- ID
- 2727418
- Banca
- UNEMAT
- Órgão
- UNEMAT
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Noções de Informática
- Assuntos
Um professor de química ministrou uma aula sobre toxicidade de metais, na qual foi avaliada a inibição do crescimento da raiz de cebola submersa em soluções de sulfato de cobre em diferentes níveis de concentração.
Para o preparo das soluções, foi utilizada uma solução aquosa de sulfato de cobre a 6,2 x 10-5 mol L-1 , e a mesma foi diluída nas proporções de 1:20, 1:10 e 1:1 (v/v). (Dados: Cu = 63,5 g mol-1 ; S = 32,1 g mol-1 ; e O = 16 g mol-1 ).
Sobre o experimento realizado, assinale a
alternativa correta.
A medição volumétrica é um procedimento muito comum em atividades laboratoriais. Em análises quantitativas, a exatidão e precisão das medidas são de grande importância, fator que pode ser influenciado também pela escolha da vidraria utilizada. Pipetas graduadas, provetas e buretas são alguns exemplos de vidrarias comumente utilizadas em laboratório.
Sobre vidrarias utilizadas em medições
volumétricas, assinale a alternativa correta.
Um Profissional Técnico de Laboratório precisava determinar o teor de cinzas de uma amostra de biodiesel e seguiu uma metodologia descrita por Araújo et al, 2008. Para isso, ele utilizou cadinhos previamente tarados via aquecimento em mufla e pesagem. Nos cadinhos foram adicionados uma determinada quantidade de biodiesel. A seguir, a amostra foi submetida a aquecimento até a temperatura de combustão e após a queima foi aquecida a uma temperatura de 800°C por 2 horas. Em seguida foi adicionada uma solução aquosa de ácido sulfúrico (1:1) e a amostra foi novamente submetida ao processo de aquecimento (800°C por 2 horas). O Profissional Técnico aguardou o resfriamento e efetuou a pesagem dos cadinhos. O procedimento de aquecimento foi repetido até observação de peso constante.
ARAÚJO, A. M. M.; EVANGELISTA, J. P. C.; GOMES, A. F.; SOUZA, L. D.; MATIAS, L.G. O. Análises das cinzas sulfatadas do biodiesel produzido a partir da matéria-prima extraída do RN. In: 48º Congresso Brasileiro de Química – Química na Proteção ao Meio Ambiente e à Saúde. Rio de Janeiro, 2008.
Acerca da situação hipotética descrita acima,
assinale a alternativa correta.
Frente à necessidade de desenvolvimento de novas classes de antibióticos, diversas pesquisas têm sido desenvolvidas com produtos naturais, sejam de origem vegetal ou animal, visando à detecção e caracterização de compostos químicos com propriedades terapêuticas, entre elas a antibacteriana.
GONÇALVES, A.L.; ALVES FILHO, A.; MENEZES, H. Atividade Antimicrobiana do mel da abelha nativa sem ferrão Nannotrigona testaceicornis (Hymenoptera: Apidae, meliponini). Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.72, n.04, pp. 455-459, out/dez., 2005.
Uma pesquisadora avaliou a atividade antibacteriana de um mel proveniente de uma determinada região, e para o experimento, foram utilizadas linhagens de Escherichia coli e Staphylococcus aureus.
Em relação ao estudo, assinale a alternativa
correta.
Caixas de merenda de escolas estaduais dividem espaço com tambores de empresas de produtos químicos no galpão de uma empresa de logística em Guarulhos, na Grande São Paulo, […] A denúncia foi feita pelos motoristas que fazem o transporte.
Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/03/merendafica-armazenada-ao-lado-de-produtos-quimicos-em-transportadora .html. Acesso em: jan. 2018.
O armazenamento apropriado de produtos, sejam alimentícios ou químicos, tem por finalidade garantir a segurança da saúde e da vida das pessoas. Na organização de um depósito ou almoxarifado, alguns reagentes também não podem ser armazenados junto a outros produtos químicos, pois podem produzir reações perigosas devido à incompatibilidade química, em caso de um acidente.
Assim, para o armazenamento de Produtos Químicos é necessário que:
I. Ácidos e Bases sejam ser estocados em armários diferentes e também separados em sólidos e líquidos.
II. Sais e ácidos fortes sejam armazenados na mesma prateleira, como por exemplo, o cianeto de potássio e ácido clorídrico.
III. Compostos voláteis sejam armazenados dentro da capela de exaustão, para que o ambiente do laboratório não seja contaminado.
IV. Líquidos inflamáveis sejam estocados distantes de fontes de ignição e de produtos oxidantes.
V. Peróxidos estejam distantes de tubulações de água, pois são altamente reativos com esta.
Tendo por base as informações acima, assinale
a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
Laboratórios químicos e microbiológicos são considerados áreas de alto risco para a saúde do trabalhador devido à manipulação de substâncias tóxicas, mutagênicas, teratogênicas, cancerígenas, dos agentes patogênicos, além da manipulação de equipamentos que expõe o trabalhador à radiação.
A fim de se evitar os riscos à saúde do trabalhador, três níveis de prevenção foram instruídas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): utilização de Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs), visando proteger a vida da equipe e de terceiros durante a realização de uma determinada tarefa; medidas administrativas visando diminuir o tempo de exposição dos trabalhadores a determinado risco; e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que têm o objetivo de reduzir, para cada trabalhador e trabalhadora o risco de lesões e danos físicos.
Mesmo com a implantação da Norma Reguladora 06 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tornando obrigatória a adoção de medidas para garantir a saúde do trabalhador, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em números de acidentes no trabalho, segundo a OIT.
Disponível em: https://www.crq4.org.br/informativomat_435 Acesso em mai. 2018.
Disponível em: http://trabalho.gov.br/noticias/3252-equipamentos-deseguranca-sao-obrigatorios-para-reduzir-riscos-aos-trabalhadores Acesso em mai. 2018.
Em relação ao exposto, e com base nos conhecimentos sobre a rotina diária de um laboratório para a prevenção/minimização de riscos à saúde do trabalhador, analise as afirmações:
I. Os exaustores, chuveiro e lava olhos são importantes EPI’s que necessariamente devem estar instalados nos laboratórios.
II. Uma das funções dos EPIs é a redução da exposição humana aos agentes infecciosos.
III. A utilização de EPI pelo Profissional Técnico em Laboratório é fundamental para a redução do quantitativo de agentes biológicos no laboratório;
IV. Uma das funções dos EPIs é prevenir riscos físicos.
V. A capela é um equipamento de proteção coletivo que deve ser utilizado durante as aulas em que se manuseiam substâncias químicas que liberam vapores e gases.
Assinale a alternativa que contém as afirmações
corretas.
Assinale a alternativa que apresenta as vidrarias
de laboratório que permitem precisar o volume das
substâncias com maior exatidão.