SóProvas



Questões de Fundos de Investimentos


ID
19696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Escolher o melhor investimento é tarefa complexa tanto para o cliente quanto para o gerente que irá orientá-lo, pois existem muitas alternativas. Riscos, prazos e tributação, entre outros, são aspectos importantes para a escolha do investimento. Considerando os diversos produtos de investimentos, e suas características, julgue os itens a seguir.

Os recursos aplicados por clientes em fundos mútuos de investimentos poderão ser utilizados pela instituição financeira para empréstimos e financiamentos a outros clientes com taxas de juros mais altas.

Alternativas
Comentários
  • Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários.
    http://mercadoseacao.blogspot.com/2008/05/o-que-fundos-de-investimento.html
    ou seja não pode financiar empréstimos para outros clientes...
  • São constituídos sob a forma de condomínio aberto ou fechado e representam a reunião de recursos de poupança, destinados à aplicação em carteira diversificada de títulos e/ou valores mobiliários, com o objetivo de propiciar aos seus condôminos valorização de cotas, a um custo global mais baixo, ao mesmo tempo que tais recursos se constituem em fonte de recursos para investimento em capital permanente das empresas.
  • Galera,os Fundos de Investimento não fazem parte do Passivo das Instituições Financeiras, logo não podem sair emprestando para terceiros!
    Ou seja, é como se fosse uma parte independente do banco, devendo possuir até CNPJ.
  • Interessante lembrar do FGC, nesse caso, pq se o banco pudesse emprestar ou financiar com captaçao dos fundos, logo este seria coberto pelo FGC.
  • Por que o dinheiro que eu aplico em fundo de investimento financeiro não tem garantia do FGC?

    Porque o patrimônio dos bancos não se confunde com o patrimônio dos fundos de investimento financeiro que eles administram. Quando um banco enfrenta problemas, os cotistas do fundo podem fazer assembleias e mudar a administração do fundo para outra instituição.

    favor VALIDEM minhas estrelinhas!!!!
    bons estudos!!!

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/fgc.asp?idpai=portalbcb


     

  • A instituição financeira não pode fazer empréstimos com recursos oriundos dos fundos de investimento. A este impedimento, dá-se o nome de CHINESE WALL.

    O Chinese Wall caracteriza-se pela separação clara entre a administração dos recursos próprios (de tesouraria ou do ativo) das instituições financeiras e a administração dos recursos de terceiros(carteiras, clubes e fundos de investimentos). A obrigatoriedade de manutenção dessa segregação imposta pelo CMN e regulamentada pelo Banco Central, visa evitar o conflito de interesses nas instituições financeiras no gerenciamento dos seus recursos próprios e o gerenciamento dos recursos de seus clientes (terceiros). 

    Fonte: http://www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=20061206chinesewall
  • um fundo de investimento não faz parte das operações ativas de um banco, portanto não se pode emprestar nem financiar !
    alternativa ERRADA !
  • Fundo de investimento não possibilita empréstimo.

  • A questão está errada porque os recursos aplicados no fundo são utilizados para compra dos ativos financeiros que o compõem. Assim, esses recursos não ficam disponíveis para livre utilização pelas IF, pois já possuem uma destinação específica (compra dos ativos).

    O retorno que o administrador recebe é a taxa de administração, não existe essa rentabilidade por empréstimos a juros maiores.

  • As instituições financeiras devem ter suas atividades de administração de recursos próprios e recursos de terceiros (fundos), totalmente separadas e independentes de forma a prevenir potenciais conflitos de interesses. Os recursos financeiros dos fundos de investimentos são aplicados exclusivamente em ativos com base em objetivos e políticas de investimentos pré-definidos.

  • Segregação de recursos - Chinese Wall (Muralha da China): é o termo usado para explicar a necessidade de separação clara entre a administração dos recursos da tesouraria das if's e a administração de recursos de terceiros, evitando conflitos de interesse entre os administradores e os cotistas.

  • Conceito de chinese wall.


ID
20092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quando os jornais anunciaram que o Brasil teve superavit nas contas públicas no ano de 2006, correspondente a 4,84% do PIB, referiam-se ao chamado superavit primário - sem os juros e custos da dívida pública - e mostravam o grande esforço arrecadador do governo. As instituições financeiras têm responsabilidades legais na estruturação tributária, seja como contribuintes, seja como responsáveis tributários. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem, relativos a serviços e produtos bancários.

O imposto sobre operação financeira (IOF) para aplicações financeiras em fundos de investimento incide apenas para resgates ocorridos em prazos inferiores a 30 dias, excetuados os fundos com carência.

Alternativas
Comentários
  • Para inibir a aplicações financeiras, ou especulação, de curtissimo prazo o governo adotou o IOF com aliquota regressivo até o 29º dia.
  • (...)

    Investimentos de prazo mais curto pagam mais impostos. O imposto sobre operações financeiras (IOF) incide apenas sobre os resgates realizados em um período inferior a 30 (trinta) dias à data da aplicação dos recursos, ou seja, o investidor que deixar o dinheiro aplicado em um fundo de investimento por menos de um mês terá que pagar IOF. (...)

    Os investimentos com prazo superior a 30 (trinta) dias são isentos da cobrança de IOF.

    Fonte: http://br.advfn.com/investimentos/fundos/iof



  • Mas Fundos em Ações não tem IOF

  • Questao Desatualizada!!!

    Tributação em Fundos de Investimento

    Ate 29 dias pode incidir IOF.30 dias ou mais,todas as aplicações financeiras estao isentas.

    Fonte:Cpa 10 Prof. Edgar Abreu


ID
20095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quando os jornais anunciaram que o Brasil teve superavit nas contas públicas no ano de 2006, correspondente a 4,84% do PIB, referiam-se ao chamado superavit primário - sem os juros e custos da dívida pública - e mostravam o grande esforço arrecadador do governo. As instituições financeiras têm responsabilidades legais na estruturação tributária, seja como contribuintes, seja como responsáveis tributários. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem, relativos a serviços e produtos bancários.

O imposto de renda (IR) sobre os rendimentos em fundos de investimentos de renda variável são devidos apenas no momento do resgate das aplicações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - Quando você investe em um fundo de investimento em renda variáveis (ações e valores mobiliários), o IR só incide no momento do resgate. Mesmo que o gestor do fundo de ações, compra e venda as ações dentro do fundo não há incidência de IR, apenas quando o cotista faz o resgate de sua cota no fundo de investimento.
  • Pode exister certa confusão a respeito de fundos de renda variável ou fixa, então vamos lá:

    A questão faz referência a "fundos de RENDA VARIÁVEL".
      Neste caso, o aspecto temporal da incidência do IR num fundo de renda variável (ex: fundo de ações, de derivativos e alguns multimercados) se dá quando do resgate. A alíquota é aplicada ao redimento bruto auferido pelo investidor. 

    Por outro lado, os fundos de RENDA FIXA (ex: atrelados a papéis do governo e ao CDI) a tributação ocorre de seis em seis meses, pelo sistema "come-cotas" e também ao efetuar resgate. Tal modelo de tributação compromete a capitalização do investimento, dado que semestralmente o governo mete a mão em uma parte que poderia capitalizar-se e gerar mais rendimentos no futuro.

     

  • Renda variável: IR no resgate.

    Renda fixa: IR come-cotas.

  • Pra responder essa afirmativa, bastei lembrar o seguinte:
    I) O Imposto de Renda é cobrado sobre a renda total
    II) Nos fundos de renda variável, só sei a rentabilidade no momento do resgate
    Portanto, a afirmativa da questão está CERTA.
  • Resolução:

    No caso de fundos de ações não há a antecipação como nos demais fundos. Para se caracterizar como um fundo de renda varável a sua composição deverá ser de no mínimo 67% composto por ações ou assemelhados como:

     a) os recibos de subscrição;

    b) os certificados de depósito de ações;

    c) os Certificados de Depósito de Valores Mobiliários (Brazilian Depositary Receipts - BDR);

    d) as cotas dos fundos de investimento em ações; e

    e) as cotas dos fundos de índice de ações negociadas em bolsa de valores ou mercado de balcão organizado;

    No exterior:

    a) os American Depositary Receipts (ADR);

    b) os Global Depositary Receipts (GDR);

    Resposta: Certo 

  • O recolhimento do Imposto de Renda, nos fundos de investimento, ocorre semestralmente, no último dia útil de maio e novembro, ou no momento do resgate, o que ocorrer antes.


ID
20149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os produtos de investimento são importantes para vários tipos de instituições financeiras. Entre os mais comuns, podem-se mencionar os certificados de depósitos bancários (CDBs) e os fundos mútuos de investimentos. O mercado financeiro de produtos de investimento tem obtido crescente desempenho: no início de 2007, somente a indústria de fundos alcançou o volume de um trilhão de reais. Acerca desses produtos, julgue os itens a seguir.

Aplicações em fundos de investimento necessariamente devem ser feitas em conta-investimento.

Alternativas
Comentários
  • O investidor deve necessariamente ser titular de conta de investimento para aplicar em fundos de investimentos. A conta investimento não precisa ser criada no mesmo banco onde o investidor já é correntista. A vantagem dessas contas é que não há incidência de CPMF nas movimentações mas apenas no depósito inicial em conta corrente. Com o fim da cobrança da CPMF, essa vantagem deixa de existir.
  • Poupança é um investimento e não um FUNDO de investimento.
  • Aplicação em fundos de investimento necessariamente devem ser feitas em conta-investimento.
    carteiradeinvestimento.wordpress.com/.../conta-investimento/
  • O Bacen revogou a Conta Investimento em 2010.


    http://economia.estadao.com.br/noticias/suas-contas,com-fim-da-cpmf-bc-extingue-a-conta-investimento,16497,0.htm
  • Desde de 1º de outubro de 2004 todos os investimentos e reaplicações passaram a transitar OBRIGATORIAMENTE por uma Conta Investimento
  • Art. 1º Fica revogada a Circular nº 3.346, de 28 de março de 2007, que dispõe sobre a transferência de recursos de que tratam os arts. 3º e 8º da Lei nº 9.311, de 24 de outubro de 1996, e 85 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a abertura, manutenção e movimentação de
    contas-correntes de depósito para investimento e modalidade de depósito de poupança com rendimento adicional.

    fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/circ/2010/pdf/circ_3494.pdf
  • A Conta Investimento (CI) foi criada em 1º Outubro de 2004 e revogada pelo BACEN em 4 de maio de 2010, funcionava como uma conta de depósito que permitia ao investidor, seja ele pessoa física ou jurídica, migrar de um investimento para outro. O grande apelo da CI, quando da sua criação, era a possibilidade de migrar recursos entre investimentos sem a cobrança da antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira), que seria cobrada apenas no débito que ocorresse em valores que não estavam anteriormente aplicados, foi pela cobrança desse imposto não ter continuado que o Banco Central decidiu pelo fim da CI.
    Em maio de 2010, logo após o último fracasso do governo Lula em reviver a CPMF, o Banco Central decidiu extinguir a conta investimento. Poucas instituições financeiras, porém, mexeram à época nessa rubrica. O prazo final para os bancos extinguirem a conta investimento foi até outubro de 2011.
    QUESTÃO DESATUALIZADA.
    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/909961-bancos-extinguem-conta-investimento.shtml
    http://www.servicosbancarios.com.br/2010/08/o-que-e-uma-conta-investimento.html
  • O Banco Central divulgou no dia 02 de agosto de 2014, as 18:46 horas, uma nova cartilha sobre a conta investimento.

    Fonte: BACEN. Disponível em http://www.bcb.gov.br/pt-br/paginas/bc-elabora-cartilha-sobre-conta-investimento-ii.aspx. Acesso em 19 ago 2014 .


ID
20374
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Conhecida tbem por MARCAÇAO A MERCADO.
  • O Imposto de Renda dos fundos de investimentos é recolhido semestralmente, no último dia útil dos meses de maio e novembro, sobre o rendimento obtido pelo fundo nesse período em um sistema denominado "come cotas". Para esse recolhimento é usada a menor alíquota de cada tipo de fundo: 20% para fundos de tributação de curto prazo e 15% para fundos de tributação de longo prazo.
    No caso dos fundos de renda variável, a incidência de IR ocorre, exclusivamente, no resgate.
    Além disso, no momento do resgate da aplicação do investidor, se for o caso, será feito o recolhimento da diferença, de acordo com a alíquota final devida, conforme o prazo de permanência do investimento no fundo.
  • De acordo com a Lei vigente, as alíquotas (para Imposto de Renda) sobre os rendimentos são de 20% nos Fundos de Renda Variável e de 20% nos Fundos de Renda Fixa.

    http://www.shopinvest.com.br/fundos/perg_resp.asp
  • Olá. Para tirar a dúvida da colega que também foi a minha:
    Todo o dinheiro aplicado nos fundos é convertido em cotas, que são distribuídas entre os aplicadores ou cotistas, que passam a ser proprietários de partes da carteira, proporcionais ao capital investido. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia.
  • a) Os fundos de investimento devem contabilizar diariamente todos os ativos integrantes de suas carteiras pelos seus preços médios ao longo do mês. 

    b) Fundos fechados são aqueles com prazo determinado de duração, cujos valores investidos não podem ser resgatados. 

    c) O recolhimento do Imposto de Renda, nos fundos de investimento, ocorre semestralmente, no último dia útil de maio e novembro, ou no momento do resgate, o que ocorrer antes.

    e) Sobre os rendimentos obtidos nos fundos de investimento há incidência de IR à alíquota de 22,5%.

  • GABARITO: D

    O valor diário da cota de um fundo é obtido dividindo o seu patrimônio líquido pelo número de cotas emitidas, ambos calculados no mesmo momento de tempo.


ID
20968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos têm ampliado sua atuação em produtos e serviços financeiros mais sofisticados, oferecendo aos clientes, por exemplo, assessoria para compra e venda de empresas - o que o mercado chama de corporate finance -, equipe de especialistas com experiência em operações de mercado de capitais, e assessoria em fundos de investimentos, em especial para os clientes pessoa física, de renda mais alta, ou para clientes pessoa jurídica. Quanto aos produtos e serviços financeiros, julgue os próximos itens.

Até janeiro de 2004, os fundos mútuos de investimento tinham cobrança mensal do imposto de renda. A partir dessa data, a cobrança passou a ser semestral e ocorre nos meses de novembro e maio.

Alternativas
Comentários
  • Anteriormente a cobranca era mensal, sendo que a partir de OUTUBRO de 2004 a cobranca passou a ser semetral.
  • ERRADO - O imposto de renda é cobrado no momento do resgate.
  • Anteriormente à lei, a cobrança era mensal, sendo que, a partir de outubro de 2004, passou a ser semestral, em novembro e maio, ou no momento do resgate. Excetuam-se dessa regra os fundos de ações que só são tributados no resgate.
  • Anteriormente a lei , a cobrança era mensal, apartir de outubro de 2004 passou a ser semestral...nos meses de maio de novembro no ultimo dia util ,ou no momento do resgate:quem utiliza dessa regra é o fundos de açoes, que so são tributados no resgate.
  • Até janeiro de 2004, os fundos mútos de investimento tinham cobrança mensal do imposto de renda. A partir dessa data, a cobrança passou a ser semestral e ocorre nos meses de novembro e maio.

    ERRADO – O imposto de renda é cobrado no momento do resgate.

    FONTE: 
    http://concursandoseaprovados.com/2008/04/prova-banco-do-brasil-comentada-7.html

  • De acordo com a Lei , desde 01.10.2004, o imposto de renda incidente sobre os fundos de renda fixa passou a ser cobrado semestralmente no último dia útil dos meses de maio e novembro, ou no resgate, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
    A tributação nos Fundos de Ações será efetuada exclusivamente no resgate de cotas
  • Até outubro de 2004, os fundos mútuos de investimento tinham cobrança mensal do imposto de renda. A partir dessa data, a cobrança passou a ser semestral e ocorre nos meses de novembro e maio ou no resgate, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

  • DE ACORDO CO A LEI 10.892/04,  COBRANÇA DO IMPOSTO DE RENDA É SEMESTRAL, OCORRENDO NO ÚLTIMO DIA ÚTIL DOS MESES DE MAIO E NOVEMBRO, OU O MOMENTO DO RESGATE, O QUE ACONTECER PRIMEIRO.

  • sim e porque a quest~çao está errada?

     

  • O erro da questão está apenas no mês que começou a valer o novo sistema de cobraça de Acordo com a Lei 10892

     Art. 3o A partir de 1o de outubro de 2004, a incidência do imposto de renda na fonte sobre os rendimentos a que se refere o art. 6o da Medida Provisória no 2.189-49, de 23 de agosto de 2001, ocorrerá no último dia útil dos meses de maio e de novembro de cada ano, ou no resgate, se ocorrido em data anterior.

    Se tivesse setembro no lugar de janeiro estaria correto, pois mesmo faltando a parte do resgate, a cespe considera certa questões incompletas. Já resolvi varias questões dela assim.

  • Gab. Errado O erro está em afirmar que foi a partir de Janeiro. O correto seria a partir de outubro. Muitos comentários equivocados. Vale lembrar que o importante não é comentar pra ter quantidade. Os comentários servem de ajuda para assinantes e não assinantes.
  • Ao meu ver, essa questão está certa. Uma coisa é o examinador falar que o imposto de renda será cobrado semestralmente nos meses de maio e novembro. E outra é dizer que SOMENTE será cobrado nos meses de novembro e maio..

  • O como cotas é semestral, nos meses de novembro e maio que dá uma distância de 6 meses - O Imposto de renda também é cobrado no momento do resgate, sendo descontado o que já foi cobrado no come cotas.

    come cotas de 20% para curto prazo

    come cotas de 15% para longo prazo.

    excetos para fundos de ações que não sofrem com o come cotas.


ID
20977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos têm ampliado sua atuação em produtos e serviços financeiros mais sofisticados, oferecendo aos clientes, por exemplo, assessoria para compra e venda de empresas - o que o mercado chama de corporate finance -, equipe de especialistas com experiência em operações de mercado de capitais, e assessoria em fundos de investimentos, em especial para os clientes pessoa física, de renda mais alta, ou para clientes pessoa jurídica. Quanto aos produtos e serviços financeiros, julgue os próximos itens.

Os fundos mútuos de investimento classificados pelo BACEN como fundos referenciados são os que têm por objetivo seguir determinado referencial, apresentam uma gestão passiva da sua carteira e classificam-se em dois subtipos: DI e cambial.

Alternativas
Comentários
  • Gestão Passiva - Estratégia de gestão para um fundo de investimento em que se busca uma rentabilidade semelhante ao de um determinado índice de referência.
  • Achei a questão confusa, a classificação dos  Fundos de Investimento não é determinado pela CVM?
  • Referenciados: nesse grupo estão incluídos os fundos cuja estratégia de administração da carteira é passiva, isto é, o gestor tenta replicar o retorno de um índice de referência, ou benchmark (CDI, dólar, Ibovespa). No mínimo 95% do patrimônio desses fundos deve estar aplicado em títulos de renda fixa que seguem o desempenho do benchmark, pelo menos 80% do patrimônio deve estar aplicado em títulos federais ou de empresas com baixo risco de crédito, assim como não podem investir em futuros ou derivativos. Dentre os fundos referenciados podemos citar:

    Fundos DI: cujo retorno está atrelado à variação do CDI, sendo que a indexação é feita por meio de derivativos financeiros como swaps. Esses fundos têm um perfil bastante conservador e são recomendados em cenários de alta de taxa de juros.

    Fundos Cambiais: esses fundos são recomendados para pessoas que querem manter o valor do seu patrimônio constante em dólar, pois em geral aplicam seus recursos em títulos de renda-fixa indexados ao dólar como por exemplo as export notes. Esses fundos são recomendados para pessoas que têm dívidas em dólar, ou que acreditam em um cenário de desvalorização do real.

     

  • Ainal, quem classifica os fundos não é a CVM?

  • Como destacado anteriormente, os Fundos Referenciados tem que possuir no mínimo 95% em investimento que segue diretamente ou indiretamente o ativo de sua denominação e também 80% em ativos de renda fixa (TPF) ou de baixo risco.


    Ou seja, a maioria dos fundos até 2001 eram concentrados em TPF. E esses títulos não eram considerados valores mobiliários e é por isso que quem fiscalizava esses fundos e seus administradores (Inst. Financeira) era o Bacen. Dessa forma foi ele quem deu as denominações para esses tipos de fundos. 


    Depois de 2001 com a Lei 10.303, toda cota de fundo de investimento ofertada publicamente passa a ser um valor mobiliário (independente da composição do fundo). Sendo assim, a CVM passa a fiscalizar bem como autorizar a sua constituição.

  • CERTO

    Tipo de fundo: Referenciado

    Os fundos de investimento referenciados têm por objetivo reproduzir as variações do indicador de desempenho (benchmark) definido em seu regulamento, investindo, no mínimo, 95% de seus recursos em ativos que acompanhem a oscilação deste.

    A rentabilidade dos fundos de investimento referenciados está associada à variação do indicador de desempenho. Esses fundos podem utilizar derivativos apenas com o objetivo de proteção (hedge), sem permitir qualquer tipo de alavancagem.

     Os fundos de investimento referenciados mais conhecidos são os fundos DI, cujo objetivo de investimento é reproduzir a variação diária das taxas de juros SELIC / CDI. O crédito do resgate do valor parcial ou total investido pelo cotista deste fundo de investimento costuma ser executado no mesmo dia de sua solicitação.



ID
21241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca do sistema financeiro brasileiro e da sua diversidade de instituições e de produtos, julgue os itens subseqüentes.

B Fundo de investimento financeiro é um tipo de aplicação financeira em que o aplicador adquire cotas do patrimônio de um fundo administrado por uma instituição financeira. A remuneração varia de acordo com os rendimentos dos ativos financeiros que compõem o fundo.

Alternativas
Comentários
  • É um tipo de aplicação financeira em que o aplicador adquire cotas do patrimônio de um fundo administrado por uma instituição financeira. O valor da cota é recalculado diariamente. A remuneração varia de acordo com os rendimentos dos ativos financeiros que compõem o fundo. Não há, geralmente, garantia de que o valor resgatado será superior ao valor aplicado. Todas as características de um fundo devem constar de seu regulamento. Os fundos podem ser classificados em função do prazo de carência para resgate ou de remuneração de suas cotas, do nível de risco, do segmento em que atua, ou dos ativos que compõem o seu patrimônio.http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/aplica.asp?idpai=portalbcb
  • Só para complementar nossos conhecimentos, Um fundo de investimento é, uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, não possuindo personalidade jurídica, e sendo constituído tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento. A administração e a gestão do fundo são realizadas por especialistas contratados. Os administradores tratam dos aspectos jurídicos e legais do fundo, os gestores da estratégia de montagem da carteira de ativos do fundo, visando o maior lucro possível com o menor nível de riscos. Dependendo do tipo de fundo, as carteiras geralmente podem ser mais diversificadas ou menos diversificadas, podendo conter ativos de diversos tipos tais como ações, títulos de renda fixa (CDBs),títulos cambiais, derivativos ou commodities negociadas em bolsas de mercadorias e futuros, títulos públicos, entre outros. Todo o dinheiro aplicado nos fundos é convertido em cotas, que são distribuídas entre os aplicadores ou cotistas, que passam a ser proprietários de partes da carteira, proporcionais ao capital investido. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia.


  • Os fundos de investimento financeiro "FIF" são aqueles fundos que possuem em sua carteira de investimento ativos financeiros do tipo renda fixa em proporção superior a 51% do seu patrimônio .

     

    Fundo de Investimento Financeiro - Destina seus recursos às aplicações em diversos mercados, segundo limites legais e/ou determinados no regulamento do fundo.


ID
22498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Derivativos são instrumentos financeiros cujas estruturas e valores dependem e existem como referência a outros ativos, tais como valores mobiliários, dinheiro, mercadorias, ou seus preços. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Em geral, fundos de investimento não podem utilizar parcela significativa de seus patrimônios em valores mobiliários; já os limites impostos com relação a derivativos são pouco restritivos.

Alternativas
Comentários
  • A maioria dos fundos de investimento têm restrições às aplicações em derivativos, geralmente limitando-se a proteger posições possuídas no mercado a vista.
  • Definição: Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Fonte: http://www.portaldoinvestidor.gov.br/Investidor/Ondeinvestir/Tiposdeinvestimentos/tabid/86/Default.aspx?controleConteudo=viewRespConteudo&ItemID=150
  • Por favor, alguém poderia explicar de forma simples e de fácil compreensão o que são debêntures e derivativos?
  • DANIELLE,

    Assunto : Mercado de Capitais

    Debêntures : Nota promissoria
    É a parcela da dívida, você passa a ser um credor e não um acionista, a empresa passa a ficar te devendo.

    - Direito de Crédito
    - Geralmente logo prazo
    - Emissão depende de deliberação da assembleia Geral
    - Subscrição pública deve ter previa autorização da CVM.

     Assunto : BM&F

    Derivativos: Instrumentos financeiros que derivam de outros ativos.

    Ex.:Uma ação negociada em bolsa é um ativo, já o direito de vender ou comprar essa ação em uma data futura por um preço pré-definido é um DERIVATIVO.
  • Derivativos podem ser instrumentos extremamente perigosos. Um exemplo é o caso da quebra do banco Marka, de Alberto Cacciola (leia o livro "Eu Alberto Cacciola Confesso"). Ele estava vendido em dólares futuros, e o BACEN aplicou a chamada Banda Diagonal Endógena, isto é, ampliou a faixa de variação da cotação do dólar. Assim, quando do vencimento do contrato futuro, o preço do dólar estava acima do preço de exercício do derivativo, levando à quebra do banco em questão de horas. 

    Desta forma, existem restrições ao uso de derivativos, por serem instrumentos potencialmente muito arriscados. Já com relação à primeira proposição, essa também é falsa, pois pode-se realizar vultosos investimentos em valores mobiliários. Ex: FIA - Fundo de Investimento em Ações.

    Gabarito: E.


ID
23020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Um investidor procurou uma agência do BB e disse ao gerente que queria aplicar seus recursos sem muito risco, preferindo uma rentabilidade baixa a correr risco de perder dinheiro. O investidor informou, ainda, que gostaria de poder reaver seus recursos com rapidez, caso precisasse, embora não fosse esse o seu objetivo. Em função da demanda apresentada pelo cliente, seria correto o gerente indicar aplicação no(a)

BB FIEX.

Alternativas
Comentários
  • O Indicado nesse cenário seria a Caderneta de Poupança, ou algum fundo DI.
  • Alguem sabe dizer o que é BB FIEX?

    Em pesquisa no Banco do Brasil, apareceu BB FIX  e nao BB FIEX

  • Fundo de Investimentos no Exterior. É um fundo de investimento doméstico, que aplica no mínimo 60% de seus recursos em títulos da dívida externa brasileira.  

    INVESTIDOR: 
    Pessoas Jurídicas que desejam aplicar em títulos no exterior por meio de um único fundo. 

    COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA: 
    Fundo de investimento no exterior composto basicamente por títulos da dívida externa brasileira. 

    OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

    Taxa de administração: 1,5% ao ano; Liquidez e rentabilidade: diárias; Carência para resgate: não há; Débito da aplicação: no dia da solicitação;






ID
23023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Um investidor procurou uma agência do BB e disse ao gerente que queria aplicar seus recursos sem muito risco, preferindo uma rentabilidade baixa a correr risco de perder dinheiro. O investidor informou, ainda, que gostaria de poder reaver seus recursos com rapidez, caso precisasse, embora não fosse esse o seu objetivo. Em função da demanda apresentada pelo cliente, seria correto o gerente indicar aplicação no(a)

BB multicarteira especial plus.

Alternativas
Comentários
  • O Indicado nesse cenário seria a Caderneta de Poupança, ou algum fundo DI.

ID
85111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às Sociedades Corretoras de Títulos e Valores
Mobiliários (SCTVMs), que são constituídas sob a forma de
sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada,
julgue os itens a seguir.

A normatização, a concessão de autorização, o registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência do BACEN.

Alternativas
Comentários
  • Os FUNDOS DE INVESTIMENTO, administrados por corretoras ou outros intermediários financeiros, são constituídos sob forma de condomínio e representam a reunião de recursos para a aplicação em carteira diversificada de títulos e valores mobiliários, com o objetivo de propiciar aos condôminos valorização de quotas, a um custo global mais baixo. A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.
  • A NORMATIZAÇÃO, CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO, REGISTRO E A SUPERVISÃO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS são de competência da COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS.
  • Como consta na Instrução 409 da comissão de valores mobiliários, todos os fundos de investimentos são fiscalizados pela CVM (comissão de valores mobiliários).
  • A normatizacao a concessao de autorizacao e o registro sao de competencia do BACEN, porem a supervisao dos fundos de investimentos e responsabilidade da CVM
  • As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliário: são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.655, de 1989).

    Os FUNDOS DE INVESTIMENTO:a normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.

  • A imagem abaixo mostra os diferentes atores no SFN.


    Fonte: http://guinablogspot.blogspot.com.br/2011/12/sistema-financeiro-nacional.html
  • FONTE: SITE BACEN

    Os FUNDOS DE INVESTIMENTO, administrados por corretoras ou outros intermediários financeiros, são constituídos sob forma de condomínio e representam a reunião de recursos para a aplicação em carteira diversificada de títulos e valores mobiliários, com o objetivo de propiciar aos condôminos valorização de quotas, a um custo global mais baixo. A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.

  •  A RESPOSTA  ESTÁ NA LEI. 

     PAREM DE COLOCAR  JUSTIFICATIVAS ERRADAS!!!!

     

    CUIDADO PESSOAL

  •  A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sctvm.asp

  • Toda regulação dos fundos de investimentos é feita pela CVM. Fundo de investimento é a reunião de um grupo de investidores com objetivos comuns. Não tem personalidade jurídica e é constituído em forma de condomínio onde cada investidor tem direto a cotas proporcionais ao capital investido.

    Nessa modalidade de investimento podem conter diversos tipos de ativos como ações, títulos de renda fixa(CDBs), títulos cambiais, derivativos ou commodities negociadas de mercadorias e futuros, títulos públicos entre outros.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundo_de_investimento - Com adaptações 


  • Fundo de investimento nos lembra de "valor mobiliário,.... debentures,..... dinheiro investido" então é CVM!!!!

  • Para se constituir: autorização do Bacen.

    Para funcionar: autorização da CVM. (Normatização também)

  • são de competencia da CVM

  • A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sctvm.asp

  • Galera plantado comentário errado pra confundir. 

    CUIDADO. Não estudem por comentários! Vão na LEI direto!
  • Errado, conforme Art. 4º da Lei nº 8.668/93:

    "Compete à Comissão de Valores Mobiliários autorizar, disciplinar e fiscalizar a constituição, o funcionamento e a administração dos Fundos de Investimento Imobiliário, observadas as disposições desta lei e as normas aplicáveis aos Fundos de Investimento."

  • A CVM é o órgão normativo dos mercados de ações títulos e valores mobiliários. Lembrem-se disto!

     

                                                                                                                                                             Sucesso

  • ERRADO

    Fundo de investimento é uma comunhão de recursos, constituída sob forma de condomínio, destinado à aplicação em ativos financeiros no mercado financeiro e de capitais. O valor da cota do fundo de investimento é recalculado periodicamente. A remuneração varia de acordo com os rendimentos dos ativos financeiros que compõem o fundo. Não há, geralmente, garantia de que o valor resgatado será superior ao valor aplicado. Todas as características de um fundo devem constar de seu regulamento. O funcionamento dos fundos de investimento depende de prévia autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


    Os fundos podem ser classificados em função do prazo de carência para resgate ou de remuneração de suas cotas, do nível de risco, do segmento em que atua, ou dos ativos que compõem o seu patrimônio. Todo tipo de fundo de investimento é acompanhado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


  • O bacen concorre com a CVM em muitos aspectos aqui, mas no desta questão é claro que é a CVM quem determina tais direções.

  • QC não tem professor de conhecimentos bancários?!?! Pqp msm!!


ID
91504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Clientes superavitários em termos financeiros são aqueles que
consomem menos que a renda e, em decorrência, realizam
aplicações nos bancos. Com relação a esse tema, julgue os itens
seguintes.

Ao aplicar em um fundo de investimentos, assim como em um CDB, o cliente tem seus recursos garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Alternativas
Comentários
  • Os fundos de investimento não são garantidos pelo FGC, poruqe são um condomínio de quotistas
  • Os créditos que são garantidos pelo FGC. São:- depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio;- depósitos de poupança;- depósitos a prazo com ou sem emissão de certificado (CDB e RDB);- letras de câmbio;- letras imobiliárias; e- letras de crédito imobiliário.Portanto, apesar dos CDBs serem garantidos pelo FGC, os fundos de investimento não o são. Quando um banco sofre intervenção ou liquidação extrajudicial, a garantia para os cotistas destes fundos consiste na própria carteira de ativos financeiros, que seguem as normas específicas de administração.
  • Errado: os fundo de investimentos não tem garatia do fundo garantidor de crédito(FGC), porém o CDB tem garantia do FGC
  • FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO SÃO GARANTIDOS PELO FGC !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O CDB POR SUA VEZ É GARANTIDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Completando os colegas,
    O CDB é um título de Crédito (Depósito a Prazo)
  • Colegas, vamos entrar em acordo.
    Abraço!
  • Para ajudar a esclarecer:

    A pergunta se dirige aos fundos de investimento, os quais não são garantidos pelo FGC, logo a questão está errada.
    O CESPE fez pegadinha aí para nos atentar-mos ao fato de que o CDB tem sim garantia perante o FGC e talvez responder pelo CDB como sendo Correta a questão...

    Questão Errada.
  • Pessoal,

    Quem garante o CDB / RDB são as Instituições Financeiras. O  controle do sistema Cetip assegura que o CDB não é falso.

    Abraço a todos
  • A questão está dizendo que o FGC garante tanto os fundos de investimentos quanto o CDB.
    Está errada porque o FGC só garante o CBD
  • Vale lembrar que a garantia do CDB pelo FGC é até o limite de R$ 70.000,00.
  • Errada

    O erro da questão é que o FGC não garante todo o investimento, e sim até o valor de R$ 70.000,00. E tanto o CDB quando o RDB tem até esse valor garantido pelo FGC.
  • FGC cobre CDB até o limite de 70000, mas nem um centavo de cobertura ele oferece ao fundo de investimento. Questão boba, boba....
  • O FGC cobre CONTAS de investimento e não FUNDOS de investimento. 

  • lembrando que hoje o FGC cobre até o valor de R$ 250.000,00
  • Nesse link mostra o que é e o que não é coberto pelo FGC


    http://www.fgc.org.br/?conteudo=1&ci_menu=19


  • O erro da questão está em dizer que o fundo de investimento tb é coberto pelo FGC , assim como o CDB


    O CDB é, SIM, coberto pelo FGC


    Já o Fundo, NÃO!!!


    lembrem-se: FGC não cobre NENHUM FUNDO!

  • Não são cobertos pelo FGC:

    - Dep. Judicial

    - Valor mobiliário

    - Ações

    - Debentures

    - Fundo de investimento.


  • RESOLUÇÃO 3251 DO CMN, NO ART.2º:  TEM UMA LISTA( DEPOSITO À VISTA, DEPÓSITO A PRAZO, LETRAS HIPOTECARIAS, LETRAS DE CÂMBIO, LETRAS IMOBILIÁRIAS, LETRAS DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, POUPANÇA E ...

    LÁ NÃO TEM: FUNDOS DE INVESTIMENTOS E AÇÃO. 


    http://www.fgc.org.br/?conteudo=1&ci_menu=59

    OLHEI ESSE SITE NO ITEM 3.


  • ERRADO. Pois o patrimônio aplicado em fundos de investimento administrado por instituições financeira monetárias (Bancos), não se confundem com o patrimônio dessas instituições, caso um banco tenha dificuldades financeiras ou entre em liquidação, os sócios (cotistas) podem se reunir em assembleia para mudar a administradora do grupo de investimento. 

  • A questão afirma que o FGC garante os recursos do fundo da mesma maneira como faz no CDB.

    CDB não é fundo de investimento. É titulo de renda fixa, certificado de depósito bancário na modalidade a prazo.

    No site do BACEN possui a lista de recursos que são garantidos pelo FGC. No caso, o fundo não é.

  • Não há FGC no Fundo de investimento.

  • O risco do CDB é baixo por se tratar de RF. O maior risco está associado à solidez da instituição, ou seja, caso o banco quebre você pode não receber aquilo que aplicou. Porém, a aplicação é garantida até o limite de R$ 250.000,00 por conta pelo fundo garantidor de crédito (FGC), quando realizados em uma instituição associada ao FGC.


  • FI (Fundo de investimento) Não é coverto pelo FGC! Macete, FI SÃO CONSTITUÍDOS POR VALORES MOBILIÁIOS E VALORES MOBILIÁRIOS NÃO POSSUEM COBERTURA. FI LONGO PRAZO, FI IMOBILIÁRIO, FI AÇÕES .... Fundos atrelados a índices, as ações, swaps, etc....

  • Coberto pelo FGC:

    Dep. à Vista (conta corrente);

    Dep. a Prazo (CDB/RDB);

    Poupança (APE,CEF,SCI);                       

    Letra de Câmbio;

    Letra Hipotecária;

    Letra Imobiliária;

    Letra de Credito Imobiliário.



    Não Coberto pelo FGC:

    Dep. Judicial;

    Letra Financeira;

    Fundo de Investimento;

    Debêntures;

    Nota Promissória;

    Ações.


  • Por que o dinheiro que eu aplico em Fundos de Investimentos não tem garantia do FGC?

    Os Fundos de Investimentos Financeiros são entidades constituídas sob a forma de condomínios abertos. É uma comunhão de recursos arrecadados de clientes para aplicação em carteira diversificada de ativos financeiros, cujos regulamentos são registrados em cartórios de títulos e documentos. Geralmente são administrados por uma instituição financeira e estão sujeitos a supervisão e acompanhamento do Banco Central do Brasil ou da CVM - Comissão de Valores Mobiliários, dependendo de sua natureza.

  • CDB SIM É GARANTIA ,PORÉM FUNDO DE INVESTIMENTO NÃO

    ERRADO

  • Quais dos meus créditos são garantidos pelo FGC?

    São garantidos:

    depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio;depósitos de poupança;depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado (CDB/RDB);depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques, destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos referentes à prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares;letras de câmbio;letras imobiliárias;letras hipotecárias;letras de crédito imobiliário;letras de crédito do agronegócio;operações compromissadas que têm como objeto títulos emitidos após 08.03.2012 por empresa ligada.


    OBS: nenhum fundo é garantido pelo FGC

  • O CDB é garantido, os fundos de investimentos não!

  • Não são cobertos pela garantia ordinária os demais créditos, incluindo:

    I     

    -

    Os depósitos, empréstimos ou quaisquer outros recursos captados ou levantados no exterior;

    II

    -

    As operações relacionadas a programas de interesse governamental instituídos por lei;

    III

    -

    Os depósitos judiciais;

    IV

    -

    Qualquer instrumento financeiro que contenha cláusula de subordinação, autorizado ou não pelo Banco Central do Brasil a integrar o patrimônio de referência das instituições financeiras e das demais instituições autorizadas a funcionar pela referida Autarquia.

     

    http://www.fgc.org.br/?conteudo=1&ci_menu=19

  • O FGC não oferece cobertura para ativos de "alto risco" (ações, opções e outros)

  • FUNDO DE INVESTIMENTOS NÃO É GARANTIDO PELO FGC!!!

     

    Uma dica que pode ser últil em 80% das questões desse tipo: o FGC não cobre créditos que dizem respeiro a lucro. (ex.: ações, debentures, notas promissórias, fundos de investimento)

     

    Fiz umas 7 questões que tinha essa alternativa de bancas diferentes, atenção pq eles gostam de cobrar isso!

  •  Por que o dinheiro que eu aplico em fundo de investimento financeiro não tem garantia do FGC? Porque o patrimônio dos bancos não se confunde com o patrimônio dos fundos de investimento financeiro que eles administram. Quando um banco enfrenta problemas, os cotistas do fundo podem fazer assembleias e mudar a administração do fundo para outra instituição. Todo tipo de fundo de investimento é acompanhado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários.

  • FGC só garante o que os bancos emitem, afinal o fundo é formado pelos bancos.

  • São objeto da garantia proporcionada pelo FGC os seguintes créditos:


    depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio;

    depósitos de poupança;

    depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado;

    depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos referentes à prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares;

    letras de câmbio;

    letras imobiliárias;

    letras hipotecárias;

    letras de crédito imobiliário;

    letras de crédito do agronegócio;

    operações compromissadas que têm como objeto títulos emitidos após 8 de março de 2012 por empresa ligada.

  • ERRADO

    Porque o patrimônio dos bancos não se confunde com o patrimônio dos fundos de investimento financeiro que eles administram. Quando um banco enfrenta problemas, os cotistas do fundo podem fazer assembleias e mudar a administração do fundo para outra instituição. Todo tipo de fundo de investimento é acompanhado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários.


  • CDB não é fundo de investimento...

  • Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

    Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

    Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

    Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

    Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

    Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

    Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

    Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

    Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

    Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

    Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

    Fundos de investimento não são cobertos pelo FGC

  • Gabarito: Errado.

    Não há garantia dada pelo Fundo Garantidor de Crédito. Existe um reembolso de até 250 mil reais por CPF, mas não garantia.

  • Não cobertos pelo FGC:

    • Fundos de investimento
    • títulos de capitalização
    • fundos de previdência
    • produtos do mercado de capitais: ações, debêntures, nota promissória...
  • ERRADO

    CDB não é fundo de investimentos

  • Pessoal, muito cuidado: O CDB é coberto pelo FGC(Fundo Garantidor de Crédito). O erro da questão está relacionado a "FUNDO DE INVESTIMENTOS".

    Portanto, resposta: ERRADO.


ID
91540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito de fundos de investimentos.

Um fundo referenciado DI deve manter uma carteira de investimentos que apresente retorno compatível com o referencial determinado (as taxas de juros equivalentes aos depósitos interfinanceiros de um dia).

Alternativas
Comentários
  • O fundo referenciado DI usa as taxas SELIC e DI (depósitos interfinanceiros) como referenciais ,daí o nome fundos referenciados. Os fundos de investimento, em geral, apresentam atualização diária da remuneração.
  • Na minha opinião, quem tem que ter a carteira de investimento é a IF, e não o fundo de investimento. O resto está certo, mas eu marquei falsa por causa da primeira parte.
    Alguem pode me explicar???
  • A principal característica desses Fundos é que a rentabilidade deve acompanhar um determinado referencial, por exemplo, DI e dólar americano. Os Fundos Referenciados DI são os que apresentam menor nível de risco. Seu objetivo é buscar rentabilidade que acompanhe as variações das taxas do CDI (Certificado Depósito Interbancário). São indicados a investidores que visam à rentabilidade que acompanhe as variações das taxas de juros. 

    FONTE
  • Eu errei a questão, o que me deixou em dúvida foi a parte que diz: apresente retorno compatível com o referencial determinado. Deu a entender que pode ser outro índice desde que com rendimento compatível ? É isso mesmo? Pra mim, o fundo DI deveria manter uma carteira com fundos que utilizam o benchmark em questão, no caso as Taxas DI.

    Alguém podia me ajudar com isso. Obrigada.


ID
91543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito de fundos de investimentos.

A taxa de administração é a principal remuneração obtida pela instituição financeira quando oferece um fundo de investimentos aos clientes. Ela é devida mesmo quando o fundo em questão apresenta retorno negativo.

Alternativas
Comentários
  • Os fundos de investimento não comportam a garantia de retorno positivo. A taxa de administração é justa se for posta em consonância com os gastos. Caso alguém fosse fazer um investimento sozinho, este sofreria uma série de gastos e desgaste, no fundo de investimento não é diferente, porém caso o investimento fosse individual seria só do investidor. Agora como é nos fundos de investimento este gasto será compartilhado entre todos os condôminos.
  • Normalmente, os fundos cobram uma taxa pela administração da carteira, que é conhecida como taxa de administração e é cobrada como percentual diario sobre o patrimonio do fundo, podem entretanto, cobrar uma taxa de ingresso ao fundo ou uma taxa de saida antecipada, de forma a induzir o cliente a permanecer por mais tempo.

    EX: Taxa de administração 1% a.a deduzida diariamente do PL do fundo.
    Mesmo sendo negativo o lucro, é retirada do PL do fundo.

    Taxa de performace é a rentabilidade ai sim, vai depender da 'rentabilidade do fundo'
    Taxa de performance é outa taxa que os fundos cobram.
  • So complementando, fica a critério da administradora do fundo de investimento cobrar tanto a taxa de administração como também a taxa de performance. 

    Me corrija se estiver errado.

  • As resposta do povo ai de cima não é nada confiável.
    Resposta: CERTA
  • achei que a corretagem fosse a principal fonte de ganhos das instituições que operam com fundos de investimento! ¬¬

  • Sinceramente, essa questão foi mal elaborada, muito confussa.

  • Taxa de administração

    Esta é a taxa mais frequentemente cobrada pelos fundos. É quanto o fundo (os cotistas) deve pagar pela prestação de serviço do gestor, do administrador e das demais instituições presentes na operacionalização do dia a dia. O valor da taxa, que é cobrado anualmente, é um percentual calculado sobre o patrimônio líquido do fundo e independente dos rendimentos obtidos pelos cotistas.

    Taxa de performance

    Essa é a taxa cobrada do cotista quando a rentabilidade do fundo supera a de um indicador de referência, conhecido como benchmark. Ela serve para remunerar uma boa administração. Esse indicador é previamente estabelecido desde a criação do fundo e o cotista tem conhecimento antes mesmo de fazer a aplicação. A taxa de performance é cobrada somente sobre a rentabilidade que ultrapassar o benchmark e existe uma periodicidade mínima para sua cobrança. Nem todos os fundos cobram taxa de performance.


    http://www.comoinvestir.com.br/fundos/guia-de-fundos/quanto-custa-investir/paginas/default.aspx

  • Vou tentar Ajudar fazendo uma analogia como Título de Capitalização.No titulo a parcela se divide em 3 :Parcela de Administração: Independe da rentabilidade. Parcela para Sorteio: Junta tudo para manter o sorteio e nutrir o premio se houver "vencedor". Parcela que realmente fica para Render Juros: é a rentabilidade do seu titulo. Talvez a nomenclatura mude, mas a ideia  de que a maior renda deles é a ADM é a mesma.Espero ter ajudado, Bons Estudos !
  • Taxa de administração do fundo de investimentos:

    Como ela é cobrada?

    Expressa em uma base anual, a taxa de administração é descontada, diariamente, de forma proporcional do valor da cota do fundo. Portanto, o valor da cota publicado pelo gestor já inclui a taxa de administração, sendo que, após um mês, é descontado o equivalente a 1/12 da taxa anual de administração.

    Lembre-se que a taxa é cobrada sobre o saldo que está investido. Se o fundo tiver valorização, portanto, haverá um acréscimo na taxa proporcional, e vice-versa. Lembrando que a taxa de administração é cobrada mesmo quando o fundo registra prejuízo.

    Taxas variam bastante

    As taxas de administração cobradas nos fundos de investimento variam bastante, dependendo de diversos fatores, principalmente o tipo de fundo e o valor mínimo de aplicação.

    Fonte: <https://www.infomoney.com.br/onde-investir/taxa-de-administracao-como-ela-afeta-o-retorno-do-fundo/>


ID
91546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito de fundos de investimentos.

A alavancagem é uma técnica que provê total garantia quanto a possíveis perdas, por estar baseada na manutenção de operações restritas a um único mercado e indexador.

Alternativas
Comentários
  • A alavancagem, cujo conceito descreve o número de vezes que a somatória dos depósitos (majoritariamente os a vista) pode ser emprestada para diversos tipos de tomadores. É a alavancagem bancária que faz expandir o crédito a escalas ampliadas. Ao longo do período pré-crise, o nível de alavancagem dos bancos comerciais estadunidenses alcançava patamares acima de 20 vezes, enquanto seus bancos de investimento atingiam patamares até o dobro do praticado pelos primeiros. No contexto brasileiro, estima-se que a alavancagem média alcance 12 vezes o patrimônio líquido dos bancos comerciais. Portanto, altos índices de alavancagem representariam maior risco do banco
  • A alavancagem ocorre quando o gestor assume obrigações maiores do que o patrimônio do fundo, assumindo dívidas para aumentar o volume dos recursos aplicados e, por consequência, aumentando o risco da operação. O regulamento de cada fundo preceitua quanto é o limite de alavancagem de cada fundo. Por isso, é importante sempre ler no regulamento quanto é este limite para se conhecer o campo de atuação do gestor.
  • Eu ja peguei o erro no começo quando fala que "a alavancagem é uma técnica que provê total garantia quanto a possíveis perdas".


    A alavancagem ocorre quando o gestor assume obrigações maiores do que o patrimônio do fundo, assumindo dívidas para aumentar o volume dos recursos aplicados e, por consequência, aumentando o risco da operação.


    então com a alavancagem você aumenta o risco e não uma garantia a possíveis perdas.
  • A alavancagem pode ser tbm para pessoas físicas, qualquer CTVM hoje te permite operar alavancado com pouquissimo tempo de conta, dependendo da sua movimentacao. 

  • Total garantia..?! haha vai nessa...

  • Alavancar significa operar com recursos de terceiros. Na prática, quem opera alavancado investe mais do que realmente possui.

  • Alavancagem: Exposição de um fundo de investimento a determinado mercado superior ao montante total dos seus ativos, aplicados na operação em busca de maiores ganhos, aumentando, conseqüentemente o risco da operação.  

    Fonte: Prof. Murilo Morais      (Espaço Jurídico Cursos)
  • Gabarito Errado.

    Com um pouco de atenção ficaria tranquilo responder essa questão ( Mesmo não sabendo o que seria Alavancagem ) pois qualquer fundo de investimento há RISCOS, e dizer que há TOTAL GARANTIA deixa a questão errada.


    Quem quer saber um pouco mais sobre alavancagem:

    http://www.ig.com/pt/introducao-a-alavancagem

    Bons Estudos!

  • Ta ae um vídeo que fala um pouquinho sobre isso.

    https://www.youtube.com/watch?v=zv8J4kgk5xQ

  • Não existe nada que garanta segurança total em um fundo de investimento. Questão errada!

    Esse cara do vídeo abaixo manda muito bem.

ID
109429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Entre as aplicações financeiras mais comuns disponíveis no
mercado estão a poupança, o certificado de depósito bancário
(CDB), o recibo de depósito bancário (RDB) e os fundos de
investimento. Com relação a essas aplicações, julgue os seguintes
itens.

Fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira em que o aplicador adquire cotas do patrimônio de um fundo administrado por instituição financeira para o qual o valor da cota é recalculado mensalmente.

Alternativas
Comentários
  • Valor da cota é recalculado diariamente.
  • O valor de cada cota é recalculado DIARIAMENTE e a remuneração recebida varia de acordo com o prazo de aplicação e com os rendimentos dos ativos financeiros que compõe o fundo. Não há, geralmente, garantia de que o valor resgatado seja superior ao valor aplicado.
  • O número de cotas é proporcional ao dinheiro investido e o cálculo do valor de cada cota é calculado DIARIAMENTE dividindo-se o patrimônio líquido do fundo pelo número de cotas que estão em circulação.
  • fundo de investimento:É um tipo de aplicação financeira em que o aplicador adquire cotas do patrimônio de um fundo administrado por uma instituição financeira. O valor da cota é recalculado "DIARIAMENTE". A remuneração varia de acordo com os rendimentos dos ativos financeiros que compõem o fundo. Não há, geralmente, garantia de que o valor resgatado será superior ao valor aplicado. Todas as características de um fundo devem constar de seu regulamento.
  • Fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira em que o aplicador adquire cotas do patrimônio de um fundo administrado por instituição financeira para o qual o valor da cota é recalculado mensalmente. DIARIAMENTE.
  • Diáriamente -- Fundos


    Mensalmente -- Clubes

  • Fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira em que o aplicador adquire cotas do patrimônio de um fundo administrado por instituição financeira para o qual o valor da cota é recalculado diariamente.

  • o administrador de um fundo, necessariamente, precisa ser uma instituição financeira?

  • O Administrador deverá ser uma instituição financeira aprovada pelo Banco Central.

  • DIARIAMENTE

  • D-I-A-R-I-A-M-E-N-T-E


ID
316033
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em prospectos de fundos de investimento encontra-se:
I. seu objetivo.
II. os riscos assumidos.
III. sua política de investimento.
Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Olá.
    Gabarito (a)

    Os fundos de investimento contém 3 documentos:
    O regulamento, que contém as regras de funcionamento;
    O prospecto, contendo as informações do fundo, a política de investimento e os riscos.
    O Termos de adesão que é o termo assinado pelo cotista que confirma o recebimento do regulamento e do prospecto e tomou ciência dos riscos.

  • Toda aplicação em FI reliazada a partir de 22-11-2004 deverá ser precedida de assinatura no termo de adesão e da entrega do prospecto e regulamentos aos clientes.
    Regulamento:regras
    Prospecto:Riscos de investimento,informações do fundo e a política de investimento.
  • Resposta A
    INSTRUÇÃO CVM Nº 409, DE 18 DE AGOSTO DE 2004
     FUNDO DE INVESTIMENTOS: comunhão de recursos, constituída sob a forma de condomínio, destinado à aplicação em títulos e valores mobiliários, bem como em quaisquer outros ativos disponíveis no mercado financeiro e de capitais, observadas as disposições desta Instrução.
    Prospectos de fundos de investimento:
     OBJETIVOS :
    Este FUNDO tem como objetivo acompanhar a variação dos Certificados de Depósitos Interbancários de um Dia - CDI, através de investimentos em fundos de investimento referenciados DI longo prazo, conforme descrito na sua política de investimento e composição de carteira.
    Como reflexo da flutuação dos preços dos ativos pertencentes ao FUNDO e, considerando que o ADMINISTRADOR faz a marcação a mercado deles, o FUNDO pode apresentar oscilações acentuadas na sua rentabilidade em função da
    volatilidade dos preços desses ativos.

    RISCOS ASSUMIDOS:

    Risco de mercado
    Risco de mercado externo
    Risco de crédito
    Risco de liquidez
    Risco de concentração
    Risco proveniente de uso de derivativos
    Risco sistêmico
    Risco legal
    Risco decorrente da precificação dos ativos
    Risco específicos

     POLÍTICA DE INVESTIMENTO:
    Ofundo tem como característica principal adquirir cotas de fundos de investimento da classe “Referenciado DI Longo Prazo”, que tenham como política de investimento a aplicação em ativos financeiros e utilização de instrumentos derivativos diversos, conforme previsto na composição da carteira e definido na regulamentação aplicável.
    Mais informações consulte:

      http://www.alfanet.com.br/Institucional/downloads/Prospectos/Prospecto%20ALFA%20PRIVATE%20DI.pdf  


     
  •             CONCEITOS DE FUNDO DE INVESTIMENTO

    # As instituições financeiras estruturam seus fundos de acordo com algumas variáveis exógenas determinadas pelo BACEN ou CVM como, por exemplo, os limites de composição da carteira de cada tipo de fundo que, por sua vez, vão determinar o perfil de liquidez do mesmo esta variável endógena da escolha da composição risco/rentabilidade (retorno) desejada pela instituição financeira que vai criar a "personalidade" de cada fundo e atrair cada perfil de investidor.
     O prospecto deve conter a política de investimento do fundo e os riscos envolvidos.
     Para estabelecer a disposição ao risco, podemos analisar a volatidade do fundo, que vem a ser dispersão para baixo ou para cima de rentabilidade diária em relação à média da rentabilidade em determinado período

  • O prospecto deve conter, entre outras coisas: Obejtivo do fundo: Se o fundo é passivo ou ativo; Riscos assumidos; Política de investimento. Fonte: Professor Edgar Abreu (acasadoconcurseiro.com.br)
  • O Prospecto é o documento que apresenta de forma destacada as principais informações relevantes para o investidor contidas no regulamento, tais como as relativas à política de investimento do fundo, às taxas de administração e aos principais direitos e responsabilidades dos cotistas e administradores, assim como quaisquer outras necessárias para uma tomada de decisão mais consciente por parte dos investidores, como os riscos envolvidos.

    http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/fundos_investimentos/regulamento.html
  • Sério Rafael?

    Já pensou em ler o edital do BB?


ID
317242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando as normas vigentes no Brasil relativas à contabilidade
das entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs),
julgue o item que se segue.

O parecer do atuário deve conter todos os fatores relevantes para a avaliação atuarial, como o custo do plano avaliado e sua expectativa de evolução futura, as causas do deficit ou superavit técnico atuarial, assim como comentários acerca dos fundos constituídos atuarialmente, apresentando seus valores e destinação.

Alternativas

ID
531121
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As normas para funcionamento dos fundos de investimento dispõem que

Alternativas
Comentários
  • Correta letra B

    Recomenda-se ao investidor a leitura cuidadosa dos prospectos e dos regulamentos dos fundos de investimento antes de apilcar seus recursos.
  • ALTERNATIVA B. Todo quotista deve receber o regulamento e o prospecto. O Regulamento é o documento onde estão estabelecidas as regras básicas de funcionamento de um fundo de investimento Imobiliário. E quaisquer mudanças devem ser deliberadas em assembléia geral.
  • GABARITO LETRA: B

    a) Item Errado : Cotistas de fundos fechado podem solicitar resgate somente no encerramento do fundo ou em datas previstas no regulamento.

    b) Item Correto: Prospecto deve conter a política de investimento do fundo e os riscos envolvidos.

    c) Item Errado: A marcação a Mercado é dispensada somente para fundos exclusivos. Nos demais fundos é obrigatória.

    d) Item Errado: O valor da cota deve ser divulgado diariamente, exceto em fundos exclusivos, por decisão do cotista.

    e) Item Errado: Quem administra fundos de investimento são pessoas jurídicas autorizadas pela CVM (underwriters)




  •                         CONCEITOS DE FUNDO DE INVESTIMENTO

    # As instituições financeiras estruturam seus fundos de acordo com algumas variáveis exógenas determinadas pelo BACEN ou CVM como, por exemplo, os limites de composição da carteira de cada tipo de fundo que, por sua vez, vão determinar o perfil de liquidez do mesmo esta variável endógena da escolha da composição risco/rentabilidade (retorno) desejada pela instituição financeira que vai criar a "personalidade" de cada fundo e atrair cada perfil de investidor.
     O prospecto deve conter a política de investimento do fundo e os riscos envolvidos.
     Para estabelecer a disposição ao risco, podemos analisar a volatidade do fundo, que vem a ser dispersão para baixo ou para cima de rentabilidade diária em relação à média da rentabilidade em determinado período
  • Fundo de investimento: é uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento, organizada sob a forma de pessoa jurídica, tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento.

    Regulamento e Prospecto: todo quotista, ao subscrever quotas do Fundo, deve receber o regulamento e o prospecto. O regulamento e o prospecto dependem de prévia autorização da CVM, sendo o regulamento um documento onde estão estabelecidas as regras básicas de funcionamento de um Fundo de Investimento Imobiliário. Dentre essas regras, merecem destaque aquelas que se referem aos ativos que serão adquiridos e às estratégias de investimento adotadas, uma vez que estão diretamente relacionadas com o risco do investimento.

  • O Regulamento é o documento de constituição do fundo. Nele estão estabelecidas todas as informações e as regras essenciais relacionadas, entre outras estabelecidas no capítulo IV da instrução CVM 409:(i)à administração; (ii) à espécie, se aberto ou fechado; (iii) ao prazo de duração, se determinado ou indeterminado; (iv) à gestão; (v) aos prestadores de serviço; (vi) à política de investimento, de forma a caracterizar a classe do fundo; (vii) à taxa de administração e, se o caso, às taxas de performance, entrada e saída; (ix) às condições de aplicação e resgate de cotas.. As alterações no regulamento dependem de prévia aprovação da assembleia geral de cotistas e devem ser comunicadas à CVM. É importante saber que as alterações feitas no regulamento do Fundo de Investimento implicam modificações nas condições de funcionamento do Fundo. Portanto, o cotista deve analisar as modificações propostas de acordo com seus interesses como investidor.

    O Prospecto é o documento que apresenta de forma destacada as principais informações relevantes para o investidor contidas no regulamento, tais como as relativas à política de investimento do fundo, às taxas de administração e aos principais direitos e responsabilidades dos cotistas e administradores, assim como quaisquer outras necessárias para uma tomada de decisão mais consciente por parte dos investidores, como os riscos envolvidos.

    É documento de apresentação obrigatória aos investidores, exceto no caso de fundos destinados exclusivamente a investidores qualificados

  • Documentos dos fundos:

    - regulamento: doc que estabelece as regras de funcionamento e operacionalização de um fundo de investimento, segundo legislação vigente.

    - prospecto: doc que contém as informações relevantes para o investidos relativas à política de investimento e os riscos envolvidos.

    - termo de adesão: ao investir, o cotista assinta um termo confirmando que recebeu o regulamento e o prospecto do fundo, além de ter ciência dos riscos envolvidos eda política de investimento.


    Fonte: Prof. Ricardo Oliveira (LFG)

  • O Prospecto é o documento que apresenta as informações relevantes

    para o investidor relativas à política de investimento do Fundo e dos riscos 

    envolvidos, bem como dos principais direitos e responsabilidades dos

    cotistas e administradores.

    •  b) o prospecto deve conter a política de investimento do fundo e os riscos envolvidos.

  • nesse edital de 2015 do bb tem investimentos e seguros rafael

  • O regulamento descreve as características principais do FII e deve ser de conhecimento do cotista. Entre as informações importantes abrangidas pelo regulamento,destacamos:

    a) objetivo fundamental dos investimentos imobiliários a serem realizados, identificando os aspectos que somente poderão ser alterados com prévia anuência dos cotistas;

    b) o grau de liberdade que o administrador se reserva no cumprimento dessa política

    de investimento;

    c) as operações que o administrador fica autorizado a realizar independentemente de prévia autorização dos cotistas;

    d) os ativos que podem compor o patrimônio do fundo, os requisitos de diversificação

    de investimentos e os riscos envolvidos; e

    e) a possibilidade de o fundo contratar operações com derivativos para fins de proteção patrimonial.

    A lista completa de assuntos que devem estar contemplados no regulamento do fundo

    está no art. 15 da Instrução CVM nº 472/08.

  • Opção B


  • Atentem-se com o termo prospecto, pois houve algumas mudanças relacionadas à instrução CVM 555 e 554 que já estão válidas desde 01/10/2015. Uma delas é que o conteúdo presente no "prospecto" será concentrado no formulário de informações complementares, sendo assim o prospecto "deixará de existir".

    https://www.westernasset.com.br/pt/pdfs/commentaries/201507_Market_Commentary.pdf

    Contudo, como a questão é antiga, letra B correta.
  • Atenção! O colega Frederico Chaves observou muito bem!

    Muitos dos comentários estão desatualizados

    A instrução pertinente teve várias modificações, uma delas inclusive em 2017.

     

    Melhor conferir direto na instrução da CVM nº 555 - Dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento.

    http://www.cvm.gov.br/legislacao/instrucoes/inst555.html

     

    Os capítulos a serem lidos e suas respectivas páginas: são apenas 5 páginas, mas valiosas.

     

    CAPÍTULO V – DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES DO FUNDO ........................................................................................ 24
    Seção I – Disposições Gerais .................................................................................................................................................. 24
    Seção II – Formulário de Informações Complementares ........................................................................................................ 25
    Seção III – Lâmina de Informações Essenciais ....................................................................................................................... 26
    Seção IV – Regulamento ........................................................................................................................................................ 27
    Seção V – Material de Divulgação ......................................................................................................................................... 30

     

     

  • a) Errado. É no fundo aberto que os cotistas podem solicitar o resgate a qualquer momento.

    b) Certo.

    c) Errado. É obrigatória a marcação a mercado.

    d) Errado. A divulgação é diária.

    e) Errado. Somente por pessoas jurídicas podem ser administrados.

    Resposta: B


ID
613465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma gama de produtos e serviços financeiros é atualmente
comercializada nas economias de mercado. Acerca desses produtos
e serviços, julgue os itens que se seguem.

Desde que consigam replicar o retorno de um índice de referência, os fundos de renda fixa referenciados têm liberdade para decidir como investir seus recursos, já que até 49% do patrimônio desses fundos pode ser investido em ações e derivativos.

Alternativas
Comentários
  • "Errada"

    Os fundos referenciados devem manter o mínimo de 95% de seus recursos em ativos que acompanhem o índice de referência.
  • Renda Fixa: Os fundos dessa categoria possuem a sua carteira de investimentos ( ATÉ 80% E NÃO ATÉ 49%) composta por títulos de renda fixa pré ou pósfixados ,públicos ou privados



  • Fundo de Renda Fixa

    São títulos que pagam, em períodos definidos, uma certa remuneração, que pode ser determinada no momento da aplicação ou no momento do resgate (no final da aplicação). O modo mais fácil de entender o que é um título de renda fixa é imaginar cada título como um empréstimo. Cada vez que você compra um título de renda fixa você está basicamente emprestando dinheiro ao emissor do título (que pode ser o seu banco, uma empresa ou o governo). Os juros cobrados nada mais são do que a remuneração que você recebe por emprestar seu dinheiro.


    Para ser classificado como referenciado precisa:

        Em sua denominação conter o indicador de desempenho escolhido;

        No mínimo 80% do patrimônio líquido deve ser representado por:

            Títulos públicos federais;

            Títulos e valores mobiliários de renda fixa cujo emissor esteja certificado por uma agência de classificação de risco localizada no país como de baixo risco de crédito ou equivalente;

        No mínimo 95% da carteira ser composta por ativos financeiros que acompanham o indicador de desempenho escolhido;

    Pode realizar operações com derivativos apenas para proteção contra as oscilações da taxa de juros.
  • OBRIGAÇÕES DOS FUNDOS REFERENCIADOS

    TENHAM 80% NO MÍNIMO, DE SEU PATRIMÔNIO LÍQUIDO REPRESENTADO,ISOLADO OU COMULATIVAMENTE, POR:
    • TÍTULOS DE EMISSÃO DO TESOURO NACIONAL E/OU DO BACEM.
    • TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS DE RENDA FIXA CUJO O EMISSOR ESTEJA CLASSIFICADO NA CATEGORIA DE BAIXO RISCO OU EQUIVALENTE,  COM CERTIFICAÇÃO POR AGÊNCIA DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO LOCALIZADO NO PAÍS.
    ESTIPULEM QUE 95% NO MÍNIMO,DA CARTEIRA SEJA COMPOSTA DE ATIVOS FINANCEIROS  DE  FORMA A ACOMPANHAR, DIRETA OU INDIRETAMENTE, A VARIAÇÃO DO INDICADOR DE DESEMPENHO("BENCHMANK") ESCOLHIDO.
  • Pode-se sintetizar os fundos referenciados por denominação de suas obrigações:

    OBRIGAÇÕES DOS FUNDOS REFERENCIADOS

    Ø tenham 80% (oitenta por cento), no mínimo, de seu patrimônio líquido representado, isolada ou cumulativamente, por:
    a) títulos de emissão do Tesouro Nacional e/ou do Banco Central do Brasil;
    b) títulos e valores mobiliários de renda fixa cujo emissor esteja classificado na categoria baixo risco de crédito ou equivalente, com certificação por agência de classificação de risco localizada no País;
     
    Ø estipulem que 95%(noventa e cinco por cento), no mínimo, da carteira seja composta por ativos financeiros de forma a acompanhar, direta ou indiretamente, a variação do indicador de desempenho ("benchmark") escolhido;
     
    Ø restrinjam, a respectiva atuação nos mercados de derivativos, a realização de operações com o objetivo de proteger posições detidas à vista, até o limite dessas. É vedada a cobrança de taxa de performance, salvo quando se tratar de Fundodestinado a investidor qualificado.
  • Obrigações dos fundos referenciados:

    Tenham 80%, no mínimo, de seu patrimônio líquido representado, isolada ou cumulativamente, por:
    a - Títulos de emissão do Tesouro Nacional e/ou do Banco Central do Brasil;
    b - Títulos e valores mobiliários de renda fixa cujo emissor esteja classificado na categoria baixo risco de crédito ou equivalente, com certificação por agência de classificação de risco localixada no País;
    c - Estipulem que 95%, no mínimo, da carteira seja composta por ativos financeiros de forma a acompanhar, direta ou idiretamente, a variação do indicador de desempenho ("benchmark") escolhido.
    É vedada a cobrança de taxa de performance, salvo quando se tratar de Fundo destinado a investidor qualificado (os que têm mais condições de investir que os investidores comuns. São exemplos Instituições Financeiras, Companhias Seguradoras, Entidades de previdência complementar, dentre outros, além de pessoas físicas ou jurídicas que possuam investimentos financeiros superiores a R$ 300.000,00)
  • Com um texto que pode confundir o leitor a questão está errada, já que os Fundos Referenciados devem investir no mínimo 95% de seu patrimônio em ativos que acompanham diretamente ou indiretamente o seu  benchmark (referência).

  • A Instrução da CVM que:

    Dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento, diz :

    Art. 94 -

    II - Estipula que 95% (noventa e cinco por cento), no mínimo, da carteira seja composta por ativos financeiros de forma a acompanhar, direta ou indiretamente, a variação do indicador de desempenho ("benchmark") escolhido;


    Referência: http://www.cvm.gov.br/asp/cvmwww/atos/exiato.asp?File=\inst\inst409.htm
  • Não vi nenhum comentário sobre como se da a relação entre fundos referenciados e derivativos.Portanto:


    Nos fundos referenciados a aplicação em derivativos é somente com a finalidade de proteção das posições detidas à vista, não podendo ultrapassar as mesmas e nem fugir da finalidade de Heage da carteira.


    Abraços!

  • Fundos referenciados são aqueles que visam

    seguir algum índice de referência. Os mais

    conhecidos são os Referenciados DI. Para serem

    considerados referenciado, os fundos devem

    investir, no mínimo, 95% da carteira, em ativos

    pós-fixados (sendo 80%, pelo menos, em títulos

    públicos federais ou papéis de empresas de baixo

    risco) e que acompanhem a variação do indicador

    de desempenho escolhido, no caso, o CDI.

  • O que deixa evidente o erro na questão é citar fundo de renda fixa e dizer que 49% dele é composto por renda variável. 
    Ai o examinador entrega o ouro. 

  • Desde que consigam replicar o retorno de um índice de referência, os fundos de renda fixa referenciados têm liberdade para decidir como investir seus recursos, já que até 95% do patrimônio desses fundos pode ser investido em ações e derivativos.

  • Fundos Referenciados – Devem identificar em sua denominação o seu indicador de desempenho, em função da estrutura dos ativos financeiros integrantes das respectivas carteiras, desde que atendidas cumulativamente as seguintes condições:

    I. Tenham 80%, no mínimo, de seu patrimônio líquido representado, isolada ou cumulativamente, por:
    a. títulos de emissão do Tesouro Nacional e/ou do Banco Central do Brasil;
    b. títulos e valores mobiliários de renda fixa cujo emissor esteja classificado na categoria baixo risco de crédito ou equivalente, com certificação por agência de classificação de risco localizada no País, tal como debentures;
    II. Estipulem que 95%, no mínimo, da carteira seja composta por ativos financeiros de forma a acompanhar, direta ou indiretamente, a variação do indicador de desempenho (“benchmark”) escolhido;
    III. Restrinjam a respectiva atuação nos mercados de derivativos a realização de operações com o objetivo de proteger posições detidas à vista, até o limite dessas.

  • Fundos referenciados são aqueles que visam seguir algum índice de referência. Os mais conhecidos são os Referenciados DI. Isto é, 95% de sua carteira  é composta por ativos que acompanhem um determinado indicador. Neste caso, os fundos são atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e têm o objetivo de acompanhar a variação diária das taxas de juros no mercado interbancário.

    http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/04/fundos-di-incidem-sobre-a-aplicacao-total

  • Pessoal vou deixar um site que diferencia alguns fundos de classe.

    http://brasilpluralcorretora.com/bd/Products/InvestmentFunds

    O que trata a questão  e o de renda fixa seguem abaixo, a título de conhecimento:

    Referenciado

    Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. 
    Para tal, investem no mínimo 80% em títulos públicos federais ou em títulos de renda fixa privados classificados na categoria "baixo risco de crédito". Além disso, no mínimo 95% de sua carteira é composta de ativos que acompanhem a variação do seu indicador de desempenho, o chamado benchmark. Usam instrumentos de derivativos com o objetivo de proteção (hedge). 
    Os fundos referenciados mais conhecidos são os DI. Fundos que buscam acompanhar a variação diária das taxas de juros (Selic/CDI) e se beneficiam em um cenário de alta de juros. 

    Renda Fixa

    Aplicam uma parcela significativa de seu patrimônio (mínimo 80%) em títulos de renda fixa prefixados (que rendem uma taxa de juro previamente acordada) ou pós-fixados (que acompanham a variação da taxa de juro ou um índice de preço). Além disso, usam instrumentos de derivativos com o objetivo de proteção (hedge). 
    Nos fundos de renda fixa acontece o oposto dos fundos referenciados DI, pois se beneficiam em um cenário de redução das taxas de juros. 

  • parei de ler nos 49%, por macete, não tem nada relacionado ao assunto que tenha essa numeração de 49%

  • A Questão se refere a FUNDOS GENÉRICOS

    Pelo que vi de outras questoes

  • No mínimo 95% dos títulos têm que está aplicados no fator de referência.

  • Os Fundos DI ou Fundos de Renda Fixa Referenciados DI são fundos que devem investir no mínimo 95% do seu patrimônio em Títulos Públicos atrelados a SELIC. Lembrando que SELIC é a taxa que o governo paga a quem empresta dinheiro a ele, é a taxa básica da economia e funciona como referência para todos os tipos de juros.

  • Não está correta a afirmação, pois os Fundos DI ou Fundos de Renda Fixa Referenciados DI são fundos que devem investir no mínimo 95% do seu patrimônio em Títulos Públicos atrelados à SELIC. Os Fundos DI são compostos basicamente de Títulos do Tesouro do tipo Tesouro SELIC, também conhecidos como LFT.

    Quanto aos outros 5% podem ser investidos em títulos com as mesmas regras dos Fundos de Curto Prazo, que em regar, são mais indicados em cenários com índices de inflação elevada e juros baixos.


    GABARITO: Errado

  • No fundo referenciado, no mínimo 95% do patrimônio do fundo deve estar aplicado em títulos que seguem o desempenho do índice de referência ou benchmark.

    Resposta: Errado


ID
890050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando os elementos de finanças empresariais relativos a projeções de lucros e perdas, capital de giro, investimentos e financiamentos, julgue os itens de 61 a 67

Para o financiamento de investimentos em ativos fixos, deve-se levar em consideração que o custo do capital de terceiros equivale ao total das cotas de depreciação dos ativos financiados no exercício.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

  • Depreciação não interfere diretamente no financeiro da empresa.

  • Para o financiamento de investimentos em ativos fixos, deve-se levar em consideração que o custo do capital de terceiros equivale ao total das cotas de depreciação dos ativos financiados no exercício. Resposta: Errado.

    O custo de capital (taxa de juros) não considera a depreciação dos ativos financiados.


ID
1109665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens .

Debêntures são títulos de dívida de médio e longo prazo, emitidos por sociedades por ações, de capital aberto ou fechado, e utilizados para o financiamento de seus projetos.

Alternativas
Comentários
  • A captação de recursos no mercado de capitais, via emissão de debêntures, pode ser feita por Sociedade por Ações (S.A.), de capital fechado ou aberto. Entretanto, somente as companhias abertas, com registro na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, podem efetuar emissões públicas de debêntures.


  • Sim! Atenção ao detalhe da questão, pois companhias fechadas também podem emitir debentures. É um caso bem específico, mas é possível.

    CERTO

    Somente companhias abertas podem emitir publicamente debêntures, devendo então seguir alguns procedimentos, como convocar uma Assembleia Geral dos acionistas, para autorizar a emissão, elaborar uma escritura de emissão, registrada em cartório, efetuar o registro dessa emissão na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), emitir e providenciar a negociação das debêntures no mercado comprador. Além disso, a empresa emissora deve pagar aos investidores as debêntures no vencimento, na forma prevista na escritura de emissão.


    As companhias de capital fechado só podem realizar emissões privadas com oferta a acionistas ou a grupos restritos de investidores que atendam a determinadas requisitos.

    http://www.comoinvestir.com.br/debentures/guia-de-debentures/Paginas/default.aspx

  • Não entendi seu comentario janice souza

  • Achei que companhias fechadas não pudessem emitir ações nem debentures.

  • GM Roberto

    Podem emitir debêntures:

    SA aberta

    Sociedade de Arrendamento Mercantil 

    Companhias Hipotecárias 


    Bons estudos!

  • Só reforçando, as S/A Abertas tem subscrição pública (disponibilizam ações na bolsa), necessitam de autorização da CVM enquanto as S/A Fechadas tem subscrição privada (ações vão para os donos) e precisam apenas do registro na CVM.


    Bons estudos e foco na missão!
  • só complementado a fala do colega Matheus,

    Debêntures: financia investimentos da empresa à medio e longo prazo. Tem prazo minimo de 360d e n tem mxm. existe perpétua. precisa de reg. na cvm.

    podem-(s.a aberta) s.a. fechada ñ pode emissão pub.
    ñ podem-( IF)
    exceções-(bndes part. s.a, comp. hipotecarias e sociedade arrend. merc.)

    Bons estudos!

  • Debênture é um título de dívida, de médio e longo prazo, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a companhia emissora. Quem investe em debêntures se torna credor dessas companhias. No Brasil, as debêntures constituem uma das formas mais antigas de captação de recursos por meio de títulos.

    também podem emitir debentures (BNDES participações, comp. Hipotecarias e Soc. arrendamento mercantil)


  • Obrigado pelo esclarecimento sobre as companhias fechadas....

  • Debêntures pode ser emitidas por Sociedades Anônimas Aberta ou Fechada NÃO financeira 

    (EXCEÇÃO: 3  IF's podem emitir Debêntures: Sociedade de Arrendamento Mercantil; Companhias Hipotecária e BNDES Participações)

    Prazo mínimo: 360 dias

    Prazo máximo: perpetuo

  • Companhais de capital fechado podem emitir debêntures?

  • Podem, Ricardo. Porém só companhias abertas podem fazer emissões PÚBLICAS de debêntures.

     

  • "por ações"???

  •  

    Tatiane Gonçalves, tmb achei estranho. Mas olha a definição que achei:

    ''Sociedade por ações é uma sociedade comercial que tem seu capital social dividido em ações, estando a responsabilidade de cada acionista limitada à integralização das suas ações. Nesse caso, é chamada também de sociedade anônima ou companhia.''

  • Achei que debêntures,era só de longo prazo.


  • CERTO

    Debêntures é um título de dívida em que seu investimento é um empréstimo para determinada empresa que não seja uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário. Assim o investidor se torna um credor da empresa em questão e recebe juros fixos ou variáveis ao final do período pactuado.

  • • Valores mobiliários emitidos por sociedades por ações (Sociedades Anônimas), representativos de

    dívidas, que asseguram a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.

    • Suas características devem estar descritas em sua escritura de emissão.

    • Trata-se de um título de crédito privado e de renda fixa.

    • São emitidas por sociedades anônimas de capital aberto ou fechado;

    CERTO


ID
1446856
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Fundos de investimentos abertos são:

Alternativas
Comentários
  • Os fundos de investimento podem ser organizados sob a forma de condomínios abertos ou fechados. 

    Nos fundos abertos é permitida a entrada de novos cotistas ou o aumento da participação dos antigos por meio de novos investimentos, assim como é permitida a saída de cotistas, por meio do resgates de cotas.

    Já nos fundos fechados, a entrada e a saída de cotistas não é permitida. Após o período de captação de recursos pelo fundo, não são admitidos novos cotistas nem novos investimentos pelos antigos cotistas.

    Avante!

  • São aqueles em os cotistas podem solicitar os resgates de suas cotas a qualquer tempo.

  • Nos fundos abertos é permitida a entrada de novos cotistas
    ou o aumento da participação dos antigos por meio de novos
    investimentos, assim como é permitida a saída de cotistas,
    por meio do resgate de cotas, isto é, mediante a venda de
    ativos do fundo para a entrega do valor correspondente ao
    cotista que efetuou o resgate, total ou parcial, de suas cotas.

  • Fundos abertos
    Permitem a entrada de novos quotistas em qualquer momento;

    Permitem que os quotistas aumentem suas quotas investindo mais;

    Permitem que os quotistas resgatem suas quotas ou liquidem quando desejarem.

     

    Liquidez

    Teoricamente, a liquidez dos fundos abertos é frequente. Pois, como permitem aporte de capital e resgates a qualquer momento, a liquidez pode até mesmo ser diária.

    Porém, o regulamento de um fundo aberto pode determinar a liquidez. Além disso, o risco de liquidez, que significa a possibilidade de não conseguir converter produtos e ativos em dinheiro, pode afetar os investidores.


ID
1446898
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O que a política de um investimento de um fundo retrata:

Alternativas
Comentários
  • a) Os mercados de atuação do gestor para atingir o objetivo do fundo

  • Objetivo e Política de Investimento 

    O objetivo do fundo é uma meta a ser alcançada e determina o risco do fundo.O objetivo do fundo deve estar expresso no prospecto. A política de investimento indica como os objetivos serão alcançados, detalhando-se os papéis, mercados, limites, percentuais e o risco ao qual o fundo será exposto. 

  • Para mim, seria todas as alternativas.


  • a - Os mercados de atuação do gestor para atingir o objetivo do fundo - Como é mais restrito (quais mercados atuarão), é a Política de investimentos, que fica dentro do Prospecto.

    b - Os objetivos do fundo de investimento - Estão no Prospecto do fundo, de forma ampla.

    c - As diretrizes do fundo de investimento - Estão no Prospecto do fundo, de forma ampla.

    d - De que forma o fundo de investimento dará o retorno ao cliente  - Como é mais restrito (taxas, prazos, tipos...), é a Forma de remuneração, que fica dentro do Prospecto.

    e - Todas as alternativas acima estão corretas.

  • Boa, 

    definição da Elziane está perfeita
  • A Política de Investimento de um fundo define a linha de
    atuação quanto aos instrumentos financeiros que podem
    compor a carteira, os riscos que o fundo pode correr e o que
    o Gestor pode ou não fazer para que os objetivos constantes
    do regulamento sejam alcançados.


    O Objetivo do Fundo descreve aquilo a que o Fundo se propõe
    a atingir, assim entendido como a sua meta. Por exemplo,
    ultrapassar o retorno do Ibovespa.


    Já a Política de Investimentos descreverá como o gestor pretende
    atingir essa meta proposta. Por exemplo, comprando
    ações que possuam um potencial de rentabilidade superior
    à média do mercado de acordo com uma determinada metodologia.

     


    A política de investimentos diz respeito aos “meios” utilizados,
    pata que o objetivo seja alcançado.

  • Objetivos: "O QUE". A meta do fundo.

    Política: "COMO". Meios para atingir o objetivo.

  • Oh banca boqueta! não sei como consegue novos contratos. Devido a tantas questões anuladas e mal elaboradas... "banca amadora"


ID
1702342
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os fundos de investimento representam uma modalidade de investimento, constituída sob a forma de condomínio, que aplica em conjunto os recursos dos investidores que possuem objetivos comuns. Os fundos que possuem políticas de investimentos que envolvam vários fatores de risco, sem o compromisso de concentração em nenhum fator em especial, são denominados:

Alternativas
Comentários

  • Fundo multimercados: Deve possuir políticas de investimento que envolvam vários fatores de risco, sem o compromisso de concentração em nenhum fator em especial ou em fatores diferentes das demais classes previstas.

  • Os fundos de investimento multimercados têm por objetivo diversificar o investimento de seus recursos em diversas classes de ativos, como renda fixa, moedas, ações e commodities, seja no mercado doméstico ou internacional.

    Os fundos multimercado, em geral, não possuem o compromisso de concentrar recursos em nenhum fator de risco. Podem, inclusive, utilizar derivativos tanto para proteção (hedge) quanto para alavancagem. 

    A procura pelas melhores oportunidades para diversificar os ativos do fundo de investimento multimercado depende da capacidade e experiência do gestor, que deve combinar a aplicação do percentual do patrimônio que será investido em cada um dos mercados com a escolha do melhor momento para alocar esses recursos. 

    O crédito do resgate do valor parcial ou total investido pelo cotista deste fundo de investimento costuma ser executado em até 30 dias. 

  • É exatamente isso.

    Resposta: Certo


ID
1833736
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sobre fundos de investimento está correto afirmar que.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º O funcionamento do fundo depende de prévio registro, que será automaticamente concedido mediante comprovação, perante a CVM

     

    http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/legislacao/inst/anexos/400/inst472.pdf

  • gabarito C


    Sobre a alternativa E: a valorização de cada um dos ativos é contabilizada no fim do dia, e assim é gerada uma nova quota, válida para todos os cotistas.

  • as cotas podem ser de abertura ou fechamento.

  • a) são garantidos pela instituição financeira administradora. não tem nem FGC, quem dirá ser garantido pela adm.


    b) suas cotas podem ser adquiridas apenas por investidor pessoa jurídica. PF TAMBÉM


    c) seu funcionamento depende do prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários. CORRETO


    d) não sofrem auditoria independente. sofrem auditoria e tem que ser por auditor externo


    e) o valor das cotas é calculado e divulgado mensalmente. Calculado diariamente, chamado de marcação a mercado, excedo os fundos exclusivos que não precisam de marcação diária.

  • a) Errado. Os fundos de investimento não têm garantia. Inclusive, os cotistas respondem por eventual patrimônio líquido negativo do fundo.

    b) Errado. Pessoas físicas também podem adquirir cotas de fundos de investimento.

    c) Certo. Para oferecer o produto “fundo de investimento”, é obrigatório o seu registro na CVM.

    d) Errado. Sofrem auditoria sim.

    e) Errado. O valor das cotas é calculado diariamente.

    Resposta: C


ID
1879219
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em um mercado de ativos em que não há incerteza, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra B

  • Sobre o cálculo do Valor Presente do Ativo (AVP)

    Por definição o valor de um ativo qualquer, seja projeto, empresa ou investimento é a soma do Valor Presente dos seus fluxos de caixa projetados futuros descontados pela taxa adequada ao risco deste ativo.

     

    O cálculo do valor presente de um ativo é obtido pela seguinte expressão

    VP = VF / (1+i)n

    Onde:

    VP = Valor presente do ativo

    VF = Valor futuro do ativo

    i = Taxa de juros utilizada para representação do risco deste ativo

    n= Quantidade de dias entre a data de emissão do ativo e a sua efetiva execução

    Forma de Controle

     

    Cada ficha de imobilizado possui um extrato de suas ocorrências de AVP, formadas pelas seguintes operações / ações:

    Constituição: movimento que indica o valor de AVP (diferença entre o valor futuro e presente) a ser realizado.

    Apropriação: movimento que indica o valor do AVP constituído que já se tornou devido pelo transcorrer de um determinado período.

    Realização: movimento que indica a realização de uma parcela do AVP, seja em função da baixa total ou parcial da ficha de imobilizado, seja em função do término do período estabelecido para o AVP (data de

     

  • Se não há incertezas, não haverá prêmios por aceitar mais riscos. Assim, o valor presente vai ser igual ao valor futuro, justamente porque não há riscos que poderiam valorizar ou depreciar o valor do investimento.

    Para que o valor presente seja igual ao valor futuro, não pode ser feito arbitragem, pois aí estaria mudando o valor do investimento. Letra B é mesmo a correta.

    A) Errada. Valor futuro não é dado pela razão, mas sim pelo produto.

    B) Correto.

    C) Errada. Não tem como, em hipótese alguma, afirmar que arbitragem promove o equilíbrio de mercado, pois é subjetivo e traz incertezas. O equilíbrio do mercado se dará de várias maneiras, dentre elas, destaca-se a assimetria de informações.

    D) Errada. Pelos mesmos motivos acima.

    E) Errada. Pelo que eu entendi e interpretei, afirma-se que, quanto maior o preço de um ativo, maior será o investimento. Na verdade, acho que não é bem assim. Deve-se considerar a rentabilidade, o custo etc. Dessa forma, há relações direitas e indiretas. Mas confesso que esse item é bastante dúbio. No entanto, fui na mais certa "por se tratar de ESAF"


ID
2183563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito dos títulos públicos e do tesouro direto, julgue o item que se segue.

A rentabilidade da Nota do Tesouro Nacional série B Principal (NTN-B Principal) é composta por uma taxa anual pactuada no momento da compra mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Alternativas
Comentários
  • O Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) é um título pós-fixado, cuja rentabilidade é composta por uma taxa anual pactuada no momento da compra mais a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice de inflação oficial do governo brasileiro, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse título não possui fluxos periódicos de pagamento ao investidor (cupom semestral de juros).

  • NTN-B – Nota do Tesouro Nacional – série B: título com rentabilidade vinculada
    à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra.
    Forma de Pagamento: semestralmente (juros) e no vencimento (principal).

    NTN-B Principal – Nota do Tesouro Nacional – série B: título com rentabilidade
    vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da
    compra. Não há pagamento de cupom de juros semestral. Forma de Pagamento:
    no vencimento.

     

  • errada, nao é anual, é semestre, e é prefixada, e é pelo INDICE IPCA - indice oficial do governo, feito pelo IBGE


ID
2231521
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Atualmente existem no mercado muitas operações estruturadas que possibilitam uma série de alternativas para o financiamento e a aplicação de recursos. Existe uma operação que envolve a venda de recebíveis de clientes de uma empresa para um banco administrador. O banco em seguida oferece ao mercado cotas de títulos lastredos nesses recebíveis, com rendimentos em regra superiores ao CDI, valendo-se de cotas seniores e de cotas subordinadas. Assinale a alternativa que contém o instrumento estruturado com as características descritas.

Alternativas
Comentários
  • O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma comunhão de recursos que destina parcela acima de 50% do seu respectivo patrimônio líquido para aplicações em direitos creditórios.

     

    Cabe ao administrador, uma instituição financeira específica, constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores através da venda de cotas.

     

    Os FIDCs são uma forma de investimento em renda fixa constituídos sob a forma de condomínio aberto, em que os cotistas podem solicitar o resgate de suas cotas de acordo com o disposto no regulamento do fundo, ou fechado, em que as cotas somente são resgatadas ao término do prazo de duração do fundo, de cada série ou classe de cotas conforme seu regulamento, ou em virtude de sua liquidação. Admite-se ainda, a amortização de cotas por disposição do regulamento ou por decisão da assembleia geral de cotistas.

     

    http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-fixa-privada-e-publica/fundos-de-investimentos-em-direitos-creditorios-fidc.htm


ID
2340838
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

“Todo empreendedor tem a própria história sobre como levantou capital para abrir o primeiro negócio. Alguns começam de forma modesta, com reservas pessoais acumuladas ao longo dos anos. Outros entram no jogo catapultados por cheques milionários de investidores. Há também aqueles que recebem ajuda de familiares ou recorrem às linhas de crédito bancárias. E existem profissionais que fazem uso das verbas rescisórias recebidas após uma demissão para realizar o sonho de empreender. Não existe jeito certo de captar dinheiro. Trata-se de um processo de tentativa e erro. Nessa etapa, sai na frente quem é capaz de identificar o tipo de suporte necessário para fazer sua empresa crescer”. (Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, p. 66, julho de 2016).

Dessa forma, associe, de cima para baixo, os tipos de financiamentos com os seus respectivos conceitos.

Tipos de financiamentos 
I) Crowdfunding
II) Incubadoras
III) Anjos
IV) Fundos de Investimentos
V) Corporate Venture
VI) Bancos

Conceito
( ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.
( ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.
( ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.
( ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.
( ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.
( ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    ( Bancos ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.

     

    ( Crowdfunding ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.

     

    ( Incubadoras ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.

     

    Fundos de Investimentos ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.

     

    Corporate Venture ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.

     

    ( Anjos ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

  • essa não é da minha alçada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gab-B,livro nenhum de C.Bancários fala desse assunto...questão para professor


ID
2510014
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em uma situação onde um ativo está denominado em taxa prefixada e se queira transformar o rendimento para pós-fixado, equivalente ao rendimento dos depósitos interfinanceiros (DI), deve-se utilizar uma posição

Alternativas
Comentários
  • Questão deve ser anulada. Somente contrato SWAP pode fazer esse tipo de troca.

  • Swap: acordo entre duas partes para trocar o risco de uma posição ativa (credora), ou passiva (devedora), em data futura. Essas trocas (swaps) envolvem taxas de juro, moedas e commodities.

  • a) como a empresa está passiva em taxa prefixada, ficando tomada em contratos futuros DI (ou seja, comprando contratos na mesma proporção da posição original em prefixado) ela irá se beneficiar de uma alta dos juros, protegendo sua posição inicial. (correto).

    b) como o interesse é trocar os retornos prefixados para pós-fixados em DI, instrumentos cambiais são ineficazes. (errado).

    c) PU = preço unitário, onde PU = 100.000 / (i/100+1)^(n/252), ou seja, o PU é o preço do contrato DI padrão no vencimento a valor presente. Se a taxa sobe o valor presente será menor, logo se o investidor está comprado em PU, significa que ele perde se a taxa de juro negociada subir. Nesse sentido, esse instrumento seria ineficaz. (errado).

    d) no swap, ativo é o que você irá receber, passivo o que você irá entregar. Estaria correto se o investidor estivesse ativo em pós-fixado e passivo em prefixado. (errado).

    e) semelhante a alternativa b. (errado).

    Mais informações sobre o contrato futuro de DI. www.bmf.com.br/bmfbovespa/pages/contratos1/Financeiros/PDF/Juro_FuturoInterfinanceiros-DILongo.pdf


ID
2766028
Banca
IADES
Órgão
IGEPREV-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A classificação dos fundos de investimento em três níveis, adotada pela ANBIMA, objetiva facilitar o processo de decisão de investimento. Se determinado investidor optar por um fundo de renda fixa (classe – nível 1) com gestão ativa (risco – nível 2), poderá escolher entre os seguintes fundos (estratégia – nível 3):

Alternativas
Comentários
  • Primeiro nível No primeiro nível, os fundos estão agrupados por classe de ativos: 1. Fundos de renda fixa 2. Fundos de ações 3. Fundos multimercados 4. Fundos cambiais.

    Segundo nível Neste nível, os fundos são classificados conforme o tipo de gestão (passiva ou ativa). Para a gestão ativa, a classificação é desmembrada conforme a sensibilidade à taxa de juros. Aqui estão: 1. Fundos indexados 2. Fundos ativos 3. Fundos de investimento no exterior.

    Terceiro nível Neste nível os fundos são classificados de acordo com a estratégia. Enquadram-se aqui, por exemplo, os fundos soberanos, os fundos dinâmicos e os setoriais, entre outros.

  • Gabarito: letra E

    Primeiro nível No primeiro nível, os fundos estão agrupados por classe de ativos: 1. Fundos de renda fixa 2. Fundos de ações 3. Fundos multimercados 4. Fundos cambiais.

    Segundo nível Neste nível, os fundos são classificados conforme o tipo de gestão (passiva ou ativa). Para a gestão ativa, a classificação é desmembrada conforme a sensibilidade à taxa de juros. Aqui estão: 1. Fundos indexados 2. Fundos ativos 3. Fundos de investimento no exterior.

    Terceiro nível Neste nível os fundos são classificados de acordo com a estratégia. Enquadram-se aqui, por exemplo, os fundos soberanos, os fundos dinâmicos e os setoriais, entre outros.

  • E

    soberano, grau de investimento e crédito livre.

  • cara copiou o comentário na cara dura kkkkkk

ID
2803654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os fundos de investimento são regidos por um regulamento que, além das regras básicas de funcionamento, apresenta outras informações relevantes, tais como: composição dos ativos, riscos envolvidos nas operações, taxa de administração cobrada dos investidores e estratégias de investimento a serem adotadas pelo gestor. As próprias classificações desses fundos são indicativas dos riscos a que eles estarão sujeitos. A partir dessas informações, julgue o item seguinte, acerca da relação entre o tipo de fundo de investimento apresentado e as estratégias e os riscos que podem estar sendo assumidos pelos gestores desses fundos.


Fundos referenciados buscam reproduzir, da forma mais fidedigna possível, as variações de determinado parâmetro de desempenho por eles especificado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A característica primordial dos Fundos Referenciados é que a sua política de investimentos busca acompanhar, ou replicar, a performance de um índice específico de referência.
    Costuma-se, ainda, atribuir a estes tipos de fundos a classificação de ser um Fundo de Renda Fixa. Não poderia deixar de ser mencionado que os Fundos Referenciados possuem, também, a característica de possuírem, no mínimo, 95% das suas carteiras de investimentos compostas por ativos financeiros que acompanham a performance do seu índice de referência (benchmark) em questão

    Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/fundos-referenciados/

  • têm a estratégia passiva de reproduzir o mais fielmente possível o seu benchmark; nem ganhar, nem perder.

  • Fundos de Investimento: renda fixa e renda variável.

    De acordo com a Anbid, os fundos de renda fixa (investe em ativos de renda fixa) podem ser referenciados, não referenciados e genéricos.

    -Referenciados: administração passiva da carteira, tentam replicar o desempenho de um índice específico. Parâmetro de desempenho = indicador de referência (CDI, Selic, Ibovespa, câmbio...).

    -Não referenciados: o contrário do referenciado (kkk), não precisam replicar o desempenho de um indicador.

    -Genéricos: são mais agressivos que os outros, pois possuem maior liberdade de em selecionar os ativos para investimento.

    Fundos de renda variável = Fundos de ações, variedade na carteira de ações ou outros ativos. São agressivos, maior risco e rentabilidade esperada. Variável = varia de acordo o mercado. Podem ser passivos, ativos ou setoriais.

    Fonte: ASSAF NETO, 2018, capítulo 19.

  • Gabarito: Certo

    Fundo referenciado é um fundo de investimentos cujo objetivo é obter rentabilidade igual a uma taxa de referência (benchmark). Para ser classificado como um fundo referenciado 95% da carteira do fundo deve estar investido em ativos que acompanhem o benchmark definido no regulamento.

  • Traduzindo....

    Os fundos referenciados buscam acompanhar um índice de referencia?

    Resposta: SIMMMM

  • um fundo referenciado atrela-se seu desempenho a uma índice de referência (benchmark)

  • Perfeito!

    Resposta: Certo


ID
2803657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os fundos de investimento são regidos por um regulamento que, além das regras básicas de funcionamento, apresenta outras informações relevantes, tais como: composição dos ativos, riscos envolvidos nas operações, taxa de administração cobrada dos investidores e estratégias de investimento a serem adotadas pelo gestor. As próprias classificações desses fundos são indicativas dos riscos a que eles estarão sujeitos. A partir dessas informações, julgue o item seguinte, acerca da relação entre o tipo de fundo de investimento apresentado e as estratégias e os riscos que podem estar sendo assumidos pelos gestores desses fundos.


Em se tratando de fundos genéricos, a carteira é composta de diversos tipos de instrumentos financeiros de renda fixa e de renda variável, os quais devem representar percentuais mínimos da carteira, conforme regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Fundos Genéricos: em geral são fundos com um perfil de investimento um pouco mais agressivo do que o dos referenciados e não referenciados, pois têm liberdade para decidir como investir seus recursos. Até 49% do patrimônio do fundo pode estar investido em ações, e as aplicações em derivativos também são permitidas. Vale lembrar, que os derivativos nem sempre tem como objetivo maximizar o retorno; em alguns casos os derivativos são usados apenas para fazer um hedge na carteira do fundo, nesses casos o risco da carteira acaba se reduzindo com o uso de derivativos. Dado o perfil de risco desses fundos, recomenda-se uma análise ainda mais detalhada do estatuto do fundo.

  • A Instrução CVM 555, que Dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento, não possui esta classificação (fundo genérico).

    De qualquer forma, as regras são estabelecidas pela CVM.

  • Os Fundos são regidos com base em instruções da CVM e não Banco Central como dito na questão.

  • Gabarito: Errado

    Fundos Genéricos: São fundos regulamentados pelo Banco Central cuja composição de carteira livre, inclusive quanto ao uso de derivativos e alavancagem, podendo conter até 49% em ações e cotas de fundos regulamentados pela CVM (renda variável). Podem fazer alavancagem de patrimônio, o que aumenta o risco da aplicação. Nessa categoria passam a se enquadrar os fundos derivativos moderado e conservador. Alguns antigos renda mista e multicarteira podem ser enquadrados nessa categoria

  • Tal fundo “genérico” diz respeito ao fundo multimercado, que NÃO tem percentual mínimo. Além disso, não é o BACEN que estabelece as regras, mas sim o CMN, cujo cumprimento será fiscalizado pela CVM.

    Resposta: Errado


ID
2803660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os fundos de investimento são regidos por um regulamento que, além das regras básicas de funcionamento, apresenta outras informações relevantes, tais como: composição dos ativos, riscos envolvidos nas operações, taxa de administração cobrada dos investidores e estratégias de investimento a serem adotadas pelo gestor. As próprias classificações desses fundos são indicativas dos riscos a que eles estarão sujeitos. A partir dessas informações, julgue o item seguinte, acerca da relação entre o tipo de fundo de investimento apresentado e as estratégias e os riscos que podem estar sendo assumidos pelos gestores desses fundos.


Fundos que investem em instrumentos financeiros derivativos não destinados a hedge são classificados como fundos alavancados, já que estão sujeitos a perdas capazes de superar o valor do seu próprio patrimônio.

Alternativas
Comentários
  • Os fundos que operam derivativos sem a finalidade de hedge estão, por definição, buscando alavancagem, ou seja, operando recursos financeiros maiores que o patrimônio liquido do fundo.

  • Para fins de conhecimentoHedge é uma estratégia de proteção para os riscos de um investimento, que neutraliza a posição comprada ou vendida para que seu preço não varie. Ao fazer uma operação de hedging, o investidor tem como objetivo eliminar a possibilidade de perdas futuras.

  • Hedge é uma operação que tem por finalidade proteger o valor de um ativo contra uma possível redução de seu valor numa data futura ou, ainda,assegurar o preço de uma dívida a ser paga no futuro.

    Resposta: Certo

  • Fundos Alavancados: As perdas podem ser superiores aos patrimônios. Algunsfundos se utilizam de derivativos para aumentar a sua exposição ao risco e conseqüentemente lucrar mais. Esses fundos são chamados de alavancados, por causa do princípio da alavanca de Arquimedes

  • Se não tem borda não tem como segurar


ID
2852533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação a fundos de investimentos, depósitos de poupança e títulos de capitalização, julgue o item subsecutivo.

Os fundos de investimento que se destinam a clientes com perfil mais conservador e que invistam em ativos cuja rentabilidade acompanhe, direta ou indiretamente, indicador de desempenho predefinido qualificam-se como fundos referenciados.

Alternativas
Comentários
  • Renda Fixa - Referenciados

    Buscam acompanhar a variação de determinado indicador de referência (benchmark) definido em seu objetivo. Esse indicador pode ser um índice de mercado ou uma taxa de juros.


    Para isso, devem manter no mínimo 95% de seu patrimônio líquido investido em ativos que acompanhem o indicador e ter no mínimo 80% do patrimônio representado por títulos públicos federais, ativos de renda fixa considerados de baixo risco de crédito ou cotas de fundos de índice que invistam em ativos com essas características.


    O fundo referenciado mais popular é o chamado Fundo DI, cujo objetivo de investimento é acompanhar a variação diária das taxas de juros praticadas no mercado interbancário. São um pouco mais sensíveis às variações nas taxas de juros quando comparados aos de curto prazo, embora ainda sejam considerados de baixo risco.

  • São conhecidos atualmente por se chamarem fundos simples.

  • A questão trata de Fundos de Investimento: renda fixa e renda variável.

    Os de renda fixa podem ser referenciados, não referenciados e genéricos:

    1) Referenciados: administração passiva da carteira, tentam replicar o desempenho de um índice específico. Parâmetro de desempenho = indicador de referência benchmark (CDI, Selic, Ibovespa, câmbio...).

    2) Não referenciados: o contrário do referenciado (kkk), não precisam replicar o desempenho de um indicador.

    3) Genéricos: são mais agressivos que os outros, pois possuem maior liberdade de em selecionar os ativos para investimento.

    Fonte: ASSAF NETO, 2018, capítulo 19.

  • Os fundos de investimento que se destinam a clientes com perfil mais conservador e que invistam em ativos cuja rentabilidade acompanhe, direta ou indiretamente, indicador de desempenho predefinido qualificam-se como fundos referenciados.

    certo

  • Se são clientes mais conservadores, estamos falando da renda fixa. Nesse caso da questão, diz respeito ao fundo de renda fixa referenciado.

    Resposta: Certo

  • CERTO

    Fundos referenciados

    Buscam reproduzir, da forma mais fidedigna possível, as variações de determinado parâmetro de desempenho por eles especificado.

    Os fundos de investimento referenciados têm por objetivo reproduzir as variações do indicador de desempenho (benchmark) definido em seu regulamento, investindo, no mínimo, 95% de seus recursos em ativos que acompanhem a oscilação deste.

    A rentabilidade dos fundos de investimento referenciados está associada à variação do indicador de desempenho. Esses fundos podem utilizar derivativos apenas com o objetivo de proteção (hedge), sem permitir qualquer tipo de alavancagem.

    Os fundos de investimento referenciados mais conhecidos são os fundos DI, cujo objetivo de investimento é reproduzir a variação diária das taxas de juros SELIC / CDI. O crédito do resgate do valor parcial ou total investido pelo cotista deste fundo de investimento costuma ser executado no mesmo dia de sua solicitação.

  • A questão requer conhecimento de tipos de Fundos de Investimento.

     

    Fundo de Investimento é uma aplicação financeira, em que o total de dinheiro dos investidores (chamados de cotistas) é aplicado em diversos ativos financeiros com o objetivo de obter rendimentos e lucros. Esses ganhos são, então, distribuídos aos investidores.

     

    O Fundo Referenciado tem como sua principal característica a sua política de investimentos, que busca acompanhar, ou replicar, a performance de um  (benchmark). Pode ser classificado como Fundo de Renda Fixa. Ele recebe o nome de "Referenciado" justamente por conta da “referência” que ele deve seguir, que pode ser o CDI, o IGP-M ou o IPCA.

     

    Gabarito: Certo.