SóProvas


ID
3430735
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o texto a seguir.


“No início da década de 1950, a teoria administrativa passou por um período de intensa remodelação. A Segunda Guerra Mundial já havia acabado e o mundo passou a experimentar um novo surto de desenvolvimento industrial e econômico sem precedentes. Em outras palavras, o mundo das organizações ingressou em uma etapa de grandes mudanças e transformações. Com o surgimento da televisão, do motor a jato e o esboço das telecomunicações, o mundo organizacional já não seria o mesmo”. [...] [Porém], “Apesar de todas as críticas aos postulados clássicos e aos enfoques tradicionais da organização [...] a abordagem clássica nunca foi totalmente substituída por outra abordagem”, sendo a própria Teoria Neoclássica uma forma de reapropriação de alguns princípios clássicos.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. 13ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.


A partir dos entendimentos centrais do texto, assinale a coluna B de acordo com a coluna A, identificando as principais características da Teoria Neoclássica.


COLUNA A: Características da Teoria Neoclássica

I. Ênfase na prática da administração.

II. Reafirmação dos postulados clássicos.

III. Ênfase nos princípios gerais da administração.


COLUNA B: Definição das características da Teoria Neoclássica

( ) Retoma as discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas. Assim, conceitos clássicos como organização linear e funcional, departamentalização etc. são retomados, porém de maneira reformulada e mais flexível (CHIAVENATO, 2003).

( ) Foco nos aspectos práticos e concretos da administração. Assim, a teoria e os conceitos só possuem valor quando podem ser utilizados na prática. Ou seja, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão (CHIAVENATO, 2003).

( ) Os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados para a busca de soluções administrativas. Assim, eles passam a ser aplicados na prática para orientar a atuação na condução das operações de um negócio (CHIAVENATO, 2003).


Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão em análise nos demanda conhecimento sobre a evolução das escolas da Teoria Geral da Administração. Portanto, para melhor entendermos essa evolução, faz-se necessário um breve resumo (RENNÓ, 2015):

    As abordagens das escolas da Administração dividem-se em Prescritivas e Normativas ou em Explicativas e Descritivas. A primeira abordagem está presente nas escolas de Teoria: Clássica, das Relações Humanas e Neoclássica. A segunda abordagem está presenta nas escolas de Teoria: Burocrática, Estruturalista, Comportamental, dos Sistemas e da Contingência.

    Administração Científica – concepção de homem enquanto “Homo Economicus"; racionalização do trabalho a nível operacional; seus autores principais são Frederick Taylor e Henry Ford.

    Teoria Clássica – concepção de homem enquanto “Homo Economicus"; organização formal; seu autor principal é Henri Fayol. 

    Teoria das Relações Humanas – concepção de homem enquanto “Homem Social"; organização informal; seus principais autores são Elton Mayo e Victor Vroom .

    Teoria Neoclássica – concepção de homem enquanto “Homem Organizacional ou Administrativo"; ser racional e social voltado para o alcance de objetivos individuais e organizacionais; análise intraorganizacional e ambiental; seus principais autores são Peter Drucker e Enerst Dale.

    Teoria Burocrática – concepção de homem enquanto “Homem Organizacional"; ser isolado que reage como ocupante de cargo e de posição; organização formal burocrática; seu principal autor é Max Weber.

    Teoria Estruturalista – concepção de homem enquanto “Homem Organizacional"; análise intraorganizacional e interorganizacional; seus principais autores são Levi-Strauss e Amitai Etzione.

    Teoria Comportamental – concepção de homem enquanto “Homem Administrativo"; ser racional tomador de decisões; integração dos objetivos organizacionais com os indivíduos;  seus principais autores são McGregor, Maslow, Herbert Simon e Herzberg.

    Teoria dos Sistemas – concepção de homem enquanto “Homem Funcional"; organização autorreferente e sistema aberto; seu principal autor é Ludwing Von Bertalanffy.

    Teoria da Contingência – concepção de homem enquanto “Homem Complexo"; análise ambiental e abordagem de sistema aberto, com foco na tecnologia e no desempenho de papéis; seu principal autor é A. Chandler Jr.

    Após breve resumo, vamos entrar na questão propriamente dita. A questão nos trás aspectos da Teoria Neoclássica e que, segundo CHIAVENATO (2009), são:

    Ênfase na prática da Administração – forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis;

    Reafirmação dos postulados clássicos – estrutura organizacional mais linear e hierárquica, unidade de comando, departamentalização por funções etc;

    Ênfase nos princípios gerais de Administração - segundo Henry Fayol, na Teoria Clássica, existem 14 princípios gerais da administração, são eles: divisão do trabalho; autoridade e responsabilidade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação dos interesses individuais aos gerais; remuneração do pessoal; centralização; cadeia escalar; ordem; equidade; estabilidade do pessoal; iniciativa; e espírito de equipe. Para os Neoclássicos, os princípios gerais são: planejar, organizar; dirigir e controlar;

    Ênfase nos objetivos e nos resultados – cultura de que toda organização existe para alcançar objetivos e para produzir resultados. É em função disso que a organização precisa ser dimensionada, estruturada e orientada; e

    Ecletismo nos conceitos – os autores neoclássicos são ecléticos, absorvem e abordam teorias administrativas de autores mais recentes d Administração.

    Após essa explicação, podemos afirmar que a coluna “B" fica preenchida da seguinte forma:

    (II) Pois a reafirmação dos postulados clássicos é o que permite uma retomada das discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas.

    (I) Pois a ênfase na prática da Administração faz com que os conceitos possuam valor quando utilizadosno dia a dia. Ou seja, para os Neoclássicos, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão.

    (III) Pois, como a própria alternativa já demonstra, os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados e aperfeiçoados da Teoria Clássica.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a assertiva que apresenta a sequência correta é a letra “C".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “C".

    FONTES:
    CHIAVENATO, Idalberto.Administração Geral e Pública. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
  • Letra C

    (II. Reafirmação dos postulados clássicos) Retoma as discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas. Assim, conceitos clássicos como organização linear e funcional, departamentalização etc. são retomados, porém de maneira reformulada e mais flexível (CHIAVENATO, 2003).

    (I. Ênfase na prática da administração) Foco nos aspectos práticos e concretos da administração. Assim, a teoria e os conceitos só possuem valor quando podem ser utilizados na prática. Ou seja, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão (CHIAVENATO, 2003).

    (III. Ênfase nos princípios gerais da administração.) Os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados para a busca de soluções administrativas. Assim, eles passam a ser aplicados na prática para orientar a atuação na condução das operações de um negócio (CHIAVENATO, 2003).

    CHIAVENATO, 2003, p.152

  • (II. Reafirmação dos postulados clássicos) Retoma as discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas. Assim, conceitos clássicos como organização linear e funcional, departamentalização etc. são retomados, porém de maneira reformulada e mais flexível (CHIAVENATO, 2003).

    (I. Ênfase na prática da administração) Foco nos aspectos práticos e concretos da administração. Assim, a teoria e os conceitos só possuem valor quando podem ser utilizados na prática. Ou seja, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão (CHIAVENATO, 2003).

    (III. Ênfase nos princípios gerais da administração.) Os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados para a busca de soluções administrativas. Assim, eles passam a ser aplicados na prática para orientar a atuação na condução das operações de um negócio (CHIAVENATO, 2003).

    CHIAVENATO, 2003, p.152

  • (II. Reafirmação dos postulados clássicos) Retoma as discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas. Assim, conceitos clássicos como organização linear e funcional, departamentalização etc. são retomados, porém de maneira reformulada e mais flexível (CHIAVENATO, 2003).

    (I. Ênfase na prática da administração) Foco nos aspectos práticos e concretos da administração. Assim, a teoria e os conceitos só possuem valor quando podem ser utilizados na prática. Ou seja, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão (CHIAVENATO, 2003).

    (III. Ênfase nos princípios gerais da administração.) Os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados para a busca de soluções administrativas. Assim, eles passam a ser aplicados na prática para orientar a atuação na condução das operações de um negócio (CHIAVENATO, 2003).

    CHIAVENATO, 2003, p.152

    MACETE PARA ACERTAR QUESTÕES: Analisar as palavras chaves, aqui, as grifei de azul.

    GABARITO: LETRA C

    Deus tá no comando. Bons estudos!

  • LETRA C

  • Passei nesse concurso! Agora vamos dobrar a meta haha