SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judiciário - Clínica Médica


ID
787084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação ao rastreamento para a prevenção do câncer colorretal (CCR), assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • A maioria dos estudos define lesão neoplásica avançada como: Adenoma de tamanho ≥ 1.0 cm, ou de histologia vilosa ou com displasia de alto grau, o que aumenta o risco para o CCR e para adenomas avançados subseqüentes, devendo ter seu seguimento diferenciado. Segundo Trial randomizado para o National Polyp Study 17(B), em 1990, em análise de 3371 adenomas de 1867 3 pacientes, o tamanho do adenoma e a histologia vilosa são os maiores fatores de risco independentes associados ao risco de displasia de alto grau (OR = 3.3 para adenomas de tamanho médio, OR = 7.7 para adenomas maiores quando comparados com adenomas pequenos, OR = 2.7- 8.1 para adenomas vilosos quando comparados a adenomas tubulares P < 0.001). O aumento da idade (> ou = 60 anos) também foi considerado fator de risco independente para o aumento do risco de displasia de alto grau (OR = 1.8, P < 0.0016) 17(B).


ID
787087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O risco de doença aterosclerótica é estimado com base na análise conjunta de características que aumentam a chance de um indivíduo desenvolver a doença. Acerca da detecção precoce da aterosclerose e seus fatores de risco, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a sigla ERF, sempre que empregada, refere-se ao escore de risco de Framingham.

Alternativas

ID
787090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

    Um homem branco, com quarenta e nove anos de idade,  tabagista, sedentário, hipertenso, portador de doença coronariana há  três anos, foi acometido de infarto agudo do miocárdio (IAM) e  encaminhado para reavaliação da hipertensão arterial, uma vez que   começou a apresentar refratariedade às três classes distintas de anti-hipertensivos em uso regular e nas doses máximas preconizadas (atenolol, anlodipino e hidroclorotiazida). Ele tem apresentado  crises hipertensivas frequentes no último semestre. No momento, encontra-se assintomático. No exame físico, as  únicas anormalidades constatadas foram níveis elevados da pressão arterial (PA) — 180 mmHg × 120 mmHg — e retinopatia hipertensiva, com exsudato e hemorragia em fundo de olho.  Os exames complementares realizados apresentaram os  seguintes resultados: sódio = 142 mEq/L, potássio = 4,8 mEq/L,  uréia = 64 mg/dL, creatinina = 1,8 mg/dL, glicemia de  jejum = 113 mg/dL, colesterol total = 170 mg/dL,  triglicerídios = 136 mg/dL, ácido úrico = 5,8 mg/dL. O ultrassom  do abdome revelou apenas assimetria renal. A radiografia de tórax  apresentou resultado normal.

No caso clínico descrito no texto, a hipótese diagnóstica mais provável é de

Alternativas

ID
787093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

    Um homem branco, com quarenta e nove anos de idade,  tabagista, sedentário, hipertenso, portador de doença coronariana há  três anos, foi acometido de infarto agudo do miocárdio (IAM) e  encaminhado para reavaliação da hipertensão arterial, uma vez que  começou a apresentar refratariedade às três classes distintas de anti-hipertensivos em uso regular e nas doses máximas preconizadas (atenolol, anlodipino e hidroclorotiazida). Ele tem apresentado  crises hipertensivas frequentes no último semestre. No momento, encontra-se assintomático. No exame físico, as  únicas anormalidades constatadas foram níveis elevados da pressão arterial (PA) — 180 mmHg × 120 mmHg — e retinopatia hipertensiva, com exsudato e hemorragia em fundo de olho.  Os exames complementares realizados apresentaram os  seguintes resultados: sódio = 142 mEq/L, potássio = 4,8 mEq/L,  uréia = 64 mg/dL, creatinina = 1,8 mg/dL, glicemia de  jejum = 113 mg/dL, colesterol total = 170 mg/dL,  triglicerídios = 136 mg/dL, ácido úrico = 5,8 mg/dL. O ultrassom  do abdome revelou apenas assimetria renal. A radiografia de tórax  apresentou resultado normal.

Em relação ao caso clínico apresentado no texto, o método diagnóstico mais apropriado para confirmação diagnóstica é a

Alternativas

ID
787096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito da asma brônquica.

Alternativas

ID
787099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

     Um paciente com vinte e um anos de idade relatou ser portador de febre reumática desde a infância e que, há seis meses,passou a apresentar dispneia ao subir escadas ou correr. Ele informou que, há um mês, tem apresentado piora progressiva da dispneia, tendo, inclusive, apresentado um episódio de dispneia que  o despertou do sono esta noite. No momento, ele se queixa de dispneia para realizar atividades habituais, como tomar banho ou caminhar mais de cinquenta metros. No exame físico, o paciente apresentou-se eupneico, acianótico, normocorado, com frequência respiratória de 20 incursões respiratórias por minuto (irpm), PA de 100 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 104 batimentos por minuto (bpm), ritmo cardíaco em três tempos, além de ictus palpável no sexto espaço intercostal à esquerda, na linha axilar  anterior. A ausculta revelou bulhas normofonéticas e sopro holossistólico de alta frequência e intensidade de 5+/6 no quinto espaço intercostal, na linha hemiclavicular à esquerda, e com irradiação para a axila esquerda. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas. A radiografia de tórax mostrou um índice cardiotorácico de 0,6, com redistribuição vascular para os ápices, sinal do duplo contorno na área cardíaca e desvio do brônquio fonte esquerdo para cima.

No caso clínico em apreço, o diagnóstico mais provável é de

Alternativas

ID
787102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

     Um paciente com vinte e um anos de idade relatou ser portador de febre reumática desde a infância e que, há seis meses,passou a apresentar dispneia ao subir escadas ou correr. Ele informou que, há um mês, tem apresentado piora progressiva da dispneia, tendo, inclusive, apresentado um episódio de dispneia que  o despertou do sono esta noite. No momento, ele se queixa de dispneia para realizar atividades habituais, como tomar banho ou caminhar mais de cinquenta metros. No exame físico, o paciente apresentou-se eupneico, acianótico, normocorado, com frequência respiratória de 20 incursões respiratórias por minuto (irpm), PA de 100 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 104 batimentos por minuto (bpm), ritmo cardíaco em três tempos, além de ictus palpável no sexto espaço intercostal à esquerda, na linha axilar  anterior. A ausculta revelou bulhas normofonéticas e sopro holossistólico de alta frequência e intensidade de 5+/6 no quinto espaço intercostal, na linha hemiclavicular à esquerda, e com irradiação para a axila esquerda. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas. A radiografia de tórax mostrou um índice cardiotorácico de 0,6, com redistribuição vascular para os ápices, sinal do duplo contorno na área cardíaca e desvio do brônquio fonte esquerdo para cima.

Após a estabilização clínica do paciente descrito no texto, a conduta mais indicada para esse paciente será o

Alternativas

ID
787105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um indivíduo saudável, com cinquenta e dois anos de idade, sem antecedentes pessoais ou familiares significativos, procurou um médico para solicitar um esclarecimento. Esse indivíduo informou ao médico que fará uma viagem para a Europa em um vôo de 10 h de duração e está preocupado porque um conhecido dele, que também fez uma viagem longa, apresentou um quadro de tromboembolismo pulmonar (TEP). Por isso, ele deseja saber se pode ser feito algo para evitar esse problema. No exame físico desse paciente, constataram-se índice de massa corporal (IMC) de 24 kg/m2 , bom estado geral, frequência respiratória de 18 irpm, PA de 110 mmHg × 70 mmHg, frequência cardíaca de 64 bpm, varizes de 2 mm de diâmetro em região perimaleolar bilateralmente, sem edemas e com pulsos periféricos normais. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas.


Nesse caso clínico, para prevenção do TEP, deve-se

Alternativas

ID
787114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), assinale a opção correta.

Alternativas

ID
787117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente de setenta e quatro anos de idade e com antecedente de hipertensão arterial mal controlada há vários anos compareceu à emergência com queixa de dispneia aos pequenos esforços nos últimos cinco dias. No exame físico, a paciente apresentava-se normocorada, com as extremidades quentes, frequência respiratória de 24 irpm, PA de 164 mmHg × 76 mmHg e frequência cardíaca de 102 bpm, turgência jugular a 30º, ictus cordis no quinto espaço intercostal esquerdo, linha hemiclavicular, ritmo cardíaco regular em três tempos (quarta bulha) e sem sopros. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes nas bases, bilateralmente. Adicionalmente, notaram-se refluxo hepatojugular e edema perimaleolar bilateral. Os demais sistemas não apresentaram alterações significativas no exame clínico. A radiografia de tórax demonstrou: índice cardiotorácico de 0,4, com redistribuição vascular para os ápices e edema intersticial. O ecocardiograma revelou fração de ejeção igual a 62%, com sinais de alteração do relaxamento ventricular.


Assinale a opção que apresente a hipótese diagnóstica mais provável e uma opção terapêutica para a paciente objeto do caso clínico descrito.


Alternativas

ID
787120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A vertigem paroxística posicional benigna

Alternativas

ID
787123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a opção correta com relação à insuficiência renal aguda (IRA).

Alternativas
Comentários
  • A maioria dos óbitos decorrentes da IRA é devida a distúrbios cardiovasculares. 


ID
787126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto à rinite alérgica e a agentes causadores dessa inflamação, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
787129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à diabetes melito do tipo 2 (DM2), assinale a opção correta.

Alternativas

ID
787132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com referência a obesidade e síndrome metabólica, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
787135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Tendo em vista que a cirurgia bariátrica (CB) proporciona redução nos índices de morbimortalidade, como demonstrado em um estudo observacional de dez anos de seguimento, assinale a opção que apresenta, respectivamente, um quadro de indicação (ID) e um quadro de contraindicação (CT) para a realização dessa cirurgia.

Alternativas

ID
787138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a opção correta tendo em vista as características habitualmente associadas ao linfogranuloma venéreo.

Alternativas
Comentários
  • A lesão de inoculação dessa afecção inicia-se por pápula, pústula ou exulceração indolor, que desaparece sem deixar sequela, e o diagnóstico deve ser considerado nos casos de adenite inguinal e de estenose uretral ou retal.


ID
787141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O fármaco normalmente utilizado para a quimioprofilaxia, quando esta for indicada, em pessoas que tenham contato com pacientes tuberculosos é a

Alternativas

ID
787144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à artrite reumatoide (AR), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • •ANALGÉSICOS E ANTIINFLAMATÓRIOS

    •Paracetamol até 4g/dia, para se obter analgesia, principalmente em pacientes com manifestação leve ou moderada (1ª. Escolha), CI: hepatopatias

    •dipirona

    • Inibidores específicos da COX-2) quando fatores de risco estão presentes  ou os antiinflamatórios não seletivos + IBP/famotidina, podem ser indicados nos casos que apresentam quadro inflamatório evidente.

    •Opióides naturais ou sintéticos (tramadol) p/ casos de má resposta terapêutica aos medicamentos anteriores, ou ainda, quando houver CI aos AINES COX-2

    •AGENTES TÓPICOS

    •Capsaicina- bom agente p dor, porém, EC: irritabilidade ocular ou epidérmica, limitam seu uso.

    •Antiinflamatório não-hormonal tópico, como cetoprofeno, ibuprofeno, felbinaco e piroxicam, tem um efeito significativo no tratamento sintomático da dor aguda ou crônica.

    •DROGAS SINTOMÁTICAS DE AÇÃO DURADOURA

    •ação prolongada na melhora da dor e cujo efeito terapêutico persiste mesmo após a sua suspensão. (sulfato de glucosamina, diacereína e extratos não saponificáveis de soja e abacate).

    •Sulfato de glucosamina –p tto sintomático da OA de joelhos é usado na dose de 1,5 g/dia.

    •A cloroquina -indicação inicial foi para osteoartrite erosiva de mão e, posteriormente, passou a ser usada em outras formas da doença. ↑↑↑efeitos colaterais


ID
787147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a opção em que todos os critérios citados constituem critérios menores de Duke (modificado) para o diagnóstico da endocardite bacteriana.

Alternativas

ID
787150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com referência à endocardite bacteriana subaguda (EI), assinale a opção correta.

Alternativas

ID
787153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da hemorragia digestiva alta (HDA).

Alternativas
Comentários
  • . A somatostatina está indicada rotineiramente no tratamento da HDA devido aos seus efeitos redutores do fluxo sanguíneo esplâncnico e da secreção ácida, e seu uso precoce resulta em menor morbimortalidade.


ID
787156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à anafilaxia, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
787159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma paciente chegou ao pronto-socorro com o diagnóstico de intoxicação por ingestão excessiva de amitriptilina há seis horas. Ela apresentou episódios de taquicardia ventricular não sustentada e sem instabilidade hemodinâmica. Nesse quadro clínico, a conduta mais apropriada a ser tomada será

Alternativas
Comentários
  • Intoxicação por ADT provoca sintomas adrenérgicos e colinérgicos, dentre eles: midríase, hipertensão seguida de hipotensão, boca seca, prolongamento PR ( > 100ms ), BAV, e taquisinusal. Com relação aos três últimos efeitos clínicos, urge a necessidade de alcalinizar o pH sanguíneo ( faixa de 7,5 ) a fim de evitar arritmias.


ID
787162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O exame físico de um homem de trinta e dois anos de idade revelou paciente inquieto, com sudorese na região frontal e há uma hora com quadro de cefaleia retro-orbital à esquerda, de intensidade moderada e associada a conjuntiva avermelhada e rinorreia equosa, ambas à esquerda. O restante do exame físico foi normal. Na oportunidade, o paciente afirmou ter tido mais de cinco episódios semelhantes no último ano e negou outros sintomas ou antecedentes patológicos pregressos. No quadro clínico em apreço, o diagnóstico mais provável é de

Alternativas
Comentários
  • O quadro do paciente traz uma pessoa com cefaleia, mas para distinguir entre qual tipo de cefaleia se trata devemos nos atentar a alguns detalhes importantes narrados na história clínica. Em primeiro lugar, a epidemiologia: o paciente é um homem jovem. Isso já vai em sentido diferente do padrão encontrado na enxaqueca com ou sem aura e vai fortemente a favor da cefaleia em salvas. Contudo, mesmo sem o amparo da epidemiolgia, é possível encontrar no quadro os traçados de um caso de cefaleia em salvas: perceba que há acometimento unilateral e periorbital (o que afasta a possibilidade de ser cefaleia tensional). 97% dos pacientes que apresentem cefaleia em salvas vão apresentar pelo menos uma disfunção autonômica. O nosso paciente apresenta rinorreia, por exemplo. Por isso, os elementos apresentados são fortes para indicar uma cefaleia em salvas.

     

    Resposta: A


ID
787165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

    Uma mulher com vinte e quatro anos de idade e com histórico de febre reumática na infância compareceu à emergência, queixando-se de dispneia aos pequenos esforços havia dois dias. Referiu ter parado a medicação de uso habitual para o coração há cinco dias por impossibilidade de comprá-la. No exame físico, a paciente apresentou saturação de oxigênio à oximetria de pulso de 90%, extremidades frias, sudore profusa, frequência respiratória de 28 irpm, PA de 132 mmHg × 68 mmHg, frequência cardíaca de 132 bpm, turgência jugular a 30º, ictus cordis no quinto espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular, ritmo cardíaco regular em dois tempos, primeira bulha hiperfonética com sopro diastólico, de 2+ em 4+, em área mitral. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes até ápice bilateralmente. Os demais sistemas não apresentaram alterações significativas no exame clínico. A radiografia de tórax demonstrou: índice cardiotorácico de 0,4, com edema alveolar, sinal do duplo contorno na área cardíaca e desvio do brônquio fonte esquerdo para cima. O eletrocardiograma demonstrou taquicardia sinusal e sobrecarga atrial esquerda.


Com base no caso clínico acima, assinale a opção em que todos os procedimentos apresentados constituem terapêuticas adequadas para o atendimento do paciente na sala de emergência.

Alternativas

ID
787168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação ao hipotireoidismo, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
787171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a diretriz mais recente sobre ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em adultos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra d)


    Segundo AHA 2010:


    Houve uma alteração na sequência recomendada para o socorrista que atua sozinho para que ele inicie as compressões torácicas antes de aplicar ventilações de resgate (C-A-B, em vez de A-B-C).