-
Como é feita a Distribuição Secundária de debêntures?As distribuições secundárias (block-trade) de debêntures compreendem distribuições públicas de grandes lotes de debêntures que já foram emitidas e que estão nas mãos de controladores/acionistas da empresa ou qualquer outro investidor (debêntures que estão fora de circulação do mercado) e que geralmente compreendem um esforço de vendas sobre esses títulos.fonte: http://www.theca.com.br/agente-fiduciario/151.html#23
-
No caso de ações, no mercado este tipo de underwriting secundário é conhecido pelo nome de block-trade, essa expressão é usada no mercado de capitais para indicar negócios realizados de uma só vez com lotes muito grandes de ações.
-
Minha dúvida é: grandes lotes. Porque também não os pequenos lotes!!!
-
O que é Block Trade?
Block Trade (vendas em bloco) é uma oferta pública de um grande lote
de ações/debêntures já existentes (em posse de algum acionista); que já foram emitidas.
http://www.economiaerealidade.com/2010/11/o-que-e-block-trade.html
-
As
ofertas podem ser primárias ou secundárias. Quando a empresa vende
novos títulos e os recursos dessa venda vão para o caixa da empresa, as
ofertas são chamadas de primárias. Por outro lado, quando não envolvem a
emissão de novos títulos, caracterizando apenas a venda de ações já
existentes - em geral dos sócios que querem desinvestir ou reduzir a sua
participação no negócio - e os recursos vão para os vendedores e não
para o caixa da empresa, a oferta é conhecida como secundária (block
trade).
http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/ofertas/ofertas_publicas.html
-
Concordo com o Eber. Embora acredite que os 2 tipos de comentários sejam importantes, creio que o tipo citado faz mais diferença e é menos colocado.
-
"Seria muito prudente para exercitar o nosso cérebro, se ao invés de copiar a definição de algum site a pessoa realmente fizesse um comentário explicando o motivo da resposta, só acho."
- "Seria muito prudente para exercitar o nosso cérebro"... identificar o que a questão pede e verificar como resolvê-la antes de sair por ai reclamando. A definição de Block-Trade é a resposta da questão.
-
Vou comentar como funciona o blocktrade de ações.
Uma compania LTDA ao transformar - se em sociedade por ações deverá realizar uma oferta pública (SA aberta) ou privada (SA fechada). Assim, estará realizando uma subscrição primária de ações (primeira vez que oferta os títulos ao mercado). Se houver oferta pública, esta ocorrerá no mercado primário.
Na sociedade de capital fechado as ações ficam concentradas (formam - se blocos) nas mãos de poucos sócios. (No mínimo 2 são exigidos por lei). A companhia fechada poderá, posteriormente, abrir seu capital realizando uma oferta pública de um desses blocos que pertencem a um de seus poucos sócios.
Neste caso haverá uma abertura de capital diretamente no mercado secundário (as ações são vendidas de um sócio para vários).
Com relação as debêntures, a empresa poderá realizar o resgate de algumas ou mesmo de toda uma série de sua própria emissão. Com isso, recolhe os títulos em tesouraria e poderá constituir um mercado secundário desses ativos. Nesta situção a companhia poderá ofertar este bloco de debêntures a outros investidores. Como não é a primeira vez que os títulos são emitidos configuraria uma emissão secundária. (Com relação a debêntures foi uma interpretação, não tenho certeza).