SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Prefeitura de Palmeirina - PE - Motorista Escolar


ID
3297820
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A falta ou deficiência da iluminação nas estradas, bem como os faróis com defeito, mal regulados ou que não funcionam, impedem situações de pouca visibilidade (penumbra). Ou seja, quando há algum defeito nesses equipamentos, o condutor percebe as situações de risco mais facilmente, havendo assim tempo de evitar danos maiores ao veículo e aos usuários da via, tais como buracos na pista e acostamento em desnível, por exemplo.

II. O condutor defensivo, sabendo ser impossível prever situações inesperadas, deve ficar atento e ser capaz de promover acidentes.

III. Direção defensiva é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A falta ou deficiência da iluminação nas estradas, bem como os faróis com defeito, mal regulados ou que não funcionam, impedem situações de pouca visibilidade (penumbra). Ou seja, quando há algum defeito nesses equipamentos, o condutor percebe as situações de risco mais facilmente, ( CLARO QUE NÃO DIFICULTANDO A VISIBILIDADE DO CONDUTOR )havendo assim tempo de evitar danos maiores ao veículo e aos usuários da via, tais como buracos na pista e acostamento em desnível, por exemplo.ERRADO

    II. O condutor defensivo, sabendo ser impossível prever situações inesperadas, deve ficar atento e ser capaz de promover acidentes.ERRADO

    III. Direção defensiva é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito. ( CERTO)

  • I. A falta ou deficiência da iluminação nas estradas, bem como os faróis com defeito, mal regulados ou que não funcionam, impedem situações de pouca visibilidade (penumbra). Ou seja, quando há algum defeito nesses equipamentos, o condutor percebe as situações de risco mais facilmente, havendo assim tempo de evitar danos maiores ao veículo e aos usuários da via, tais como buracos na pista e acostamento em desnível, por exemplo. --> INCORRETA

    "Lanternas de posição queimadas ou com defeito, à noite ou em ambientes escurecidos (chuva, penumbra): comprometem o reconhecimento do seu veículo pelos demais usuários da via;" (pág. 20)

    "Usar o farol alto ou o farol baixo desregulado ao cruzar com outro veículo, pode ofuscar a visão do outro motorista...." (pág. 44)

    II. O condutor defensivo, sabendo ser impossível prever situações inesperadas, deve ficar atento e ser capaz de promover acidentes. --> INCORRETA

    "Para isso, você precisa aprender os conceitos da direção defensiva e usar este conhecimento com eficiência. Dirigir sempre com atenção, para poder prever o que fazer com antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes." (pág. 13)

    III. Direção defensiva é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito. --> CORRETA

    "Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente. Mas, o que é a direção defensiva? É a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via." (pág. 12)

    Fonte: Manual de Direção Defensiva - DENATRAN (2005)

    Gabarito: B


ID
3297823
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O motorista, ao conduzir o veículo, deve evitar estar atento à sinalização da via, às condições de perigo e aos sinais luminosos do painel do carro.

II. A utilização de aparelho celular pelo condutor é um fator que pode causar graves riscos à condução do veículo e gerar acidentes.

III. O condutor não deve ingerir bebida alcoólica ou usar drogas psicoativas enquanto está ao volante. Além de reduzir a concentração do motorista, essas substâncias afetam a sua coordenação motora, mudam o seu comportamento e diminuem o seu desempenho, limitando a percepção de situações de perigo e reduzindo a capacidade de ação e reação. Assim, é fundamental ao motorista manter-se sóbrio e concentrado quando estiver conduzindo o veículo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. O motorista, ao conduzir o veículo, deve evitar estar atento à sinalização da via, às condições de perigo e aos sinais luminosos do painel do carro. ERRADO --> DEVE ESTAR ATENTO

    II. A utilização de aparelho celular pelo condutor é um fator que pode causar graves riscos à condução do veículo e gerar acidentes.CERTO

    III. O condutor não deve ingerir bebida alcoólica ou usar drogas psicoativas enquanto está ao volante. Além de reduzir a concentração do motorista, essas substâncias afetam a sua coordenação motora, mudam o seu comportamento e diminuem o seu desempenho, limitando a percepção de situações de perigo e reduzindo a capacidade de ação e reação. Assim, é fundamental ao motorista manter-se sóbrio e concentrado quando estiver conduzindo o veículo. CERTO

  • I. O motorista, ao conduzir o veículo, deve evitar estar atento à sinalização da via, às condições de perigo e aos sinais luminosos do painel do carro. --> INCORRETA

    "Ao dirigir, evite utilizar tanto as freadas bruscas, como as desnecessárias, pois isto desgasta mais rapidamente os componentes do sistema de freios. É só dirigir com atenção, observando a sinalização, a legislação e as condições do trânsito. " (pág. 21)

    IIA utilização de aparelho celular pelo condutor é um fator que pode causar graves riscos à condução do veículo e gerar acidentes. --> CORRETA

    "Outros fatores que reduzem a concentração, apesar de muitos não perceberem isso:

    ■ Usar o telefone celular ao dirigir, mesmo que seja viva-voz;

    ..." (pág. 25)

    III. O condutor não deve ingerir bebida alcoólica ou usar drogas psicoativas enquanto está ao volante. Além de reduzir a concentração do motorista, essas substâncias afetam a sua coordenação motora, mudam o seu comportamento e diminuem o seu desempenho, limitando a percepção de situações de perigo e reduzindo a capacidade de ação e reação. Assim, é fundamental ao motorista manter-se sóbrio e concentrado quando estiver conduzindo o veículo. --> CORRETA

    "Ingerir bebida alcoólica ou usar drogas, além de reduzir a concentração, afeta a coordenação motora, muda o comportamento e diminui o desempenho, limitando a percepção de situações de perigo e reduzindo a capacidade de ação e reação." (pág. 25)

    Fonte: Manual de Direção Defensiva - DENATRAN (2005)

    Gabarito: C


ID
3297826
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O condutor defensivo tem o dever de conhecer o veículo que está conduzindo e saber usá-lo corretamente.

II. Ao transitar por uma estrada ou uma via pública de qualquer natureza, o motorista deve estar ciente de que o farol alto do veículo em sentido contrário pode lhe causar cegueira momentânea, facilitando, assim, o controle do veículo e tornando a viagem mais segura. Nessa situação, para evitar um acidente, o motorista deve sinalizar, ao condutor que vem no sentido contrário, apagando todos os faróis e desviando o foco de visão da luz ofuscante.

III. O condutor defensivo deve confiar apenas nas próprias habilidades, ignorando os instrumentos do painel ao tomar as decisões ao volante.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. O condutor defensivo tem o dever de conhecer o veículo que está conduzindo e saber usá-lo corretamente. CERTO)

    II. Ao transitar por uma estrada ou uma via pública de qualquer natureza, o motorista deve estar ciente de que o farol alto do veículo em sentido contrário pode lhe causar cegueira momentânea, facilitando, assim, o controle do veículo e tornando a viagem mais segura( CLARO QUE NÃO) . Nessa situação, para evitar um acidente, o motorista deve sinalizar, ao condutor que vem no sentido contrário, apagando todos os faróis e desviando o foco de visão da luz ofuscante. (ERRADO)

    III. O condutor defensivo deve confiar apenas nas próprias habilidades, ignorando os instrumentos do painel ao tomar as decisões ao volante. ( ERRADO)

    @CONCURSEIRONORDESTINO

    AVANTE!

  • I. O condutor defensivo tem o dever de conhecer o veículo que está conduzindo e saber usá-lo corretamente.

    II. Ao transitar por uma estrada ou uma via pública de qualquer natureza, o motorista deve estar ciente de que o farol alto do veículo em sentido contrário pode lhe causar cegueira momentânea, FACILITANDO, assim, o controle do veículo e tornando a viagem mais segura. Nessa situação, para evitar um acidente, o motorista deve sinalizar, ao condutor que vem no sentido contrário, apagando todos os faróis e desviando o foco de visão da luz ofuscante. (CEGUEIRA MOMENTÂNEA É UM PERIGO PARA O CONDUTOR, PASSAGEIROS E DEMAIS VEÍCULOS NA PISTA DE ROLAMENTO, COM ALTO RISCO DE ACIDENTE).

    III. O condutor defensivo deve confiar apenas nas próprias habilidades, ignorando os instrumentos do painel ao tomar as decisões ao volante (PELO CONTRÁRIO, DEVE CERTIFICAR-SE CONSTANTEMENTE DAS SITUAÇÕES ADVERSAR QUE AUMENTAM O RISCO DE ACIDENTES, ALÉM DE SE ATENTAR AOS INDICADORES NO PAINEL DO VEÍCULO E REALIZAR REVISÃO VEICULAR PERIODICAMENTE).

  • I. O condutor defensivo tem o dever de conhecer o veículo que está conduzindo e saber usá-lo corretamente. --> CORRETA

    "Tenha, a todo o momento, domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e com os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito." (pág. 46)

    II. Ao transitar por uma estrada ou uma via pública de qualquer natureza, o motorista deve estar ciente de que o farol alto do veículo em sentido contrário pode lhe causar cegueira momentânea, facilitando, assim, o controle do veículo e tornando a viagem mais segura. Nessa situação, para evitar um acidente, o motorista deve sinalizar, ao condutor que vem no sentido contrário, apagando todos os faróis e desviando o foco de visão da luz ofuscante. --> INCORRETA

    "Usar o farol alto ou o farol baixo desregulado ao cruzar com outro veículo, pode ofuscar a visão do outro motorista. Por isso, mantenha sempre os faróis regulados e, ao cruzar com outro veículo, acione com antecedência a luz baixa." (pág. 44)

    III. O condutor defensivo deve confiar apenas nas próprias habilidades, ignorando os instrumentos do painel ao tomar as decisões ao volante. --> INCORRETA

    "Force a sua concentração no ato de dirigir, acostumando-se a observar sempre e alternadamente:

    ■ As informações no painel do veículo, como velocidade, combustível, sinais luminosos;

    ...

    ■ A movimentação de outros veículos à sua frente, à sua traseira ou nas laterais;

    ■ A movimentação dos pedestres, em especial nas proximidades dos cruzamentos;

    ..." (pág. 27)

    Fonte: Manual de Direção Defensiva - DENATRAN (2005)

    Gabarito: B


ID
3297829
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Os procedimentos de revisão e manutenção dos sistemas do veículo contribuem para a segurança do motorista e dos passageiros. Os freios gastos, por exemplo, exigem maiores distâncias para frear com segurança e podem causar acidentes. Os faróis defeituosos podem prejudicar a visibilidade da via à noite e, assim, elevar o risco de colisão com animais.

II. O condutor defensivo deve conhecer as leis e a sinalização de trânsito e obedecê-las sempre, em qualquer local e horário.

III. A aquaplanagem é um efeito caracterizado pela perda da aderência do pneu do veículo com o solo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Os procedimentos de revisão e manutenção dos sistemas do veículo contribuem para a segurança do motorista e dos passageiros. Os freios gastos, por exemplo, exigem maiores distâncias para frear com segurança e podem causar acidentes. Os faróis defeituosos podem prejudicar a visibilidade da via à noite e, assim, elevar o risco de colisão com animais. ( CERTO)

    II. O condutor defensivo deve conhecer as leis e a sinalização de trânsito e obedecê-las sempre, em qualquer local e horário.(CERTO)

    III. A aquaplanagem é um efeito caracterizado pela perda da aderência do pneu do veículo com o solo. (CERTO)

    @CONCURSEIRONORDESTINO

    AVANTE!


ID
3297832
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A falta ou deficiência da iluminação nas estradas, bem como os faróis com defeito, mal regulados ou que não funcionam, impedem situações de pouca visibilidade (penumbra), permitindo ao condutor perceber situações de risco a tempo de evitar danos maiores ao veículo e aos usuários da via, tais como: buracos na pista, desvio, acostamento em desnível, ponte interditada, animais e pessoas atravessando a via etc.

II. Ser capaz de tomar decisões corretas em situações de perigo é um dos deveres do condutor defensivo.

III. Manter um comportamento negligente é uma das principais formas de prevenir acidentes de trânsito. Com esse comportamento, o motorista pode ignorar uma condição insegura, como chuva intensa, veículo defeituoso, pneus em mau estado de conservação e outros, garantindo assim a segurança dos passageiros.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A falta ou deficiência da iluminação nas estradas, bem como os faróis com defeito, mal regulados ou que não funcionam, impedem situações de pouca visibilidade (penumbra), permitindo ao condutor perceber situações de risco a tempo de evitar danos maiores ao veículo e aos usuários da via, tais como: buracos na pista, desvio, acostamento em desnível, ponte interditada, animais e pessoas atravessando a via etc. ( ERRADO)

    II. Ser capaz de tomar decisões corretas em situações de perigo é um dos deveres do condutor defensivo.( CERTO)

    III. Manter um comportamento negligente é uma das principais formas de prevenir acidentes de trânsito. Com esse comportamento, o motorista pode ignorar uma condição insegura, como chuva intensa, veículo defeituoso, pneus em mau estado de conservação e outros, garantindo assim a segurança dos passageiros.( ERRADO)

    @CONCURSEIRONORDESTINO

    AVANTE!

  • I. A falta ou deficiência da iluminação nas estradas, bem como os faróis com defeito, mal regulados ou que não funcionam, IMPEDEM situações de pouca visibilidade (penumbra), permitindo ao condutor perceber situações de risco a tempo de evitar danos maiores ao veículo e aos usuários da via, tais como: buracos na pista, desvio, acostamento em desnível, ponte interditada, animais e pessoas atravessando a via etc. (PELO CONTRÁRIO, favorecem, proporcionam situações de pouca visibilidade).

    II. Ser capaz de tomar decisões corretas em situações de perigo é um dos deveres do condutor defensivo. (CORRETO)

    III. Manter um comportamento negligente é uma das principais formas de prevenir acidentes de trânsito. Com esse comportamento, o motorista pode ignorar uma condição insegura, como chuva intensa, veículo defeituoso, pneus em mau estado de conservação e outros, garantindo assim a segurança dos passageiros. (Sem comentários).


ID
3297835
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento, e devidamente abastecido, é um dos deveres do condutor defensivo.

II. Manter um comportamento negligente é uma das principais formas de prevenir acidentes de trânsito. Com esse comportamento, o motorista pode ignorar uma condição insegura, como chuva intensa, veículo defeituoso, pneus em mau estado de conservação e outros, garantindo assim a segurança dos passageiros e dos demais usuários das vias públicas.

III. O motorista deve tomar cuidado no caso de chuvas intensas, quando a visibilidade fica mais reduzida e a pista é recoberta por uma lâmina de água, podendo aparecer mais poças. Nessa situação, deve-se redobrar a atenção, acionar a luz baixa do farol, aumentar a distância do veículo à frente e reduzir a velocidade até sentir conforto e segurança.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento, e devidamente abastecido, é um dos deveres do condutor defensivo. (CERTO)

    II. Manter um comportamento negligente é uma das principais formas de prevenir acidentes de trânsito. Com esse comportamento, o motorista pode ignorar uma condição insegura, como chuva intensa, veículo defeituoso, pneus em mau estado de conservação e outros, garantindo assim a segurança dos passageiros e dos demais usuários das vias públicas.( ERRADO)

    III. O motorista deve tomar cuidado no caso de chuvas intensas, quando a visibilidade fica mais reduzida e a pista é recoberta por uma lâmina de água, podendo aparecer mais poças. Nessa situação, deve-se redobrar a atenção, acionar a luz baixa do farol, aumentar a distância do veículo à frente e reduzir a velocidade até sentir conforto e segurança. (CERTO)

    @concurseironordestino

    avante!

  • Discordo parcialmente da afirmação III. Se considerar sobre a ótica do motorista defensivo, está correto, entretanto, o CTB determina que:

    Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

    IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração.

    Ou seja, se manter acesa pelo menos a luz de posição do veículo, não gerará infração de trânsito, sendo alternativa viável à descrita na afirmação III

  • I. Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento, e devidamente abastecido, é um dos deveres do condutor defensivo. --> CORRETA

    CTB

    Art. 27. Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.

    IIManter um comportamento negligente é uma das principais formas de prevenir acidentes de trânsito. Com esse comportamento, o motorista pode ignorar uma condição insegura, como chuva intensa, veículo defeituoso, pneus em mau estado de conservação e outros, garantindo assim a segurança dos passageiros e dos demais usuários das vias públicas. --> INCORRETA

    "Para isso, você precisa aprender os conceitos da direção defensiva e usar este conhecimento com eficiência. Dirigir sempre com atenção, para poder prever o que fazer com antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes."

    (pág. 13)

    III. O motorista deve tomar cuidado no caso de chuvas intensas, quando a visibilidade fica mais reduzida e a pista é recoberta por uma lâmina de água, podendo aparecer mais poças. Nessa situação, deve-se redobrar a atenção, acionar a luz baixa do farol, aumentar a distância do veículo à frente e reduzir a velocidade até sentir conforto e segurança. --> CORRETA

    Chuva

    ...

    E, tomar ainda mais cuidado, no caso de chuvas intensas, quando a visibilidade é ainda mais reduzida e a pista é recoberta por uma lâmina de água podendo aparecer muito mais poças.

    Nesta situação, redobre sua atenção, acione a luz baixa do farol, aumente a distância do veículo à sua frente e reduza a velocidade até sentir conforto e segurança.

    (pág. 40)

    Fonte: Manual de Direção Defensiva - DENATRAN (2005)

    Gabarito: C


ID
3297838
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A fim de prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito, o condutor defensivo deve manter a sua atenção ampliada quando for necessário conduzir sob efeito de álcool ou qualquer substância tóxica.

II. A utilização de aparelho celular pelo motorista é um fator que pode causar graves riscos à condução do veículo e gerar acidentes.

III. As práticas de direção defensiva devem ser adotadas por todos os motoristas a fim de aumentar o risco de acidente, reduzir a vida útil dos componentes do veículo e expor os passageiros a situações de perigo no trânsito.


Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • I. A fim de prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito, o condutor defensivo deve manter a sua atenção ampliada quando for necessário conduzir sob efeito de álcool ou qualquer substância tóxica. (ERRADO ) evitar ingerir álcool antes de dirigir

    II. A utilização de aparelho celular pelo motorista é um fator que pode causar graves riscos à condução do veículo e gerar acidentes.(CERTO_)

    III. As práticas de direção defensiva devem ser adotadas por todos os motoristas a fim de aumentar o risco de acidente, reduzir a vida útil dos componentes do veículo e expor os passageiros a situações de perigo no trânsito ( errado ) diminuir o risco de acidente

    @concurseironordestino

    avante!

  • A título de complemento:

     Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:        

       Infração - gravíssima.     

  • que banca tosca!

  • que banca tosca!


ID
3298021
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO

A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Geralmente, os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.

Em cada tipo de organização e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.

Em indústrias e organizações que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção, os perigos estão, de modo geral, ligados a essas máquinas.

TIPOS DE RISCOS OCUPACIONAIS

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

A cada tipo de risco é atribuída uma cor para permitir a sua identificação, o que acarreta a facilidade de realizar a sinalização dos perigos no local de trabalho, contribuindo, assim, para a segurança do trabalhador na organização. As cores identificam os riscos em 5 grupos principais. A saber:
• Grupo 1 (verde): refere-se aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade;
• Grupo 2 (vermelho): inclui os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador;
• Grupo 3 (marrom): abrange os riscos biológicos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
• Grupo 4 (amarela): engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados e exigência de postura inadequada, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador;
• Grupo 5 (azul): composto por riscos de acidentes causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

O QUE É O MAPA DE RISCOS OCUPACIONAIS?

O mapa de riscos ocupacionais é uma representação dos riscos à saúde assinalados em cada um dos diversos locais de trabalho dentro de uma organização e visa a reunir dados para geração de diagnósticos, viabilização da troca de informações entre os trabalhadores, bem como incentivo à sua participação nas atividades de precaução.

Por fim, é crucial destacar que o trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para garantir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, bem como é obrigação da entidade contratante fornecer os dispositivos adequados para cada tipo de risco ocupacional.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2rGB8Fe.

Com base no texto 'RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO', leia as afirmativas a seguir:

I. O grupo 2 de riscos é identificado pela cor vermelha e inclui os riscos químicos, como as substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador, por exemplo, de acordo com o texto.
II. O trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual, para reduzir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, de acordo com as informações apresentadas pelo texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

  • GAB: B

    1°Verde define os riscos físicos

    Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.

    2°Vermelho é para os riscos químicos

    Fumos, gases, vapores. Substâncias compostas ou produtos químicos em geral que possam causar algum dano.

    3°Marrom abrange os riscos biológicos

    Bactérias, protozoários, vírus, fungos, parasitas.

    4°Amarelo, são os riscos ergonômicos

    Esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, trabalho noturno, jornadas de trabalho extensas, dentre outros.

    5°Azul, associado ao risco de acidentes

    Máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas e iluminação inapropriadas,risco de choque elétrico, risco de incêndio, atmosferas explosivas, etc.


ID
3298024
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO

A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Geralmente, os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.

Em cada tipo de organização e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.

Em indústrias e organizações que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção, os perigos estão, de modo geral, ligados a essas máquinas.

TIPOS DE RISCOS OCUPACIONAIS

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

A cada tipo de risco é atribuída uma cor para permitir a sua identificação, o que acarreta a facilidade de realizar a sinalização dos perigos no local de trabalho, contribuindo, assim, para a segurança do trabalhador na organização. As cores identificam os riscos em 5 grupos principais. A saber:
• Grupo 1 (verde): refere-se aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade;
• Grupo 2 (vermelho): inclui os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador;
• Grupo 3 (marrom): abrange os riscos biológicos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
• Grupo 4 (amarela): engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados e exigência de postura inadequada, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador;
• Grupo 5 (azul): composto por riscos de acidentes causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

O QUE É O MAPA DE RISCOS OCUPACIONAIS?

O mapa de riscos ocupacionais é uma representação dos riscos à saúde assinalados em cada um dos diversos locais de trabalho dentro de uma organização e visa a reunir dados para geração de diagnósticos, viabilização da troca de informações entre os trabalhadores, bem como incentivo à sua participação nas atividades de precaução.

Por fim, é crucial destacar que o trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para garantir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, bem como é obrigação da entidade contratante fornecer os dispositivos adequados para cada tipo de risco ocupacional.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2rGB8Fe.

Com base no texto 'RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO', leia as afirmativas a seguir:

I. As cores atribuídas aos riscos contribuem para a segurança do trabalhador na organização, de acordo com o autor.
II. A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais ou particulares, é denominada de estresse motivacional, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B


ID
3298027
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO

A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Geralmente, os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.

Em cada tipo de organização e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.

Em indústrias e organizações que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção, os perigos estão, de modo geral, ligados a essas máquinas.

TIPOS DE RISCOS OCUPACIONAIS

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

A cada tipo de risco é atribuída uma cor para permitir a sua identificação, o que acarreta a facilidade de realizar a sinalização dos perigos no local de trabalho, contribuindo, assim, para a segurança do trabalhador na organização. As cores identificam os riscos em 5 grupos principais. A saber:
• Grupo 1 (verde): refere-se aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade;
• Grupo 2 (vermelho): inclui os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador;
• Grupo 3 (marrom): abrange os riscos biológicos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
• Grupo 4 (amarela): engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados e exigência de postura inadequada, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador;
• Grupo 5 (azul): composto por riscos de acidentes causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

O QUE É O MAPA DE RISCOS OCUPACIONAIS?

O mapa de riscos ocupacionais é uma representação dos riscos à saúde assinalados em cada um dos diversos locais de trabalho dentro de uma organização e visa a reunir dados para geração de diagnósticos, viabilização da troca de informações entre os trabalhadores, bem como incentivo à sua participação nas atividades de precaução.

Por fim, é crucial destacar que o trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para garantir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, bem como é obrigação da entidade contratante fornecer os dispositivos adequados para cada tipo de risco ocupacional.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2rGB8Fe.

Com base no texto 'RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO', leia as afirmativas a seguir:

I. Em cada tipo de organização e ocupação, a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo, de acordo com as informações apresentadas pelo texto.
II. O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental, de acordo com o autor.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A


ID
3298030
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO

A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Geralmente, os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.

Em cada tipo de organização e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.

Em indústrias e organizações que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção, os perigos estão, de modo geral, ligados a essas máquinas.

TIPOS DE RISCOS OCUPACIONAIS

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

A cada tipo de risco é atribuída uma cor para permitir a sua identificação, o que acarreta a facilidade de realizar a sinalização dos perigos no local de trabalho, contribuindo, assim, para a segurança do trabalhador na organização. As cores identificam os riscos em 5 grupos principais. A saber:
• Grupo 1 (verde): refere-se aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade;
• Grupo 2 (vermelho): inclui os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador;
• Grupo 3 (marrom): abrange os riscos biológicos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
• Grupo 4 (amarela): engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados e exigência de postura inadequada, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador;
• Grupo 5 (azul): composto por riscos de acidentes causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

O QUE É O MAPA DE RISCOS OCUPACIONAIS?

O mapa de riscos ocupacionais é uma representação dos riscos à saúde assinalados em cada um dos diversos locais de trabalho dentro de uma organização e visa a reunir dados para geração de diagnósticos, viabilização da troca de informações entre os trabalhadores, bem como incentivo à sua participação nas atividades de precaução.

Por fim, é crucial destacar que o trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para garantir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, bem como é obrigação da entidade contratante fornecer os dispositivos adequados para cada tipo de risco ocupacional.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2rGB8Fe.

Com base no texto 'RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO', leia as afirmativas a seguir:

I. Os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito aos ruídos ou à iluminação inadequada, apenas, conforme pode ser observado no texto.
II. Os riscos operacionais compreendem os riscos de acidente aos quais o trabalhador pode estar exposto, conforme pode ser observado no texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C


ID
3298033
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO

A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Geralmente, os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.

Em cada tipo de organização e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.

Em indústrias e organizações que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção, os perigos estão, de modo geral, ligados a essas máquinas.

TIPOS DE RISCOS OCUPACIONAIS

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

A cada tipo de risco é atribuída uma cor para permitir a sua identificação, o que acarreta a facilidade de realizar a sinalização dos perigos no local de trabalho, contribuindo, assim, para a segurança do trabalhador na organização. As cores identificam os riscos em 5 grupos principais. A saber:
• Grupo 1 (verde): refere-se aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade;
• Grupo 2 (vermelho): inclui os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador;
• Grupo 3 (marrom): abrange os riscos biológicos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
• Grupo 4 (amarela): engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados e exigência de postura inadequada, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador;
• Grupo 5 (azul): composto por riscos de acidentes causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

O QUE É O MAPA DE RISCOS OCUPACIONAIS?

O mapa de riscos ocupacionais é uma representação dos riscos à saúde assinalados em cada um dos diversos locais de trabalho dentro de uma organização e visa a reunir dados para geração de diagnósticos, viabilização da troca de informações entre os trabalhadores, bem como incentivo à sua participação nas atividades de precaução.

Por fim, é crucial destacar que o trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para garantir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, bem como é obrigação da entidade contratante fornecer os dispositivos adequados para cada tipo de risco ocupacional.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2rGB8Fe.

Com base no texto 'RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO', leia as afirmativas a seguir:

I. O conceito de risco ocupacional relaciona-se apenas às doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho, de acordo com o autor.
II. A cada tipo de risco é atribuída uma cor para facilitar a sua identificação, de acordo com as informações apresentadas pelo texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

  • I ou por motivo da ocupação que exercem.


ID
3298036
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO

A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Geralmente, os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.

Em cada tipo de organização e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.

Em indústrias e organizações que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção, os perigos estão, de modo geral, ligados a essas máquinas.

TIPOS DE RISCOS OCUPACIONAIS

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

A cada tipo de risco é atribuída uma cor para permitir a sua identificação, o que acarreta a facilidade de realizar a sinalização dos perigos no local de trabalho, contribuindo, assim, para a segurança do trabalhador na organização. As cores identificam os riscos em 5 grupos principais. A saber:
• Grupo 1 (verde): refere-se aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade;
• Grupo 2 (vermelho): inclui os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador;
• Grupo 3 (marrom): abrange os riscos biológicos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
• Grupo 4 (amarela): engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados e exigência de postura inadequada, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador;
• Grupo 5 (azul): composto por riscos de acidentes causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

O QUE É O MAPA DE RISCOS OCUPACIONAIS?

O mapa de riscos ocupacionais é uma representação dos riscos à saúde assinalados em cada um dos diversos locais de trabalho dentro de uma organização e visa a reunir dados para geração de diagnósticos, viabilização da troca de informações entre os trabalhadores, bem como incentivo à sua participação nas atividades de precaução.

Por fim, é crucial destacar que o trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para garantir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, bem como é obrigação da entidade contratante fornecer os dispositivos adequados para cada tipo de risco ocupacional.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2rGB8Fe.

Com base no texto 'RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO', leia as afirmativas a seguir:

I. O grupo 2 de riscos é identificado pela cor vermelha e inclui os riscos químicos, como as poeiras, os fumos, as névoas, as neblinas, os gases e os vapores, por exemplo, de acordo com as informações apresentadas pelo texto.
II. O grupo 4 de riscos é identificado pela cor amarela e engloba os riscos químicos, tais como o esforço físico excessivo, o levantamento e o transporte de peso exagerados, conforme pode ser observado no texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

  • GAB: B

    1°Verde define os riscos físicos

    Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.

    2°Vermelho é para os riscos químicos

    Fumos, gases, vapores. Substâncias compostas ou produtos químicos em geral que possam causar algum dano.

    3°Marrom abrange os riscos biológicos

    Bactérias, protozoários, vírus, fungos, parasitas.

    4°Amarelo, são os riscos ergonômicos

    Esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, trabalho noturno, jornadas de trabalho extensas, dentre outros.

    5°Azul, associado ao risco de acidentes

    Máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas e iluminação inapropriadas,risco de choque elétrico, risco de incêndio, atmosferas explosivas, etc.


ID
3298039
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO

A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Geralmente, os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.

Em cada tipo de organização e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.

Em indústrias e organizações que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção, os perigos estão, de modo geral, ligados a essas máquinas.

TIPOS DE RISCOS OCUPACIONAIS

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

A cada tipo de risco é atribuída uma cor para permitir a sua identificação, o que acarreta a facilidade de realizar a sinalização dos perigos no local de trabalho, contribuindo, assim, para a segurança do trabalhador na organização. As cores identificam os riscos em 5 grupos principais. A saber:
• Grupo 1 (verde): refere-se aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade;
• Grupo 2 (vermelho): inclui os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador;
• Grupo 3 (marrom): abrange os riscos biológicos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
• Grupo 4 (amarela): engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados e exigência de postura inadequada, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador;
• Grupo 5 (azul): composto por riscos de acidentes causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

O QUE É O MAPA DE RISCOS OCUPACIONAIS?

O mapa de riscos ocupacionais é uma representação dos riscos à saúde assinalados em cada um dos diversos locais de trabalho dentro de uma organização e visa a reunir dados para geração de diagnósticos, viabilização da troca de informações entre os trabalhadores, bem como incentivo à sua participação nas atividades de precaução.

Por fim, é crucial destacar que o trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para garantir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, bem como é obrigação da entidade contratante fornecer os dispositivos adequados para cada tipo de risco ocupacional.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2rGB8Fe.

Com base no texto 'RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO', leia as afirmativas a seguir:

I. O grupo 4 de riscos é identificado pela cor amarela e engloba os riscos ergonômicos, como as doenças causadas por bacilos ou agentes químicos, de acordo com as informações apresentadas pelo autor do texto.
II. O grupo 1 de riscos é identificado pela cor verde e refere-se aos riscos físicos, como os ruídos, as vibrações e as radiações ionizantes, por exemplo, conforme pode ser observado no texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C


ID
3298042
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO

A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Geralmente, os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.

Em cada tipo de organização e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.

Em indústrias e organizações que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção, os perigos estão, de modo geral, ligados a essas máquinas.

TIPOS DE RISCOS OCUPACIONAIS

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

A cada tipo de risco é atribuída uma cor para permitir a sua identificação, o que acarreta a facilidade de realizar a sinalização dos perigos no local de trabalho, contribuindo, assim, para a segurança do trabalhador na organização. As cores identificam os riscos em 5 grupos principais. A saber:
• Grupo 1 (verde): refere-se aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade;
• Grupo 2 (vermelho): inclui os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador;
• Grupo 3 (marrom): abrange os riscos biológicos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
• Grupo 4 (amarela): engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados e exigência de postura inadequada, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador;
• Grupo 5 (azul): composto por riscos de acidentes causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

O QUE É O MAPA DE RISCOS OCUPACIONAIS?

O mapa de riscos ocupacionais é uma representação dos riscos à saúde assinalados em cada um dos diversos locais de trabalho dentro de uma organização e visa a reunir dados para geração de diagnósticos, viabilização da troca de informações entre os trabalhadores, bem como incentivo à sua participação nas atividades de precaução.

Por fim, é crucial destacar que o trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para garantir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, bem como é obrigação da entidade contratante fornecer os dispositivos adequados para cada tipo de risco ocupacional.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2rGB8Fe.

Com base no texto 'RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO', leia as afirmativas a seguir:

I. As cores atribuídas aos riscos facilitam a sinalização dos perigos no local de trabalho, de acordo com o texto.
II. O grupo 1 de riscos é identificado pela cor verde e refere-se aos riscos físicos, como o frio, o calor, as pressões anormais e a umidade, por exemplo, de acordo com as informações apresentadas pelo autor do texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

  • GAB: A

    Verde define os riscos físicos

    Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.

    Vermelho é para os riscos químicos

    Fumos, gases, vapores. Substâncias compostas ou produtos químicos em geral que possam causar algum dano.

    Marrom abrange os riscos biológicos

    Bactérias, protozoários, vírus, fungos, parasitas.

    Amarelo, são os riscos ergonômicos

    Esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, trabalho noturno, jornadas de trabalho extensas, dentre outros.

    Azul, associado ao risco de acidentes

    Máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas e iluminação inapropriadas,risco de choque elétrico, risco de incêndio, atmosferas explosivas, etc.


ID
3298045
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO

A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Geralmente, os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.

Em cada tipo de organização e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.

Em indústrias e organizações que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção, os perigos estão, de modo geral, ligados a essas máquinas.

TIPOS DE RISCOS OCUPACIONAIS

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

A cada tipo de risco é atribuída uma cor para permitir a sua identificação, o que acarreta a facilidade de realizar a sinalização dos perigos no local de trabalho, contribuindo, assim, para a segurança do trabalhador na organização. As cores identificam os riscos em 5 grupos principais. A saber:
• Grupo 1 (verde): refere-se aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade;
• Grupo 2 (vermelho): inclui os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador;
• Grupo 3 (marrom): abrange os riscos biológicos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
• Grupo 4 (amarela): engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados e exigência de postura inadequada, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador;
• Grupo 5 (azul): composto por riscos de acidentes causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

O QUE É O MAPA DE RISCOS OCUPACIONAIS?

O mapa de riscos ocupacionais é uma representação dos riscos à saúde assinalados em cada um dos diversos locais de trabalho dentro de uma organização e visa a reunir dados para geração de diagnósticos, viabilização da troca de informações entre os trabalhadores, bem como incentivo à sua participação nas atividades de precaução.

Por fim, é crucial destacar que o trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para garantir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, bem como é obrigação da entidade contratante fornecer os dispositivos adequados para cada tipo de risco ocupacional.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2rGB8Fe.

Com base no texto 'RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO', leia as afirmativas a seguir:

I. Em indústrias e organizações que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção, os perigos estão, de modo geral, ligados a essas máquinas, de acordo com o texto.
II. Os riscos ocupacionais englobam as situações que podem gerar danos à integridade física do profissional, apenas, não gerando riscos à saúde mental dos mesmos, de acordo com as informações apresentadas pelo autor do texto.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • GAB: B


ID
3298048
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO

A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Geralmente, os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.

Em cada tipo de organização e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.

Em indústrias e organizações que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção, os perigos estão, de modo geral, ligados a essas máquinas.

TIPOS DE RISCOS OCUPACIONAIS

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

A cada tipo de risco é atribuída uma cor para permitir a sua identificação, o que acarreta a facilidade de realizar a sinalização dos perigos no local de trabalho, contribuindo, assim, para a segurança do trabalhador na organização. As cores identificam os riscos em 5 grupos principais. A saber:
• Grupo 1 (verde): refere-se aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade;
• Grupo 2 (vermelho): inclui os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador;
• Grupo 3 (marrom): abrange os riscos biológicos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
• Grupo 4 (amarela): engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados e exigência de postura inadequada, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador;
• Grupo 5 (azul): composto por riscos de acidentes causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

O QUE É O MAPA DE RISCOS OCUPACIONAIS?

O mapa de riscos ocupacionais é uma representação dos riscos à saúde assinalados em cada um dos diversos locais de trabalho dentro de uma organização e visa a reunir dados para geração de diagnósticos, viabilização da troca de informações entre os trabalhadores, bem como incentivo à sua participação nas atividades de precaução.

Por fim, é crucial destacar que o trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para garantir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, bem como é obrigação da entidade contratante fornecer os dispositivos adequados para cada tipo de risco ocupacional.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2rGB8Fe.

Com base no texto 'RISCOS OCUPACIONAIS NO TRABALHO', leia as afirmativas a seguir:

I. O grupo 3 de riscos é identificado pela cor verde e abrange os riscos físicos, como a exposição ou contato com vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos, de acordo com o autor.
II. Os riscos comportamentais ou ambientais compreendem os riscos físicos, químicos ou biológicos e ergonômicos, de acordo com as informações apresentadas pelo autor do texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

  • GAB: C

    Verde define os riscos físicos

    Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.

    Vermelho é para os riscos químicos

    Fumos, gases, vapores. Substâncias compostas ou produtos químicos em geral que possam causar algum dano.

    Marrom abrange os riscos biológicos

    Bactérias, protozoários, vírus, fungos, parasitas.

    Amarelo, são os riscos ergonômicos

    Esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, trabalho noturno, jornadas de trabalho extensas, dentre outros.

    Azul, associado ao risco de acidentes

    Máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas e iluminação inapropriadas,risco de choque elétrico, risco de incêndio, atmosferas explosivas, etc.


ID
3298051
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

DEVERES FUNDAMENTAIS

A ética no serviço público compreende um conjunto de princípios, normas e regras a serem cumpridas. Assim, o servidor público deve compreender que o seu trabalho é norteado por deveres e direitos, por leis, por normas e por regras que devem ser conhecidas e respeitadas.

Todo servidor público deve desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular, pois a eficiência e a eficácia devem estar presentes no cotidiano das organizações públicas, devendo ser percebidas pelos usuários dos serviços públicos.

O servidor público deve exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário. Nesse contexto, deve o servidor garantir o direito dos usuários dos serviços que possuem prioridade no atendimento garantida em lei, como a prioridade de atendimento a idosos e gestantes, por exemplo.

Ser probo, reto, leal e justo são características desejáveis de um servidor público. Esse profissional deve demonstrar toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

O servidor público jamais deve retardar qualquer prestação de contas, pois essa é uma condição essencial da eficiência e da eficácia da administração pública.

É fundamental que todo servidor público procure tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público constantemente.

O servidor público deve ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Hqznjl.

Com base no texto 'DEVERES FUNDAMENTAIS', leia as afirmativas a seguir:

I. O servidor público deve compreender que o seu trabalho é norteado por deveres e direitos, por leis, por normas e por regras que devem ser conhecidas e respeitadas, de acordo com o texto.
II. O servidor público deve exercer suas atribuições com lentidão, imperfeição e baixo rendimento, afirma o texto. Deve o servidor, também, garantir o direito dos usuários dos serviços que possuem prioridade no atendimento garantida em lei, como a prioridade de atendimento a estrangeiros e homens adultos, exemplifica o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    A ética no serviço público compreende um conjunto de princípios, normas e regras a serem cumpridas. Assim, o servidor público deve compreender que o seu trabalho é norteado por deveres e direitos, por leis, por normas e por regras que devem ser conhecidas e respeitadas.

    O servidor público deve exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário. Nesse contexto, deve o servidor garantir o direito dos usuários dos serviços que possuem prioridade no atendimento garantida em lei, como a prioridade de atendimento a idosos e gestantes, por exemplo.

  • I. O servidor público deve compreender que o seu trabalho é norteado por deveres e direitos, por leis, por normas e por regras que devem ser conhecidas e respeitadas, de acordo com o texto. = Todo profissional deve prezar pelas normas e regras.

    II. O servidor público deve exercer suas atribuições com lentidão, imperfeição e baixo rendimento, afirma o texto. Deve o servidor, também, garantir o direito dos usuários dos serviços que possuem prioridade no atendimento garantida em lei, como a prioridade de atendimento a estrangeiros e homens adultos, exemplifica o texto. = O servidor público deve exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento. Quanto a prioridade de atendimento, deve ser dada a idosos e gestantes, conforme texto.

    GAB: B


ID
3298054
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

DEVERES FUNDAMENTAIS

A ética no serviço público compreende um conjunto de princípios, normas e regras a serem cumpridas. Assim, o servidor público deve compreender que o seu trabalho é norteado por deveres e direitos, por leis, por normas e por regras que devem ser conhecidas e respeitadas.

Todo servidor público deve desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular, pois a eficiência e a eficácia devem estar presentes no cotidiano das organizações públicas, devendo ser percebidas pelos usuários dos serviços públicos.

O servidor público deve exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário. Nesse contexto, deve o servidor garantir o direito dos usuários dos serviços que possuem prioridade no atendimento garantida em lei, como a prioridade de atendimento a idosos e gestantes, por exemplo.

Ser probo, reto, leal e justo são características desejáveis de um servidor público. Esse profissional deve demonstrar toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

O servidor público jamais deve retardar qualquer prestação de contas, pois essa é uma condição essencial da eficiência e da eficácia da administração pública.

É fundamental que todo servidor público procure tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público constantemente.

O servidor público deve ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Hqznjl.

Com base no texto 'DEVERES FUNDAMENTAIS', leia as afirmativas a seguir:

I. O servidor público sempre deve retardar qualquer prestação de contas, pois essa é uma condição essencial da eficiência e da eficácia da administração pública, de acordo com o autor.
II. De acordo com o texto, todo servidor público deve desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular, pois a eficiência e a eficácia devem estar presentes no cotidiano das organizações públicas, devendo ser percebidas pelos usuários dos serviços públicos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    O servidor público jamais deve retardar qualquer prestação de contas, pois essa é uma condição essencial da eficiência e da eficácia da administração pública.

    Todo servidor público deve desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular, pois a eficiência e a eficácia devem estar presentes no cotidiano das organizações públicas, devendo ser percebidas pelos usuários dos serviços públicos.

  • Examinemos as duas afirmativas lançadas pela Banca Examinadora, acerca das responsabilidades do servidor público.

    I. “O servidor público sempre deve retardar qualquer prestação de contas, pois essa é uma condição essencial da eficiência e da eficácia da administração pública, de acordo com o autor”.

    Falsa. O Decreto nº 1.171/94, que dispõe sobre o Código de Ética do Servidor Público, estabelece que “XIV - São deveres fundamentais do servidor público: (...) d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo”.

    II. “De acordo com o texto, todo servidor público deve desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular, pois a eficiência e a eficácia devem estar presentes no cotidiano das organizações públicas, devendo ser percebidas pelos usuários dos serviços públicos”.

    Verdadeira. O Decreto nº 1.171/94, que dispõe sobre o Código de Ética do Servidor Público, estabelece que “XIV - São deveres fundamentais do servidor público: a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular”.

    Ante o exposto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    GABARITO: C.

  • Vejamos cada assertiva:

    I. O servidor público sempre deve retardar qualquer prestação de contas, pois essa é uma condição essencial da eficiência e da eficácia da administração pública, de acordo com o autor.

    FALSO

    Esta proposição contraria frontalmente a própria informação disponível do texto indicado pela Banca, como se depreende de sua leitura:

    "O servidor público jamais deve retardar qualquer prestação de contas, pois essa é uma condição essencial da eficiência e da eficácia da administração pública."

    II. De acordo com o texto, todo servidor público deve desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular, pois a eficiência e a eficácia devem estar presentes no cotidiano das organizações públicas, devendo ser percebidas pelos usuários dos serviços públicos.

    VERDADEIRO

    Por sua vez, a presente afirmativa corresponde, com exatidão, ao segundo parágrafo do texto utilizado pela Banca, de maneira que, evidentemente, inexistem equívocos a serem apontados. Seu conteúdo é escorreito, consubstanciando, perfeitamente, um dos aspectos presentes nos Códigos de Ética dos Servidores Públicos, relacionado à eficiência desejada no desempenho das funções públicas.

    Assim sendo, apenas a assertiva II está correta.


    Gabarito do professor: C

ID
3298057
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

DEVERES FUNDAMENTAIS

A ética no serviço público compreende um conjunto de princípios, normas e regras a serem cumpridas. Assim, o servidor público deve compreender que o seu trabalho é norteado por deveres e direitos, por leis, por normas e por regras que devem ser conhecidas e respeitadas.

Todo servidor público deve desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular, pois a eficiência e a eficácia devem estar presentes no cotidiano das organizações públicas, devendo ser percebidas pelos usuários dos serviços públicos.

O servidor público deve exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário. Nesse contexto, deve o servidor garantir o direito dos usuários dos serviços que possuem prioridade no atendimento garantida em lei, como a prioridade de atendimento a idosos e gestantes, por exemplo.

Ser probo, reto, leal e justo são características desejáveis de um servidor público. Esse profissional deve demonstrar toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

O servidor público jamais deve retardar qualquer prestação de contas, pois essa é uma condição essencial da eficiência e da eficácia da administração pública.

É fundamental que todo servidor público procure tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público constantemente.

O servidor público deve ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Hqznjl.

Com base no texto 'DEVERES FUNDAMENTAIS', leia as afirmativas a seguir:

I. O autor afirma que todo servidor público deve evitar tratar cuidadosamente os usuários dos serviços. Esses profissionais devem, também, evitar aperfeiçoar o processo de comunicação e de contato com o público.
II. Segundo o autor, ser probo, reto, leal e justo são características pouco desejáveis de um servidor público. Esse profissional deve, a todo momento, evitar demonstrar integridade de caráter.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    As duas afirmativas são falsas.

    É fundamental que todo servidor público procure tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público constantemente.

    Ser probo, reto, leal e justo são características desejáveis de um servidor público. Esse profissional deve demonstrar toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.


ID
3298060
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Se um triângulo possui base igual a 24 cm e altura igual a 30 cm, então sua área será igual a 288,5 cm².
II. Se um triângulo possui base igual a 10 cm e altura igual a 12 cm, então sua área será igual a 77 cm².
III. Frequentemente, uma taxa de juros é expressa através de um valor percentual, atrelado a um período de tempo. Por exemplo: 2% ao mês ou 18% ao ano.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3298063
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um capital de R$ 2.780,00 foi investido em uma aplicação financeira que rendeu 1,30% ao mês, durante 5 meses, em regime de juros compostos. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que, ao término desse período, o montante acumulado foi superior a R$ 3.105 e inferior a R$ 3.284.
II. Um imóvel possuía área total de 120 m² e foi dividido em 10 partes iguais. Assim, é correto afirmar que, após a divisão, cada parte possui 8 m².
III. Uma quantia de R$ 1.000,00, aplicada à taxa de 20% ao ano, em regime de juros compostos, por um período de 4 anos, resultará em um montante de valor superior a R$ 1.880,00.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Apenas a alternativa 3 está correta:

    I M= 2780(1,13)^5 = 2780*1,84 = 5115,2

    II 120/10= 12 e não 8, como afirma

    III Resolução mais rápido por regra de 3

    FAZER ESSE PROCESSO 4 VEZES POIS SÃO 4 ANOS

    1000-100%

    x-120%

    x=1200

    1200-100%

    X-120%

    X=1440...

    X APÓS 4 ANOS= 2073,6 OU SEJA: SUPERIOR AO VALOR DE R$ 1.880,00 DO PELA QUESTÃO

  • Alguém me explica a 3ª afirmativa: Uma quantia de R$ 1.000,00, aplicada à taxa de 20% ao ano, em regime de juros compostos, por um período de 4 anos, resultará em um montante de valor superior a R$ 1.880,00..

    Não entendi de jeito nenhum muito menos olhando o Ex.;, do irmão ai acima. Se é juros compostos ñ seria somente aplicar a fórmula M=C(1+i)^t ??

  • 1,3%=1,3/100=0,013

    Cuidado com a transformação das taxas.


ID
3298066
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um triângulo que possui base igual a 35 cm e altura igual a 72 cm terá uma área inferior a 989 cm².
II. Um capital no valor de R$ 10.000 foi investido por um período de 6 meses. Nesse período, esse investimento apresentou rendimentos da ordem de 4%. Assim, considerando apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que o montante acumulado é superior a R$ 10.520.
III. Um capital de R$ 1.000, aplicado por 1 mês, a uma taxa de 1,50% ao mês, em regime de juros simples, renderá R$ 15 de juros e acumulará um montante de R$ 1.015 no período.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Tenho minhas dúvidas, sobre o item III. Porque 1,5℅ é equivalente a 150%. Para ser considerada a questão correta. O valor deveria ser 0,015. Que corresponde a Um e Meio porcentagem.
  • Esse item III, já que ele dar C + i + J + t, n é só somar o C+J pra achar o montante? e daria 1015??


ID
3298069
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Em um regime de juros compostos, as taxas de 10% ao ano e de 16,1% ao triênio são equivalentes.
II. Um triângulo que possui base igual a 50 cm e altura igual a 66 cm terá uma área superior a 1.845 cm².
III. Um terreno possui largura igual a 22m e comprimento igual a 39m. Assim, é correto afirmar que a área desse terreno é maior que 831 m².

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Apenas lll


ID
3298072
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um galpão que possui uma largura igual a 12m e um comprimento igual a 58m terá uma área igual a 611 m².
II. Um triângulo que possui base igual a 38 cm e altura igual a 48 cm terá uma área maior que 821 cm².
III. Um imóvel que possuía uma área total de 481m² foi dividido em 13 partes iguais. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que, após a divisão, cada parte possui mais de 34 m² e menos de 43 m².

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • l - Área do retângulo: (Largura X Comprimento) = 12m x 58m = 692m Errada

    ll -Área do triângulo : (Base x Altura / 2) = 38cm x 48cm / 2= 912cm área maior que 821 Correta.

    ll - Área total 481/13 = 37 cada parte possui mais d 34m² e menos de 43m² Correta

    Alternativa: C

    Bons Estudos!


ID
3298075
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CUSTO DA CONSTRUÇÃO

Publicado em 26/11/2019
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,15% em novembro de 2019. O percentual é superior ao observado em outubro de 2019 (0,12%). O indicador acumula 3,99% no ano de 2019 e 4,12% em 12 meses.

A alta da taxa na passagem de outubro para novembro de 2019 foi puxada pelos serviços, que tiveram deflação (queda de preços) de 0,08% em outubro e passaram para uma inflação de 0,36% em novembro.

Os materiais e equipamentos tiveram queda na taxa, apesar de continuarem com inflação. A taxa recuou de 0,37% em outubro para 0,31% em novembro.

Já a mão de obra manteve-se, em novembro, sem variação de preços como ocorreu em outubro.

CONFIANÇA DA CONSTRUÇÃO SOBE 1,5 PONTO

O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 1,5 ponto na passagem de outubro para novembro de 2019 e chegou a 89 pontos, em uma escala de zero a 200. Esse é o maior patamar atingido pelo indicador desde setembro de 2014, quando a confiança ficou em 89,9 pontos.

A alta do índice é relacionada a uma melhora da situação corrente, já que o Índice de Situação Atual avançou 2,4 pontos, para 81,3 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, também subiu, mas de forma mais moderada: 0,5 ponto, passando a 97,0 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade do setor cresceu 0,4 ponto percentual, para 70,5%. Segundo a pesquisadora da FGV, Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários. Ela também destaca que o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2OLpRuT.

Com base no texto 'CUSTO DA CONSTRUÇÃO', leia as afirmativas a seguir:

I. O autor afirma que o Nível de Utilização da Capacidade do setor de construção cresceu 0,4 ponto percentual.
II. De acordo com o texto, o Índice Nacional de Custo da Construção – M acumula 4,12% no ano de 2019 e 3,99% em 12 meses.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. O autor afirma que o Nível de Utilização da Capacidade do setor de construção cresceu 0,4 ponto percentual ? correto, segundo o texto: [...] o  Nível de Utilização da Capacidade do setor cresceu 0,4 ponto percentual, para 70,5%.

    II. De acordo com o texto, o Índice Nacional de Custo da Construção ? M acumula 4,12% no ano de 2019 e 3,99% em 12 meses ? incorreto, o item trocou os valores apresentados, o correto é: O indicador acumula 3,99% no ano de 2019 e 4,12% em 12 meses.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão é integralmente sobre compreensão textual, isso quer dizer que é preciso tirar do texto as respostas das assertivas abaixo. Vejamos:

    I- Verdadeira.

    De acordo com o texto: "O Nível de Utilização da Capacidade do setor cresceu 0,4 ponto percentual, para 70,5%. Segundo a pesquisadora da FGV, Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários. Ela também destaca que o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor."

     II- Falsa

    De acordo com o texto: "O indicador acumula 3,99% no ano de 2019 e 4,12% em 12 meses." O erro é que a informação está invertida.

    Portanto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    GABARITO DO MONITOR: B


ID
3298078
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CUSTO DA CONSTRUÇÃO

Publicado em 26/11/2019
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,15% em novembro de 2019. O percentual é superior ao observado em outubro de 2019 (0,12%). O indicador acumula 3,99% no ano de 2019 e 4,12% em 12 meses.

A alta da taxa na passagem de outubro para novembro de 2019 foi puxada pelos serviços, que tiveram deflação (queda de preços) de 0,08% em outubro e passaram para uma inflação de 0,36% em novembro.

Os materiais e equipamentos tiveram queda na taxa, apesar de continuarem com inflação. A taxa recuou de 0,37% em outubro para 0,31% em novembro.

Já a mão de obra manteve-se, em novembro, sem variação de preços como ocorreu em outubro.

CONFIANÇA DA CONSTRUÇÃO SOBE 1,5 PONTO

O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 1,5 ponto na passagem de outubro para novembro de 2019 e chegou a 89 pontos, em uma escala de zero a 200. Esse é o maior patamar atingido pelo indicador desde setembro de 2014, quando a confiança ficou em 89,9 pontos.

A alta do índice é relacionada a uma melhora da situação corrente, já que o Índice de Situação Atual avançou 2,4 pontos, para 81,3 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, também subiu, mas de forma mais moderada: 0,5 ponto, passando a 97,0 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade do setor cresceu 0,4 ponto percentual, para 70,5%. Segundo a pesquisadora da FGV, Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários. Ela também destaca que o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2OLpRuT.

Com base no texto 'CUSTO DA CONSTRUÇÃO', leia as afirmativas a seguir:

I. No texto, o autor afirma que o Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, também subiu, mas de forma mais moderada: 0,5 ponto, passando a 97,0 pontos.
II. O texto aponta que o Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,5 ponto, na passagem de outubro para novembro de 2019.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Ambos itens corretos:

    I. No texto, o autor afirma que o Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, também subiu, mas de forma mais moderada: 0,5 ponto, passando a 97,0 pontos ? segundo o texto: O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, também subiu, mas de forma mais moderada: 0,5 ponto, passando a 97,0 pontos.

    II. O texto aponta que o Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,5 ponto, na passagem de outubro para novembro de 2019 ? correto, segundo o texto: O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 1,5 ponto na passagem de outubro para novembro de 2019 e chegou a 89 pontos, em uma escala de zero a 200. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão é integralmente sobre compreensão textual, isso quer dizer que é preciso tirar do texto as respostas das assertivas abaixo. Vejamos:

    I- Verdadeira.

    De acordo com o texto: "A alta do índice é relacionada a uma melhora da situação corrente, já que o Índice de Situação Atual avançou 2,4 pontos, para 81,3 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, também subiu, mas de forma mais moderada: 0,5 ponto, passando a 97,0 pontos."

     

    II- Verdadeira.

    De acordo com o texto: "O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 1,5 ponto na passagem de outubro para novembro de 2019 e chegou a 89 pontos, em uma escala de zero a 200. Esse é o maior patamar atingido pelo indicador desde setembro de 2014, quando a confiança ficou em 89,9 pontos."

    Portanto, as duas afirmativas são verdadeiras.

    GABARITO DO MONITOR: A


ID
3298081
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CUSTO DA CONSTRUÇÃO

Publicado em 26/11/2019
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,15% em novembro de 2019. O percentual é superior ao observado em outubro de 2019 (0,12%). O indicador acumula 3,99% no ano de 2019 e 4,12% em 12 meses.

A alta da taxa na passagem de outubro para novembro de 2019 foi puxada pelos serviços, que tiveram deflação (queda de preços) de 0,08% em outubro e passaram para uma inflação de 0,36% em novembro.

Os materiais e equipamentos tiveram queda na taxa, apesar de continuarem com inflação. A taxa recuou de 0,37% em outubro para 0,31% em novembro.

Já a mão de obra manteve-se, em novembro, sem variação de preços como ocorreu em outubro.

CONFIANÇA DA CONSTRUÇÃO SOBE 1,5 PONTO

O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 1,5 ponto na passagem de outubro para novembro de 2019 e chegou a 89 pontos, em uma escala de zero a 200. Esse é o maior patamar atingido pelo indicador desde setembro de 2014, quando a confiança ficou em 89,9 pontos.

A alta do índice é relacionada a uma melhora da situação corrente, já que o Índice de Situação Atual avançou 2,4 pontos, para 81,3 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, também subiu, mas de forma mais moderada: 0,5 ponto, passando a 97,0 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade do setor cresceu 0,4 ponto percentual, para 70,5%. Segundo a pesquisadora da FGV, Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários. Ela também destaca que o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2OLpRuT.

Com base no texto 'CUSTO DA CONSTRUÇÃO', leia as afirmativas a seguir:

I. Depreende-se do texto que a alta do Índice Nacional de Custo da Construção – M, na passagem de outubro para novembro de 2019, foi puxada pelos serviços, que tiveram inflação (alta de preços) de 0,08% em outubro e passaram para uma deflação de 0,36% em novembro.
II. No texto, é possível identificar a ideia de que o Índice de Situação Atual avançou 2,4 pontos, para 81,3 pontos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. Depreende-se do texto que a alta do Índice Nacional de Custo da Construção ? M, na passagem de outubro para novembro de 2019, foi puxada pelos serviços, que tiveram inflação (alta de preços) de 0,08% em outubro e passaram para uma deflação de 0,36% em novembro ? incorreto, correção segundo o texto: A alta da taxa na passagem de outubro para novembro de 2019 foi puxada pelos serviços, que tiveram deflação (queda de preços) de 0,08% em outubro e passaram para uma inflação de 0,36% em novembro.

    II. No texto, é possível identificar a ideia de que o Índice de Situação Atual avançou 2,4 pontos, para 81,3 pontos ? correto, segundo o texto: A alta do índice é relacionada a uma melhora da situação corrente, já que o Índice de Situação Atual avançou 2,4 pontos, para 81,3 pontos

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3298084
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CUSTO DA CONSTRUÇÃO

Publicado em 26/11/2019
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,15% em novembro de 2019. O percentual é superior ao observado em outubro de 2019 (0,12%). O indicador acumula 3,99% no ano de 2019 e 4,12% em 12 meses.

A alta da taxa na passagem de outubro para novembro de 2019 foi puxada pelos serviços, que tiveram deflação (queda de preços) de 0,08% em outubro e passaram para uma inflação de 0,36% em novembro.

Os materiais e equipamentos tiveram queda na taxa, apesar de continuarem com inflação. A taxa recuou de 0,37% em outubro para 0,31% em novembro.

Já a mão de obra manteve-se, em novembro, sem variação de preços como ocorreu em outubro.

CONFIANÇA DA CONSTRUÇÃO SOBE 1,5 PONTO

O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 1,5 ponto na passagem de outubro para novembro de 2019 e chegou a 89 pontos, em uma escala de zero a 200. Esse é o maior patamar atingido pelo indicador desde setembro de 2014, quando a confiança ficou em 89,9 pontos.

A alta do índice é relacionada a uma melhora da situação corrente, já que o Índice de Situação Atual avançou 2,4 pontos, para 81,3 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, também subiu, mas de forma mais moderada: 0,5 ponto, passando a 97,0 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade do setor cresceu 0,4 ponto percentual, para 70,5%. Segundo a pesquisadora da FGV, Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários. Ela também destaca que o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2OLpRuT.

Com base no texto 'CUSTO DA CONSTRUÇÃO', leia as afirmativas a seguir:

I. Conclui-se do texto que o Índice Nacional de Custo da Construção – M, medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou deflação de 0,15% em novembro de 2019.
II. Infere-se do texto que, na passagem de outubro para novembro de 2019, o Índice de Confiança da Construção atingiu o maior patamar desde setembro de 2014, quando a confiança ficou em 89,9 pontos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. Conclui-se do texto que o Índice Nacional de Custo da Construção ? M, medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou deflação de 0,15% em novembro de 2019 ? incorreto, segundo o texto foi uma inflação e não uma "deflação".

    II. Infere-se do texto que, na passagem de outubro para novembro de 2019, o Índice de Confiança da Construção atingiu o maior patamar desde setembro de 2014, quando a confiança ficou em 89,9 pontos ? correto, segundo o texto, no 2º parágrafo: A alta da taxa na passagem de outubro para novembro de 2019 foi puxada pelos serviços, que tiveram deflação (queda de preços) de 0,08% em outubro e passaram para uma inflação de 0,36% em novembro.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3298087
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CUSTO DA CONSTRUÇÃO

Publicado em 26/11/2019
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,15% em novembro de 2019. O percentual é superior ao observado em outubro de 2019 (0,12%). O indicador acumula 3,99% no ano de 2019 e 4,12% em 12 meses.

A alta da taxa na passagem de outubro para novembro de 2019 foi puxada pelos serviços, que tiveram deflação (queda de preços) de 0,08% em outubro e passaram para uma inflação de 0,36% em novembro.

Os materiais e equipamentos tiveram queda na taxa, apesar de continuarem com inflação. A taxa recuou de 0,37% em outubro para 0,31% em novembro.

Já a mão de obra manteve-se, em novembro, sem variação de preços como ocorreu em outubro.

CONFIANÇA DA CONSTRUÇÃO SOBE 1,5 PONTO

O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 1,5 ponto na passagem de outubro para novembro de 2019 e chegou a 89 pontos, em uma escala de zero a 200. Esse é o maior patamar atingido pelo indicador desde setembro de 2014, quando a confiança ficou em 89,9 pontos.

A alta do índice é relacionada a uma melhora da situação corrente, já que o Índice de Situação Atual avançou 2,4 pontos, para 81,3 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, também subiu, mas de forma mais moderada: 0,5 ponto, passando a 97,0 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade do setor cresceu 0,4 ponto percentual, para 70,5%. Segundo a pesquisadora da FGV, Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários. Ela também destaca que o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2OLpRuT.

Com base no texto 'CUSTO DA CONSTRUÇÃO', leia as afirmativas a seguir:

I. O autor aponta que, na perspectiva da pesquisadora Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários do setor de construção.
II. O autor do texto diz que, segundo a pesquisadora Ana Maria Castelo, o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor de construção.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Ambos itens corretos:

    I. O autor aponta que, na perspectiva da pesquisadora Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários do setor de construção ? correto, segundo o texto, lembrando que o subtítulo se chama "CONFIANÇA DA CONSTRUÇÃO SOBE 1,5 PONTO":  [...] segundo a pesquisadora da FGV, Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários [...]

    II. O autor do texto diz que, segundo a pesquisadora Ana Maria Castelo, o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor de construção ? correto, segundo o texto: [...] la também destaca que o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão é integralmente sobre compreensão textual, isso quer dizer que é preciso tirar do texto as respostas das assertivas abaixo. Vejamos:

    I- Verdadeira.

    De acordo com o texto: "Segundo a pesquisadora da FGV, Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários. Ela também destaca que o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor."

     II- Verdadeira.

    De acordo com o texto: "Segundo a pesquisadora da FGV, Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários. Ela também destaca que o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor."

    Portanto, as duas afirmativas são verdadeiras.

    GABARITO DO MONITOR: A