SóProvas



Questões de Pensamentos Políticos - Karl Marx


ID
954571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Marx, as forças produtivas são

Alternativas

ID
954574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Marx, a medida do valor é determinada

Alternativas
Comentários
  • VALOR= QUANTIDADE DE TRABALHO HUMANO

  • Questão imprecisa. O tempo socialmente necessário constitui o valor de troca de uma mercadoria, não o valor de uso. Cabe recurso.
  • Em seus textos “Crítica à Economia Política” e “O Capital”, Marx inicia sua análise pela mercadoria, já que “a riqueza da sociedade onde reina o modo de produção capitalista aparece como um ‘monstruoso acúmulo de mercadorias’ e a mercadoria individual como sua forma elementar”. 

    A primeira propriedade dessa forma liga-se a seu caráter de coisa: é objeto exterior, propício a satisfazer necessidades e carências humanas.

    A utilidade constitui o valor de uso, vinculando-se como tal às propriedades físicas do objeto.

    Desse modo, o valor de uso nada tem a ver de imediato com o trabalho humano que pode ter custado, nem com a relação social de produção, permanecendo, por isso, fora das preocupações da economia política.

    No entanto, qualquer que seja a forma social da riqueza, constituirá sempre seu conteúdo material.

    No caso particular do capitalismo, forma a base do valor de troca, segundo a propriedade elementar da mercadoria.

    (...)

    Fonte: (Valor de uso x Valor de troca em relação às mercadorias em Marx (uol.com.br))


ID
954622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Acerca do materialismo dialético, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a)  ERRADA. Apesar de ambos estarem ligados ao trabalho e, por consequência as condições econômicas, quando se trata de sistema capitalista, não é possível confundir o materialismo dialético e o materialismo histórico. O materialismo histórico tem um viés mais ligado a reflexão em que todo o modo de produção da vida material é condicionada a um conjunto da vida social, política e espiritual (isso quer dizer: o passado reflete as condições de vida, atual, do proletariado). Sendo uma forma compreensiva e analitica da história, das lutas e das evoluções econômicas e políticas.  Já o materialismo dialético - está mais preocupado com a forma de mudar está realidade de opressão - é uma tese marxista que introduz um processo dialético a matéria (trabalho). Requerendo mudanças de natureza qualitativa e quantitativa. Reconhecendo o trabalho como aquele que domina e formata consciências.

     

     b)    ERRADA. Esse é o materialismo histórico e não o dialético como pede a questão.

     

     c)   ERRADA. Pelo contrário um dos princípios do materialismo dialético é a CONTRADIÇÃO UNIVERSAL, sendo a realidade formada por forças opostas.

     

     d)  CORRETA - tese (modo de produção), antítese (luta de classes) e a síntese (consciência de classe).

     


ID
1192639
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Um dos grandes legados do filósofo grego Aristóteles é a distinção entre o saber teorético e o saber prático, bem como a definição do campo das ações éticas. Sobre a ética, verifica-se o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • todas as ações humanas tendem a um fim, isto é, à realização de um bem específico; mas cada fim particular e cada bem específico estão em relação com um fim último e com um bem supremo, que é a felicidade


ID
1225723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ainda com relação às discussões modernas da filosofia política, julgue os itens seguintes.

Na perspectiva de Marx, a ideologia é o conjunto de falsas representações da realidade que ocultam as dinâmicas de expropriação e exploração e, também, o fenômeno da alienação dos indivíduos em função do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Para alguns, como Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade.

    Fonte: Wikipédia - Ideologia

    Gabarito: CERTO

  • Gab. C


ID
1225726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ainda com relação às discussões modernas da filosofia política, julgue os itens seguintes.

Para Marx, o Estado busca, apesar da sua ideologia, promover o bem comum, incentivando a superação das contradições da sociedade civil, embora ele deva ser destruído para a destituição do poder da burguesia.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Durante muito tempo, argumentou-se que a finalidade do Estado seria a de promover o “bem comum” de toda a sociedade. Entre os séculos XVIII e XIX, o filósofo alemão George Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) sugeriu que o Estado seria uma criação racional, representando a “coletividade social”.
    Essas concepções, entretanto, foram rejeitadas pelos pensadores alemães Karl Marx e Friedrich Engels. Para eles, o Estado é, na verdade, um instrumento que serve aos interesses da classe dominante em qualquer sociedade. http://www.buscaescolar.com/sociologia/marx-e-o-estado/

  • Errado

    Para Marx o Estado age de forma a manter o status quo, a ordem de desigualdade e a opressão da classe dominante sobre os dominados.


ID
1225732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ainda com relação às discussões modernas da filosofia política, julgue os itens seguintes.

Apesar de criticar as perspectivas liberais contratualistas, Hegel explica, com a utilização da dialética do senhor e do escravo, o trajeto histórico da consciência-de-si que, percorrendo a dominação e o reconhecimento, corresponderia ao estado de natureza teorizado pelos contratualistas.

Alternativas
Comentários
  • O Estado não é a simples soma de muitos indivíduos, não é formado a partir da vontade dos indivíduos, nem é fruto de um contrato, como pensavam os contratualistas.

    O Estado é concebido como fundador da sociedade civil, é a manifestação do Espírito objetivo em seu desenvolvimento, uma esfera que concilia  a universalidade humana com interesses particulares dos indivíduos da sociedade civil. Sendo uma manifestação da razão, o Estado possui uma universidade que está acima da soma dos interesses individuais.

    A dialética do Senhor e do escravo, não está associado à questão da gênese do Estado. Na verdade é a relação entre o Senhor e o escravo. O primeiro aparentemente parece está livre, mas é depende de uma situação que não consegue se libertar. É um "parasita do escravo".

    O escravo mesmo forçado a trabalhar, a partir desse torna-se livre, realiza-se e não se prende apenas a uma figura. Fudamenta-se juridicamente, nas leis e dentro de si. 

  • Para os contratualistas, "o Estado surge como oposição à natureza, como algo imposto do exterior. É esta oposição que Hegel quer superar, através da idéia da totalidade orgânica, o fundamento ontológico do indivíduo, aquilo que une a particularidade da natureza e a universalidade do espírito".

    Fonte: www2. dbd. puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0210264_04_cap_03.pdf

    Gabarito: ERRADO


ID
1623733
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO pertence à maneira como Karl Marx define a alienação do trabalho? 

Alternativas
Comentários
  • A alienação é estar alheio aos acontecimentos sociais, ou achar que está fora de sua realidade. Karl Marx em sua obra Manuscritos econômico-filosóficos usou o termo para descrever a falta de contato e o estranhamento que o trabalhador tinha com o produto que produzia


ID
1623745
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia as afirmativas sobre a Escola de Frankfurt.


I. A pesquisa social para os frankfurtianos deve ser especializada, restrita aos campos de saber específicos, visto que a pretensão de totalidade, mais do que contribuir, prejudica e embaça as análises da sociedade.

II. A teoria crítica da sociedade é a designação dada ao conjunto de elaborações desenvolvidas pela Escola de Frankfurt. O nome da teoria não é apenas um nome fantasia sem sentido, porém uma referência ao atributo que a distinguiria dos trabalhos da sociologia empírica americana.

III. Embora os frankfurtianos tenham recusado a ortodoxia marxista, trata-se de uma teoria crítica cujo esforço foi reatualizar a transformação operada por Karl Marx.

IV. De orientação nitidamente liberal, a Escola de Frankfurt tem sua origem no Instituto de Pesquisa Social e seus estudos procuram questionar a crescente valorização das pesquisas de orientação marxista. Mais do que um experimento de pesquisa social, a Escola de Frankfurt é uma militância liberal.


Dentre as alternativas abaixo, em qual delas há afirmativas verdadeiras? 

Alternativas
Comentários
  • Apenas as afirmações II e III, sem medo de ser feliz.


ID
2046238
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir:


O manifesto do Partido Comunista representa o mais perfeito exemplo de divulgação do Materialismo Dialético, o coração da doutrina marxista. De um lado, segundo Marx, a interpretação da história exige a adoção de um critério materialista, pois o motor do desenvolvimento histórico reside nas condições ideias, nas normas jurídicas ou nas batalhas políticas. Por outro lado, todavia, a evolução das estruturas produtivas não se dá segundo esquemas mecanicistas, mas acompanhando as leis da dialética descoberta por Hegel.

(NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada de Filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005.)  

Conforme o texto e os conhecimentos sobre Karl Marx, considere as afirmativas a seguir:
I - A mais-valia pode ser relativa ou absoluta, relaciona-se a horas não pagas ao trabalhador e o aumento da produção pela inclusão da tecnologia.
II - A alienação é resultado da maneira em que os indivíduos se envolvem com o capitalismo.
III - Segundo Karl Marx a mercadoria é um objeto externo, uma coisa que, por suas propriedades, satisfaz as necessidades humanas, seja qual for a natureza, a origem delas, provenham do estômago ou da fantasia.
IV - Karl Marx analisou a história do ponto de vista da produção material de bens. O trabalho seria realizado apenas para dar satisfação ao indivíduo e não para pela necessidade e benefício alheio.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários

ID
2046241
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Célebre frase: “Trabalhadores do mundo, uni-vos!”. Foi proferida por:

Alternativas

ID
2193262
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

[...] na produção social da própria vida, os homens contraem relações determinadas, necessárias e independentes de sua vontade, relações de produção estas que correspondem a uma etapa determinada de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais.
MARX, K. Para a crítica da economia política. Tradução de José Arthur Giannotti e Edgar Malagodi. In: ______. Marx, volume 1. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 1-157. p. 29. Coleção "Os Pensadores".
Considerando a afirmação apresentada, assinale a alternativa correta acerca da interpretação do pensamento de Marx. 

Alternativas

ID
2233309
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Portanto, a moralidade, a religião, a metafísica, assim como todo o resto das ideologias e suas formas correspondentes de consciência, não conservam mais o semblante de independência. Elas não possuem uma história, um desenvolvimento; são os homens que, desenvolvendo suas produções materiais e seus intercâmbios materiais, alteram junto com tais processos sua existência real, seu pensamento e os produtos de seu pensamento.

(MARX, K. e ENGELS, F. A ideologia alemã. In: MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999, p. 136)

A partir do trecho acima citado de Marx e Engels, pode-se afirmar que a ideologia é

Alternativas

ID
2249593
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Os filósofos da Escola de Frankfurt, reconhecidamente influenciados pelo pensamento de Karl Marx, voltaram suas pesquisas para questões relacionadas às artes e à comunicação, tais como a música, o cinema e ao rádio. O amplo desenvolvimento técnico e tecnológico permitiu uma aceleração na forma de veicular a produção cultural e, ao investigar isso, Adorno e Horkheimer criaram o termo indústria cultural. Sobre a influência exercida por Marx, assinale a opção que mais se aproxima da questão descrita acima.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A expressão indústria cultural foi usada pela primeira vez no livro “Dialética do Esclarecimento”, de Theodor Adorno e Max Horkheimer. ... A indústria cultural produz, portanto, um produto cultural. Pensar em indústria cultural é pensar em uma cultura feita para o consumo e para a geração de lucro.

  • ótima questão. Embora as letras A e E tragam conceitos de fato marxistas,não há relação direta com o enunciado.


ID
2362318
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Os filósofos podem lançar mão de diversos elementos estruturantes para dar ordenamento aos seus argumentos. Ao longo da história, um desses elementos estruturantes foi a própria lógica. No caso da lógica, há a possibilidade de se adotar a lógica formal como princípio ordenador da argumentação, mas há também a possibilidade de se adotar uma lógica dialética. Quanto à lógica formal, à lógica dialética e a algumas diferenças entre elas, julgue o seguinte item.

O uso da lógica formal clássica no contexto de uma argumentação torna inconsistente o uso da lógica dialética na mesma argumentação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO 

    A dialética tem muitos significados, mas é tomada no sentido mais forte, deve de alguma forma incluir contradição. Nesse sentido, a dialética e a lógica formal parecem seguir caminhos opostos. De fato, a dialética seria o domínio da contradição, enquanto a lógica formal seria o domínio da não contradição. De acordo com isso, a solução mais comum, estabelecida em muitos tratados, é estabelecer a seguinte dicotomia:
    - Há lógica sem contradição que a lógica formal.
    - Há outra lógica com contradição que é a dialética.
    Mas, por sua vez, esse dualismo não pode ser sustentado por nenhum dos lados.
    Da lógica dialética, a lógica formal deve reconhecer as contradições reais, e a lógica sem contradições seria uma máscara da realidade, uma ideologia. (...) Para isso, é necessário parar de ver a lógica formal como a expressão da legalidade geral da lógica e como puramente formal, neutra e, portanto, desprovida de matéria. Se assim fosse, estaríamos nos referindo à lógica como "organon". Se os termos lógicos fossem todos sincategoréticos, seria reduzido a uma manipulação de sinais e, portanto, à redução da lógica à sintaxe pura. Bem, o que se trata é negar a redução da lógica à pura sintaxe (formalismo), embora tenha um ótimo valor. Não negamos que seja necessário, mas que é suficiente. Nossa consideração é que devemos incluir na estrutura lógica os três elementos (assunto, objeto e símbolo).

    Assim, as leis lógicas não são extraídas de objetos (empirismo), nem são internas ao sujeito (subjetivismo) ou simples nomes (nominalismo). Em vez disso, a lógica é encontrada nas operações, na manipulação de objetos pelos sujeitos e reconhecendo que existem certas relações entre eles. Assim entendida lógica, uma dialética não pode ser construída sem a lógica formal. A tarefa consistirá, então, em não formalizar a dialética, mas na lógica de dialetizar " ( Retirado do livro Lógica y dialéctica - Julian Velard L. Universidad de Oviedo)



     

  • Acredito que cabe recurso.

    Uma vez que a lógica dialética não se sustenta pelo princípio de não contradição ou de identidade, axiomas sobre os quais a lógica formal é construída, pode-se considerar inconsistente um argumento que utilize as duas lógicas.


ID
2362321
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Os filósofos podem lançar mão de diversos elementos estruturantes para dar ordenamento aos seus argumentos. Ao longo da história, um desses elementos estruturantes foi a própria lógica. No caso da lógica, há a possibilidade de se adotar a lógica formal como princípio ordenador da argumentação, mas há também a possibilidade de se adotar uma lógica dialética. Quanto à lógica formal, à lógica dialética e a algumas diferenças entre elas, julgue o seguinte item.

Ao contrário da lógica formal, a lógica dialética não separa nos argumentos forma de conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo 

    É razoável descartar tais posições que se refletem em puros desdobramentos lógicos ao assumir, como apresentado ao longo desta seção e sempre se referindo às passagens do próprio Marx, que cada argumento lógico condicionado historicamente, e mais, são as formas do objeto e o próprio objeto que constrangem tal argumento lógico. (Lógica Dialética e O Capital: as formas e o conteúdo nos ciclos do capital). 

     


ID
2411911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    Em muitas aldeias por esse mundo afora, em sociedades tradicionais ou industrializadas, as pessoas se reúnem de noite para conversar. Em pubs e bares, ao ar livre, sob a copa das árvores, ao redor de fogueiras, elas intercambiam histórias, contam piadas, discutem questões daquele dia, debatem sobre assuntos importantes ou triviais. Ouvindo essas conversas em culturas diferentes da nossa, aprendemos muita coisa sobre os conceitos e teorias que as pessoas usam para explicar suas experiências e que valores elas consideram mais importantes.

Kwame Anthony Appiah. Introdução à filosofia contemporânea.

Petrópolis: Vozes, 2006, p. 297 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue o seguinte item, acerca da filosofia contemporânea em diversos contextos culturais.
O materialismo dialético é uma teoria do conhecimento dos processos científicos fundamentada na história e que busca desvendar as ideologias e desalienar os indivíduos em uma sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    O materialismo independe de ideologia. Esse é o grande pulo do gato: a matéria (o corpo do homem) é que faz a diferença e nāo suas teorias. Inclusive, pra Marx, a ideologia impede que se enxergue a verdade. 

  • Nada a ver. O materialismo dialético não é uma teoria do conhecimento dos processos científicos, mas um método de análise das sociedades a partir das condições materiais concretas e de suas relações de produção, as quais, historicamente, encontram-se expressas pela luta de classes.

ID
2411914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    Em muitas aldeias por esse mundo afora, em sociedades tradicionais ou industrializadas, as pessoas se reúnem de noite para conversar. Em pubs e bares, ao ar livre, sob a copa das árvores, ao redor de fogueiras, elas intercambiam histórias, contam piadas, discutem questões daquele dia, debatem sobre assuntos importantes ou triviais. Ouvindo essas conversas em culturas diferentes da nossa, aprendemos muita coisa sobre os conceitos e teorias que as pessoas usam para explicar suas experiências e que valores elas consideram mais importantes.

Kwame Anthony Appiah. Introdução à filosofia contemporânea.

Petrópolis: Vozes, 2006, p. 297 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue o seguinte item, acerca da filosofia contemporânea em diversos contextos culturais.
Conforme o materialismo dialético, a cultura é o elemento fundamental para a compreensão da realidade, o que resulta em um diálogo cultural permanente.

Alternativas
Comentários
  • Materialismo dialético é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e os fenômenos físicos tanto modelam animais irracionais e racionais, sua sociedade e cultura quanto são modelados por eles, ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e o social.

    WIKIPEDIA.

  • Errado

    A cultura é para Marx um produto da realidade, uma ideia a partir da materialidade. Essa é justamente a crítica à Hegel o qual diz que o Espírito (a cultura, o pensamento) é o elemento que constitui a realidade, daí Marx propor uma inversão de Hegel.


ID
2422363
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No campo educacional é comum encontrarmos pesquisas fundadas na Filosofia da Práxis, amplamente discutida na obra “Concepção dialética da História”. Nessa obra, Gramsci rebate as críticas de Croce ao Marxismo em seu texto “Benedetto Croce e o Materialismo Histórico”. Indique, dentre as afirmativas abaixo, aquela que NÃO está entre as teses principais de Croce.

Alternativas

ID
2462776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Adorno e Horkheimer publicam, em 1947, A dialética do esclarecimento, uma das obras fundamentais da teoria crítica. Nessa obra, eles apresentaram a expressão indústria cultural, que atualmente é amplamente empregada em diversas áreas dos estudos culturais. A partir dessas informações, e considerando a referida obra, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Indústria Cultural é um conceito usado para designar a transformação de diferentes obras em produtos padronizados, devido à introdução da tecnologia no processo de produção cultural.


ID
2612539
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para a indagação: por que os sujeitos sociais não percebem o vínculo entre o poder econômico e o poder político? Marx observa que os trabalhadores se veem como indivíduos isolados (cada qual com sua família, seus parentes e amigos) que conhecem seu próprio trabalho, mas ignoram os trabalhos das outras categorias de trabalhadores, isto é, não se percebem como formando uma classe social única. Por não se perceberem como classe social, não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas.

Esse fenômeno Marx chama de:

Alternativas
Comentários
  • A alienação é estar alheio aos acontecimentos sociais, ou achar que está fora de sua realidade. Karl Marx em sua obra Manuscritos econômico-filosóficos usou o termo para descrever a falta de contato e o estranhamento que o trabalhador tinha com o produto que produzia


ID
2750875
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O materialismo histórico dialético, proposto por Karl Marx e Engels, denuncia a exploração do proletariado pelos donos dos meios de produção, utilizando os conceitos de mais-valia absoluta e mais-valia relativa. Constitui uma das variáveis utilizadas para diferenciar esses dois conceitos:

Alternativas
Comentários
  • Karl Marx chamou a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro: estender a duração da jornada de trabalho mantendo o salário constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa.

    Fonte: Wikipédia - Mais-valia

    Gabarito: E


ID
2769451
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“O termo marxismo designa tanto o pensamento de Karl Marx e de seu principal colaborador Friedrich Engels, quanto também diferentes correntes que se desenvolveram a partir do pensamento de Marx, levando a se distinguir, por vezes, entre o marxismo e o pensamento marxiano.”
(Japiassú, 2006: 180.)

No contexto das correntes do marxismo, assinale somente a alternativa que identifica o “Trotskismo”.

Alternativas
Comentários
  • Trotskismo doutrina e corrente política dentro do movimento comunista internacional que se baseia nas ideias do revolucionário russo Lev Davidovitch Bronstein, dito Trotski (1879 -1940) que, entre outras coisas, preconizava a 'revolução permanente', em oposição à teoria stalinista de 'socialismo em um só país'.

    GABARITO: B


ID
2769466
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“A Escola de Frankfurt nasceu no ano de 1924, em uma quinta etapa atravessada pela filosofia alemã, depois do domínio de Kant e Hegel em um primeiro momento; de Karl Marx e Friedrich Engels em seguida; posteriormente de Nietzsche; e, finalmente, já no século XX, após a eclosão dos pensamentos entrelaçados do existencialismo de Heidegger, da fenomenologia de Husserl e da ontologia de Hartmann. Esta corrente foi a responsável pela disseminação de expressões como ‘indústria cultural’ e ‘cultura de massa’.”
(Disponível em: www.infoescola.com.)

São integrantes da Escola de Frankfurt, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Membros originais da Escola de Frankfurt:

    Max Horkheimer.

    Theodor W. Adorno.

    Herbert Marcuse.

    Friedrich Pollock.

    Erich Fromm.

    Otto Kirchheimer.

    Leo Löwenthal.


ID
2772973
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Segundo Karl Marx (1818-1883), “não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência”.

Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: M. Fontes, 1977. p. 23.

Essa citação sintetiza o pensamento filosófico, político, histórico e econômico desse pensador, que se convencionou chamar de

Alternativas
Comentários
  • O materialismo histórico é uma teoria política, sociológica e econômica desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX. Os pensadores haviam entendido que o século XIX, vivente da alta modificação social propiciada pela Revolução Industrial, possuía uma nova configuração, baseada na força de produção da burguesia e na exploração da mão de obra da classe trabalhadora por parte da classe burguesa (donos das fábricas).


ID
2801185
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Um dos conceitos fundamentais na análise do capitalismo feita por Karl Marx é o de materialismo dialético. Com o materialismo dialético, Marx expressa que o movimento da história ocorre tendo por base o antagonismo entre duas classes:

Alternativas
Comentários
  • Marx sempre com luta de classes: burguesia e o proletariado. Letra D


  • Marx sempre com luta de classes: burguesia e o proletariado. Letra D


  • Mano, a questão solicita a Convenção Americada dos DH. Você respondeu com base na Declaração Universal dos DH.

  • Letra D

    Karl Marx anuncia a mais elevada tese que mais tarde seria reconhecida como o modelo de transição entre o pensamento filosófico da Idade Moderna para a Idade Contemporânea.


ID
2829445
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Relacione corretamente as frases apresentadas a seguir com os respectivos autores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Realidade é um processo histórico.
2. Penso logo existo.
3. Proletários de todo mundo, uni-vos!
4. O homem nasce livre e por toda parte está acorrentado.

Coluna II

( ) Descartes
( ) Hegel
( ) Rousseau
( ) Marx

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A frase Pensologo existo, conhecida por sua forma em latim Cogito, ergo sum, é uma frase do filósofo francês René Descartes.

    Hegel: a realidade como um processo histórico.

    O homem nasce livre e por toda parte está acorrentado - Rousseau

    Proletários de todo mundo, uni-vos -  Marx 


ID
2833597
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

                                                         “Nós vos pedimos com insistência:
Nunca digam – Isso é natural!
Diante dos acontecimentos de cada dia.
Numa época em que reina a confusão,
Em que corre o sangue,
Em que o arbitrário tem força de lei,
Em que a humanidade se desumaniza...
Não digam nunca: Isso é natural!
A fim de que nada passe por ser imutável”
(BERTOLD BRECHT)

A partir do poema acima, assinale a alternativa que apresenta conceitos estudados em Filosofia que traduzem a condição do sujeito que está alheio ao que acontece a sua volta.

Alternativas

ID
2853649
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Observe a seguinte notícia: “O total de pessoas encarceradas no Brasil chegou a 726.712 em junho de 2016. Em dezembro de 2014, era de 622.202. Houve um crescimento de mais de 104 mil pessoas. Cerca de 40% são presos provisórios, ou seja, ainda não possuem condenação judicial. Mais da metade dessa população é de jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros. [...] Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam as pessoas às prisões, com 28% da população carcerária total. Somados, roubos e furtos chegam a 37%. [...] Quanto à escolaridade, 75% da população prisional brasileira não chegaram ao Ensino Médio. Menos de 1% dos presos tem graduação”.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL, 08/12-2017. Em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017- 12/populacao-carceraria-do-brasil-sobe-de-622202-para726712-pessoas


As informações apresentadas na notícia acima podem ser pensadas filosoficamente tomando-se por base


I. Foucault e sua teoria dos dispositivos disciplinares do poder.

II. Marx e sua teoria do Estado como instrumento da classe dominante.

III. Maquiavel e sua teoria do poder do príncipe.

IV. Aristóteles e seu conceito de justiça distributiva.


Estão corretas somente as complementações contidas em

Alternativas
Comentários
  • É uma questão linda essa !


ID
2853652
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Atente para o seguinte trecho de um artigo de jornal: “Segundo o coordenador do Setor de Ciências Naturais e Sociais da Unesco no Brasil, Fabio Eon, os direitos humanos estão sendo alvo de uma onda conservadora que trata a expressão como algo politizado. — ‘Existe hoje uma tendência a enxergar direitos humanos como algo ideológico, o que é um equívoco. Os direitos humanos não são algo da esquerda ou da direita. São de todos, independentemente de onde você nasceu ou da sua classe social. É importante enfatizar isso para frear essa onda conservadora’ — ressalta Eon, que sugere um remédio para o problema: — ‘Precisamos promover uma cultura de direitos humanos’”.

Disponível em: O Globo. https://oglobo.globo.com/sociedade/os-direitos-humanosnao-sao-da-esquerda-ou-da-direita-sao-de-todos-23088573.


A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 1948. Já a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi aprovada durante a primeira fase da Revolução Francesa, pela Assembleia Nacional Constituinte.


No que diz respeito à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é influenciada pelo iluminismo. Os principais filósofos iluministas são: John Locke (1632-1704), 

    Voltaire (1694-1778), 

    Jean-Jacques Rousseau (1712-1778),Montesquieu (1689-1755), Denis Diderot (1713-1784),Adam Smith (1723-1790).


ID
3352093
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ao longo da história várias foram as correntes filosóficas que conduziram à reflexão e à maneira de compreender o mundo do homem de cada época. Dentre elas, várias foram as filosofias que decididamente eram religiosas. NÃO se refere a uma filosofia decididamente religiosa.

Alternativas

ID
3408811
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“A denominação socialismo utópico foi criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), os quais a ela contrapuseram o que chamaram de socialismo científico” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 279). Sobre o tema socialismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • SOCIALISMO UTÓPICO

    ◙ A denominação socialismo utópico foi criada por:

    • Karl Marx (1818-1883);

    • Friedrich Engels (1820-1895);

    ◙ A ideia subjacente contrapuseram o que chamaram de socialismo científico;

    ◙ Embora o termo utópico (mesmo com conotação positiva) tem para Marx e Engels um sentido negativo de algo irrealizável; embora reconhecessem a importância das teorias do socialismo utópico como precursoras da conscientização do proletariado, acreditvam que fossem inócuas por serem paternalistas e acreditar que apenas pela via pacífica seria possível suprir as injustiças sociais;

  • Socialismo utópico, tinha como objetivo uma sociedade ideal. Feito de forma pacífica pela boa vontade da burguesia.

    A palavra utópico já diz: fantasia ou sonho, pois isso nunca aconteceu e pouco provável irá acontecer.


ID
3408820
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Em uma Alemanha agitada e repleta de problemas, surgiu o marxismo, teoria elaborada por Marx e Engels. Além da colaboração ideológica, Engels era industrial e pôde, por diversas vezes, ajudar Marx financeiramente nos momentos críticos de sua vida pessoal” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 280). Um tema bastante explorado por ambos foi o materialismo dialético. Acerca de tal conceito, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O marxismo, enquanto socialismo científico, adota, como método dialético, o materialismo histórico, na medida em que possui como objeto de reflexão o homem dotado de capacidade produtiva e historicamente engajado nos meios de produção e forças produtivas.

    Desse modo, surge a luta de classes que é o motor histórico que se antepõe conforme as alterações dos meios de produção e as forças produtivas.

    A proposta marxista alia-se a dialética hegeliana, a efetividade naturalista feurbachiana, o historicismo, o evolucionismo darwiniano e o materialismo.

  • Alternativa C

    os fenômenos materiais são processos e o espírito não é consequência passiva da ação da matéria, podendo reagir sobre aquilo que o determina. Por conta disso, ao contrário do idealismo de Hegel, para Marx, a matéria é o dado primário, a fonte da consciência, e esta, por sua vez, é um dado secundário, pois é reflexo da matéria.


ID
3601645
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Raposa - MA
Ano
2018
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Renomados pensadores como Karl Marx e Freud, convergem seus pensamentos em afirmar o poder influenciador da religião na formação das culturas e sociedades humanas, mas divergem em relação a aplicação prática dessa influencia na vida do homem. Identifique essa divergência, apontando a alternativa que mostra, respectivamente, o ponto de vista dos três pensadores: 

Alternativas

ID
3765316
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“A denominação socialismo utópico foi criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), os quais a ela contrapuseram o que chamaram de socialismo científico” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 279). Sobre o tema socialismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3765325
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Em uma Alemanha agitada e repleta de problemas, surgiu o marxismo, teoria elaborada por Marx e Engels. Além da colaboração ideológica, Engels era industrial e pôde, por diversas vezes, ajudar Marx financeiramente nos momentos críticos de sua vida pessoal” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 280). Um tema bastante explorado por ambos foi o materialismo dialético. Acerca de tal conceito, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a história é sempre linear. Tudo se repete, por isso não há evento novo, mas sim sucessivos acontecimentos semelhantes.

    a sociedade consiste em um conceito metafísico, já que todo problema de ordem social é imaterial.

    os fenômenos materiais são processos e o espírito não é consequência passiva da ação da matéria, podendo reagir sobre aquilo que o determina. Por conta disso, ao contrário do idealismo de Hegel, para Marx, a matéria é o dado primário, a fonte da consciência, e esta, por sua vez, é um dado secundário, pois é reflexo da matéria.

    a dialética de Hegel não carece de qualquer crítica. Devido a isso, o materialismo dialético, no pensamento de Marx, simplesmente repete todas as teses de Hegel.


ID
3782326
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Marx, o materialismo histórico é a aplicação do materialismo dialético ao campo da história. Conforme Aranha e Arruda (2000) “Marx inverte o processo do senso comum que pretende explicar a história pela ação dos ‘grandes homens’ ou, às vezes, até pela intervenção divina. Para o marxismo, no lugar das ideias, estão os fatos materiais; no lugar dos heróis, a luta de classes”.
Assim, para compreender o homem é necessário analisar as formas pelas quais ele reproduz suas condições de existência, pois são estas que determinam a linguagem, a religião e a consciência.

(ARANHA, M. L. de A. e MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2000, p. 241.)


A partir da explicação acima e dos seus conhecimentos sobre o pensamento de Karl Marx, assinale a alternativa que indica, corretamente, os dois níveis de “condições de existência” para Marx.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está errado . O correto seria LETRA A.

    Para Marx, as condições materiais da vida ( trabalho, modo de produção e economia ) estrutura e fundamenta a sociedade, logo deriva de tais condições a necessidade de criação de instituições, leis e educação que obedecem a mesma lógica da produção material.

    ''A Estrutura econômica (modo de produção material) condiciona a superestrutura ideológica (o processo social, político e espiritual da vida: direito, moral, filosofia, arte e religião). ''

    APMBB


ID
3787129
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O desenvolvimento das ciências naturais trouxe impactos sobre a produção tecnológica e chegou até os processos de trabalho, modificando antigos sistemas por máquinas a vapor. Essas mudanças trouxeram resultados também para as relações sociais, como observa Karl Marx (1818-1883) em sua obra: Miséria da filosofia:


As relações sociais estão intimamente ligadas às forças produtivas. Apoderando-se de novas forças produtivas, os homens mudam seu modo de produção e, mudando o modo de produção, a maneira de ganhar a vida, mudam todas as suas relações sociais. O moinho braçal vos dará a sociedade com o senhor feudal, e o moinho a vapor a sociedade com o capitalista industrial.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: do romantismo ao empiriocriticismo. São Paulo: Paulus, 2005, p. 195, v. 5. (Coleção Filosofia).


Com base no texto acima e no pensamento de Karl Marx, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3790510
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Em Técnica e Ciência como “ideologia”, Habermas apresenta uma reformulação do conceito weberiano de racionalização pela qual lança as bases conceptuais de sua teoria da sociedade. Neste sentido, postula a distinção irredutível entre trabalho ou agir instrumental e interação ou agir comunicativo, bem como a pertinência da conexão dialética entre essas categorias, das quais deriva a diferenciação entre o quadro institucional de uma sociedade e os subsistemas do agir racional com respeito a fins. Segundo Habermas, uma análise mais pormenorizada da primeira parte da Ideologia Alemã revela que “Marx não explicita efetivamente a conexão entre interação e trabalho, mas sob o título nada específico da práxis social reduz um ao outro, a saber, a ação comunicativa à instrumental”.
(Adaptado: HABERMAS, J. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Edições 70, 1994. p.41-42.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Habermas, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3900628
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para a economia política, o salário corresponde aos custos e ao preço da produção de uma mercadoria. Na realidade, porém, não é o que ocorre. Para produzir uma determinada mercadoria, um trabalhador precisa de um certo número de horas (suponhamos, por exemplo, quatro horas) e seu salário será calculado a partir desse tempo; entretanto o trabalhador trabalha durante muito mais tempo (suponhamos, por exemplo, oito horas) e, consequentemente, produz muito mais mercadorias; estas, porém, não são computadas para o cálculo do salário, de modo que há um trabalho excedente não pago, isto é, não coberto pelo salário.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. p. 545. (Adaptado)

O excerto acima sintetiza um dos mais importantes temas do pensamento marxista, o qual é definido como

Alternativas

ID
3902551
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Karl Marx é considerado um dos grandes filósofos da época moderna. Em sua trajetória intelectual, ele teve grande influência de outro grande filósofo, Hegel. Existe uma polêmica sobre a posição de Marx em relação a Hegel a partir do momento em que ele fundou sua concepção materialista da história. A esse respeito, verifica-se que Marx:

Alternativas

ID
3907654
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ideologia é um termo polissêmico que recebe as mais variadas definições. É um dos temas fundamentais da sociologia, sendo também bastante trabalhado na filosofia e em outras ciências humanas. Dentre as diversas concepções existentes ao seu respeito, constata-se que a ideologia

Alternativas

ID
3909853
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Uma das questões fundamentais da filosofia é a natureza humana, tema abordado pela “antropologia filosófica”. A ideia de natureza humana emerge na filosofia antiga e ganha desdobramentos na filosofia moderna. Diversas concepções de natureza humana foram produzidas, tais como as de Hobbes e Rousseau, duas das mais conhecidas. Outra concepção de natureza humana é a de Karl Marx, segundo a qual o ser humano é

Alternativas

ID
4009024
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A ironia consiste em se dizer o contrário do que se quer dar a entender. Nela, o dito exprime o não dito, utilizando a sátira para criticar ideias e comportamentos. Como forma de expressão crítica, a ironia pode ser encontrada na filosofia, na literatura e na linguagem em geral.
Assinale o que for correto. 

Karl Marx utilizou a ironia para combater os neohegelianos, referindo-se, na Ideologia alemã, a Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer e Max Stirner, como os componentes de uma sagrada família.

Alternativas

ID
4073896
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, ‘que pertence a um outro’. Alius é o outro. Portanto, sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 45). Em relação à citação, assinale o que for correto.

Karl Marx considera que a alienação acontece numa forma de divisão social do trabalho em que o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu.

Alternativas

ID
4073983
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Hegel criticou o inatismo, o empirismo e o kantismo. Endereçou a todos a mesma crítica, a de não terem compreendido o que há de mais fundamental e essencial à razão: o fato de ela ser histórica. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Karl Marx, ao afirmar, na Ideologia alemã, que não é a história que anda com as pernas das ideias, mas as ideias é que andam com as pernas da história, critica, ao mesmo tempo, o idealismo e a concepção da história de Hegel e dos neo-hegelianos.

Alternativas

ID
4174516
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O termo alienação é polêmico e possui diversas interpretações filosóficas e científicas. O filósofo Hegel foi um dos primeiros a oferecer relevância para esse termo. A concepção mais conhecida de alienação, no entanto, é a de Karl Marx, que desenvolveu uma discussão aprofundada sobre o trabalho alienado, que, segundo ele, é

Alternativas
Comentários
  • D) uma relação social na qual o não-trabalhador controla a atividade do trabalhador e, por conseguinte, o resultado do trabalho, explicando assim a origem da propriedade.


ID
4211041
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“O homem é no sentido mais literal do termo um zoon politikon, não só um animal social, mas animal que só pode isolar-se em sociedade. A produção do indivíduo isolado fora da sociedade [...] é uma coisa tão absurda como o desenvolvimento da linguagem sem indivíduos que vivam juntos e falem entre si.”

MARX, Karl. Introdução à crítica da economia política.
Trad. Edgard Malagodi et al. São Paulo: Abril Cultural,
1982, p. 3-4. Texto modificado.

Com base nessa passagem, é correto afirmar que, para Marx,


Alternativas
Comentários
  • Com base nessa passagem, é correto afirmar que, para Marx, é nas relações sociais dos homens entre si que estes se individualizam e unicamente nelas podem isolar-se, pois quem isola-se, isola-se de alguma coisa — é impossível isolar-se fora da sociedade.

    Observação: não se trata da assertiva "A) ao isolamento individual do homem se torna impossível, pois significaria ele ser e viver fora de sociedade" porque o homem pode ser (existir) e viver fora da sociedade, mas não pode isolar-se senão num contexto social.


ID
4211053
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na sua Crítica ao programa de Gotha, Karl Marx afirma que “numa fase superior do comunismo, quando tiver sido eliminada a subordinação escravizadora dos indivíduos à divisão do trabalho”, a bandeira do comunismo, no que diz respeito à produção e à distribuição das riquezas sociais, será: “de cada um segundo suas capacidades, a cada um segundo suas necessidades”.


MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. Trad. Rubens
Enderle. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 31s.


Assinale a opção que expressa corretamente o enunciado acima.

Alternativas

ID
4211056
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“O massacre físico do povo palestino se sustenta na sua eliminação simbólica. Armas, imagens e palavras são dispositivos bélicos, cada um com sua especificidade, mas todos articulados em torno de um objetivo estratégico: o povo palestino deve desaparecer. É da imaterialidade das palavras e imagens que Israel estrutura a legitimação da violência. Em que consiste esta violência simbólica? Há dois eixos discursivos conectados: o não reconhecimento da existência de um povo que habitava as terras que serviriam para o território-cemitério de Israel (‘cemitério’ porque em cada pedaço de metro quadrado construído por Israel há uma história assassinada, memórias negadas, corpos palestinos enterrados). Por outro, a ressignificação do ‘árabe’ como ser genérico, sem rosto, sem singularidade.”

BENTO, Berenice. Os muros que separam os palestinos do
mundo. In: Outras palavras. Publicado em 28/05/2019.
Disponível em:
https://outraspalavras.net/geopoliticaeguerra/cartilhapara-riscar-os-palestinos-do-mapa/


Na passagem acima, as expressões “imagens e palavras são dispositivos bélicos” e “eixos discursivos conectados” correspondem à concepção de poder

Alternativas

ID
4211086
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A dialética não é um mero método que organiza, mentalmente, na cabeça do filósofo, a realidade que lhe é exterior. Ao contrário, a dialética é, para autores como Hegel e Marx, a única forma de ler a realidade sem traí-la ou distorcê-la, pois é na própria realidade que se situam as contradições dialéticas. Ciente dessa compreensão, assinale a opção que exprime corretamente essa identificação da contradição do real com a forma de pensar.

Alternativas

ID
5073364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Marx, a alienação não é puramente teórica, porque se manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem produziu. Isso ocorre porque, na economia capitalista, prevalece a lógica de mercado, em que tudo tem um preço, ou seja, adquire um valor de troca, diferentemente de quando fabricamos o que é necessário para a existência (casas, roupas, livros), produtos que têm utilidade vital, valor de uso.

                                                               Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 70 (com adaptações).

Com relação ao assunto do texto precedente, é correto afirmar que, no novo contexto capitalista, de acordo com a perspectiva marxista, também pensada pelos frankfurtianos, quando o operário vende a sua força de trabalho mediante salário, esta se transforma em 

Alternativas
Comentários
  • O conceito de alienação de Marx, também trabalhado pelos autores da Escola de Frankfurt (Horkheimer e Adorno, principalmente) considera a separação entre o trabalhador e o processo produtivo. Sem a posse das ferramentas de produção, ele próprio passa a ser uma ferramenta, mais uma mercadoria com valor de mercado a ser agregado dentro da cadeia produtiva.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • A partir desse pensamento sobre a cultura como um negócio os pensadores frankfurtianos criaram um nome para esse mercado cultural que foi chamado por eles de Indústria Cultural que visava sempre o lucro financeiro e tinha como p´blico alvo a sociedade de massa que era a maioria da população.