SóProvas



Prova CESPE - 2008 - SERPRO - Técnico de enfermagem


ID
446467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e do sistema
operacional Linux, julgue os itens seguintes.

No Linux, o gerenciamento de arquivos é realizado pelo programa Math, que possibilita criar pastas e organizá-las.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Podemos eliminar pelo Programa Math da Microsoft que é uma ferramenta voltada para estudantes de matemática, que traz uma série de recursos úteis para o usuário. Aprenda, resolva e descubra os segredos da matemática sem complicações

    Fonte: http://ultradownloads.com.br/download/Microsoft-Math/#ixzz2Qwi9qrid
    Sistema de arquivos

    O gerenciamento de arquivos no Linux baseia-se num esquema de vários níveis, onde a camada principal é o VFS (Virtual File System), que esconde da aplicação as características dos diversos sistemas de arquivo reconhecidos pelo Linux. Quando uma aplicação solicita uma operação sobre algum arquivo, essa solicitação é encaminhada para o VFS, que reenvia a solicitação para um dos SA registrados.

    O VFS utiliza uma estrutura chamada superbloco para manter as informações referentes aos diversos sistemas de arquivos montados (tipo, ponto de montagem, dispositivo de bloco utilizado, arquivos abertos). Também utiliza index-node ou nós-i, semelhantes aos nós-i do Ext2, com as informações sobre os arquivos (permissões, blocos utilizados, dono, etc.).

    Assim como muitos não consegui entender paticas de nada desse gerenciamento de arquivos do LInux, mas segue o conceito para elucidação.

  • Só mais dois detalhes...
    Há também o LibreOffice Math que faz fórmulas matemáticas. Nada a ver com gerenciamento de arquivos.
    No Linux são muitos os gerenciadores de arquivo disponíveis. A rigor, cada distribuição Linux traz pelo menos um, mas o usuário pode substituí-lo facilmente. No meu caso, por exemplo, uso a distribuição Fedora, que traz o Nautilus. Só que a versão mais recente do Nautilus eu achei muito ruim, então migrei para o Nemo. No Windows a coisa é um pouco mais rígida. É o Windows Explorer e fim de papo.
  • Microsoft Math

  • errado
    Gerenciador de arquivos é uma aplicaçãoq ue fornece uma interface gráfica para trabalhar com sistema de arquivos. Usos comuns incluem criação, visualização, leitura, renomeação, deslocamento e pesquisa de arquivos. Exemplos de gerenciadores:2xExplorer,A43,CubicExplorer,Directory Opus,DOSShell,emelFM2,Endeavour Mark II,Explorateur Windows,Far Manager,FileMatrix,Finder (Mac),FreeCommander etc.
  • Errado. Math lembra matemática, e no Linux, um dos programas de gerenciamento de arquivos é o Nautilus.
  • principais ferenciadores de arquivo: NAUTILUS E KONQUEROR .... se  é assim que se escreve...rs
  • Errado
    O Math, como os colegas acima já disseram faz parte do pacote BrOffice.Org. O Linux possui sim alguns gerenciradores de arquivos, sendo os mais cohecidos o Nautilus e Konqueror.

  • Gerenciamento de arquivos:

    no windows ---> windows explorer

    no linux ---> nautilus ou konqueror

  • Outro programa gerenciador de arquivos do Linux é o Konkeror

  • GERENCIADOR DE ARQUIVOS no windows ---> windows explorer


    GERENCIADOR DE ARQUIVOS no linux ---> nautilus ou dolphin

  • Principais gerenciadores de arquivos (estruturas de diretórios) no Linux:

    Konqueror

    Nautilus

    Dolphin

    XFE

    _______________________________________________________________________________________

    OBS: como os colegas mencionaram, é semelhando ao Windows Explorer (no Windows 10, Explorador de Arquivos).

    _______________________________________________________________________________________

    Gabarito: Errado.

  • ERENCIADOR DE ARQUIVOS no windows ---> windows explorer

    GERENCIADOR DE ARQUIVOS no linux ---> nautilus ou dolphin

  • Gerenciadores de arquivos

    *Nautilos

    *Dolphin

    *Konqueror

    *Pcman

    *Thunar

  • Gerenciadores de Arquivos Linux:

    Linha de Comando, Dolphin, Gnome Commander, Konqueror, Krusader, Midnight Commander, Nautilus, PCMan, Thunar, Xfe

  • ERRADO

    LINUX:

    •Gerenciadores de janela. ( interface gráfica)

    ∟ KDE

    ∟ GNOME

    ∟ BLACKBOX

    •Gerenciadores de arquivos

    ∟ KONQUEROR

    ∟ NAUTILUS

    •Gerenciadores de Boot

    ∟ GRUB

    ∟ LILO

  • Errado. Math lembra matemática, e no Linux, um dos programas de gerenciamento de arquivos é o Nautilus.


ID
446470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e do sistema
operacional Linux, julgue os itens seguintes.

Uma diferença marcante entre os software Windows e Linux é o fato de este ser um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda a Internet e distribuído sob licença pública.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!!!
    O sistema linux é parte do chamado "movimento de código aberto". O importante é que ele possui o código aberto, livre. Isso significa que qualquer pessoa pode consultá-lo, examiná-lo, modificá-lo, etc. 
    O Linux foi usado como exemplo de sistemas de código aberto, entretanto, existem outros que são tão difundidos como ele:
    Apache: o servidor web mais utilizado na Internet (usado também em sistemas operacionais de código fechado, como o Windows);
    • Netscape: um navegador web que antigamente era de código fechado, porém hoje se tornou aberto;
    • Perl: uma linguagem de programação popular usada para resolver todo tipo de problemas;
    • Sendmail: o programa mais popular de transferência de e-mail, usado para rotear 80% dos e-mails na Internet.
  • Opa! Peraí... no comentário acima há uma afirmação equivocada [havia, porque o colega depois apagou. Seja como for...]. O Linux não é, absolutamente, um freeware! Este é um erro bem comum e é preciso estar bem atento a ele. O linux é um Softwre Livre. Não um freeware.
    Freewares são softwares gratuitos. Necessariamente gratuitos. E este não é o caso do Linux. Por incrível que pareça. Vide, por exemplo, o link a seguir: https://www.redhat.com/wapps/store/catalog.html
    Trata-se do site da redhat, empresa que elabora uma distribuição Linux paga, e bastante cara inclusive. Outro exemplo? Esse até bem interessante: http://www.distribuicoeslinux.com.br/
    Nele a gente pode comprar várias distribuições Linux, como o Fedora e o Ubuntu. O detalhe é que a gente também pode baixar essas mesmas distribuições de graça, diretamente do site oficial. Que negócio é esse então, né?! Pois é... Software Livre! Pode usar, copiar, distribuir, modificar, dar, e até mesmo vender se quiser e achar quem compre.
    A seguir um texto interessante, retirado de http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html
    A Definição de Software Livre

    A definição de software livre apresenta os critérios utilizados para definir se um programa de computador em particular se qualifica como software livre ou não. De tempos em tempos nós revisamos essa definição, para clarificá-la ou para resolver questões mais sutis. Veja a seção Histórico abaixo para uma lista de mudanças que afetam a definição de software livre.

    Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Com essas liberdades, os usuários (tanto individualmente quanto coletivamente) controlam o programa e o que ele faz por eles.

    Quando os usuários não controlam o programa, o programa controla os usuários. O desenvolvedor controla o programa e, por meio dele, controla os usuários. Esse programa não-livre e “proprietário” é, portanto, um instrumento de poder injusto.

    Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”.

  • correto
    Linux é um sistema operacional livre baseado em Unix, Linux kernel & GNU software. O conceito principal do LInux é o  seu desenvolvimento colaborativo e descentralizado pela Internet, sem custo. Distribuições incluem Ubuntu, Red Hat Fedora, Debian & Slackware.
  • Colegas,
    O que significa distribuído sob licença pública?
  • GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).

    Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

    1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
    2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
    3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
    4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Licença_Pública_GNU
  • A licença GPL (Licença Geral Pública) é que rege os Softwares Livres. Em outras palavras, as regras, liberdades e termos gerais de qualquer software livre estão elencadas na GPL. Portanto, GPL é a lei dos softwares livres.
  • software livre-código aberto,categoria de software que esta sobre o licenciamento da  GPL que significa LICENÇA PÚBLICA GERAL e tem as seguintes diretrizes: gratuidade,uso irrestrito,redistribuição(pode fazer cópias),modificação (código fonte).

  • Certo.

    O Linux é um sistema de código aberto.

    Linux é um sistema operacional livre baseado em Unix, Linux kernel & GNU software. O conceito principal do LInux é o seu desenvolvimento colaborativo e descentralizado pela Internet, sem custo. Distribuições incluem Ubuntu, Red Hat Fedora, Debian & Slackware.


  • O português também é essencial.

    ESTE>> RETOMA TERMO MAIS PRÓXIMO

    ESSE>> RETOMA TERMO MAIS DISTANTE

  • O Linux não é, absolutamente, um freeware! Este é um erro bem comum e é preciso estar bem atento a ele. 

    O linux é um Softwre LivreNão um freeware.

    Freewares são softwares gratuitos. Necessariamente gratuitos. E este não é o caso do Linux. Por incrível que pareça. Vide, por exemplo, o link a seguir: https://www.redhat.com/wapps/store/catalog.html

    Trata-se do site da redhat, empresa que elabora uma distribuição Linux paga, e bastante cara inclusive. Outro exemplo? Esse até bem interessante: http://www.distribuicoeslinux.com.br/

    Nele a gente pode comprar várias distribuições Linux, como o Fedora e o Ubuntu. O detalhe é que a gente também pode baixar essas mesmas distribuições de graça, diretamente do site oficial. Que negócio é esse então, né?! Pois é... Software Livre! Pode usar, copiar, distribuir, modificar, dar, e até mesmo vender se quiser e achar quem compre.

    A seguir um texto interessante, retirado de http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

    A Definição de Software Livre

    A definição de software livre apresenta os critérios utilizados para definir se um programa de computador em particular se qualifica como software livre ou não. De tempos em tempos nós revisamos essa definição, para clarificá-la ou para resolver questões mais sutis. Veja a seção Histórico abaixo para uma lista de mudanças que afetam a definição de software livre.

    Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Com essas liberdades, os usuários (tanto individualmente quanto coletivamente) controlam o programa e o que ele faz por eles.

    Quando os usuários não controlam o programa, o programa controla os usuários. O desenvolvedor controla o programa e, por meio dele, controla os usuários. Esse programa não-livre e “proprietário” é, portanto, um instrumento de poder injusto.

    Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”

  • este se refere ao lunix

  • Discordo da questão WINDOWS é PAGO (código fonte fechado) Linux sim código fonte aberto.

  • Essa questão pegou muito desviados

  • Certo.

    Olha o português aí! Ao se referir a “este”, o examinador retoma o último termo, que no caso é o Linux. E uma das grandes diferenças dos 2 (dois) sistemas é justamente a licença. No Linux: GPL/GNU. No Windows: Copyright.

  • Uma diferença marcante entre os software Windows e Linux é o fato de este ser um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda a Internet e distribuído sob licença pública.

    CERTO.

    Se no lugar do este tivesse o AQUELE, ai estaria errado porque iria fazer referência ao windows

  • O Linux é um software livre e gratuito!

  • Este se refere ao Linux.


ID
446473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e do sistema
operacional Linux, julgue os itens seguintes.

O pendrive permite ampliar a capacidade da memória RAM, uma vez que possui capacidade de armazenamento de diversos kbytes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. 

    Como memória ram não é possível, o que pode ser feito é utilizá-lo como Ready-Booster. Essa funcionalidade permite que você use a memória de dispositivos flash em favor da memória cachê do computador. Quando você pluga um pen drive, por exemplo, em um PC com Vista, o próprio sistema operacional sugere essa ação automaticamente – num menu com as outras opções possíveis. Pode ser feito no Windows 7 também. Fiz no meu PC agora mesmo, Clique com o botão direito em cima do dispositivo de memória, seja ele um pen drive ou não, vá em Propriedades, Na aba Ready Booster, clique em "Dedicar esse dispositivo ao Ready Booster"e depois em "Aplicar". Pronto, será dedicada para otimizar seu sistema essa memória, isso não será expansão da memória RAM, é apenas um recurso pra desafogar o seu PC.

    Essa imagem é do Vista.

    ready_boost_350
  • Só salientando que a questão fala do sistema LINUX, e não Windows(s)
  • Em Windows 7 é possível adicionar extra RAM pelo flash drive, o que é diferente de Ready Boost:
    1- formatar o flash drive, apagando tudo, até arq. escondidos.
    2- Propriedades de Meu computador, avançado e configurações.
    3- editar
    4- clicar no drive e selecionar tamanho selecionado por usuário.
    5- verificar tamanho do drive e subtrair 5 Mb
    6 - nos text boxes colocar este n°.
    7- aplicar.
    8 - reboot.

    Um modo mais rápido de acessar o que está acima:
    Winkey+pause break->config. avanc->avançado->desempenho->avançado->alterar->selec. flash drive e definir o tamanho conforme acima.

    http://www.instructables.com/id/Use-your-USB-flash-drive-as-virtual-RAM/
  • ERRADO.
    O pendrive não permite ampliar a capacidade da memória RAM, ou seja, ela é apenas um dispostivo de fora do computador, não faz parte interna de um PC.
    O pendrive é um dispositivo portátil de armazenamento com memória flash, acessível através da porta USB. Sua capacidade varia de modelo para modelo, mas os pendrives mais atuais já passam dos gigabytes de memória.
     
  • Sim, existem programas de terceiros como o citado, e antigamente haviam táticas de linhas de comando do CONFIG.SYS para alocar memória manualmente. Mas a questão, assim como todo concurso, sempre considera a configuração padrão. E na configuração padrão dos sistemas operacionais, não entram softwares de terceiros.
    Ainda bem. Já tentou imaginar uma questão de concurso falando sobre o App SugarSync instalado em um desktop com Windows 7 Professional em inglês compartilhando com um iPad 3ª geração em português? Pois é. Nem especialistas conseguiriam responder todas as questões de informática assim.
  • Essa é uma questão meio complicada porque as pessoas estão "comprando" muito facilmente essa ideia de aumento de memória RAM através do ebooster ou outros mecanismos equivalentes. Isso não existe. - Difícil é acreditar já que tantos sites dizem que sim, né? Pois é. Seja como for, o que o ebooster faz é um cache, uma memória virtual, auxiliar, que não tem nada a ver com a memória RAM em si, embora a propaganda a esse respeito seja grande.
    Portanto, não se pode dizer, de jeito nenhum, que "o pendrive permite ampliar a capacidade da memória RAM". Não importa de que tecnologia ou software estejamos falando, isso não é verdade. Memória RAM é memória RAM; um componente de Hardware; tem um slot específico, um barramento próprio, conectado "diretamente" ao processador e a outros niveis de cache como L3 e L2. Se a gente quer ampliar a capacidade da memória RAM, a gente tem que instalar novos pentes de memória RAM ou substituir os que já possuimos. E isso levando em conta os limites impostos por outros itens do sistema como por exemplo a placa-mãe.
    A afirmativa, portanto, está errada. E muito!
  • Errado. O pendrive é um tipo de armazenamento portátil, do tipo flash, conectado via USB. A memória RAM, desde muito tempo, tem capacidade de GB, e não KB. E a ideia de usar uma memória de massa como 'extensão da memória RAM', é da década de 90, quando haviam softwares para isto e atualmente é o 'arquivo de troca no disco rígido'
  • Ainda não entendi qual é o erro da questão. O pendrive, como bem explicou o colega Robson Fonseca, pode ser usado para o recurso Ready Boost. Mas quando se faz isso, não se está ampliando a capacidade de memória do computador, ao adicionar a ela a capacidade de memória do pendrive? Por favor, quem puder esclarecer, agradeço

  •  o READYBOST é o nome de uma tecnologia de cache de disco incluída no sistema operacinal windows 7...
    essa tecnologia utiliza dispositivos de memória flesh (pendrive, cartão de memória...) para adicionar mais memória RAM
    ao sistema

  • Só para acrescentar: no windows vista exista um aplicativo chamado eboost que pode aumentar.
  • Configuracões padroes!!!

  • Tem capacidade de GB e não KB

  • Em outra questão ela afirma como CERTO O PENDRIVE aumentar a memória. Fiquei sem saber a posição da banca, vou interpretar que no Windows é possível e Linux não

  • ERRADO. O pendrive, é uma memória secundária, ou seja de "MASSA", memória de armazenamento NÃO TEMPORÁRIO. Enquanto isso a RAM, é volátil, e seus dados são apagados quando há o desligamento do aparelho.

ID
446476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e do sistema
operacional Linux, julgue os itens seguintes.

A compactação pode ser utilizada para minimizar o tamanho de um arquivo e, com isso, agilizar a transmissão deste pela Internet.

Alternativas
Comentários
  • Respostas bem interessantes sobre compctar um arquivo.

    FONTE: http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/35862
  • correto
    Compactação (ou bit-rate reduction) é condificar informação usando menos bits por algoritmos que usam indexação para eliminar bits redundantes. A fim da informação ser descompactada depois, há a necessidade de processos complexos para fazer a informação disponível novamente, o que pode exigir até mesmo hardware especializado para descompactar.Formatos que usam algoritmos de compressão incluem Zip, RAR, gzip, ADPCM, MP3 & JPEG.
  • CERTO. Como é o caso do WinRAR (o mais usado hoje em dia), Winzip (que é muito usado hoje em dia). Estes são programas para compactação, ou seja, diminuir o tamanho de um arquivo, para poder enviar para o e-mail, agilizando assim a transmissão de dados via internet.

    OBS: Poderá também compactar várias arquivos, não necessariamente um como aborda a questão, mesmo assim a questão continua CERTA.

  • Como funciona a compressão de arquivos

    Se você baixa muitos programas e arquivos da Internet, provavelmente já deve ter se deparado com arquivos em formato ZIP. Esse sistema de compressão é uma invenção muito conveniente, especialmente para usuários da web, porque permite reduzir o número total de bits e bytes em um arquivo, para que possa ser transmitido de forma mais rápida pela Internet com conexões lentas ou ocupar menos espaço em disco. Assim que tiver baixado o arquivo, seu computador usa um programa como o WinZip ou Stuffit para expandir o arquivo ao tamanho original. Se tudo correr bem, o arquivo expandido é idêntico ao arquivo original antes da compressão.

     

    À primeira vista, isto parece complicado. Podemos reduzir o número de bits e bytes e depois colocar estes mesmos bits e bytes de volta? A idéia básica por trás desse processo é bem simples. Neste artigo, examinaremos este simples método, selecionando um pequeno arquivo e submetendo-o ao processo de compressão.

     

    A maioria dos arquivos de computador possui a mesma informação registrada repetidas vezes. Os programas de compressão de dados simplesmente se livram dessa redundância. Em vez de registrarem uma parte da informação várias vezes, um programa de compressão de arquivo lista esta informação uma vez, fazendo nova referência a ela sempre que volta a aparecer no programa original.

    http://informatica.hsw.uol.com.br/compressao-de-arquivos.htm

     

  • GAB C

    tar-> empacotar

    gzip-> compactar

    wc-> contar linhas


ID
929491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A contaminação do paciente por microrganismos pode ser evitada por
meio de vários procedimentos. A respeito desse assunto, julgue os itens
a seguir.

Antissepsia é o conjunto de meios utilizados para impedir a multiplicação bacteriana em tecidos mortos.

Alternativas
Comentários
  • Anti-sepsia é o método através do qual se impede a proliferação de microrganismos em tecidos vivos com o uso de substância químicas (os anti-sépticos) usadas como bactericidas ou bacteriostáticos.

    Uma mesma substância química usada em objetos inanimados será chamada de desinfectante e quando usada em tecidos vivos será chamada de anti-sépticos. Ex. Clorexidina e iodopovidona.

  • Antissepsia é para tecidos vivos.
    Assepsia para tecidos mortos
  • ANTISSEPSIA – É o procedimento que visa o controle de infecção a partir do uso de substâncias microbiocidas de uso na pele ou mucosas.

    ASSEPSIA – É o conjunto de métodos empregados para impedir que determinado local, superfície, equipamento e/ou instrumental seja contaminado. 
  • ANTISSEPSIA: É O CONUNTO DE MEDIDAS PROPOSTAS PARA INIBIR O CRESCIMENTO DE MICRORGANISMO OU REMOVÊ-LOS DE UM DETERMINADO AMBIENTE, PODENDO OU NAO DESTRUÍ-LOS E  PARA TAL FIM UTILIZARMOS ANTISSEPTICOS OU DSINFETANTES.

  • Antissepsia: inibição do crescimento em tecidos vivos, através de substância bacteriostáticas ou bactericidas aplicadas em tecidos vivos.

    Assepsia: procedimentos ou conjunto de procedimentos que visam impedir a penetração de micro-organismos num local que não os contenha.


ID
929494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A contaminação do paciente por microrganismos pode ser evitada por
meio de vários procedimentos. A respeito desse assunto, julgue os itens
a seguir.

Assepsia é o conjunto de meios utilizados para impedir a contaminação microbiana.

Alternativas
Comentários
  • Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias. A Anti-sepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com anti-sépticos.
  • ASSEPSIA: É O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE UTILIZAMOS PARA IMPEDIR A PENETRAÇAO DE MICRORGANISMO MUM AMBIENTE QUE LOGICAMENTE NAO OS TEM, LOGO UM AMBINETE ASSÉPTICO É AQUELE QUE ESTA LIVRE DE INFECÇAO.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A contaminação do paciente por microrganismos pode ser evitada por
meio de vários procedimentos. A respeito desse assunto, julgue os itens
a seguir.

Esterilização é a destruição de todas as formas de microrganismos, exceto esporos.

Alternativas
Comentários
  • esterillização destroi até os esporos.

  • a esterilização destrói todos os microorganismo ,inclusive esporos .
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
929500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A contaminação do paciente por microrganismos pode ser evitada por
meio de vários procedimentos. A respeito desse assunto, julgue os itens
a seguir.

Higienização é todo processo de limpeza que visa remover resíduos e reduzir microrganismos a níveis recomendados pelos códigos sanitários.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A contaminação do paciente por microrganismos pode ser evitada por
meio de vários procedimentos. A respeito desse assunto, julgue os itens
a seguir.

Descontaminação é a destruição de formas vegetativas microbianas esporuladas.

Alternativas
Comentários
  • Destruição de formas esporuladas é esterilização

ID
929506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um
vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com
hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e
sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.

Nessa situação, o paciente apresenta aumento da freqüência do pulso, agitação ou prostração, entre outros sintomas.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

     Hemorragia Interna

    As hemorragias internas são mais difíceis de serem reconhecidas porque o sangue se acumula nas cavidades do corpo, tais como: estômago, pulmões, bexiga, cavidades craniana, torácica, abdominal e etc.

    SINTOMAS

    • fraqueza;
    • sede;
    • frio;
    • ansiedade ou indiferença.

       

    SINAIS

    • Alteração do nível de consciência ou inconsciência;
    • agressividade ou passividade;
    • tremores e arrepios do corpo;
    • pulso rápido e fraco;
    • respiração rápida e artificial;
    • pele pálida, fria e úmida;
    • sudorese; e
    • pupilas dilatadas.

ID
929509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um
vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com
hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e
sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.

O paciente em questão apresenta respiração lenta e salivação.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    As hemorragias internas são mais difíceis de serem reconhecidas porque o sangue se acumula nas cavidades do corpo, tais como: estômago, pulmões, bexiga, cavidades craniana, torácica, abdominal e etc.

    SINTOMAS

    • fraqueza;
    • sede;
    • frio;
    • ansiedade ou indiferença.

       

    SINAIS

    • Alteração do nível de consciência ou inconsciência;
    • agressividade ou passividade;
    • tremores e arrepios do corpo;
    • pulso rápido e fraco;
    • RESPIRAÇÃO RÁPIDA E SUPERFICIAL
    • pele pálida, fria e úmida;
    • sudorese; e
    • pupilas dilatadas.

ID
929512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um
vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com
hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e
sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.

A transpiração desse paciente é abundante, sua pele é úmida e fria.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    As hemorragias internas são mais difíceis de serem reconhecidas porque o sangue se acumula nas cavidades do corpo, tais como: estômago, pulmões, bexiga, cavidades craniana, torácica, abdominal e etc.

    SINTOMAS

    • fraqueza;
    • sede;
    • frio;
    • ansiedade ou indiferença.

       

    SINAIS

    • Alteração do nível de consciência ou inconsciência;
    • agressividade ou passividade;
    • tremores e arrepios do corpo;
    • pulso rápido e fraco;
    • respiração rápida e superficial
    • pele pálida, fria e úmida;
    • sudorese; e
    • pupilas dilatadas.
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um
vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com
hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e
sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.

Nesse caso, o técnico de enfermagem deve deitar o paciente, afrouxar-lhe as vestes e manter a área afetada mais elevada que o resto do corpo.

Alternativas
Comentários
  •  ITEM CORRETO

    Métodos para Detenção de Hemorragias

    Elevação da região acidentada: pequenas hemorragias nos membros e outras partes do corpo podem ser diminuídas, ou mesmo estancadas, afrouxando-se as roupas e elevando-se a parte atingida o que, por consequência, dificulta a chegada do fluxo sanguíneo.

    (Não elevar o segmento ferido se isto produzir dor ou se houver suspeita de lesões internas)
     
  • Técnicas utilizadas no controle de hemorragias
    1 - Pressão direta sobre o ferimento
    2 - Elevação de membro
    3 - Compressão dos pontos arteriais

    Obs.: o torniquete é uma prática que não deve ser empregada pelo risco de amputação de membros, exceto em algumas situações como esmagamento de membros com hemorragia não controlada por outros meios.


ID
929518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um
vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com
hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e
sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.

Nessa situação, o técnico de enfermagem deve estancar a hemorragia e controlar os sinais vitais.

Alternativas
Comentários
  • Técnicas utilizadas no controle de hemorragias
    1 - Pressão direta sobre o ferimento
    2 - Elevação de membro
    3 - Compressão dos pontos arteriais

    Obs.: o torniquete é uma prática que não deve ser empregada pelo risco de amputação de membros, exceto em algumas situações como esmagamento de membros com hemorragia não controlada por outros meios.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um
vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com
hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e
sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.

Um cuidado imediato do técnico de enfermagem, nesse caso, deve ser: aplicar no paciente 2 mg de heparina intradérmica para conter o fluxo sanguíneo.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
929524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição adequada é uma medida de prevenção e proteção da saúde
do trabalhador; em alguns casos, o paciente deve seguir uma dieta
apropriada para sua recuperação. Acerca das dietas, julgue os itens
subseqüentes.

Quando o paciente pode comer qualquer tipo de alimento, sua dieta é denominada livre ou normal.

Alternativas
Comentários
  • A dieta livre ou normal é indicada em situações em que a condição clínica e nutricional não justifica restrições e/ou modificações dietéticas. Tem a função de manter o estado nutricional do paciente, é uma dieta suficiente, harmônica, de consistência normal, distribuição e quantidade normal de todos os nutrientes, ou seja, normoglicídica, normoproteica, normolipidica, balanceada e completa.

    Resposta CERTO


    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição adequada é uma medida de prevenção e proteção da saúde
do trabalhador; em alguns casos, o paciente deve seguir uma dieta
apropriada para sua recuperação. Acerca das dietas, julgue os itens
subseqüentes.

A dieta que permite a ingestão, pelo paciente, de alimentos cozidos, sem gordura e com pouco resíduo, é chamada de dieta branda.

Alternativas
Comentários
  •         TIPOS DE DIETA
    dieta geral é indicada para pacientes que não têm restrição de nutrientes, por isso a quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) é normal, ou seja, normoglicídica, normoprotéica e normolipídica.

    dieta branda é utilizada tanto para pacientes com problemas mecânicos de mastigação e deglutição quanto para facilitar a digestão de pacientes no período pós-operatório ou pode ser recomendada como transição para a dieta geral. Portanto, a dieta branda é idêntica à geral em relação à distribuição dos macronutrientes, sendo normoglicídica, normoprotéica, normolipídica. Porém, a consistência da dieta é mais macia. São permitidos pedaços de legumes, vegetais, carnes, não sendo obrigatório que o alimento seja triturado ou moído. São evitadas frituras e condimentos fortes.

    dieta leve é usada em casos de pacientes com problemas mecânicos de mastigação, naqueles que apresentam função gastrintestinal moderadamente alterada, no preparo de exames, cirurgias e nos períodos pré e pós-operatório. Portanto, sua consistência deve ser semilíquida, além de hiperglicídica, normoprotéica e hipolipídica. Como pode ocorrer deficiência de nutrientes com seu uso prolongado, podendo levar à desnutrição, essa dieta é usada por períodos curtos.

    dieta líquida é necessária quando há restrição na função digestiva, problemas mecânicos de mastigação e deglutição, no preparo para exames e no pré e pós-operatório. Também é utilizada por curtos períodos. Sua consistência é líquida, hiperglicídica, normoprotéica e hipolipídica, sendo de baixo teor calórico e de fácil absorção.

    A dieta pastosa é indicada para pacientes com dificuldade de deglutição, digestão, que necessitem de repouso gastrintestinal e em alguns pós-operatórios. A consistência da dieta é abrandada pela cocção e processos mecânicos, com alimentos moídos, liquidificados, em formas de purês. A composição deve ser normoglicídica, normoprotéica e normolipídica. A papa I é utilizada para pacientes idosos, naqueles com dificuldade de deglutição, estreitamento esofágico e nos períodos pré e pós-operatório de esôfago ou otorrinolaringologia. É semelhante à dieta líquida, porém é hiperprotéica. A papa II é indicada para pacientes idosos, com dificuldade de deglutição, no período pós-operatório de cabeça e pescoço, em alterações neurológicas e em risco respiratório. É semelhante à dieta leve, porém é hiperprotéica.

    FONTE: 
    http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=339
  • A dieta branda é utilizada tanto para pacientes com problemas mecânicos de mastigação e deglutição quanto para facilitar a digestão de pacientes no período pós-operatório ou pode ser recomendada como transição para a dieta geral. É normoglicídica, normoprotéica, normolipídica. Porém, a consistência da dieta é mais macia. São permitidos pedaços de legumes, vegetais, carnes, não sendo obrigatório que o alimento seja triturado ou moído. São evitadas frituras, condimentos fortes, gorduras e com pouco resíduos.

    Resposta CERTO

    Bibliografia Krause : alimentos, nutrição e dietoterapia / L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott-Stump, Janice L. Raymond; [tradução Claudia Coana... et al.]. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2012.

ID
929530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição adequada é uma medida de prevenção e proteção da saúde
do trabalhador; em alguns casos, o paciente deve seguir uma dieta
apropriada para sua recuperação. Acerca das dietas, julgue os itens
subseqüentes.

Dieta líquida é aquela em que o paciente pode ingerir líquidos sem gordura e com pouca quantidade de sal.

Alternativas

ID
929533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição adequada é uma medida de prevenção e proteção da saúde
do trabalhador; em alguns casos, o paciente deve seguir uma dieta
apropriada para sua recuperação. Acerca das dietas, julgue os itens
subseqüentes.

A dieta leve deve ser oferecida para pacientes que apresentem dificuldade de mastigar.

Alternativas
Comentários
  • "A dieta leve é usado pelos os pacientes com problemas mecânicos da mastigação..."

    Site :www.nutritotal.com.br
  • Pastosa


ID
929536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção
é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a
substância utilizada e pelas características do paciente. Em
relação à administração de medicamentos por via
parenteral, julgue o item que se segue.

A via intramuscular é escolhida para a aplicação de injeção porque a substância injetada pode ser irritativa, volumosa, ou de difícil absorção.

Alternativas
Comentários
  • Injeção é definida como um procedimento em que uma substância é introduzida e depositada por meio de uma agulha estéril nos tecidos corpóreos, geralmente na derme, no tecido cutâneo, no músculo, ou diretamente na corrente sanguínea.

    A injeção intramuscular (IM) permite a inoculação de maiores volumes de soluções, e sua absorção se dá de forma mais rápida devido à vascularização muscular, no entanto deve-se observar o cuidado de não acabar injetando inadvertidamente em um vaso sanguíneo

    Os locais preferenciais para injeção IM deveriam ser os músculos ventro glúteo, dorsoglúteo, vasto lateral da coxa e deltoide

    A aplicação intramuscular deve ser indicada quando:
    - Necessita-se de medicações de ação rápida porém não imediata.
    - Administrar substâncias irritantes (aplicadas sempre profundamente no músculo);
    - Introdução de substâncias de difícil absorção, como metais pesados, medicamentos oleosos e demais substâncias consideradas consistentes;
    - Aplicação de maior volume de soluções (até 4ml);

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    www.coren-sp.gov.br

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


ID
929539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção
é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a
substância utilizada e pelas características do paciente. Em
relação à administração de medicamentos por via
parenteral, julgue o item que se segue.

Na aplicação de injeção, a região da face ântero-lateral da coxa é contra-indicada para crianças menores de 28 dias, sendo indicada especialmente para lactentes e crianças até dez anos.

Alternativas
Comentários
  • Em menores de 2 anos de idade é preconizado o uso do músculo lateral da coxa devido à maior proporção muscular. Entretanto, a injeção IM nesse músculo tem o inconveniente de ser muito dolorosa, tanto em crianças como em adultos, devido à presença do nervo cutâneo lateral. Utiliza-se agulha até 25mm de comprimento. O volume máximo é de 4 ml adulto com musculatura desenvolvida e 0,5 a 1 ml em crianças com menos de 14 anos; pode ser dolorosa e é contra indicado em recém nascidos (0 a 28 dias). Resposta CERTO Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. http://inter.corensp.gov.br/sites/default/files/administracao_de_medicamentos_por_via_intramuscular.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/salavac_treinando_textos11_20.pdf

ID
929542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção
é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a
substância utilizada e pelas características do paciente. Em
relação à administração de medicamentos por via
parenteral, julgue o item que se segue.

A aplicação de insulina intradérmica garante que sua absorção seja rápida.

Alternativas
Comentários
  • absorção seja LENTA

  • a via é subcutânea ou IM OU ENDOVENOSA .

ID
929545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção
é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a
substância utilizada e pelas características do paciente. Em
relação à administração de medicamentos por via
parenteral, julgue o item que se segue.

A injeção subcutânea é utilizada para fazer testes alérgicos e para reações de hipersensibilidade.

Alternativas
Comentários
  • via de administração  para teste é intradermica.

  • A via para testes alérgicos e para reações de hipersensibilidade é a intradérmica e não a subcutânea. A aplicação de injeção por via Intradérmica é normalmente utilizada para absorção lenta da medicação, diagnósticos de alergias, e quando há necessidade de formação de pápula. A solução introduzida na derme, o volume máximo de 0,5ml, é utilizado seringa e agulha de insulina (13x4,5) e os locais de aplicação são de pouca pigmentação, poucos pêlos, pouca vascularização e fácil acesso.

    Resposta ERRADO

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

  • Eu sempre uso processos mnemônicos para decorar, pois sou terrível em "decorebas".
    Parece ser bobo, mas me ajuda e muito:
    SUBCUTÂNEA - SULINA - FAZ ALUSÃO A INSULINA
    INTRADÉRMICA - LEMBRA "I"XAME / teste


ID
929548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção
é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a
substância utilizada e pelas características do paciente. Em
relação à administração de medicamentos por via
parenteral, julgue o item que se segue.

A via intradérmica é apropriada para aplicação de vacinas ou para testes de sensibilidade.

Alternativas
Comentários
  • apropriada para vacina BCG , AS VACINAS A MAIORIA SAO IM . .

ID
929551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção
é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a
substância utilizada e pelas características do paciente. Em
relação à administração de medicamentos por via
parenteral, julgue o item que se segue.

As veias mais utilizadas para a aplicação de injeção endovenosa são as veias da dobra do cotovelo, a cefálica, a basílica, a mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão.

Alternativas
Comentários

ID
929554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A sondagem nasogástrica é utilizada com várias
finalidades: administração de alimentos e medicamentos,
preparo do paciente para exames, tratamentos e cirurgias,
lavagem gástrica ou para se fazer a drenagem do suco
gástrico. Julgue os itens seguintes, relacionados aos testes
utilizados para verificar se essa sonda está posicionada
corretamente no estômago.

Deve-se adaptar a seringa à sonda e aspirar; se a sonda estiver no estômago, haverá suco gástrico na seringa.

Alternativas

ID
929557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A sondagem nasogástrica é utilizada com várias
finalidades: administração de alimentos e medicamentos,
preparo do paciente para exames, tratamentos e cirurgias,
lavagem gástrica ou para se fazer a drenagem do suco
gástrico. Julgue os itens seguintes, relacionados aos testes
utilizados para verificar se essa sonda está posicionada
corretamente no estômago.

Deve-se colocar a extremidade da sonda em um copo com água; se a água borbulhar, a sonda estará no estômago.

Alternativas
Comentários
  • Este "método do copo" não é recomendado para a confirmação do posicionamento da SNE, pois tem demonstrado fragilidade nos resultados, muitas vezes apresentando-se como falso positivo.

  • com ar a SNG esta no pulmão


ID
929560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A sondagem nasogástrica é utilizada com várias
finalidades: administração de alimentos e medicamentos,
preparo do paciente para exames, tratamentos e cirurgias,
lavagem gástrica ou para se fazer a drenagem do suco
gástrico. Julgue os itens seguintes, relacionados aos testes
utilizados para verificar se essa sonda está posicionada
corretamente no estômago.

Deve-se colocar o estetoscópio sobre o abdome do paciente e injetar 20 mL de ar; se não se ouvir nenhum barulho, a sonda estará no estômago.

Alternativas
Comentários
  • essa conduta nem pode mais .

ID
929563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A diabetes melito (DM) é uma doença metabólica de natureza
genética que, devido a uma carência parcial ou total de insulina,
compromete o metabolismo dos hidratos de carbono, das
proteínas, dos lipídios, da água e dos eletrólitos. Julgue os itens
de 75 a 81, relacionados aos fatores desencadeantes, sinais e
sintomas dessa doença, ao tratamento e à assistência de
enfermagem devidos ao paciente que a apresente.

Os principais fatores desencadeantes da DM são: obesidade, estresse, vida sedentária, gravidez, viroses e(ou) infecções, ingestão excessiva de carboidratos, medicamentos e distúrbios endócrinos.

Alternativas

ID
929566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A diabetes melito (DM) é uma doença metabólica de natureza
genética que, devido a uma carência parcial ou total de insulina,
compromete o metabolismo dos hidratos de carbono, das
proteínas, dos lipídios, da água e dos eletrólitos. Julgue os itens
de 75 a 81, relacionados aos fatores desencadeantes, sinais e
sintomas dessa doença, ao tratamento e à assistência de
enfermagem devidos ao paciente que a apresente.

Os sintomas freqüentes em pacientes com DM são perda de peso, polidipsia, poliúria e polifagia.

Alternativas
Comentários
  • Então não concordo com a questão pois ela não explica qual DM é, por exemplo neste caso ela está falando da DMT1, entre tanto na DMT2 temo ganho de peso, por isso não podemos falar que isso é sintoma frequentemente em DM porque isto se remete a DMT1 e está ocorreram 10% dos casos, minha opinião, acho que gera dúvidas, pois não define o tipo de DM.

  • Porém temos que levar em consideração que isso é o CESPE sendo o CESPE....kkkk

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A diabetes melito (DM) é uma doença metabólica de natureza
genética que, devido a uma carência parcial ou total de insulina,
compromete o metabolismo dos hidratos de carbono, das
proteínas, dos lipídios, da água e dos eletrólitos. Julgue os itens
de 75 a 81, relacionados aos fatores desencadeantes, sinais e
sintomas dessa doença, ao tratamento e à assistência de
enfermagem devidos ao paciente que a apresente.

Sintomas como exoftalmia, taquicardia, constipação ou diarréia podem se manifestar em pacientes com a doença em questão.

Alternativas
Comentários
  • A exoftalmia é a protuberância do olho anteriormente para fora da órbita. Ela pode ser tanto bilateral quanto unilateral.
     

    Causas: Muitas doenças podem gerar a exoftalmia, mas pode ser induzido por sangramentos na porção posterior do olho, inflamações, tumores ou crescimento anormal de tecido.

  • Exoftalmia também surge em doenças de distúrbio da tireóide, como o hipertireoidismo.

  • CD OS PROFESSORES QC

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
929572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A diabetes melito (DM) é uma doença metabólica de natureza
genética que, devido a uma carência parcial ou total de insulina,
compromete o metabolismo dos hidratos de carbono, das
proteínas, dos lipídios, da água e dos eletrólitos. Julgue os itens
de 75 a 81, relacionados aos fatores desencadeantes, sinais e
sintomas dessa doença, ao tratamento e à assistência de
enfermagem devidos ao paciente que a apresente.

O paciente deve ser orientado acerca de sua doença e da realização de exercícios físicos moderados e regulares de acordo com sua idade, sexo e atividade diária.

Alternativas
Comentários
  • EXERCÍCIOS FÍSICOS:

    Fazer exercícios aumenta a sensibilidade do corpo à insulina e, portanto tendem a diminuir a glicose no sangue contribuindo no controle do diabetes. Exercícios regulares e programados são melhores porque impactos intensos, podem trazer problemas para o controle da glicose no sangue(Hipoglicemia).
    OS EXERCÍCIOS AJUDAM A:

    - Baixar o nível de açúcar no sangue 
    - Evitar as enfermidades do coração 
    - Controlar a pressão arterial 
    - Sentir-se melhor e ter melhor aparência reduzir a tensão (estresse) 
    - Diminuir os níveis de gordura no sangue 
    - Diminuem a necessidades de insulina ou comprimidos 
    - Controlar o peso
    Exercícios indicados:
    - Caminhar 
    - Andar de bicicleta 
    - Nadar 
    - Dançar
    - Cuidados necessários:
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A diabetes melito (DM) é uma doença metabólica de natureza
genética que, devido a uma carência parcial ou total de insulina,
compromete o metabolismo dos hidratos de carbono, das
proteínas, dos lipídios, da água e dos eletrólitos. Julgue os itens
de 75 a 81, relacionados aos fatores desencadeantes, sinais e
sintomas dessa doença, ao tratamento e à assistência de
enfermagem devidos ao paciente que a apresente.

O paciente diabético deve adotar uma dieta livre, com três refeições diárias, desde que faça uso de adoçante artificial.

Alternativas
Comentários
  • ALIMENTAÇÃO BALANCEADA = DIETA

    Os alimentos nos dão a energia que necessitamos para viver. Nosso organismo converte a maior parte dos alimentos que comemos em um tipo de açúcar que se chama glicose, da qual as células necessitam.

    A insulina ajuda as células a conseguir o açúcar necessário na produção de energia. Também evita que o açúcar se acumule no sangue. Mas, se você tem diabetes, a insulina não funciona como deveria ou talvez nem seja produzida. Mesmo assim, uma dieta saudável pode ajudar seu organismo a manter o nível de açúcar no sangue em equilíbrio: nem muito alto, nem baixo.

    Planeje sua alimentação:

    O Nutricionista será o profissional mais indicado para ajudá-lo a planejar sua alimentação 
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
929578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A diabetes melito (DM) é uma doença metabólica de natureza
genética que, devido a uma carência parcial ou total de insulina,
compromete o metabolismo dos hidratos de carbono, das
proteínas, dos lipídios, da água e dos eletrólitos. Julgue os itens
de 75 a 81, relacionados aos fatores desencadeantes, sinais e
sintomas dessa doença, ao tratamento e à assistência de
enfermagem devidos ao paciente que a apresente.

Os hipoglicemiantes orais devem ser usados por pacientes com diabetes do tipo I.

Alternativas
Comentários
  • TIPO II , EXCETO GRÁVIDAS!

  • Os antidiabéticos orais constituem-se a primeira escolha para o tratamento do DM tipo 2 não responsivo

    a medidas não farmacológicas isoladas, uma vez que promovem, com controle estrito, redução na incidência

    de complicações, têm boa aceitação pelos pacientes, simplicidade de prescrição e levam a menor aumento

    de peso em comparação à insulina (GUSSO; LOPES, 2012).

  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
929581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A diabetes melito (DM) é uma doença metabólica de natureza
genética que, devido a uma carência parcial ou total de insulina,
compromete o metabolismo dos hidratos de carbono, das
proteínas, dos lipídios, da água e dos eletrólitos. Julgue os itens
de 75 a 81, relacionados aos fatores desencadeantes, sinais e
sintomas dessa doença, ao tratamento e à assistência de
enfermagem devidos ao paciente que a apresente.

A insulina protamina zinco (PZI ou IPZ) tem ação rápida (30 minutos) e duração de 6 a 8 horas.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma uma preparação de suspensão de cristais de insulina zinco associada com protamina zinco. Possui partículas grandes, destinadas a lenta dissolução, o que retarda seu inicio de ação, porém, com efeito hipoglicemiante de longa duração. Essa insulina não deve ser administrada na mesma seringa com a insulina de ação rápida. O seu uso é limitado.

    Bons estudos!!
  • Insulina com protamina neutra de Hagedorn (NPH)

  • professores folgados,nem comentam

  • Impressionante....nem sinal de pronunciamento de professores.


ID
929584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem, ao se referir a sinais e sintomas
apresentados pelos pacientes, o profissional se utiliza de vários
termos técnicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Afasia é o termo utilizado para a incapacidade de deglutir.

Alternativas
Comentários
  • Afasia é um distúrbio na formulação e compreensão da linguagem.
  • Disfagia: dificuldade de engolir alimentos.

    Disfasia: é uma perbuação da linguagem associada a uma lesão cerebral, que consiste na má formação das palavras.


    Não confundir.
     


ID
929587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem, ao se referir a sinais e sintomas
apresentados pelos pacientes, o profissional se utiliza de vários
termos técnicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

A retenção de urina na bexiga é denominada anurese.

Alternativas
Comentários
  • Anurese é a diminuição anormal da urina.

ID
929590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem, ao se referir a sinais e sintomas
apresentados pelos pacientes, o profissional se utiliza de vários
termos técnicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Assistolia é a diminuição da contração uterina ou cardíaca.

Alternativas
Comentários
  •   Assistolia Insuficiência das contrações do coração, acarretando numerosas perturbações (dispnéia, edemas, anúria), observada em certas doenças do coração.

ID
929593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem, ao se referir a sinais e sintomas
apresentados pelos pacientes, o profissional se utiliza de vários
termos técnicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

A dor nos olhos é chamada de cefalalgia.

Alternativas
Comentários
  • A dor nos olhos é chamada de oftalmalgia

  • Cefalalgia é uma forte dor de cabeça, cefaleia.

  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
929596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem, ao se referir a sinais e sintomas
apresentados pelos pacientes, o profissional se utiliza de vários
termos técnicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Ao sangramento ou hemorragia nasal denomina-se epistaxe.

Alternativas
Comentários
    • Epistaxe: hemorragia nas fossas nasais
    • Equimose: sangramento em pequenos focos maiores que as peequias
    • Hemartrose: sangue nas articulações
    • Hematêmese: vômito de sangue
    • Hematoma: sangramento circunscrito formando coleção volumosa
    • Hematúria: sangue na urina
    • Hemopericárdio: sangue na cavidade pericárdica
    • Hemoperitônio: sangue na cavidade peritoneal
    • Hemotórax: sangue na cavidade pleural
    • melena: sangue digerido eliminado nas fezes
    • Menorragia: menstruação prolongada ou profusa, em intervalos egulares.
    • Menstruação: sangramento uterino cíclico e fisiológico da mulher
    • Metrorragia: sangramento uterino irregular entre os ciclos
    • Otorragia: sangramento pelo conduto auditivo externo, sangramento puntiforme
    • Púrpura: múltiplos pequenos focos de sangramento
    • Sufusão: sangramento plano, difuso e extenso em mucosas
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem, ao se referir a sinais e sintomas
apresentados pelos pacientes, o profissional se utiliza de vários
termos técnicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Equimose é a vermelhidão da pele que desaparece à pressão local.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro da questão foi dizer que desaparece á pressão local.
  • Equimose é uma infiltração de sangue na malha de tecidos do organismo, devido à ruptura de capilares. Ela geralmente está relacionada a traumas, a distúrbios de coagulação ou a efeitos colaterais de alguns medicamentos. São comuns equimoses seguindo uma batida, uma cirurgia, a utilização de uma agulha ou outro instrumento que perfure a pele e após posturas forçadas por longos períodos.

    As equimoses que surgem à distância do trauma resultam da migração do sangue extravasado, do aumento da pressão venosa por compressão das veias de drenagem ou por ação da gravidade.

    As equimoses podem receber nomes diferentes, conforme seu tamanho ou característica. São eles:

    • Petéquias: são equimoses pequenas (do tamanho da cabeça de um alfinete), que desaparecem mais rápido que as demais.
    • Sugilação: é a confluência de numerosas lesões puntiformes em uma área bem definida.
    • Sufusão: é uma hemorragia mais extensa que mantém o centro violáceo e as mudanças de cor ocorrem a partir da periferia.

    As equimoses espontâneas não são relacionadas a contusões e devem-se, em geral, a distúrbios da crase sanguínea ou a transtornos vasculares. Elas têm uma distribuição simétrica no corpo e são acompanhadas de outros sinais de transtornos hematológicos.

    As equimoses mudam de cor (vermelho-azulado/roxo/amarelo pardacento), devido à reabsorção do sanguepelos macrófagos orgânicos.

    Qual a diferença entre equimose e hematoma?

    equimose se diferencia do hematoma porque este é um tumor sanguíneo geralmente causado pela ruptura de um vaso de maior calibre. 
    FONTE:http://www.abc.med.br/p/297375/equimoses+quem+nunca+teve+manchas+roxas+na+pele+por+que+elas+aparecem.htm


ID
929602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem, ao se referir a sinais e sintomas
apresentados pelos pacientes, o profissional se utiliza de vários
termos técnicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Hiperemese significa presença de vômitos contínuos, incoercíveis ou excessivos.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem, ao se referir a sinais e sintomas
apresentados pelos pacientes, o profissional se utiliza de vários
termos técnicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Miose é a denominação dada ao aumento do diâmetro da pupila.

Alternativas
Comentários
  • É o contrário, miose é a contração da pupila.
  • A midríase é que se refere à dilatação da pupila, ou seja ao aumento do seu diâmetro
  • UMA DICA!

    lembre-se  sempre:

    Que miose é a palavra menor, ou seja,  contração da pupila. 

    Que midríase é  a palavra maior,  ou seja,  dilatação da pupila. 

    Eu particularmente não erro mais kkkk

    Bons estudos!!! 



ID
929608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem, ao se referir a sinais e sintomas
apresentados pelos pacientes, o profissional se utiliza de vários
termos técnicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

O termo parestesia refere-se à diminuição parcial ou completa do movimento de um lado do corpo.

Alternativas
Comentários
  • Distúrbio em que o paciente acusa sensações anormais (formigamento, picada, queimadura) não causadas por estímulo exterior ao corpo.
  • O que é parestesia

    O termo parestesia refere-se às sensações cutâneas como formigamento, pressão, frio ou queimação nas mãos, braços, ou pés, mas que também pode ocorrer em outras partes do corpo. A parestesia, que acontece sem aviso, geralmente não apresenta dor e é descrita como formigamento, coceira ou pressão na pele.

    Parestesia temporária - Formigamento temporário

    A maioria das pessoas experimenta algum tipo de parestesia temporária em algum momento da vida quando fica com as pernas cruzadas por muito tempo, ou dorme com os braços curvados sobre a cabeça. Essa parestesia acontece quando pressão constante é colocada sobre um nervo. A parestesia temporária vai embora assim que a pressão é aliviada.


    Parestesia crônica e suas causas

    A parestesia crônica é freqüentemente sintoma de doença neurológica ou dano traumático ao nervo. Parestesia pode ser causada por desordens afetando o sistema nervoso central, como AVC e ataque isquêmico transiente (mini-AVC), esclerose múltipla, mielite transversa e encefalite. Um tumor ou lesão vascular pressionando contra o cérebro ou cordão espinhal também pode causar parestesia. Síndromes que pinçam nervo, como síndrome do túnel carpal, podem danificar nervos periféricos e causar parestesia acompanhada de dor.

  • PARESTESIA - alteração da sensibilidade;

    PARESIA - alteração da força;

    PLEGIA - alteração do movimento.


ID
929611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao
trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a
etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior
risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas
doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Tuberculose é uma doença de notificação compulsória; as medidas específicas de controle são: controle do comunicante, vacinação com BCG, quimioprofilaxia e educação para a saúde.

Alternativas
Comentários
  • Quimioprofilaxia?

  • NÃO ENTENDI ESSA PROFILAXIA AII !

  • Meninas, é basicamente o tratamento pra prevenir ou amenizar o desenvolvimento da doença. Dê-em uma olhada neste artigo :)

    http://www.scielo.br/pdf/jbpneu/v30n4/v30n4a15.pdf

    "A quimioprofilaxia da tuberculose (TB) consiste na administração de isoniazida em pessoas não infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis para prevenir a infecção (quimioprofilaxia primária) ou para evitar o desenvolvimento da doença nos indivíduos infectados (quimioprofilaxia secundária). Entretanto, outras drogas vêm sendo recentemente introduzidas, como a rifampicina e a pirazinamida."

  • Profilaxia-conjunto de ações que visam prevenir doenças e sua disseminação.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao
trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a
etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior
risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas
doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Tétano relacionado ao trabalho ocorre em trabalhadores que exercem atividades em contato direto com água ou solo contaminados ou em locais com dejetos de animais portadores de germe.

Alternativas

ID
929617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao
trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a
etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior
risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas
doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Na leptospirose, o período de incubação varia de 4 a 50 dias, em geral, 7 dias. Quanto maior o tempo de incubação, mais rápida é a progressão da doença e maior a sua gravidade.

Alternativas
Comentários
  •  leptospirose É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente 
    na urina do rato.Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com a 
    enchente. Na maior parte dos casos, aparece 7 a 14 dias após o contato.
  • leptospirose É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente 

    na urina do rato.Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com a 

    enchente. Na maior parte dos casos, aparece 7 a 14 dias após o contato.


ID
929620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao
trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a
etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior
risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas
doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Em caso de confirmação de dengue relacionada ao trabalho, deve-se informar o trabalhador, examinar os expostos, notificar o caso, emitir a CAT e orientar o empregador para controlar e(ou) eliminar os fatores de risco.

Alternativas
Comentários
  • dengue relacionada ao trabalho !!

     

  • O dengue pode ser considerado como doença relacionada ao trabalho, do Grupo II da Classificação de Schilling, uma vez que as circunstâncias ocupacionais da exposição aos mosquitos vetores (Aedes) e/ou aos agentes infecciosos (Flavivírus) podem ser consideradas como fatores de risco, no conjunto de fatores associados com a etiologia desta doença infecciosa. O dengue relacionado ao trabalho tem sido descrito em trabalhadores que exercem atividades em zonas endêmicas, em trabalhos de saúde pública e em laboratórios de pesquisa, entre outras atividades em que a exposição ocupacional pode ser identificada. Em caso suspeito ou confirmada a relação da doença com o trabalho, deve-se: - informar ao trabalhador; - examinar os expostos, visando a identificar outros casos; - notificar o caso; - providenciar a emissão da CAT, caso o trabalhador seja segurado pelo SAT da Previdência Social; - orientar o empregador para que adote os recursos técnicos e gerenciais adequados para eliminação ou controle dos fatores de risco. Resposta CERTO Bibliografia Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde/ Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001.
  • Empregador para controlar !!!

     

  • GABARITO: CERTO

    COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    O dengue pode ser considerado como doença relacionada ao trabalho, do Grupo II da Classificação de Schilling, uma vez que as circunstâncias ocupacionais da exposição aos mosquitos vetores (Aedes) e/ou aos agentes infecciosos (Flavivírus) podem ser consideradas como fatores de risco, no conjunto de fatores associados com a etiologia desta doença infecciosa. O dengue relacionado ao trabalho tem sido descrito em trabalhadores que exercem atividades em zonas endêmicas, em trabalhos de saúde pública e em laboratórios de pesquisa, entre outras atividades em que a exposição ocupacional pode ser identificada. Em caso suspeito ou confirmada a relação da doença com o trabalho, deve-se: - informar ao trabalhador; - examinar os expostos, visando a identificar outros casos; - notificar o caso; - providenciar a emissão da CAT, caso o trabalhador seja segurado pelo SAT da Previdência Social; - orientar o empregador para que adote os recursos técnicos e gerenciais adequados para eliminação ou controle dos fatores de risco.

    FONTE: Anita Salvadori Randi, Enfermeira Judiciária - TJSP, Mestre em Enfermagem - UNICAMP, de Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermagem


ID
929623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao
trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a
etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior
risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas
doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A febre amarela urbana é transmitida pela picada do mosquito infectado A. aegypti e a febre amarela silvestre, pelo Haemagogus.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa está CORRETA! A Febre Amarela, causada por RNA vírus da família Flaviviridae, tem como vetor no ciclo urbano o mosquito Aedes aegypti, e no ciclo rural mosquitos dos gêneros Sabethes e Haemagogus. Vale lebrar que o ciclo urbano não ocorre no Brasil desde 1942, e que no ciclo silvestre o reservatório da doença são os primatas não humanos, que tal como os humanos, são vítimas da doença.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao
trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a
etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior
risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas
doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A transmissão da malária pode realizar-se por intermédio dos esporozoítos inoculados no homem pela saliva da fêmea anofelina infectante, por transfusão sanguínea, por compartilhamento de seringas, pela contaminação de soluções de continuidade da pele e, mais raramente, por via congênita.

Alternativas
Comentários
  • Modo de transmissão da Malária
    Através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium.
    Os vetores são mais abundantes nos horários crepusculares, ao entardecer e ao amanhecer.
    Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno, porém em menor quantidadeem algumas horas da noite.
    Não há transmissão direta da doença de pessoa a pessoa. Raramente pode ocorrer a transmissãopor meio de transfusão de sangue contaminado ou do uso compartilhado de seringas contaminadas. Mais rara ainda é a transmissão congênita.
    Fonte: 
    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=31084

ID
929629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As normas de biossegurança ou precauções universais contêm
medidas de prevenção da exposição do trabalhador da saúde a
agentes patógenos de transmissão sanguínea. Julgue os itens
seguintes, relacionados a essas medidas.

Para se executar punção venosa e injeção intramuscular, colher sangue, passar sonda vesical ou nasogástrica e para realizar traqueotomia deve-se usar luva.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As normas de biossegurança ou precauções universais contêm
medidas de prevenção da exposição do trabalhador da saúde a
agentes patógenos de transmissão sanguínea. Julgue os itens
seguintes, relacionados a essas medidas.

Caso haja contato de sangue ou outros fluidos corpóreos com a pele, deve-se lavá-la com escovinha, água e sabão degermante, fazendo movimentos circulares por dois minutos.

Alternativas
Comentários
  • Encontrei um link da UNIFESP dizendo algo a respeito deste assunto. Veja:
    Existem cuidados após o acidente que diminuem o risco de transmissão?

    A primeira medida que deve ser tomada após a exposição a qualquer material contaminado é a lavagem exaustiva do local com água e sabão, exceto quando o local de contato for àconjuntiva ocular, que deve ser irrigada intensamente com qualquer solução estéril ou água corrente.
    Em caso de acidente com transfixação percutânea, deve-se deixar sangrar livrementeNão se deve espremer a lesão provocada pelo acidente.
    Caso a sorologia do paciente seja positiva para qualquer um dos agentes infecciosos (HCV, HBC ou HIV), a pessoa exposta deve manter por 6 meses as precauções para evitar a contaminação de outras pessoas, como não doar sangue, usar preservativos e evitar a gravidez, pois este é o período necessário para confirmação da doença. Amamentação também não é recomendada nesse período.

    Fonte: http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-med/temas/med5/med5t42000/saude/exp.html

ID
929635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As normas de biossegurança ou precauções universais contêm
medidas de prevenção da exposição do trabalhador da saúde a
agentes patógenos de transmissão sanguínea. Julgue os itens
seguintes, relacionados a essas medidas.

Durante procedimentos em que exista a possibilidade de que o sangue e outros fluidos corpóreos atinjam a mucosa da boca e do nariz, deve-se usar máscara.

Alternativas

ID
929638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As normas de biossegurança ou precauções universais contêm
medidas de prevenção da exposição do trabalhador da saúde a
agentes patógenos de transmissão sanguínea. Julgue os itens
seguintes, relacionados a essas medidas.

Caso haja derramamento de sangue no chão, bancada ou mesa, deve-se jogar hipoclorito de sódio a 10% no local, deixá-lo reagir por 40 minutos, e, em seguida, executar a limpeza.

Alternativas
Comentários
  • Hipoclorito de sódio é inativado na presença de matéria orgânica.


ID
929641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As normas de biossegurança ou precauções universais contêm
medidas de prevenção da exposição do trabalhador da saúde a
agentes patógenos de transmissão sanguínea. Julgue os itens
seguintes, relacionados a essas medidas.

No caso de contato de fluidos patogênicos com a boca, deve- se lavá-la com água corrente e fazer bochecho com soro fisiológico.

Alternativas
Comentários
  • Recomenda -se lavagem exaustiva com água e sabão em caso de exposição percutânea. O uso de solução antisséptica degermante (PVP-Iodo ou clorexidina) pode também ser recomendado, embora não haja nenhuma evidência objetiva de vantagem em relação ao uso do sabão. Após exposição em mucosas, está recomendado a lavagem exaustiva com água ou solução fisiológica. Procedimentos que aumentam a área exposta (cortes, injeções locais) e a utilização de soluções irrit antes como éter, hipoclorito ou glutaraldeído são contra-indicados. 
    Fonte: http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/cd49/condutas.pdf

ID
929644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos
trabalhadores. Com relação a esse assunto e a riscos ambientais,
Julgue os itens subseqüentes.

Os dados do monitoramento dos riscos ambientais são sigilosos e só podem ser divulgados caso haja um acidente seguido de morte do trabalhador.

Alternativas

ID
929647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos
trabalhadores. Com relação a esse assunto e a riscos ambientais,
Julgue os itens subseqüentes.

São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • RISCOS AMBIENTAIS:

    Riscos biológicos - virus, bacterias,fungos, acaros ...

    Riscos Fisicos- radialçoes , vibraçoes ..

    Riscos quimicos- substâncias quimicas liquidas e gasosas.

    Riscos ergonomicos- ambiente de trabalho e o profissional : ex : postura inadequada.
  • NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS 

    9.1 Do objeto e campo de aplicação. 

    9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. 

                                             http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEF1CA0393B27/nr_09_at.pdf


ID
929650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos
trabalhadores. Com relação a esse assunto e a riscos ambientais,
Julgue os itens subseqüentes.

O reconhecimento do risco no ambiente de trabalho é detectado somente após a inspeção do local, quando é feita a aferição da presença desse risco utilizando-se instrumento específico de medição.

Alternativas

ID
929653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos
trabalhadores. Com relação a esse assunto e a riscos ambientais,
Julgue os itens subseqüentes.

O PPRA deve antecipar e reconhecer o risco, avaliar, monitorar e controlar a exposição a ele, implantar medida de controle, avaliar sua eficácia desta, registrar e divulgar os dados obtidos.

Alternativas
Comentários
  • A questão resumiu, perfeitamente, as etapas do item 9.3.1 da NR09.

ID
929656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos
trabalhadores. Com relação a esse assunto e a riscos ambientais,
Julgue os itens subseqüentes.

Uma das atribuições da CIPA é elaborar o mapa de risco com a participação do maior número de trabalhadores e com a assessoria do SESMT.

Alternativas
Comentários
  • Correto, vejamos a NR 5:

    5.16 A CIPA terá por atribuição: 

    a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; 


ID
929659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos
trabalhadores. Com relação a esse assunto e a riscos ambientais,
Julgue os itens subseqüentes.

A hierarquia recomendada para as medidas de controle da transmissão do risco ambiental segue a seguinte orientação: controle da exposição do trabalhador ao risco, controle entre a fonte e o receptor e controle do risco na fonte.

Alternativas

ID
929662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos
trabalhadores. Com relação a esse assunto e a riscos ambientais,
Julgue os itens subseqüentes.

As medidas de prevenção de doenças do trabalho causadas pela organização e gestão das atividades laborais são: eliminar atividades monótonas e repetitivas, estimular a relação de confiança e cooperação entre os trabalhadores.

Alternativas

ID
929665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos
trabalhadores. Com relação a esse assunto e a riscos ambientais,
Julgue os itens subseqüentes.

O risco de epilepsia relacionado ao trabalho é maior em trabalhadores expostos às atividades perigosas que envolvem responsabilidade com vidas humanas, riscos de grandes acidentes, como o trabalho nos sistemas de transporte ferroviário, metroviário e aéreo, entre outros.

Alternativas

ID
929668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos
trabalhadores. Com relação a esse assunto e a riscos ambientais,
Julgue os itens subseqüentes.

O trabalhador que manipula agentes químicos pode apresentar transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho devido a sua exposição a esse risco.

Alternativas

ID
929671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos
trabalhadores. Com relação a esse assunto e a riscos ambientais,
Julgue os itens subseqüentes.

São considerados fatores de risco para a LER/DORT: adequação dos postos de trabalho; frio, vibrações e pressões locais sobre os tecidos; posturas inadequadas; carga osteomuscular e estática; monotonia; exigências cognitivas; fatores organizacionais e psicossociais.

Alternativas
Comentários

ID
929674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As normas regulamentadoras (NRs), relativas à segurança e
medicina do trabalho são de observância obrigatória pelas
empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de
administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos
Poderes Legislativo e Judiciário que tenham empregados regidos
pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em relação às
NRs, julgue os seguintes itens.

De acordo com a NR pertinente, as reuniões ordinárias da CIPA devem ser realizadas ao término da jornada de trabalho, na sala de reuniões da empresa.

Alternativas
Comentários
  • NR 5

    5.24 - As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante expediente normal da empresa e em local apropriado.


ID
929677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As normas regulamentadoras (NRs), relativas à segurança e
medicina do trabalho são de observância obrigatória pelas
empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de
administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos
Poderes Legislativo e Judiciário que tenham empregados regidos
pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em relação às
NRs, julgue os seguintes itens.

Cabe ao empregado utilizar os EPIs, apenas para a finalidade a que se destinam; responsabilizar-se pela sua guarda e conservação; comunicar ao empregador quando houver alguma alteração que os torne impróprios ao uso; e cumprir as determinações do empregador sobre o seu uso adequado, conforme especificação contida na respectiva NR.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO

ID
929680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As normas regulamentadoras (NRs), relativas à segurança e
medicina do trabalho são de observância obrigatória pelas
empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de
administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos
Poderes Legislativo e Judiciário que tenham empregados regidos
pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em relação às
NRs, julgue os seguintes itens.

O PCMSO prevê a obrigatoriedade da realização exclusiva de dois tipos de exames para os trabalhadores: o admissional e o periódico.

Alternativas
Comentários
  • NR-07

    7.4.1 O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:

    a) admissional;

    b) periódico;

    c) de retorno ao trabalho;

    d) de mudança de função;

    e) demissional.


  • complementando demissional será obrigatoriamente realizado em até 10 dias a partir do término do contrato

ID
929683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As normas regulamentadoras (NRs), relativas à segurança e
medicina do trabalho são de observância obrigatória pelas
empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de
administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos
Poderes Legislativo e Judiciário que tenham empregados regidos
pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em relação às
NRs, julgue os seguintes itens.

De acordo com a NR pertinente, o dimensionamento do SESMT depende do grau de risco da atividade principal e do número total de empregados.

Alternativas
Comentários
  • 4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. 

  • Questão incompleta, mas, Certa.


ID
929686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As normas regulamentadoras (NRs), relativas à segurança e
medicina do trabalho são de observância obrigatória pelas
empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de
administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos
Poderes Legislativo e Judiciário que tenham empregados regidos
pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em relação às
NRs, julgue os seguintes itens.

Segundo a NR que trata do PPRA, este deverá ser apresentado e discutido na CIPA, e sua cópia, anexada ao livro de atas dessa comissão.

Alternativas
Comentários
  • 9.2.2.1 O documento-base e suas alterações e complementações deverão ser apresentados e discutidos na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR-5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas desta Comissão. 

  • Segundo a NR que trata do PPRA, este deverá ser apresentado e discutido na CIPA, e sua cópia, anexada ao livro de atas dessa comissão. (CERTÍSSIMO!)

     

    Essa é uma das formas de dá ciencia aos trabalhadores sobre os riscos e as ações que estão/deverão ser adotadas para a mitigação dos mesmos.

  • Dentre as atribuições da CIPA, estão: colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho;

    O que é PPRA? Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e tem como objetivo estabelecer AÇÕES que garantam a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, considerando possíveis riscos nos ambientes de trabalho. Sendo assim, o PPRA usa AÇÕES por meio do reconhecimento, antecipação, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. 


ID
929689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da NR 32, que estabelece as diretrizes básicas para a
implantação de medidas de proteção e segurança à saúde dos
trabalhadores dos serviços de saúde, julgue os próximos itens.

Na ocorrência de acidente envolvendo risco biológico, deve ser emitida a CAT somente em caso de afastamento do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • comunicar CAT até 1 dia útil, independente de afastamento, em caso de óbito imediato.

ID
929692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da NR 32, que estabelece as diretrizes básicas para a
implantação de medidas de proteção e segurança à saúde dos
trabalhadores dos serviços de saúde, julgue os próximos itens.

Todo trabalhador dos serviços de saúde deve receber gratuitamente as vacinas contra tétano, difteria, hepatite B.

Alternativas

ID
929695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da NR 32, que estabelece as diretrizes básicas para a
implantação de medidas de proteção e segurança à saúde dos
trabalhadores dos serviços de saúde, julgue os próximos itens.

Na ocorrência ou suspeita de exposição acidental a radiações ionizantes, os dosímetros individuais devem ser encaminhados para leitura no prazo máximo de 48 horas.

Alternativas
Comentários
  • NR 32
    Item 32.4.5.3:
    Na ocorrência ou suspeita de exposição acidental, os dosímetros devem ser encaminhados para leitura no prazo máximo de 24 horas.

ID
929698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da NR 32, que estabelece as diretrizes básicas para a
implantação de medidas de proteção e segurança à saúde dos
trabalhadores dos serviços de saúde, julgue os próximos itens.

Os quimioterápicos antineoplásicos devem ser preparados em área exclusiva, com vestiário de barreira com dupla câmara, sala de preparo com cabine de segurança biológica, além de local para atividade administrativa e estocagem exclusiva.

Alternativas