SóProvas



Questões de Lei nº 12.392 de 2005 - ISSQN


ID
3136582
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Administração constata que uma empresa emite continuamente notas fiscais com a informação de que suas atividades se enquadram em hipótese de isenção e, com o objetivo de apurar a regularidade do caso, realiza uma autuação fiscal. Em seguida, a autoridade fazendária notifica a empresa para prestar esclarecimento sobre as operações econômicas, bem como fornecer livros contábeis e documentos para avaliar a licitude das notas fiscais e das operações econômicas. Considerando a situação exposta e com base na Lei Municipal n° 12.392/2005, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3136585
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base na Lei Municipal n° 12.392/2005, é responsável solidário pelo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    B) o sócio, no caso de liquidação de sociedade de pessoas, pelo crédito tributário da sociedade.

    VII do art. 17 da Lei nº 12.392/05, é solidário sócio, no caso de liquidação de sociedade de pessoas, pelo crédito tributário da sociedade.

    Art. 134. Nos casos de impossibilidade de exigência do cumprimento da obrigação principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omissões de que forem responsáveis:

    VII - os sócios, no caso de liquidação de sociedade de pessoas.

  • Essas questões específicas deveriam ser classificadas como legislação tributária.

  • Com base na Lei Municipal n° 12.392/2005, é responsável solidário pelo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza

    a) a pessoa natural pelo crédito tributário devido pelo alienante, quando venha a adquirir fundo de comércio, na hipótese de continuidade (cessação) por parte deste da exploração da atividade.

    Errada- I do art. 17 da Lei nº 12.392/05, são solidários a pessoa natural ou jurídica, pelo crédito tributário devido pelo alienante, quando venha a adquirir fundo de comércio ou estabelecimento prestador de serviços, na hipótese de 

    cessação o  por parte deste da exploração da atividade.

    b) o cio, no caso de liquidação de sociedade de pessoas, pelo crédito tributário da sociedade.

    CERTA - VII do art. 17 da Lei nº 12.392/05, é solidário sócio, no caso de liquidação de sociedade de pessoas, pelo crédito tributário da sociedade.

    c) o administrador judicial, pelo crédito tributário devido pela sociedade empresária falida (massa falida ou pelo concordatário.)

    ERRADA - IX do art. 17 da Lei nº 12.392/05, é solidário o administrador judicial, pelo crédito tributário devido pela massa falida ou pelo concordatário.

    d) o tomador ou intermediário do serviço (prestador) que não emitir nota fiscal.

    ERRADA - porque, nos termos do inciso I do art. 16 da Lei nº 12.392/05, são solidários o tomador ou intermediário do serviço, quando o prestador do serviço: 

    a) não comprovar inscrição cadastral ativa no Cadastro Municipal de Receitas Mobiliárias;

    b) obrigado à emissão de nota fiscal, não o fizer.

    Perceba que, no caso, a responsabilidade de emissão da nota é do

    prestador

    . A responsabilidade solidária surge para o tomador se o prestador, obrigado, não emitir nota.

    e) o sócio remanescente ou seu espólio, pelo crédito tributário da pessoa jurídica extinta, ainda que não (caso continue) continue a respectiva atividade.

    ERRADA - VI do art. 17 da Lei nº 12.392/05, é solidário o sócio remanescente ou seu espólio, pelo crédito tributário da pessoa jurídica extintacaso continue a respectiva atividade, sob a mesma ou outra razão social ou sob firma individual


ID
3355192
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O contribuinte do ISS “TUC Ltda.” emite em 31 de janeiro de 2010 uma nota fiscal de serviços no valor de R$ 100.000,00, sobre a qual incide alíquota de ISS de 5%. No prazo para o pagamento do imposto, o contribuinte paga R$ 3.000,00 ao Município. Tendo em vista a legislação nacional, é correto afirmar que a autoridade administrativa terá para homologar ou não a conduta do contribuinte e lançar eventual diferença devida ao Município até a data de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    1º Caso >> A questão não cita dolo ou fraude. A questão cita prescrição (empresa emitiu a nota fiscal e consequentemente constituiu o crédito tributário) e não decadência, logo estamos diante do Art. 174 do CTN.

    Art. 174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva.

  • Gab A...

    Entendo que como no ISS o lançamento é por homologação..

    CTN art 150, § 4 :

    Se a lei não fixar prazo pra a homologação, será ele de cinco anos, a contar da ocorrência do fato gerador; ... salvo se comprovada a ocorrência de dolo, fraude ou simulação.

    Como a questão não diz se houve fraude , dolo ou simulação, tem até o dia 31/01/2015 para cobrar a diferença, caso contrário está homologado tacitamente.

    Caso houvesse a comprovação a Fazenda pública teria até 1 de janeiro de 2016 para efetuar a diferença do lançamento... pois entra o Art 173...

    É isso?


ID
3355294
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Acerca do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), com base na Lei Municipal nº 12.392/2005, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    § 2º Ressalvadas as exceções expressas na lista anexa, os serviços nela mencionados não ficam sujeitos ao Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS, ainda que sua prestação envolva fornecimento de mercadorias. 


ID
3355297
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Suponha que uma empresa esteja enquadrada no regime tributário do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional, e a administração fiscal realize uma ação fiscal com o objetivo de avaliar a legitimidade de suas operações, oportunidade em que solicita o acesso aos livros fiscais e às notas fiscais emitidas pela entidade. Considerando a situação exposta e com base na Lei Municipal nº12.392/2005, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • WTF?!?

    A e B estão corretas?


ID
3355300
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Suponha que uma empresa do ramo farmacêutico localizada no exterior celebre contrato de prestação de serviço prospecção e representação comercial com sociedade empresária do mesmo grupo empresarial constituída em território nacional. A empresa brasileira, sob a justificativa de que o resultado do seu trabalho produz efeitos fora do território nacional, passa a emitir notas fiscais com a indicação de que a operação não está sujeita ao imposto, deixando de efetuar o recolhimento do tributo. A autoridade tributária, analisando os contratos e as operações financeiras realizadas pelo contribuinte, firma o entendimento de que os serviços estão sujeitos ao tributo municipal. Considerando a situação exposta, a Lei Municipal nº 12.392/2005 e do Decreto Municipal nº 15.356/2005, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Penalidades pelo Descumprimento de Obrigação Tributária Principal

    Art. 54 O descumprimento da obrigação tributária principal, instituída pela legislação do ISSQN, quando constatado por meio de ação fiscal, ou denunciado após o seu início, fica sujeito às seguintes penalidades, aplicadas ao sujeito passivo, sobre o valor atualizado do imposto devido e não pago, ou pago a menor: (Caput alterado pela Lei Complementar nº 48, de 20/12/2013)

    I - multa de 60% (sessenta por cento), exceto nas hipóteses previstas nos incisos II e III; (Inciso alterado pela Lei Complementar nº 48, de 20/12/2013)

    II - multa de 90% (noventa por cento) quando: a) o sujeito passivo emitir nota fiscal de serviço ou declaração periódica com operações tributáveis declaradas indevidamente como isentas, imunes ou não tributáveis; 


ID
3355309
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Suponha que uma pessoa jurídica do setor farmacêutico localizada em Campinas contrate uma empesa de representação comercial não domiciliada no Município de Campinas para a promoção de vendas de seus produtos na Região Sudeste. Considerando a situação exposta e o disposto no Decreto Municipal nº 15.356/2005, que trata do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3355312
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A respeito dos responsáveis tributários pelo recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), com base na Lei Municipal nº 12.392/2005, e no Decreto Municipal nº 15.356/2005, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3355315
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Suponha que uma instituição financeira celebre contratos de arrendamento mercantil em moeda estrangeira e seja contribuinte de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Na emissão das notas fiscais e na consideração da base de cálculo do tributo, a instituição utiliza como prática a exclusão do Valor Residual Garantido (VRG), que corresponde ao valor mínimo pago caso a empresa arrendatária exerça a opção de compra do bem alienado. Com base na Lei Municipal nº 12.392/2005 e no Decreto Municipal no 15.356/2005, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3355318
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O serviço de transporte coletivo, na modalidade Alternativo, nos termos da Lei Municipal nº12.392/2005, está sujeito a alíquota de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Art. 27 As alíquotas do ISSQN, especificados na lista anexa, são:

    I - 2% para os serviços de: (Inciso incluído pela Lei nº 12.706, de 1º/12/06, e alterado pela Lei nº 13.916, de 05/10/10)

    a) transporte coletivo público na modalidade Alternativo, definida no art. 10 da Lei nº 11.263, de 05 de junho de 2002;


ID
3355321
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Suponha que uma sociedade de profissionais que possua por objeto a prestação de serviços de assessoria econômica e financeira efetue o recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) com base no número de profissionais. Considerando a situação hipotética e o disposto na Lei Municipal nº 12.392/2005, é correto afirmar que, para fins de incidência do regime especial de recolhimento de ISS, a sociedade pode

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Art. 28 § 4 II - constituída sob a forma de sociedade simples, nos termos da lei civil, permitida a existência de filial ou posto avançado dentro do município de Campinas;


ID
3355330
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base na Instrução Normativa DRM/SMF nº 004/2009, a respeito da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e no Município de Campinas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Art. 10 A NFSe Campinas poderá ser cancelada por meio do Sistema NFSe Campinas, até o último dia do mês subsequente ao de sua emissão.


ID
3627211
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O serviço de transporte coletivo, na modalidade Alternativo, nos termos da Lei Municipal nº 12.392/2005, está sujeito a alíquota de

Alternativas
Comentários
  • Direito tributário

    E quem vai fazer p/ municipal agora tem que decorar a alíquota da tabela de serviço do seu codigo tributario.

    Pela lei complementar 116 fica entre 2% e 5% ...mas o ISS do transporte coletivo intramuninical é uma das exceções que pode ser menos de 2 ou zerada.

    Gab B

  • Isso é DRE? Questão deveria estar em DT...