SóProvas



Prova CCV-UFC - 2017 - UFC - Odontólogo


ID
2760475
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O Código de Ética Odontológico vigente, aprovado pela Resolução do Conselho Federal de Odontologia N° 118/2012 traz disposições legais acerca do exercício profissional no âmbito da Odontologia. Nesse contexto, qual alternativa, dentre as opções abaixo, representa um direito fundamental dos profissionais inscritos, segundo suas atribuições específicas?

Alternativas
Comentários
  • As demais alternativas, apesar de corretas, são deveres.


ID
2760478
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Odontológico vigente, na comunicação e divulgação, é obrigatório constar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas. No caso de pessoas jurídicas, também o nome e o número de inscrição do responsável técnico. Nesse contexto, poderá, ainda, constar na comunicação e divulgação:

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética...

    Art. 43. Na comunicação e divulgação é obrigatório constar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas. No caso de pessoas jurídicas, também o nome e o número de inscrição do responsável técnico. 

    § 1º. Poderão ainda constar na comunicação e divulgação: 

    I - áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento, desde que precedidos do título da especialidade registrada no Conselho Regional ou qualificação profissional de clínico geral. Áreas de atuação são procedimentos pertinentes às especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal; 

    II - as especialidades nas quais o cirurgião-dentista esteja inscrito no Conselho Regional; 

    III - os títulos de formação acadêmica 'stricto sensu' e do magistério relativos à profissão; 

    IV - endereço, telefone, fax, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios, credenciamentos, atendimento domiciliar e hospitalar; 

    V - logomarca e/ou logotipo; e, 

    VI - a expressão "clínico geral", pelos profissionais que exerçam atividades pertinentes à Odontologia decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso de graduação ou em cursos de pós graduação. 

    § 2º. No caso de pessoa jurídica, quando forem referidas ou ilustradas especialidades, deverão possuir,

    a seu serviço, profissional inscrito no Conselho Regional nas especialidades anunciadas, devendo, ainda,

    ser disponibilizada ao público a relação destes profissionais com suas qualificações, bem como os clínicos gerais com suas respectivas áreas de atuação, quando houver.


ID
2760481
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um objetivo do Sistema Único de Saúde segundo a Lei No 8.080, de 19 de setembro de 1990.

Alternativas
Comentários
  • III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

    Gaba : E


ID
2760484
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com sua origem etimológica, a palavra cárie significa "matéria podre", que nomeia, entretanto, uma doença que se instala muito antes da própria formação de uma cavidade e da deterioração dentária. Considerando a cárie dentária, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a cárie não é uma doença, mas sim uma lesão.

  • O diagrama de Keyes ilustra a interação de 3 fatores... microorganismo, dieta e hospedeiro(dente).

    O fator tempo foi adicionado, na década de 80, por Newbrum.

  • Rafael Pereira, na verdade a cárie é uma doença, o que chamamos às vezes de cárie é a manifestação da doença (lesão de cárie), que pode ser lesão de mancha branca ou cavidades.

  • A utilização do flúor é abrangente na odontologia, funcionando como um modulador da perda e do ganho mineral, mas não impede o início da doença cárie. Sua eficiência está na redução da progressão da cárie.

  • LETRA A


ID
2760487
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta princípios do Sistema Único de Saúde, segundo a Lei No 8.080, de 19 de setembro de 1990.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA B

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no , obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

    III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

    V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;

    VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;

    VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática;

    VIII - participação da comunidade;

    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

    b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;

    X - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;

    XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;

    XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e

    XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.


ID
2760490
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O conhecimento dos fatores etiológicos da doença cárie e o abandono da filosofia de extensão preventiva, resultou em preparos mais conservadores. Sobre características e requisitos das cavidades Classe II para amálgama, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA D


ID
2760496
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale o material de proteção do complexo dentino-pulpar com capacidade de estimular a formação de dentina terciária, ação antibacteriana, neutralizador do pH ácido, ação antiexsudativa e indutor da formação de tecido mineralizado.

Alternativas

ID
2760499
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A resina composta é o material restaurador direto mais popular entre os profissionais da atualidade e o mais requisitado pelos pacientes. Podendo ser classificada de acordo com o tipo/tamanho das partículas de carga. Considerando os tipos de resina composta, qual apresenta as seguintes características: usadas em regiões que a estética é primordial, excelente lisura e brilho superficial, baixas propriedades mecânicas, não devendo ser empregada em dentes posteriores e em restaurações Classe IV (a não ser que sejam empregadas na superfície vestibular)?

Alternativas
Comentários
  • As microparticuladas possuem partículas inorgânicas de tamanho pequeno (0,04 micrometros) facilitando a obtenção de uma maior lisura superficial após polimento e acabamento.

    Para uso em posteriores deve-se dar preferência por resinas micro-híbridas ou condensáveis por apresentarem elevado percentual de partículas inorgânicas em sua composição 


ID
2760505
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma situação clínica comum é a fratura ou uma cavidade tipo classe IV com necessidade de restauração imediata. Para a realização de procedimentos restauradores diretos em dentes anteriores fraturados utilizando resina composta, o cirurgião-dentista deve levar em consideração que:

Alternativas
Comentários
  • Classe IV. Cavidades preparadas nas faces proximais dos dentes anteriores, com envolvimento da incisal.

  • gabarito LETRA C


ID
2760508
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia

A máxima preservação da estrutura dentária é um dos principais objetivos da odontologia restauradora. Entretanto, situações mais complexas com perdas de cúspides dificultam procedimentos diretos, sendo indicados procedimentos de técnica indireta como onlay. O preparo cavitário para onlay estética deve apresentar as seguintes características para garantir maior longevidade clínica do procedimento:

Alternativas

ID
2760511
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com a grande demanda por procedimentos estéticos, o uso da resina composta em restaurações dos dentes posteriores tem crescido muito nas últimas décadas. Sobre técnicas restauradoras utilizando-se resinas compostas em dentes posteriores, deve-se considerar que:

Alternativas
Comentários
  • CHRISTENSEN et al. (1999), YAMAUTI (1999), FRANCO et al. (2000), SILVA E SOUZA JR et al. (2000) relataram que o estresse da contração de polimerização pode ser minimizado prolongando-se a fase pré-gel da resina composta, mediante o uso de uma fotoativação inicial com uma baixa intensidade de luz, seguida por alta intensidade, denominada polimerização softstart.

  • polimerização softstart

  • gabarito LETRA C


ID
2760514
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O complexo dentina-polpa pode sofrer alterações frente aos diferentes tipos de agressores externos. A polpa dentária tenta promover um bloqueio a estes agentes agressores por meio de mecanismos de defesa. Uma segunda linha de defesa é o depósito de uma matriz de dentina, que apresenta túbulos sinuosos e menos numerosos do que uma dentina regular, sendo menos sensível e mais calcificada, aumentando a distância entre o agente agressor e o tecido pulpar, sendo denominada de dentina:

Alternativas
Comentários
  • A) Formada durante o desenvolvimento do dente.

    B) Formação fisiológica após o desenvolvimento da raiz com deposição lenta por toda a vida.

    C) GABARITO

    D) É a mineralização dos túbulos dentinários pela deposição de sais de cálcio no interior ou ao redor dos processos odontoblásticos. Ocasionada pelo processos normal de envelhecimento ou em resposta à estímulos de baixa intensidade (cárie ou atrição).

    E) Constitui a matriz orgânica da dentina; é constituída por colágeno e está distribuída entre os túbulos dentinários.


ID
2760517
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Exame clínico e radiográfico de uma paciente de 25 anos de idade evidenciou cárie extensa no dente 36. A paciente queixou-se de dor lancinante, espontânea, pulsátil e contínua. Radiograficamente, foi evidenciado cárie extensa e espaço do ligamento periodontal normal. De acordo com as condições informadas, o diagnóstico e o tratamento dessa condição endodôntica são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA A


ID
2760520
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia

Considera-se que as principais alterações patológicas que afetam os tecidos pulpar e periapicais são de natureza inflamatória e de origem infecciosa. Intraoralmente, a maioria dos abscessos dentários perfura-se bucalmente porque o osso é mais fino na superfície bucal. Qual alternativa, dentre as descritas abaixo, contém um dente em maxila que tipicamente associa-se à drenagem via osso cortical palatino?

Alternativas

ID
2760523
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A infecção em dentes com vitalidade pulpar apresenta-se restrita à superfície da polpa coronária exposta. Uma vez combatida a infecção superficial da polpa, recomenda-se a obturação imediata do sistema de canais radiculares. No caso de impossibilidade de tratamento endodôntico na mesma sessão, o uso de uma medicação intracanal tem o objetivo primordial de:

Alternativas
Comentários
  • Medicações Intracanais

    Quando o tratamento não pode ser completado numa sessão, as bactérias sobreviventes intracanais frequentemente proliferam entre as sessões. Para reduzir o novo crescimento bacteriano e talvez até mesmo melhorar a supressão bacteriana, pode ser vantajoso recorrer a uma medicação intracanal. A medicação antimicrobiana entre sessões age inibindo a proliferação e eliminando ainda as bactérias sobreviventes, assim como reduzindo a um mínimo o ingresso por uma restauração com infiltração. 

    A resposta da questão é letra D, porém, de acordo com este trecho que retirei do livro 'Caminhos da Polpa', tanto a assertiva D como a E estão corretas.

  • "OBJETIVOS Um medicamento pode ser aplicado no interior do sistema de canais radiculares pelas seguintes razões: a) Eliminar microrganismos que sobreviveram ao preparo químico-mecânico. b) Atuar como barreira físico-química contra a infecção ou reinfecção por microrganismos da saliva. c) Reduzir a inflamação perirradicular e consequente sintomatologia. d) Controlar a exsudação persistente. e) Solubilizar a matéria orgânica. f) Inativar produtos microbianos. g) Controlar a reabsorção dentária inflamatória externa. h) Estimular a reparação por tecido mineralizado." Trecho do capítulo de Medicação Intracanal no Livro do Siqueira...
  • polpa viva tem baixa contaminação por bactérias, deve- se obturar na msm sessão para evitar a contaminação do canal por novas bactérias

ID
2760526
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na realização de um preparo do canal radicular não se separa procedimentos mecânicos de químicos, objetivando limpar, ampliar e dar forma definida ao canal radicular para que ele possa receber um material obturador. Dessa forma, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • c) Níquel Titânio 

  • nao entendi porque a resposta correta é a letra E. Alguem sabe explicar?

  • as limas Hedstroem podem ser usadas em pulpectomia e para desobstrução;tem excelente capacidade de corte e remoção de residuos, usadas depois das limas K ou Flexofile,capacidade perfurante nula

  • Utilizar extirpa até o segmento apical? Com certeza a pessoa que fez esta questão nunca realizou uma endodontia!

  • Os extirpa-polpas foram projetados para acionamento manual com o movimento de remoção. Esse movimento é constituído de três etapas: penetração até o segmento apical do canal radicular, rotação de uma a duas voltas sobre seu eixo no sentido horário ou anti-horário e tração em direção cervical (Lopes e Siqueira).


ID
2760529
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente compareceu à clínica odontológica para a realização do tratamento endodôntico do dente 21. Após o preparo químico-mecânico do elemento dentário, procedeu-se a obturação do conduto radicular com guta-percha e cimento endodôntico. Determine o cimento endodôntico que apresenta componente com atividade antibacteriana, efeito anestésico e anti-inflamatório a ser utilizado na situação descrita.

Alternativas
Comentários
  • CIMENTO À BASE DE OXIDO DE ZINCO-EUGENOL:

    - O eugenol possui atividade antibacteriana, efeito anestésico e anti-inflamatório. Ele é bactericida em concentrações relativamente altas (10–2 a 10–3 mol/L).

    fonte: lopes e siqueira, endodontia biologia e tecnica , 3 edição


ID
2760532
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Embora muitas das fibras colágenas na gengiva e no ligamento periodontal estejam distribuídas irregular ou aleatoriamente, a maioria delas tende a se dispor em grupos de feixes com orientação bem definida. De acordo com sua inserção e a trajetória que seguem no tecido, os feixes orientados de fibras gengivais podem ser divididos nos seguintes grupos de fibras:

Alternativas
Comentários
  • 1.Fibras Circulares (CF): Feixes de fibras dispostos na gengiva livre e que circundam o dente em forma de anel e se entrelaçam com outras fibras. Prendem a gengiva ao dente firmemente.

    2.Fibras Dentogengivais(DGF): Feixes de fibras embutidas no cimento da porção supralveolar da raiz. Projetam-se em forma de leque na direcção do tecido gengival livre das superfícies V, L e interproximal. Prendem o dente firmemente.

    3.Fibras Dentoperiósticas(DPF): Partem do cemento cervical até o periósteo da crista alveolar e das superfícies vestibular e bucal do osso alveolar. Se ancoram ao periósteo - prende o periósteo ao dente.

    4.Fibras Transeptais(TF): Estendem-se entre o cimento supraalveolar de dentes vizinhos. Seguem um trajeto retilíneo sobre o septo interdental e estão inseridas no cimento de dentes adjacentes. Ancoram um dente ao outro.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfPGIAJ/periodonto-resumo

  • Fibras do tecido conjuntivo: CORE - colágenas, oxitalânicas, reticulares, elásticas

    Fibras do ligamento periodontal: CHAO - crista óssea, horizontais, apicais, oblíquas

    Fibras gengivais: CDDT - circulares, dentogengivais, dentoperiosteais, transeptais


ID
2760535
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O grau de formação do cálculo dental não é dependente somente da quantidade de placa bacteriana presente, mas também da secreção das glândulas salivares. Consequentemente, o cálculo supragengival predomina nas regiões próximas à saída dos ductos excretores das glândulas salivares. Assinale a alternativa, dentre os itens abaixo, que apresenta as localizações predominantes do cálculo supragengival.

Alternativas

ID
2760538
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A periodontite crônica é geralmente uma forma de progressão lenta da doença periodontal que, em algum estágio, pode sofrer exacerbação, resultando em perda adicional de inserção e osso. Assinale a alternativa, dentre os itens abaixo, que descreve características da periodontite crônica.

Alternativas
Comentários
  • periodontite cronica - sitio-específica ( letra b )?

    Questão nao especifica se a periodontite cronica é localizada ou generalizada. Como a alternativa C afirma que poucos sitios sofrem destruiçao?

    Mal formulada demais

  • Lembrando que, desde 2018, essa classificação de "periodontite agressiva" não existe mais...

    Só temos:

    Periodontite

    Periodontite necrosante

    Periodontite como manifestação de doenças sistêmicas


ID
2760541
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O tratamento da periodontite agressiva deve ser iniciado somente após a conclusão de um diagnóstico cuidadoso, feito por um periodontista experiente. Assinale a alternativa que apresenta o princípio de intervenção terapêutica para a eliminação da flora patogênica na periodontite agressiva.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que, desde 2018, essa classificação de "periodontite agressiva" não existe mais...

    Só temos:

    Periodontite

    Periodontite necrosante

    Periodontite como manifestação de doenças sistêmicas


ID
2760544
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Gengivite necrosante, periodontite necrosante e estomatite necrosante são as formas de doença inflamatória mais graves provocadas pela placa bacteriana, e que constituem as doenças periodontais necrosantes. Assinale a alternativa que apresenta características clínicas das doenças periodontais necrosantes.

Alternativas

ID
2760547
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os abscessos periodontais são uma das principais causas que levam o paciente a procurar cuidados emergenciais em clínicas odontológicas. Assinale a alternativa que apresenta características da patogênese e histopatologia dos abscessos periodontais.

Alternativas
Comentários
  • Por que a D está certa? os Leucócitos promovem a destruição do Tecido conjuntivo ?

  • Não entendi e fui procurar num livro. Ainda não ficou muito claro, mas vou colar aqui:

    "Na doença periodontal, a resposta inflamatória causa a resistência tecidual à invasão bacteriana, porém também provê mecanismos que contribuem para o dano tecidual. As células da inflamação aguda, como os mastócitos, macrófagos, histócitos, células de Langerhans e leucócitos polimorfonucleares, estão todos reunidas para formar um mecanismo potente de defesa antibacteriana, contudo, os sinais iniciais da inflamação gengival (p. ex., inchaço, vermelhidão, sangramento à sondagem) representam os aspectos de destruição tecidual dessas células. Na doença periodontal estabelecida, há também alterações inflamatórias crônicas, com células B e T se somando ao espectro antibacteriano. Essas células linfocíticas também possuem a capacidade de liberar citocinas, que podem induzir a síntese de metabólitos araquidonato (especialmente PGE2), e estimular macrófagos e osteoclastos a liberar hidrolases e colagenases, que são responsáveis pela perda de colágeno e osso.


ID
2760550
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O exame periodontal deve ser sistemático, começando na região de molares (maxila ou mandíbula) e prosseguindo por todo o arco dentário. Sobre a sondagem da bolsa periodontal, assinale a alternativa que apresenta as duas diferentes profundidades de bolsa.

Alternativas
Comentários
  • A


ID
2760553
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O tratamento de pacientes portadores de doença periodontal, incluindo sintomas das condições patogênicas associadas, tais como pulpites, periodontites periapicais, abscessos gengivais e migrações dentárias, pode ser didaticamente dividido em quatro fases. De acordo com Lindhe et al. (2011) (Lindhe, J.; Lang, N.P.; Karring, T. Periodontia Clínica e Implantologia Oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011), assinale a alternativa que apresenta essas quatro fases na ordem em que devem ser realizadas.

Alternativas
Comentários
  • 1) fase sistêmica da terapia; 2) fase inicial; 3) fase corretiva de terapia; 4) fase de manutenção;


ID
2760556
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As urgências em periodontia comumente envolvem processos infecciosos agudos, onde se destacam os abscessos. O abscesso pericoronário é uma infecção purulenta localizada no tecido gengival/mucoso associada principalmente a qual dente, considerando-se as opções abaixo?

Alternativas
Comentários
  • E

  • O ABCESSO PERICORONÁRIO envolve os tecidos ao redor das coroas ou dentes parcialmente erupcionados, sendo mais comum em terceiros molares inferiores.

  • Para a doutrina majoritária, IPTU é um imposto real, ou seja, acompanha a coisa (imóvel), servindo esta como garantia do pagamento do tributo. O comentário do Rafael Guimarães está bem completo no que tange à esfera tributária.


ID
2760559
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia

A causa mais frequente de dificuldades respiratórias no ambiente odontológico é a ansiedade, que se manifesta como hiperventilação. Dentre as opções abaixo, qual a que contém um dos procedimentos que devem ser realizados em caso de um paciente desenvolver quadro de hiperventilação associado a sintomas de alcalose, durante procedimento cirúrgico?

Alternativas

ID
2760562
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Durante uma exodontia não-complexa, se o fórceps for ajustado apicalmente, o centro de rotação será deslocado apicalmente, e menores pressões apicais serão geradas. Isso irá resultar em:

Alternativas
Comentários
  • A

  • Quando é feita a correta adaptação do fórceps e empregada a força adequada, o alvéolo dentário é expandido pela inserção das pontas ativas para dentro do espaço do ligamento periodontal e o centro de rotação é deslocado apicalmente; dessa forma, menor movimento do ápice do dente e menor a chance de fratura da raiz.


ID
2760565
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As posições do paciente, da cadeira e do operador são críticas para o completo sucesso da exodontia. Para extração de dentes superiores, qual opção contém um dos ajustes que deve ser realizado em relação ao posicionamento da cadeira odontológica?

Alternativas

ID
2760568
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma das complicações mais comumente associadas a uma extração dentária é a fratura radicular. Nessa situação, tem se indicado o acesso de Caldwell-Luc para remoção de fragmentos dentários deslocados para qual região anatômica?

Alternativas
Comentários
  • B

  • Essa manobra é utilizada para remover corpos estranhos da região do seio maxilar, como a presença de restos radiculares que se deslocaram para a região do seio devido a movimentos intempestivos durante a exodontia. É feita abertura ampla da região do seio, com incisão na região dos caninos a molares, remoção do corpo estranho, curetagem da mucosa sinusal, irrigação abundante com solução salina, hemostasia e sutura.


ID
2760571
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente adulto portador de válvula cardíaca protética e alérgico à penicilina necessita submeter-se a múltiplas exodontias. Qual regime antibiótico por via oral apropriado ao caso, considerando-se as opções abaixo, deve ser instituído 30 a 60 minutos antes do procedimento para prevenção da endocardite infecciosa?

Alternativas
Comentários
  • E

  • Protocolo padrão:

    Amoxicilina 2g, 30 a 60 minutos antes do procedimento.

    Se o paciente for alérgico:

    Clindamicina 600 mg

    OU

    Azitromicina ou Claritromicina 500 mg

    Fonte: PROTOCOLOS FARMACOLÓGICOS RECOMENDADOS NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA (CROMS) Agosto/2019


ID
2760574
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Clinicamente, a susceptibilidade dos neurônios aos anestésicos locais varia conforme o tamanho e o tipo da fibra. Os neurônios sensoriais são bastante heterogêneos em tamanho e exibem uma ampla variação na sensibilidade. Assinale a alternativa que contém as modalidades de sensações listadas em ordem crescente de resistência ao bloqueio de condução.

Alternativas
Comentários
  • A

  • Estas substâncias produzem a abolição de funções autonômicas e sensitivas motoras, pois o comprometimento das fibras periféricas obedece à seguinte sequência: primeiro as autonômicas, depois as responsáveis pela sensibilidade térmica, dolorosa e tátil, a seguir as relações de pressão e vibração e por último as proprioceptivas e motoras. A recuperação de tais funções se dá pela ordem inversa .


ID
2760577
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Anestésicos locais são agentes que bloqueiam de maneira reversível a condução nervosa quando aplicados em uma área circunscrita do corpo. A molécula típica de um anestésico local pode ser dividida em três partes. Qual dessas partes confere propriedades lipofílicas à molécula?

Alternativas
Comentários
  • a porção aromática dá lipossolubilidade a molécula, a porção terminal hidrossolubilidade e a intermediária liga as duas! lembrando que a benzocaína n tem a porçao terminal, por isso ela é altamente lipossolúvel!

  • A molécula do anestésico local tipico é dividida em três partes:

    1- GRUPO AROMÁTICO: confere propriedades lipofílicas à molécula;

    2- GRUPO AMINO: fornece a hidrossolubilidade;

    3- CADEIA INTERMEDIÁRIA: fornece a separação espacial necessária entre as extremidades lipofílicas e hidrofílicas do anestésico local, além de servir como base adequada para a classificação da maioria dos anestésicos locais em dois grupos ( ésteres e as amidas).

    LETRA B

  • Vale lembrar que a porção amino terminal é a que proporciona hidrossolubilidade à molécula e normalmente são as aminas terciárias as responsáveis, no caso da prilocaína é uma amina secundária. A configuração química básica de um anestésico local é composta pela sua porção hidrofílica (grupamento amino) + porção intermediária (ésteres ou amidas) + porção lipofílica (grupo aromático).

  • O anestésico local é uma molécula anfipática composta por:

    1 parte lipofílica (grupo aromático)

    1 parte hidrofílica (amina)

    1 cadeia intermediária, formada por um éster ou amida (o que dá a classificação do anestésico).


ID
2760580
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Antes de se prescrever ou administrar uma droga a uma paciente grávida, o dentista deve estar familiarizado com a classificação dos medicamentos baseada no seu risco potencial de lesão fetal. Assinale a alternativa que contém um antibiótico contraindicado durante a gravidez.

Alternativas
Comentários
  • A

  • Todas as tetraciclinas atravessam de maneira significativa a placenta, atingindo altos níveis sangüíneos. As concentrações plasmáticas no cordão umbilical atingem 60% e no líquido amniótico 20% da concentração plasmática materna. Em virtude de sua alta afinidade por cálcio e tecidos mineralizados, ligam-se de maneira muito intensa a ossos e dentes em desenvolvimento, tornando-os irreversivelmente manchados. Essas manchas têm implicações estéticas e não clínicas visto que a dureza, a integridade e a porosidade dos tecidos permanecem preservadas. Em virtude disso, alguns autores contraindicam seu uso após a 20ª semana gestacional, estágio onde ocorre calcificação de tecidos duros.


ID
2760583
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os opioides são utilizados principalmente para alívio da dor e, consequentemente, encontram ampla aplicação na Odontologia. Assinale a alternativa que contém um agente opioide.

Alternativas
Comentários
  • B

  • Questão respondida pela técnica da eliminação! kkkkk

  • eu sabia q a naloxona era antagonista de opíoides...

  • Este medicamento é indicado para reversão completa ou parcial da depressão causada por opioide, inclusive depressão respiratória, induzida por ingestão de narcóticos opioides naturais ou sintéticos.

    O cloridrato de naloxona é um medicamento que reverte os efeitos dos opioides, como depressão respiratória, sedação e hipotensão e por isso é chamado de antagonista puro de opioide. Este é um medicamento utilizado somente por profissionais da saúde em ambiente hospitalar ou clínicas especializadas.

    O cloridrato de naloxona não produz depressão respiratória, alucinações ou contração da pupila.

    O cloridrato de naloxona não se mostrou capaz de causar tolerância, nem produzir dependência física ou psíquica.

  • Naloxona não serve pra nada senão para antagonizar opioides

  • REVERSOR DE OPIOIDEEEEEEEEEEEEEES????????????????

    RESPOSTA :>>>> NALOXOOOOOOOOOOOOOOONA NELES.

    Cloridrato de naloxona

    Narcan

    Naloxona

    Pode-se considerar a adm de naxolona por transeuntes, em casos de suspeita de emergências potencialmente fatais associadas a opióides.

    Morfina, Codeína e Fentanil pertencem ao grupo dos opióides. Todos são derivados do ópio. A medicação utilizada como antagonista para os opióides é a: Naloxona.

    Em pacientes com dependência de opioides, conhecida ou suspeita, que não respondem, apresentam respiração anormal, mas têm pulso, é adequado que socorristas leigos devidamente treinados e pro ssionais de saúde capacitados para SBV, além da prestação dos cuidados básicos, administrem naloxona

     por via intramuscular (IM) ou intranasal (IN). Pode-se considerar o treinamento em resposta à overdose de opioides, com ou sem distribuição de naloxona, para pessoas com risco de overdose em qualquer ambiente. 

    FONTE: 

    DESTAQUES da American Heart Association 2020. Atualização das Diretrizes de RCP e ACE


ID
2760586
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta características das técnicas de terapia pulpar vital em dentes decíduos.

Alternativas
Comentários
  • A - Errada. A pulpotomia é a remoção do tecido pulpar coronário com a manutenção e posterior proteção da polpa radicular com um material adequado.

     

    B - Errada. No capeamento pulpar direto é indispensável a utilização de Isolamento ABSOLUTO.

     

             - Capeamento Pulpar - Indicações: => Ausência de reabsorção radicular;

                                                               =>Microexposição de origem mecânica (não por lesão cariosa);

                                                               => Ausência de contaminação pulpar por saliva e/ou microrganismos (Fazer uso de Isolamento Absoluto e materiais esterilizados);

                                                              =>Contenção Hemorrágica espontânea.

     

    C - Correta.

     

    D - Errada. Se houver evidência de Hiperemia após a remoção da polpa coronária, indicando que a inflamação está PRESENTE no tecido, a pulpotomia não está indicada, não devendo fazer uso do formocresol. A pulpotomia só deve ser feita quando a hemorragia foi facilmente controlada, o que indicará que a polpa radicular mantém sua vitalidade.

     

    E - Errada. O Agregado de Trióxido Mineral (MTA) pode ser usado para o capeamento pulpar direto, mas o Hidróxido de Cálcio é há décadas muito utilizado tanto para capeamento pulpar quanto para pulpotomia.


ID
2760589
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta indicação para a realização de pulpectomia total.

Alternativas
Comentários
  • D


ID
2760592
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a indicação para utilização do mantenedor de espaço banda-alça.

Alternativas
Comentários
  • A - Errada. Mantenedores de espaço não são usados em casos em que já houve perda. Não são usados para Recuperação de espaço.

     

    B - Correta. A banda-alça está indicada para manutenção de espaço unilateral quando na perda precoce de um decíduo nos segmentos posteriores, tanto no arco superior quanto no inferior.

     

    C - Errada. A alça não possui muita resistência, então deve ser usada para manter espaço de um dente. Em casos de perdas múltiplas de decíduos superiores: Botão Palatino de Nance. Em Inferiores: Arco Lingual ou de Arco Lingual de Nance.

     

    D - Errada. Nesse caso o mais indicado seria a realização de expansão generalizada do arco. Além disso, a indicação da banda-alça é justamente em casos de perda precoce do decíduo.

     

    E - Errada. A banda-alça é mais utilizada: Na perda do 1° molar decíduo antes da erupção do 1° molar permanente ou na perda de um 1° ou 2° molar decíduo Após a erupção do molar permanente. Em casos em que o 2° molar decíduo é perdido antes da erupção do 1° molar permanente é utilizado o mantenedor de espaço Guia de Erupção.