D
Os sinais clínicos da influenza aviária podem variar de acordo com a espécie afetada, a idade, o sexo, virulência do vírus, ambiente, presença de infecções associadas e manejo. Todavia o fator mais importante que determina o quadro sintomático é patogenicidade do vírus. O vírus possui três formas distintas: Baixa patogenicidade (VIABP), média patogenicidade (VIAMP) e alta patogenicidade (VIAAP).
Sinais clínicos
Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade – Sinais respiratórios discretos, aerosaculites, diarréia, mortalidade baixa, ovos com má formação, involução ovariana e presença de hemorragia, queda de postura.
Influenza Aviária de Média Patogenicidade - Sinais respiratórios discretos, aerosaculites, diarréia, mortalidade baixa, ovos com má formação, peritonite por ruptura de ovário, inflamação renal com presença de uratos, queda de postura.
Influenza Aviária de Alta Patogenicidade – Depressão severa, inapetência, penas arrepiadas, edema facial com crista e barbela inchada e cianótica, canelas com lesões hemorrágicas, dificuldade respiratória com descarga nasal, severa queda de postura, prostração, diarréia, paralisia e morte, morte súbita sem presença dos sinais clínicos mortalidade de até 100% do aviário.
https://www.to.gov.br/adapec/influenza-aviaria/7abrrko8lxuz