SóProvas



Prova PR-4 UFRJ - 2014 - UFRJ - Bibliotecário - Documentarista


ID
1447168
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto adiante é um trecho de entrevista de Jean Marc Van der Weid – ex-estudante de Engenharia Química da UFRJ (1966) e presidente da UNE (1969) – que integra publicação da UFRJ. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta a seguir.

    “Em 68, por exemplo, uma parte significativa das lideranças do movimento estudantil vai para a luta armada, para a clandestinidade e sofre as conseqüências dessa opção, por que as relações de forças eram extremamente negativas, e há um massacre. A esquerda simplesmente deixa de existir como força organizada por um período significativo, eu diria até, 76, 77. No fnal de 78, a esquerda está reduzida a quase nada, com ações muito fragmentadas aqui e ali. Então uma parte dessa vanguarda do movimento estudantil some nesse momento. Outros foram encontrando outros caminhos (...)”.

Quanto à tipologia textual, podemos afirmar que no trecho predominam as características do texto:

Alternativas
Comentários
  • O entrevistado narrou um período histórico. Inclusive situou no tempo. Sua estória se desenrolou de 1968 até 1978.

     

     

    Prof. Leo explica o texto narrativo:

     

    https://www.youtube.com/watch?v=HF9P718-F7o

  • Gabarito A


ID
1447171
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O fragmento adiante é uma adaptação do texto “Da Vaia em Castelo ao Massacre da Praia Vermelha”, do pesquisador José Arthur Poerner, publicado em Invasão da FNM 40 anos (2006), parte da Série Memorabilia, editada pela Superintendência de Comunicação da UFRJ. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta a seguir.

    Enquanto a União Metropolitana de Estudantes (UME) preparava um plebiscito nacional sobre a Lei Suplicy de Lacerda, que interveio na livre organização estudantil; “Castelo Branco1 recebia uma estrondosa vaia, na presença do corpo (1) diplomático, na aula inaugural da Universidade do Brasil, em março de 1965, na Escola Nacional de Arquitetura, na Ilha do Fundão. Cinco dos estudantes que vaiaram o chefe do governo foram presos pela Polícia do (2) Exército (...) O Conselho Universitário aprovou (...) a suspensão de 30 dias, recomendada para os estudantes pela comissão especial incumbida de apurar as origens da vaia a Castelo Branco.”

1 O general Humberto de Alencar Castelo Branco foi o primeiro ditador empossado na Presidência da República em consequência do golpe civil-militar que, em 1° de abril de 1964, depôs o presidente constitucional João Goulart.

Quanto às palavras (1) e (2) sublinhadas no texto podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito , pois, a palavra DIPLOMÁTICO NÃO É ÓXITONA , MAS SIM proparóxitona sendo todas acentuadas . Gabarito correto letra A

     

    FOCO E FÉ

  • Ao meu ver as duas palavra são proparoxítonas. DI-PLO-MÁ-TICO e E-XÉR-CI-TO

    PORTANTO GABARITO ERRADO

  • UQQQUQ É O QUE GABA ERRADINHO (X) paroxítona NUNKSERÁAA

    E-XÉR-CI-TO É PROPAROXÍTONA 

     

  • Não sei o que as pessoas estão discutindo nesta questão. Deve ser ironia, só pode! Gab C! Abraço! 

  • Que fórum maluco esse kkkkkkkkkkk 

    Letra C: estão corretamente acentuadas, uma vez que ambas são proparoxítonas.

    E-xér-ci-to

    Di-plo-má-ti-co

  • Ratificando o comentário da Heid Hertz, GABARITO: C.

    Sem dúvidas.   

  • Questão moleza!

     

     

  • QUEM FALA Q É FÁCIL É O PRIMEIRO A SE FODER NA PROVA POR ARROGÂNCIA, MAIS HUMILDADE GALERA!

  • ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

     

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

     

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...


    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.


ID
1447180
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto adiante relaciona trechos de matéria publicada em 14 de abril de 2014 no Portal Brasil, página eletrônica de comunicação do governo federal, e apresenta diversos defeitos e incorreções. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta. 

    “Nove a cada dez jovens acreditam que é possível mudar o mundo”

    “Segundo o Censo 2010, último censo do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), os jovens ocupam, hoje, um quarto da população do País. (...) Um levantamento feito entre abril e maio de 2013, pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) da Secretaria Geral da Presidência da República, para analisar o perfil dos jovens brasileiros, detalha um pouco mais essa porcentagem. (...).

    Entre os assuntos que os jovens consideram mais importantes para serem discutidos pela sociedade estão a desigualdade social e pobreza, para 40%, e drogas e violência, para 38% dos jovens que participaram da pesquisa da Secretaria Nacional da Juventude. Em seguida vêm política (33%), cidadania e direitos humanos (32%), educação e futuro profissional (25%), racismo (25%) e meio-ambiente e desenvolvimento sustentável (24%). E por fim, o que os jovens avaliam como mais positivo no Brasil é, em primeiro lugar, a possibilidade de estudar (63%) e em segundo lugar, a liberdade de expressão. Apenas 4% dos jovens declaram que não há nada de positivo no País.

    Podendo aí se subentender uma característica de sonhador e batalhador do jovem brasileiro, (1) o estudo da SNJ mostra também que é muito clara para eles a percepção sobre a capacidade da juventude de mudar o mundo. Cerca de nove em cada dez dos entrevistados responderam que os jovens podem mudar o mundo, sendo que para 7, eles podem mudá-lo e muito.”

Fonte: Portal Brasil, com informações do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística, da Secretaria Nacional da Juventude e do Ministério do Trabalho e Emprego

    Sobre o trecho (1), sublinhado no último parágrafo do texto, marque, dentre as alternativas adiante, aquela que apresenta a redação mais adequada no que se refere aos princípios, mecanismos e estruturas da coesão e coerência textuais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

  • Não entendi a questão.

  • Marquei a alternativa A, não entendi muito bem o erro dela, mas acho que tem relação com Pleonasmo de os jovens e juventude, parece redundância para mim.

    Se alguém puder elucidar melhor.


ID
1447192
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o fragmento do texto a seguir e responda a questão:

    “O morro do Vidigal é um clássico do Rio de Janeiro. A vista dá para Ipanema e a favela é pequena e relativamente segura. Há pousadas com diárias de até 200 reais por dia por pessoa. Nos últimos anos, festas bacanas passaram a atrair um público rico e descolado. Um hotel de luxo está sendo erguido. Aos poucos, casas de um padrão mais alto estão sendo construídas. Artistas plásticos e gringos compraram imóveis ali. Os moradores recebem propostas atraentes e se mudam. Não são propostas milionárias. Apenas o suficiente para se transferirem para um lugar mais longe e um pouco — pouco — melhor. Os novos habitantes, aos poucos, impõem uma nova rotina e uma nova cara.

    O que ocorre com o Vidigal é um processo de “gentrificação”, uma palavra horrenda, anglicismo não dicionarizado que deriva de “gentry” (o que é “de origem nobre”). Foi usada pela primeira vez para definir a mudança na paisagem urbana de San Francisco e de Toronto. E será cada vez mais ouvida.”

Fragmento do texto O que é ‘gentrifcação’ e por que ela está gerando tanto barulho no Brasil
http://www.diariodocentrodomundo.com.br


Ao que tudo indica, o novo fenômeno urbano e sua designação, com o vocábulo gentrificação, vieram para fcar. Quanto à classe gramatical da nova palavra, é correto afirmar que se trata de um:

Alternativas
Comentários
  • curiosidade direto do google...

    Chama-se gentrificação (do inglês gentrification) o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local.

  • Fui por eliminação mesmo, letra D


ID
1447201
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto adiante é uma adaptação de trecho da matéria O samba enredo do direitista maluco, publicado na revista Caros Amigos, em abril de 2014. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta.

1 “Reedição da marcha com Deus, manifiestações racistas e homofóbicas, justiça com
2 as próprias mãos, pedidos de volta da ditadura. A extrema direita volta a mostrar a
3 cara. Quem abre o Facebook ou participa de grupos de discussão na Internet já se
4 deparou com o samba do direitista maluco. Aqueles que (1) têm estômago fraco
5 pulem as (2) próximas linhas até o final deste parágrafo porque (3) contêm
6 exemplos explícitos do que se anda escrevendo por aí: ‘Sociedade quer que os
7 militares voltem a governar o Brasil.’ ‘Governo é cúmplice do terrorismo internacional.
8 Forças Armadas são nossa última esperança.’ (...) ‘Contra a doutrinação gay nas
9 cartilhas e na TV.’ (...).”

Quanto aos termos numerados entre parênteses e sublinhados em destaque no texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A RESPOSTA DA QUESTÃO É A (B)

    1- Todos estão acentuados corretamente, uma vez que a forma (1) têm está fexionada na terceira pessoa do plural, porque concorda com o termo Aqueles (linha 4); CORRETO

    2- palavra (2) próximas é proparoxítona; TODA PROPAROXÍTONA É ACENTUADA

    3- E a forma verbal (3) contêm está fexionada na terceira pessoa do plural, porque concorda com o termo linhas (linha 5).

     

  • fácil.

  • Fexionada??

  • c) todos estão acentuados corretamente, uma vez que a forma (1) têm está flexionada na terceira pessoa do plural, porque concorda com o termo Aqueles (linha 4); a palavra (2) próximas é proparoxítona; e a forma verbal (3) contêm está flexionada na terceira pessoa do plural, porque concorda com o termo linhas (linha 5).

    ele tem -----> ele têm (verbo ter)                              ele vem ---> eles vêm (verbo vir) 

    DERIVADOS DE TER E VIR

    ele obtém ------> eles obtêm                                  ele intervém --------> eles intervêm                 ele contém----------> eles contêm

    VER - CRER - DAR - LER e derivados

    ele crê - eles creem  (não coloca mais acento) 

    ele vê - eles veem   (não coloca mais acento) 

    ele dê - eles deem  (não coloca mais acento) 

    ele lê - eles leem  (não coloca mais acento) 

    Ele revê ---------> Eles reveem (não coloca mais acento) 

  • GABARITO B

    Obs: Atentar para os comentários colocados ERRONEAMENTE!

  • GABARITO B

     

    Tem / Contém  --> usado para concordar com sujeito no SINGULAR.  ex.: A menina tem vários livros de medicina legal. 

    Têm / Contêm  --> usado para concordar com o sujeito no PLURAL.   ex.: As meninas têm vários livros de criminologia.

     

     

    bons estudos

     

     

     

     


ID
1447204
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda a questão:

    “(...)
    – Vai voltar para o Rio?

    Ao ouvir a voz mansa, José Maria enternece-se. (1) Sentia-lhe no timbre a ressonância musical da antiga. (2) Sentou-se de novo; e fechando o rosto com as mãos, caiu no pranto. Achou-se ridículo, pediu desculpas. Duília, compassiva, tomou-lhe a mão, procurou (3) consolá-lo. Um sentimento comum (4) aproximava-os.
    (...)”

Aníbal Machado. Conto Viagem aos seios de Duília.

Quanto à colocação dos pronomes em destaque, numerados e sublinhados, no texto, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • nossa QUE fácil... a pessoa só precisava saber qual é a posição do pronome... 

  • C) estão todos em posição de ênclise. (PRONOME COLOCADO APÓS O VERBO) 

  • fácil... mas a prova é um lixo.

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Próclise (antes do verbo): A pessoa não se feriu.

    Ênclise (depois do verbo): A pessoa feriu-se.

    Mesóclise (no meio do verbo): A pessoa ferir-se-á.


     

    Próclise é a colocação do pronome oblíquo átono antes do verbo (PRO = antes)

    Palavras que atraem o pronome (obrigam próclise):

    -Palavras de sentido negativo: Você NEM se preocupou.

    -Advérbios: AQUI se lava roupa.

    -Pronomes indefinidos: ALGUÉM me telefonou.

    -Pronomes interrogativos: QUE me falta acontecer?

    -Pronomes relativos: A pessoa QUE te falou isso.

    -Pronomes demonstrativos neutros: ISSO o comoveu demais.

    -Conjunções subordinativas: Chamava pelos nomes, CONFORME se lembrava.

     

    **NÃO SE INICIA FRASE COM PRÓCLISE!!!  “Me dê uma carona” = tá errado!!!

     

    Mesóclise, embora não seja muito usual, somente ocorre com os verbos conjugados no futuro do presente e do pretérito. É a colocação do pronome oblíquo átono no "meio" da palavra. (MESO = meio)

     Comemorar-se-ia o aniversário se todos estivessem presentes.

    Planejar-se-ão todos os gastos referentes a este ano. 


    Ênclise tem incidência nos seguintes casos: 

    - Em frase iniciada por verbo, desde que não esteja no futuro:

    Vou dizer-lhe que estou muito feliz.

    Pretendeu-se desvendar todo aquele mistério. 

    - Nas orações reduzidas de infinitivo:

    Convém contar-lhe tudo sobre o acontecido. 

    - Nas orações reduzidas de gerúndio:

    O diretor apareceu avisando-lhe sobre o início das avaliações. 

    - Nas frases imperativas afirmativas:

    Senhor, atenda-me, por favor!

    FONTE: QC


ID
1447207
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é reprodução de chamada de notícia publicada no portal eletrônico da universidade:

    “UFRJ forma primeira turma de graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional.
    No último dia 10/4, a UFRJ formou a primeira turma de Defesa e Gestão Estratégica Internacional. O curso tem uma formação abrangente e forma profissionais que formulam e analisam politicas públicas na área de defesa.”

Fonte: Portal da UFRJ


Dentre as alternativas adiante, marque aquela que corrige o texto e o torna coeso.

Alternativas
Comentários
  • Editado...

    GABARITO D

     

    realmente um detalhe um detalhe muda toda a questão... políticas 

     

     

  • A resolução da questão consiste em reescrever o trecho para que seja retirada a ambiguidade da palavra "formar" repetida várias vezes.
    “UFRJ forma primeira turma de graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional" ----------> A UFRJ criou (formou) a primeira turma do curso ou a UFRJ graduou (formou) uma turma pela primeira vez?


    A letra D é a unica que não deixa duvidas quanto ao sentido, pois utiliza a expressão " o novo curso" , o que deixa implicito que o sentido atribuido a "UFRJ formou a primeira turma" é o sentido de primeira turma a ser criada.
    GABARITO - LETRA D 

  • O que me fez eliminar as outras alternativas, e acertar a questão, foi o fato de que apenas na letra D a palavra "políticas" está acentuada. Lembrando que o enunciado pede para marcar a opção que corrige o texto e o deixa coeso.

  • Outra observação é que não se isola preposições com vírgulas  "  , com formação abrangente,"

  • Gongou a bolsista de comunicação!


ID
1447210
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é um fragmento do conto Passeio noturno – parte II, de Rubem Fonseca. Depois de lê-lo com atenção, responda à questão proposta.

    “Eu ia para casa quando um carro encostou no meu, buzinando insistentemente. Uma mulher dirigia, abaixei os vidros do carro para entender o que ela dizia. Uma lufada de ar quente entrou com o som da voz dela: Não está mais conhecendo os outros?

    Eu nunca tinha visto aquela mulher. Sorri polidamente. Outros carros buzinaram atrás dos nossos. A Avenida Atlântica, às sete horas da noite, é muito movimentada. (...)."

Marque a alternativa que justifica corretamente a grafia das palavras sublinhadas, destacadas no texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • não entendi a questão.

  • O Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra, Atlântida, 1947, p. 73) indica que «só se admitem dois casos de consoantes dobradas: rr e ss, empregados em posição intervocálica e representativos, nesta posição, do mesmo valor que têm, respetivamente, o r e o s iniciais».


ID
1447213
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é a reprodução de chamada para leitura do artigo Tecnociência e Capital, de Ari Zenha (2014). Depois de lê-lo, atentamente, responda à questão proposta.

    “O desenvolvimento da tecnociência, de fato, mantida dentro da lógica estrutural do capital, acarreta, devido à sua perversidade e destrutividade, (...) uma perspectiva extremamente perturbadora e também desintegradora para a humanidade."

Quanto ao correto emprego do sinal indicativo da crase no termo sublinhado em destaque no texto, é certo afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Crase facultativa diante de pronome possessivo feminino: minha, tua, sua, nossa, vossa.

  • Resposta letra C ☆ CRASE FACULTATIVA:

    ● Depois da preposição ATÉ : Fui até a casa. / Fui até à casa.

    ● Antes de pronome possessivo feminino no singular: MINHA TUA VOSSA NOSSA. Respondi a sua irmã. / Respondi à sua irmã. 

    ● Antes de nome próprio feminino : Entreguei a carta a Joana. / Entreguei a carta à Joana.

    ● *Pronomes de tratamento: Senhora, Senhorita, Madame, Dona.  Refiro-mo a dona Maria. / Refiro-mo à dona Maria. 

    ☆ CRASE PROIBIDA :

    ● Antes de palavras masculinas . Pinto a óleo. 

    ●Palavras no plural sem artigo. Volto daqui a três dias.

    ●Diante de verbo. Estou disposta a passar.

    ●Entre palavras repetidas. Estava cara a cara.

    ●Antes de artigo feminino indefinido Referia-me a uma valsa.

    ● Antes de pronome : Pessoais, demonstrativos, indefinidos, tratamento e relativos.

    Dirigi-me a ela. Refiro-mo a esta carta.  Refiro-me a certa valsa. Falei a Vossa Santidade.  Conheço a moça cuja mãe faleceu.

     

  • A alternativa está incompleta, o certo é PRONOME POSSESSIVO NO SINGULAR.

     

    REGRAS DA CRASE FACULTATIVA

     

    1. Depois da palavra "até" 

    2. Antes da palavra "Dona" 

    3. Antes de pronome possessivo feminino no singular

    4. Antes de substantivos femininos

  • c

    Crase antes de pronome feminino possessivo ou artigo definido é facultativo. QUanto à d, crase nas locuções femininas adverbiais existe, mas não é o caso. è quando ocorrem expressões do tipo "saiu às pressas". 

  • Letra C

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

     


ID
1447216
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Os TEXTOS I e II são, respectivamente, fragmentos dos contos A caolha, de Júlia Lopes de Almeida e Bar, de Ivan Ângelo. Depois de lê-los, responda à questão.

    TEXTO I
    “A caolha era uma mulher magra, alta, macilenta, peito fundo, busto arqueado, braços compridos, delgados, largos nos cotovelos, grossos nos pulsos; mãos grandes, ossudas, estragadas pelo reumatismo e pelo trabalho; unhas grossas, chatas e cinzentas, cabelo crespo, de uma cor indecisa entre o branco sujo e o louro grisalho, desse cabelo cujo contato parece deve ser áspero e espinhento; boca descaída, numa expressão de desprezo, pescoço longo, engelhado, como o pescoço dos urubus; dentes falhos e cariados. (...).”

    TEXTO II
    “A moça chegou com sapatinho baixo, saia curta, cabelos lisos castanhos arrumados em rabo-de-cavalo, sorriu dentes branquinhos muito pequenos, como de primeira dentição, e falou o senhor me deixa telefonar? de maneira inescapável. (...).”

Quanto à tipologia textual e à classe de palavras, relativamente aos TEXTOS I e II, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • c)no TEXTO I predomina a argumentação ??? Pode até ter uma argumentação, mas agora o predomínio dela é demais. Alguém poderia me explicar

  • Alternativa correta é a B, não há o que se falar em narração.

  • Descrição : Relatar algo ou alguma coisa com suas características. Expor com detalhes um objeto, uma pessoa .... GABARITO : B


ID
1447219
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O silêncio da tarde invariável. O intransponível muro entre o menino e tudo que não é o menino. A cidade, as casas, os quintais, a densa copa da mangueira de folhas avermelhadas. O (1) inatingível (2) céu azul.
Em cima do muro, indiferente aos cacos de vidro, um gato – outro gato, o sempre gato – transportava para a casa vizinha o (3) tédio de um mundo impenetrável. O vento quente que desgrenhou o mormaço trouxe de longe, de outros quintais, o vitorioso canto de um galo.”

Marque a alternativa que justifica corretamente a acentuação das palavras em destaque no texto. Acentuam-se graficamente:

Alternativas
Comentários
  • D...

    Proparoxítonas

    Sílaba tônica: antepenúltima

    As proparoxítonas são todas acentuadas graficamente. Exemplos:

      trágico, patico, árvore

    Paroxítonas

    Sílaba tônica: penúltima

    Acentuam-se as paroxítonas terminadas em:

    l cil
    n len
    r caver
    ps ceps
    x rax
    us rus
    i, is ri, pis
    om, ons iândom, íons
    um, uns álbum, álbuns
    ã(s), ão(s) órfã, órfãs, órfão, órfãos
    ditongo oral (seguido ou não de s) quei,neis

    Observações:

    1) As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não (hifens, jovens).

    2) Não são acentuados os prefixos terminados em "i "e "r" (semi, super).

    3)  Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), io(s).

    Exemplos:

      várzea,mágoa,óleo, régua, férias, tênue,cárie,ingênuo,início

    Oxítonas

    Sílaba tônica: última

    Acentuam-se as oxítonas terminadas em:


    a(s): sofá, sofás e(s): jacaré, vocês o(s): paletó, avós em, ens: ninguém, armazéns

  • MACETE:  ACENTUAM-SE TODAS AS PARAOXITONAS TERMINADAS EM" PSIU RÃ NUM LIXÃO".

  •  (1) inatingível (2) céu  (3) tédio 

     (1) inatingíveL- PAROX. TERMINADA EM L (regra geral de paroxítonas) 

    ACENTUAM-SE AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM : USEI UM LIRÃO XNPS - US- EI (ditongo) UM- L-I-R- Ã- ÃO - X- N - PS 

    (2) céu - OXÍTONA terminada em DITONGO ABERTO (regra especial) OI, EU , EI - a regra especial só será adotada caso as gerais não sejam possíveis. 

    (3) tédio - paroxítona terminada em ditongo crescente. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • GABARITO: LETRA D

    COMPLEMENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s)*, bongô(s), vintém(éns)...

    Regra de Acentuação para Paroxítonas

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam, enxáguem;

    fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas

    Todas são acentuadas.Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.


ID
1447225
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O texto adiante é integrado de partes do artigo de Maurício Dias, publicado em 26 de abril de 2014, no Portal da revista Carta Capital.

    “A difamação da política afeta o eleitor

    As pesquisas mostram que, fosse hoje o pleito, 62% dos eleitores não votariam em ninguém

    (...) não há até agora e, talvez nem haja até o dia da eleição, novidade maior do que o refuxo de eleitores apontado nas pesquisas eleitorais recentes. A soma dos porcentuais de votos brancos e nulos, de rejeição e daqueles que não quiseram ou não souberam responder, está próxima dos 40%. É um porcentual inédito e expressa, aproximadamente, quase 50 milhões de um total de 140 milhões de eleitores brasileiros.

    Há dados conjunturais diversos dando vida a esse problema. Alguns são antigos e outros, mais modernos, como é o caso da demonização dos políticos.

    (...) O ataque aos políticos, resumidamente, tem sido sempre, até agora, uma tentativa de desestabilizar a base governista. É preciso dizer com franqueza, porém, que os políticos contribuem para tanto. (...) O descrédito facilitou a ingerência de uma questão chamada judicialização da política, que, por sinal, perturba o processo democrático ao longo do mundo.(...)”

Dos dispositivos da Lei Federal n° 8.112, de 1990, relacionados nas alternativas adiante, assinale aquele que, ao contrário do quadro apresentado no texto, indica uma valorização da participação política.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Todas as assertivas estão corretas se relacionarmos ao conceito previsto em dispositivo de lei.

    Mas, o item que melhor valoriza a participação política refere-se ao: 

    Gozo dos direitos políticos significa dentre outros:


    *Estar habilitado a alistar-se eleitoralmente;


    *Participar do sufrágio universal (referendos, plebiscitos, iniciativa popular);


    *Votar em eleições...



    Bons estudos!

  •  Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:


     I - a nacionalidade brasileira;


     II - o gozo dos direitos políticos;


     III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;


     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;


     V - a idade mínima de dezoito anos;


     VI - aptidão física e mental.


ID
1447234
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    A partir da leitura do poema Pneumotórax, de Manuel Bandeira, responda à questão:

“Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:
- Diga trinta e três.
- Trinta e três... trinta e três... trinta e três...
- Respire.

- O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado. - Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax? - Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.”

Marque a alternativa correta quanto aos requisitos para a posse em cargo público.

Alternativas
Comentários

  • Art. 14. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.[trecho transcrito na alternativa "A" - Já podemos eliminar as alternativas "B", "D" e "E"  ] *OBS: A lei exige, apenas, uma inspeção médica oficial - ou seja, é válida, por exemplo, inspeção médica feita por médico do corpo de médicos do setor público). 

    Parágrafo único. Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo. [Alternativa "B" complementa "podendo, se necessário, ser submetido a tratamento médico oficial em concomitância com o estágio probatório." tornando, com isso, uma alternativa incorreta].


    8.112/90

    Alguns pontos importantes sobre a posse:

    Posse é o ato (bilateral) pelo qual se dá a investidura, do nomeado, no cargo. Tornando-se, a partir de então, servidor público.

    Art. 13:

    §4º Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    §5º No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. (Lei 8.429/92 estabelece que a declaração deve ser apresentada anualmente e no dia que cessar o serviço público)

    § 6o Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo. (*eventualmente as bancas fazem pegadinha, informando que há exoneração... lembre-se que EXONERAÇÃO é modalidade de VACÂNCIA  do cargo e só ocorrerá para servidores, que possuam vínculo com a Administração).



  • Que viagem! Rs...

  • Gabarito: A

    Certos textos só fazem o candidato perder tempo!

  • Nada haver esse texto, não precisa correlacionar o cargo que no caso é de fisioterapeuta com um enunciado falando de saúde para o candidato perder tempo, até mesmo porque o assunto é pelo  cargo de servidor publico federal que a pessoa esta buscando e não o de fisioterapeuta, é melhor a banca não colocar nada, do que botar para atrapalhar.

  • Que bobagem.

  • Art. 14.  A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

     

            Parágrafo único.  Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo.

  • gente eles fazem isso para o candidato perder tempo mesmo! o candidato tem que ser esperto e ler logo o que a questão pede...para aí ver se tem necessidade de ler o texto ou não.


ID
1447237
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Depois da leitura do texto adiante, responda à questão:

    “A CRISE NAS RUAS DA EUROPA

    Classe média vira o 'novo pobre' europeu, sem casa, sem emprego e morando na rua.

    A crise econômica alterou as ruas de Paris. Em frente ao famoso Museu do Louvre, todas as semanas, passam numerosas marchas de protesto contra as medidas conservadoras do governo francês e os cortes sociais. Na bela e imponente avenida Champs Elysees, império da moda, grandes marcas como Louis Vuitton, Chanel, Dior, Giorgio Armani, entre outras, agora dividem o cenário com mendigos e sem-teto. (...)"

                                                                         Fania Rodrigues. Revista Caros Amigos, abril de 2014.

Assinale a alternativa correta relativamente à seguridade social do servidor. Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor NÃO compreendem, quanto ao servidor:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112

    Art. 185. Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

    I - quanto ao servidor:

    a) aposentadoria;

    b) auxílio-natalidade;

    c) salário-família;

    d) licença para tratamento de saúde;

    e) licença à gestante, à adotante e licença-paternidade;

    f) licença por acidente em serviço;

    g) assistência à saúde;

    h) garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias;

  • Gabarito: B. Auxílio-moradia é indenização. Art. 51, IV Lei 8.112

  • Auxílio moradia e seguridade social. "Tuuuuudo haver".

  • O que esse texto tem a haver com a pergunta ? 

  • O texto já estava dando a dica da resposta : "...agora dividem o cenário com mendigos e sem-teto. " 

  • Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

     

            I - ajuda de custo;

            II - diárias;

            III - transporte.

     

            IV - auxílio-moradia.                        (Incluído pela Lei nº 11.355, de 2006)

     

    o texto fala sobre seguridade social = moradia

  • trata-se de indenização


ID
1447240
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    Os versos adiante são da belíssima obra Pedro Pedreiro, do autor e compositor Chico Buarque de Holanda, aqui citada apenas para nos ajudar a pensar sobre a universal e sensível questão da remuneração do trabalho. Depois de sua leitura, responda à questão:

“Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro fica assim pensando

Assim pensando o tempo passa e a gente vai ficando prá trás
Esperando, esperando, esperando
Esperando o sol, esperando o trem
Esperando aumento desde o ano passado para o mês que vem.
(...)”

Sobre vencimento, remuneração, vantagens, seus valores, conforme estabelecido na Lei Federal n° 8.112, de 1990, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. 

    Art. 41. remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

  • Função do poema... Quem sabe?! rsrsrsr Haja paciência... 

    Foco e fé!!!

  •         Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

     

      Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

            § 1o  A remuneração do servidor investido em função ou cargo em comissão será paga na forma prevista no art. 62.

  • Nem precisei ler a letra do Chico Buarque pra responder a questão.

  • PR-4 UFRJ sempre inventando... 


ID
1447243
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    O texto a seguir é fragmento do estudo “Os olhos do regime militar brasileiro nos campi. As assessorias de segurança e informações das universidades", do pesquisador Rodrigo Patto Sá Motta. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta.

    “Devido à prática de disseminação de documentos entre as agências da comunidade de informações, os Arquivos das AESI1 da UFMG2 e UnB3 contêm também documentos produzidos por outras AESIs universitárias, bem como volume considerável de material proveniente da Divisão de Segurança e Informações do Ministério da Educação e Cultura (DSI/MEC), órgão supervisor de todas as AESI universitárias e, por sua vez, subordinado ao Serviço Nacional de Informações. (...) O desaparecimento da documentação produzida por essas Assessorias – na verdade, em muitos casos houve destruição proposital – está longe de ser acontecimento fortuito. (...)"

                                                                                  1 Assessoria Especial de Segurança e Informação.
                                                                                                 2 Universidade Federal de Minas Gerais.
                                                                                                                       3 Universidade de Brasília.

Nos termos da Lei Federal n° 8.112, de 1990, “retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição":

Alternativas
Comentários
  • Art. 117. Ao servidor é proibido: II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;


    Resposta: A

  • É proibido ao servidor retirar, sem prévia anuencia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição e também é uma falta punível com advertência, que se prescreve em 180 dias.

     

  •   Art. 117.  Ao servidor é proibido:                       (Vide Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

     

            I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

            II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

            III - recusar fé a documentos públicos;

            IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

            V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

            VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

            VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

            VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

           IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

  • Quase fui de B, uffa!!! Por mais que a gente já tenha lido isso mil vezes, bate uma insegurança!

  • E é crime, aliás


ID
2551486
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O padrão para identificação e certificação digital de documentos em redes como a Internet protegidos por direitos autorais é representado pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • ISSN, Internacional Standard Serial Number é utilizado, internacionalmente, para documentos com publicações periódicas, como revistas, jornais, anais de eventos e periódicos científicos.

    ISBN, Internacional Standard Book Number, é um sistema responsável pela identificação do autor, país, editora e número de edição. O ISBN passou a ter 13 dígitos, pois foi adotado o prefixo 978.

    O DOI, “Identificador de Objeto Digital” é um padrão de letras e números, que serve para a identificação de documentos na internet. Livros, periódicos, artigos e imagens recebem uma espécie de “código” exclusivo. O DOI, facilita a busca e a autenticidade dos conteúdos disponibilizados na forma online.

    O International Standard Music Number (ISMN) é o número internacional normalizado que identifica cada editor musical e cada publicação desse editor.

    ISAN ( I nternational S tandard A udiovisual N umber) é um sistema de numeração voluntária e um esquema de metadados para a identificação única e persistente de qualquer obra audiovisual e versões , incluindo filmes, shorts, documentários, programas de televisão, eventos esportivos, publicidade, etc.


ID
2551489
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Exemplo de portal que integra conteúdos específicos de repositórios de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, em texto integral e que utiliza como tecnologia a Iniciativa de Arquivos Abertos:

Alternativas
Comentários
  • Dica: "conteúdos específicos das IES (Instituições de Ensino Superior) trata-se de teses, dissertações e artigos publicados pelas mesmas. Estará em um portal ou site concentrado somente para este fim. Por tanto, exclui os portais mais gerais com amplo acervo, como a biblioteca nacional digital e o portal domínio público.

  • A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) segue os preceitos da Iniciativa de Arquivos Abertos (OAI), adotando assim, o modelo baseado em padrões de interoperabilidade. 

    A BDTD é uma rede distribuída de sistemas de informação que gerenciam teses e dissertações, com texto completo, com a existência de dois atores principais:

    Assim, as instituições de ensino e pesquisa atuam como provedoras de dados e o IBICT opera como agregador: coleta os metadados das teses e dissertações dos provedores (instituições), fornece serviços de informação sobre esses metadados e os expõem para coleta para outros provedores de serviços.

    Fonte: http://bdtd.ibict.br/vufind/Content/howWork

    Gab. E


ID
2551492
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“A aventura bibliográfica iniciada na Bélgica no final do século XIX, pode muito bem ser considerada, em retrospecto, um importante aspecto histórico do desenvolvimento da Ciência da Informação nos Estados Unidos e em outros lugares na metade do século XX.” A afirmativa de Boyd Rayward alude à gênese da Ciência da Informação sob a influência dos fundamentos da:

Alternativas
Comentários
  • b - documentação

     

  • Gabarito B (aventura bibliográfica iniciada na Bélgica = busca por formas/regras/normas de controlar e organizar a produção e a gestão da informação em todo mundo)

     

                                 LIVRO - Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Mariza Russo)

    A partir do crescimento incalculável da informação, causado pela revolução industrial, declarada em toda a Europa e nos USA, no final do séc. XIX, várias tentativas foram efetuadas para realizar um controle bibliográfico universal.

     

    A iniciativa mais importante coube a dois advogados belgas (Paul Otlet e Henri La Fontaine) que se preocupavam em poder levar ao conhecimento de todos os cientistas, e de outros interessados, a literatura científica, assim como todos os produtos do conhecimento gerado no mundo.

     

    Otlet e La Fontaine planejaram criar uma BIBLIOTECA UNIVERSAL (futuramente chamada de IIB), a qual não reuniria acervos, mas sim referências de como encontrar produtos de interesse, utilizando para isso as técnicas fundamentais da Biblioteconomia (criada em 1985);

     

    Um dos primeiros objetivos do IIB era o de desenvolver um sistema de classificação único, a ser adotado na indexação dos documentos. Com isso, surgiu o CDU, cuja primeira edição foi publicada em 1905. Esta classificação oferecia a possibilidade de tratar diferentes tipos de documentos, além dos livros e de outros produtos impressos.

     

    Um dos MARCOS dos nascimento da CI no mundo:

    “Tratado de Documentação” é um dos primeiros textos da ciência da informação (CI), publicado por Paul Otlet (1868-1944) em 1934, sendo que este pode ser considerado uma das obras básicas da Ciência da Informação, por sua abrangência e pertinência, sendo está obra a primeira sistemática e moderna discussão dos problemas gerais da organização da informação, assim como, também criou o conceito moderno de documento;

     

    MARCO dos nascimento da ARQUIVOLOGIA no mundo:

    Manual dos Holandeses (1898) – foi o primeiro instrumento de normas arquivísticas que PREGAVA que não seria o assunto do documento que definiria o lugar deste no arquivo (=analise individualizada e isolada dos documentos), mas sim, asuadestinação (=função/proveniência/organicidade) que deveria determinar o lugar que lhe cabe ocupar no arquivo, ou seja, primórdios da classificação (=primeira ruptura na área, marcando o nascimento da arquivologia como ciência);


ID
2551495
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a descrição dos níveis de coleção estabelecidos pela ALA e detalhados em português por Figueiredo (1998), aquele que se refere a “uma coleção altamente seletiva para introduzir e definir um assunto e indicar as variedades de informações disponíveis em outro lugar” é:

Alternativas
Comentários
  • - nível de completeza – uma coleção na qual a biblioteca se empenha, tanto quanto possível, em incluir todos os trabalhos significativos de conhecimento registrado (publicações, manuscritos e outros formatos) em todas as línguas aplicáveis, para um campo necessariamente definido e limitado.

     

    - nível de pesquisa – uma coleção que inclui as melhores fontes de materiais requeridos para dissertações e pesquisas independentes, incluindo materiais contendo relatórios de pesquisa, novas descobertas, resultados de experimentos científicos e qualquer outra informação útil a pesquisadores. Pode também incluir obras de referência importantes e uma ampla seção de monografias especializadas, como também uma extensa coleção de periódicos e os melhores serviços de indexação e resumos na área.

     

    - nível de estudo – uma coleção adequada para apoiar trabalho de curso de graduação e pós-graduação, ou estudo individual; isto é, adequada para manter o conhecimento de um assunto requerido para propósitos limitados ou generalizados, ou menos do que a coleção de pesquisa. Inclui uma ampla gama de monografias básicas, coleções completas de trabalhos dos autores mais importantes, seleções de trabalhos de autores secundários, uma seleção dos periódicos representativos, os instrumentos de referência e o aparato bibliográfico fundamental pertencente ao assunto.

     

    - nível básico – uma coleção altamente seletiva que serve para introduzir e definir o assunto e indicar as variedades de informações disponíveis em outro lugar. Inclui os melhores dicionários e enciclopédias, seleção de edições de trabalhos importantes, levantamentos históricos, importantes bibliografias e uns poucos periódicos mais importantes na área.

     

    - nível mínimo – uma área de assunto que é fora do escopo para as coleções da biblioteca e para a qual poucas seleções são feitas além dos instrumentos de referência básico.

     

  • Nível de estudo: voltado para apoiar o ensino da graduação e pós-graduação

    Nível básico: coleção altamente seletiva p/introduzir ou definir um assunto e indicar as variedades de informações disponíveis em outro lugar

    Nível de pesquisa: materiais que apoiam a pesquisa (descobertas recentes, relatos, experimentações)

    No exemplo da WEITZEL o nível de Estudo tem Bibliográfica básica e complementar e o de Pesquisa tem Periódicos. Pelo raciocínio, o básico teria obras de referência e afins (eu particularmente me confundo mais com Níveis de Estudo e Básico)

    WEITZEL, 2013, p. 83

    Gab: D

  • Gab. D


ID
2551498
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Souto (2010), “em uma visão atualizada, o processo que a partir do perfil individual ou de grupo, identificado explícita ou implicitamente, encaminha, exibe e/ou disponibiliza, aos usuários, um pacote informacional, resultante de seleção – realizada por meio de ação humana, de um sistema automatizado ou da combinação de ambos – a partir da comparação dos perfis dos usuários com os recursos informacionais disponíveis”, é chamado de:

Alternativas

ID
2551501
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O gestor de uma unidade de informação que faz parte de um sistema de bibliotecas de uma Universidade, ao planejar o desenvolvimento de coleções nessa unidade, deve priorizar as etapas de:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Wietzel (2013, p.24):

    Pública - Estudo de comunidade, avaliação e desbastamento

    Infantil - Seleção e desbastamento

    Escolar - Seleção e desbastamento

    Universitária - Avaliação e desbastamento

    Especializada - Seleção, aquisição e desbastamento


ID
2551504
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto ao documento de política de seleção em bibliotecas, avalie as seguintes afirmações:


I. É o instrumento de trabalho do bibliotecário destinado a dar suporte às decisões de seleção.

II. Justifica-se por seu caráter administrativo, de relações públicas e político.

III. Deve conter em linhas gerais a identificação dos responsáveis pela seleção de materiais; os critérios usados no processo; os instrumentos que auxiliam o processo e as políticas específicas.


É possível constatar que:

Alternativas

ID
2551507
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São atividades específicas da etapa aquisição no processo de Desenvolvimento de Coleções em bibliotecas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • confecção da lista de desiderata faz parte da seleção.

  • A seleção, entendida como uma etapa do processo de Vergueiro (2010), pode ser resumida em: - Processo de seleção: está relacionado com as etapas da seleção, inclui o trabalho da comissão de seleção que toma decisões sobre quais itens devem ser incorporados e elabora a lista desiderata, isto é, a lista de itens aprovados para serem incorporados segundo critrerios estabelecidos em uma política.

    https://www.scielo.br/pdf/tinf/v24n3/a03v24n3.pdf


ID
2551510
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) tem como principal missão promover a formulação de políticas públicas em áreas de interesse, para incentivar a cooperação, o compartilhamento de serviços e produtos, a realização de projetos e pesquisas, a elaboração e editoração de documentos técnico-científicos, a organização de eventos, visando à consolidação da educação continuada e à representação das Bibliotecas Universitárias junto a órgãos governamentais e à comunidade científica brasileira. A CBBU é vinculada:

Alternativas
Comentários
  • A Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), foi criada a partir de recomendação efetuada em 15 de janeiro de 1987, durante a realização do V Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Porto Alegre. De acordo com o artigo 35 do Estatuto da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) é um órgão assessor de sua Diretoria Executiva e tem como finalidade promover o desenvolvimento das bibliotecas universitárias brasileiras. Fonte: http://www.febab.org.br/cbbu/sobre-a-cbbu/


ID
2551513
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e à distância do INEP/MEC apresenta como um dos indicadores de infraestrutura relacionados às bibliotecas:

Alternativas
Comentários
  • CRITÉRIOS DE ANÁLISE - INSTALAÇÕES FÍSICAS - INDICADORES

    1 - Sala de professores e sala de reuniões
    2 - Gabinetes de trabalho para professores
    3 - Salas de aulas
    4 - Acesso dos alunos aos equipamentos de informática
    5 - Registro acadêmicos
    6 - Livros da bibliografia básica (Indicador de destaque)
    7 - Livros da bibliografia complementar
    8 - Periódicos especializados, indexados e correntes
    9 - Laboratórios especializados (indicador de destaque)
    10 - Infraestrutura e serviços dos laboratórios especializados

     


ID
2551516
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para fins de gestão de unidades de informação, Maciel e Mendonça (2006) relacionam as funções biblioteconômicas em três grupos: 1. gerenciais; 2. desenvolvimento e organização de coleções e 3. dinamização de uso de coleções. Enquadra-se no terceiro grupo:

Alternativas
Comentários
  • FUNÇÕES DE FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO DE COLEÇÕES

    -  Desenvolvimento de coleções

    - Planejamento e elaboração de políticas

    - Seleção

    - Aquisição

    - Avaliação de coleção

    - Desbatamento e descarte

    - Procesamento técnico

    - Armazenagem

    FUNÇÕES DE DINAMIZAÇÃO DE COLEÇÕES

    -  Referência

    - Circulação

    - Reprodução

    FUNÇÕES GERENCIAIS

    - Planejamento

    - Organização

    - Direção

    - Controle

    - Funções interpessoais

    - Funções informacionais

    Funções decisórias

  • Dinamizar: tornar enérgico; aumentar a atividade de; incentivo. Ou seja, só pode ser o serviço de referência!


ID
2551519
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Das oito etapas do processo de referência formuladas por Grogan, aquela na qual o usuário formula a questão e a transmite ao bibliotecário é designada:

Alternativas
Comentários
  •  Questão inicial: é a pergunta, é intrapessoal até quando apresenta a questão a outro se torna interpessoal. O usuário formula a questão e a transmite ao bibliotecário, o problema é claramente expresso pelo usuário.  (GORGAN, 2001).

    Gabarito C

  • ETAPAS DO PROCESSO

    USUÁRIO SOZINHO ----------- > 1. PROBLEMA

    |

    | ----------- > 2. NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO

    BIBLIOTECÁRIO E USUÁRIO JUNTOS -----------> 3. QUESTÃO INICIAL

    ---------> 4. QUESTÃO NEGOCIADA

    ---------> 5. ESTRATÉGIA DE BUSCA

    ---------> 6. PROCESSO DE BUSCA

    ---------> 7. RESPOSTA

    ---------> 8. SOLUÇÃO

  • Conforme Grogan (2001, p. 52):

    3 A questão inicial

    Uma das maneiras mais importantes pelas quais os seres humanos adquirem conhecimento é fazendo perguntas, e, se o usuário potencial decide perguntar a alguém, torna-se necessário obviamente dar à pergunta uma forma intelectual mais nítida, descrevê-la com palavras, e formulá-la como uma questão. E aqueles que desejarem procurar por si mesmos talvez precisem formalizar ainda mais o enunciado, decidindo-se quanto às palavras exatas sob as quais farão suas buscas.

    Gab. C

    GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2001.


ID
2551522
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A função organizacional que pode ser definida como um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para o cliente, bem como a administração do relacionamento entre eles de modo que beneficie a organização e o seu público interessado é designada:

Alternativas

ID
2551525
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De maneira geral, o que caracteriza um serviço de descoberta e o diferencia de uma ferramenta de busca federada é:

Alternativas
Comentários
  • Serviços de descoberta

    "Os serviços de descoberta, ou discovery services, são sistemas de coleta de dados realizados por harvesting (colheita). Cada base de dados é pesquisada previamente, os metadados são coletados e reunidos em uma única base, formando um único repositório, que se utiliza de uma interface de busca que apresenta os resultados reunidos (MARANHÃO, 2011).


ID
2551528
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em concordância com a legislação que dispõe sobre a profissão de bibliotecário, Lei 4.084 de 30 de junho de 1962, são atribuições dos Bacharéis em Biblioteconomia: a organização, direção e execução de serviços técnicos de repartições públicas federais, estaduais, municipais, autárquicas e empresas particulares concernentes às matérias apresentadas a seguir, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 4.084/1962

    Art. 6º - São atribuídas aos Bacharéis em Biblioteconomia, a organização, direção e execução dos serviços técnicos de repartições públicas federais, estaduais, municipais e autarquias e empresas particulares concernentes às matérias e atividades seguintes:

    a) o ensino de Biblioteconomia;

    b) a fiscalização de estabelecimentos de ensino de Biblioteconomia reconhecidos, equiparados ou em via de equiparação;

    c) administração e direção de bibliotecas;

    d) a organização e direção dos serviços de documentação;

    e) a execução dos serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros raros e preciosos, mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência.

    Gab. A


ID
2551531
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Reunião Internacional de Especialistas de Catalogação, que teve lugar na Dinamarca, em 1969, foi destaque o trabalho de Michael Gorman que estabeleceu áreas para a descrição bibliográfica. Indique em que ordem essas áreas aparecem na catalogação.

Alternativas
Comentários
  • A ideia de ISBD nasce em 1969 em Copenhague quando o Comitê de Catalogação da IFLA (IFLA Committe on Cataloguing) financiou a RIEC. Nesta conferência foi apresentada por Michael Gorman uma resolução que sugeria a elaboração de uma norma visando a padronização da forma e conteúdo das descrições bibliográficas (SILVA, 2016) e (ESCOLANO RODRIGUEZ; MCGARRY, 2007). 


ID
2551534
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com o advento da internet a partir dos anos 90, o canal de comunicação entre o acervo de uma biblioteca e seus usuários passa a ser o catálogo eletrônico e on line, disponível para consulta pública. Esse catálogo ficou conhecido pela sigla:

Alternativas

ID
2551537
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia

O ponto de acesso principal para a obra: Anais do XX Congresso Brasileiro de Doenças do Tórax – Rio de Janeiro – 2013 é o:

Alternativas

ID
2551540
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação ao uso da Classificação Decimal de Dewey (CDD) em um trabalho, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Após a determinação do assunto, o classificador deve escolher a disciplina ou campo de estudos apropriados da obra em questão. O princípio norteador da CDD é que as obras devem ser classificadas  na disciplina a que se destinam, e não naquela de que derivam.


ID
2551543
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A notação na Classificação Decimal Universal (CDU) apresenta 2 (duas) ordens, a saber: a ordem horizontal e a ordem vertical, que são utilizadas em situações diferentes. Em relação às situações em que utilizam-se essas ordens, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ordem Horizontal ou Interna ou Citação Padrão - utilizada para compôr as notações no momento da classificação.

    Ordem Vertical ou Intercalação ou Arquivamento - utilizada no arquivamento das fichas no catálogo sistemático, na apresentação de bibliografias e arrumação dos livros na estante.

    (SOUZA, 2010, p. 65)


ID
2551546
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à utilização de metadados para a descrição e a caracterização de recursos eletrônicos é correto afirmar que o padrão brasileiro MTD-BR é baseado no padrão:

Alternativas
Comentários
  • "Para normalização das informações, oriundas de diferentes programas e instituições de pós-graduação, criou-se, a partir do Padrão Brasileiro de Metadados, o Padrão Brasileiro de Metadados de Teses e Dissertações, ou MTD-BR, "utilizado para descrever eletronicamente os metadados de teses e dissertações para intercâmbio entre o sistema BDTD e outros sistemas" (ibidem). O sistema BDTD compatibilizou as normas: MTD-BR, Dublin Core e Electronic Thesis and Dissertation Metadata Standard, ou ETD-MS (norma para metadados de teses e dissertações eletrônica)" (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 137)

    Fonte:

    MEY, Eliane; SILVEIRA, Naira. Catalogação no plural. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.


ID
2551549
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A indexação de assuntos implica na preparação de uma representação do conteúdo temático do documento, visando à recuperação de documentos. Sendo assim, são medidas e fatores que influenciam na qualidade do processo de indexação temática:

Alternativas

ID
2551552
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à diferença entre descritor e cabeçalho de assunto, identifique a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Respondi por uma Lógica: Opção D correta

  • Descritor - é das linguagens documentárias PÓS-COORDENAS, eficientes em sistemas automatizados. Os conceitos são combinados na busca e de qualquer maneira dependendo da necessidade do usuário.

    Todos os termos atribuídos possuem peso igual, há maior revocação e baixa precisão.

    Cabeçalhos de assunto- são linguagens PRÉ-COORDENADAS que surgiram antes do tesauro, possui hierarquia imperfeita, possibilita a realização de buscas multidimensionais e não distingue relações hierárquicas da associativas.

    Alternativa D


ID
2551555
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em um sistema de recuperação da informação, a relação entre itens úteis recuperados e o total de itens recuperados é comumente denominada de coeficiente de:

Alternativas
Comentários
  • Coeficiente de precisão - relação entre itens úteis e o total de itens recuperados na busca.

  • A relação entre itens úteis e o total de itens recuperados numa determinada busca é comumente denomada coeficiente de precisão. (LANCASTER, 2004, p. 4)

  • Itens úteis recuperados/ Total de itens recuperados --> Precisão

    Itens úteis recuperados/ Total de itens relevantes existentes na coleção --> Revocação


ID
2551558
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Identifique a alternativa correta para a elaboração de referência relativa a uma tese, segundo a NBR 6023.

Alternativas

ID
2551561
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Identifique a alternativa correta para a elaboração de referência relativa a um artigo de periódico eletrônico, segundo a NBR 6023.

Alternativas

ID
2551564
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O princípio que deve nortear uma rede de catalogação cooperativa é o de que um determinado item seja catalogado:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E. Um dos principais motivos pelos quais se realiza a catalogação cooperativa é para evitar o retrabalho, assim, uma determinada biblioteca não necessita fazer um retrabalho e realizar novamente tal catalogação.


ID
2551567
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

À transformação de dados bibliográficos contidos em uma ficha manual, ou em qualquer outro suporte, em dados legíveis por máquina, por meio da cooperação, dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D. Essa é a definição de conversão retrospectiva.


ID
2551570
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O formato MARC 21 permite o intercâmbio de dados e sua concepção é orientada para a comunicação de registros entre computadores de acordo com as normas Z39.2 da American Information National Standards (AINSI) e ISO 2709, o que garante a sua:

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão, é importante saber o que são a ISO 2709 e a ANSI Z39.2

    ANSI Z39.2 - Information Sciences - Bibliographic Information Interchange (Intercâmbio de informações bibliográficas)

    ISO 2709 - Documentation - Format for Bibliographic Information Interchange on Magnetic Tape (Formato para intercâmbio de informações bibliográficas em fita magnética)

    Assim, como no enunciado, a palavra chave contida no nome das duas normas é "Intercâmbio". E a alternativa que se adequa a isso é a letra b, interoperabilidade, que "diz respeito à capacidade de sistemas diferentes trocarem e utilizarem dados gerados por outros sistemas” (MARCONDES apud LIMA; SANTOS; SANTARÉM SEGUNDO, 2016, p.60).

  • quando se tratar desses protocolos e do formato MARC a palavra comum aos 3 é interoperabilidade de processos entre sistemas com vistas à importa/exportação de registros bibliográficos em diferentes bases de dados.


ID
2551573
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O artigo 5º do Código de Ética Profissional do Bibliotecário dispõe sobre a conduta em relação aos colegas. Identifique a alternativa correta quanto à norma de conduta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

    Art. 5º - O Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

    a) ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão;

    b) evitar críticas e/ou denúncias contra outro profissional, sem dispor de elemento comprobatórios;

    c) respeitar as ideias de seus colegas, os trabalhos e as soluções, jamais usando-os como de sua própria autoria;

    d) evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional;

    e) evitar a aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram referido procedimento;

    f) colaborar com os cursos de formação profissional, orientando e instruindo os futuros profissionais;

    g) tratar com urbanidade e respeito os colegas representantes dos órgãos de classe quando no exercício de suas funções, fornecendo informações e facilitando o seu desempenho;

    h) evitar, no exercício de posição hierárquica, denegrir a imagem de profissionais subordinados e outros colegas de profissão.

    Gab. B