- ID
- 41932
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Petrobras
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Qual a forma ideal de um acesso coronário para tratamento endodôntico de um canino inferior com a coroa hígida, segundo S. Cohen?
Qual a forma ideal de um acesso coronário para tratamento endodôntico de um canino inferior com a coroa hígida, segundo S. Cohen?
Acerca dos procedimentos para correção funcional e estética da dentição humana, julgue os itens a seguir.
Na busca pela estética, surgiram as coroas protéticas livres de metal, como, por exemplo, a coroa de cerâmica de zircônio, com boas propriedades de biocompatibilidade, resistência e dureza.
Relacione o instrumento endodôntico com sua descrição e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Lima tipo K
(2) Lima tipo Hedströem
(3) Broca tipo largo
(4) Broca tipo Gattes-Glidden
( ) instrumento endodôntico rotatório, empregado para o preparo do terço cervical do dente. Deve ser introduzido no canal radicular em rotação, com movimentos de penetração e remoção.
( ) serve para a exploração e ampliação do canal radicular. Deve ser utilizado em rotação horária e desgaste por fricção.
( ) utilizado na limagem e na excisão do tecido pulpar em canais radiculares amplos. Apresenta baixa flexibilidade.
( ) instrumento rotatório com sentido de corte à direita. Facilita a remoção da projeção dentinária palatina dos dentes anteriores. Seu emprego tem sido reduzido.
Sobre a abertura coronária, que é uma etapa importantíssima na realização de um tratamento endodôntico, marque a alternativa correta.
Um cirurgião-dentista recebeu em seu consultório um paciente com queixa de dor espontânea do dente 26. Após o exame clínico e radiográfico, foi diagnosticada pulpite irreversível no elemento, que apresentava uma extensa restauração de compósito fraturada na região distal, onde notou-se também presença de uma grande lesão de cárie secundária. Radiograficamente a lesão de cárie localizava-se a menos de 1 mm de distância da cavidade pulpar, porém não foram identificadas alterações periapicais significantes. Durante o acesso endodôntico, notou-se que a polpa ainda apresentava vitalidade.
Dentre os procedimentos a serem realizados durante a consulta para acesso endodôntico, o cirurgião-dentista deve:
Em qual das alternativas a seguir é contraindicado o isolamento relativo nos elementos dentais?
Paciente com 36 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma cavidade no dente 27, com dentina exposta devido à cárie dentária nas superfícies oclusal e mesial. Durante o procedimento de acesso para a realização de pulpectomia no dente 27, observa-se a câmara pulpar
Ao efetuar o acesso aos canais do dente 47 de paciente com 29 anos, sexo masculino, o exame do soalho da câmara pulpar mostra dois orifícios, que não estão localizados no centro da raiz e não estão posicionados diretamente na linha mesiodistal, o que sugere a existência de
Durante o preparo do acesso cavitário para tratamento endodôntico do dente 11, de paciente com 26 anos de idade, sexo feminino, a remoção adequada do ombro lingual
I. consiste no desgaste de uma projeção de dentina que se estende do cíngulo ao terço apical do dente 11.
II. permite o acesso direto ao canal.
III. requer um desgaste compensatório por meio de bisel incisal na superfície lingual do dente 11.
IV. evita a deflexão da lima para a parede vestibular, o que pode resultar na deficiência do alargamento e limpeza em porções da parede lingual do canal.
Está correto o que consta APENAS em
O uso de lima endodôntica com pré-encurvamento para alcançar o forame apical do dente 22 de paciente com 48 anos de idade, sexo masculino, requer alguns cuidados, pois, geralmente, instrumentos pré-encurvados.
Paciente com 39 anos de idade, sexo feminino, aponta o dente 26 como um “dente crescido” e refere dor durante a mastigação. Os testes térmicos mostram ausência de vitalidade pulpar do dente 26. O exame clínico mostra uma restauração de amálgama insatisfatória e o exame radiográfico revela pequeno espessamento do ligamento periodontal. O teste de percussão vertical exacerba a dor, o que não ocorre com o teste de percussão lateral. A palpação apical provoca leve sensibilidade dolorosa.
A radiografia periapical de paciente com 59 anos de idade, sexo feminino, mostra sobre-obturação do canal radicular distal do dente 36. Durante a necropulpectomia, realizada para tratar um abscesso crônico, foi feita a odontometria com auxílio de métodos radiográficos.
O acesso é a primeira fase do tratamento não cirúrgico do canal radicular. Sobre o preparo de um acesso bem delineado, essencial para um bom resultado endodôntico, assinale a alternativa INCORRETA.
O acesso direto ao canal radicular, a eliminação completa de todo o teto da câmara coronária, o respeito ao assoalho, a não confecção de degraus nas paredes proximais da câmara coronária, a adequada seleção de brocas e a expulsividade das paredes são objetivos a serem alcançados para a perfeita abertura coronária. Em relação à abertura dos dentes anterossuperiores, assinale a alternativa correta.
Atenção: Para responder à questão, considere o enunciado abaixo.
Paciente com 29 anos de idade, sexo masculino, tem indicação para necropulpectomia do dente 34. O exame clínico mostra uma restauração Classe II em amálgama envolvendo as faces distal e oclusal.
Atenção: Para responder à questão, considere o enunciado abaixo.
Paciente com 29 anos de idade, sexo masculino, tem indicação para necropulpectomia do dente 34. O exame clínico mostra uma restauração Classe II em amálgama envolvendo as faces distal e oclusal.
Atenção: Para responder à questão, considere o enunciado abaixo.
Paciente com 29 anos de idade, sexo masculino, tem indicação para necropulpectomia do dente 34. O exame clínico mostra uma restauração Classe II em amálgama envolvendo as faces distal e oclusal.
O preparo com o Sistema ProTaper baseia-se no princípio de que:
O preparo escalonado se baseia no princípio de que:
As etapas operatórias de uma biopulpectomia são, após a abertura coronária: realização do desgaste compensatório, forma de conveniência, cateterismo dos canais, odontometria e
Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A abertura coronária realizada de acordo com os princípios atuais deverá incluir o desgaste compensatório, que nos dentes anteriores é representado pela remoção do(a) _________________, enquanto nos molares, pela remoção da _________________ das paredes da câmara pulpar.
Segundo Cohen, no que se refere à anestesia intrapulpar, assinale a alternativa correta:
A guta-percha pode ser dissolvida por vários solventes orgânicos, dentre os mais conhecidos destaca-se: clorofórmio, xilol e eucaliptol. Assim marque a alternativa correta, segundo Lopes:
Segundo Leonardo, a solução de hipoclorito de sódio a 1% (solução de Milton) é indicado nos seguintes casos, exceto:
Os grampos têm a finalidade de reter e manter a borracha adaptada ao colo clínico do dente, além de promover o afastamento gengival. Segundo Lopes, em dentes parcialmente erupcionados, mal posicionados, com coroas cônicas, entre outras situações que dificultam o isolamento, são empregados grampos especiais. Assinale a alternativa correspondente aos grampos utilizados em molares esquerdos e direitos, onde se deseja maior retenção.
Em dentes com necrose pulpar, se contraindica a:
Das alternativas abaixo, a opção incorreta é:
Segundo Leonardo (2005), em relação à instrumentação, qual é a técnica que originou várias outras com mínimas variações, adaptações ou sugestões, que utiliza somente instrumentos de pequenos calibres com flexibilidade ótima na porção apical do canal radicular, empregando o princípio "step preparation"?
Segundo Leonardo (2005), a técnica que consiste em colocar um instrumento com 10 mm de comprimento dentro do canal radicular; proceder uma tomada radiográfica e, com auxílio de uma régua milimetrada, medir na radiografia o comprimento do dente e o do instrumento, e de posse dos três valores usar o teorema de Tales, através do qual se obtém o Comprimento Real do Dente, é designada técnica de
Baseando-se em Lopes (2015), no que diz respeito ao tratamento conservador da polpa dental, analise as afirmativas abaixo.
I. A pulpotomia é um tratamento conservador, sendo seu objetivo a remoção total da polpa coronária viva, sã ou inflamada, mantendo-se a porção radicular.
II. Em casos de exposição por cárie, o capeamento direto é contraindicado, uma vez que a porção pulpar exposta contém áreas de necrose, microabscessos e bactérias.
III. No capeamento pulpar indireto, quanto mais profundamente o tecido pulpar for excisado, maior será a probabilidade de se remover a porção tecidual afetada.
IV. O sucesso da pulpotomia depende de fatores como a não introdução de bactérias no sistema de canais radiculares e a não utilização de substâncias com alto poder citotóxico que poderiam manter o quadro inflamatório.
Estão corretas apenas as afirmativas
De acordo com Lopes (2015), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a sequência correta.
As substâncias químicas auxiliares da instrumentalização são
( ) empregadas no interior do canal radicular para dissolução de tecidos orgânicos vivos ou necrosados, eliminação de micro-organismos, lubrificação, quelação de íons cálcio e suspensão de detritos da instrumentação.
( ) usadas durante a instrumentação dos canais radiculares desempenhando ações psicológicas e físicas, porém são dissociadas da ação mecânica dos instrumentos endodônticos.
( ) utilizadas em endodontia sendo um dos agentes que removem íons cálcio da dentina e, geralmente, são mais empregadas em canais amplos como os dos incisivos superiores.
( ) possuem poder de umectação, conserva as paredes dentinárias hidratadas, atuando como lubrificante, não obstante prejudicam a preservação do corte dos instrumentos durante o preparo dos canais.
A limpeza básica e as estratégias de modelagem do preparo do canal radicular podem ser categorizadas em
A Trefinação é um dos procedimentos possíveis de serem realizados em casos de urgências endodônticas. Sobre esse procedimento, pode-se afirmar que
No que se refere ao preparo mecânico dos canais radiculares pode-se afirmar que
Abertura coronária é o ato operatório pelo qual se tem acesso à câmara pulpar. Sobre a cirurgia de acesso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A forma de conveniência nos molares superiores e inferiores pode exigir a remoção da cúspide mesiovestibular.
( ) A zona de eleição para abertura coronária dos dentes anteriores é a superfície lingual. Em alguns casos pode-se alterar a zona de eleição, considerando-se sempre que o objetivo principal da abertura coronária é permitir um acesso o mais retilíneo possível ao canal radicular.
( ) Nos molares superiores a abertura inicial deve ser realizada pela superfície oclusal em um ponto deslocado no sentido palatino da fossa central.
( ) Nos molares inferiores a abertura inicial deve ser realizada na superfície oclusal em um ponto deslocado para distal da fossa central.
A sequência está correta em
Atenção: Para responder a questão abaixo, considere as informações a seguir:
Paciente com 38 anos de idade, sexo feminino, busca atendimento odontológico com queixa de dor no dente 13. Durante a
breve anamnese, a paciente relata que tem sentido um mal-estar, com perda de apetite, febrícula, náuseas e vômitos. Com relação ao
dente 13, a paciente refere que a dor é intermitente e, ao ingerir bebidas geladas, ela sente dor intensa e prolongada. O exame clínico
mostra uma restauração Classe I I I em resina composta na face mesial do dente 13 com infiltração. O exame radiográfico mostra
uma restauração profunda com recidiva de cárie e aumento do espaço do ligamento periodontal.
Coloque em ordem cronológica os procedimentos clínicos da etapa denominada pré-Instrumentação, segundo Lopes & Siqueira Jr. (2015).
( ) Cateterismo.
( ) Ampliação cervical do canal radicular.
( ) Glide path (criação do leito do canal radicular).
( ) Complementação da exploração do canal radicular.
A sequência correta dessa ordenação é