SóProvas



Questões de Banco comercial


ID
19636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional (SFN), composto de órgãos públicos e privados, pressupõe um relacionamento harmônico e organizacional, com formas de constituição e atribuições bem definidas para as partes. Julgue os itens seguintes, acerca dos diversos órgãos que compõem o SFN.

Uma diferença importante entre os bancos comerciais e os bancos comerciais cooperativos é o fato de que, nesses últimos, a administração é obrigatoriamente pública.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. “Banco Cooperativo.Banco comercial ou banco múltiplo constituído, obrigatoriamente, com carteira comercial. Diferencia-se dos demais por ter como acionistas-controladores cooperativas centrais de crédito, as quais devem deter no mínimo 51% das ações com direito a voto.” Retirado do glossário do Banco Central. www.bcb.gov.br.
  • A diferença está na constituição do Banco comercial cooperativo, que é de capital fechado. Diferem também por terem como acionistas as Cooperativas de Crédito (no mínimo 51% das ações).
  • Os bancos cooperativos são formados através da reunião das cooperativas de crédito e tem sua administração coordenada pelos cooperados administradores.
  • O erro está em "... a administração é obrigatoriamente PÚBLICA... ".

    Cooperativa de crédito: Instituição PRIVADA, com personalidade jurídica própria, especializada em propiciar crédito e prestar serviços a seus associados, constituída sob a forma de sociedade de pessoas de natureza civil. Podem se originar da associação de funcionários de uma mesma empresa ou grupo de empresas, de profissionais de determinado segmento, de empresários ou mesmo adotar a livre admissão de associados em uma área determinada de atuação, sob certas condições. - Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Mercado_financeiro/Institui%C3%A7%C3%B5es_financeiras
  • Os Bancos Cooperativos devem ter obrigatoriamente como acionistas majoritários as cooperativas de crédito.
    Portanto, seria impossível terem uma administração pública!
  • Banco Cooperativo


    Banco comercial ou banco múltiplo constituído, obrigatoriamente, com carteira comercial. Diferencia-se dos demais por ter como acionistas-controladores cooperativas centrais de crédito, as quais devem deter no mínimo 51% das ações com direito a voto.

  • ERRADO

    O Banco Cooperativo é um banco comercial ou banco múltiplo constituído, obrigatoriamente, com carteira comercial. Diferencia-se dos demais por ter como acionistas-controladores cooperativas centrais de crédito, as quais devem deter no mínimo 51% das ações com direito a voto.

    O Banco Cooperativo oferece produtos e serviços financeiros às cooperativas, ampliando e criando novas possibilidades de negócios e gestão centralizada dos recursos financeiros do sistema.

    Desta forma, as cooperativas de crédito contam com uma linha completa de cartões de crédito, poupança, cobrança bancária, linhas de créditos de recursos repassados por instituições governamentais, fundos de investimentos, entre outros, em condições significativamente competitivas.

    No Brasil existem dois bancos cooperativos:

    BANCOOB – Banco Cooperativo do Brasil S.A.

    BANCO SICREDI – Banco Cooperativo Sicredi S.A.


  • GABARITO: ERRADO

    A diferença é que, nos bancos cooperativos, o controle deve ser da Cooperativa Central de Crédito, que terá 51% das ações com direito a voto (ordinárias).

  • O banco comercial cooperativo se diferencia dos demais por ser controlado pelas cooperativas centrais de crédito, que devem deter no mínimo 51% das ações com direito a voto.

    Resposta: Errado


ID
20908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Todo processo de evolução e desenvolvimento de uma economia exige a participação crescente de capitais, que são identificados por meio da poupança disponível em poder dos agentes econômicos e direcionados para os setores produtivos carentes de recursos, mediante intermediários e instrumentos financeiros. Esse processo de distribuição de recursos no mercado é que faz evidenciar a função econômica e social do sistema financeiro. No SFN, algumas instituições têm destacada atuação no processo de intermediação financeira, processo pelo qual os agentes que possuem recursos superavitários transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitários. Acerca das instituições do SFN, julgue os próximos itens.

Banco comercial é instituição financeira bancária privada ou pública, constituída sob o nome de sociedade anônima, especializada basicamente em operações comerciais de curto e médio prazo, devendo adotar, obrigatoriamente, em sua denominação a expressão Banco.

Alternativas
Comentários
  • “basicamente em operações comerciais” está errado. O correto é “operações financeiras”. O Bacen faz distinção entre operações comerciais e operações financeiras.
  • não é constituída sob "nome" de sociedade anônima, e sim sob "forma" de sociedade anônima.
  • O Banco Comercial é uma instituição financeira, privada ou pública, que tem como objetivo principal suprir recursos para financiar, a curto e médio prazo, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.
    A captação de Depósitos à Vista, de livre movimentação, assim, é atividade típica dos
    bancos comerciais ou bancos múltiplos que operam com esta carteira. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima. Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco". A CAIXA, conforme o do colega abaixo citou, não tra-se de um banco e sim de uma "caixa econômica", assim como a "NOSSA CAIXA" de São Paulo.
  • especializada em operaçoes financeiras.
  • Qual o erro dessa questão?A exigência do termo 'banco' existe.
  • Questão típica do CESPE retirada do site do BACEN:Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • ERRADA.Especializada em operações FINANCEIRAS.
  • éé, amigo!!Se o cara não tá atento, já era!Conhecendo a Cespe, melhor ler atentamente todas as palavras.
  • A questão diz: Banco comercial é instituição financeira bancária privada ou pública constituída sob o nome de sociedade anônima, especializada basicamente em operações comerciais de curto e médio prazo, devendo adotar, obrigatoriamente, em sua denominação a expressão Banco.

    O que são operações comerciais? Compra e venda de algo.

    Tudo bem que banco compra dinheiro por um preço e vende por um outro um pouco maior. O preço do dinheiro é a taxa de juros. Isso é chamado de intermediação financeira.

    Assim, para que a afirmativa fosse certa seria necessário que estivesse escrita da seguinte forma:

    Banco comercial é instituição financeira bancária privada ou pública constituída sob o nome de sociedade anônima, especializada basicamente em operações financeiras de curto e médio prazo, devendo adotar, obrigatoriamente, em sua denominação a expressão Banco.
  • Putz, caí nessa também! 

    Ok, se for CESPE, ler MAIS atentamente as entrelinhas!! :-)

    Leo
  • Banco comercial é instituição financeira bancária privada ou pública, constituída sob o nome forma de sociedade anônima, especializada basicamente também em operações comerciais de curto e médio prazo, devendo adotar, obrigatoriamente, em sua denominação a expressão Banco.
  • segundo banco central 

    Bancos comerciais

     

    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

  • MELHOR ERRAR AQUI, DO QUE NA PROVA.
    GRAÇAS A DEUS É CESGRANRIO.
  • O erro da questão está .. CONSTITUÍDA SOB O NOME DE SOCIEDADE ANÔNIMA, deveria ser: CONSTITUÍDA SOB A FORMA DE SOC. ANÔNIMA.. O restante está certo.
  • Essa questão tem dois erros:

    Banco comercial é instituição financeira bancária privada ou pública, constituída sob o nome de sociedade anônima, especializada basicamente em operações comerciais de curto e médio prazo, devendo adotar, obrigatoriamente, em sua denominação a expressão Banco.  

    -O correto seria: "sob a FORMA de sociedade anônima" ou "o NOME Banco"
    -É especializada basicamente em operações FINANCEIRAS
  • é , as vezes tem que memorizar o texto..
    ou seja a velha decoreba.

  • Qualquer operação de banco é considerada uma operação financeira, então o erro não está em operação comercial e sim, "sob o nome".
  • Rogéria, vamos fazer outra correção;


    Banco
    comercial é instituição financeira bancária privada ou pública constituída sob  FORMA de sociedade anônima, especializada basicamente em operações financeiras de curto e médio prazo, devendo adotar, obrigatoriamente, em sua denominação a expressão Banco.

    muito cuidado com esse tipo de questão, aparente ser fácil, mais são nessas que temos que ter mais cuidado.

    bons estudos a todos!
    e validem minhas estrelinhas!!! ;-)
  • Ora, se é um banco comercial, obviamente ele deve ser especializado basicamente em operações comerciais, lembrando que sua carteira deve ser comercial ou de desenvolvimento. Portanto, o erro não está em ser especializado em operações financeiras, como argumentado acima, e sim, que um banco comercial não é constituído sob o nome, mas, sob a forma de sociedade anônima.

    A paz de Cristo Jesus.
  • Cuidado deve se ter ou uma carteira comercial ou de investimento.
  • Como são difíceis as questões da Cespe... :(
  • Galera: O CORRETO É  "sob FORMA de sociedade anonima"


    gabarito: ERRADO!

  • Atenção! A estimada banca Cespe inverteu nome por expressão!


    Assertiva incorreta!

  • Por isso é bom treinar. Errei por total desatenção! Vamos lá: Foco, força e fé! Sucesso a todos!

  • Banco comercial é uma instituição financeira bancária pública ou privada, constituída sob a forma de sociedade anônima, especializada basicamente em operações financeiras de curto e médio prazo, devendo adotar, obrigatoriamente, em sua denominação a expressão Banco.

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).


  • Pegadinha do Malandro da CESPE eu nem sequer vi a palavra "comerciais"

  • Essas pegadinhas do cespe são irritantes d+++++++++++++++

  • Esse pessoal da cespe veio de outra galáxia


  • Bancos Comerciais = Operações Financeiras ( NÃO COMERCIAIS)

    Pegadinha do malandrooo rááááá! DEDICAÇÃO, FÉ E DISCIPLINA, ALOHAAAAAAAA!!!


  • A palavra "bancária" também está errada, não se usa mais esse termo. São Instituições financeiras públicas ou privadas, somente.

  • Galera.....

    palavras grifadas de vermelho não da pra ler,chega a doer os olhos só de olhar.

    vamos de pena de quem estuda horas e horas na frente do computador!!!

    fica a dica!!!

  • na verdade são banco de investimento são da forma S.A......e são especializada especialmente em operações de investimento, participação ou financiamento a médio e longo prazo.

  • Estaria certo se "Banco comercial é uma instituição financeira bancária, constituída sob a forma de Sociedade Anônima, especializada basicamente em operações de financeiras de curto e médio prazo, devendo adotar, obrigatoriamente, a denominação Banco "

  • O cara que criou a questão estava sem criatividade. 

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

  • Dica para o dia da prova:- E quando vc achar que entendeu a questão, leia novamente mais umas 3 vezes..e vc achará se está certo ou não.


    A CESPE não brinca em serviço, dia 30 vamos bater na cara dela! :)
  • Banco comercial é instituição financeira bancária privada ou pública, constituída sob  FORMA de sociedade anônima

  • Noooooosa, se lacar CESPE rs 

  • Banco não é aquele que faz operações comerciais, mas sim operações financeiras.


  • Essa questão me fez rir absurdo. Sob a forma (ao invés de Sob o nome) e operações financeiras (ao invés de operações comerciais). CESPE ousada, cara de pau.

  • Essa foi de doer! 

  • quando eu penso que não vou mais cair em nenhuma...vem o cespe e me da uma rasteira...

  • RESUMINDO


    Erro 1: Constituídos sob a FORMA de Sociedade Anônima

    Erro 2: Especializada basicamente em operações FINANCEIRAS de curto e médio prazo

  • cespe, vc é demais



  • kkkk..Chega a ser engraçada a questão! Me atentei apenas para o " Sob o NOME de sociedade anônima" , mas não me atentei para "operações COMERCIAIS"
    CESPE é Fogo!

    Questão errada!

    ERRADA - Sob o NOME de sociedade anônima

    CERTA - Sob a FORMA de Sociedade anônima

    ERRADA -  operações COMERCIAIS

    CERTA - Operações FINANCEIRAS

  • Ainda bem que teve 2 erros.. me atentei tb só ao primeiro Livia. Kkkkk

  • Nossa que pegadinha!! Cai em NOME em vez de FORMA. Boa Cespe!!


  • Será que alguém acertou essa questão no concurso?? CESPE é phodda!!

  • a CESPE  é a melhor sempre me fazendo rir

  • Eu pensei em marcar errado mas duvidei que a questão seria tão boba assim e marquei certo. Preciso vencer minhas paixões hehe

  • UÍ!!!

  • Essa foi violenta.

  • Punk, revolts

  • tipo de questão que não testa o que realmente importa. Estavam sem criatividade e resolveram colocar a casca de banana.

  • Questão Sacana.

  • Cespe fazendo "Cespices"

  • A questão erra ao dizer que bancos devem ser todos S/A. Temos o Bando do Nordeste que é uma empresa pública, podendo assumir qualquer tipo de perfil societário, pois a União pode legislar privativamente sobre direito empresarial e comercial.

  • Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

     

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • Apesar do nome comercial, ele nao realiza operação comercial e sim operação financeira.

  • defendaaaa

  • não é sob o nome é sob a forma de sociedade anônima.. 

    é cada uma... deus me free

  • ERRADO

    Bancos comerciais

     

    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"


  • Corrigindo os erros:

    Banco comercial é instituição financeira bancária privada ou pública constituída sob o nome (FORMA) de sociedade anônima, especializada basicamente (depósitos à vista ou à prazo <-> empréstimos são operações básicas) em operações comerciais (financeiras) de curto e médio prazo, devendo adotar, obrigatoriamente, em sua denominação a expressão Banco.

  • Primeiramente, o banco comercial não é constituído sob o nome de sociedade anônima, e sim sob a forma. Além disso, diferente do que apresenta o enunciado, os bancos comerciais não realizam operações comerciais, mas sim operações financeiras.

    Questãozinha sacana, né?

    Resposta: Errado

  • SÃO OPERAÇÕES FINANCEIRAS e não comercial como está no enunciado


ID
20911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Todo processo de evolução e desenvolvimento de uma economia exige a participação crescente de capitais, que são identificados por meio da poupança disponível em poder dos agentes econômicos e direcionados para os setores produtivos carentes de recursos, mediante intermediários e instrumentos financeiros. Esse processo de distribuição de recursos no mercado é que faz evidenciar a função econômica e social do sistema financeiro. No SFN, algumas instituições têm destacada atuação no processo de intermediação financeira, processo pelo qual os agentes que possuem recursos superavitários transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitários. Acerca das instituições do SFN, julgue os próximos itens.

Os bancos comerciais cooperativos, assim como os outros bancos comerciais, têm capital social aberto. Em seu capital social, devem constar cooperativas de créditos singulares e seu patrimônio de referência deve estar enquadrado nas regras do acordo da Basiléia.

Alternativas
Comentários
  • Já que é só para associados, têm o capital social "fechado".
  • Fechados para as cooperativas de credito que detem 51%
    de ações ON
  • São verdadeiros bancos comerciais surgidos a partir de cooperativas de crédito. Sua principal restrição é limitar suas operações em apenas uma UF, o que garante a permanência dos recursos onde são gerados, impulsionando o desenvolvimento local, além do mais possuem CAPITAL SOCIAL FECHADO. Estes bancos regem-se pela mesma regulamentação específica aplicável aos bancos comerciais e portanto ESTÃO SUBORDINADOS AO ACORDO DE BASILÉIA.
  • GABARITO : ERRADO

    "Os bancos comerciais cooperativos, assim como os outros bancos comerciais, têm capital social aberto. (FECHADO) Em seu capital social, devem constar(EXCLUSIVAMENTE) cooperativas de créditos singulares e seu patrimônio de referência deve estar enquadrado nas regras do acordo da Basiléia". 
  • Bancos Cooperativossão bancos comerciais, constituídos sob a forma de sociedades anônimas que diferenciam-se dos demais por terem como acionistas, exclusivamente, as Cooperativas de Crédito. Cujo PLA deverá estar enquadrado no acordo da Basiléia, representando 15% dos ativos ponderados pelo risco.

  • Capital Social FECHADO e não ABERTO...
  • Galera, vai uma ajuda.
    o capital é FECHADO, porém de acordo com a resolução do BCB 2.193 a participação não passa mais a ser EXCLUSIVA dos associados, as do tipo LUZZATI, admitem a participação de não associados, logo ela não é EXCLUSIVAMENTE DOS COOPERADOS, participa as centrais, bem como as federações de cooperativas de credito.
    galera, bons estudos e vamos ajudar sempre uns aos outros!!!
    DEUS NOS ABENÇOE!!!
    HA! apertem a minha estrelinha...
  • São S/A mas não necessariamente aberto...
  • O Bacen possibilita a constituição de banco comerciais e múltiplos sob CONTROLE ACIONÁRIO DE COOPERATIVAS CENTRAIS DE CREDITO.

    Vamos lá:

    Cooperativa SINGULAR: relaciona-se com os cooperados.
    Cooperativa CENTRAL: relaciona-se com o Bacen e cooperativas singulares.

  • Autorizados pelo BANCO CENTRAL, constituídos na forma de sociedades anônimas de capital fechado, onde os acionistas são obrigatoriamente as cooperativas.

    Fonte: A casa do concurseiro.

  • Por meio da Res. 2.193/95, o bacen autorizou a constituição de bancos comerciais na forma de sociedades anônimas de capital fechado, com participação exclusiva das cooperativas de crédito singulares, exceto as do tipo Luzzati (aquelas que admitem a participação de não cooperados), e centrais, bem como de federações de cooperativas de crédito, cujo Patrimônio Líquido Autorizado deverá estar enquadrado nas regras do Acordo de Basileia.
    (apostila Vestcon)

  • O erro da questão, ao meu ver, está em:

    Lei 4.595-64   

    Art. 25. As instituições financeiras privadas, exceto as cooperativas de crédito, constituir-se-ão unicamente sob a forma de sociedade anônima, devendo a totalidade de seu capital com direito a voto ser representada por ações nominativas.(Redação dada pela Lei nº 5.710, de 07/10/71) 

    -A questão versa sobre bancos cooperativos, logo está errada!

  • O BACEN, Res. 2193/95, autorizou a constituição de B. Cooperativos:-

    Forma de SA

    Capital Fechado

    Com participação exclusiva de cooperativas de crédito singulares e centrais de cooperativas.

  • Bancos comerciais cooperativos - S/A capital FECHADO

    Bancos comerciais - S/A capital ABERTO

  • Bancos comerciais cooperativos têm seu capital FECHADO!

  • na verdade verdadeira tem um tipo de banco coop que é aberto... nas na época acho que a cespe não sabia rsrs...

    Bancos Cooperativos: são bancos comerciais na forma de sociedades anônimas de capital fechado, com participação exclusiva de cooperativas de crédito singulares, exceto as do tipo Luzzati, (as que admitem a participação de não-cooperados) e centrais de cooperativas, bem como de federações e confederações de cooperativas de crédito, com atuação restrita à Unidade de Federação de sua sede.

  • ERRADO

    O Banco Cooperativo é um banco comercial ou banco múltiplo constituído, obrigatoriamente, com carteira comercial. Diferencia-se dos demais por ter como acionistas-controladores cooperativas centrais de crédito, as quais devem deter no mínimo 51% das ações com direito a voto.

    O Banco Cooperativo oferece produtos e serviços financeiros às cooperativas, ampliando e criando novas possibilidades de negócios e gestão centralizada dos recursos financeiros do sistema.

    Desta forma, as cooperativas de crédito contam com uma linha completa de cartões de crédito, poupança, cobrança bancária, linhas de créditos de recursos repassados por instituições governamentais, fundos de investimentos, entre outros, em condições significativamente competitivas.

    No Brasil existem dois bancos cooperativos:

    BANCOOB – Banco Cooperativo do Brasil S.A.

    BANCO SICREDI – Banco Cooperativo Sicredi S.A.


  • O Bacen não normatiza mais isso. Logo, ficou facultativo aos bancos cooperativos.


ID
21283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No atual arranjo do sistema financeiro, as principais instituições estão constituídas sob a forma de banco múltiplo, que oferece ampla gama de serviços bancários. Outras instituições existentes apresentam certo grau de especialização. Acerca dessas instituições, julgue os itens a seguir.

B Bancos comerciais captam principalmente depósitos à vista e depósitos de poupança, são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas e disponibilizam capital de giro para empresas.

Alternativas
Comentários
  • As IF chamadas de bancos comerciais são aquelas que possuem carteira comercial, ou seja, fazem empréstimos diretamente ao usuário; são instituições financeiras privadas ou públicas que têm o objetivo principal de PROPORCIONAR suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazo, o comércio, a industria, as empresas prestadoras de serviço, as pessoas físicas e terceiros em geral. Portanto ela fornece crédito para várias modalidades como na questão

  • A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis por cheques, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo, realizar operações de capital degiro, prestar garantias e administrar fundos de investimento, entre outras operações.
  • A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis por
    cheques, é atividade típica do banco comercial, o qual pode
    também captar depósitos a prazo, realizar operações de capital de
    giro, prestar garantias e administrar fundos de investimento, entre
    outras operações.
  • bancos comerciais, que captam principalmente depósitos à vista e depósitos de poupança e são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas, especialmente capital de giro no caso das empresas.http://www.bcb.gov.br/?SPBINTER
  • Modelo de questão típico do CESPE retirado do site do BACEN:O papel dos intermediários financeiros No arranjo do sistema financeiro, as principais instituições estão constituídas sob a forma de banco múltiplo (banco universal), que oferece ampla gama de serviços bancários. Outras instituições apresentam certo grau de especialização, conforme exemplos a seguir:· bancos comerciais, que captam principalmente depósitos à vista e depósitos de poupança e são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas, especialmente capital de giro no caso das empresas;
  • SEGUNDO O BACEN: Bancos comerciais, que captam principalmente depósitos à vista e depósitos de poupança e são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas, especialmente capital de giro no caso das empresas.
  • A questão deveria ser anulada, vejamos a explicação do Professor César Frade:

      Os bancos comerciais são captadores de depósito à vista. A normatização infra-legal da caderneta de poupança, ou seja, as Resoluções do Conselho Monetário Nacional que versam sobre tal assunto, dizem que "os bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário, a CEF, as sociedades de crédito imobiliário e as associações de poupança e empréstimo podem receber depósitos de poupança". Ainda acrescentam que "os bancos múltiplos com carteira comercial ou crédito imobiliário, os bancos comerciais e a CEF podem abrir conta poupança para pessoas físicas brasileiras que se encontrem no exterior".
      Dessa forma, podemos concluir que os bancos comerciais ou bancos múltiplos com carterira comercial como regra geral não podem receber depósitos de poupança (destinada a habitação). Duas exceções devem ser mencionadas: A Poupança de crédito rural, capatada pela carteira comercial do banco. Além disso, os bancos comerciais podem capatar de brasileiros que se encontram temporariamente no exterior, sem que haja a necessidade de ter carteira de créito imobiliário.
      Dessa forma, o item deveria estar falso, mas o CESPE deu como gabarito CORRETO.
      A legislação não ampara a resposta do organizador da prova.
     

    BONS ESTUDOS!


     

  • Concordo com o Leonardo!
    Não acho que essa questão seja somente para testar o conhecimento do candidato; foi maldosa isso sim.
  • Sinceramente eu não sei onde o  LEONARDO MOREIRA viu que essa questão está errada, e portanto, deveria ser anulada.
    A questões não friza que o depósito de poupança em questão é imobiliário, ou seja, destinada a habitação.
    A paz de Cristo Jesus.
  • O gabarito desta questão é para ser errado.

    O fato de ser banco comercial não implica que o banco tenha uma carteira para realizar depósitos de poupança. 

    Na verdade um banco que só capta depósito à vista é um banco comercial.

    Porém, para o Cespe os bancos comerciais captam depósitos à vista e depósitos de poupança. Esse é o entendimento Cespiano!

    Caiu uma questão parecida no Bacen/2013 e o gabarito foi correto.

  • Banco Comercial não capta depósito em poupança. O Bacen tinha essa informação no seu site, porém, foi corrigido.

    Bancos comerciais, que captam principalmente depósitos à vista e são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas, especialmente capital de giro no caso das empresas;

    http://www.bcb.gov.br/?SPBINTER


  • Questão Desatualizada

  • Corretíssimo ! Capital de Giro são linhas de créditos para PJ.

  • Desatualizadíssima ;D
    Mas que estão achando q não , BoaSorte ;D 

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).


    FONTE: SITE DO BACEN  (Em nenhum momento citou a captação de recursos por meio da poupança) :) DESATUALIZADA!

  • Segundo a resolução CMN 1.443/1988:

    I - As sociedades de crédito imobiliário, caixas econômicas e associações de poupança e empréstimo ficam autorizadas a acolher depósitos de poupança de pessoas físicas, na modalidade de poupança vinculada, observadas as disposições constantes desta Resolução.

    Tendo em vista que os Bancos Comerciais não fazem parte do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, logo os mesmos não podem captar através de Poupança.


  • Olá pessoal, a equipe pedagógica do Qconcursos.com desatualizou essa questão.

    A afirmativa da questão constava no site do BACEN a época do concurso. Atualmente está descrito sem a inclusão da poupança, o que torna a questão desatualizada.

    Bancos Comerciais não captam através de poupança. Captação de poupança somente para membros da SBPE - SISTEMA BRASILEIRO DE POUPANÇA E EMPRÉSTIMO que são: caixa econômica federal, sociedade de crédito imobiliário e associação de poupança e empréstimo.





ID
22327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BACEN estabelece as normas operacionais de todas as instituições financeiras que operam no território brasileiro, definindo as suas características e as suas possibilidades de atuação. Com relação a essas normas atualmente vigentes, julgue os itens subseqüentes.

O objetivo principal dos bancos comerciais é proporcionar o suprimento oportuno e adequado de recursos necessários para a concessão de financiamento a curto e médio prazos ao comércio, à indústria, às empresas prestadoras de serviços e às pessoas físicas.

Alternativas
Comentários
  • • Banco Comercial - Instituições de crédito caracterizadas pela captação de fundos, através de operações passivas como os depósitos à ordem, a prazo e com pré-aviso, os depósitos de poupança, os certificados de depósitos e os fundos de investimentos, e pela cedência de fundos (crédito bancário), através de operações activas de curto, médio prazos. sim são IF privadas ou públicas.
  • A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis por 
    cheques, é atividade típica do banco comercial, o qual pode 
    também captar depósitos a prazo, realizar operações de capital de
    giro, prestar garantias e administrar fundos de investimento, entre 
    outras operações.
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como OBJETIVO PRINCIPAL PROPORCIONAR SUPRIMENTO OPORTUNO E ADEQUADO DE RECURSOS NECESSÁRIOS PARA A CONCESSÃO DE FINANCIAMENTO A CURTO E MÉDIO PRAZOS AO COMÉRCIO, À INDUSTRIA, ÀS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS E ÀS PESSOAS FISICAS E TERCEIROS EM GERAL. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994). Modelo de questão típico do CESPE retirado do site do BACEN.
  • SEGUNDO O BACEN: Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.
  • “Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"

                                                                                                                                                                                                                            Prof. César de Oliveira Frade

  • Gente, mas isso não é papel das "Demais IF's"
    ???
    Pronto, vou confundir tudo na prova desse jeito, ah não!
  • De mais IF's? Você precisa rever as características de cada banco. Não são todas que financiam a curto e médio prazo
  • Os Bancos Comerciais são a base do sistema monetário, tem como objetivo fornecer crédito de curto e médio prazos para pessoas físicas, comércio, indústria e empresas prestadoras de serviços.


    Fonte: Site a casa do concurseiro.

  • ate onde sei e vi nas questões acimas, são de medio e longo prazo. não entendi.

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

    Curto e médio prazos.

  • Thais vc deve ter confundido longo prazo com depósito à prazo. eles captam depósitos à vista, curto e médio prazos.

  • O objetivo principal do banco comercial é transferir recursos de agente superavitarios para agentes deficitarios.

  • Sim Thaise, é também o principal objeitvo do mercado financeiro.

  • ta certo essa bagaça

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.

     

    A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • Muito bem colocado pela banca.

    Resposta: Certo


ID
22339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BACEN estabelece as normas operacionais de todas as instituições financeiras que operam no território brasileiro, definindo as suas características e as suas possibilidades de atuação. Com relação a essas normas atualmente vigentes, julgue os itens subseqüentes.

As companhias hipotecárias podem captar depósitos a prazo com correção monetária, por meio de letras imobiliárias, e estabelecer convênios com bancos comerciais para funcionarem exclusivamente como agentes do Sistema Financeiro da Habitação.

Alternativas
Comentários
  • As companhias hipotecárias são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedade anônima, que têm por objeto social conceder financiamentos destinados à produção, reforma ou comercialização de imóveis residenciais ou comerciais aos quais NÃO se aplicam as normas do Sistema Financeiro da Habitação
  • Acredito que está errado o palavra "exclusivamente"pois o SFH tem mais agentes como: CEF, APE, SCI, alem das Comp. hipotecarias.
  • Questão típica do CESPE retirada do site do BACEN:As companhias hipotecárias são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedade anônima, que têm por objeto social conceder financiamentos destinados à produção, reforma ou comercialização de imóveis residenciais ou comerciais aos quais não se aplicam as normas do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Suas principais operações passivas são: letras hipotecárias, debêntures, empréstimos e financiamentos no País e no Exterior. Suas principais operações ativas são: financiamentos imobiliários residenciais ou comerciais, aquisição de créditos hipotecários, refinanciamentos de créditos hipotecários e repasses de recursos para financiamentos imobiliários. Tais entidades têm como operações especiais a administração de créditos hipotecários de terceiros e de fundos de investimento imobiliário (Resolução CMN 2.122, de 1994)
  • Resumindo:
    a primeira parte está errada quando fala "letras imobiliárias"... são letras hipotecárias;
    e a segunda parte está toda errada, uma vez que as normas do Sistema Financeiro de Habitação não se aplicam aos imóveis sujeitos a receberem financiamentos das companhias hipotecárias.
  • "As companhias hipotecárias podem captar depósitos a prazo com correção monetária, por meio de letras imobiliárias"

    As companhias hipotecárias captam recursos através da emissão de letras hipotecárias, cédulas hipotecárias e debêntures, além de também poder obter empréstimos e financiamentos no país e no exterior.

    "F
    uncionam exclusivamente como agentes do Sistema Financeiro da Habitação".

     Não se aplicam as normas do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
  • COMPAHIAS HIPOTECÁRIAS

    Principais operações passivas são: 
    ?  letras hipotecárias
    ?  debêntures
    ?  empréstimos e financiamentos no País e no Exterior. 
    ?  Letra Financeira (Novidade, Resolução 3.836 de Fev/2010)
  • Essa atribuição seria da Sociedade de Crédito Imobiliário.
  • As companhias hipotecárias são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedade anônima, que têm por objeto social conceder financiamentos destinados à produção, reforma ou comercialização de imóveis residenciais ou comerciais aos quais não se aplicam as normas do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Suas principais operações passivas são: letras hipotecárias, debêntures, empréstimos e financiamentos no País e no Exterior. Suas principais operações ativas são: financiamentos imobiliários residenciais ou comerciais, aquisição de créditos hipotecários, refinanciamentos de créditos hipotecários e repasses de recursos para financiamentos imobiliários. Tais entidades têm como operações especiais a administração de créditos hipotecários de terceiros e de fundos de investimento imobiliário 

  • As companhias Hipotecárias não se aplicam as normas do SFH, esse é o erro da questão.

  • Companhias hipotecárias não captam recursos por meio de letras imobiliárias e seus financiamentos não estão submetidos às normas do SFH.

  • De acordo com o site do BACEN:

    As companhias hipotecárias são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedade anônima, que têm por objeto social conceder financiamentos destinados à produção, reforma ou comercialização de imóveis residenciais ou comerciais aos quais não se aplicam as normas do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Suas principais operações passivas são: letras hipotecárias, debêntures, empréstimos e financiamentos no País e no Exterior. Suas principais operações ativas são: financiamentos imobiliários residenciais ou comerciais, aquisição de créditos hipotecários, refinanciamentos de créditos hipotecários e repasses de recursos para financiamentos imobiliários. Tais entidades têm como operações especiais a administração de créditos hipotecários de terceiros e de fundos de investimento imobiliário (Resolução CMN 2.122, de 1994).


  • O erro é a palavra EXCLUSIVAMENTE....

  • 2 erros:

      Captação de Recursos:

     - Letras Hipotecárias;

     - Debêntures;

     - Empréstimose Financiamentos no país e no exterior;

     - Letra Financeira.

    1º) Não captam recursos por meio de letras imobiliárias


    São Instituições Financeiras constituídas sob a forma de Sociedades Anônimas;

    Concede financiamentos destinados à produção, reforma ou comercialização de imóveis residenciais ou comerciais aos quais NÃO se aplicam as normas do SFH.

    2º) Financiamentos que não se aplicam as normas do SFH.



  • Questão ERRADA!!
    Companhias Hipotecárias Não fazem parte do SFH

  • Galera só neste pequeno trecho tem um monte de consideração a se fazer.

    1º - Quanto a definição de Companhia Hipotecária no site do Bacen lá diz "aos quais não se aplicam as normas do SFH" se referem aos tipos de financiamento usualmente não cobertos pelo SFH é que serão objetivo das companhias hipotecárias (pois o SFH foi criado para atender o público de baixa renda).
    2º - Pela CMN 2.122/1994 no art 8º (alterado em 2002 pela CMN 3.017) "

    Às companhias hipotecárias não se aplicam as normas do Sistema 

    Financeiro da Habitação - SFH". Entretanto pela Lei nº 4.380/64, art 8º (alterado pela Lei nº 8.245/ 2009 que dispõe sobre o Programa Minha Casa Minha Vida) as companhias hipotecária foram incluidas no SFH no que tange a atividade para "facilitar e promover a construção e a aquisição da casa própria ou moradia, especialmente pelas classes de menor renda da população".


    3º -  As Letras Imobiliárias são emitidas por SCI e pela CEF. Já as Letras de Crédito Imobiliário podem ser emitidas por Bancos comerciais e múltiplos com carteira de crédito imobiliário, CEF, SCI, APE, CH.


    Fonte:

    Lei 4.380/64 ----http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4380.htm

    Sobre Letra Imobiliária -------http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=mtvm_letraimob

    Sobre Letra de Crédito Imobiliário ------http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=mtvm_lci


  • Companhia hipotecária (CH) tem por objetivo a concessão de financiamentos imobiliários residenciais ou comerciais, empréstimos garantidos por hipotecas ou alienação fiduciária de imóveis e repasses de recursos relacionados a programas imobiliários, além da administração de fundos de investimento imobiliário.


    A CH não recebe depósitos de poupança. Seus recursos provêm, entre outros, de letras hipotecárias, debêntures, empréstimos, financiamentos no País e no Exterior e letras de crédito imobiliário (LCI).

    Considerada instituição financeira, a CH é autorizada e supervisionada pelo Banco Central e regulada não só por esta autarquia, como também pelo Conselho Monetário Nacional. Deve ser constituída sob a forma de sociedade anônima e a expressão “Companhia Hipotecária” deve constar de sua denominação social.

  • o comentário mais antigo que já vi no Q

  • Com a publicação da Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009, que instituiu o Programa Minha Casa, Minha Vida, a Companhia Hipotecária passou a fazer parte do SFH.


ID
85078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou
públicas que visam proporcionar suprimento de recursos
necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio,
a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas
e terceiros em geral. A respeito dos bancos comerciais, julgue os
itens subsequentes.

Todo banco comercial deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e, na sua denominação social, deve constar a palavra Banco, exceto no caso da Caixa Econômica Federal (CAIXA), que é um banco múltiplo.

Alternativas
Comentários
  • A CAIXA é descrita pelo próprio BACEN como “instituição assemelhada aos bancos comerciais”. Ser assemelhado não é ser igual. Parecido não é igual.
  • Não entendi o motivo da anulação da questão...A assertiva diz:"Todo banco comercial deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima (VERDADE) e, na sua denominação social, deve constar a palavra Banco (VERDADE), exceto no caso da Caixa Econômica Federal (CAIXA), que é um banco múltiplo (A CEF É ou NÃO É UM BANCO MÚLTIPLO? O BACEN DIZ QUE É UMA IF ASSEMELHADA AOS BANCOS COMERCIAIS, MINHA APOSTILA DA VESTCON DIZ QUE ELA É UM BANCO MÚLTIPLO)."Fonte: BacenTrata-se de instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços.
  • Polyana,Acho melhor você ficar com o conceito do BACEN, seria muito mais confiável, não acha ?Abç e bons estudos !
  • A CAIXA não é BANCO!Apenas assemelha-se!FATO!
  • Segundo o seu Estatudo, a Caixa Econômica Federal é uma instituição Financeira sob a forma de empresa púbica.Já foi considerada banco, mas não é mais devido seu caráter socioambiental. Se você for estudar mais a fundo, existem operações creditícias que a Caixa quase não cobra juros, e isso é devido sua função de incentivar o crescimento do país em consonância com o governo federal
  • A CAIXA é o maior banco público da América Latina Fonte: http://www.caixa.gov.br/acaixa/index.asp - Início da Página 2
  • A CAIXA não é um banco, leve isso para a prova que você acertará a questão.

    Tanto que em sua denominação social não consta a expressão "Banco", item característico de bancos múltiplos.
  • Justificativa da banca pela anulação da questão:


    A utilização da expressão “que é um banco múltiplo” no final do empregou ambiguidade insuperável ao item, uma vez que uma das interpretações possíveis é de que a Caixa Econômica Federal (CAIXA) não recebe a palavra “Banco” em sua denominação social por ser um banco múltiplo, o que não é correto, dado que a não utilização dessa palavra se dá em razão do Decreto-lei 759/69.

    Bons estudos!
  • Caixa Econômica Federal é uma empresa publica!
  • Para ser banco Precisa ser uma S/A e ter a denominação "BANCO".
  • a caixa economica é uma caixa economica.


    alias, a unica do pais.

  • O motivo da questão ter sido anulada não foi ter dito que a caixa é um banco - Ela é uma Instituição Financeira Pública. Um banco múltiplo que também trabalha com carteira comercial. Ela não é S.A e não tem a denominação banco em seu nome.

    Analisando:

    Todo banco comercial deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e, na sua denominação social, deve constar a palavra Banco, exceto no caso da Caixa Econômica Federal (CAIXA), que é um banco múltiplo.

    ???? exceto por que ??? Ambiguidade!!!! 

    Caixa Econômica Federal (CAIXA) é uma exceção -  Seria CORRETO

    ou

    Exceto no caso da Caixa Econômica Federal (CAIXA), que é um banco múltiplo - E os bancos multiplos não devem ser constituído sob a forma de sociedade anônima e, na sua denominação social, deve constar a palavra Banco - Seria ERRADO

     

    ???? exceto o que ???? 

    constituído sob a forma de sociedade anônima

    ou

    denominação social, deve constar a palavra Banco

  • Galera, temos sim que ter um conhecimento, mas sejamos objetivos:

    A CEF é uma MODALIDADE de IF.

    E uma dica a quem vai fazer o concurso da CEF 2014, apesar de história e estatuto terem saído, fiquem ligados, pois ainda sim pode aparecer algumas questões sobre competências exclusivas da CEF e fatos marcantes, como já foi cobrado em uma prova do BB.

    Criada: II Reinado
    1934 - Exclusividade do empréstimo sob penhor
    1961 - Monopólio das Loterias Federais
    1986 - Assume o papel de maior agente do SFH e assume também o papel de agente operador do FGTS, 
    1990 - Inicia o processo de centralização das contas vinculadas do FGTS

  • Questão que derruba muita gente. A CEF não é um banco, apesar de exercer as funções de um banco múltiplo. É uma instituição Financeira e braço do Governo Federal.

  • Caixa Econômica Federal (CEF), também conhecida como Caixa Econômica ou apenas Caixa é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública do governo federal brasileiro, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede emBrasília (DF) e com filiais em todo o território nacional. É uma pessoa jurídica autônoma, vinculada ao Ministério da Fazenda

    Fonte: Wikipedia


ID
85081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou
públicas que visam proporcionar suprimento de recursos
necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio,
a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas
e terceiros em geral. A respeito dos bancos comerciais, julgue os
itens subsequentes.

Os bancos comerciais podem captar depósitos à vista, mas não podem captar depósitos a prazo, o que está facultado apenas aos bancos de investimento.

Alternativas
Comentários
  • Os Bancos de investimento que não podem captar depósitos à vista,somente a Prazo.Enquanto que os Bancos comerciais podem captar depósitos à vista e a prazo.
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).Os bancos comerciais posseum os depósitos à vista como fonte de recursos, porém essa não é a única, sendo livre a captação através de depósitos a prazo. Sendo estes também emitidos pelo bancos de investimento, os bancos múltiplos e as caixas econômicas.
  • SEGUNDO O BACEN: A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.
  • Os bancos comerciais captam depósitos a prazo através de CDB e RDB
  • OS BANCOS COMERCIAIS SAO BANTANTES AMPLOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    POR ISSO ACEITAM DEPOSITOS AVISTA E A PRAZO !!!!!!!!!!!!!!!!
  • Meios de captação de recursos dos bancos comerciais: depósitos à vista [ conta corrente ], depósitos a prazo [ CDB, RDB ], Letra Financeira, Recursos de instituições financeiras oficiais, recursos externos, prestação de serviços [ cobrança bancária, arrecadação e tarifas e tributos públicos ]

  • ERRADO. Os Bancos Comerciais captam depósito à vista e a prazo.

  • Errado.

    Os bancos comerciais também podem captar depósitos á prazo.

  • Captação de recursos financeiros é a atividade básica dos bancos comerciais, tanto a vista quanto a prazo.

  • Os bancos comercias podem captar depósito à vista e a prazo. Já os bancos de investimento, não captam depósito à vista, somente a prazo e repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados.

  • Operações passivas:

    Depósitos à vista;

    Depósitos a prazo (CDB/RDB);

    Recursos oficiais;

    Empréstimos no Brasil e no exterior;

    •Prestações de serviços;

    •Letra financeira.


  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.

     

    A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.

     

    Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • ERRADO

    Bancos comerciais

     

    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"


  • Bancos comerciais podem captar depósitos à vista, a prazo e de poupança.

    GABARITO: Errado

  • Os bancos comerciais, assim como várias outras instituições financeiras, podem captar depósitos a prazo.

    Resposta: Errado


ID
85504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas
que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de
recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o
comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as
pessoas físicas e terceiros em geral. Quanto aos bancos comerciais,
julgue os itens seguintes.

Bancos comerciais devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a palavra "Banco".

Alternativas
Comentários
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresasprestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • SEGUNDO O BACEN: Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • correta

    Segundo o BANCEN os bancos comerciais devem ser constituidos sob regime de S.A, e devem conter a denominação "BANCO" em sua nomeclatura.
    EX: Banco do Brasil S.A, Banco do Amazonas S.A etc.
  • Correto.

    Segundo a: (Resolução CMN 2.099, de 1994).Deve ser constituído sob a forma de S.A e na sua expressão social deve constar a palavra "Banco"

  • Duas coisas:

    Se é instituição financeira => Sociedade Anônima (memorize IF => SA)

    Se é Banco => óbvio que na denominação (razão social) tem que ter a palavra "Banco"


    :)


  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

  •  

     

    Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • CERTO

    Bancos comerciais

     

    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"


  • Perfeito.

    Resposta: Certo 


ID
85507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas
que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de
recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o
comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as
pessoas físicas e terceiros em geral. Quanto aos bancos comerciais,
julgue os itens seguintes.

A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica dos bancos comerciais.

Alternativas
Comentários
  • A captação de depósito a vista é tambem conhecida por captação a "custo zero" !!
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • SEGUNDO O BACEN: A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.
  • Os bancos Comerciais captam depósitos à vista e a prazo também.
  • O Banco Comercial pode ser privado ou público, com o objetivo de oferecer recursos de financiamento de curto e médio prazo (2 anos para baixo), para pessoa física ou jurídica. Tem como efeito multiplicar o dinheiro que recebe. Os depósitos à vista são livremente movimentáveis, já os a prazos regulamente movimentáveis.Sua constituição deve ser anônima e denominação "BANCO" (Resolução 2.099/94). Sofre fiscalização pelo BACEN. Observação também pode captar poupança.

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • Os bancos comerciais :

    A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • Questão chuchu essa.

     

  • CERTO

    Bancos comerciais

     

    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"


  • Isso mesmo. Uma das principais características dos bancos comerciais é a captação depósitos à vista.

    Resposta: Certo


ID
85510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas
que realizam as operações ativas, passivas e acessórias de diversas
instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras:
comercial, de investimento e(ou) de desenvolvimento, de crédito
imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento
e investimento. Com relação aos bancos múltiplos, julgue os itens
a seguir.

Os bancos múltiplos com carteira comercial devem ser organizados sob a forma de sociedade anônima e podem captar depósitos à vista.

Alternativas
Comentários
  • Todos os bancos devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima. Os bancos múltiplos com carteira comercial exercem todas as atividades de um banco comercial.
  • Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, OBRIGATORIAMENTE, COMERCIAL OU DE INVESTIMENTO, e ser organizado sob a FORMA DE SOCIEDADE ANONIMA. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994). A questão, típica do CESPE, apresenta um texto literal retirado do site do BACEN.
  • Não esquecendo que tem que constar a denominação" BANCO"
  • Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • Realmente é complicada esta questão,pois se não está escrito em nenhum lugar como podemos provar que está certa  a questao?
  • SOCORROO!!!Quanto mais leio, menos acredito no que vejo...
  • Os bancos múltiplos com carteira comercial devem ser organizados sob a forma de sociedade anônima e podem captar depósitos à vista.

    Bancos múltiplos com carteira comercial também é um banco comercial.

    Correto.

  • a Caixa Econômica Federal tem definição própria, que é CAIXA ECONÔMICA!

  • Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento.

     

    Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público.

     

    O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima.

     

    As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista.

     

    Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bm.asp

  • CERTO

    Instituições financeiras que Captam depósito a vista, são as seguintes:

    Bancos Comerciais;

    Bancos Cooperativos;

    Cooperativas de Crédito;

    Caixa Econômica Federal;

    Banco Múltiplo com carteira Comercial.

     NÃO CAPTAM ===> bancos de investimentos e bancos de desenvolvimento.

  • Isso mesmo. O banco múltiplo deve respeitar as mesmas regras que se aplicam às áreas em que irá atuar. Portanto, neste caso, as mesmas regras que recaem sobre os bancos comerciais.

    Resposta: Certo

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução  CMN  2.099, de 1994).


ID
85513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas
que realizam as operações ativas, passivas e acessórias de diversas
instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras:
comercial, de investimento e(ou) de desenvolvimento, de crédito
imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento
e investimento. Com relação aos bancos múltiplos, julgue os itens
a seguir.

Na denominação social dos bancos múltiplos deve constar a expressão "Banco Múltiplo".

Alternativas
Comentários
  • Não é preciso ,Como Banco Multiplo é possivel atuar no limite de até seis Carteiras , São essas:comercial,de investimento,de desenvolvimento,financeira,crédito imobiliário,e em 1994,na adesão de Basiléia foi incluída a carteira de leasing.
  • Nos bancos Cooperativos, há exigência de "Banco Cooperativo".
  • Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "BANCO" (Resolução CMN 2.099, de 1994). A questão apresenta o erro residente na expressão "Banco Múltiplo", como assinalado acima, não é obrigatório o uso da palavra MÚLTIPLO, mas só da palavra BANCO.
  • Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "BANCO" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • Na sua denominação social deve constar  a palavra "Banco".
  • IMPORTANTE: O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "BANCO".
  • SUA DENOMINAÇÃO DEVE  CONSTAR  SOMENTE " BANCO ";      NÃO   BANCO MULTIPLO
  • Acho que é só pensar no nome social da I.F. no mercado de ações:  já viu escrito Banco Múltiplo Itaú S.A.? visto que esse é um exemplo de banco múltiplo...
  • Deve constar a expressão BANCO!

  • pegadinha do malandro


  • A denominação, entre parênteses, dos bancos são as seguintes:

    Banco comercial (= "Banco") 

    Banco múltiplo (= "Banco")

    Banco de desenvolvimento (= "Banco de desenvolvimento") 

    Banco de câmbio (= "Banco de câmbio")

    Banco de investimento ( = "Banco de investimento")

    Banco cooperativo (= "Banco cooperativo")

    Só pra facilitar a memorização pensem assim: banco comercial e múltiplo são diferenciados porque aquele, banco comercial, capta depósito à vista e esse, banco múltiplo, possui duas carteiras. 

  • O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima.

    As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista.

    Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bm.asp

  • ERRADO

    Bancos múltiplos

     

    Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"


  • Obrigatório apenas "Banco"

  • Apenas Banco,papou denovo...

  • Correto.

    Resposta: Certo

  • Banco do Brasil S/A é um banco múltiplo que não possui a denominação "Banco Múltiplo"


ID
86380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou
públicas que têm como objetivo principal proporcionar
suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a
médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras
de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. No que se
refere aos bancos comerciais, julgue os itens a seguir.

Na denominação dos bancos comerciais, é vedado o uso da palavra "Central".

Alternativas
Comentários
  • Devem ter obrigatoriamente o nome "banco".
  • Devem ter obrigatoriamente o nome "banco" sendo vedado o nome "Central". Afinal, só há 1 BANCO CENTRAL.
  • Olá, Pessoal!

    Existe algum lugar onde diz que na denominação dos bancos comerciais é vedado o uso da palavra "Central"?

    Achei estranha essa questão!

    Valeu

    Leo
  • Concordo com o colega acima. Não encontrei nada informando que é vedado o uso da palavra "Central".

    Seria engraçado, mas não poderia existir os nomes:

    - Banco Central Popular
    - Banco do Povo Central
    - Banco do Trem da Central (brincadeira...rs)

    Bons estudos!
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).fonte:http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp
  • Olá pessoal!

    Tenho a mesma dúvida do Leonardo.
    Existe algo na legislação que "veda" o uso da palavra central?

    Entendo que na denominação social dos bancos comerciais deve constar a expressão "Banco", porém isso não é justificativa para vedar uma palavra em específico. Como a palavra "Central", no qual estamos em debate.

    Alguém poderia nos tirar essa dúvida?

    Desde já agradeço.
  • Pessoal, também fiquei em dúvida quanto à essa questão, daí encontrei em um fórum:

    “Banco comercial é instituição financeira bancária privada ou pública, constituída sob a forma de sociedade anônima, especializada basicamente em operações de curto e médio prazos, devendo adotar obrigatoriamente em sua denominação a expressão Banco, complementada pelo nome que lhe tenha sido atribuído, sendo-lhe, entretanto, vedado o uso na denominação da palavra Central”.
    (Fran Martins comentando a Resolução 469, de 7 de abril de 1978, do Banco Central)

    Porém não consegui encontrar o texto completo desta resolução, porém, pelo que entendi já esta em desuso.... se alguém encontratr mais informações a respeito nos ajudem!!!
  • Constituido sob forma de sociedade anônima e na sua denominção social deve constar a expressão "Banco" - (Resolução CMN 2099, de 1994) para que seja bem identificada por todos quantos atuem no mercado financeiro.

    Estranho a proibição da palavra "Central" na denominação da instituição.

  • Estes examinadores ficam limitados pelo conteúdo e assim inventam questões como essa. Talvez eles tenham tirado isso de algum lugar como o colega acima achou ou se trata de uma questão totalmente subjetiva, partindo do princípio de que só existe um banco que pode ter esta expressão "Central", no caso, o Bacen. Questões subjetivas ou sem embasamento legal é muito complicado. Tô vendo que o Google é uma ótima ferramenta desses examinadores para achar coisas diferentes e estapafúrdias como essa, tentando fazer uma questão singular. É brincadeira.

    A paz de Cristo Jesus.
  • Deve adotar obrigatoriamente em sua denominação a expressão Banco, complementada pelo nome que lhe tenha sido atribuído, sendo-lhe, entretanto, vedado o uso na denominação da palavra Central”.

    Vedado significa "proibido", ou seja, não permitido.
  • Deve constar a expressão  "Banco"  e "S.A."

  • para não haver confusão com o bacen

  • Mas onde consta esse regulamento? Obrigado

  • Demorei mas achei...


    12.Nenhum estabelecimento bancário privado pode usar em sua denominação social a palavra “central” (Lei 3.113/1957, art. 1º).


    http://www4.bcb.gov.br/manuais/sisorf/externo/Manual/04%20IF%20-%20exceto%20coop%20cr%C3%A9dito/04-01%20Constitui%C3%A7%C3%A3o/04-01-030%20Disposi%C3%A7%C3%B5es%20espec%C3%ADficas/04-01-030-030%20Denomina%C3%A7%C3%A3o%20social.htm

  • Pessoal, muita gente não entendeu o porque! Não pode conter a palavra CENTRAL para não ser confundido com o BANCO CENTRAL, se assim fosse todas as pessoas queriam colocar seu dinheiro no BANCO CENTRAL pois indicaria que seria o melhor ou seja, o Banco dos Bancos... por isso não pode, não lesar o cidadão.

  • BACEN é uma autarquia... 

  • Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • É obrigatório o uso da palavra "Banco". A denominação "Central" é proibida, pois nenhum banco pode se chamar "Banco Central" - assim como o BACEN (autarquia).

    Por outro lado, acho a questão pouco consistente. Imagine um banco com nome fantasia de "Império Central". Por ventura, no estatuto social hipotético, não deveria se chamar "Banco Império Central S.A."? Seria proibida a palavra acoplada a outro termo? Infelizmente gera dúvidas.

  • Nenhum estabelecimento bancário privado pode usar em sua denominação social a palavra “Central”.

    GABARITO: Certo

  • Sim, pois o uso deste termo, por parte de um banco comercial, poderia levar alguém a confundi-lo com o BACEN.

    Resposta: Certo


ID
86383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou
públicas que têm como objetivo principal proporcionar
suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a
médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras
de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. No que se
refere aos bancos comerciais, julgue os itens a seguir.

Os bancos comerciais não podem captar depósitos a prazo.

Alternativas
Comentários
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"
  • pode sim, tanto à vista como a prazo!!!!
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).O Cespe buscou confundir o candidato pelo fato de que a atividade típica desses bancos são os depósitos à vista, porém eles também podem praticar operações passivas através dos depósitos a prazo.
  • SEGUNDO O BACEN: A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.
  • pode sim, tanto à vista como a prazo!!!!
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).fonte:http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp
  • Captação de Recursos  (Operações Passivas)
     
    - Depósito á vista : Conta Corrente ;
    - Depósito á Prazo : CDB, RDB ; 
     ...
  • Podem captar tanto a vista como a prazo

    A vista: conta corrente

    A prazo: CDB e RDB

    Bons estudos!

  • Errado

    Bancos Comerciais

    Depósito à vista: Conta corrente

    Depósito à prazo: CDB e RDB


  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"
    Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"

  • A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • ERRADO

    Bancos comerciais

     

    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"


  • Bancos comerciais podem captar recursos junto ao público através de depósitos à vista, a prazo e de poupança.

    GABARITO: Errado

  • Os bancos comerciais, assim como várias outras instituições financeiras, podem captar depósitos a prazo.

    Resposta: Errado


ID
91057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das distintas espécies de instituições financeiras, julgue
os itens que se seguem.

O principal elemento que caracteriza os bancos comerciais é a vedação de captar recursos junto ao público, em suas operações passivas.

Alternativas
Comentários
  • É justamente o contrário. A característica marcante dos bancos comerciais é a arrecadação de recursos, nas operações passivas, através dos depósitos à vista, onde os recursos são captados junto ao público.
  • Resolução CMN 2.099, de 1994"A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo".
  • Operação ATIVA é aquela em que o banco figura-se com CREDOR.O banco empresta dinheiro: operação ATIVA!O cliente deposita certa quantia: operação PASSIVA!Então, se o banco capta recursos ele está fazendo uma operação passiva. E os bancos comerciais podem praticar tanto operações ativas quanto operações passivas.
  • Resposta: Errado.

    Operações Passivas:
    Captar depósitos à vista.
  • Nas operações ativas, os bancos fornecem o crédito e figuram como credores. Nas operações passivas, os bancos figuram como devedores e assumem a conduta esperada quanto ao pagamento de juros, acessórios e restituição do capital, o que os bancos comerciais podem fazer.
  • IMPORTANTE: Principais Operações dos Bancos Comerciais:

    Ativas


    - Descontar títulos
    - Abertura de crédito simples ou em conta corrente
    - Crédito rural, de câmbio e comércio internacional;

    Passivas

    - Captar depósitos à vista;
  • Nesse caso, devemos ter atenção ao significado da palavra VEDAÇÃO (Fig.: Proibição, impedimento). Ela está dizendo que os Bcos comerciais não captam recursos junto ao público.
  • PARA GRAVAR

    OPERAÇÃO PASSIVA: ENTRA DINHEIRO

    OPERAÇÃO ATIVA: SAI DINHEIRO
  • A palavra chave que se descobre o erro é o VEDADO. Pensa bem como uma banco pode ser vedado de recursos junto ao público ?

  • Acho mais fácil entender que:

    Operações PAssivas - Bancos PAgam JUROS.

    Operações ativas - Bancos cobram JUROS.

  • Operação ativa é quando o banco empresta seus recursos, ou seja, "aplica seu recurso no cliente", e passiva é quando ele recebe recursos, logo, "é quando o cliente aplica no banco". Podem assimilar com o que for mais prático, mas ja sei como vcs vão assimilar. Infelizmente essa foi a forma que encontrei. kkkkkk

  • Uqestão incorreta.  Vale lembrar que  a vedação de captar recursos junto ao público é das Agencias de fomento.

  • O erro está em VEDAÇÃO.

    O enunciado correto seria:

    "O principal elemento que caracteriza os bancos comerciais é a POSSIBILIDADE de captar recursos junto ao público, em suas operações passivas".

  • A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica
    do banco comercial 

    Sendo assim "ERRADO"

    Nunca Desista !!!

     

  • A captação de recursos junto ao público através de depósitos à vista, a prazo e de poupança é uma das características dos bancos comerciais.

    GABARITO: Errado

  • É, na verdade, o contrário. O que principalmente caracteriza os bancos comerciais é poder captar recursos junto ao público.

    Resposta: Errado


ID
91444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando que o Banco da Amazônia S.A. é um banco
comercial e que oferece a seus clientes produtos e serviços
financeiros, julgue os itens que se seguem.

Os bancos comerciais podem manter contas de depósitos à vista.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o BACEN a captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial.
  • Os BANCOS COMERCIAIS são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, *o comércio, *a indústria, *as empresas prestadoras de serviços, *as pessoas físicas e *terceiros em geral. A CAPTAÇÃO DE DEPÓSITOS À VISTA, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco".Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp
  • bancos comerciais, que captam principalmente depósitos à vista e depósitos de poupança e são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas, especialmente capital de giro no caso das empresas.
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).fote:http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp
  • Bancos Comerciais: são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. Esses devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco".

    A captação de depósito a vista e livremente movimentável: é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.

  • O depósito á vista é atividade típica dos bancos comerciais, o qual também pode captar depósito á prazo.


  • Não só podem como devem! É captando recursos que um banco consegue se manter e obter lucro.

  • depósito à vista= conta corrente

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).


    Fonte: BACEN
  • Questão deveria estar errada:

    Os bancos comerciais DEVEM manter contas de depósitos à vista.

  • Não entendo, pra mim isso tá errado. Uma coisa é dever e outra é poder. Acredito que a maior característica de um banco comercial é a captação de depósito à vista, ou seja, quando a questão fala pode, parece que tem banco comercial q pode ter a prerrogativa de não capitar depósito à vista, o que não existe! .......?.?.?.?

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.

     

    A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.

     

    Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • CERTO

    Bancos comerciais

     

    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"

  • Devem !!!!

  • Quem deve, pode. Quem pode, nem sempre deve.


ID
109351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto pelo conjunto
de instituições que realizam a intermediação financeira e pelos
órgãos que normatizam e fiscalizam esse processo. A respeito do
SFN, julgue os seguintes itens, considerando a reforma bancária
instituída pela Lei n.º 4.595/1964.

Segundo a referida lei, são instituições financeiras as pessoas jurídicas públicas ou privadas que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.CAPÍTULO IVDAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRASSEÇÃO IDa caracterização e subordinaçãoArt. 17. Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.
  • São consideradas instituição financeiras não só os bancos de qualquer espécie, mas também as distribuidoras de valores mobiliários, corretoras de câmbio, sociedades de crédito, administradoras de cartões de crédito, cooperativas de crédito, Sociedade de Arrendamento Mercantil, Associações de Poupança e Empréstimo, Sociedades de Crédito Imobiliário, Companhias Hipotecárias, Agências de Fomento.
  • Essa última parte que fala da custódia me deixou na dúvida. Aff

  • GAB. CERTO

  • Papou,certissimo...


ID
109381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação aos intermediários financeiros que operam no SFN,
julgue os itens a seguir.

Os bancos comerciais, cuja denominação social deve conter a expressão BANCO, captam principalmente depósitos à vista, livremente negociáveis, e depósitos de poupança. Esses bancos são tradicionais fornecedores de crédito para pessoas físicas e jurídicas.

Alternativas
Comentários
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994). http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.aspCORRETA
  • Depósitos de poupança?
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco
  • Um banco é a instituição financeira que aceita depósitos e concede empréstimos. O banco tem por funções depositar capital em formas de poupança, emprestar dinheiro, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, etc.

    Banco Comercial - Instituições de crédito caracterizadas pela captação de fundos, através de operações passivas como os depósitos à ordem, a prazo e com pré-aviso, os depósitos de poupança, os certificados de depósitos e os fundos de investimentos, e pela cedência de fundos (crédito bancário), através de operações activas de curto, médio e longo prazos, podendo estas ser de carácter comercial (letras) ou financeiro (relação cliente/banco); finalmente, pela prestação de serviços (proveitos), como as garantias bancárias, a venda de moeda, pagamentos periódicos, guarda de valores e custódia de títulos.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bancos_comerciais

  • IMPORTANTE: Os Bancos Comerciais nos atendem em nossas necessidades do dia a dia e/ou de curto prazo (até um ano), através de suas agências bancárias, home banking ou Internet. São eles que recebem os nossos pagamentos e nossas cobranças, evitando que tenhamos que fazê-las diretamente junto a origem (imagine a trabalheira de ir pagar nossas contas em cada um dos emissores dos recibos), na verdade, são eles, também, que nos emprestam o dinheiro para suprir o capital de giro de nossa vida pessoal ou nossos negócios.
  • Esse depósito de poupança não sei não. Eu acho que a questão está errada, porém o gabarito é certo. O único comentário dos colegas acima que fala de depósito de poupança é de uma fonte nada confiável,  wikipedia não é referência.     
  • Galera eles tambem captam deposito de poupanca, olhae o que achei no site do Banco Central: 

    bancos comerciais, que captam principalmente depósitos à vista e depósitos de poupança e são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas, especialmente capital de giro no caso das empresas;

    http://www.bcb.gov.br/?SPBINTER
  • CAPTAÇÃO DE DEPOSITOS A VISTA (CONTA CORRENTE)
    LIVREMENTE MOVIMENTÀVEIS
  • Depósitos de Poupança, CDB / RDB
  • Sobre os Bancos Comerciais,
    Os bancos comerciais, cuja denominação social deve conter a expressão BANCO, captam principalmente depósitos à vista, livremente negociáveis, e depósitos de poupança. Esses bancos são tradicionais fornecedores de crédito para pessoas físicas e jurídicas.

    A questão está correta, pois os Bancos Comerciais captam principalmente por depósito à vista. Em relação a poupança algumas pessoas aqui estão confudindo o ato de poupar com a CADERNETA DE POUPANÇA DAS SCI, poupar significa guardar parte da renda recebida para o consumo futuro, portanto para poupar os indivíduos não estão restritos a CADERNETA DE POUPANÇA DAS SCI, mas a outros meios que vão dessas até guardar "dinheiro no cochão".
    Dessa forma, se os Bancos Comerciais captam através de CDB/RDB, depósitos a prazo, esses depósitos são atos de poupança também para os clientes.
  • Gente, ninguém percebeu a pegadinha: depósitos à vista livremente NEGOCIAVEIS.
    O correto, seria: Depósitos à vista livremente MOVIMENTAVEIS!
    Estou errada, ou são palavras sinônimas??
    Eu marcaria como errada só por isso!

    Alguém para esclarecer??
  •   bancos comerciais, que captam principalmente depósitos à vista e depósitos de poupança e são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas, especialmente capital de giro no caso das empresas; 

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBINTER

  • Essa questão está errada.

    Não sei se foi anulada,mas se não foi, deveria ser, pois os bancos comerciais

    não podem captar através de depósitos de poupança.

  • ERRO da questão "NEGOCIÁVEIS" e depósitos "EM POUPANÇA"

    Jéssika seu cometário não é mais válido, no site do BACEN realmente estava "depósitos em poupança", inclusive por um bom tempo, ai veio a tragédia, eles perguntaram no BACEN 2013:

    "Os bancos comerciais, cuja denominação social deve conter a expressão BANCO, captam principalmente depósitos à vista, livremente movimentáveis, e depósitos de poupança." 

    o cespe manteve o gabarito como CERTO, dando como justificativa o site do BACEN, logo depois houve a correção no site!

    atualmente esta assim:

    "· bancos comerciais, que captam principalmente depósitos à vista e são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas, especialmente capital de giro no caso das empresas;"


    Fé em DEUS 

  • Banco Comercial não capta depósito em poupança. O Bacen tinha essa informação no seu site, porém, foi corrigido.

    Bancos comerciais, que captam principalmente depósitos à vista e são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas, especialmente capital de giro no caso das empresas;


    http://www.bcb.gov.br/?SPBINTER

  • Questão DESATUALIZADA. É melhor retirar pois confundi os estudantes. Essas questões estão erradas e a CESPE não anulou justificando que tirou as informações do site do BACEN. O site ,atualmente, já está atualizado.

  • Questão desatualizada, o Banco Comercial Não pode captar através de poupança


  • Livremente NEGOCIÁVEIS????  Não seria MOVIMENTÁVEIS.    De fato ninguem negocia o que se deposita na conta corrente. Somente saca e deposita(MOVIMENTA) quando quiser.

  • Questão desatualizada.

    Bancos comerciais não captam através de poupança.

  • Questão desatualizada

  • Bancos Comerciais não captam através de poupança. Quem capta através de poupança são as instituições pertencentes ao SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). 

  • Questão absoleta, rs 


  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

  • Pessoal, vocês afirmam que os bancos comerciais não podem captar por meio de depósitos em poupança ou conta poupança.

    Mas qual a fonte de vocês? 

    Eu procurei em vários sites e não encontrei. 

    Obrigada pela ajuda!

  • A resolução 2.099 diz o que o banco comercial PODE fazer, logo se não esta na lei.. não pode.


    Imagine se na lei estivesse tudo o que as IF's não podem fazer, teria um milhão de páginas.

  • QC, deposito à vista ou poupança...acho que não capta por poupança. 

  • Quem faz essas questões, pega direitinho na ferida nos alunos. Acho que usar a expressão " DEPÓSITO DE POUPANÇA" é uma sacanagem. Quando ele diz isso, quer dizer " DEPÓSITO A PRAZO". Banco comercial não capta por meio de caderneta de poupança, apenas a APE's e SCI que captam. 

  • Legal Danilo Macedo, não estão sujeitos a esse tipo de captação de poupança. Só um detalhe a CEF junto com esses que indicara também capta depósito de poupança.

  • vamos atualizar essa questao QC

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.

     

    A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.

  • O banco comercial pode captar depósitos a prazo, mas apenas CDBs e RDBs, e não poupança.
  • Todas as instituição que captem depósitos do público são obrigados a captar também polpança rural. E o enuciado fala somente em polpança, e não em cardeneta de polpança. Logo, a questão segue correta.


ID
701827
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos comerciais são o tipo de instituição financeira que mais realizam movimentação monetária em número de transações, devido ao grande número de instituições e clientes. Dentre os tipos de captação de recursos dos clientes, os bancos possuem um tipo de captação conhecida como “captação a custo zero”, realizada por meio das contas-correntes dos clientes.

O tipo de operação em que são realizadas entradas de dinheiro em contas-correntes é denominado captação de

Alternativas
Comentários
  • Captação de depósitos a vista: O correntista deposita seus recursos, que podem ser sacados de imediato. Possui liquidez imediata, o que significa que o depósito a vista (conta corrente) não pode ser remunerado pelos bancos, logo seu custo é zero para o banco.
  • Alternativa C

    Depósitos à vista são aqueles que ficam à disposição do depositante para ser sacado a qualquer momento.


    A movimentação das contas correntes, cujos recursos são de livre movimentação pelos seus titulares, são movimentadadas por meio de depósitos, cheques, ordens de pagamento, documentos de créditos (DOC), transferências eletrônicas disponíveis (TED) e outros.


    A abertura e movimentação de contas correntes são normatizadas pelo CMN, por meio das Resoluções n. 2025 e 2.747 e dispositivos complementares.


    De regra todo depósito é feito no Caixa do Banco, que recebe o dinheiro e autentica a ficha de depósito, que vale como prova de que foi feito o depósito e que o cliente entregou tal dinheiro ao Banco.


    As fichas de depósitos devem ser preenchidas pelo cliente ou por funcionário do Banco, constando, especificamente, os valores em cheque e em dinheiro, sendo que uma das vias da ficha será entregue ao cliente e a outra será o documento contábil do caixa.


    O depósito tanto pode ser feito em dinheiro corrente, como em cheques, que serão resgatados pelo Banco depositário junto ao serviço de compensação de cheques, ou pelo serviço de cobrança.


    Os depósitos em dinheiro produzem o imediato crédito na conta corrente em que foi depositado, mas os depósitos em cheque só terão o crédito liberado após seu resgate.

  • Captação a custo zero são os depósitos à vista que  não são remunerados (conta corrente, conta simplificada e conta salário).
    Depósito a vista é aquilo que todo mundo está mais do que acostumado a fazer ao ir a um banco. É o ato de levar dinheiro no banco e depositar na conta corrente. Ou seja, então quando você vai ao banco e deposita dinheiro na sua conta ou na conta de alguém (seja pelo caixa ou com aquele envelope) está fazendo um depósito a vista. O depósito se chama "a vista"porque, a qualquer momento que você queira, o dinheiro pode ser retirado.

  • Depósitos à vista; operação sem custo e com recursos de clientes.

    Depósitos à vista são aqueles que ficam à disposição do depositante para ser sacado a qualquer momento.


  • DEPÓSITO À VISTA = CONTA-CORRENTE

  • DEPÓSITOS À VISTA = CONTA - CORRENTE.

    Captação de depósitos a vista: O correntista deposita seus recursos, que podem ser sacados de imediato. Possui liquidez imediata, o que significa que o depósito a vista (conta corrente) não pode ser remunerado pelos bancos, logo seu custo é zero para o banco.

    A.

  • Questãozinha mamão com açúcar né?

    Contas correntes são o produto utilizado pelos bancos para a captação de depósitos à vista, que é uma captação a custo zero, uma vez que o banco não remunera os recursos.

    Gabarito: C

  • Se todas fossem assim tão fácil

ID
710812
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Na composição do sistema financeiro, as principais instituições estão constituídas sob a forma de banco múltiplo, que oferece ampla gama de serviços bancários.

Uma das funções básicas dos bancos comerciais é a

Alternativas
Comentários
  • LETRA D.

    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

    Fonte: 
    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

    B
    ons estudos!
  • Pelo o que estudei, a caderneta de poupança se inclui em Bancos Múltiplos, mas não na carteira de Banco Comercial e sim na Carteira de Sociedade de Crédito Imobiliário.. fiquei em dúvida agora.. :s
  • Mesma dúvida, pelo que sei para que um banco múltiplo possa captar recursos por meio de poupança ele deve ter a carteira de Sociedade de Crédito Imobiliário e não apenas a comercial.


    Alguém pode dar uma luz ai?


    Obrigado. 
  • SOCIEDADE DE CREDITO IMOBILIARIO CAPTA POUPANÇA, NAO BANCO COMERCIAL... TINHAM QUE TER ANULADO ESTA QUESTÃO....
  • A correta é a letra D,pois:
    A=corretoras e distribuidoras;
    B=bancos cooperativos e associações de crédito;
    C=banco de investimento;
    D=correta
    E=caixa econômica

    corô?!!!
  • bom, se os principais produtos oferecidos aos clientes pessoa física e jurídica por um banco comercial estão:

    •  Recebimentos e descontos de títulos.
    • Abertura de conta corrente ou poupança.
    • Concessão de crédito pessoal, empresarial e rural mediante análise de registros.
    • Realizar operações cambiais internacionais.
    • Captação de depósitos à vista e a prazo fixo.
    • Comercialização de produtos relacionados a capitalizações.
    • Cobrança e arrecadação de tributos públicos e tarifas.
    • Conceder prestação de serviços mediante convênio.
    • Informar a seus clientes sobre as melhores aplicações, rendimentos e cobrança de tarifas de serviços prestados.
    • Conceder, a qualquer momento, a seus clientes os recursos provenientes de depósitos efetuados em conta corrente e conta poupança.
    • Disponibilizar caixas eletrônicos distribuídos em pontos estratégicos no município de atuação.
    Entende-se que com a abertura de conta um banco comercial pode sim receber depósitos de poupança


    Leia mais: http://www.bancodeconcursos.com/matematica/a-funcao-dos-bancos-comerciais/397.html#ixzz2nsXsjsbx

  • Na prova eu responderia D, porque como disse o Carlos Andrade:


    A=corretoras e distribuidoras;
    B=bancos cooperativos e associações de crédito;
    C=banco de investimento;
    D=correta
    E=caixa econômica


    Pode ser passível de anulação, mas é a "menos errada" :)

  • letra D,

    Para quem icou com dúvida sobre BC captar poupança, é só lembrar do seu banco itau, bradesco.....captam poupança não?

  • A questão não pode ser anulada visto que bancos comerciais também podem captar depósitos a prazo. E dentro dos depósitos a prazo está a caderneta de poupança.

    Segue texto retirado da página oficial do Banco Central (http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp)

    "Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994). "


     

  • D) captação de depósitos à vista e de depósitos de poupança.

    A expressão "depósitos de poupança" neste caso não significa "caderneta de poupança", que teria que ter a carteira de sociedade de crédito imobiliário.

    O "depósitos de poupança" nesta questão é o simples ato de "poupar"

  • A letra "D" sem nenhuma sombra de dúvidas. Pra galera que está em dúvida sobre este conceito, a dica é que muitas diretrizes e normas regidas pelos bancos múltiplos constam no site ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) tanto que esta pergunta é figura marcada nas apostilas e nas provas do CPA 10 ou 20. Quem vir a ser bancário e galgar uma gerência é certo que terá que buscar estes certificados.     

  • Banco Multiplo é um Banco comercial

    Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas,passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio dasseguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, decrédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento einvestimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais eregulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suascarteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por bancopúblico. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras,sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e serorganizado sob a forma de sociedade anônima


  • QUESTÃO DESATUALIZADA!

    Bancos comerciais não captam através de depósito de poupança.

  • Os bancos comerciais são caracterizados pela captação de depósito a vista (são os únicos). Mas também podem captar depósito a prazo. Veja:

    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).


    Para as outras alternativas é bom ter conhecimento que:

     ·bancos comerciais, que captam principalmente depósitos à vista e são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas, especialmente capital de giro no caso das empresas;

     ·bancos de investimento, que captam depósitos a prazo e são especializados em operações financeiras de médio e longo prazo;

     ·caixas econômicas, que captam depósitos à vista e depósitos de poupança e atuam mais fortemente no crédito habitacional;

     ·bancos cooperativos e cooperativas de crédito, voltados para a concessão de crédito e prestação de serviços bancários aos cooperados, na maioria produtores rurais;

     ·sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança e empréstimo, também voltadas para o crédito habitacional;

     ·sociedades de crédito e financiamento, direcionadas para o crédito ao consumidor; e

     ·empresas corretoras e distribuidoras, com atuação centrada nos mercados de câmbio, títulos públicos e privados, valores mobiliários, mercadorias e futuros. 



  • Os Bancos Comerciais são captadores de depósitos à vista. A normatização
    infra-legal da caderneta de poupança, ou seja, as Resoluções do Conselho
    Monetário Nacional que versam sobre tal assunto, dizem que “os bancos
    múltiplos com carteira de crédito imobiliário, a Caixa Econômica Federal (CEF),
    as sociedades de crédito imobiliário e as associações de poupança e
    empréstimo podem receber depósitos de poupança”. Ainda acrescentam que “
    os bancos múltiplos com carteira comercial ou crédito imobiliário, os bancos
    comerciais e a CEF podem abrir contas de poupança para pessoas físicas
    brasileiras que se encontrem temporariamente no exterior.”
    Dessa forma, podemos concluir que os bancos comerciais ou bancos múltiplos
    com carteira comercial como regra geral não podem receber depósitos de
    poupança1. Duas exceções devem ser mencionadas. A primeira delas é a
    Poupança Rural, ou seja, a caderneta de poupança recebida por um pequeno
    grupo de bancos que tem a destinação de financiar o setor rural e não o setor
    habitacional. Essa poupança é captada não pela carteira de crédito imobiliário
    e, sim, pela carteira comercial do Banco. Apenas quatro instituições podem
    captar poupança rural : Banco do Brasil, Banco da Amazônia – BASA, Banco do
    Nordeste – BNB e os Bancos Cooperativos. Além disso, os bancos comerciais podem captar poupança de brasileiros que se encontram temporariamente no
    exterior, sem que haja a necessidade de ter carteira de crédito imobiliário.
    Devemos ressaltar ainda que, conforme pode ser visto pelo item transcrito do
    normativo, nem o Conselho Monetário Nacional nem o Banco Central do Brasil
    consideram a CEF como um banco. A CEF é uma instituição que possui
    características de banco comercial sem sê-lo.


  • Bancos comerciais só captam depósito à vista e depósito à prazo.

  • Apenas corrigindo o comentário do colega Marcelo:

    Os bancos Itau e Bradesco não são bancos comerciais, são bancos múltiplos, portanto não se aplicam à questão.

  • Vamos lá QC atualiza essa questão por favor! 

    BC comerciais não captam com poupança.

  • Captação - poupança

    APE, CAIXA, SCI e Banco multiplo com carteira de SCI 

    Portanto a alternativa "D" ta errada.

  • Odeio quando a apostila vem com questões anuladas


ID
990502
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As Notas Promissárias Comerciais, ou conhecidas no Brasil como Commercial Papers, são títulos de curto prazo, emitidos por

Alternativas
Comentários
  • São títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.


    É uma alternativa às operações de empréstimos bancários convencionais, pois, geralmente permitem uma redução nas taxas de juros pela eliminação da intermediação financeira, ou seja, elimina o spread bancário.


    Diante da possibilidade dos tomadores negociarem diretamente com os investidores de mercado, as commercial papers imprimem maior agilidade às captações das empresas.



    http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/25018/commercial-papers-o-que-sao#ixzz45HGCLAlw

  • Commercial paper é um título privado emitido por companhia nacional ou internacional para o financiamento de curto prazo, possuindo a mesma finalidade de uma debênture, pois ambos são opções ao empréstimo bancário, para a captação de recursos através da emissão de valores mobiliários, pelas sociedades anônimas.

     

    O prazo de vencimento se emitido por companhias fechadas é de 30 a 180 dias, e quando emitido por companhias abertas, o prazo de vencimento é de 30 a 360 dias.

     

    Dentre as vantagens, para a empresa da emissão de valor mobiliário, está a possibilidade de captação de recursos direto de investidores, podendo obter taxas inferiores às taxas praticadas em empéstimos bancários. Outro benefício, é a isenção de pagamento de IOF.

     

    Só é possível uma empresa emitir uma Commercial Paper, se seu índice de endividamento (PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO / PATRIMÔNIO LÍQUIDO), incluindo as novas notas promissórias a serem emitidas, não ultrapassar 1,2.

     

    No caso da Nota Promissória, não há garantia real, portanto, é um instrumento para empresas com bom conceito de crédito.

     

    São negociadas no mercado secundário, operacionalizados pela Cetip, através do Bovespafix, vinculado à Bovespa.

     

    fonte: https://www.investeducar.com.br/o-que-sao-commercial-papers/

  • Letra B

    As notas promissórias, também conhecidas como commercial papers, são títulos privados de curto prazo emitidos pelas empresas para financiar seu capital de giro, como a compra de estoques ou o pagamento de seus fornecedores. Tem as mesmas finalidades de uma debênture, sendo que a diferença são os prazos de vencimento e a velocidade, pois permitem estruturação mais rápida e com um custo menor. Além disso, a CVM não exige prospecto para notas com prazos menores de 180 dias. Estão autorizadas a emitir as notas promissórias as sociedades anônimas de capital Aberto ou fechado. Instituições financeiras (como bancos e corretoras) não podem emitir notas promissórias.

    Características do Commercial Paper no Brasil:

    Emissão:
    A legislação estabelece limites variáveis para a emissão de CPs, por meio de sociedades abertas ou não, de acordo com um patamar mínimo de patrimô- nio líquido

    Garantias:
    Não possui garantia que não seja a pessoal (aval). Normalmente, é escolhida uma instituição financeira para ser a mandatária para acompanhar as formalizações de emissão e de registro, responsabilizando-se perante o mercado por elas.

    Distribuição:
    A distribuição deverá ser feita em até 180 dias para as companhias abertas e em até 90 dias para as companhias fechadas.
     

    Fonte: http://ynvestimentos.com.br/2013/11/notas-promissorias/

    Fonte: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/revista/rev1510.pdf
     

  • Títulos de curto prazo emitidos por sociedades anônimas, com prazo mínimo de 30 dias e máximo 180 para as fechadas e 360 para as abertas.

  • LETRA B CORRETA

    Comercial Papers são títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.

  • Cuidado com os prazos...


ID
1000492
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Relacione corretamente as colunas.

1. Bancos Comerciais.
2. Caixa Econômica Federal.
3. Cooperativas de Crédito.
4. Bancos Comerciais Cooperativos.

( ) Instituições que prestam serviços financeiros de captação e de crédito apenas aos respectivos associados, podendo receber repasses de outras instituições financeiras e realizar aplicações no mercado financeiro.

( ) Instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços. Uma característica distintiva é que ela prioriza a concessão de empréstimos e financiamentos a programas e projetos nas áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho, transporte urbano e esporte.

( ) A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica dessa instituição, a qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituída sob a forma de sociedade anônima.

( ) São instituições financeiras privadas ou públicas, que têm como objetivo principal, proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros, em geral.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA A

    A questão só fora anulada por que o enunciado está mal formulado.


ID
1013641
Banca
FUNDATEC
Órgão
PROCERGS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Segundo Gitman (2011), as instituições financeiras agem como intermediários que canalizam as poupanças de pessoas físicas, empresas e órgãos do governo para empréstimos e investimentos.

Segundo esse autor, as principais instituições financeiras são:

I. Os bancos comerciais e as caixas econômicas.
II. As cooperativas de créditos e as companhias de seguro.
III. Os fundos de investimento e os fundos de pensão.
IV. As associações de poupança e empréstimo.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Ridículo colocar a questão dessa forma. " segundo o autor as principais instituições financeiras são". Como vamos saber o que ele pensa? Se tivessem perguntado: " as principais instituições...", sem se referir a autor nenhum, daí sim estaria bem colocada a questão. Puta merda!
  • De acordo com o ordenamento jurídico em vigor, são consideradas instituições financeiras as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros. Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBLEG. Companhias de seguro instituição financeira? 
  • Achei estranha essa questão...

  • Concordo com o Wagner. A questão deveria ser anulada. A questão não foi bem elaborada.


     

  • Não entendi  os fundos de investimento  são instituições financeiras?

  • Essa questão é mais de interpretação, pois se é de acordo com a opinião dele "as instituições financeiras agem como intermediários que canalizam as poupanças de pessoas físicas, empresas e órgãos do governo para empréstimos e investimentos" é só analisar as alternativas e ver quais se encaixam em sua definição, que no caso são todas as alternativas.

  • Pra mim a alternativa certa seria:

    I. Os bancos comerciais e as caixas econômicas.

    IV. As associações de poupança e empréstimo.

  • Puts, pensei que fosse a letra A!

  • As seguradoras são equiparadas às instituições financeiras, por lei. Atuando na garantia de riscos patrimoniais ou pessoais.

  • Para captar atravez de poupança tem que fazer parte de uma APE, sendo que os Bancos Comerciais, as cooperativas de créditos e as companhias de seguro não fazem parte... então na minha opinião essa questão deveria ser anulada pois o gabarito certo seria o item .

  • Pra Mim , I e IV . 

  • A letra é E...estou confirmando no livro dele (que encontrei para download online)...só que ele se refere à economia norte-americana...tem que atentar para isso, quem não conseguir ler pelo menos saber em qual País se baseiam os livros de cada concurso.

  • I e IV mesmo, as seguradoras e fundos de pensão são apenas equiparadas a IFs, mas não são instituições financeiras, nem tampouco as principais

  • Só eu que não vi nenhum erro nessa questão!?!?
    Lei 4595/64
    Art. 17. Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas
    públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de
    recursos financeiros próprios ou de terceiros
    , em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de
    propriedade de terceiros
    .

    Os fundos de pensões e as companhias de seguros, assim como as demais instituições,  coletam, custodiam e aplicam recursos financeiros próprios e de terceiros.

    Obs.: Não faço a mínima ideia de quem seja esse autor.

  • acho que caberia recurso se o tal autor não estivesse nas referências bibliográficas...

  • GOSTARIA DE SABER QUEM FISCALIZA E PUNE ESSAS BANCAS. UMA QUESTÃO DESSE TIPO É UM CRIME OU INCOMPETÊNCIA MESMO. 

  • Realmente a questão se refere à ideologia de Gitman, mas ela diz qual a linha de raciocínio dele (Para ele as instituições Financeiras são as que agem como intermediários... Assim, conclui-se que todas as citadas agem dessa maneira, sendo então todas consideradas Instituições Financeiras). Analisando a informação dada, consegue-se responder a questão.


  • Como alguns comentaram que a resposta poderia ser a letra "A", temos que tomar cuidado pois as Associações de Poupança e Empréstimo  são consideradas Instituições Financeiras NÃO Bancárias, portanto não captam depósito à vista.


    Óbvio que não precisamos nem comentar o nível da questão. Ridícula!


  • Várias questões deste concurso são baseadas neste autor. Ele fazia parte da bibliografia do concurso, ou a é da bibliografia usada pela Fundatec para todos os concursos?

  • Fundo de investimento não é instituição Financeira.. Pergunta mal formulada.

  • Certas mesmas, só as alternativas I e IV. Por isso dava para eliminar as outras opções, pois a letra E era a única que constava as duas juntas. Questão muito mal elaborada...

     Quem pode captar recursos através da caderneta de poupança? As Instituições Financeiras que fazem parte do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE):

    * Caixa Econômica Federal

    * Sociedade de Crédito Imobiliário - SCI

    *Associações de Poupanças e Empréstimos - APE

    *Bancos Múltiplos com carteira de SCI


     (Profº Edgar Abreu)

  • Muito mal formulada!erraram feio!

  • Todas as respostas estão certas. Não confundir INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS, captação de depósitos à vista, capazes de criar moedas (moeda escritural) e INSTITUIÇÕES NÃO BANCÁRIAS, operam com ativos financeiros não monetários.  Todas são instituições financeiras, a diferença é se são bancárias, não bancárias, distribuidoras de títulos ou agentes especiais.

     

     

  • questão mal formulada da ..... estas bancas pequenas fazem cada doideira

  • Que raios de "Gitman" é esse?  será que tinha esse homem no edital para estudar? rsrs... eu acertei a questão mas foi mais no chute, olhei o enunciado e saí procurando onde tinha a palavra  investimento e poupança, ou algo que remetessem a essas palavras nas alternativas, mas eu poderia ter errado pois a questão pediu segundo o Gitman , e ele poderia ter omitido algo, assim como numa questão de um concurso que pediu a composição do SFN segundo a lei 4595/64 nessa lei não aparece a CVM isso leva a pessoa que realmente entende do assunto a errar a questão pois a CVM faz parte do SFN só não aparece na lei que pediram

    . Não gostei dessa.

  • Todas são instituições financeiras, a unica diferença é se são monetárias ou não monetárias.

  • Que banca é essa, que questão é essa? Ridicula!

  • III. Os fundos de investimento e os fundos de pensão.????? desde quando isso é instituição financeira?? QUE PIADA!!!

  • Que questão é essa? Não se sabe se ele quer as principais instituições financeiras que captam por poupança, ou principais instituições do mercado financeiro, e mesmo assim, a questão possui erros.

    1.Caixas Econômicas? Pelo que sei não existem mais Caixas Econômicas Estaduais, só há uma, a Caixa Econômica Federal.

    2. Cooperativa de Crédito, é inst. financeira e capta por poupança, mas companhia de seguros não capta por poupança e não é instituição financeira.

    3 Fundo de Investimento e Fundos de Pensão, não captam por poupança, e prestam serviço de admitração de recurso de terceiros, o Fundo de investimento até pode ser financeira em sentido amplo...

    4. Associação de Poupança e Empréstimo, capta recursos por poupança, mas não é uma das principais instituições financeiras, acho que só existe uma, a poupex, que perde em quantidade aplicações para as poupanças normais.

  • Agradeço ao muito bom comentário do Cándido Júnior. Permita-me acrescentar que o Gitman é autor do melhor livro para entendimento do sistema financeiro e conhecimentos bancários de que tenho notícia: "Princípios de Administração Financeira".

  • Essa questão tem como base o livro Princípios da administração finaceira de Lawrence J. Gitman

    "As principais instituições financeiras que operam no mercado norte -americano são os bancos comerciais, as associações de poupança e empréstimo, as cooperativas de crédito, as caixas econômicas, as companhias de seguro, os fundos de investimento e os fundos de pensão. Essas instituições atraem fundos de pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais, os combinam e oferecem empréstimos a pessoas físicas e empresas."

  • Deve ser proibido questões assim...uma opinião não pode ser confundida com o concreto,real.

  • Que questão mais descabida essa.


ID
1109593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir.

Os bancos de desenvolvimento possuem, tal como os bancos comerciais, a faculdade de criar moeda na forma de empréstimos bancários

Alternativas
Comentários
  • Moeda escritural , ou seja, cheques, só podem ser fornecidos por banco que aceitem fazer depósito à vista.

  • Moeda escritural, é moeda criada pelo método da multiplicação virtual de moedas e o banco de desenvolvimento é uma instituição não-monetária, não tem depósito à vista/conta-corrente e por isso não pode criar moeda.

  • Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resolução CMN 394, de 1976).

  • As únicas IF  que podem criar moeda escritural são: bancos comerciais, bancos múltiplo com carteira comercial, cooperativas decredito, bancos cooperativos e CEF.

  • São as instituições capazes de criar moeda escritural: bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial, cooperativas de crédito, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

    A moeda escritural consiste nos depósitos à vista existentes nos bancos ou outras instituições creditícias, normalmente movimentados por intermédio de cheques, representando estes um instrumento de circulação da moeda bancária.

     

    Instituições financeiras não bancárias

     

    São as instituições que não podem criar moeda escritural: bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, financeiras, Sociedades de Arrendamento Mercantil (Leasing) e Associações de Poupança e Empréstimos (APE)

  • não confunda banco de desenvolvimento com banco de investimento, essa foi a pegadinha

  • intituicoes capazes de criar moeda:

    bancos comerciais 

    bancos multiplos com carteira comecial

    cooperativa de credito

    banco do brasil

    caixas economicas

  • Banco de desenvolvimento não recebe depósitos à vista e, desta forma, não cria moeda.

    ERRADO

  • ERRADO

    Bancos de desenvolvimento

     

    Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede 


  • Bancos de desenvolvimento não recebem depósitos à vista, portanto não criam moeda.

    Instituições que não podem criar moeda:

    Bancos de Desenvolvimento;

    Financeiras;

    Sociedades de Arrendamento Mercantil (Leasing(;

    Associações de Poupança e Empréstimos (APE).

  • Bancos de desenvolvimento não captam depósitos à vista e, portanto, não possuem a faculdade de criar moeda.

    GABARITO: Errado

  • INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CAPTADORAS DE DEPÓSITOS À VISTA

    São conhecidas como Instituições Monetárias, pois possuem a capacidade de criarem moeda escritural, através da emissão de cheque ou efeito multiplicador do crédito.

    São elas:

    1. Bancos Múltiplos com carteira comercial

    2. Bancos Comerciais

    3. Caixa Econômica Federal

    4. Cooperativas de Crédito

    5. Banco Cooperativo


ID
1356880
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos são instituições financeiras que têm como atividade básica receber do público, sob a forma de depósitos ou sob outras formas, fundos que serão empregados em operações de desconto, de crédito ou aplicações financeiras. (Dicionário Internacional de Economia e Finanças - Bernard Yves. Editora Forense Universitária). Aponte a atividade vedada aos bancos.

Alternativas
Comentários
  • não conheço esse termo "Escriturai" será que é erro ortográfico?

  • Moeda escritural é um dos assuntos mais básicos em conhecimentos bancários.
    Moeda escritural é um tipo de dinheiro não-físico usado como meio de pagamento, ou seja, o saldo em conta-corrente.
    E com a criação de moeda escritural ocorre o efeito multiplicador.

    Exemplo:
    Imagine o seguinte: uma pessoa deposita R$ 1.000,00 no banco. O banco, por sua vez, empresta 90% do dinheiro, ou R$ 900,00, para algum cliente. Esse cliente então usa o dinheiro para comprar uma televisão, por exemplo. Quem vendeu a televisão provavelmente irá depositar o dinheiro no banco. Ou seja, pode-se recomeçar o ciclo várias vezes, multiplicando o dinheiro de forma artificial.

  • Resposta C

    L4595

       Art. 34. É vedado às instituições financeiras conceder empréstimos ou adiantamentos:

      I - A seus diretores e membros dos conselhos consultivos ou administrativo, fiscais e semelhantes, bem como aos respectivos cônjuges;







  • patifaria...na lei é lindo né mas na prática são os q mais emprestam pq conseguem taxas irrizórias....

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.

     

    A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.

     

    Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

     

    Moeda escritural é um tipo de dinheiro não-físico usado como meio de pagamento, ou seja, o saldo em conta-corrente. Ela é movimentada principalmente por depósitos e transferências eletrônicas entre contas bancárias. Outros meios de movimentação são os cheques e os cartões de crédito e débito.

    Art. 35. É vedado ainda às instituições financeiras:

    II - Adquirir bens imóveis não destinados ao próprio uso, salvo os recebidos em liquidação de empréstimos de difícil ou duvidosa solução, caso em que deverão vendê-los dentro do prazo de um (1) ano, a contar do recebimento, prorrogável até duas vezes, a critério do Banco Central da República do Brasil.

     

      Art. 34. É vedado às instituições financeiras conceder empréstimos ou adiantamentos:

            I - A seus diretores e membros dos conselhos consultivos ou administrativo, fiscais e semelhantes, bem como aos respectivos cônjuges;

            II - Aos parentes, até o 2º grau, das pessoas a que se refere o inciso anterior;

            III - As pessoas físicas ou jurídicas que participem de seu capital, com mais de 10% (dez por cento), salvo autorização específica do Banco Central da República do Brasil, em cada caso, quando se tratar de operações lastreadas por efeitos comerciais resultantes de transações de compra e venda ou penhor de mercadorias, em limites que forem fixados pelo Conselho Monetário Nacional, em caráter geral;

     

  • Letra C.


    É vedado conceder empréstimos.

    Os bancos criam moeda escritural, através da conta-corrente.

    Podem adquirir imóveis para o seu uso.


ID
1416556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere um cliente que tenha contratado empréstimo pessoal no valor de R$ 5.000,00 e possua, na mesma instituição financeira, limite de cheque especial de R$ 3.000,00, estando em utilização apenas R$ 500,00; com base nessas informações, julgue o item a seguir.

Para fins de prestação de informações ao Sistema de Informações de Créditos (SCR), a instituição financeira deve fornecer informações individualizadas apenas sobre a operação de empréstimo pessoal de R$ 5.000,00, com os dados sobre as demais exposições, inclusive o limite de crédito, devendo ser fornecidos de forma agregada.

Alternativas
Comentários
  • Para fins de prestação de informações ao Sistema de Informações de Créditos (SCR), a instituição financeira deve fornecer informações individualizadas apenas sobre a operação de empréstimo pessoal de R$ 5.000,00, com os dados sobre as demais exposições, inclusive o limite de crédito, devendo ser fornecidos de forma agregada.

    Deve-se prestar as informações em um contexto integral, incluindo a utilização de R$ 500,00, a fim de garantir a ciência de todas as informações pelo SCR.

    Portanto, assertiva ERRADA.

  • Apenas,exclusivamente,somente,são palavras q denotam unicidade...alguém saberia me falar 3 coisas no SFN q não tem exceções ou algo do tipo.????? Errado


ID
1416574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que concerne aos contratos de crédito, suas características, espécies e eficácia jurídica, julgue o item a seguir.

Nos mútuos bancários originados a partir de contratos de abertura de crédito, mesmo que não haja termo inicial para o cumprimento da obrigação de liquidar a dívida, é cabível a cobrança de juros moratórios pelo credor, constituindo-se a mora mediante interpelação judicial ou extrajudicial do devedor.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    CC

    Art. 591. Destinando-se o mútuo a fins econômicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de redução, não poderão exceder a taxa a que se refere o art. 406, permitida a capitalização anual.


ID
1677931
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O banco comercial tem um papel importante no sistema financeiro e econômico devido ao volume de intermediação financeira realizado. Isso se deve a sua capacidade de criar depósitos à vista.

Sendo assim, os depósitos à vista são

Alternativas
Comentários
  • Depósitos à vista ou depósitos em conta corrente como são mais popularmente conhecidos é a captação de recursos junto ao público em geral, pessoas físicas e jurídicas. Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco por prazo indeterminado, sendo livres as suas movimentações.


    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
    http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/25014/depositos-a-vista#ixzz3nvYySnJR



    gab B

  • Depósitos à vista são criados a partir de concessão de empréstimos? O que é criado não é moeda escritural?

  • São criados também a partir de concessão de empréstimos bancários, pois eles caem na conta corrente gerando, assim, deposito à vista.


  • A) ERRADA - Passivo Liquido, obrigação do banco com o cliente.

    B) Correta

    C) ERRADA - Característica do papel moeda, emitida pelo estado.

    D) ERRADA - Para lastrear operações de créditos de curto prazo.

    E) ERRADA - Depósitos a vista NÃO são títulos, pois não são
    remunerados e são de livre movimentação.

  • Essa foi de doer... Depósito à vista criado por empréstimo? ? ? Como assim?

  • Me desculpem os colegas entretanto deposito a vista é aquele onde o dinheiro é captado atravês de depositos bancários ( como o proprio nome diz a vista ). O que vc cria com emprestimo é moeda escritural.Acertiva totalmente errada.

  • Moeda escritural é o nome que se dá ao uso dos depósitos bancários como meio de pagamento. É representada pelos depósitos à vista nas instituições financeiras monetárias (bancos), e que se encontrem à livre disposição dos seus depositantes. Fazem parte dos meios de pagamento da economia e permitem a realização de transações sem necessidade da utilização de moeda (papel-moeda ou moeda metálica).

  • No caso se trata da mais correta , a letra B é uma forma de se ter depósito à vista .

  •                                                 O BANCO vai oferecer dois tipos de depósito 

    DEPÓSITO À VISTA (PRAZO INDETERMINADO,  A QUALQUER MOMENTO POSSO RETIRAR)   e     DEPÓSITO À PRAZO (CDB, RDB)

    A) PASSIVO LÍQUIDO O BANCO GERA UMA OBRIGAÇÃO COMIGO, QUANDO EU COLOCO MEU DINHEIRO NO BANCO.

     

    B) EXEMPLO: EU ESTOU SEM DINHEIRO E SOLICITO UM EMPRÉSTIMO DE R$ 1000,00 PARA O BANCO. O BANCO ME EMPRESTA E DEPÓSITA NA MINHA CONTA R$1000,00 GERANDO UM DEPÓSITO À VISTA. AGORA TENHO R$ 1000,00 E POSSO FAZER O QUE EU QUISER COM ELE.

     

    C) O PRÓPRIO BANCO GERA.

     

    D) TRATADO COMO UMA OBRIGAÇÃO, PORÉM DE CURTO PRAZO. (AFINAL A QUALQUER MOMENTO POSSO RESGATAR)

     

    E) TÍTULOS AO PORTADOR É DE QUEM CHEGAR E PEGAR O DINHEIRO. (NUNCA VAI ACONTECER ISSO, O SEU DEPÓSITO ESTÁ DEPOSITADO EM SEU NOME, NÃO PODE NINGUÉM CHEGAR NO BANCO E PEDIR MEU DINHEIRO.)

  • deposito á vista é quando vou la e deposito, forma de captação passiva, pois o banco cria uma divida com o cliente, está errada 

  • questão maluca!

  • Errei a questão por ter entendido errado o enunciado, quando fala em depósito à vista, pensamos automaticamente em depósito feito pelo correntista, o que me levou a marcar a letra A, mas a questão se refere ao depósito feito pelo próprio banco. "Isso se deve a SUA capacidade de CRIAR depósitos à vista", na hora de resolver questões, interpretar corretamente é fundamental, coisa que não consegui na frente do computador, imagina na hora da prova. Não podemos vacilar, senão, a banca ferra com a gente.

  • Gabarito letra "B"

    É preciso reler o enunciado da questão, pois ele quer saber sobre os depósito à vista dispobilizados pelo banco.

  • os empréstimos que são criados a partir dos depósitos à vista.


  • Ativo líquido de curso forçado.

  • MEU RACIOCÍNIO FOI MEIO LOCO! MAS IMAGINO QUE A PARTIR DE UM EMPRÉSTIMO DO BANCO,POSTERIORMENTE O CLINTE FAZ DEPÓSITO À VISTA PRA QUITAR ESSE EMPRÉSTIMO.

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Kennedy Sophia Jr

    A questão exigiu conhecimento acerca dos tipos de produtos bancários, bem como dos tipos de bancos classificados no SFN.

    Dentre os produtos bancários mais comuns, estão depósitos à vista, depósitos à prazo, cheques, crédito pessoal, entre outros.

    O sistema bancário é dividido em várias categorias: bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento e as caixas econômicas.

    ===

    A - caracterizados por ser um ativo líquido para o banco comercial.

    • ERRADA.

    • Os depósitos à vista ou depósitos em conta corrente como são mais popularmente conhecidos, não são um ativo do banco, e sim um passivo.

    • Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco por prazo indeterminado, sendo livres as suas movimentações. 

    ===

    B - criados também a partir de concessão de empréstimos bancários.

    • CORRETA.

    • Depósitos à vista ou depósitos em conta corrente podem ser gerados através da concessão de crédito, onde o banco concede um crédito ao cliente, gerando um depósito à vista em sua conta.

    • Depósito à vista é a captação de recursos junto ao público em geral, pessoas físicas e jurídicas. Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco por prazo indeterminado, sendo livres as suas movimentações.

    • Porém, eventualmente um banco poderá fornecer crédito a um cliente, isto é, neste caso, o depósito à vista captado por aquele banco pode ter sido gerado por ele mesmo, através do crédito concedido.

    ===

    C - emitidos pelo Estado como um meio de pagamento legal.

    • ERRADA.

    • A afirmação é falsa e não possui qualquer conexão com o conceito de depósito à vista.

    • Os depósitos à vista são os depósitos efetuados em conta corrente, enquanto que o que é emitido pelo o estado é o papel moeda, o qual somente irá se transformar em depósito à vista quando um cliente bancário efetuar o depósito em sua conta corrente. São conceitos diferentes, utilizados em momentos distintos.

    ===

    D - tratados como uma obrigação de longo prazo para o banco comercial.

    • ERRADA.

    • Os depósitos à vista são de livre movimentação, portanto, não necessariamente são de longo prazo.

    • A liquidez é a palavra que define os depósitos à vista, visto que eles podem ser movimentados a qualquer momento pelos clientes.

    ===

    E - considerados direitos nominativos e, assim como o papel-moeda, são títulos ao portador.

    • ERRADA.

    • Os depósitos à vista não são títulos ao portador, nem considerados direitos nominativos.

    • Títulos nominativos ou nominais, são aqueles emitidos em nome de um beneficiário, que somente poderá transferir o título mediante registro em livro próprio do emitente.


ID
1708096
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, em caso de intervenção, de liquidação ou de falência. Com essa informação, assinale a alternativa correta a respeito da FGC: 

Alternativas
Comentários
  • 1. O total de créditos de cada pessoa contra a mesma instituição associada, ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro, será garantido até o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), limitado ao saldo existente.

     2. Para efeito da determinação do valor garantido dos créditos de cada pessoa, devem ser observados os seguintes critérios: a) titular do crédito é aquele em cujo nome o crédito estiver registrado na escrituração da instituição associada ou aquele designado em título por ela emitido ou aceito; b) devem ser somados os créditos de cada credor identificado pelo respectivo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) / Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro;

    http://www.fgc.org.br/?conteudo=1&ci_menu=20

    GAB A

  • Obrigada pelos seus comentários nas questões Rafael, Ajudam muito.

  • Disponha colega :)

    bons estudos

  •  O fundo reúne instituições financeiras e funciona como um "garantidor de depósitos e investimentos". No caso de um banco quebrar, ele devolve aos clientes o dinheiro depositado em conta corrente ou aplicado em uma série de investimentos, respeitando o limite máximo de R$ 250 mil. Segundo André Lóes, diretor-executivo do FGC, esses fundos existem em mais de 100 países do mundo e contribuem para dar estabilidade ao sistema financeiro. A ideia surgiu ao olhar várias crises bancárias. Querim criar uma garantia que, se não cobrisse tudo, cobrisse o básico, e, ao menos, a poupança popular.

  • O total de créditos de cada pessoa contra a mesma instituição associada, ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro, será garantido até o valor de R$ 250 mil.

  • Qualquer questão de conhecimentos bancários que envolva limites de valores deve ser constantemente verificada pelos candidados porque tais valores mudam ao longo do tempo e com bastante frequência. Em relação ao FGC não é diferente. 
    Atualmente a garantia protegida pelo FGC é de R$ 250.000,00 por CPF ou seja, por pessoa física. Assim sendo a resposta correta é a letra A.

    Gabarito: letra A

  • LETRA A CORRETA

    O total de créditos de cada pessoa contra a mesma instituição associada, ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro, será garantido até o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).

    Nas contas conjuntas, o valor da garantia é limitado a R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), ou ao saldo da conta, quando inferior a esse limite, dividido pelo número de titulares, sendo o crédito do valor garantido feito de forma individual.

    Além disso o total dos créditos de cada credor contra o conjunto de todas as instituições associadas será garantido até o valor de R$1.000.000,00 (um milhão de reais) a cada período de 4 (quatro) anos consecutivos (o termo inicial deste período é contado a partir do dia da decretação da intervenção ou da liquidação extrajudicial da instituição associada, inclusive).



ID
1775515
Banca
IADES
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação à Resolução MPS/CGPC nº 13/2004, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA

    Art. 2º Compete à diretoria-executiva, ao conselho deliberativo, ao conselho fiscal e demais órgãos de governança eventualmente existentes o desenvolvimento de uma cultura interna que enfatize e demonstre a importância dos controles internos a todos os níveis hierárquicos.

    B) ERRADA, o Conselho Fiscal realiza várias tarefas como art 2,o abaixo e outros.

    § 1º Sem prejuízo das atribuições ordinárias da diretoria executiva, o estatuto ou o regimento interno poderá prever que o conselho deliberativo e o conselho fiscal contratem serviços especializados de terceiros, em caráter eventual.

    C) CORRETA

    § 1º Sem prejuízo das atribuições ordinárias da diretoria executiva, o estatuto ou o regimento interno poderá prever que o conselho deliberativo e o conselho fiscal contratem serviços especializados de terceiros, em caráter eventual.

    D)ERRADA

    Art. 19. Sem prejuízo de atribuições definidas em normas específicas, o conselho fiscal emitirá relatórios de controles internos, pelo menos semestralmente, que contemplem, no mínimo:

    I - as conclusões dos exames efetuados, inclusive sobre a aderência da gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios às normas em vigor e à política de investimentos, a aderência das premissas e hipóteses atuariais e a execução orçamentária;

    E) ERRADA, no regimento interno

    Art. 5° Com relação aos órgãos estatutários, observado o disposto em lei:

     III- poderá ser adotado regimento interno, que discipline suas reuniões ordinárias e extraordinárias, seu sistema de deliberação e de documentação, hipóteses e modo de substituição temporária de seus membros.

    FONTE: http://sislex.previdencia.gov.br/paginas/72/MPS-CGPC/2004/13.htm


ID
1812751
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos são instituições financeiras que podem ser privadas ou públicas e que fornecem serviços financeiros à sociedade. Em relação aos bancos e seu funcionamento, marque o item INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • 1Banco do Brasil Brasília 1,533 trilhões[1]Junho de 2015 Brasil

    2Itaú Unibanco São Paulo 1,359 trilhões[2]Dezembro de 2015 Brasil

    3Caixa Econômica Federal  Brasília 1,078 trilhões[3]Março de 2015 Brasil

    4Bradesco   Osasco 1,080 trilhão[4]Dezembro de 2015 Brasil

    5BNDES    Rio de Janeiro 877,2 bilhões[5]

  • O maior é o Banco do Brasil.

  • BACEN captando recursos financeiros? Em que sentido? Do recolhimento compulsório? Ficou meio estranho a redação da letra D. 

  • Misericórdia... alguém sabe me dizer o que um banco industrial? O Google só meu deu exemplos de bancos vintage superestilosos.

  • O primeiro banco em ativos é o Banco do Brasil seguido do Itaú Unibanco.

    Gabarito C.

  • A CEF NÃO é banco. É uma empresa pública federal.

  • Banco Central capta recursos financeiros e regula bancos comerciais e industriais? Quem regula não é o CMN?

  • Caroline,

    Segundo o site do Banco Central

    "O Banco Central do Brasil (BC) é o responsável pelo controle da inflação no país. Ele atua para regular a quantidade de moeda na economia que permita a estabilidade de preços. Suas atividades também incluem a preocupação com a estabilidade financeira. Para isso, o BC regula e supervisiona as instituições financeiras."

  • _________________________Atualização 2019: ______________________

    Posição | Nome do banco | Ativos totais em R$ (bilhões)

    1 | ItaúUnibanco | 1.649

    2 | Banco do Brasil | 1.396

    3 Bradesco 1.305

    4 Caixa Econômica Federal 1.300

    ____________________________________________________________

    Bons estudos!

    Tenha fé que Deus vai lhe ajudar!

  • ter que saber qual banco ta na frente é OSSO

  • Não precisa saber qual o banco está na frente é só saber que as outras estão certas.

  • Não precisa saber a ordem, só precisa saber que a CAIXA não é banco

  • Uns falam que Caixa não é banco, outros trazem a lista ... COM A CAIXA

    É ruim se basear por comentários por causa disso

  • uma dúvida sobre alternativa D... bacen ESTABELECE regras? nao seria função de um normativo?

  • A CAIXA não é banco, é caixa econômica. Como tal, tem carteira de banco múltiplo e é o principal agente do Sistema de Financiamento Habitacional .
  • Como assim o BACEN capta recursos financeiros? Como?

  • BACEN estabelecendo regra? Ok então.

  • Que questão mais mal elaborada, isso que dá bancas menores querendo "inovar" em assuntos que não dominam. Por isso é importante estudar pela banca que você fará o concurso, pois uma questão dessa pode te confundir e até te atrapalhar. Tinha que ser anulada uma anomalia dessas.

  • Calme lá, glr. O BACEN também pode definir "regras" (o que na verdade está mais para orientações), se não fosse assim, não teríamos as cartas circulares do BACEN.

    Apesar desse "probleminha" na alternativa (apesar deu não ver como um problema), a alternativa C tem um erro gritante ao informar que a CEF é um banco, quando na verdade ela é apenas equiparada a um banco por operar com uma carteira múltipla, incluindo a carteira comercial.


ID
1813054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a opção correta acerca das diretrizes de seleção e contratação de consultores pelos mutuários do Banco Mundial, versão de janeiro de 2011. Nesse sentido, considere que a sigla SBQC, sempre que utilizada, refere-se ao método de seleção embasada na qualidade e no custo.

Alternativas

ID
1829470
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a alternativa que contém instituições financeira bancárias.

Alternativas
Comentários
  • A Caixa Econômica Federal, criada em 1.861, está regulada pelo Decreto-Lei 759, de 12 de agosto de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Trata-se de instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços.

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/caixas.asp

     

      Parágrafo único. As Caixas Econômicas Estaduais equiparam-se, no que couber, às Caixas Econômicas Federais, para os efeitos da legislação em vigor, estando isentas do recolhimento a que se refere o art. 4º, inciso XIV, e à taxa de fiscalização

     

    IF não bancaria:

    banco de investimento , banco de desenvolvimento, sci , financeiras, agencia de fomento, sam,

     

    IF bancaria:

    Bancos Comerciais

    Bancos Múltiplos com Carteira Comercial

    Caixa Econômica

    Bancos Cooperativos

    Cooperativas de Crédito 

  • A Caixa Econômica é uma empresa pública que se assemelha às Instituições Bancárias.

    Os bancos de investimento e desenvolvimento, as SCI, Financeiras, Agências de fomento, sam não são consideradas Instituições Bancárias.

    IF bancaria:

    Bancos Comerciais

    Bancos Múltiplos com Carteira Comercial

    Caixa Econômica

    Bancos Cooperativos

    Cooperativas de Crédito 

    As caixas econômicas estaduais se equiparam as federais.

    GAB:A.



  • Mamão com acucar,multiplica senhor kkk

  • Lembre-se a lista de instituições bancárias/monetárias:

    • Bancos Comerciais

    • Bancos Múltiplos com carteira comercial

    • Caixa Econômica Federal

    • Cooperativas de Crédito

    • Bancos Cooperativos

    Resposta: A

  • ( instituições financeira bancárias) erro grotesco de concordância nominal.

  • São instituições bancárias:

    3B

    -Bancos comerciais

    -Bancos múltiplos c/ carteira comercial

    -Banco Cooperativos

    2C

    -Caixas Econômicas

    -Cooperativas de crédito

  • IF Bancárias - Instituições autorizadas a captarem recursos através do depósito a vista:

    1. Bancos Comerciais
    2. Caixas econômicas (Federais e Estaduais - Estaduais -> não existe mais, somente Caixa Econômica Federal )
    3. Cooperativas de Crédito
    4. Bancos Comerciais Cooperativos
    5. Bancos Múltiplos

    IF não Bancárias - Instituições que não estão autorizadas a captarem recursos através do depósito a vista, logo, não criam moedas:

    1. Bancos de Investimento
    2. Bancos de desenvolvimento
    3. Sociedades de Crédito, financiamento e investimento (popularmente conhecidas como financeiras)
    4. Sociedades de arrendamento mercantil
    5. Sociedade de crédito imobiliário

ID
1873189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca dos riscos de mercado, julgue o item seguinte.

Os bancos comerciais devem possuir estrutura de gerenciamento do risco de mercado.

Alternativas
Comentários
  • O CMN, através da Resolução 3.380 determinou às instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil a implementação de estrutura de gerenciamento do risco operacional.

    GABARITO: Certo

  • Emenda de Risco de Mercado de 1996

    O avanço obtido com Basiléia I, em termos de marco regulatório e de exigência de capital para suportar o Risco de Crédito, foi inegável. Entretanto, algumas críticas surgiram, tornando-se necessário o aprimoramento daquele documento no âmbito do Comitê de Basiléia. Entre os ajustes, destacou-se a necessidade de alocação de capital para cobertura de Riscos de Mercado.

    Assim, em janeiro de 1996, foi publicado adendo ao Basiléia I, chamado de Emenda de Risco de Mercado, cujos aspectos relevantes são:
    - Ampliação dos controles sobre riscos incorridos pelos bancos;
    - Extensão dos requisitos para a definição do capital mínimo (ou regulatório), incorporando o Risco de Mercado;
    - Possibilidade de utilização de modelos internos na mensuração de riscos, desde que aprovados pelo regulador local.

     

    http://www.bb.com.br/portalbb/page51,136,3696,0,0,1,8.bb?codigoNoticia=7724

  • Correto! Você sabe que a Resolução CMN nº 4.557/2017 é a norma que dispõe sobre a estrutura de gerenciamento de riscos que necessariamente deve ser implementada pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Isso inclui, logicamente, os bancos comerciais.

    Gabarito: CERTO


ID
1878577
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Entre os principais agentes “intermediários” participantes do mercado de capitais brasileiro estão, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • As companhias abertas, por exemplo, necessitam de recursos financeiros para realizar investimentos produtivos, tais como: construção de novas plantas industriais; inovação tecnológica; expansão da capacidade; aquisição de outras empresas ou mesmo o alongamento do prazo de suas dívidas. Os investidores, por outro lado, possuem recursos financeiros excedentes, que precisam ser aplicados de maneira rentável e valorizar-se ao longo do tempo, contribuindo para o aumento de capital do investidor.

     

    Em geral, os intermediários financeiros se associam, em consórcios, num esforço para vender todos os títulos ou valores mobiliários emitidos pela companhia. A colocação inicial desses títulos ou valores mobiliários se dá no chamado mercado primário, onde as ações e/ou debêntures, por exemplo, são vendidas pela primeira vez e os recursos financeiros obtidos são direcionados para a respectiva companhia.

     

    Atuam como intermediários no mercado de balcão organizado não somente as corretoras de valores, mas também outras instituições financeiras, como bancos de investimento e distribuidoras de valores. Além das ações, outros valores mobiliários são negociados em mercados de balcão organizado, tais como debêntures, cotas de fundos de investimento imobiliário, fundos fechados, fundos de investimento em direitos creditórios - FIDCs, certificados de recebíveis imobiliários - CRIs, entre outros.

     

     

    http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Entendendo_mercado_valores.html

  • companhias abertas. NÃO são intermediárias. 

    Elas são as pontas ou compra ou vende.

  • Companhias abertas emitem o titulo e negociam diretamente com os investidores, sem passar por intermediários


ID
1899976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca dos riscos de mercado, julgue o item seguinte.

Os bancos comerciais devem possuir estrutura de gerenciamento do risco de mercado.

Alternativas
Comentários
  • está exposto a risco de mercado resultante, sobretudo, das seguintes atividades:

    negociação de instrumentos financeiros, que envolve riscos de taxa de juros, câmbio, preço de ações e volatilidade;

    atividades de banco comercial, que envolvem risco de taxa de juros, uma vez que alterações nesses índices afetam as receitas e despesas de juros e o comportamento do cliente;

    investimentos em ativos (incluindo subsidiárias) denominados em outras moedas que não o real, (risco de taxa de câmbio);

    investimentos que sujeitam o banco a risco de preço de ações.

     

     

    Estrutura de limites de riscos de mercado

    A estrutura de limites de riscos de mercado representa a disposição ao risco da Comissão Executiva e é determinada pelas políticas de gestão com o objetivo de:

    identificar as principais espécies de riscos incorridos de forma consistente com a estratégia de negócios;

    quantificar e relatar para os segmentos de negócios e a Administração Sênior os níveis e perfis de risco adequados, a fim de evitar que os segmentos de negócios assumam riscos indesejados;

    proporcionar flexibilidade aos segmentos de negócios na definição oportuna e eficiente de posições, sempre dentro de níveis de risco aceitáveis para o

    definir a gama de produtos e ativos subjacentes em que a Tesouraria pode operar, levando em conta modelos e sistemas de avaliação de risco do banco.

  • O CMN, através da Resolução 3.380 determinou às instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil  a implementação de estrutura de gerenciamento do risco operacional.

     

     

    GABARITO: Certo

     

    www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2006/pdf/res_3380_v2_L.pdf

     


ID
2340838
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

“Todo empreendedor tem a própria história sobre como levantou capital para abrir o primeiro negócio. Alguns começam de forma modesta, com reservas pessoais acumuladas ao longo dos anos. Outros entram no jogo catapultados por cheques milionários de investidores. Há também aqueles que recebem ajuda de familiares ou recorrem às linhas de crédito bancárias. E existem profissionais que fazem uso das verbas rescisórias recebidas após uma demissão para realizar o sonho de empreender. Não existe jeito certo de captar dinheiro. Trata-se de um processo de tentativa e erro. Nessa etapa, sai na frente quem é capaz de identificar o tipo de suporte necessário para fazer sua empresa crescer”. (Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, p. 66, julho de 2016).

Dessa forma, associe, de cima para baixo, os tipos de financiamentos com os seus respectivos conceitos.

Tipos de financiamentos 
I) Crowdfunding
II) Incubadoras
III) Anjos
IV) Fundos de Investimentos
V) Corporate Venture
VI) Bancos

Conceito
( ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.
( ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.
( ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.
( ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.
( ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.
( ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    ( Bancos ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.

     

    ( Crowdfunding ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.

     

    ( Incubadoras ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.

     

    Fundos de Investimentos ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.

     

    Corporate Venture ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.

     

    ( Anjos ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

  • essa não é da minha alçada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gab-B,livro nenhum de C.Bancários fala desse assunto...questão para professor


ID
2451937
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Qual instituição, vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada em 1964, em substituição à Superintendência de Moeda e do Crédito (SUMOC)?

Alternativas
Comentários
  • banco central

     


ID
2673007
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As instituições financeiras podem receber depósitos à vista e depósitos a prazo. As instituições financeiras que não recebem depósitos à vista são

Alternativas
Comentários
  • Instituições financeiras que Captam depósito a vista, são as seguintes:

    Bancos Comerciais;

    Bancos Cooperativos;

    Cooperativas de Crédito;

    Caixa Econômica Federal;

    Banco Múltiplo com carteira Comercial.

     

     

    NÃO CAPTAM ===> bancos de investimentos e bancos de desenvolvimento.

     

  • ai vce vai responder essa Q921984 e o gabarito é C.... WTF 

  • VEM PRA MIM, QUESTÃO!

  • Instituições financeiras que Captam depósito a vista, são as seguintes:

    Bancos Comerciais;

    Bancos Cooperativos;

    Cooperativas de Crédito;

    Caixa Econômica Federal;

    Banco Múltiplo com carteira Comercial.

  • Somente as instituições financeiras bancárias ou monetárias estão aptas a receber depósitos à vista.

    São elas: bancos comerciais, caixas econômicas, cooperativas de crédito, bancos cooperativos e bancos múltiplos com carteira comercial.

    GABARITO: C

  • Receber depósitos à vista e criar moeda escritural são dois elementos que definem as instituições monetárias. Com isso em mente, vejamos as alternativas:

    a) Errado. Ambas são instituições monetárias e podem captar depósitos à vista e a prazo.

    b) Errado. Bancos comerciais são instituições monetárias e podem captar depósitos à vista.

    c) Certo. Ambas são instituições não monetárias e NÃO podem captar depósitos à vista.

    d) Errado. Bancos comerciais podem captar depósitos à vista.

    e) Errado. Ambas são instituições monetárias e podem captar depósitos à vista e a prazo.

    Resposta: C

  • C

    bancos de investimentos e bancos de desenvolvimento.

  • Instituições financeiras que Captam depósito a vista: 3B2C

    Bancos Comerciais;

    Bancos Cooperativos;

    Banco Múltiplo com carteira Comercial;

    Cooperativas de Crédito;

    Caixa Econômica Federal.

  • A questão requer conhecimento dos Tipos de Instituições Financeiras e como recebem seus recursos.

    Atenção a questão quer a alternativa em que as 2 opções de banco NÃO recebem depósito à vista.

    A)     ambos recebem depósito à vista.

    B)     banco comercial recebe e banco de investimento não recebe.

    C)     ambos não recebem depósito à vista.

    D)     banco de desenvolvimento não recebe e banco comercial recebe.

    E)     ambos recebem depósito à vista.

    Gabarito: Letra C.


ID
2673022
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quantos às instituições financeiras públicas e privadas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Os bancos de DESENVOLVIMENTO são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado, cabendo-lhes apoiar prioritariamente o setor privado.

    b) os bancos de INVESTIMENTO são instituições privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros.

    c) CORRETA

    d) as cooperativas de crédito são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedades cooperativas, tendo por objeto a prestação de serviços financeiros aos associados, porém, por questões éticas, não podem ser dirigidas e controladas pelos próprios associados. ERRADA

    e) ERRADA

  • Complementando o comentário anterior:


    Sobre a E - está errada pq os bancos comerciais devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima.


    https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • Complementando o comentário anterior:


    Sobre a E - está errada pq os bancos comerciais devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima.


    https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • Quem está proibido de controlar as cooperativas é o estado.

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

    https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2FPre%2Fcomposicao%2Fbc.asp

  • Analisemos cada um dos itens:

    A) os bancos de investimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado.

    Bancos de investimento são instituições privadas. As instituições financeiras controladas pelos governos estaduais e que têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado são os bancos de desenvolvimento.

    B) os bancos de desenvolvimento são instituições privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros.

    Essa é a descrição dos bancos de investimento.

    C) os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.

    Correto.

    D) as cooperativas de crédito são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedades cooperativas, tendo por objeto a prestação de serviços financeiros aos associados, porém, por questões éticas, não podem ser dirigidas e controladas pelos próprios associados.

    Ao contrário. Em regra, a administração da cooperativa será exercida por uma diretoria ou por um conselho de administração composto, em qualquer dos casos, exclusivamente de associados.

    E) os bancos comerciais devem ser constituídos sob a forma de sociedade por quotas de responsabilidade limitada ou sociedade empresária e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco".

    Bancos comerciais devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima.

    GABARITO: C

  • Bancos comerciais > Instituições financeiras privadas ou públicas, deve ser constituída de forma S.A e deve obrigatoriamente ter o nome de “banco” no seu nome, tem função de captar depósito à vista, emprestar dinheiro a curto e médio prazo, fazer financiamentos. 

  • C

    os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.

  • Bancos só podem ser SA.


ID
3858931
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Suponha que a base monetária de uma economia seja $1.500,00 e o público retenha 60% de seus meios de pagamento em depósito à vista. O governo exige dos bancos comerciais reservas compulsórias de 30% e, além disso, os bancos detêm também 5% como reservas voluntárias. Assinale a alternativa correta que corresponde ao estoque de meios de pagamentos.

Alternativas
Comentários
  • MP = k * BM

    k: multiplicador monetário

    BM: base monetária

    k = 1 / 1 - d * (1 - r)

    d: coeficiente de retenção em depósitos à vista

    r: coeficiente de reservas

    k = 1 / 1 - 0,60 * (1 - 0,30 + 0,05)

    k = 1 / 1 - 0,60*0,65

    k = 1 / 1 - 0,39

    k = 1 / 0,61

    MP = 1/0,61 * 1500 = +/- 2.459,02


ID
3862054
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Cocal - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As operações exercidas pelos bancos se dividem em operações ativas e operações passivas, onde normalmente o lucro dos bancos resultam da diferença entre as operações passivas e ativas.
Assinale a alternativa que se refere a uma operação passiva dos bancos:

Alternativas
Comentários
  • Operações Passivas: CAPTAÇÕES (ex.: depósitos à vista e a prazo, letra de câmbio)

    Operações Ativas: APLICAÇÕES (ex.: CDC, cheque especial, conta garantida, desconto de títulos)

    Operações Acessórias: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ex.: cobrança de títulos, consórcio, cartão de crédito)

    Gabarito: D

  • na operação ativa o banco é credor, na passiva ele é devedor.

  • Dica do Prof.

    op. ativa --> o banco tem um direito - ex: cheque especial, aluguel de cofre, cobrança....

    op.passiva--> o banco tem obrigação. conta corrente, dep. a prazo

    ex: qdo o banco concede um cheque especial, ele tem um direito de te cobrar aquilo...

    ex2: qdo o seu dinheiro está na conta corrente, o banco tem obrigação de te dar o seu dinheiro.

  • Para não esquecer gravei:

    Operação Passiva: Poupadores. Pessoas que querem ganhar juros em cima de investimentos.

  • Na passiva, o banco assume a posição de devedor da obrigação principal.

    Na ativa, por sua vez, o banco assume a posição de credor da obrigação principal, ou seja, a instituição bancaria empresta dinheiro.

    As operações passivas são aquelas em que os clientes deixam seu dinheiro sob responsabilidade ou administração dos bancos.

  • Só uma observação não referente ao conteúdo: a banca usou a palavra "onde" para se referir às operações, o que está errado, visto que só se usa esse termo para se referir a lugares em que algo ou alguém está, denota ausência de movimento. Neste enunciado, seria mais apropriado usar "em que".

  • Camilo NB, eu vi seu comentário, a banca errou mesmo, porém como não é questão de português não a invalida.


ID
3903097
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos autorizados a operar em câmbio no país devem registrar o acolhimento de depósitos em moedas estrangeiras, de livre movimentação, efetuado por pessoas físicas e jurídicas residentes ou domiciliadas no exterior e outras. Assinale a opção que apresenta a conta para registro da obrigação assumida pelos referidos bancos.

Alternativas
Comentários
  • maiores detalhes no link https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/cambiocapitais/normas_cambio/rmcci/RMCCI-1-14.pdf


ID
4907908
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A soma do papel-moeda em poder do público com os depósitos à vista nos bancos comerciais denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Os meios de pagamento são parte da política monetária de um país e no Brasil podemos classificar como:

    • M1 (restrito) --> papel moeda em poder do público + depósitos à vista em bancos comerciais
    • M2 (ampliado) --> M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupanças + títulos emitidos
    • M3 (ampliado) --> M1 + M2 + cotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas SELIC
    • M4 --> M1 + M2 + M3 + títulos públicos de alta líquidez

    É necessário um rígido controle do BACEN para que os multiplicadores dos meios de pagamento não saiam de controle estimulando a inflação.

    • por favor, complementem ou corrijam este comentário.
  • Quase-moeda - É um ativo com alta liquidez, não é uma moeda, por ser intangível, um exemplo são depósitos na caderneta de poupança e recebíveis a prazo.

    Reserva de valor - É uma proteção da variação do mercado, é algo que preserve o valor a longo tempo, seja de dificil acesso, possua liquidez e não se deteriore. Um bom exemplo é o uso do ouro.

    Unidade de conta - É uma função do dinheiro, ou seja, o valor de algo.

    Multiplicador - É uma variável que sintetiza o mecanismo de multiplicação da base monetária pelo processo de criação de moeda operado pelos bancos comerciais, ou seja, o multiplicador calcula a quantidade máxima de dinheiro que um depósito inicial pode se expandir em uma dada taxa de reserva.

    Meios de pagamento ( RESPOSTA CORRETA) - É a quantidade de moeda que o poder público tem, e os depósitos realizados em bancos comerciais, se divide em quatro grupos: M1, M2, M3 e M4. Assim, M1 refere-se à base monetária (conceito restrito): a soma das cédulas e moedas em poder do público e em depósitos à vista no sistema bancário. M2 refere-se à base monetária, M1, adicionada ao total de depósitos a prazo no sistema bancário, incluindo os Certificados de Depósito Bancário e Interbancário (CDB e CDI) e a parte dos títulos públicos (inclui apenas aqueles títulos que não estão em poder de bancos e de fundos de investimento). M3 refere-se à base monetária mais o M2, adicionada ao total de depósitos em caderneta de poupança. M4 refere-se à base monetária mais M2 e M3, adicionada ao restante dos títulos públicos em poder de bancos e de fundos de investimento, além de alguns títulos privados, como letras hipotecárias e letras de câmbio.