-
O equívoco da assertiva II está na inversão de um dos conceitos relativos ao Spyware.
Sendo este um programa-espião, tem o objetivo de monitorar atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
São categorias da espécie Spyware:
. Keylogger: captura e armaneza as teclas digitadas;
. Screenlogger: capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor;
. Adware: está relacionado a propaganda/ monitoramento.
-
GAB: C.
Agora uma dica para otimizar os seus estudos:
>Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro codigo malicioso em um computador comprometido. (KIDS – crianças escondem)
> SPYWARE espiona o que é feito no computador, ele coleta dados como pressionamento de teclas, hábitos de navegação e até informações de login que em seguida são enviados a terceiros. (SPYÃO)
>ADWARE: anúncios das páginas/publicidades excessivas!
Avante!!
Mais dicas e motivações no @futuranomeacao
-
Gabarito: Letra C!
Adware é qualquer programa de computador que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão do usuário. As funções do adware servem para analisar os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá
-
I) Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. São notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.
II. O Adware (Keylogger):espiona o que é feito no computador, ele coleta dados como pressionamento de teclas, hábitos de navegação e até informações de login que em seguida são enviados a terceiros.
► Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.
► Keylogger:capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
III)Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.
Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/
-
Detalhe já cobrado sobre o item III.
II. O Rootkits possibilitam o acesso ou controle remoto de um computador por terceiros. São criados para passar despercebidos e ocultar ativamente sua presença.
Podem ser usados para:
1) remover evidências em arquivos de logs
2) instalar outros códigos maliciosos, como backdoors, para assegurar o acesso futuro ao computador infectado;
3) esconder atividades e informações, como arquivos, diretórios, processos, chaves de registro, conexões de rede, etc;
4) mapear potenciais vulnerabilidades em outros computadores, por meio de varreduras na rede;
5) capturar informações da rede onde o computador comprometido está localizado, pela interceptação de tráfego.
Cartilha de Segurança.
-
Assertiva C
Apenas os itens I e III estão corretos.
I. Worms são programas que não precisa da ajuda humana para se propagar e infectar, eles infectam uma vez e depois usam as redes de computadores para se propagar para outras máquinas sem a ajuda dos usuários.
III. O Rootkits possibilitam o acesso ou controle remoto de um computador por terceiros. São criados para passar despercebidos e ocultar ativamente sua presença
-
Esmiuçando a questão II:
"O Adware espiona o que é feito no computador, ele coleta dados como pressionamento de teclas, hábitos de navegação e até informações de login que em seguida são enviados a terceiros."
...Corrigindo:
"O Spyware espiona o que é feito no computador, ele coleta dados como pressionamento de teclas, hábitos de navegação e até informações de login que em seguida são enviados a terceiros."
____________
SPYWARE
É um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
1} Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador;
2} Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado;
3} Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas.
...
[CONCLUSÃO]
A Banca definiu um dos tipos de Spyware, invertendo os conceitos, uma vez que o Adware foi projetado especificamente para apresentar propagandas.
_____________
Bons Estudos.
-
Rootkit = ESCONDE UM INVASOR
Bons estudos!
-
controlar o computador remotamente não seria executar programas, sistemas e softwares? o rootkit age se escondendo e escondendo outros malwares. achei essa parte muito forçada.
-
Ronaldo Tabosa
Minha interpretação acerca do item III é a seguinte;
Controlar o computador remotamente é uma característica do ''BOT'' (ROBÔ) executando programas, sistemas e softwares.
Assertiva III trata >> O Rootkits possibilitam o acesso ou controle remoto de um computador por TERCEIROS. Essa ideia de terceiros subtende-se que seja uma pessoa real. Portanto, é de competência do ROOTKITS esconder esse tal invasor.
Bons Estudos!
-
O erro da I está na concordÂncia msm !!!
Worms são programas que não precisa da ajuda....
-
A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos malwares “Worms”, “Adware” e “Rootkits”.
Item I – O malware “Worms” é um código malicioso que se auto envia e se auto replica sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário ou de um arquivo hospedeiro.
Item II – O malware “Adware” é um tipo de spyware que tem como função exibir, na tela do usuário, diversos anúncios sem a autorização do usuário.
Item III – O malware “Rootkits” tem como objetivo, enquanto permanece oculto, permitir ao invasor o controle da máquina para a execução de códigos maliciosos ou roubo de dados.
Gabarito – Alternativa C.