-
Gabarito: Letra D
O modelo de excelência em gestão da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade – consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios, que orientam a adoção de práticas de gestão nas organizações públicas e privadas, com a finalidade de levar as organizações brasileiras a padrões de desempenho reconhecidos pela sociedade e à excelência em sua gestão. (...)
A FNQ definiu os fundamentos e os critérios de excelência em gestão, tendo como referência organizações de excelência em nível mundial. Esses critérios incorporam conceitos e técnicas utilizados na administração das atuais organizações de sucesso: organizações de classe mundial, líderes em seus segmentos (...)
Cada CRITÉRIO é composto por SUBITENS, aos quais são atribuídas pontuações, que visam determinar o estágio de maturidade da gestão da organização (...) Tendo como referência os critérios de excelência, as empresas podem REALIZAR A AVALIAÇÃO simplesmente para validar sua forma de atuação OU podem se CANDIDATAR AO PRÊMIO nacional de excelência em gestão (Prêmio Nacional de Qualidade).
Todas as empresas que se candidatam ao prêmio nacional são AVALIADAS POR PROFISSIONAIS EXTERNOS acreditados pela FNQ, e recebem um relatório completo de sua organização, em que são relacionados os pontos fortes e diagnosticadas as oportunidades para melhoria.
Fonte: Administração Pública - Agostinho Paludo
-
Sim, o modelo FNQ foi atualizado em outubro de 2016 e só tem 8 fundamentos agora, que, por sua vez, desdobram-se em temas.
Os 8 Fundamentos:
1. Pensamento sistêmico;
2. Aprendizado organizacional e inovação;
3. Liderança transformadora;
4. Compromisso com as partes interessadas;
5. Adaptabilidade;
6. Desenvolvimento sustentável;
7. Orientação por processos;
8. Geração de valor
Fonte: http://fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
Alguém poderia dizer o porquê da B estar errada ?
-
"A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência." http://www.fnq.org.br/
Poderia dizer que a questão está desatualizada?
-
GAB - D - Cada critério é composto por subitens, aos quais são atribuídas pontuações, que, somadas, atingem 1.000 pontos: a maior pontuação encontra-se vinculada ao critério Resultados, com 450 pontos. O sistema de pontuação visa determinar o estágio de maturidade da gestão da organização – que varia desde o estágio preliminar (de 0 a 150 pontos) até organizações com enfoques altamente proativos (de 850 a 1.000 pontos).
Tendo como referência os critérios de excelência, as empresas podem realizar a avaliação
Simplesmente para validar sua forma de atuação, ou
Podem se candidatar ao prêmio nacional de excelência em gestão (Prêmio Nacional de Qualidade).
A partir dos fundamentos, foram constituídos oito critérios de excelência, que permitem às organizações medirem seus esforços no sentido de avaliar se estão ou não sendo excelentes, ou, ao menos, caminhando rumo à excelência.
A – ERRADA – A avaliação toma por base os critérios e não os fundamentos.Os Fundamentos da Gestão para Excelência são um conjunto de valores e princípios que revelam padrões culturais internalizados nas organizações de Classe Mundial - expressão utilizada para caracterizar uma organização considerada entre as melhores do mundo em gestão organizacional.
B – errada - somente os critérios são divididos em subitens avaliatórios para pontuação
C – errada - Não utiliza os fundamentos para avaliação, mas os critérios.Todas as empresas que se candidatam ao prêmio nacional são avaliadas por profissionais externos acreditados pela FNQ, e recebem um relatório completo de sua organização, em que são relacionados os pontos fortes e diagnosticadas as oportunidades para melhoria. As empresas privadas vencedoras do PNQ, regra geral, têm obtido lucros significativos – as públicas e/ou semipúblicas têm obido melhorias significativas na prestação dos serviços.
E – errada - não consegui fundamentar. Candidatar-se ao PNQ representa, de uma forma geral, submeter a organização a uma análise aprofundada de sua gestão, efetuada por avaliadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética, obtendo-se ao final do processo um amplo Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG).
Ao adotar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e participar do processo de avaliação do PNQ, a organização estrutura seu modelo de gestão, considerando, além dos melhores processos gerenciais destacados no MEG®, a integração dos diversos modelos aplicados na organização para o alcance de resultados mais competitivos e sustentáveis.
Fonte: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao0
-
Lia, excelente comentário. Amo encontrar comentários que explicam a questão como um todo.
-
Pessoal,
Essa questão não estaria abordando a versão antiga do MEG? Pois a edição nova, publicada em 2016, menciona:
O novo Modelo inova ao ser formatado em oito Fundamentos da Gestão para a Excelência, que se desdobram em Temas, os quais, por sua vez, são concretizados em Processos. Os novos Fundamentos junto com o novo diagrama substituem os antigos Critérios de Excelência tornando mais concreto o caminho para sua internalização.
No dia 18/10/2016 entrou em vigor a 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), principal publicação da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), um dos principais centros de referência para melhoria da produtividade das organizações e da competitividade no Brasil.
Fonte:
http://grupogiovanoni.com/modelo_de_excelencia_da_gestao_meg.pdf
https://www.arcanjoconsultores.com.br/single-post/2016/11/30/Os-8-Fundamentos-do-novo-Modelo-de-Excel%C3%AAncia-da-Gest%C3%A3o%C2%AE-MEG
-
Atualmente são 8 Fundamentos de Excelência segundo o novo MEG (Modelo de Excelência em Gestão), publicado em 2016 em sua 21ª edição:
MNEMÔNICO: PLACA DOG (mudei um pouquinho a ordem para facilitar a memorização)
1. Pensamento sistêmico;
3. Liderança transformadora;
2. Aprendizado organizacional e inovação;
4. Compromisso com as partes interessadas;
5. Adaptabilidade;
6. Desenvolvimento sustentável;
7. Orientação por processos;
8. Geração de valor.
-
FNQ:
· Q795085: o modelo da FNQ contempla adaptação para a gestão pública, com conteúdos específicos para cada critério.
· Q852873: são apresentados fundamentos e critérios de excelência, divididos em subitens, aos quais são atribuídas pontuações que permitem identificar o grau de excelência da organização, inclusive, mas não necessariamente, para atribuição de premiação.
Questão parecida: Q782850.
· Q885978: alicerçado no binômio - Princípios constitucionais da Administração pública e fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea.
Questão parecida: Q356774
-
O gabarito é tipo a gente medindo o desempenho a cada prova, sacou!?
:)
-
Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são:
PLACA DOG ou
O LÍDER O-L-D APRENDE A SE ADAPTAR PENSANDO COMO OS OUTROS
-