesse caso, o número total de conjuntos desses eletrocardiogramas que podem ser do paciente falecido é igual a

Alternativas
Comentários
  • 2^8=

    =2x2x2x2x2x2x2x2=256

  • não entendi a origem do número 2. Por favor alguém me explique. 

  • Cada exame vc tem duas possibilidades ser do paciente ou não ser do paciente em questão.

  • Aqui para cada exame, temos sempre 2 possibilidades: do exame ser do paciente ou não ser do paciente. Chamando de "n" a quantidade de exames, usaremos a seguinte fórmula: 2(lembando que a origem da base 2 vem do fato de termos sempre duas possibilidades para cada um dos 8 exames).
    Logo: 28 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 256 possibilidades.

    Resposta: Alternativa E.
  • 2 = duas possibilidades, ser do paciente ou não!

  • qual seria a lógica? porque o número 2?

  • Ta mas esse numero não seria a representação total das possibilidades? Ser e não ser do paciente? Não teria que dividir por 2 e ai sim teremos só a possibilidade de ser do paciente (128)? Não entendi!

  • Aqui para cada exame, temos sempre 2 possibilidades: do exame ser do paciente ou não ser do paciente. Chamando de "n" a quantidade de exames, usaremos a seguinte fórmula: 2n (lembando que a origem da base 2 vem do fato de termos sempre duas possibilidades para cada um dos 8 exames).

    Logo: 2^8 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 256 possibilidades.

     

    Resposta: Alternativa E.

    OBS.: COMENTÁRIO PROFESSOR QCONCURSOS

  • Apesar disso, segundo alguns estudiosos, a palavra infarto deverá ser utilizada para indicar a lesão causada pela parada da circulação arterial e a palavra enfarte deverá ser utilizada para indicar o estado de quem está farto, com excesso de comida: O paciente sofreu um infarto do miocárdio.

    Lamentável, uma banca que não sabe nem escrever enunciados de questões


ID
1397104
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos, em entrevista ao jornal O Globo, afirmou: “A Comissão da Verdade tem como tarefa institucional estabelecer quais as circunstâncias em que as mortes, a tortura, a violência de Estado foram realizadas no Brasil. Apurar a responsabilidade dos militares e dos servidores públicos da época, que teriam participado de atos perversos da ditadura, mas também dos próprios civis que participaram de estruturas não governamentais, empresariais, que participaram disso. Acredito que a sociedade brasileira — porque não é um ato de governo — vai contribuir para que esse quebra-cabeças seja redesenhado e formado. Creio que até agentes daquele período poderão contribuir, porque acredito nas pessoas, que elas possam reconhecer que a democracia é muito melhor para o Brasil”.

A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo:

    http://politica.estadao.com.br/blogs/roldao-arruda/comissao-convoca-coronel-para-depor-sobre-operacao-limpeza/

  • verdade contada pelos comunistas


ID
1397107
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil chegou ao fim de 2011 como o dono da sexta maior economia do mundo, ultrapassando pela primeira vez a Inglaterra — o país que ergueu um império onde o sol nunca se punha, berço da Revolução Industrial e do capitalismo moderno. Até 2015, de acordo com as projeções mais recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deverá superar também o da França, tornando-se então o quinto maior do mundo.

In: Veja, edição 2.250, ano 45, n.º 1, 4/1/2012, p. 76 (com adaptações).

A respeito do assunto mencionado na reportagem e de outros temas a ele relacionados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ta aí uma novidade...

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-emprestara-us-10-bilhoes-e-passara-a-ser-credor-do-fmi,385718


ID
1397110
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O jornal Correio Braziliense publicou, em 3 de março último, no caderno Cidades, à página 23, matéria com o título Pacote para o fim do caos no transporte, na qual eram abordadas a preocupação do governo em tornar o transporte coletivo de passageiros mais eficiente e confortável e as propostas para solucionar esse problema, que afeta o cotidiano dos moradores da cidade.

Entre as medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal, em 2012, para a consecução desse objetivo, está o(a)

Alternativas
Comentários
  • O projeto do Brasília Integrada prevê a implementação de quatro corredores viários com faixas exclusivas para ônibus e VLP ou BRT (Veículo Leve Sobre Pneus, ou Bus Rapid Transit), vias marginais e faixas de tráfego adicional, para aumento da capacidade viária. São eles:

    Linha Verde (corredor oeste) - ligará a Asa Sul e a Zona Central de Brasília às cidades de Águas Claras, Guará, Taguatinga e Ceilândia, a partir da reforma das rodovias EPTG, EPIG e EPPM, e das avenidasComercial Norte e Hélio Prates. Terá 38,7 km de extensão.

    Linha Laranja (corredor sul) - ligará a Asa Sul e o Setor Noroeste de Brasília às cidades de Santa Maria e Gama, por meio de reforma das rodovias EPIA, EPIP e trecho da BR-040. Contará com 39,5 km de extensão.

    Linha Amarela (corredor norte) - ligará a Asa Norte de Brasília às cidades de Sobradinho e Planaltina, por meio de reforma das rodovias EPIA e trecho da BR-020. Terá 42 km de extensão.

    Linha Vermelha (via Interbairros) - nova rodovia ligará a Asa Sul de Brasília às cidades de Águas Claras e Samambaia. Contará com 22 km de extensão.

    O Brasília Integrada contempla também a ampliação do Metrô de Brasília, com novas estações na Asa Norte, Samambaia e Ceilândia, bem como a construção do VLT, ligando o Aeroporto à Asa Norte. O programa prevê, ainda, a construção de um túnel na região central de Taguatinga e a criação do Anel Rodoviário do Distrito Federal, com reforma e adequação de rodovias próximas à região do Entorno. Fonte: Wikipédia


ID
1397113
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei n.º 3.268/1957, que dispõe sobre os Conselhos de Medicina, sofreu importantes alterações pela Lei n.º 11.000/2004, tendo sido dada nova redação a diversos pontos da redação original, com a inclusão de alguns e a revogação de outros. Assinale a alternativa que apresenta dispositivo vigente previsto na redação da Lei n.º 11.000/2004.

Alternativas
Comentários
  • Art . 5º São atribuições do Conselho Federal:

    ...

    j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina;          (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004)

  • A letra B está correta - OK
    Mas acredito que a Letra E também está correta - conforme Art. 11. A renda do Conselho Federal será constituída de:
    a) 20% (vinte por cento) da totalidade do imposto sindical pago pelos médicos;

  • Procurei o erro na letra e não consegui identificar. Concordo com Aloísio Bordin. 

     

    a) Art. 4o O Conselho Federal de Medicina compor-se-á de 28 (vinte e oito) conselheiros titulares, sendo: (Redação dada pela Lei nº 11.000, de 2004) 
    I – 1 (um) representante de cada Estado da Federação; (Incluído pela Lei nº 11.000, de 
    2004) 
    II – 1 (um) representante do Distrito Federal; e (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004) 
    III – 1 (um) representante e respectivo suplente indicado pela Associação Médica Brasileira. (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004) 
    § 

    d) Art 11, l) normatizar a concessão de diárias, jetons e auxílio de representação, fixando o valor máximo para todos os Conselhos Regionais. (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004) 

     

     

     

     

     

     

  • ESTÃO CORRETAS AS LETRAS B e E.

    a)     O Conselho Federal de Medicina (CFM) compor-se-á de dez membros e outros tantos suplentes, de nacionalidade brasileira. ERRADO

    O Conselho Federal de Medicina compor-se-á de 28 (vinte e oito) conselheiros titulares, sendo:

    I – 1 (um) representante de cada Estado da Federação;

    II – 1 (um) representante do Distrito Federal; e

    III – 1 (um) representante e respectivo suplente indicado pela Associação Médica Brasileira.

    b)     Entre as atribuições do CFM, inclui-se a de fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). CORRETO

    c)     O presidente e o secretário-geral residirão no Distrito Federal durante todo o tempo do mandato de cada um deles. ERRADO - REVOGADO

    d)     É assegurada a autonomia administrativa e financeira dos CRMs, cabendo a estes normatizar a concessão de diárias, jetons e auxílios de representação, fixando o valor máximo de cada um, no âmbito de suas atribuições. ERRADO

    Art . 5º São atribuições do Conselho Federal:

    l) normatizar a concessão de diárias, jetons e auxílio de representação, fixando o valor máximo para todos os

    Conselhos Regionais.

    e)     A renda do CFM será constituída, entre outras receitas, de 20% da totalidade do imposto sindical pago pelos médicos. CORRETO TAMBÉM!!!

    Art . 11. A renda do Conselho Federal será constituída de:

    a) 20% (vinte por cento) da totalidade do impôsto sindical pago pelos médicos;

  • A lei a que se refere a questão (11.000) fala:

    "j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina;"

    Os 20% de anuidade são da lei 3.268.

     

    A alternativa correta é a letra B.

  • Pessoal, prestem atenção no comando da questão, que pede a alternativa cuja redação consta na Lei 11.000/2004. Dessa forma, a única alternativa correta é a letra B. A redação da letra E está, de fato, correta, mas a Lei 11.000/2004 não trata da renda do CFM. Tal dispositivo é abordado pela Lei 3.268/1957. 

  • Maldade da banca. Questão exige não o conhecimento geral das leis, mas a disposição de cada tópico em cada uma das leis.

  • A QUESTÃO ESTÁ CORRETA!

    A banca quer a alternativa que foi incluída pela Lei 11.000/2004.

    Muita maldade da banca, pois requer que você saiba as alterações trazidas pela lei.

    A alternativa "E" está correta, contudo não foi acrescentada pela Lei 11.000/2004, pois já constava no texto original.

    GABARITO: B.

    Art. 5º São atribuições do Conselho Federal:

    j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina;          


ID
1397116
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da composição dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), o Decreto n.º 44.045/1958 prevê que o número de membros eleitos para a representação pode variar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 24. do Decreto Lei 44.045 -  Os Conselhos Regionais de Medicina serão instalados nas Capitais de todos os Estados e Territórios, bem como no Distrito Federal, onde terão sede, e serão constituídos por:

    a) cinco membros, quando a região possuir até cinqüenta (50) médicos inscritos;

    b) dez (10) até cento e cinqüenta (150) inscrições;

    c) quinze (15), até trezentas (300); e finalmente;

    d) vinte e um (21) membros, quando houver mais de trezentas.


  • Considerando q 5 membros é para iniciar e 21 para quando a quantidade de médicos inscritos for superior a 300

  • tb na lei 3.268

    Art. 12. (...) sendo compostos de:

    5 membros --> até 50 médicos inscritos

    10 --> 150

    15 --> 300

    21 --> mais de 300.

  • Art. 24. Os Conselhos Regionais de Medicina serão instalados nas Capitais de todos os Estados e Territórios, bem como no Distrito Federal, onde terão sede, e serão constituídos por:

    a) cinco membros, quando a região possuir até cinquenta (50) médicos inscritos;

    b) dez (10) até cento e cinquenta (150) inscrições;

    c) quinze (15), até trezentas (300); e finalmente;

    d) vinte e um (21) membros, quando houver mais de trezentas.

    Letra C


ID
1397119
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Resolução CFM n.º 1.897/2009 dispõe sobre os processos eticoprofissionais e as sindicâncias a que, no âmbito disciplinar, estão submetidos os médicos perante os Conselhos de Medicina. Segundo essa resolução, o prazo prescricional em relação à punibilidade por falta ética sujeita a processo eticoprofissional é de

Alternativas
Comentários
  • Art. 52 da Resolução CFM n.º 1.897/2009. A punibilidade por falta ética sujeita a processo ético-profissional prescreve em 5 (cinco) anos, contados a partir da data do conhecimento do fato pelo Conselho Regional de Medicina.


ID
1397122
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com base na Resolução CFM n.º 1.931/2009, que dispõe sobre o Código de Ética Médica, assinale a alternativa que apresenta uma publicidade possível perante a ética profissional do médico.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o art. 113 é vedado ao médico: 

    Divulgar, FORA DO meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente.

  •  É vedado ao médico:

    Art. 113. Divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente. (letra a)

    Art. 116. Participar de anúncios de empresas comerciais qualquer que seja sua natureza, valendo-se de sua profissão. (letra b)

    Art. 118. Deixar de incluir, em anúncios profissionais de qualquer ordem, o seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.

    Parágrafo único. Nos anúncios de estabelecimentos de saúde devem constar o nome e o número de registro, no Conselho Regional de Medicina, do diretor técnico. (letra c)

    Art. 112. Divulgar informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico. (letra d)

    Art. 114. Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa. (letra e)

     

  • Não entendi esta questão, pois como é possível  "assinalar a alternativa que apresenta uma PUBLICIDADE POSSÍVL perante a ética profissional do médico", sendo que todas as alternativas listadas são VEDADAS?????? A letra "A" está como certa, mas é uma das vedações.

  • Na verdade Lilian Rodrigues, existe uma pegadinha na alternativa "A". 

    O que é vedado pelo código de ética é ""Divulgar, FORA DO meio cientfco, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientfcamente por órgão competente."

    A alternativa A diz "Divulgar, NO meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente."

    Por esse detalhe, essa é a alternativa correta.

  • se pensarmos bem, claro que pode ser divulgado no meio cientifico


ID
1397125
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Resolução CFM n.º 1.753/2004, que dispõe sobre o Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina (CFM), estabelece a organização, o funcionamento e o rito dos procedimentos do referido ente, de conhecimento indispensável aos seus empregados. Com base nessa resolução, assinale a alternativa que apresenta, nessa ordem, a periodicidade das reuniões ordinárias plenárias do CFM e o respectivo quórum para aprovação da alteração do seu regimento.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 1998/2012

    Art. 29, Art. 31, Art. 61

  • Das Reuniões Plenárias

     

    Art. 29. O CFM realizará reuniões plenárias ordinárias mensais, por convocação do presidente, cujas datas serão previamente divulgadas.

     

    Art. 30. O CFM poderá reunir-se, extraordinariamente, por convocação do presidente, com objetivo expresso e antecedência de pelo menos três dias.

     

    Parágrafo único. Sempre que, no mínimo, 14 conselheiros efetivos solicitarem uma reunião não previamente agendada, o presidente convocará sessão extraordinária a realizar-se no prazo de 3 a 7 dias a partir da data do recebimento do pedido.

     

    Art. 31. O CFM funcionará com a maioria absoluta de seus membros efetivos e deliberará com a maioria dos presentes, salvo os casos previstos nos artigos 36, 47 e 61 deste Regimento, que exigem a deliberação por dois terços dos presentes.

     

    Resposta: E