-
Gab.
E) Enquanto não se fazem as análises ...
=> SE (Part. apassivadora) + VTD (fazem) + Suj. é OD (as análises)
(voz passiva sintética)
voz passiva => quando o sujeito é paciente, recebendo a ação expressa pelo verbo
Pra saber se está na passiva sintética :
1º -> olha se o verbo é VTD ou VTDI na 3ª do sing. ou plural.
2º -> olha se o pronome ''se'' é particula apassivadora
3º-> olha se o sujeito é o objeto direto do verbo.
Q930826 parecida que a colega Queh comentou e meus créditos a ela.
Bons estudos.
-
Esse foi meu raciocínio:
a)A dúvida sistemática a que se entregou Saramago em seus textos mais maduros parecem derivar de suas leituras de Voltaire.
Saramago se entregou à dúvida sistemática. VOZ REFLEXIVA (entregou a si mesmo).
b)A poucas pessoas costumam ocorrer que os dados da realidade vivem muito mais de uma aparência de verdade por trás da qual se oculta a verdade efetiva.
A poucas pessoas costuma ocorrer... (Concordância)
c)Assim como Aristóteles se empenhava na clareza do pensamento, assim também sucedem aos grandes escritores espelhar-se na filosofia clássica.
Aprendi que Voz Passiva acontece quando há VTD ou VTDI. Então descartei a alternativa por ter "NA" após ambos os pronomes. Poís "em" é preposição e "em+a" = "na". E como, na voz passiva sintética, pronome apassivador antecede o sujeito paciente e esse não pode vir preposicionado, descartei a alternativa.
Ou seja, ao ler uma alternativa que venha a ser uma possível Voz Passiva Sintética, eu já observo se há concordância verbal e se o sujeito paciente está ou não preposicionado.
Deixo claro que não li sobre esse raciocínio em lugar nenhum, mas é assim que eu tenho analisado as questões. Se alguém souber de uma regra que torne essa análise incorreta, me avise por favor.
d)Em mais de um texto Saramago defendeu a ideia de que a História não é mais que uma narrativa parcial, uma vez que faltariam aos fatos a versão dos derrotados.
Saramago defendeu a ideia. Voz ativa.
e)Enquanto não se fazem as análises possíveis de um acontecimento, é importante que se desconfie das omissões e lacunas de quem o registra. GAB
-
Enquanto análises não são feitas.
-
d) uma vez que faltariam aos fatos a versão dos derrotados.
ORDEM DIRETA
uma vez que a versão dos derrotados FALTARIA aos fatos
-
a) A dúvida sistemática a que se entregou Saramago em seus textos mais maduros parecem derivar de suas leituras de Voltaire.
A dúvida parece derivar de suas leituras de Voltaire.
b) A poucas pessoas costumam ocorrer que os dados da realidade vivem muito mais de uma aparência de verdade por trás da qual se oculta a verdade efetiva.
Costuma ocorrer a poucas pessoas que os dados...
c) Assim como Aristóteles se empenhava na clareza do pensamento, assim também sucedem aos grandes escritores espelhar-se na filosofia clássica.
Sucede aos grandes escritores espelhar-se...
d) Em mais de um texto Saramago defendeu a ideia de que a História não é mais que uma narrativa parcial, uma vez que faltariam aos fatos a versão dos derrotados.
A versão dos derrotados faltaria aos fatos...
e) Enquanto não se fazem as análises possíveis de um acontecimento, é importante que se desconfie das omissões e lacunas de quem o registra.
-
Gabarito: E
A) A dúvida sistemática a que se entregou Saramago em seus textos mais maduros parecem derivar de suas leituras de Voltaire.
A dúvida sistemática parece derivar de suas leituras de Voltaire a que se entregou Saramago em seus textos mais maduros. ( o se é reflexivo);
B) A poucas pessoas costumam ocorrer / que os dados da realidade vivem muito mais de uma aparência de verdade por trás da qual se oculta a verdade efetiva.
Isso costuma ocorrer a poucas pessoas. ( sujeito oracional, deixando o verbo necessariamente na 3ª pessoa do singular);
C) Assim como Aristóteles se empenhava na clareza do pensamento, assim também sucedem aos grandes escritores espelhar-se na filosofia clássica. ( Se é parte integrante do verbo);
D) Em mais de um texto Saramago defendeu a ideia de que a História não é mais que uma narrativa parcial, uma vez que faltariam aos fatos a versão dos derrotados. (oração na voz ativa)
E) Enquanto não se fazem as análises possíveis de um acontecimento, é importante que se desconfie das omissões e lacunas de quem o registra. ( fazer VTD+ Se-> partícula apassivadora).
Gente, qualquer erro é só avisar! Bons estudos!
-
e) Enquanto não se fazem as análises possíveis de um acontecimento, é importante que se desconfie das omissões e lacunas de quem o registra.
o
-
Alguém me explica por que a letra "E" é a correta, se o verbo "desconfiar" é VTI. Logo, não deveria caber voz passiva.
-
Dudu,
Na primeira oração ("Enquanto não se fazem as análises possíveis de um acontecimento"), o verbo FAZER é VTD, concordando no plural com o termo "as análises possíveis". Assim, o SE desse trecho é da partícula apassivadora, caracterizando a voz passiva ==> não se fazem = não são feitas
SE como partícula apassivadora: VTD e VTDI
SE como índice de indeterminação do sujeito: VL, VI e VTI (verbo fica sempre na 3ª pessoa do singular)
-
Inspire...expire...e vá em frente!
-
"se oculta" não é P.A (Questão B) ?
-
Letra-E
voz passiva ==> não se fazem = não são feitas
-
c) parte integrante do verbo
e) Enquanto não se fazem(VTD) as análises possíveis de um acontecimento, é importante que se desconfie das omissões e lacunas de quem o registra.
Se-> partícula apassivadora
-