- ID
- 359833
- Banca
- CETAP
- Órgão
- DETRAN-RR
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Assuntos
Sobre o programa Vale Solidário que existe no estado de Roraima, pode-se afirmar, EXCETO:
Sobre o programa Vale Solidário que existe no estado de Roraima, pode-se afirmar, EXCETO:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Analise as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
I - Em virtude das incursões levadas a efeito por Ingleses, Holandeses e pelos Espanhois, para garantir a posse e controle da região, os Portugueses ergueram a Fortaleza de São Joaquim;
II - A Fortaleza de São Joaquim foi erguida na foz do Rio Uraricoera e Jatapu;
III - Dos estudiosos que contribuíram para um conhecimento mais objetivo da Bacia do Rio Branco, destaca-se Manoel da Gama Lobo D`Almada, que ao explorar o curso do Rio Branco, concluiu um exame minucioso da Bacia do Rio Branco;
Assinale a alternativa INCORRETA:
Analise as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
I - A lenda de Macunaima é oriunda do grupo étnico Karib, a cujo tronco pertencem os Macuxi.
II - O Pico da Neblina e o Parque Nacional do Pico da Neblina ficam situados no interior da terra indígena Ianomãmi.
III - A Terra Indígena Ianomãmi foi homologada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
IV - A Terra Indígena Raposa Serra do Sol e Terra Indígena São Marcos concentram a grande maioria da população indígena Macuxi.
Analise as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
I - Boa Vista está localizada na margem esquerda do Rio Branco.
II - O Estado de Roraima faz fronteira ao Norte e Nordeste com a Venezuela; ao Sul e Oeste com o Amazonas; ao Leste com a Guiana; e ao Sudeste com o Pará.
III - O Estado de Roraima é o mais setentrional da Região Norte, com clima Tropical em algumas áreas e Equatorial em outras.
IV - O extremo norte do Brasil se situa no Monte Caburaí, que fica localizado no Município de Amajarí.
Sob o aspecto histórico, a Questão do Pirara teve grande
importância para o Brasil e para o estado de Roraima.
Sobre esta questão, considere:
I. Foi um conflito diplomático entre Portugal (depois o
Brasil) e Inglaterra iniciado no início do século XIX
e terminado no início do século XX.
II. O tratado foi vantajoso para o Brasil porque, além
de ganhar território, a Guiana perdeu seu acesso à
bacia amazônica.
III. Em 1904, a questão teve o arbítrio do rei italiano
Vitor Emanuel que dividiu as terras e definiu os limites
da fronteira Brasil − Guiana.
Está correto o que se afirma APENAS em
De acordo com o estudo feito pela Coordenadoria Geral
de Estudos Econômicos e Sociais da Secretaria de Planejamento
e Desenvolvimento − Seplan e pelo IBGE, a economia
de Roraima apresentou crescimento em 2011. Sobre
as atividades econômicas do estado, considere:
I. A agropecuária tem apresentado crescimento, com
maior destaque para o arroz e a soja.
II. A indústria tem apresentado o maior crescimento,
principalmente nas atividades extrativas minerais.
III. Os setores de serviços e de Administração pública
permanecem com pequena importância na economia
do estado.
Está correto o que se afirma APENAS em
Habitam o estado de Roraima inúmeros grupos indígenas, dentre os quais os Makuxi que
Sobre os tipos de clima de Roraima é correto afirmar:
Na segunda metade do século XVIII, o território português que mais tarde constituiria o Estado de Roraima foi invadido pelos espanhóis. A solução encontrada pelos portugueses para defender o território foi
Até meados do século XX, as terras que constituem o Estado de Roraima pertenciam ao Estado do Amazonas. A primeira delimitação das terras roraimenses ocorreu em 1943. A instalação do Estado de Roraima ocorreu somente em
Sobre as atividades econômicas de Roraima são feitas as
seguintes afirmações:
I. Há uma forte concentração das indústrias em Boa
Vista.
II. A atividade mineradora, de grande importância,
provoca sérios problemas ambientais.
III. Na pecuária, o maior rebanho do estado é formado
por suínos.
Está correto o que se afirma APENAS em
Sobre a população yanomami, é correto afirmar que
Em Roraima, as Unidades de Conservação são
Entre as décadas de 1970 e 1980, Roraima recebeu grande número de emigrantes oriundos
Considere as duas colunas abaixo. A coluna da esquerda relaciona algumas transformações ou acontecimentos históricos de Roraima e a da direita menciona períodos da história nacional.
I. Demarcação das Terras Indígenas Yanomami e Raposa-Serra do Sol
II. Abertura da rodovia BR 174 e de parte da BR 210 (Perimetral Norte)
III. Resolução da Questão fronteiriça do Pirara, com a então Guiana Inglesa
IV. Criação do município de Boa Vista
V. Criação do Território Federal do Rio Branco
A. Primeira República (1889-1930)
B. Era Vargas (1930-1945)
C. Período Liberal-Democrático (1945-1964)
D. Ditadura Civil-Militar (1964-1985)
E. Redemocratização ou Nova República (1985-2018)
A única alternativa que correlaciona corretamente os acontecimentos da história de Roraima com os períodos da história nacional é:
Trinta anos depois da transformação do Território Federal de Roraima em um Estado da federação, com a Constituição de 1988, os roraimenses se deparam com oportunidades e desafios.
Ainda muito dependente de recursos do governo federal, Roraima apresenta um dos menores índices de mortalidade infantil, mas a expectativa de vida é baixa; a oferta de leitos no sistema de saúde está abaixo da média nacional e faltam materiais nos hospitais; a coleta de lixo urbana é boa, mas em muitos municípios o lixo é lançado em aterros inadequados.
O acesso ao ensino superior ampliou-se significativamente na última década, mas a juventude de Boa Vista apresenta um alto índice de vulnerabilidade à violência. Denúncias de corrupção são constantes, enquanto os problemas de segurança pública, xenofobia, preconceito e violência contra a mulher preocupam cada vez mais. O conhecimento da história recente de Roraima é uma ferramenta importante para compreender nossos problemas e nosso potencial.
Assinale a única alternativa incorreta:
A criação de gado foi a principal atividade econômica que consolidou a ocupação do município de Boa Vista, no entanto, a partir de 2000, o rebanho bovino do município apresentou significativo decréscimo, no qual perfazia um total de 42.000 cabeças; e, em 2013, o total de bovinos no município foi de 27.778 cabeças (IBGE, 2013).
Este decréscimo deveu-se, principalmente:
Roraima virou o principal destino no Brasil de quem foge da crise econômica e política na Venezuela. Nos registros da Polícia Federal, mais de 24 mil entraram no estado nos dois primeiros meses deste ano. A prefeitura de Boa Vista calcula que 40 mil estejam vivendo na capital, inclusive em abrigos e praças. O governo de Roraima afirma que não tem condições de lidar com a entrada de tantos venezuelanos no estado.
(G1, abr. 2018. Disponível em: <https://goo.gl/zf44Ca>
Roraima virou o principal destino no Brasil de quem foge da crise econômica e política na Venezuela. Nos registros da Polícia Federal, mais de 24 mil entraram no estado nos dois primeiros meses deste ano. A prefeitura de Boa Vista calcula que 40 mil estejam vivendo na capital, inclusive em abrigos e praças. O governo de Roraima afirma que não tem condições de lidar com a entrada de tantos venezuelanos no estado.
(G1, abr. 2018. Disponível em:
A cidade de Boa Vista é a capital do estado:
Uma escola municipal, em Boa Vista, criou um projeto de cultivo orgânico de ervas, hortaliças e legumes que tem por objetivo ensinar o aluno a plantar, usar a água de modo racional e adquirir hábitos alimentares saudáveis, pois tudo que é colhido do plantio é aproveitado para enriquecer a merenda escolar.
Essa iniciativa foi noticiada na internet por ser uma ação educativa que promove o conceito de desenvolvimento:
Roraima recebeu, no mês de agosto passado, o Alto Comissário da agência (Acnur) das Nações Unidas para Refugiados para tratar das questões dos imigrantes venezuelanos e conhecer como o Estado tem abrigado os refugiados e ofertado alimentação, assistência legal e integração local.
A sigla da organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais é:
A festa da agricultura familiar realizada em Boa Vista, no mês de julho passado, expôs diversos produtos dos agricultores que aprenderem novas de técnica de cultivo em cursos de capacitação. O resultado apresentado demonstrou como eles conseguiram alavancar a produtividade agrícola e, consequentemente, aumentar as suas rendas familiares, oferecendo aos consumidores da região alimentos de qualidade.
Os resultados produtivos alcançados representaram para as famílias de agricultores e para a região um avanço qualitativo nos campos:
O interesse dos estudantes e dos professores de escolas públicas pelas olimpíadas brasileiras científicas vem sendo cada vez maior, pois elas despertam a curios idade dos alunos ao popularizarem e difundirem a ciência e a tecnologia, e promovem o debate sobre o processo de aprendizagem nas escolas.
Entre dois milhões de inscritos, dois alunos do ensino fundamental de Boa Vista se destacaram em uma dessas competições educacionais em 2019. Um conquistou a medalha de prata e outro a medalha de honra ao mérito pelo desempenho que tiveram na modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de:
“Não é novidade nos noticiários a crise na Venezuela. O Brasil está ciente do seu papel no contexto da crise de seu país vizinho e vem recebendo um número cada vez maior de Venezuelanos em seu território, segundo últimos dados da Prefeitura de Boa Vista.”
https://www.jota.info/opiniao... - adaptado.
Boa Vista está na rota de entrada dos imigrantes venezuelanos no Brasil. É CORRETO afirmar que Boa Vista pertence a qual estado brasileiro?
A Terra Indígena Waimiri Atroari abrange parte do município roraimense de:
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema nele tratado, julgue o item seguinte.
De maneira geral, políticos e empresários roraimenses — de
Boa Vista e do interior do estado — defendem uma área
contínua para a reserva Raposa/Serra do Sol.
Pelo fato de ser o centro político-administrativo de Roraima, Boa Vista torna-se pólo irradiador do desenvolvimento do estado e, simultaneamente, ponto de referência para as grandes questões locais. Assim, a homologação da demarcação de áreas indígenas ou a ação considerada ilegal de garimpeiros em algum ponto do território estadual são fatos que repercutem intensamente na capital e dela exigem manifestação. Relativamente a esse assunto, julgue o item que segue.
Um dos argumentos utilizados pelos que defendem a
demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol de forma
descontínua é a necessidade de se defender a soberania
nacional em uma extensa faixa de fronteira.
Pelo fato de ser o centro político-administrativo de Roraima, Boa Vista torna-se pólo irradiador do desenvolvimento do estado e, simultaneamente, ponto de referência para as grandes questões locais. Assim, a homologação da demarcação de áreas indígenas ou a ação considerada ilegal de garimpeiros em algum ponto do território estadual são fatos que repercutem intensamente na capital e dela exigem manifestação. Relativamente a esse assunto, julgue o item que segue.
Para os especialistas, a polêmica em torno da reserva
Raposa/Serra do Sol deriva do fato de ela ser a primeira
área indígena demarcada em Roraima.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos dos temas que ele focaliza, julgue o item seguinte.
Uma boa parte das meninas aliciadas é transportada por
caminhoneiros que trafegam entre Boa Vista e Manaus.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos dos temas que ele focaliza, julgue o item seguinte.
Em Boa Vista, as crianças trabalhadoras estão expostas
a dois tipos de trabalhos muito perigosos: nas fábricas de
amianto e nas minas subterrâneas de carvão.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativos a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Pelo que informa o texto, a maior parte do território
roraimense está situada no mesmo hemisfério em que se
situa o restante do país.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativos a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Embora mais da metade do território de Roraima estejacoberto pela floresta Amazônica, seu clima érigorosamente distinto daquele que predomina nos demaisestados da região Norte.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativos a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Situado no extremo norte do Brasil, Roraima faz fronteira
com dois países: Venezuela e Guiana. Boa Vista, além de
ser a capital, é também o mais populoso município do
estado.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativos a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Roraima abriga parte da maior reserva indígena brasileira,
a dos ianomâmis.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativos a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Jazidas de ouro, cassiterita e pedras preciosas, entre
outras riquezas minerais, atraíram milhares de
garimpeiros clandestinos e acirraram conflitos pela posse
da terra em Roraima.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações)
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
É correto afirmar que a pecuária desempenhou importante
papel no processo de ocupação de Roraima ao longo da
história.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações)
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
Durante o período imperial, no século XIX, Roraima
conheceu extraordinário desenvolvimento, graças ao ciclo da
borracha.
Boa Vista, a capital do estado de Roraima, localiza-se a 212 km da fronteira do Brasil com a Venezuela, à margem do rio Branco e ocupa uma área de 5.711,9 km2 , com população de 154.166 habitantes e uma densidade demográfica de 27 habitantes por km2 (hab/km2 ). O estado de Roraima possui área de 225.116,1 km2 e população de 247.699 habitantes (1996).
Internet:<http://www.seplan.rr.gov.br>
Em relação ao texto acima e à geografia do estado de Roraima, julgue o item seguinte.
O estado de Roraima faz limite a leste com os estados do
Amazonas e do Pará.
Boa Vista, a capital do estado de Roraima, localiza-se a 212 km da fronteira do Brasil com a Venezuela, à margem do rio Branco e ocupa uma área de 5.711,9 km2 , com população de 154.166 habitantes e uma densidade demográfica de 27 habitantes por km2 (hab/km2 ). O estado de Roraima possui área de 225.116,1 km2 e população de 247.699 habitantes (1996).
Internet:<http://www.seplan.rr.gov.br>
Em relação ao texto acima e à geografia do estado de Roraima, julgue o item seguinte.
O estado de Roraima não faz fronteira ao norte com nenhum país,
pois é banhado pelo oceano Pacífico.
Boa Vista, a capital do estado de Roraima, localiza-se a 212 km da fronteira do Brasil com a Venezuela, à margem do rio Branco e ocupa uma área de 5.711,9 km2 , com população de 154.166 habitantes e uma densidade demográfica de 27 habitantes por km2 (hab/km2 ). O estado de Roraima possui área de 225.116,1 km2 e população de 247.699 habitantes (1996).
Internet:<http://www.seplan.rr.gov.br>
Em relação ao texto acima e à geografia do estado de Roraima, julgue o item seguinte.
De acordo com os dados do texto, a densidade demográfica do
estado de Roraima em 1996 era superior a 2,0 hab/km2
.
Boa Vista, a capital do estado de Roraima, localiza-se a 212 km da fronteira do Brasil com a Venezuela, à margem do rio Branco e ocupa uma área de 5.711,9 km2 , com população de 154.166 habitantes e uma densidade demográfica de 27 habitantes por km2 (hab/km2 ). O estado de Roraima possui área de 225.116,1 km2 e população de 247.699 habitantes (1996).
Internet:<http://www.seplan.rr.gov.br>
Em relação ao texto acima e à geografia do estado de Roraima, julgue o item seguinte.
A área ocupada pela cidade de Boa Vista é inferior a 1% da área
total do estado de Roraima.
Boa Vista, a capital do estado de Roraima, localiza-se a 212 km da fronteira do Brasil com a Venezuela, à margem do rio Branco e ocupa uma área de 5.711,9 km2 , com população de 154.166 habitantes e uma densidade demográfica de 27 habitantes por km2 (hab/km2 ). O estado de Roraima possui área de 225.116,1 km2 e população de 247.699 habitantes (1996).
Internet:<http://www.seplan.rr.gov.br>
Em relação ao texto acima e à geografia do estado de Roraima, julgue o item seguinte.
Viajando-se de avião a 500 km/h no sentido de Boa Vista para a
Venezuela, seria possível chegar à fronteira desse país em menos
de meia hora.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
Pelo que informa o texto, a ocupação do atual território de
Roraima é bem antiga, iniciada tão logo os portugueses
chegaram ao Brasil.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
O interesse dos colonizadores portugueses em promover o
“reconhecimento, ocupação e defesa da extensa área ao longo
do Rio Branco” permite supor que havia interesses de outros
países na exploração dessa região.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
É correto afirmar que a pecuária desempenhou importante
papel no processo de ocupação de Roraima ao longo da
história.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
Durante o período imperial, no século XIX, Roraima
conheceu extraordinário desenvolvimento, graças ao ciclo da
borracha.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
Na “Questão do Pirara”, o Brasil venceu seu adversário na
disputa, mantendo intacto seu domínio sobre o território
roraimense.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
O nome Roraima é oficialmente utilizado desde que o governo
Vargas criou o território federal, separando-o do Amazonas.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
Roraima está situado no extremo norte do Brasil e tem
fronteira internacional com a Venezuela e a Guiana.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
Cortado pela linha do Equador, a maior parte do território de
Roraima localiza-se no hemisfério norte.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
Localizado na Serra de Pacaraima, em Roraima, o monte
Caburaí é o ponto mais setentrional do Brasil.
A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.
Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.
Em termos de paisagem geográfica, predominam em Roraima
as grandes extensões de relevo plano ou levemente ondulado.
Boa Vista, a capital do estado de Roraima, localiza-se a 212 km da fronteira do Brasil com a Venezuela, à margem do rio Branco e ocupa uma área de 5.711,9 km2 , com população de 154.166 habitantes e uma densidade demográfica de 27 habitantes por km2 (hab/km2 ). O estado de Roraima possui área de 225.116,1 km2 e população de 247.699 habitantes (1996).
Internet:<http://www.seplan.rr.gov.br>
Em relação ao texto acima e à geografia do estado de Roraima, julgue o item seguinte.
O estado de Roraima faz limite ao sul com os estados do
Amazonas e do Pará.
Boa Vista, a capital do estado de Roraima, localiza-se a 212 km da fronteira do Brasil com a Venezuela, à margem do rio Branco e ocupa uma área de 5.711,9 km2 , com população de 154.166 habitantes e uma densidade demográfica de 27 habitantes por km2 (hab/km2 ). O estado de Roraima possui área de 225.116,1 km2 e população de 247.699 habitantes (1996).
Internet:<http://www.seplan.rr.gov.br>
Em relação ao texto acima e à geografia do estado de Roraima, julgue o item seguinte.
O estado de Roraima não faz fronteira ao norte com nenhum país,
pois é banhado pelo oceano Pacífico.
Boa Vista, a capital do estado de Roraima, localiza-se a 212 km da fronteira do Brasil com a Venezuela, à margem do rio Branco e ocupa uma área de 5.711,9 km2 , com população de 154.166 habitantes e uma densidade demográfica de 27 habitantes por km2 (hab/km2 ). O estado de Roraima possui área de 225.116,1 km2 e população de 247.699 habitantes (1996).
Internet:<http://www.seplan.rr.gov.br>
Em relação ao texto acima e à geografia do estado de Roraima, julgue o item seguinte.
De acordo com os dados do texto, a densidade demográfica do
estado de Roraima em 1996 era superior a 2,0 hab/km2
.
Boa Vista, a capital do estado de Roraima, localiza-se a 212 km da fronteira do Brasil com a Venezuela, à margem do rio Branco e ocupa uma área de 5.711,9 km2 , com população de 154.166 habitantes e uma densidade demográfica de 27 habitantes por km2 (hab/km2 ). O estado de Roraima possui área de 225.116,1 km2 e população de 247.699 habitantes (1996).
Internet:<http://www.seplan.rr.gov.br>
Em relação ao texto acima e à geografia do estado de Roraima, julgue o item seguinte.
A área ocupada pela cidade de Boa Vista é inferior a 1% da área
total do estado de Roraima.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Pelo que informa o texto, a maior parte do território
roraimense está situada no mesmo hemisfério em que se
situa o restante do país.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Embora mais da metade do território de Roraima esteja
coberto pela floresta Amazônica, seu clima é
rigorosamente distinto daquele que predomina nos demais
estados da região Norte.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Situado no extremo norte do Brasil, Roraima faz fronteira
com dois países: Venezuela e Guiana. Boa Vista, além de
ser a capital, é também o mais populoso município do
estado.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Roraima abriga parte da maior reserva indígena brasileira,
a dos ianomâmis.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Jazidas de ouro, cassiterita e pedras preciosas, entre
outras riquezas minerais, atraíram milhares de
garimpeiros clandestinos e acirraram conflitos pela posse
da terra em Roraima.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
A demarcação das terras indígenas em Roraima foi
aplaudida por fazendeiros e garimpeiros, conscientes de
que a criação das reservas protegia os índios e eliminava
o foco de conflitos.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Pelo que informa o texto, a maior parte do território
roraimense está situada no mesmo hemisfério em que se
situa o restante do país.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Embora mais da metade do território de Roraima esteja
coberto pela floresta Amazônica, seu clima é
rigorosamente distinto daquele que predomina nos demais
estados da região Norte.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Situado no extremo norte do Brasil, Roraima faz fronteira
com dois países: Venezuela e Guiana. Boa Vista, além de
ser a capital, é também o mais populoso município do
estado.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Roraima abriga parte da maior reserva indígena brasileira,
a dos ianomâmis.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Jazidas de ouro, cassiterita e pedras preciosas, entre
outras riquezas minerais, atraíram milhares de
garimpeiros clandestinos e acirraram conflitos pela posse
da terra em Roraima.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Pelo que informa o texto, a maior parte do território roraimense
está situada no mesmo hemisfério em que se situa o restante do
país.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Embora mais da metade do território de Roraima esteja coberto
pela floresta Amazônica, seu clima é rigorosamente distinto
daquele que predomina nos demais estados da região Norte.
Cortado ao sul pela linha do Equador, a maior parte do território roraimense fica no hemisfério norte. O clima é equatorial, quente e úmido. Mais de 60% da área do estado é coberta pela floresta Amazônica.
No início da década de 80 do século passado, começaram os conflitos entre agricultores, garimpeiros e índios pelo uso da terra no estado. As riquezas minerais do território de Roraima atraíram milhares de pessoas de vários pontos do país, mas principalmente de Rondônia. Para proteger as terras indígenas, o governo federal interditou em 1982 uma área de 77.000 km2 , sendo 50.000 km2 em Roraima, para criar uma reserva.
Texto adaptado de Almanaque Abril 2003, p. 409 e
Nova Enciclopédia Barsa, p. 476.
A partir do texto acima, julgue o item que se segue, relativo a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Situado no extremo norte do Brasil, Roraima faz fronteira com
dois países: Venezuela e Guiana. Boa Vista, além de ser a
capital, é também o mais populoso município do estado.