SóProvas



Prova IDECAN - 2019 - IF-AM - Professor - Biologia


ID
5451694
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sabe-se que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. Nesse cenário, analise as afirmativas a seguir:

I. O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
II. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
III. O Plano Nacional de Cultura terá duração anual ou semestral, nos termos da lei, e visará ao desenvolvimento cultural do País.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Questão pura literalidade da CF/88 :

    A - Art. 216 § 1º O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    B - Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:...

    C - Art. 215 § 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à:...

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da cultura, e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 216, § 1º, CF: Art. 216. § 1º O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    II. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

    Correto. Inteligência do art. 216, caput, CF:  Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    III. O Plano Nacional de Cultura terá duração anual ou semestral, nos termos da lei, e visará ao desenvolvimento cultural do País.

    Errado. Na verdade, a duração do Plano Nacional de Cultura será plurianual e não anual ou semestral, nos termos do art. 215, § 3º, CF: Art. 215. 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à:  

    Portanto, apenas os itens I e II estão corretos.

    Gabarito: D


ID
5451697
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Art. 57. O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.

    B)

    Art. 63. A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios:

    I - garantia de acesso e freqüência obrigatória ao ensino regular;

    II - atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente;

    III - horário especial para o exercício das atividades.

    D)

    Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

    IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;

    (Revogado)

    IV – atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade; (Redação dada pela Lei nº 13.306, de 2016)

    V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

    VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    § 3º Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela freqüência à escola.

    E)

    Art. 8 o É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.

    Correto. A banca trouxe a cópia literal do art. 57, ECA: Art. 57. O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.

    b) A formação técnico-profissional poderá ter horário especial para o exercício das atividades.

    Correto, nos termos do art. 63, III, ECA: Art. 63. A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios: III - horário especial para o exercício das atividades.

    c) É obrigatória a matrícula dos adolescentes internados na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. O ECA estabelece que as entidades que desenvolvem programas de internação têm obrigação de propiciar escolarização, mas, não, necessariamente, na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, nos termos do art. 94, X, ECA: Art. 94. As entidades que desenvolvem programas de internação têm as seguintes obrigações, entre outras: X - propiciar escolarização e profissionalização;

    d) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.

    Correto, nos termos do art. 54, V, ECA: Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

    e) Incumbe ao poder público garantir, à gestante e à mulher com filho na primeira infância que se encontrem sob custódia em unidade de privação de liberdade, ambiência que atenda às normas sanitárias e assistenciais do Sistema Único de Saúde para o acolhimento do filho, em articulação com o sistema de ensino competente, visando ao desenvolvimento integral da criança.

    Correto, nos termos do art. 8º, § 10, ECA: Art. 8º, § 10. Incumbe ao poder público garantir, à gestante e à mulher com filho na primeira infância que se encontrem sob custódia em unidade de privação de liberdade, ambiência que atenda às normas sanitárias e assistenciais do Sistema Único de Saúde para o acolhimento do filho, em articulação com o sistema de ensino competente, visando ao desenvolvimento integral da criança. 

    Gabarito: C

  • E qual seria a justificativa da alternativa correta

  • GAB: LETRA C

    O ECA estabelece que as entidades que desenvolvem programas de internação têm obrigação de propiciar escolarização, mas, não, necessariamente, na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, nos termos do art. 94, X, ECA: Art. 94. As entidades que desenvolvem programas de internação têm as seguintes obrigações, entre outras: X - propiciar escolarização e profissionalização;


ID
5451700
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito da remoção, a ajuda de custo e o auxílio-moradia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8112/90- art 55: Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.


ID
5451703
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito dos objetivos e da estrutura dos Institutos Federais (Lei 11.892/2008), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos,

    permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.

  • Gab. A

    Art. 7o Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    (...)

    VI - ministrar em nível de educação superior:

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Gab. A

    b,c, d - pode

    e- dirigidos por Diretores-Gerais, nomeado pelo Reitor, 4 anos (pode uma recondução), representação paritária.

  • A - É objetivo dos Institutos Federais, entre outros, ministrar, em nível de educação superior, cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional.

    B - Os Institutos Federais não podem oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado.

    Pode sim oferecer pós, stricto sensu como também Latu Sensu;

    C - Somente os cursos superiores de tecnologia poderão ser ofertados pelos Institutos Federais.

    Preferencialmente técnico nível médio e EJA, mas também são permitidos cursos superiores em diversas modalidades e especializações equiparadas pelas universidades federais

    D - Os Institutos Federais não podem oferecer cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização.

    Podem sim, como já dito

    E - Os campi serão dirigidos pelo Reitor, nomeado pelo Presidente da República para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução.

    Os campi são dirigidos pelos Diretores-Gerais, nomeado pelo Reitor

    para mandato de 4 anos, permitida uma recondução

  • Art. 12. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.

    Art. 13. Os  campi  serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo  campus , atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.

    QUEM DIRIGE É O DIRETOR

  • Gabarito A).

    VI - ministrar em nível de educação superior:

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia; b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional; c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento; d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

    O erro da D é afirmar que os campi serão dirigidos pelo reitor. De acordo com a referida lei, os mesmos serão dirigidos pelos diretores gerais e que serão nomeados pelos reitores para mandato de 4 anos e permitida uma recondução.

    #vousernomeado

  • Campis serão dirigidos pelos diretores gerais

  • Art. 7°: Item VI - ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    Art. 13. Os  campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução[...]

    As demais opções, obviamente, estão erradas.

    Letra A é a correta

  • Vejamos cada uma das alternativas, considerando as normas vazadas na Lei 11.892/2008:

    a) Certo:

    A presente opção tem apoio expresso no teor do art. 7º, VI, "b", do referido diploma legal, que abaixo colaciono:

    "Art. 7o  Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    (...)

    VI - ministrar em nível de educação superior:

    (...)

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;"

    Logo, correta esta opção.

    b) Errado:

    A presente opção contraria o disposto no art. 7º, VI, "e", que insere, sim, dentre os objetivos dos Institutos Federais ministrar cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, como se vê do art. 7º, VI, "e", abaixo reproduzido:

    "Art. 7º (...)
    VI - ministrar em nível de educação superior:

    (...)

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica."

    c) Errado:

    Novamente à luz do art. 7º, VI, é possível verificar que a possibilidade de as Instituições Federais atuarem na educação superior não se restringe, obviamente, apenas aos cursos superiores de tecnologia.

    d) Errado:

    Desta vez, a afirmativa lançada pela Banca destoa da norma contida no art. 7º, VI, "d", da mencionada Lei 11.892/2008, in verbis:

    "Art. 7º (...)
    VI - ministrar em nível de educação superior:

    (...)

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e"

    e) Certo:

    Na realidade, os campi são dirigidos por Diretores-Gerais, e não por reitores, tal como foi dito pela Banca. Neste sentido, o teor do art.

    "Art. 13.  Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente."


    Gabarito do professor: A

ID
5451706
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do Direito à Educação e o Dever de Educar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Lei 9.394/96

    Art. 5º . § 4º Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de responsabilidade.

  • a) Art. 6º É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.

    b) I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:

    d) X – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.

  • Art. 5º O acesso à EDUCAÇÃO BÁSICA obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.        

  • Analisemos cada proposição, à procura da correta:

    a) Errado:

    Em rigor, a idade limite, a partir da qual surge o dever de matricular as crianças na educação básica, é a de 4 anos, e não de 2 anos, tal como dito neste item, o que o torna incorreto.

    Neste sentido, o art. 6º da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDBE):

    "Art. 6º  É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade."

    b) Errado:

    Na realidade, a educação básica obrigatória e gratuita constitui dever do Estado dos 4 aos 17 anos de idade, e não dos 2 aos 18 anos, consoante foi aduzido pela Banca.

    A este respeito, a norma do art. 4º, I, da LDBE:

    "Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:"  

    c) Errado:

    O Ministério Público é apenas um dos legitimados a acionar o Poder Público para exigir o acesso à educação básica obrigatória, possibilidade esta extensível a qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associações comunitárias, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, como se vê do teor do art. 5º da LDBE:

    "Art. 5º  O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo."   

    d) Errado:

    Incorreto este item, porquanto o direito a que se refere passa a existir a partir dos 4 anos de idade, e não dos 5 anos, como foi aduzido pela Banca.

    "Art. 4º (...)
    X – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade."

    e) Certo:

    Por fim, este item se mostra em absoluta consonância à norma do art. 5º, §4º, da LDBE, que abaixo colaciono:

    "Art. 5º (...)
    § 4º Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de responsabilidade."

    Desta maneira, inexistem incorreções a serem aqui apontadas.


    Gabarito do professor: E

  • Gabarito Letra: E

    Questões para exclusão: A, B, C e D.

    Motivo para excluir as letras A, B e C: É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade e não 2 anos como pedia as alternativas.

    Motivo para excluir as letra D: Cabe exclusivamente ao Ministério Público acionar o poder público para exigir o acesso à educação básica obrigatória. Não há essa necessidade, a Educação Básica é gratuita e obrigatória dos 4 aos 17 anos.

  • GABARITO: ALTERNATIVA E

    A) ERRADA. Art. 6º É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade.

    B) ERRADA. Art. 4º. I - educação básica OBRIGATÓRIA e GRATUITA dos 4 aos 17 anos de idade, organizada da seguinte forma:

    C) ERRADA. Art. 5º O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.

    D) ERRADA. Art. 4º. X – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 anos de idade.

    E) CERTA. Art. 5º. § 4º Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de responsabilidade.


ID
5451709
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da Base Nacional Comum Curricular, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta Letra D.

    APENAS EI e EF DEIXA O ITEM INCORRETO. O MEDIO TB TEM BASE NACIONAL COMUM A SER COMPLEMENTADA...

  • Letra D está incorreta, A BNCC comporta todas as etapas da educação básica.

  • A questão parece que foi feita por uma criança, sem contar os erros grosseiros de português.

  • Esse é o conhecido padrão IDECAN de feitura de provas, Filipe. Certamente copiou de algum site de qualidade duvidosa, como sempre faz em suas questões.


ID
5451712
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Plano Nacional de Educação – PNE, as alternativas a seguir completam satisfatoriamente a frase, à exceção de uma. Assinale-a. A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Art. 5º A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:

    I - Ministério da Educação - MEC;

    II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal;

    III - Conselho Nacional de Educação - CNE;

    IV - Fórum Nacional de Educação.

    obs: Ministério Público NÃO !!! (Pela barbas do profeta )

  • Que questão truncada! eu não consegui entender o enunciado!

  • Acertei por exclusão.

  • A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:

    1 - MEC

    2 - Fórum Nac de Edu.

    3 - Conselho Nac de Edu.

    4 - Comissão de Educação da Câmara e do Senado.

    PDE - Plano Distrital de Educação

    1 - SEDF

    2 - Fórum Distrital de Edu.

    3 - Conselho de Edu. do DF

    4 - Câmara Legislativa do DF.


ID
5451715
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais declara que as escolas comuns representam o meio mais eficaz para combater atitudes discriminatórias e ressalta como princípio fundamental dessa linha de ação que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem-dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de populações distantes ou nômades; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos e zonas desfavorecidos ou marginalizados. Acerca das políticas de educação especial, fundamentos e princípios da educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir:

I. Em 1999, o Decreto 3.298, que regulamenta a Lei 7.853/89, ao dispor sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, define a educação especial como uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino, enfatizando a atuação complementar da educação especial ao ensino regular.
II. Ao estabelecer objetivos e metas para que os sistemas de ensino favoreçam o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, aponta um déficit referente à oferta de matrículas para estudantes com deficiência nas classes comuns do ensino regular, à formação docente, à acessibilidade física e ao atendimento educacional especializado.
III. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos estudantes com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    I. Em 1999, o Decreto 3.298, que regulamenta a Lei 7.853/89, ao dispor sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, define a educação especial como uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino, enfatizando a atuação complementar da educação especial ao ensino regular.

    II. Ao estabelecer objetivos e metas para que os sistemas de ensino favoreçam o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, aponta um déficit referente à oferta de matrículas para estudantes com deficiência nas classes comuns do ensino regular, à formação docente, à acessibilidade física e ao atendimento educacional especializado.

    III. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos estudantes com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

    #vousernomeado


ID
5451718
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O Ministério da Educação sabe que é no ambiente escolar onde verdadeiramente ocorrerá a transformação que possibilitará às escolas de educação profissional responderem com agilidade e flexibilidade às rápidas e permanentes modernizações do sistema produtivo.” A respeito da legislação do Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Item E) Foi revogado pela MP 746/2016.

    Demais itens estão na LDB

  • esta alternativa eu fique confuso


ID
5451721
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto à Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos

  • A questão pede conhecimento sobre a Lei 13.415, que altera altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    A) A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    Correção: A carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

    B) Correta

    C) A carga horária mínima anual deverá ser progressivamente ampliada, no Ensino Médio, para mil e duzentas horas, observadas as normas do respectivo sistema de ensino e de acordo com as diretrizes, os objetivos, as metas e as estratégias de implementação estabelecidos no Plano Nacional de Educação.

    Correção: A carga horária mínima anual deverá ser ampliada de forma progressiva, no ensino médio, para mil e quatrocentas horas, devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária.

    D)Os currículos do Ensino Fundamental e Médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

    Correção:  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

    E) Os currículos do Ensino Fundamental e Médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.

    Correção: revogada.


ID
5451724
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Com base nesse cenário, associe as colunas a seguir:

1 Tendências Liberais
2 Tendências Progressistas

( ) "Crítico-social dos conteúdos” ou "Histórico-Crítica": prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa na democratização da sociedade; por meio da aquisição de conteúdos e da socialização. É o mediador entre conteúdos e alunos. O ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva.
( ) Tradicional: foi a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência, o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas.
( ) Renovadora Progressiva: caracteriza-se por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia que ele “só irá aprender fazendo”; valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem. O professor é um facilitador.
( ) Renovadora não diretiva (Escola Nova): Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil. É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando-as.
( ) Libertadora: além da busca pela transformação social, a condição de se libertar pela elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe. Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos
( ) Tecnicista: Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicológica, também conhecida como behaviorista. Articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho
( ) Libertária: enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos, e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.

Assinale a alternativa que apresente a ordem correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Questão com a resposta errada.

  • Tendências Liberais: Tradicional; Renovada Progressivista/Progressiva/Pragmática; Renovada Não diretiva; Tecnicista.

    Tendências Progressistas: Libertadora; Libertária; Crítico-social dos conteúdos (Libâneo) e, para muitos autores insere-se a Histórico Crítica (Saviani).

    Portanto, o gabarito é a Letra A.


ID
5451727
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O mundo está em movimento. A consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho. Com base nesse cenário, analise as afirmativas a seguir:

I. As propostas de reforma curricular para o Ensino Médio se pautam nas constatações sobre as mudanças no conhecimento e seus desdobramentos, no que se refere apenas à escola.
II. A formação do aluno deve ter como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas à formação geral.
III. Propõe-se, no nível do Ensino Médio, a formação geral, em oposição à formação específica; o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.
IV. Nas sociedades tradicionais, a estabilidade da organização política, produtiva e social garantia um ambiente educacional relativamente estável. Agora, a velocidade do progresso científico e tecnológico e da transformação dos processos de produção torna o conhecimento rapidamente superado, exigindo-se uma atualização contínua e colocando novas exigências para a formação do cidadão.
V. A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • não sei onde eles encontraram estas afirmações

  • I. As propostas de reforma curricular para o Ensino Médio se pautam nas constatações sobre as mudanças no conhecimento e seus desdobramentos, no que se refere à produção e às relações sociais de modo geral. (PCNS)

    II. A formação do aluno deve ter como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação. (PCNS)

    III. Propõe-se, no nível do Ensino Médio, a formação geral, em oposição à formação específica; o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização. (PCNS)

    IV. Nas sociedades tradicionais, a estabilidade da organização política, produtiva e social garantia um ambiente educacional relativamente estável. Agora, a velocidade do progresso científico e tecnológico e da transformação dos processos de produção torna o conhecimento rapidamente superado, exigindo-se uma atualização contínua e colocando novas exigências para a formação do cidadão. (PCNS)

    V. A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. (Art. 39 LDB - DESATUALIZADO)

    V. Art. 39. A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.   

    A questão deveria ser anulada.

    o item V é texto da LDB desatualizado. Assim, somente III e IV estão corretas.


ID
5451730
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a perspectiva de Antoni Zabala (2010) sobre a função social do ensino, concepções sobre os processos de aprendizagem, instrumentos de análise e avaliação de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:

I. Existem diferentes formas de classificar as capacidades do ser humano. O sistema educativo deve levar em conta os tipos de capacidade que são diretamente relacionados aos objetivos da educação, como: conteúdos conceituais (fatos, conceitos e princípios); procedimentais (procedimentos, técnicas e métodos); e atitudinais (valores, atitudes e normas).
II. Para Zabala, a melhora de qualquer das atuações humanas não passa pelo conhecimento e pelo controle das variáveis que intervêm nelas. Conhecer essas variáveis não influenciará no planejamento do processo educativo, para, posteriormente, realizar a avaliação do que aconteceu. Portanto, um modelo de percepção da realidade da aula não está vinculado ao planejamento, à aplicação e à avaliação.
III. A avaliação é o processo-chave de todo o processo de ensinar e aprender; sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo. Nesse sentido, suas possibilidades e potencialidades se vinculam para a forma que as próprias situações didáticas adotam.
IV. A presença de opções claras sobre a função do ensino e da maneira de entender os processos de ensino/aprendizagem e que dão um sentido ou outro à avaliação soma-se à necessidade de objetivos com finalidades específicas que atuam como referencial concreto da atividade avaliadora, que a faça menos arbitrária e mais justa.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • II. Para Zabala, a melhora de qualquer das atuações humanas não passa pelo conhecimento e pelo controle das variáveis que intervêm nelas. Conhecer essas variáveis não influenciará no planejamento do processo educativo, para, posteriormente, realizar a avaliação do que aconteceu. Portanto, um modelo de percepção da realidade da aula não está vinculado ao planejamento, à aplicação e à avaliação. Gabarito D)

    #vousernomeado


ID
5451733
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da Adolescência, suas características e as bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Vygotsky na ldb?

  • Item C

    Pois trata dos estágios psicossociais do desenvolvimento de Erik Erikson

  • Para Vygotsky (??), o desenvolvimento psicossocial é sinônimo de desenvolvimento da personalidade e acontece ao longo de oito etapas que, no seu conjunto, constituem o ciclo da vida: Confiança Básica X Desconfiança; Autonomia X Vergonha; Iniciativa X Culpa; Diligência X Inferioridade; Identidade X Confusão de Papeis; Intimidade X Isolamento; Generatividade X Autoabsorção; Integridade do Ego X Desesperança.

    Esse conceito é de Erick Erickson: os estágios psicossociais do desenvolvimento.

    Ou seja, não entendi o gabarito como sendo a letra C, na verdade não encontrei uma resposta coerente.

  • Simplesmente a alternativa "C" não é proposta por Vygotsky.


ID
5451736
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do universo da interdisciplinaridade e da transversalidade, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • ... etapa em que ficaria na interação... E alcançaria um estágio...

  • Segundo Piaget (1972)a interdisciplinaridade é uma forma de pensar. Ele sustentava a ideia de que a interdisciplinaridade é uma forma de chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as disciplinas, mas alcançaria um estágio em que não haveria fronteira entre elas.


ID
5451739
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A dengue, a malária e a doença de Chagas são exemplos de doenças que acontecem no Brasil, vitimando, infelizmente, um grande número de pessoas. A respeito dessas doenças, analise as afirmativas a seguir:

I. A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminado com o vírus da doença.
II. A malária é transmitida pelo protozoário Plasmodium, e a contaminação se dá pela picada do mosquito do gênero Anopheles.
III. A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi, transmitido por insetos conhecidos como barbeiros.

Tendo em vista os vetores de transmissão e os agentes causadores dessas três doenças, assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito equivocadíssimo.

    O item II incorreto - Desde quando a malária é transmitida pelo agente etiológico???????

    O próprio ministério da Saúde afirma que:

    "A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles."

    https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/malaria

    Complemento com a OMS:

    "Malaria is caused by Plasmodium parasites. The parasites are spread to people through the bites of infected female Anopheles mosquitoes, called "malaria vectors." There are 5 parasite species that cause malaria in humans, and 2 of these species – P. falciparum and P. vivax – pose the greatest threat."

    https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/malaria

  • Exatamente. Ia comentar a mesma coisa sobre o item II

  • O gabarito correto é a letra D.

    Precisa de revisão este gabarito. A malária é TRANSMITIDA pelas fêmeas do mosquito Anopheles e CAUSADA pelo protozoário Plasmodium.


ID
5451742
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O americano Eugene Odum foi um dos pioneiros no estudo da ecologia. É desse importante pesquisador que surgem duas comparações bastante empregadas em dois conceitos básicos da ecologia. Um dos conceitos é a associação ao endereço de uma espécie, e o outro é a associação à profissão. Assinale a alternativa que apresente, correta e respectivamente, os conceitos ecológicos relacionados com os termos endereço e profissão.

Alternativas
Comentários
  • habita=local/endereço. Nicho=função/profissão. hehehe

  • A) hábitat e nicho ecológico

  • Resposta: alternativa a

    Habitat é o local ou ambiente físico que o organismo vive, o "endereço".

    Nicho são as condições e recursos necessários a um organismo, a "profissão".


ID
5451745
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Verão intenso provoca estresse térmico e deixa pessoas mais irritadas e impacientes.” (G1.globo.com – 11/01/2019).

O aumento da temperatura põe em evidência a regulação homeotérmica, que mantém em uma faixa constante a temperatura corporal dos humanos. Em dias de muito calor, ou em momentos de intensa atividade física, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada para que a temperatura se mantenha nessa faixa ideal. Nesse contexto, é correto afirmar que o principal sistema do organismo humano responsável pela regulação da temperatura corporal é o sistema

Alternativas
Comentários
  • D)nervoso, pois atuará na regulação da sudorese, promovendo a perda de calor pela evaporação da água.

    O hipotalamo é o nosso termostato.

  • O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo (glândula) que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica. Sinais enviados pelos termorreceptores da pele e a temperatura do sangue que passa pelo hipotálamo descrevem a condição de aquecimento corpóreo.

    TEMPO FRIO: centro de produção de calor do hipotálamo é ativado, enviando estímulos elétricos através dos nervos simpáticos que causam a vasoconstrição dos capilares da pele, reduzindo o fluxo de sangue superficial e mantendo o calor do corpo nos órgãos localizados mais profundamente. Esse estímulo também contrai os músculos eretores dos pelos para criar uma camada de ar que gera isolamento térmico, sendo esta ação mais eficiente em mamíferos que possuem o corpo coberto de pelagem. Também ocorrem estímulos nervosos para a contração da musculatura, os chamados tremores, que auxiliam a gerar calor no corpo. A exposição prolongada ao frio pode levar a uma regulação hormonal controlada pelo hipotálamo, que induz a hipófise a secretar o hormônio tireoestimulante (TSH) fazendo com que a taxa metabólica aumente e mais calor seja produzido pelo corpo.

    TEMPO QUENTE: quando o sangue que passa pelo hipotálamo está mais quente que o normal, ativa-se o centro de perda de calor. Esta região inibe o centro de produção de calor, levando a vasodilatação dos capilares superficiais da pele aumentando o fluxo sanguíneo, o que por muitas vezes pode ser o suficiente para regular a temperatura. Caso o corpo continue quente, um sinal através dos nervos simpáticos (sistema nervoso) estimula as glândulas sudoríparas do corpo, causando sudorese. O suor tem a função de carrear água para fora do corpo e como este líquido é um bom condutor de calor, a sua evaporação causa o resfriamento do organismo.

    GABARITO: LETRA D.

    BONS ESTUDOS!


ID
5451748
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma aula prática sobre o Reino Plantae, foram coletados pelo professor exemplares de cada um dos grandes grupos de plantas a serem estudados. O objetivo da aula consistia na identificação e reconhecimento de cada um dos 4 grupos, com base nos materiais práticos presentes na aula. A seguir estão os materiais empregados:

I. estróbilos femininos e masculinos;
II. filídios;
III. folhas com a presença de soros;
IV. flores hermafroditas.

Nesse contexto, assinale a alternativa em que se apresente correta e respectivamente, em relação aos materiais deixados pelo professor, os 4 grupos de plantas.

Alternativas
Comentários
  • I. estróbilos femininos e masculinos - Gimnospermas 

    II. filídios -  Briófitas 

    III. folhas com a presença de soros - Pteridófitas 

    IV. flores hermafroditas - Angiospermas

    LETRA (C)


ID
5451751
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fisiologia e a anatomia dos órgãos dos animais vertebrados aparecem diretamente relacionadas à evolução e aos hábitos desses animais. De acordo com o tipo predominante de excreta nitrogenado que eliminam, esses animais podem ser classificados como amoniotélicos (amônia), ureotélicos (ureia) e uricotélicos (ácido úrico). De acordo com essa informação, associe as colunas a seguir quanto à classificação correta do tipo predominante de excreta nitrogenado dos grupos de animais mencionados.

1 Anfíbios
2 Aves
3 Peixes Ósseos
4 Mamíferos
5 Peixes Cartilaginosos
6 Répteis

( ) Ureotélicos
( ) Amoniotélicos
( ) Uricotélicos
( ) Ureotélicos
( ) Ureotélicos
( ) Uricotélicos

Assinale a alternativa que apresente a ordem correta dos números da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Classificação quanto ao tipo de excreta:

    Amoniotélicos (animais que excretam amônia) → essa substância é extremamente tóxica aos organismos, sendo a alta solubilidade em água, uma propriedade química considerável durante a evolução principalmente dos invertebrados aquáticos e peixes ósseos.

    Ureotélicos (animais que excretam uréia) → substância solúvel em água, contudo menos tóxica que a amônia. Sintetizada no fígado dos vertebrados a partir da reação da amônia e o gás carbônico, representa uma estratégia adaptativa de certos animais terrestres: os anelídeos, os peixes cartilaginosos, os anfíbios, e os mamíferos.

    Uricotélicos (animais que excretam ácido úrico) → substância de toxicidade baixa e insolúvel em água, uma forma mais adaptável à vida terrestre, utilizada pelos insetos, répteis e aves.

  • Peixes Cartilaginosos - ureotélicos

ID
5451754
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um livro de Biologia, foi possível encontrar o seguinte texto:

“Com exceção de algumas bactérias e fungos, os seres vivos precisam de oxigênio para a respiração. Os animais vertebrados apresentam um sistema circulatório do tipo _______________. Os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos se caracterizam por apresentar circulação _______________. Com uma diferença importante: nos anfíbios e répteis, há uma separação _______________ entre o sangue venoso e o arterial, tornando o processo _______________ eficiente. Nas aves e nos mamíferos, ocorre uma separação _______________ entre o sangue venoso e o arterial.”

Assinale a alternativa cujas palavras completem correta e respectivamente as lacunas do texto acima.

Alternativas

ID
5451757
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Jantar de hoje: massa com cogumelos e um bom vinho acompanhado de um queijo gorgonzola. O que esses alimentos apresentam em comum? Todos eles possuem representantes de fungos. A respeito desses importantes seres, não é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os fungos são heterotróficos, logo ....

  • Boa noite!

    Lembrem-se fungos são heterótrofos.

  • Boa noite!

    Lembrem-se fungos são heterótrofos.


ID
5451760
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução dos seres vivos de maneira geral é marcada por uma série de “esquisitices”, que foram explicadas por Charles Darwin como formas de seleção sexual. Essa seleção propicia vantagens reprodutivas, gerando novos seres viáveis. Nos seres humanos, assinale a alternativa que apresente o esquema simplificado que explica corretamente o processo reprodutivo de geração de novos indivíduos viáveis.

Alternativas
Comentários
  • Letra A correta no caso dos vegetais;

    Letra C (GABARITO) no nosso caso

  • A divisão dos gametas acontece por meiose. Células diplóides (2n) em células haplóides (n), portanto os gametas sempre serão haplóides. O zigoto já corresponde a fecundação do gameta feminino (n) + gameta masculino (n) = 2n.

    O zigoto por sua vez se divide por mitose formando o embrião e, posteriormente, o organismo adulto.

  • Dava pra fazer por eliminação:

    Impossível ser a Letra A, pois quando se fala em esporos, se refere a plantas.

    Impossível ser as Letras B ou D, pois na questão de geração de indivíduos, a Meiose vem antes de Mitose, já que a mesma é responsável pela produção de gametas.

    Só nos restam as Letras C ou E, com uma pequena diferença no ZIGOTO, que acontece por MEIOSE durante a reprodução sexuada, onde sabemos que precisa-se de 2 materiais genéticos para existir (gametas masculinos e femininos) sendo assim 2n.

    Questão tranquila pra quem está pegando firme nos estudos. Gabarito: Letra C.

    BOM ESTUDO!

  • Começa eliminando as mitoses no começo do processo porque ele esta pedindo reprodução

    Ciclo básico da meiose, indivíduo adulto, produz gametas (n), depois esse gameta se junta com um gameta de outro ser (n) e origina um zigoto(2n) porque juntou os 2

    Somente depois de tudo isso vai acontecer mitose porque somos formados por células que se duplicam e fazem crescermos, regenerar, etc

    GAB C

    APMBB


ID
5451763
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A chia é um alimento de destaque, quando o assunto é a alimentação saudável. Peça-chave na dieta de vegetarianos e veganos, seu destaque também aparece quando o assunto é a prevenção de importantes doenças como câncer, diabetes e Alzheimer. A seguir estão as informações nutricionais dessa semente: 

        Informação nutricional – semente de chia
Quantidade de 100 gramas     Proteínas 17g
              Calorias 486                             Vitamina A, Vitamina C
                                      Carboidratos 42g                      Cálcio, Ferro, Cobalamina,                  
                                            Magnésio
 Fibra alimentar 34g                                         


Com base na classificação dos grupos da pirâmide alimentar e de acordo com a função que exercem, assinale a alternativa que apresente, correta e respectivamente, a classificação de carboidratos, proteínas e vitaminas presentes na semente de chia. 

Alternativas
Comentários
  • Classificação de carboidratos, proteínas e vitaminas presentes na semente de chia. 

    energéticos, estruturais e reguladores

  • Carboidratos (açucares) fonte de energia - energéticos

    Proteínas - estruturais

    Vitaminas ( atuam como Coenzimas) - reguladoras

  • As proteínas também servem como fonte de energia, então achei essa questão confusa


ID
5451766
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O lançamento excessivo e continuado de gases poluentes, principalmente da queima de combustíveis fósseis, maximiza ainda mais os efeitos danosos do aquecimento global. A respeito dos diferentes poluentes rotineiramente lançados no ar listados abaixo, um deles será o único poluente não primário. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Uma informação interessante :

    • Poluentes primários são aqueles lançados diretamente pelas fontes de emissão, como o dióxido de enxofre (SO2), o ácido sulfídrico (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), a fuligem, e os aldeídos.
    • Poluentes secundários são aqueles formados na atmosfera por meio de reações químicas entre os poluentes primários, com destaque para o peróxido de hidrogênio (H2O2), o ácido sulfúrico (H2SO4), o ácido nítrico (HNO3), o trióxido de enxofre (SO3), os nitratos (NO3-), os sulfatos (SO42-) e o ozônio (O3).

    Fonte: https://www.ecycle.com.br/poluentes-atmosfericos/

  • E eu achando que o ozônio era benéfico por associá-lo à proteção contra os raios UV na estratosfera (emoji do palhacinho)...


ID
5451769
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Chegam duas crianças a um Pronto Atendimento. A primeira estava com a mãe, e o objetivo era seguir as recomendações do pediatra, realizando a profilaxia da doença conhecida como tétano. A segunda estava acompanhada da tia, e o problema nesse caso, era prestar socorro diante de um acidente ocorrido. A preocupação era combater qualquer possibilidade de contaminação pelo Clostridium tetani, uma vez que a criança não estava com as vacinas em dia. Diante das duas situações, o procedimento correto a ser adotado, respectivamente, é prescrição de

Alternativas
Comentários
  • Prestem atenção no respectivamente, perdi a questão por essa besteira. kkkk

  • Na profilaxia são tomadas ações e medidas para que não exista interação de um agente infeccioso com o organismo, com objetivo de conter a inserção de doenças e, quando isso não é possível, realizar o controle para que as doenças não se disseminem.
  • A primeira criança já está infectada com Tétano e seria realizado a profilaxia, o tetano não passa do individuo pro outro, o que ocorreu no segundo caso foi um ACIDENTE e por isso é caso de urgencia, nao da tempo esperar o segundo paciente produzir anticorpos (vacina), e por isso é melhor o SORO com anticorpos prontos.

  • B )

    vacina (porque contém antígenos) e soro (porque contém os anticorpos)

  • antígeno: Molécula que reage com o anticorpo.

    anticorpos: Proteína que atua de modo a tentar inativar ou destruir um antígeno.


ID
5451772
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os bacteriófagos têm desempenhado um importante papel no desenvolvimento da genética bacteriana, sendo sistemas experimentais simples. (Elsa Anes, Brotéria Genética, 1999)

Os bacteriófagos são vírus que parasitam bactérias; são formados por uma cápsula de proteínas, e, no interior dessa cápsula, apresentam DNA como material genético.

Num determinado experimento hipotético, um bacteriófago foi produzido com DNA de um bacteriófago denominado A5 e cápsula de outro bacteriófago, denominado A8. É correto afirmar que os descendentes desse bacteriófago apresentarão, como características, 

Alternativas
Comentários
  • Apenas as informações genéticas são passadas de geração.
  • Considerando que os vírus não possuem metabolismo próprio, a replicação do material genético precisará obrigatoriamente de um hospedeiro. No momento da infecção, o bacteriófago "injeta" somente o seu material genético, sendo esse diferente do da cápsula em questão.


ID
5451775
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O fruto verdadeiro, biologicamente falando, é o que se origina do ovário da flor. Tendo em vista tal definição, é muito comum, no dito coloquial, o emprego de expressões errôneas quanto ao conceito biológico de fruta. Os pseudofrutos, por sua vez, são assim chamados por se originarem de outras partes da flor que não o ovário. Analise a origem de cada um dos exemplos listados nas alternativas a seguir e assinale a afirmativa correta quanto à classificação de fruto ou pseudofruto.

Alternativas
Comentários
  • A=A castanha do caju é o pseudofruto, que se origina do pedúnculo da flor.

    B=No morango, os pontinhos pretos se originam do ovário receptáculo da flor.

    Pseudofrutos compostos Também conhecidos como pseudofrutos agregados, são aqueles que se originam a partir do receptáculo de uma flor, com múltiplos ovários. Exemplos: morango e framboesa.

    C=Na maçã, a parte comestível se origina do receptáculo da flor.

    D=Na pera, a parte comestível se origina do ovário da flor.

    Pseudofrutos simples São aqueles que se originam a partir do desenvolvimento do receptáculo ou do pedúnculo de uma única flor. 

    Exemplos: pera, maçã, marmelo e caju (parte suculenta).

     

    E=O tomate é um pseudofruto que se origina dos verticilos florais.

    OBS

    Pseudofrutos múltiplos (infrutescências) São aqueles originários do desenvolvimento de ovários de várias flores de uma inflorescência (parte da planta onde estão as flores), que crescem unidas numa única estrutura. Exemplos: figo, amora e abacaxi.


ID
5451778
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Portal da Saúde do Governo Federal (portalms.saude.gv.br), é possível verificar a listagem de vacinas disponibilizadas para a população de adultos, com faixa de idade entre 29 e 59 anos de idade. Nessa listagem é possível encontrar uma série de informações. Uma delas está indicada a seguir:

hepatite B
febre amarela
Tríplice – sarampo, caxumba e rubéola
Dupla Adulto – difteria e tétano

É correto afirmar que os agentes causadores da febre amarela, da rubéola e do tétano são, correta e respectivamente,

Alternativas
Comentários
    • Sarampo - Vírus
    • Caxumba - Vírus
    • Rubéola - Vírus;
    • Difteria - Bactéria;
    • Tétano - Bactéria
  • Sequência: Vírus, Vírus e Bactéria.

  • D vírus, vírus e bactéria.

    febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados.

    rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A doença também é conhecida como “Sarampo Alemão”

    O tétano é uma infecção bacteriana possivelmente fatal que afeta os nervos. 


ID
5451781
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As bactérias colonizam os mais variados tipos de ambientes terrestres e aquáticos, estando entre os seres vivos mais antigos. Quanto à sua forma de nutrição, é possível encontrar bactérias fotossintetizantes, bactérias quimiossintetizantes, bactérias saprofágicas e bactérias parasitas.

Estabelecendo-se as relações adequadas, assinale a alternativa que apresente correta e respectivamente a posição de cada um desses tipos de bactérias em uma determinada teia alimentar.

Alternativas
Comentários
  • Bactérias fotossintetizantes e Bactérias quimiossintetizantes(São autotróficas, logo produtoras)

    bactérias saprofágicas (decompositora devido ao nicho que ocupa) e bactérias parasita(consumidoras, já que são heterotróficos)

  • bactérias fotossintetizantes: Produtor

    bactérias quimiossintetizantes: Produtor

    bactérias saprofágicas: Decompositor

    bactérias parasitas: Consumidor


ID
5451784
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O DNA, como Crick e eu estávamos cientes, contém a chave da natureza das coisas vivas, armazenando as informações hereditárias, que são passadas de uma geração a outra e orquestrando o mundo inacreditavelmente complexo da célula. (Trecho adaptado – retirado de Veja, 6 mai 2016)

A frase é de James Watson, biólogo que auxiliou a desvendar a estrutura do DNA, ganhador do prêmio Nobel de 1962. A respeito do DNA, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A

    Na molécula de DNA podem existir cinco diferentes tipos de bases nitrogenadas.

    Não, só 4

    B

    A molécula de DNA é formada por duas cadeias caracterizadas por sequências de bases nitrogenadas.

    Certo!

    C

    Na molécula de DNA, podem existir oito diferentes tipos de complementação de bases nitrogenadas.

    Não, só dois tipos de complementação

    D

    Na molécula de DNA, a quantidade de guanina presente em uma das cadeias é levemente maior que a quantidade de citosina.

    Não, quantidades iguais

    E

    A síntese do RNA a partir de duas trincas de uma molécula de DNA: AGG – CAA será TCC-GTT.

    Não, AGG - CAA será UCC - GUU

  • B

  • Embora tenha acertado eliminando 4 alternativas, não concordo totalmente com a alternativa B, uma vez que as cadeias de DNA são formadas por sequências de nucleotídeos e não somente por bases nitrogenadas. Falar que as fitas de DNA são caracterizadas por bases nitrogenadas reduz a fita a apenas esses constituintes. Cadê as pentoses e o grupamento fosfato?


ID
5451787
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Do México ao Paraguai, as florestas tropicais em diversos estágios de regeneração cobrem uma área superior à da Argentina. Caso fossem mantidas por 40 anos livres de tratores e motosserras, sequestrariam da atmosfera 31 bilhões de toneladas de gás carbônico. (Ecólogo Daniel Piotto, retirado de www.oeco.org.br em 10/3/19)

Esse trecho retrata a importância que os eventos de sucessão ecológica representam para o planeta. A respeito desse processo, considere os itens a seguir:

I. biomassa;
II. biodiversidade;
III. tipos de relações ecológicas.

Ao longo do acontecimento de um processo de sucessão ecológica, pode ser observado que ocorre

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A - aumento de l, ll e lll


ID
5451793
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A classificação de Whittaker agrupa os diferentes seres vivos conhecidos em cinco Reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. Nos liquens (associações de seres vivos simbiontes que ocorrem em diferentes tipos de substratos), é correto afirmar que estão presentes os Reinos

Alternativas
Comentários
  • Um líquen é tudo, menos uma planta!
  • Líquenes são associações simbioticas entre fungos , algas( protista) ou cianobacterias(monera).

  • Você errou! Resposta: E

  • As algas que compõem os líquens podem ser cianobactérias, pertencentes ao reino Monera, ou algas verdes, que estão agrupadas no reino Protista. Já os fungos, que são do reino Fungi

ID
5451796
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A anafilaxia é uma reação alérgica grave, aguda e que pode levar à morte. Diante da gravidade, uma pessoa alérgica à ingestão de moluscos vai a um restaurante típico e bastante valorizado na elaboração de frutos do mar e, lá, poderá consumir, sem perigo

Alternativas
Comentários
  • A

    camarão (ARTROPODE) e lagosta (ARTROPODE).

    B

    lula (Molusco) e camarão.

    C

    polvo(molusco) e caranguejo(artrópode) .

    D

    mexilhão(molusco) e lagosta.

    E

    lula e polvo

  • Curti a questão. Simples e bem elaborada.


ID
5451805
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A penicilina, uma das mais poderosas armas da Medicina contra infecções, foi descoberta por acaso: no mofo de uma cultura de bactérias que estragou um estudo do pesquisador Alexander Fleming. (Super Interessante, 31 out 2016, adaptado.)

O fungo Penicillium notatum, ao inibir o desenvolvimento de determinadas bactérias, atua realizando a seguinte relação ecológica:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

  • Amensalismo: secreção de substâncias que inibem o desenvolvimento de outro ser. Letra A
  • Gabarito: letra A.

    Um exemplo clássico de amensalismo é o do eucalipto e do pinheiro. Ambas espécies exóticas secretam toxina que reduz a ocorrência de germinações de outras plantas.

    São os famigerados desertos verdes.


ID
5451808
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nenhum órgão essencial, nenhuma forma característica ou distintiva, nenhuma peculiaridade, nenhuma relação entre espécies – nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos que os possuem. (Wallace, 1867, adaptado.)

A respeito da citação do britânico Alfred Wallace, é correto afirmar que está relacionada com uma das alternativas a seguir. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A letra A e D podem ser de Lamarck.

    A letra B pode ser de Malthus

  • E

    Os ovos dos répteis, tendo a casca mais grossa, protegem melhor os seus embriões.


ID
5451811
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em certo local havia uma população de insetos predominantemente claros, que se confundiam com os liquens existentes nas cascas de árvores, sobre os quais esses insetos pousavam. Com a poluição, os liquens, bioindicadores da qualidade atmosférica que são, desapareceram, e os troncos de árvores escureceram. Levando em conta os aspectos evolutivos conhecidos, com o passar do tempo, é correto afirmar que a população de insetos claros dessa região

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é muito particular para quem elaborou devido à falta de um valor temporal. Se predominava insetos claros antes da poluíção é porque os escuros estavam em menor número. Com a chegada da poluíção, os insetos claros ficaram em desvantagem uma vez que não conseguiam se camuflar nos troncos escuros sendo portanto, mais predados por pássaros por exemplo. Logo, a alternativa E também serviria como resposta já que em número reduzido como sugere o texto, os insetos escuros precisariam de um bom tempo para conquistar o ambiente.

  • Você errou! Resposta: D

  • a questão deveria contextualizar mais.
  • que doidera