-
Correto, sujeito a censura prévia - não entendi??? Deveria ter crase....
-
Não entendi, pois a preposição a está presente em todas as acepções da palavra sujeito:
(su.jei.to)
a.
1. Dependente de algo ou alguém: competição sujeita às condições climáticas.
2. Submetido a algo ou alguém; SUBORDINADO: "Dera-se conta da vida das senhoras casadas, igual à da mãe. Sujeitas ao dono..." (Jorge Amado, Gabriela, cravo e canela))
3. Passível de algo: viagem sujeita a contratempos.
4. Obediente, dócil: Está sujeito aos caprichos da filha.
5. Que está naturalmente disposto, inclinado ou habituado a alguma coisa: sujeito à melancolia.
Fonte: http://aulete.uol.com.br/sujeito
-
Não há erro, pois não há artigo. Vejam:
não pode estar sujeito a censura prévia, mas a responsabilidades ulteriores, que devem ser expressamente previstas em lei.
Se fosse o caso de crase, teríamos:
não pode estar sujeito à censura prévia, mas às responsabilidades ulteriores, que devem ser expressamente previstas em lei.
Bons estudos!
-
Gabarito errado;
vejamos a forma correta: .... não pode estar sujeito à censura prévia, mas a responsabilidades ulteriores: a regência do vocábulo sujeito pede uma preposição e a palavra censura pede artigo/determinante: logo (a preposição + a artigo = à)
A crase somente seria dispensada se a construção fosse a seguinte: ... não pode sujeito a censuras prévias, mas a responsabilidades ulteriores (pois nesse caso teríamos apenas a preposição, seguida de censuras prévias indeterminadas).
bons estudos...
-
Marquei ERRADO justamente por faltar a crase na estrutura: sujeito a censura. Alguém sabe explicar esse item ? Por favor !!!!!
-
Lembram-se do Paralelismo?
Então, note que em A RESPONSABILIDADES contém apenas o A preposição, logo, o A de censura também é e por isso não se sujeita à crase.
-
QC, por favor, algum professor que esclareça se há ou não crase. nos meus resumos, "sujeito a" tem crase.
-
CERTO
Só trocar por um masculino.
Não pode estar sujeito a controle prévio. ( admite-se a ausência de artigo e o sentido fica o mesmo da palavra anterior )
-
Conforme o que dispõe o item 2 do artigo 13 da referida convenção, o exercício do direito à liberdade de pensamento e à liberdade de expressão não podem (deveria ir para o plural?)estar sujeito a censura prévia, mas a responsabilidades ulteriores, que devem ser expressamente previstas em lei.
o quê não pode (m) estar sujeito a censura prévia? o exercício do direito à liberdade de pensamento e à liberdade de expressão
Alguém ajuda...?
-
Concurseiro resiliente,
o exercício do direito à liberdade de pensamento e à liberdade de expressão não pode estar sujeito a censura prévia, mas a responsabilidades ulteriores, que devem ser expressamente previstas em lei.
O verbo "PODER" concorda com o termo "EXERCÍCIO".
O exercíco ... não pode.
-
sujeito a censura prévia - a censura
sujeito a julgamento prévio - o julgamento
sujeito a controle prévio - o controle
substituindo por uma palavra no masculino... permaneceu preposição - a
-
GABA ERRADO,
É UM DETALHE MUITO SUCINTO, PORQUE PARA QUE HOUVESSE CRASE ALI, TERIA DE TER TAMBÉM NO OUTRO PARA QUE EVIDENCIASSE O PARALELISMO SINTÁTICO.
-
'' (...) o exercício do direito à liberdade de pensamento e à liberdade de expressão não pode estar sujeito a censura prévia, mas (sujeito a) a responsabilidades ulteriores, que devem ser expressamente previstas em lei.''
''Sujeito'' rege preposição ''a''. Não há artigo definindo ''censura'', assim como não o há definindo ''responsabilidades'' - notem que está no plural e o ''a'' que a antecede está no singular, justamente por ser preposição. Logo, não há crase.
Está correto o trecho, pois o paralelismo é preservado. Assim também estaria:
''o exercício do direito não pode estar sujeito à (''a'' prep. + ''a'' artigo) censura prévia, mas às (''a'' prep. + ''a'' artigo) responsabilidades ulteriores.''
Erros, avisem no privado.
-
bora pedir comentário do professor pessoal
-
O verbo não exige preposição, por isso, não há crase. Questão correta.
-
Gramaticalmente a construção está correta, justamente, pelo paralelismo. Mas o sentido muda completamente na minha opinião. Levando em conta que a questão só exigiu o aspecto gramatical, a situação é possível.
Errei a questão. Essa foi a justificativa que encontrei para a resposta da banca.
-
Gabarito: Certo.
Conforme o que dispõe o item 2 do artigo 13 da referida convenção, o exercício do direito à liberdade de pensamento e à liberdade de expressão não pode estar sujeito a censura prévia, mas a responsabilidades ulteriores, que devem ser expressamente previstas em lei.
Analisando a construção:
As crases decorrem da regência do vocábulo "direito", visto que quem tem direito, tem direito a alguma coisa. O legislador a fim de evitar a repetição, suprimiu o termo "direito" antes de liberdade de expressão. Importante que o legislador não flexionem "não pode" porque o que não pode estar sujeito a censura prévia é o "exercício do direito". Não se coloca crase no "a" após o vocábulo "mas", visto que responsabilidades ulteriores está flexionado no plural. Caso estivesse no singular, a crase seria perfeitamente possível, pois seria uma combinação da preposição exigida pelo vocábulo "sujeito" e o artigo "a".
Sendo assim, não há erro gramatical.
Caso ajude a visualizar melhor:
Conforme o que dispõe o item 2 do artigo 13 da referida convenção, o exercício do direito à liberdade de pensamento e (do direito) à liberdade de expressão não pode estar sujeito a censura prévia, mas (pode estar sujeito) a responsabilidades ulteriores, que devem ser expressamente previstas em lei.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!
-
Questão correta; a grande duvida foi acerca da crase, porém faça a troca por palavra masculina que verás que não caberá.
-
realmente. não faz o menor sentido não pedir crase, haja vista que temos termo que rege preposição e substantivo feminino que requer o artigo A.
-
Essa ai quem acertou na verdade errou......
-
Essa ai quem acertou na verdade errou......
-
Essa ai quem acertou na verdade errou......
-
...10 anos depois e nenhum professor comentou a questão