1535 – Capitania do “Siará Grande” (como era chamada a região correspondente as capitanias do Rio Grande, Ceará e Maranhão); administrada por Antônio Cardoso de Barros; mas a região não lhe despertou interesse.
1603 – Pero Coelho de Sousa liderou a primeira expedição àquelas terras; construiu o Forte de São Tiago, às margens do rio Pirangi (depois batizado rio Siará). Enfrentou índios locais que destruíram o Forte S.Tiago, migrando assim para o rio Jaguaribe, onde construíram o Forte de São Lourenço.
1612 – Chega ao Siará o português Martim Soares Moreno, considerado o fundador do estado. Ele também se instalou às margens do rio Siará onde recuperou e ampliou o Forte São Thiago e o batizou de Forte de São Sebastião.
1637 – A capitania foi invadida por holandeses, enviados por Maurício de Nassau, que tomaram o Forte São Sebastião, mas que depois foram dizimados pelos indígenas.
1649 – Voltam os holandeses e se instalaram nas proximidades do rio Pajéu, ainda no Siará, onde construíram o Forte Schoonenborch.
1654 – O Forte Schoonenborch foi tomado por portugueses, chefiados por Álvaro de Azevedo Barreto, e renomeado de Forte de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. No seu entorno, formou-se a segunda vila do Ceará, chamada de Vila do Forte ou Fortaleza. A primeira vila reconhecida foi a de Aquiraz.
1680 – Siará passou à condição de Capitania-Subalterna de Pernambuco, desligada do Estado do Maranhão. A questão que deixou a região em posição de subalternidade, era a de que para se chegar de Lisboa ao Maranhão e ao Pará era mais fácil por mar do que atravessando o sertão.
1726 – A vila de Fortaleza passou a ser oficialmente a capital do Ceará após disputas com Aquiraz.
1799 – A capitania do Ceará veio a alcançar a autonomia da Capitania de Pernambuco no fim do século XVIII, pela Carta-régia de 17 de janeiro de 1799.
1821 – Às vésperas da Independência do Brasil, a 28 de fevereiro de 1821, tornou-se uma província e assim permaneceu durante todo o período imperial.
FAÇA SEMPRE AS QUESTÕES POR ELIMINAÇÃO!
BASTA VOCÊ SABER DISTO QUE VOCÊ MATA A QUESTÃO:
I- Estamos nos referindo aos franceses e ao Forte Schoonenborch que depois foi renomeado pelos holandeses de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza. TOTALMENTE ERRADO!
I ERRADO LOGO A E B ERRADOS.
II CORRETO. LOGO SOMENTE O ITEM D RESTA.
II- Estamos nos referindo ao Forte de Schooneborch que foi construído pelos holandeses e depois tomado pelos portugueses e renomeado de Nossa Senhora da Assunção. CORRETÍSSIMO.
ITEM D DE DEUS NOS AJUDE!