SóProvas



Prova CESPE - 2013 - MC - Todos os Cargos - Especialidades 8, 17 e 20


ID
1436314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o seguinte item de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

Impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso da linguagem formal são princípios que se aplicam às comunicações oficiais, pois elas sempre devem permitir uma única interpretação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto.  


    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.

      Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.

  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:.


    Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Cargos de Nível Médio - Conhecimentos básicos para o cargo 11Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; Princípios da Redação Oficial; Aspectos gerais da Comunicação Oficial ; 

    A redação oficial deve pautar-se em uma linguagem transparente, inteligível, concisa e uniforme, de forma a não permitir mais de uma interpretação.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - TJ-AC - Analista Judiciário - Conhecimentos Básicos - Cargos 1 e 2Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; Princípios da Redação Oficial; Aspectos gerais da Comunicação Oficial ; 

    As características da redação oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, concisão e uso do padrão culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administração pública obedecerá aos princípios de impessoalidade, publicidade e eficiência, entre outros.

    GABARITO: CERTA.


  • Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.

    Manual de Redação da PR
  • Linguagem formal ?

  • Errei por conta dessa "linguagem formal" :(

  • Linguagem FORMAL ( CERTO )



    Existe padrão OFICIAL da linguagem? ( NÃO )


    Existe padrão CULTO da linguagem? ( SIM )

  • Direto ao ponto

    Impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso da linguagem formal são princípios que se aplicam às comunicações oficiais, pois elas sempre devem permitir uma única interpretação.

    GABARITO: CERTO

    Outra questão:

    Q471397 CESPE SEE-AL 2013

    Nas comunicações que partem dos órgãos públicos e das entidades públicas federais, deve-se evitar o emprego de expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, uma vez que esses documentos devem ser compreendidos por todo e qualquer cidadão brasileiro.

    GABARITO: CERTO


ID
1436317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o seguinte item de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

O chefe de determinada seção administrativa pode expor sua convicção a respeito de uma demanda em um documento oficial, desde que utilize a linguagem impessoal e se comunique em nome do serviço público.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria que o Cespe fosse mais claro nas suas redações: expor sua convicção a respeito de uma demanda.


    Gabarito  dado como correto.

  • 1.1. A Impessoalidade

      A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União.

      Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

      a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade;

      b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal;

      c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.

      Desta forma, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.


    Gabarito: Certo, mas não consigo entender o motivo. se alguém puder ajudar...

  • Pensei dá seguinte forma: o emissor do documento oficial pode emitir sua opinião, de forma impessoal e clara, em um parecer por exemplo.

  • O chefe de determinada seção administrativa pode expor sua convicção a respeito de uma demanda { pedido, solicitação } em um documento oficial, desde que utilize a linguagem impessoal e se comunique em nome do serviço público.

  • Aprendi que numa Redação Oficial não há margem para opiniões pessoais. Mas pela lei Cespiana tudo é válido.

  • QUESTÃO CORRETA

    Como temos o critério da impessoalidade na Redação Oficial, muitas vezes, nós estudantes, nos confundimos e achamos que nunca haverá opinião. Um parecer tem opinião, um laudo tem opinião. Existem vários documentos em que há opinião. Um relatório, por exemplo, o funcionário conta detalhadamente o que aconteceu (narração de certa ocorrência, por exemplo), — porém —, representando a instituição e não uma opinião pessoal!

    Fonte: Rafaela Lôbo do curso Méritus online — com adaptações.

  • como vc expõe a sua convicção a respeito de uma demanda sem ser pessoal?

  • A meu ver, ser impessoal, é você saber redigir tratando em nome do órgão público, mesmo tendo sua opinião, seu parecer sobre tal, mas a forma e verbos a se utilizar que impacta. Não caberia um por exemplo: tenho a honra de, cumpre me de... venho por meio deste etc. Pode ser impessoal sendo pessoal, entendem?? Basta escrever e redigir em nome do órgão público e sem dubialidade e ambiguidade.

    GAB CERTO

  • E a impessoalidade foi para o espaço!

    Avante!!!

  • Gaba: CERTO.

    kkkk eu acertei pq estudei pelo Manual de Redação da Presidência da República do CESPE.

    "Lei nº. 171 de 666."

    #sqn

  • O Chefe manda, o que direciona a impessoalidade é a maneira de escrever, pois o Órgão não tem vida própria, alguém pensa pro ele.

  • Um PARECER contém a convicção, fundamentada, da pessoa.

    pode ser ADMINISTRATIVO ou CIENTÍFICO/TÉCNICO.


ID
1436320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o seguinte item de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

Os pronomes de tratamento, apesar de se referirem à segunda pessoa gramatical, levam a concordância para a terceira pessoa. Do mesmo modo, os adjetivos referentes a esses pronomes também fazem a concordância no gênero do pronome, ou seja, no gênero feminino.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. . Concordância com os Pronomes de Tratamento

      Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".

      Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").

      Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".

  • A questão erra ao falar "fazem a concordância no gênero do pronome, ou seja, no gênero feminino.", outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANCINE - Técnico em Regulação - Atividade Cinematográfica e Audiovisual Disciplina: Redação Oficial

    O gênero gramatical dos adjetivos relacionados aos pronomes de tratamento deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refiram. Assim, no caso de correspondência enviada ao ocupante do cargo de presidente da República do Brasil, hoje uma mulher, seria correto o trecho Vossa Excelência será imediatamente informada.

    GABARITO: CERTA.

  • ERRADO


    Quanto aos adjetivos referidos aos pronomes de tratamento, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. (MRPR. 2.1.2)


    (2013/PF/Escrivão) Formas de tratamento como Vossa Excelência Vossa Senhoria, ainda que sejam empregadas sempre na segunda pessoa do plural e no feminino, exigem flexão verbal de terceira pessoa; além disso, o pronome possessivo que faz referência ao pronome de tratamento também deve ser o de terceira pessoa, e o adjetivo que remete ao pronome de tratamento deve concordar em gênero e número com a pessoa. CERTO

        

    (2013/SEGESP-AL/Todos os cargos) Nas comunicações oficiais, os pronomes de tratamento referem-se à segunda pessoa gramatical, mas levam a concordância para a terceira pessoa, assim como os pronomes possessivos que se referem a pronomes de tratamento devem ser os da terceira pessoa, como em “Vossa Senhoria indicará o novo chefe do Núcleo de Pessoas” e “Vossa Excelência nomeará seu substituto”. CERTO

  • Os pronomes de tratamento, apesar de se referirem à segunda pessoa gramatical, levam a concordância para a terceira pessoa. Do mesmo modo, os adjetivos referentes a esses pronomes também fazem a concordância no gênero do pronome, ou seja, no gênero feminino.

    Resposta: Errado.


    Comentário: o adjetivo diante de um pronome de tratamento deve concordar com o sexo da pessoa e nunca com o gênero do pronome (Vossa Excelência - Pronome de tratamento).

  • Errado

    O pronome de tratamento não tem gênero.


ID
1436398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item a seguir.

Não se considerará servidor público, para fins de apuração de comprometimento ético, aquele que, por força de ato jurídico, preste serviços de natureza temporária e gratuita ao Ministério das Comunicações.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, 

    O agente público é todo aquele que presta qualquer tipo de serviço ao Estado, funções públicas, no sentido mais amplo possível dessa expressão, significando qualquer atividade pública. A Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8429/92) conceitua agente público como “todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior”. Trata-se, pois, de um gênero do qual são espécies o servidor público, o empregado público, o terceirizado e o contratado por tempo determinado.

    http://www.cgu.gov.br/sobre/perguntas-frequentes/atividade-disciplinar/agentes-publicos-e-agentes-politicos

  • A questão erra ao falar "não", outra questão ajuda, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - MS - Todos os Cargos

    Disciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Ética na Administração Pública; 

    Para fins de apuração do comprometimento ético, é servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste ao poder público serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que seja sem retribuição financeira.

    GABARITO: CERTA.


  • Agora embananou tudo, que confusão! VEJAM ESSA OUTRA QUESTÃO:
    46     Q338862 Ética na Administração Pública 
    Analista Técnico - Administrativo


    O referido código de ética não considera servidora pública a pessoa que presta serviço de natureza eventual e sem remuneração a entidade da administração pública indireta.

  • A questão cobra o conhecimento do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994)


    O que a mesma objetiva é o conceito de servidor público para fins de apuração do comprometimento ético, como segue abaixo:


    DAS COMISSÕES DE ÉTICA


    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.


  • Pessoal , vamos distinguir natureza eventual de natureza temporária:


    Atividade em caráter eventual é atividade prestada de forma não contínua e esporádica, sem subordinação e horário, ou seja, não há vínculo de emprego. Geralmente "atividades meio" da Administração.

    Já Atividade em caráter temporário é prestada de forma contínua enquanto durar, há subordinação e horário. Não é um serviço esporádico, é atividade ligada aos fins da Administração, a diferença é que o servidor está ali temporariamente, para atender necessidade temporária, geralmente por não haver servidor efetivo disponível. 

    Vejamos alguns exemplos trazidos pela Lei 8745/93 (Lei da contratação temporária).

    Art. 2º Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público:

    I - assistência a situações de calamidade pública;

    II - assistência a emergências em saúde pública;

    III - realização de recenseamentos e outras pesquisas de natureza estatística efetuadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE; 

    IV - admissão de professor substituto e professor visitante;

    V - admissão de professor e pesquisador visitante estrangeiro;

    Assim, quando a questão se referir a trabalhador eventual este não responde perante o código de ética, já o temporário sim.

    Espero ter ajudado.


  • Vínculo: Lei, Contrato ou qualquer ato jurídico.


    Natureza do Serviço: Permanente, temporária ou excepcional.


    Retribuição Financeira: Pode haver ou não.


    Ligados de forma: Direta ou indireta a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado., como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.


  • ERRADO

     

    Decreto 1171/94

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

     

  • Cespe fdp, questão igual em outra prova com resposta diferente.....

  • Q438370Ética na Administração Pública   Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1.171 de 1994Ano: 2013Banca: CESPEÓrgão: MJProva: Todos os Cargos

    A respeito do acesso à informação por parte dos cidadãos e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item abaixo.

    O referido código de ética não considera servidora pública a pessoa que presta serviço de natureza eventual e sem remuneração a entidade da administração pública indireta.

    Gab: Correto 

    Qual entendimento levar pra prova do Inss ??

  • Respondendo a sua dúvida Carlos Babo:

     

    Para quem vai prestar o concurso do INSS, deve-se levar em conta tanto o Decreto 1.171 como o Decreto 6.029, pois ambos serão objeto de avaliação, conforme EDITAL

     

    Para simplificar:

     

    Agentes Públicos:

    Decreto 1.171 = EXCLUI serviços de natureza EVENTUAL

    Decreto 6.029 = INCLUI serviços de natureza EVENTUAL

  • Temporária e gratuita: pode ser servidor.

    Eventual? Não pode ser servidor (pois o termo não consta no Código de Ètica) Eventual é difierente de temporário. O temporário possui um vincula com a administração (contrato), o eventual é contratado esporadicamente (ex: o tecnico em informatica comparece na repartição para arrumar o computador. Ele não possui nenhum vinculo efetivo).

  • "Não se considerará servidor público, para fins de apuração de comprometimento ético, aquele que, por força de ato jurídico, preste serviços de natureza temporária e gratuita ao Ministério das Comunicações."

     

    >Servidores públicos: são os agentes que mantêm relação
    funcional com o Estado em regime estatutário (isto é, de natureza
    legal, e não contratual); são os titulares de cargos públicos,
    efetivos ou em comissão
    , sempre sujeitos a regime jurídico de
    direito público. São exemplos os servidores dos órgãos da
    Administração Direta Federal, a exemplo dos Auditores e Analistas
    Tributários da Receita Federal, dos Auditores Federais de Controle
    Externo do Tribunal de Contas da União, dos gestores do Poder
    Executivo etc.

     

    >Temporários: são os agentes contratados por tempo determinado
    para atender a necessidade temporária de excepcional interesse
    público
    , nos termos do art. 37, IX da CF; não têm cargo público nem
    emprego público; exercem uma função pública remunerada e
    temporária; mantêm vínculo contratual com a Administração
    Pública, mas não de natureza trabalhista ou celetista; na verdade,
    trata-se de um contrato especial de direito público, disciplinado
    em lei de cada unidade da federação. São exemplos os
    recenseadores contratados pelo IBGE para auxiliar na realização dos
    censos, o pessoal contratado para auxiliar em situações de
    calamidade pública, os professores substitutos, dentre outros.

     

    Estratégia Concursos.

     

    Na doutrina CESPE ESPÉCIE = GÊNERO, i.e., SERVIDOR PÚBLICO = AGENTE PÚBLICO (que seria o correto na questão)

     

    É tão absurdo quanto dizer: cachorro = baleia, porque ambos são mamíferos.

  • Servidor público:

    por força de LEI, CONTRATO OU QQ ATO

    de natureza PERMANENTE, TEMPORÁRIA OU EXCEPCIONAL

    com ou sem remuneração

  • Decreto 1.171/94: É servidor de natureza - PERMANENTE, EXCEPCIONAL E TEMPORÁRIO.

  • Decreto 1.171/94: É servidor de natureza - PERMANENTE, EXCEPCIONAL E TEMPORÁRIO, ainda que sem retribuição financeira.

  • Gabarito: Errado. Contribuição: Para fins de apuração do comprometimento ético é suficiente que preste serviço.


ID
1436401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item a seguir.

O servidor no exercício de suas funções públicas deverá preocupar-se com valores de natureza ética como legalidade, justiça, conveniência e honestidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ÉTICO de sua conduta. 

    .

    Assim ------> NÃO SÓ terá que decidir entre o 

    .

    -------> LEGAL <---> ILEGAL

    .

    -------> JUSTO <--->  INJUSTO

    .

    -------> CONVENIENTE <--->  INCOVENIENTE

    .

    -------> OPORTUNO <--->  INOPORTUNO

    .

    MAASSS PRINCIPALMENTE --------> HONESTO <--->  DESONESTO ---> SOB: PENA (IMPORBIDADE ADM)

  • oxe e essa justiça ai ? boiei  hehhehe

  • A palavra JUSTIÇA quase fez eu errar a questão se tratando da banca CESPE até o certo deixa agente em duvida.

  • Conveniência?

  • Amigo Vitor Nogueira,

    Cap I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    II. O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    Eu errei, rs!!!

    ;)

  • O LEGAL E O ILEGAL -------------- LEGALIDADE

    O JUSTO E O INJUSTO ------------- JUSTIÇA

    O CONVENIENTE E O INCONVENIENTE ----------- CONVENIÊNCIA

    O OPORTUNO E O INOPORTUNO ------------ OPORTUNIDADE

    O HONESTO E O DESONESTO ------------ HONESTIDADE


ID
1436404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item a seguir.

As penalidades aplicáveis pela comissão de ética incluem a advertência informal, a advertência formal e a censura ética, que devem ser informadas aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores para instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Questão errada, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - FUB - Administrador de Edifícios

    Disciplina: Ética na Administração Pública.


    De acordo com o Código de Ética, a única penalidade a ser aplicada pela comissão de ética é a de censura.
    GABARITO: CERTA.


  • A única pena aplicável pela comissão de ética é a de censura.

    Como podemos observar, está questão é recorrente em concurso público, deem atenção especial a ela.

  • CENSURA é a única penalidade que a comissão de ética pode aplicar.

  • A única pena aplicável pela comissão de ética é a de CENSURA. Isso sempre cai em prova, então atenção galera!!!

  • Só censura, só censura!!!!!

     

    Errado.

  • A ÚNICA penalidade aplicável pela comissão de ética é a censura

  • Lendo..

    As penalidades aplicáveis pela comissão de ética incluem a advertência.. OPA OPA OPA ERRADO nem precisa ler o resto. 

     

  • As penalidades aplicáveis pela comissão de ética incluem a advertência informal, a advertência formal e a censura ética, que devem ser informadas aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores para instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

  • XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Comissão de Ética > Censura 

  • Resposta: Errado

    Apenas Censura.

  • A única penalidade aplicável é a de CENSURA.

  • SÓ CENSURA

  • FALOU EM PENALIDADE APLICADA PELA COMISSÃO DE ÉTICA, LEMBRE-SE É CENSURA CENSURA CENSURA CENSURA CENSURA CENSURA CENSURA.


    PRA NÃO ERRAR MAIS.


  • É incrível o tanto que essa questão cai nas provas.

  • Apenas censura, nada mais.

  • GAB : ERRADO

    As penalidades aplicáveis pela comissão de ética incluem a advertência informal, a advertência formal e a censura ética, que devem ser informadas aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores para instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

    AS TRÊS PENAS ESTÃO ERRADAS ....

    Comissão de Ética ......penalidade ...............CENSURA ...CENSURA......CENSURA.....CENSURA........

    COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA ( CEP) ....CENSURA ÉTICA.....

    CUIDADO NESSE TERMO CENSURA ÉTICA A BANCA GOSTA DE COLOCAR ELE DIZENDO QUE A COMISSÃO DE ETICA QUEM APLICA E QUEM APLICA É A CEP ...RUM.....ESTUDA GAFANHOTO.

  • COM. DE ÉTICA!!! SENSURA, SENSURA, SENSURA!!!

  • Comissão de Ética => Censura

  • Comissão de ética aplica SOMENTE a penalidade de censura.


ID
1436407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item a seguir.

A negativa de tornar público um ato administrativo enseja comprometimento ético contra o bem comum, por parte do servidor responsável pela omissão, exceto nos casos justificáveis que envolvam segurança nacional, investigação policial ou interesse superior do Estado e da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - AssistenteDisciplina: Ética na Administração Pública

    Salvo as exceções legalmente previstas, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, constituindo comprometimento ético contra o bem comum a sua omissão, imputável a quem a negar.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de InteligênciaDisciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Código de Ética dos Servidores Públicos Civis Federais; 

    Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da administração pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão um comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

    GABARITO: CERTA.


  • SEÇÃO I - DAS REGRAS DEODONTOLÓGICAS:

     

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • nossa,acho que prciso parar, cabeça ta em curto já,não consegui entender essa.

    alguém da uma forcinha ae.

    A negativa de tornar público um ato administrativo enseja comprometimento ético contra o bem comum, por parte do servidor responsável pela omissão, (exceto  nos casos justificáveis que envolvam segurança nacional, investigação policial ou interesse superior do Estado e da administração pública.)

    como assim exceto,ai pode?

  • Leandro Carvalho,a palavra "comprometimento" está no sentido de "comprometer", de "causar dano". Então a negativa de tornar público o ato administrativo causa dano à ética.

  • Olha a importância de fazer questões, mesmo ano praticamente a mesma questão cobrada PRF 2013.

  • ainda bem que veio a LAI e determinou o interesse público, pq ´´interesse superior´´ é fonte de muita obscuridade

  • Decreto 1.171/94: 

    Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • A publicidade do ato poderá ser restringida nos casos de SII: 

    S - SEGURANÇA NACIONAL
    I - INVESTIGAÇÕES POLICIAIS
    I - INTERESSE SUPERIOR DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Fonte: Comentário de algum colega do QC. 

  • Nem todos os atos devem se tornar públicos.

  • PUBLICIDADE PODE SER NEGADA

    VERDADE NÃO PODE

  • Atos que não devem ser tornados públicos; segurança nacional, investigação policial ou interesse superior do Estado e da administração pública.

  • CERTO


ID
1436410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item a seguir.

O servidor não deve obediência absoluta aos superiores hierárquicos, cabendo-lhe negar a prática de atos que visem beneficiar terceiros com favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou antiéticas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;

  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 2 Disciplina: Ética na Administração Pública

    É dever do servidor público cumprir as ordens superiores, exceto as manifestamente ilegais.

    GABARITO: CERTA.

  • SÃO DEVERES DO SERVIDOR:

    h)ter respeito á hierarquia , porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    GABARITO: CERTA

  • XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;

  • Será que na prática funciona?

  • Nada é absoluto né gente....

  • LOCA................

  • Se ler rápido, ou não ler inteira, erra!

  • ERREI, MAS SE TIVER MAIS ATENÇÃO, NÃO ERRARÁ!

    QUESTÃO CORRETA!!!

    No primeiro período fala que O SERVIDOR NÃO DEVE OBEDIÊNCIA ABSOLUTA HIERÁRQUICA AO SEU SUPERIOR - O QUE ESTÁ CORRETO.

    ESSA OBEDIÊNCIA NÃO É ABSOLUTA!

  • depois dessa, é ler toda a questão, já ia erra por isso

  • CERTO


ID
1436413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

Caso o Congresso Nacional aprove requerimento de informações destinado ao MC, caberá à Secretaria Executiva do MC providenciar o atendimento.

Alternativas

ID
1436416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

A Agência Nacional de Telecomunicações é uma autarquia especial que, embora esteja vinculada ao MC, possui autonomia administrativa.

Alternativas
Comentários

ID
1436419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

Considere que o ministro das Comunicações não tenha compreendido com exatidão determinada lei e a tenha submetido à Consultoria Jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU) para interpretação. Nessa situação, caberá à Consultoria Jurídica da AGU fixar a interpretação da lei a ser uniformemente seguida no âmbito do MC e das entidades a ele vinculadas, quando não houver orientação normativa do advogado-geral da União.

Alternativas
Comentários
  • II - COMPETÊNCIA DAS CONSULTORIAS JURÍDICAS EM FACE DA LEI COMPLEMENTAR Nº 73/93.
    6. Em primeiro lugar, seja dito que os presentes autos não precisariam ter vindo a esta Advocacia-Geral da União. Isto porque cabe aos Consultores Jurídicos de cada Ministério ou Secretaria de Estado apreciar todos os aspectos alusivos à questão da legalidade dos atos administrativos, no âmbito de suas jurisdições.
    7. Entendimento contrário, isto é, que negasse esse mister às Consultorias Jurídicas, no que se relaciona com as matérias que lhes são submetidas à apreciação, em decorrência da regra contida no art. 11 da Lei Complementar nº 73/93, seria incongruente, visto que, inter paríetes, são esses órgãos jurídicos os encarregados de interpretar e fixar o alcance e o sentido das leis, normas internas, atos administrativos, etc., mesmo em se tratando de legislação de pessoal.
    Acha-se assim redigido referido dispositivo:
    "Art. 11 - As Consultorias Jurídicas, órgãos administrativamente subordinados aos ministros de Estado, do Secretário-Geral e aos demais titulares de Secretarias da Presidência da República e ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, compete, especialmente:
    I - ...........................................................
    II - ..........................................................
    III - fixar a interpretação da Constituição, das leis e dos de mais atos normativos a ser uniformemente seguida em suas áreas de atuação e coordenação quando não houver orientação normativa do Advogado-Geral da União.


ID
1436422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação às disposições acerca da estrutura organizacional do MC, julgue o item subsequente.

Se uma empresa privada requerer licença para instalação e funcionamento de estação de serviço de radiodifusão, caberá ao Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica expedi-la.

Alternativas
Comentários
  • Cabe a Câmara dos Deputados.


ID
1436425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação às disposições acerca da estrutura organizacional do MC, julgue o item subsequente.

Considere que determinada empresa prestadora de serviço tenha cometido infração relativa a serviços de radiodifusão. Nessa situação, o Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica poderá propor a instauração de procedimento administrativo para apurar a infração, embora não possua autonomia para instaurá-lo.

Alternativas

ID
1436467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o seguinte item de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

Os ofícios e memorandos que contenham mais de uma página não poderão ser impressos em ambas as faces das folhas de papel, mas seus eventuais anexos, sim.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito incorreto.   d) os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direta terão as distâncias invertidas nas páginas pares ("margem espelho");

  • Questão errada, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MI - Assistente Técnico AdministrativoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Diagramação; Aviso e Ofício; 

    Tratando-se de ofício, a numeração das páginas deve iniciar-se a partir da segunda. Nesse caso, os números podem ser impressos em ambas as faces do papel, desde que as distâncias das margens esquerda e direita sejam invertidas nas páginas pares.

    GABARITO: CERTA.

  • Questão ERRADA

    3.2. Forma de diagramação
    (...) d) os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (“margem espelho”);

  • ERRADA!

      A IMPRESSÃO EM FRENTE E VERSO é permitida, com adoção da margem espelho.


ID
1436470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue o item subsequente.

A mensagem não traz a identificação de seu signatário.

Alternativas
Comentários
  • É uma bela questão. Fiquei em dúvida e errei por desatenção. orma e Estrutura

      As mensagens contêm:

      a) a indicação do tipo de expediente e de seu número, horizontalmente, no início da margem esquerda:

      Mensagem no

      b) vocativo, de acordo com o pronome de tratamento e o cargo do destinatário, horizontalmente, no início da margem esquerda;

      Excelentíssimo Senhor Presidente do Senado Federal,

      c) o texto, iniciando a 2 cm do vocativo;

      d) o local e a data, verticalmente a 2 cm do final do texto, e horizontalmente fazendo coincidir seu final com a margem direita.

      A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatári

  • Gabarito: Errado.


    "5.2 Forma e estrutura (...)   A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário."


    A mensagem (não importa quem seja o remetente) não trará a identificação do seu signatário, e também os demais atos (agora é qualquer ato) assinados pelo Presidente da República também não terá a identificação do signatário.


    Bons estudos!



  • Uma dúvida: o MRPR diz que a mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos. Se o presidente do STF envia uma mensagem ao presidente da República, então ele não precisa assinar? 

  • Hiroshi, essa também era minha dúvida por isso vim pesquisar rs, acho que a interpretação do Maycon Leite está correta, podemos verificar isso com essa questão.  :)

  • Os chefes de poderes precisam assinar, porém não precisam identificar o signatário.

  • As mensagens contêm: 
    a) a indicação do tipo de expediente e de seu número, horizontalmente, no início da margem esquerda: 
    Mensagem no 
    b) vocativo, de acordo com o pronome de tratamento e o cargo do destinatário, horizontalmente, no início da margem 
    esquerda; 
    Excelentíssimo Senhor Presidente do Senado Federal, 
    c) o texto, iniciando a 2 cm do vocativo; 
    d) o local e a data, verticalmente a 2 cm do final do texto, e horizontalmente fazendo coincidir seu final com a 
    margem direita. 
    A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu 
    signatário.

     

    Discordo do gabarito ser considerado "CERTO":

    Segundo o MRPR

    "Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem
    trazer o nome e o cargo da autoridade que a expede, abaixo do local de sua assinatura."

     

    A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, então na esfera federal não há identificação do signatário por se tratar do Presidente da República, porém na esferal estadual e municipal precisa haver identificação do signatário, sendo: governador e Prefeito.
     


     

  • "Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem
    trazer o nome e o cargo da autoridade que a expede, abaixo do local de sua assinatura."

  • Gab. Certa

     

    A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário.

     

    Retirado do MRPR.

  • PESSOAL,

     

    ESTA QUESTÃO FOI CONSIDERADA CORRETA PELA CESPE, MAS ELA ESTÁ ERRADA. OUTRA QUESTÃO PARECIDA AJUDA A ENTENDER:

     

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: CBM-CE Prova: Aspirante do Corpo de Bombeiros

    Considerando as orientações do Manual de redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

    Na mensagem, diferentemente do ofício, prescinde-se da identificação do signatário e registra-se a data após o texto da comunicação.

     

    GABARITO PRELIMINAR: CORRETO

    GABARITO OFICIAL: ERRADO

     

    JUSTIFICATIVA DO CESPE:

    "ERRADO. A identificação do signatário somente é dispensável para mensagens redigidas pelo presidente da República. Por esse motivo, opta‐se pela alteração do gabarito do item."

     

    CONCLUSÃO: FALTARAM RECURSOS PARA ALTERAR O GABARITO DESTA QUESTÃO.

  • Lya Costa, lembre-se que a mensagem pode ter como remetente o chefe de outro poder. Por isso, é imprescindível a assinatura nesses casos.

  • Só  é dispensável para mensagens redigidas pelo Presidente da República.

  • NÃO CONFUNDAM:

     

    A questão é texto expresso do manual. Logo, a mensagem NÃO traz identificação de seu signatário!

     

    Quais comunicações não trazem a identificação do signatário?

     

    Aquelas que têm como remetente o Presidente da República e A Mensagem.

     

     

  • Se fosse uma mensagem do Presidente do Congresso para o Presidente do STF, por exemplo, deveria ter sim identificação do signatário.


    A questão realmente pecou.

  • CERTO

    A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário.

    Fonte:

  • GAB CERTO

     

    Mensagem: Comunicação entre os chefes dos poderes

    Obs: Vocativo-> Excelentíssimo senhor presidente do Congresso Nacional.

    Identificação do signatário-> NÃO apresenta.

    Posição da data-> Na parte inferior depois do assunto.

  • PORXX, FIQUEI COM BASTANTE DUVIDA

    POIS MENSAGEM É ENTRE CHEFE DOS PODERES, BLZ, SENDO QUE SOMENTE O PRESIDENTE DA REPUBLICA NÃO PRECISA A IDENTIFICAÇÃO DO SIGNATÁRIO, PORÉM OS OUTROS CHEFES PRECISAM... ENTÃO MUITO ESTRANHO ESSA QUESTÃO... PRA MIM DEVERIA SER ERRADA

    AGORA SE FOSSE EM RELAÇÃO AO PRESIDENTE DA REPUBLICA, AI BELEZA, MAS PRA MIM A QUESTÃO GENERALIZOU... ENFIM, FAZER O QUE NÉ, ACEITAR A SOBERANA!

  • MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - 3º edição:

    "A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário."

  • MENSAGEM

    sem identificação do signatário

    sem fecho


ID
1436473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue o item subsequente,

No padrão ofício, o início de cada parágrafo do texto deve ter exatamente 3,5 cm de distância da margem esquerda.

Alternativas
Comentários
  • Wrong. . Forma de diagramação

      Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação:

      a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé;

      b) para símbolos não existentes na fonte Times New Roman poder-se-á utilizar as fontes Symbol e Wingdings;

      c) é obrigatória constar a partir da segunda página o número da página;

      d) os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direta terão as distâncias invertidas nas páginas pares ("margem espelho");

      e) o início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda;

      f) o campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 3,0 cm de largura;

      g) o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 cm;

      h) deve ser utilizado espaçamento simples entre as linhas e de 6 pontos após cada parágrafo, ou, se o editor de texto utilizado não comportar tal recurso, de uma linha em branco;

      i) não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento;

      j) a impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A impressão colorida deve ser usada apenas para gráficos e ilustrações;

      l) todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm;

      m) deve ser utilizado, preferencialmente, o formato de arquivo Rich Text nos documentos de texto;

      n) dentro do possível, todos os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos análogos;

      o) para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira:

      tipo do documento + número do documento + palavras-chaves do conteúdo

      Ex.: "Of. 123 - relatório produtividade ano 2002"

  • GABARITO: ERRADO. 

    Segundo o MRPR, no padrão ofício, o início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda.
  •                                  2,5 cm

                                    -------------------->lolololololololollololololol

         3 cm

    -------------------->lololololololololololololololololo

    -------------------->lololololololololololololololololo

                                        2,5 cm

                                   ---------------------->lolololololololololololololololo

  • ERRADA! O início da cada parágrafo é 2,5 cm.

  • É sério que saber a distância, em centímetros, da margem do padrão ofício é critério pra escolher quem serve ou não serve pra entrar no serviço público? Isso você abre o navegador e checa no manual. Lamentável esse tipo de questão.

    Desculpem-me pelo desabáfo.

  • - Início paragráfo  2,5 cm de distância da margem esquerda;

     - Campo  lateral esquerda, no mínimo, 3,0 cm de largura;

     - Campo  lateral direita terá 1,5 cm;

  • ERRADO

     

    2,5cm

     

    Mas que desgraça ein... só lembrei por conta do tcc

  • Errado.

    No padrão ofício, o início de cada parágrafo do texto deve ter exatamente 2,5 cm de distância da margem esquerda.

    Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.


ID
1436476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue o item subsequente,

Com a finalidade de tratar sobre assuntos oficiais, foram criados o aviso e o ofício, modalidades praticamente idênticas, sendo que o ofício tem a finalidade de informar o cidadão sobre decisões da administração pública que venham a interferir em sua vida, enquanto que o aviso tem a finalidade de informar quando tais decisões serão executadas.

Alternativas
Comentários
  • A questão peca nos conceitos. 

    3.3. Aviso e Ofício

    3.3.1. Definição e Finalidade

      Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares


  • Questão errada, outras ajudam a entender, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos básicos para o cargo 6Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; Memorando; 

    O ofício é um documento produzido para comunicação entre autoridades da administração pública de diferentes hierarquias e com particulares; o aviso é expedido apenas por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia; e o memorando, documento oficial interno de um órgão, pode ser emitido para comunicação entre autoridades de diferentes hierarquias.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2011 - AL-CE - Analista Legislativo - Língua Portuguesa – Gramática Normativa e Revisão OrtográficaDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    aviso e o ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, inclusive na forma; um dos elementos que os diferencia é o fato de o primeiro ser expedido por autoridades de mesma hierarquia — ministros de Estado; o segundo, produzido pelas e para as demais autoridades, pode ser usado para a comunicação com particulares.

    GABARITO: CERTA.


  • QUEM AVISA, MINISTRO É!

  • ERRADÍSSIMA!

    Aviso -> externo/ministro de estado p/ autoridade de mesma hierarquia.
    Ofício -> externo/ podendo ser de um órgão público para outro órgão público ou para particulares.


     

  • Direto ao ponto

    Com a finalidade de tratar sobre assuntos oficiais, foram criados o aviso e o ofício, modalidades praticamente idênticas, sendo que o ofício tem a finalidade de informar o cidadão sobre decisões da administração pública que venham a interferir em sua vida, enquanto que o aviso (CONCEITO ERRADO) tem a finalidade de informar quando tais decisões serão executadas.

    Justificativa:

    • Aviso = ministros -> ministros
    • Ofício = demais autoridades -> demais autoridades ou particulares

    GABARITO: ERRADO


ID
1436479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue o item subsequente,

O memorando, modalidade de comunicação entre unidades de um mesmo órgão, tem como principal característica a rapidez e a simplicidade de procedimentos burocráticos.

Alternativas
Comentários
  • 3.4. Memorando

    3.4.1. Definição e Finalidade

      O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

      Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

      Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.


  • Questão correta, outra muito semelhante ajuda a responder vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Técnico Administrativo Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Correspondência Oficial; 

    A característica principal do memorando é a agilidade, devendo esse tipo de expediente tramitar com rapidez e pautar-se pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

    GABARITO: CERTA.

  • Certo. Essa é a cópia do Manual da Presidência, leia: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm


    MANTENHA-SE FIRME! SEU NOME NO D.O.U.

  • CORRETO

     

    Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.


ID
1436482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue o item subsequente,

Tendo em vista sua característica burocrática, o memorando somente é utilizado em caráter administrativo.

Alternativas
Comentários
  • 3.4. Memorando

    3.4.1. Definição e Finalidade

      O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

      Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

      Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.


  • Questão errada, pois é justamente o contrário, vejam em outras:

    Prova: CESPE - 2013 - MC - Todos os Cargos - Especialidades 8, 17 e 20Disciplina: Redação Oficial


    O memorando, modalidade de comunicação entre unidades de um mesmo órgão, tem como principal característica a rapidez e a simplicidade de procedimentos burocráticos.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Técnico AdministrativoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Correspondência Oficial; 

    A característica principal do memorando é a agilidade, devendo esse tipo de expediente tramitar com rapidez e pautar-se pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

    GABARITO: CERTA.


  • O memorando é a modalidade decomunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estarhierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, deuma forma de comunicação eminentemente interna.

    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.



ID
1436485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue o item subsequente,

Ao vetar uma lei, o presidente da República deve apresentar o seu veto mediante ofício, pois esta é uma exigência do princípio da publicidade das comunicações oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado.

    5. Mensagem

    5.1. Definição e Finalidade

      É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.


  • Questão errada, na verdade a comunicação é feita por "mensagem", vejam em outras questões:

    Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Técnico AdministrativoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; Mensagem; Correspondência Oficial; 

    Mensagem é o instrumento de comunicação oficial utilizado entre os chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivão de PolíciaDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; Mensagem; 

    A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os chefes dos poderes públicos e pode ter como finalidade o encaminhamento de projeto de lei ordinária.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2013 - SEE-AL - Secretário EscolarDisciplina: Redação Oficial

    A mensagem, modalidade de comunicação oficial realizada entre os chefes dos poderes públicos, assim como os demais atos assinados pelo presidente da República, não traz a identificação de seu signatário.

    GABARITO: CERTA.

  • ERRADO

     

    Mensagem, alguns exemplos não comuns:

     

            – convocação extraordinária do Congresso Nacional (Constituição, art. 57, § 6o);

            – pedido de autorização para exonerar o Procurador-Geral da República (art. 52, XI, e 128, § 2o);

            – pedido de autorização para declarar guerra e decretar mobilização nacional (Constituição, art. 84, XIX);

            – pedido de autorização ou referendo para celebrar a paz (Constituição, art. 84, XX);

            – justificativa para decretação do estado de defesa ou de sua prorrogação (Constituição, art. 136, § 4o);

            – pedido de autorização para decretar o estado de sítio (Constituição, art. 137);

            – relato das medidas praticadas na vigência do estado de sítio ou de defesa (Constituição, art. 141, parágrafo único);

  • MENSAGEM

  • Errado.

    O veto deve ser apresentado mediante mensagem.

    Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.

  • ERRADA

    Para esse tipo de assunto (justificativa de veto a determinada proposta) - a comunicação oficial adequada seria a MENSAGEM.


ID
1436488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

As atribuições do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia incluem o desenvolvimento de meios para a difusão das inovações científicas e tecnológicas relativos aos serviços de telecomunicações, notadamente no que se refere aos projetos e programas financiados com recursos públicos.

Alternativas

ID
1436491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

A TELEBRÁS e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos são estatais que atuam como órgãos de assistência direta e imediata ao ministro das Comunicações.

Alternativas
Comentários
  • Fazem parte da Administração pública indireta


ID
1436494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

Cabe à Secretaria Executiva do MC exercer a atividade de ouvidoria para questões relacionadas à sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Cabe à Ouvidoria-Geral da União, órgão singular específico da Controladoria-Geral da União


ID
1436497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação às disposições acerca da estrutura organizacional do MC, julgue o item subsequente.

Um dos assuntos da área de competência do MC é o serviço postal.

Alternativas

ID
1436500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação às disposições acerca da estrutura organizacional do MC, julgue o item subsequente.

Caso o ministro das Comunicações reúna seus secretários e dirigentes e determine que sejam envidados esforços com o objetivo de ampliar a articulação e promoção da conectividade à Internet necessária à inclusão digital, de maneira consoante à política de banda larga do governo federal, caberá ao Departamento de Banda Larga articular e promover essa conectividade.

Alternativas