SóProvas



Questões de Lei 10.683 de 2003 - Organização da Presidência da República e dos Ministérios


ID
7834
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos do Decreto n. 5.480, de 30 de junho de 2005, o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal deve utilizar, na atividade de apuração de irregularidades, os seguintes instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. À Corregedoria-Geral da União compete:
    III - conduzir investigações preliminares, inspeções, sindicâncias, inclusive as patrimoniais, e processos administrativos disciplinares;
    V - propor ao Ministro de Estado a avocação de sindicâncias, procedimentos e outros processos administrativos em curso em órgãos ou entidades da administração pública federal;
  • § 1o O Sistema de Correição do Poder Executivo Federal compreende as atividades relacionadas à prevenção e apuração de irregularidades, no âmbito do Poder Executivo Federal, por meio da instauração e condução de procedimentos correcionais.
    § 2o A atividade de correição utilizará como instrumentos a investigação preliminar, a inspeção, a sindicância, o processo administrativo geral e o processo administrativo disciplinar.
    A alternativa correta é a letra "B"
  • Decreto 5.480/05

    Art. 1º São organizadas sob a forma de sistema as atividades de correição do Poder Executivo Federal, a fim de promover sua coordenação e harmonização.

    § 2º A atividade de correição utilizará como instrumentos a investigação preliminar, a inspeção, a sindicância, o processo administrativo geral e o processo administrativo disciplinar.

    Instrumentos para apuração de irregularidades:

    • Investigação preliminar
    • Inspeção
    • Sindicância
    • Processo administrativo geral
    • Processo administrativo disciplinar

    Gabarito: Letra B


ID
7837
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em face do que dispõem a Lei n. 10.683, de 28.5.2003, e o Decreto n. 5.480, de 30 de junho de 2005, a Controladoria-Geral da União:

I. é o Órgão Central do Sistema de Correição.

II. tem competência para propor medidas que visem a inibir, a reprimir e a diminuir a prática de faltas ou irregularidades cometidas por servidores contra o patrimônio público.

III. pode instaurar ou avocar, a qualquer tempo, processos administrativos e sindicâncias, fundada em razões de conveniência e oportunidade administrativas.

IV. pode avocar processo administrativo em curso perante empresa pública federal, desde que relacionado a lesão ou ameaça de lesão ao patrimônio público.

V. pode requisitar servidor para compor comissão disciplinar, assegurando-lhe o direito de não ser removido, de ofício, pelo prazo de dois anos.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • I - Decreto 5.683
    Art. 1o A Controladoria-Geral da União, órgão central do Sistema de Controle Interno (e de correição) do Poder Executivo Federal e integrante da estrutura da Presidência da República, (...)

    II - Art. 19. III - desenvolver metodologias para a construção de mapas de risco em instituições públicas e propor medidas que previnam danos ao patrimônio público;

    III - Lei 10.683
    Art. 18. § 1o À Controladoria-Geral da União, por seu titular, sempre que constatar omissão da autoridade competente, cumpre:
    - requisitar a instauração de sindicância, procedimentos e processos administrativos outros, e
    - avocar aqueles já em curso em órgão ou entidade da Administração Pública Federal, para corrigir-lhes o andamento, inclusive promovendo a aplicação da penalidade administrativa cabível.

    IV - § 4o Incluem-se dentre os procedimentos e processos administrativos de instauração e avocação facultadas à Controladoria-Geral da União (...), em órgão ou entidade da Administração Pública Federal, desde que relacionados a lesão ou ameaça de lesão ao patrimônio público.

    V - VIII - requisitar aos órgãos e às entidades federais os servidores e empregados necessários à constituição das comissões objeto do inciso II, e de outras análogas, bem como qualquer servidor ou empregado indispensável à instrução do processo; (ser assegurar-lhe o direito de não ser removido, de ofício, pelo prazo de dois anos.)

ID
7873
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A sindicância patrimonial prevista no Decreto n. 5.483, de 30 de junho de 2005:

I. tem por fi nalidade verifi car a compatibilidade da evolução patrimonial do agente público com os recursos e disponibilidades que compõem o seu patrimônio.

II. deve ser conduzida por comissão composta por dois ou mais servidores ou empregados efetivos de órgãos ou entidades da Administração Federal.

III. é da competência exclusiva da Controladoria-Geral da União.

IV. é o instrumento adequado para imposição de penalidade ao agente público que se enriquecer ilicitamente no exercício da função.

V. pode ser instaurada a partir de fundada notícia de enriquecimento ilícito.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • A sindicância patrimonial prevista no Decreto n. 5.483, de 30 de junho de 2005:

    I. tem por fi nalidade verifi car a compatibilidade da evolução patrimonial do agente público com os recursos e disponibilidades que compõem o seu patrimônio. Segundo o art. 7º da lei o item está correto: "  Art. 7o  A Controladoria-Geral da União, no âmbito do Poder Executivo Federal, poderá analisar, sempre que julgar necessário, a evolução patrimonial do agente público, a fim de verificar a compatibilidade desta com os recursos e disponibilidades que compõem o seu patrimônio, na forma prevista na Lei no 8.429, de 1992, observadas as disposições especiais da Lei no 8.730, de 10 de novembro de 1993."
    II. deve ser conduzida por comissão composta por dois ou mais servidores ou empregados efetivos de órgãos ou entidades da Administração Federal. Item correto, pois, reza no art. 9º § 1o :"O procedimento de sindicância patrimonial será conduzido por comissão composta por dois ou mais servidores ou empregados efetivos de órgãos ou entidades da administração federal."


    III. é da competência exclusiva da Controladoria-Geral da União. Item errado de acordo com o Parágrafo Único do art. 8º da lei  supracitada que diz: " A sindicância patrimonial de que trata este artigo será instaurada, mediante portaria, pela autoridade competente ou pela Controladoria-Geral da União."


    IV. é o instrumento adequado para imposição de penalidade ao agente público que se enriquecer ilicitamente no exercício da função. Item errado de acordo com o art. 9º : " Art. 9o  A sindicância patrimonial constituir-se-á em procedimento sigiloso e meramente investigatório, não tendo caráter punitivo."

     

    V. pode ser instaurada a partir de fundada notícia de enriquecimento ilícito. Item correto segundo o art 8º da lei: " Ao tomar conhecimento de fundada notícia ou de indícios de enriquecimento ilícito, inclusive evolução patrimonial incompatível com os recursos e disponibilidades do agente público, nos termos do art. 9o da Lei no 8.429, de 1992, a autoridade competente determinará a instauração de sindicância patrimonial, destinada à apuração dos fatos."

    Espero que possa ter contribuido com a preparação de vocês.
    Forte abraço e nunca desistam dos sonhos!


ID
48412
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, o procedimento que tem por objetivo avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a fi nalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da efi ciência, efi cácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial, classifi ca-se como:

Alternativas
Comentários
  • INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001CAPÍTULO IV – ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DAS TÉCNICAS DE CONTROLESeção II – AuditoriaIV. Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opiniãosobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial. Este tipo de procedimento auditorial, consiste numa atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas dos atos e fatos administrativos, sendo desenvolvida de forma tempestiva no contexto do setor público, atuando sobre a gestão, seus programas governamentais e sistemas informatizados.Portanto Alternativa D>>Bons estudos a todo!

ID
269050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação aos sistemas governamentais no Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.

Caso não haja impedimento legal, um órgão administrativo e seu titular podem delegar toda a sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhes sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente e em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Não há o que se falar em delegação total da competência, conforme a Lei 9784

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar PARTE da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial

    bons estudos

  • GAB: E

    Caso não haja impedimento legal, um órgão administrativo e seu titular podem delegar toda a sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhes sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente e em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    Se você estiver com sono na hora da prova, perca uns minutinhos, beba uma água e ande um pouco, uma palavrinha muda tudo.

    Outro:

    TSE TJ

    T = Técnica

    S = Social

    E = Econômica

    T = Territorial

    J = Jurídica


ID
274510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), órgão da
administração direta, contém as seguintes áreas de competência:
política nacional de pesquisa científica, tecnológica e inovação;
planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da
ciência e tecnologia. A estrutura básica do MCT inclui

o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Alternativas

ID
274516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), órgão da
administração direta, contém as seguintes áreas de competência:
política nacional de pesquisa científica, tecnológica e inovação;
planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da
ciência e tecnologia. A estrutura básica do MCT inclui

o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

Alternativas

ID
852391
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei n. 10.683/03, à Controladoria-Geral da União compete assistir direta e imediatamente ao Presidente da República, no desempenho de suas atribuições, quanto aos assuntos e providências que, no âmbito do Poder Executivo, sejam atinentes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


    De acordo com a referida lei, em seu artigo. 17.

     À Controladoria-Geral da União compete assistir direta e imediatamente ao Presidente da República no desempenho de suas atribuições quanto aos assuntos e providências que, no âmbito do Poder Executivo, sejam atinentes à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da administração pública federal .

    Sorte e sucesso!


ID
852394
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à estrutura, organização e competências da Controladoria-Geral da União, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E


    Letras A e B : O titular da Controladoria Geral da União é o Ministro de Estado do Controle e da Transparência


    Letras C e D: De acordo com a Lei 10683/03,

      §3 Integram ainda a Presidência da República:

    I- a Controladoria Geral da União

    Art 17: À CGU compete  assistir  direta e indiretamente ao Presidente da República, no desempenho de suas atribuições(...)

    Letra E- resposta da questão.Sorte e Sucesso!

ID
852397
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à estrutura, organização e competências da Controladoria-Geral da União, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra E


    De acordo com a Lei 10683/03, Artigo 18, §1º:


    À CGU, por seu titular, sempre que constatar omissão da autoridade competente, cumpre requisitar a instauração de sindicância, procedimentos e processos administrativos outros, e avocar aqueles já em curso em órgão ou entidade da Administração Pública Federal, para corrigir-lhes o andamento, inclusive promovendo a aplicação da pensalidade administrativa cabível.



    Sorte e Sucesso!






ID
852400
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com fundamento na Estrutura Regimental da Controladoria-Geral da União (CGU), nos termos do disposto no Decreto n. 5.683/06 e no Decreto n. 5.480/05, assinale a opção correta.


I. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) compõe a estrutura organizacional da Controladoria-Geral da União.


II. A Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil cumpre prestar assessoria e consultoria ao Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União, em assuntos de natureza jurídica.


III. A Comissão de Coordenação de Correição compete sugerir procedimentos para promover a integração com outros órgãos de ? scalização e auditoria.


IV. A Secretaria Federal de Controle Interno compõe a estrutura organizacional como órgão especfico singular da Controladoria-Geral da União.

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

    Atenção, a questão é de 2012, está desatualizada, pois o dispositivo da assertiva III foi revogado:

    Art. 6º Compete à Comissão de Coordenação de Correição:  

    II - sugerir procedimentos para promover a integração com outros órgãos de fiscalização e auditoria;

                      


ID
852403
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com fundamento na Estrutura Regimental da Controladoria-Geral da União (CGU), nos termos do disposto no Decreto n. 5.683/06, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Acertei por eliminação.


ID
852406
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com fundamento na Estrutura Regimental da Controladoria-Geral da União (CGU), e nas demais disposições do Decreto n. 5.683/06, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A


    Serão por tempo indeterminado. (art 26 do Dec 5683)
     


    todas as outras estão corretas.



    Sorte e sucesso!

  • Questão desatualizada pelo /2019

    Art. 30. As requisições de pessoal para ter exercício na Controladoria-Geral da União serão feitas pelo Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União.

    Parágrafo único. As requisições de que trata o caput são irrecusáveis, por tempo indeterminado, e deverão ser prontamente atendidas, exceto nos casos previstos em lei.


ID
852409
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em 30 de junho de 2005, com o advento do Decreto n. 5.480, instituiu-se o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, cujo Órgão Central é a Controladoria- Geral da União, a fim de promover sua coordenação e harmonização, compreendendo as atividades relacionadas à prevenção e apuração de irregularidades, no âmbito do Poder Executivo Federal, por meio da instauração e condução de procedimentos correcionais. A respeito do Sistema de Correição mencionado, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E


    De acordo com o Dec 5480, art 8º:


    Os cargos dos titulares das unidades setoriais e seccionais de correição são privativos de servidores públicos efetivos, que possuam nível de escolaridade superior e sejam, preferencialmente:

    I- graduados em Direito ou
    II- Integrantes da carreira de Finanças e Controle.

    Sorte e Sucesso!



  • Decreto 5.480:

    art. 1º, § 2º A atividade de correição utilizará como instrumentos a investigação preliminar, a inspeção, a sindicância, o processo administrativo geral e o processo administrativo disciplinar. (Alternativa A)

    Art. 4º Compete ao Órgão Central do Sistema:

    VIII - instaurar sindicâncias, procedimentos e processos administrativos disciplinares, em razão:            

    a) da inexistência de condições objetivas para sua realização no órgão ou entidade de origem;            

    b) da complexidade e relevância da matéria; (Alternativa B)

    c) da autoridade envolvida; ou (Alternativa C)

    d) do envolvimento de servidores de mais de um órgão ou entidade; (Alternativa D)

    Art. 8º Os cargos em comissão e as funções de confiança dos titulares das unidades setoriais de correição são privativos daqueles que possuam nível de escolaridade superior e sejam:  (Alternativa E)

  • Gabarito: E

    Conforme Decreto 5.480/2005:

    Art. 8º Os cargos em comissão e as funções de confiança dos titulares das unidades setoriais de correição são privativos daqueles que possuam nível de escolaridade superior e sejam:

    a) graduados em Direito; 

    b) integrantes da carreira de Finanças e Controle; ou 

    c) integrantes do quadro permanente de órgão ou entidade; ou 

    II - ex-servidor ou ex-empregado permanente aposentado no exercício de cargo ou emprego: 

    a) da carreira de Finanças e Controle; ou 

    b) do órgão ou da entidade para o qual será nomeado ou designado.  

    Stay Hard!


ID
943099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à prescrição administrativa e ao processo de investigação e julgamento de contas, julgue os itens subsequentes.

Os instrumentos de investigação preliminar empregados no sistema de correição do Poder Executivo federal incluem a inspeção, a sindicância investigativa e a sindicância patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º O Sistema de Correição do Poder Executivo Federal compreende as atividades
    relacionadas à prevenção e apuração de irregularidades, no âmbito do Poder Executivo
    Federal, por meio da instauração e condução de procedimentos correcionais.
    Parágrafo único. A atividade de correição utilizará como instrumentos a investigação preliminar,
    a inspeção, a sindicância, o processo administrativo geral e o processo administrativo
    disciplinar.
    Art. 6º A investigação preliminar é procedimento administrativo sigiloso, desenvolvido no âmbito
    do Órgão Central e das unidades setoriais, com objetivo de coletar elementos para verificar o
    cabimento da instauração de sindicância ou processo administrativo disciplinar, e será iniciada
    mediante determinação do Ministro de Estado do Controle e da Transparência, do SecretárioExecutivo da Controladoria-Geral da União, do Corregedor-Geral ou dos Corregedores-Gerais
    Adjuntos.
    § 1º A investigação preliminar será realizada de ofício ou com base em denúncia ou
    representação recebida que deverá ser fundamentada, contendo a narrativa dos fatos em
    linguagem clara e objetiva, com todas as suas circunstâncias, a individualização do servidor
    público envolvido, acompanhada de indício concernente à irregularidade ou ilegalidade
  • Acho que o erro da questão está em dizer que se trata do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal que emprega os instrumentos de investigação preliminar tais como a inspeção, a sindicância investigativa e a sindicância patrimonial. O sistema de correição, tal como definido no art. 2º do Decreto 5.480/2005, constitui-se de

      Art. 2o Integram o Sistema de Correição:

      I - a Controladoria-Geral da União, como Órgão Central do Sistema;

      II - as unidades específicas de correição para atuação junto aos Ministérios, como unidades setoriais;

      III - as unidades específicas de correição nos órgãos que compõem a estrutura dos Ministérios, bem como de suas autarquias e fundações públicas, como unidades seccionais; e

      IV - a Comissãode Coordenação de Correição de que trata o art. 3o.

      § 1o As unidades setoriais integram a estrutura da Controladoria-Geral da União e estão a ela subordinadas.

      § 2o As unidades seccionais ficam sujeitas à orientação normativa do Órgão Central do Sistema e à supervisão técnica das respectivas unidades setoriais.

    As atividades do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal são listadas no art. 1º,   § 1o, do mesmo decreto:

      § 1o O Sistema de Correição do Poder Executivo Federal compreende as atividades relacionadas à prevenção e apuração de irregularidades, no âmbito do Poder Executivo Federal, por meio da instauração e condução de procedimentos correcionais.

      § 2o A atividade de correição utilizará como instrumentos a investigação preliminar, a inspeção, a sindicância, o processo administrativo geral e o processo administrativo disciplinar.


  •  A atividade de correição utilizará como instrumentos a investigação preliminar:

    a inspeção,

     a sindicância, 

    o processo administrativo geral e 

    o processo administrativo disciplinar.

  • Art. 1º, § 2º, do DECRETO Nº 5.480, DE 30 DE JUNHO DE 2005, que dispõe sobre o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, e dá outras providências:

    (...)

    § 2º: A atividade de correição utilizará como instrumentos: 

    - a investigação preliminar; 

    - a inspeção; 

    - a sindicância; 

    - o processo administrativo geral; e 

    - o processo administrativo disciplinar.

  •  A atividade de correição utilizará como instrumentos a investigação preliminar:

    a inspeção,

     a sindicância, 

    o processo administrativo geral e 

    o processo administrativo disciplinar.


ID
964534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando a Lei n.º 12.462/2011, que dispõe sobre o regime diferenciado de contratações públicas, julgue o  item  seguinte.


O cargo de presidente do Banco Central do Brasil é equiparado ao de ministro de Estado.

Alternativas
Comentários
  • DECOREBA PURA!

    “Art. 25.  ......................................................................

    .............................................................................................

    Parágrafo único.  São Ministros de Estado:

    I - os titulares dos Ministérios;

    II - os titulares das Secretarias da Presidência da República;

    III - o Advogado-Geral da União;

    IV - o Chefe da Casa Civil da Presidência da República;

    V - o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;

    VI - o Chefe da Controladoria-Geral da União;

    VII - o Presidente do Banco Central do Brasil.” (NR)


  • O art.25 da lei 10.683/03, alterado pela lei do RDC

  • Me recuso a estudar todas as alterações promovidas pela lei do RDC em sua parte final. Pelo menos não enquanto estudo RDC propriamente dito.

    S2 CESPE!


ID
986158
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Ao Departamento de Polícia Federal cabe exercer as competências estabelecidas no § 1º. do art. 144 da Constituição Federal e no § 7º. do art. 27 da Lei no 10.683, de 28 de maio de 2003, e, especificamente para:

Alternativas
Comentários
  •     I -  apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;

ID
986161
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A organização da Presidência da República pela Lei 10.683/03 e atualizações, concebe os seguintes Ministérios, EXCETO:

Alternativas

ID
986308
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Ministério da Justiça, órgão da administração federal direta, tem como área de competência definida pelo Decreto Presidencial nº 6.061/ 2007, nos seguintes assuntos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o O Ministério da Justiça, órgão da administração federal direta, tem como área de competência os seguintes assuntos:

    I - defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais;

    II - política judiciária;

    III - direitos dos índios;

    IV - entorpecentes, segurança pública, Polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal e do Distrito Federal;

    V - defesa da ordem econômica nacional e dos direitos do consumidor;

    VI - planejamento, coordenação e administração da política penitenciária nacional;

    VII - nacionalidade, imigração e estrangeiros;

    VIII - ouvidoria-geral dos índios e do consumidor;

    IX - ouvidoria das polícias federais;

    X - assistência jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, aos necessitados, assim considerados em lei;

    XI - defesa dos bens e dos próprios da União e das entidades integrantes da administração pública federal indireta;

    XII - articulação, integração e proposição das ações do Governo nos aspectos relacionados com as atividades de repressão ao uso indevido, do tráfico ilícito e da produção não autorizada de substâncias entorpecentes e drogas que causem dependência física ou psíquica;

    XIII - coordenação e implementação dos trabalhos de consolidação dos atos normativos no âmbito do Poder Executivo; e

    XIV - prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e cooperação jurídica internacional.

    XIV - prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e cooperação jurídica internacional; e

    XV - política nacional de arquivos. 

    XVI - assistência ao Presidente da República em matérias não afetas a outro Ministério.

  • Vale a pena ressaltar que com o Decreto nº 7.434 de 2011 a letra c teve sua redação alterada para: 

    XII - articulação, coordenação, supervisão, integração e proposição das ações do Governo e do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas nos aspectos relacionados com as atividades de prevenção, repressão ao tráfico ilícito e à produção não autorizada de drogas, bem como aquelas relacionadas com o tratamento, a recuperação e a reinserção social de usuários e dependentes e ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

    CQD

  • gabarito E

    Decreto 6061/2007

    Art. 1o O Ministério da Justiça, órgão da administração federal direta, tem como área de competência os seguintes assuntos:

    I - defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais;

    II - política judiciária;

    III - direitos dos índios;

    IV - entorpecentes, segurança pública, Polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal e do Distrito Federal;

    V - defesa da ordem econômica nacional e dos direitos do consumidor;

    VI - planejamento, coordenação e administração da política penitenciária nacional;

    VII - nacionalidade, imigração e estrangeiros;

    VIII - ouvidoria-geral dos índios e do consumidor;

    IX - ouvidoria das polícias federais;

    X - assistência jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, aos necessitados, assim considerados em lei;

    XI - defesa dos bens e dos próprios da União e das entidades integrantes da administração pública federal indireta;

    XII - articulação, coordenação, supervisão, integração e proposição das ações do Governo e do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas nos aspectos relacionados com as atividades de prevenção, repressão ao tráfico ilícito e à produção não autorizada de drogas, bem como aquelas relacionadas com o tratamento, a recuperação e a reinserção social de usuários e dependentes e ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas; (Redação dada pelo Decreto nº 7.434, de 2011)

    XIII - coordenação e implementação dos trabalhos de consolidação dos atos normativos no âmbito do Poder Executivo; (Redação dada pelo Decreto nº 7.430, de 2011) (Vigência)

    XIV - prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e cooperação jurídica internacional; e (Redação dada pelo Decreto nº 7.430, de 2011) (Vigência)

    XV - política nacional de arquivos. (Incluído pelo Decreto nº 7.430, de 2011) (Vigência)

    XVI - assistência ao Presidente da República em matérias não afetas a outro Ministério. (Incluído pelo Decreto nº 7.538, de 2011)


  • o erro está na palavra judiciário....é em ambito do poder Executivo


ID
986314
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

À Casa Civil da Presidência da República compete assistir direta e imediatamente ao Presidente da República no desempenho de suas atribuições, definidas pela Lei 10.683/03 e atualizações, especialmente:

Alternativas

ID
1012054
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Ao Departamento de Polícia Federal cabe exercer as competências estabelecidas no § 1º. do art. 144 da Constituição Federal e no § 7º. do art. 27 da Lei no 10.683, de 28 de maio de 2003, e, especificamente para

Alternativas

ID
1012057
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A organização da Presidência da República pela Lei 10.683/03 e atualizações, concebe os seguintes Ministérios, EXCETO:

Alternativas

ID
1132243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere à estrutura regimental do MTE, julgue os itens a seguir.

As superintendências regionais do trabalho estão diretamente subordinadas ao governador do estado onde se localizam.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Unidade descentralizada e subordinada diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego.


ID
1132246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere à estrutura regimental do MTE, julgue os itens a seguir.

O MTE é um órgão da administração federal indireta.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    O Ministério do Trabalho e Emprego é órgão da administração federal direta.

  • adm indireta = autarquias + sociedades de economia mista + empresas públicas + fundações

    como o próprio nome diz: MTE = ministério do trabalho e emprego, logo, não se encaixa. Faz parte da adm direta.

    bons estudos!

  • Ministérios são oriundos do Poder Executivo, portanto não compõem a Administração Indireta e sim a Direta.


ID
1132249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere à estrutura regimental do MTE, julgue os itens a seguir.

O atendimento a consultas e a requerimentos do Congresso Nacional é uma atribuição específica da Secretaria Executiva do MTE.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Dos Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Ministro de Estado 

    Art. 3º Ao Gabinete compete: 

    I - assistir ao Ministro de Estado em sua representação política e social, ocupar-se das relações públicas e do preparo e despacho do seu expediente pessoal; 

    II - acompanhar o andamento dos projetos de interesse do Ministério, em 

    tramitação no Congresso Nacional; 

    III - providenciar o atendimento às consultas e aos requerimentos formulados pelo Congresso Nacional; 

    IV - providenciar a publicação oficial e a divulgação das matérias relacionadas com a área de atuação do Ministério; 

    V - supervisionar as atividades relacionadas com o Conselho Nacional de Imigração; 

    VI - exercer outras atribuições que lhe forem cometidas pelo Ministro de Estado; e 

    VII - assistir ao Ministro de Estado nos assuntos de cooperação e assistência técnica internacionais. 

    http://portal.mte.gov.br/portal-mte/acesso-a-informacao/institucional/


ID
1278664
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As correições classificam-se em:

Alternativas

ID
1313827
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Ministério do Turismo é composto de órgãos de assistência direta e imediata ao Ministro de Estado, órgãos específicos singulares, e órgãos colegiados. Compõem os órgãos de assistência direta e imediata ao Ministro de Estado, exceto:

Alternativas

ID
1313830
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Entre as competências da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1418491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com respeito à organização e às atribuições dos órgãos do Ministério da Defesa, julgue o próximo item.

À Secretaria de Organização Institucional compete, entre outras atribuições, alocar, quando solicitados, os meios de comando e controle necessários às ações de defesa civil e propor normas e acompanhar as representações militares brasileiras no exterior.

Alternativas
Comentários
  • Errada
    Essas competências não são da Secretaria de organização institucional, e sim à Subchefia de Assuntos Internacionais para as representações militares brasileiras no exterior E à SUBCHEFIA DE COMANDO E CONTROLE compete Alocar quando solicitado, os meios de comando e controle necessários as ações de defesa civil.
    FONTE Decreto N 7.974 de 1 de abril de 2013

  • DECRETO Nº 7.974, DE 1º DE ABRIL DE 2013

    Art. 19.  À Subchefia de Assuntos Internacionais compete:

    IV - propor normas e acompanhar as representações militares brasileiras no exterior;

     

    Gab: Errado


ID
1418494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com respeito à organização e às atribuições dos órgãos do Ministério da Defesa, julgue o próximo item.

Desde a criação do Ministério da Defesa, coube ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas conceber, coordenar e realizar, em articulação com a ABIN, operações e exercícios que envolvam o emprego da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Alternativas
Comentários
  • Os exercícios e operações que envolvem a participação integrada de militares das três Forças singulares são coordenados pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão da Defesa responsável pelo planejamento estratégico e o emprego conjunto de efetivos das forças naval, terrestre e aérea brasileiras. Não haveria participação da ABIN.

    Fonte: http://www.defesa.gov.br/exercicios-e-operacoes

    Gabarito - E

  • A ABIN não se envolve em operações das FORÇAS ARMADAS.

    As FAs possuem meios próprios de inteligência.

    DEUS É FIEL.

  • DEcreto 4376

     

    ARt.10

    parágrafo único

    Executa-se das atribuições previstas a atividade de inteligência operacional para operações militares

     


ID
1418497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com respeito à organização e às atribuições dos órgãos do Ministério da Defesa, julgue o próximo item.

À Comissão Mista da Indústria de Defesa incumbe emitir parecer e propor ao ministro de Estado da Defesa as classificações dos produtos de defesa que devam ser objeto do regime especial de compras, de contratações de produtos, de sistemas de defesa, e de desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO ... mas que questãozinha f*** viu, ainda mais em Direito Constitucional.

    Criada por meio do Decreto nº 7.970, de 28 de março de 2013, a Comissão Mista da Indústria de Defesa – CMID tem por finalidade assessorar o ministro da Defesa em processos decisórios e em proposições de atos relacionados à indústria nacional de defesa.

    São atribuições da CMID:

    I – propor e coordenar estudos relativos à política nacional da indústria de defesa;

    II – promover a integração entre o Ministério da Defesa e órgãos e entidades públicos e privados relacionadas à base industrial de defesa;

    III – emitir parecer e propor ao Ministro de Estado da Defesa as classificações de bens, serviços, obras ou informações nos termos do inciso I do caput do art. 2º da Lei no 12.598, de 2012, como Produto de Defesa - PRODE;

    IV – emitir parecer e propor ao Ministro de Estado da Defesa as classificações de conjunto inter-relacionado ou interativo de Produto de Defesa como Sistema de Defesa – SD, nos termos do inciso III do caput do art. 2o da Lei no 12.598, de 2012;

    V – propor ao Ministro de Estado da Defesa a classificação de PRODE como Produto Estratégico de Defesa - PED, nos termos do inciso II do caput do art. 2º da Lei nº 12.598, de 2012;

    VI – propor ao Ministro de Estado da Defesa o credenciamento de Empresa de Defesa como Empresa Estratégica de Defesa, nos termos do inciso IV do caput do art. 2o da Lei no 12.598, de 2012;

    VII – propor ao Ministro de Estado da Defesa políticas e orientações sobre processos de aquisição, importação e financiamento de que tratam os arts. 3º, 4º e 6º da Lei nº 12.598, de 2012; e

    VIII – apreciar e emitir parecer sobre os Termos de Licitação Especial - TLE.


    Fonte: http://www.defesa.gov.br/industria-de-defesa/comissao-mista-da-industria-de-defesa



ID
1418500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com respeito à organização e às atribuições dos órgãos do Ministério da Defesa, julgue o próximo item.

Entre as atribuições da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa estão a coordenação das atividades das secretarias, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia e do Departamento do Programa Calha Norte, que lhe são subordinados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    DECRETO Nº 7.974, DE 1º DE ABRIL DE 2013

    Art. 24.  À Secretaria-Geral compete:

    I - assistir o Ministro de Estado da Defesa na definição de diretrizes;

    II - coordenar as atividades das Secretarias, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia e do Departamento do Programa Calha Norte, que lhe são subordinados; e

    III - planejar e coordenar as atividades do Programa Calha Norte.

    Art. 25.  Ao Gabinete do Secretário-Geral compete:

    I - assistir o Secretário-Geral do Ministério da Defesa em sua representação funcional;

    II - auxiliar o Secretário-Geral do Ministério da Defesa no preparo e no despacho de seu expediente;

    III - acompanhar os temas relacionados às áreas de atuação da Secretaria-Geral e manter-se atualizado sobre o andamento dos projetos sob sua responsabilidade; e

    IV - realizar outras atividades determinadas pelo Secretário-Geral do Ministério da Defesa.


    É impossível acertar uma questão dessas sem conhecer essas leis...


ID
1418503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com respeito à organização e às atribuições dos órgãos do Ministério da Defesa, julgue o próximo item.

Composto pelos comandantes das três Forças Armadas, pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o Conselho Militar de Defesa possui, entre suas atribuições, a de assessorar o comandante supremo quanto à atuação de forças brasileiras em operações de paz.

Alternativas
Comentários
  • O erro esta em falar "...de assessorar o comandante supremo"? Alguém sabe dizer?

  • Gabarito: ERRADO 

    O erro está em dizer que Gabinete de Seg. Inst. da Presidência faz parte do Conselho Militar; quando na verdade, não faz.

    LEI COMPLEMENTAR Nº 97, DE 9 DE JUNHO DE 1999, alterada para Lei Complementar nº 136/2010

    Art. 2o O Presidente da República, na condição de Comandante Supremo das Forças Armadas, é assessorado:

      I - no que concerne ao emprego de meios militares, pelo Conselho Militar de Defesa; e

      II - no que concerne aos demais assuntos pertinentes à área militar, pelo Ministro de Estado da Defesa.

    § 1o  O Conselho Militar de Defesa é composto pelos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. (Redação dada pela Lei Complementar nº 136, de 2010).

      § 2o Na situação prevista no inciso I deste artigo, o Ministro de Estado da Defesa integrará o Conselho Militar de Defesa na condição de seu Presidente.



ID
1418515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que diz respeito a pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de material bélico que compõe os produtos e sistemas de defesa, julgue o item a seguir.

No Brasil, o Regime Especial Tributário para a Indústria de Defesa (RETID) é aplicado à EED como forma de incentivo federal à área estratégica de defesa.

Alternativas

ID
1418518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que diz respeito a pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de material bélico que compõe os produtos e sistemas de defesa, julgue o item a seguir.

São apenas duas as condições para que a pessoa jurídica possa ser considerada Empresa Estratégica de Defesa (EED): estar credenciada no Ministério da Defesa e ter como finalidade a condução de atividades de pesquisa, projeto, desenvolvimento, modernização ou manutenção de produto estratégico de defesa (PED) no país.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.598, DE 21 DE MARÇO DE 2012.

    Art. 2o  Para os efeitos desta Lei, são considerados: 

    IV - Empresa Estratégica de Defesa - EED - toda pessoa jurídica credenciada pelo Ministério da Defesa mediante o atendimento cumulativo das seguintes condições:

    a) ter como finalidade, em seu objeto social, a realização ou condução de atividades de pesquisa, projeto, desenvolvimento, industrialização, prestação dos serviços referidos no art. 10, produção, reparo, conservação, revisão, conversão, modernização ou manutenção de PED no País, incluídas a venda e a revenda somente quando integradas às atividades industriais supracitadas; 

    b) ter no País a sede, a sua administração e o estabelecimento industrial, equiparado a industrial ou prestador de serviço; 

    c) dispor, no País, de comprovado conhecimento científico ou tecnológico próprio ou complementado por acordos de parceria com Instituição Científica e Tecnológica para realização de atividades conjuntas de pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo, relacionado à atividade desenvolvida, observado o disposto no inciso X do caput;

    d) assegurar, em seus atos constitutivos ou nos atos de seu controlador direto ou indireto, que o conjunto de sócios ou acionistas e grupos de sócios ou acionistas estrangeiros não possam exercer em cada assembleia geral número de votos superior a 2/3 (dois terços) do total de votos que puderem ser exercidos pelos acionistas brasileiros presentes; e 

    e) assegurar a continuidade produtiva no País; 


    GABARITO - E


ID
1436413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

Caso o Congresso Nacional aprove requerimento de informações destinado ao MC, caberá à Secretaria Executiva do MC providenciar o atendimento.

Alternativas

ID
1436416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

A Agência Nacional de Telecomunicações é uma autarquia especial que, embora esteja vinculada ao MC, possui autonomia administrativa.

Alternativas
Comentários

ID
1436419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

Considere que o ministro das Comunicações não tenha compreendido com exatidão determinada lei e a tenha submetido à Consultoria Jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU) para interpretação. Nessa situação, caberá à Consultoria Jurídica da AGU fixar a interpretação da lei a ser uniformemente seguida no âmbito do MC e das entidades a ele vinculadas, quando não houver orientação normativa do advogado-geral da União.

Alternativas
Comentários
  • II - COMPETÊNCIA DAS CONSULTORIAS JURÍDICAS EM FACE DA LEI COMPLEMENTAR Nº 73/93.
    6. Em primeiro lugar, seja dito que os presentes autos não precisariam ter vindo a esta Advocacia-Geral da União. Isto porque cabe aos Consultores Jurídicos de cada Ministério ou Secretaria de Estado apreciar todos os aspectos alusivos à questão da legalidade dos atos administrativos, no âmbito de suas jurisdições.
    7. Entendimento contrário, isto é, que negasse esse mister às Consultorias Jurídicas, no que se relaciona com as matérias que lhes são submetidas à apreciação, em decorrência da regra contida no art. 11 da Lei Complementar nº 73/93, seria incongruente, visto que, inter paríetes, são esses órgãos jurídicos os encarregados de interpretar e fixar o alcance e o sentido das leis, normas internas, atos administrativos, etc., mesmo em se tratando de legislação de pessoal.
    Acha-se assim redigido referido dispositivo:
    "Art. 11 - As Consultorias Jurídicas, órgãos administrativamente subordinados aos ministros de Estado, do Secretário-Geral e aos demais titulares de Secretarias da Presidência da República e ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, compete, especialmente:
    I - ...........................................................
    II - ..........................................................
    III - fixar a interpretação da Constituição, das leis e dos de mais atos normativos a ser uniformemente seguida em suas áreas de atuação e coordenação quando não houver orientação normativa do Advogado-Geral da União.


ID
1436422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação às disposições acerca da estrutura organizacional do MC, julgue o item subsequente.

Se uma empresa privada requerer licença para instalação e funcionamento de estação de serviço de radiodifusão, caberá ao Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica expedi-la.

Alternativas
Comentários
  • Cabe a Câmara dos Deputados.


ID
1436425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação às disposições acerca da estrutura organizacional do MC, julgue o item subsequente.

Considere que determinada empresa prestadora de serviço tenha cometido infração relativa a serviços de radiodifusão. Nessa situação, o Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica poderá propor a instauração de procedimento administrativo para apurar a infração, embora não possua autonomia para instaurá-lo.

Alternativas

ID
1436488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

As atribuições do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia incluem o desenvolvimento de meios para a difusão das inovações científicas e tecnológicas relativos aos serviços de telecomunicações, notadamente no que se refere aos projetos e programas financiados com recursos públicos.

Alternativas

ID
1436491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

A TELEBRÁS e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos são estatais que atuam como órgãos de assistência direta e imediata ao ministro das Comunicações.

Alternativas
Comentários
  • Fazem parte da Administração pública indireta


ID
1436494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional do Ministério das Comunicações (MC), julgue o item a seguir.

Cabe à Secretaria Executiva do MC exercer a atividade de ouvidoria para questões relacionadas à sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Cabe à Ouvidoria-Geral da União, órgão singular específico da Controladoria-Geral da União


ID
1436497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação às disposições acerca da estrutura organizacional do MC, julgue o item subsequente.

Um dos assuntos da área de competência do MC é o serviço postal.

Alternativas

ID
1436500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação às disposições acerca da estrutura organizacional do MC, julgue o item subsequente.

Caso o ministro das Comunicações reúna seus secretários e dirigentes e determine que sejam envidados esforços com o objetivo de ampliar a articulação e promoção da conectividade à Internet necessária à inclusão digital, de maneira consoante à política de banda larga do governo federal, caberá ao Departamento de Banda Larga articular e promover essa conectividade.

Alternativas

ID
1579168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Julgue o item seguinte acerca do sistema de correição do Poder Executivo federal.


A investigação preliminar e a inspeção são instrumentos utilizados na atividade correicional.


Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 5.480, de 30/06/2005:

    Art. 1º, § 2: a atividade de correição utilizará como instrumentos a investigação preliminar, a inspeção, a sindicância, o processo administrativo geral e o processo administrativo disciplinar.


    Gabarito: correto. 


    I - investigação preliminar: procedimento sigiloso, instaurado pelo Órgão Central e pelas unidades setoriais, com objetivo de coletar elementos para verificar o cabimento da instauração de sindicância ou processo administrativo disciplinar; 

    II - sindicância investigativa ou preparatória: procedimento preliminar sumário, instaurada com o fim de investigação de irregularidades funcionais, que precede ao processo administrativo disciplinar, sendo prescindível de observância dos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa; III - sindicância acusatória ou punitiva: procedimento preliminar sumário, instaurada com fim de apurar irregularidades de menor gravidade no serviço público, com caráter eminentemente punitivo, respeitados o contraditório, a oportunidade de defesa e a estrita observância do devido processo legal; 

    IV - processo administrativo disciplinar: instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor público federal por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido;

     V - sindicância patrimonial: procedimento investigativo, de caráter sigiloso e não-punitivo, destinado a apurar indícios de enriquecimento ilícito por parte de agente público federal, à vista da verificação de incompatibilidade patrimonial com seus recursos e disponibilidades; 

    VI - inspeção: procedimento administrativo destinado a obter diretamente informações e documentos, bem como verificar o cumprimento de recomendações ou determinações de instauração de sindicância, inclusive patrimonial, e processos administrativos disciplinares, a fim de aferir a regularidade, a eficiência e a eficácia dos trabalhos. 


ID
1579171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Julgue o item seguinte acerca do sistema de correição do Poder Executivo federal.


A apuração de indícios de enriquecimento ilícito de agente público federal deverá ser realizada por meio de sindicância patrimonial.


Alternativas
Comentários
  • Sindicância patrimonial: procedimento investigativo, de caráter sigiloso e não-punitivo, destinado a apurar indícios de enriquecimento ilícito por parte de agente público federal, à vista da verificação de incompatibilidade patrimonial com seus recursos e disponibilidades.


    Gabarito: correto.

    Fonte: Portaria nº 335, de 30/05/2006, e Decreto nº 5.480, de 30/06/2005.


ID
1647385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo aos riscos e ao gerenciamento ambiental na mineração.

O Ministério da Defesa é o órgão do governo responsável pela fiscalização da comercialização, do transporte e da guarda de explosivos e de acessórios utilizados nas atividades de mineração.

Alternativas
Comentários
  • 115 C E Deferido c/ alteração Nas normas do Ministério da Defesa não há menção de que o transporte de explosivos e de acessórios utilizados nas atividades de mineração é responsabilidade do referido ministério.

  • Lei 10.683/2003

    Art. 27 

    XVI - Ministério de Minas e Energia

    -

    c)mineração e metalurgia;


  • Responsabilidade do Exército, que faz parte do Ministério da Defesa...


ID
2116969
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a organização administrativa disposta na Lei n. 10.683/03, são Ministros de Estado, exceto:

Alternativas

ID
2268496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito dos ministérios na estrutura da administração pública brasileira e de suas competências, julgue o item subsequente.

No Brasil, os serviços postais são de competência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.683/03 (dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, e dá outras providências):

     

    Art. 27. Os assuntos que constituem áreas de competência de cada Ministério são os seguintes:

    (...)

    II - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações:

    (...)

    c) serviços postais, telecomunicações e radiodifusão.

  • ATENÇÃO GALERA


    Essa Lei foi revogada pela Lei Nº 13.502, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017.

    Fiquem atentos as atualizações!


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13502.htm



    GAB: C



  •  Lei Nº 13.502, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017.

    Seção III

    Do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

    Art. 27.  Constitui área de competência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações:

    I - política nacional de telecomunicações;

    II - política nacional de radiodifusão;

    III - serviços postais, telecomunicações e radiodifusão;

    IV - políticas nacionais de pesquisa científica e tecnológica e de incentivo à inovação;

    V - planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades de ciência, tecnologia e inovação;

    VI - política de desenvolvimento de informática e automação;

    VII - política nacional de biossegurança;

    VIII - política espacial;

    IX - política nuclear;

    X - controle da exportação de bens e serviços sensíveis; e

    XI - articulação com os governos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com a sociedade civil e com órgãos do governo federal para estabelecimento de diretrizes para as políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação.


  • LEI Nº 13.844, DE 18 DE JUNHO DE 2019

    Estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios

    Seção IV-B

    (Incluído pela Lei nº 14.074, de 2020)

    Do Ministério das Comunicações

    • Art. 26-C. Constituem áreas de competência do Ministério das Comunicações:  (Incluído pela Lei nº 14.074, de 2020)
    • III - serviços postais, telecomunicações e radiodifusão;  (Incluído pela Lei nº 14.074, de 2020)

ID
2268502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito dos ministérios na estrutura da administração pública brasileira e de suas competências, julgue o item subsequente.

Previdência complementar, fiscalização e controle do comércio exterior são exemplos de competências do Ministério da Fazenda.

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.683/03 (dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, e dá outras providências):

     

    Art. 27. Os assuntos que constituem áreas de competência de cada Ministério são os seguintes:

    (...)

    V - Ministério da Fazenda:      

    (...)

    g) fiscalização e controle do comércio exterior;  

    (...)

    k) previdência complementar.

  • Art. 237. A fiscalização e o controle sobre o comércio exterior, essenciais à defesa dos interesses fazendários nacionais, serão exercidos pelo Ministério da Fazenda.
  • Caiu essa lei citada pela Marina no edital?

  • A lei citada pela Marina foi revoga e substituída pela 13.502/2017.

  • A lei citada pela Tamires foi revogada e substituída pela medida provisória 870/19 (governo Jair Bolsonaro).

    O Ministério da Fazenda foi extinto em 1 de janeiro de 2019 através da Medida Provisória 870/2019. O Min. Fazenda, o Min. Planejamento, o MDICe o MTrab foram transformados em Ministério da Economia (ME) e suas funções foram por ele absorvidas.

    Entretanto, as competências permaneceram, senão, vejamos:

    Medida Provisória 870/2019

    Art. 31.  Constitui área de competência do Ministério da Economia:

    VII - fiscalização e controle do comércio exterior;

    XI - previdência complementar;

     

    Bons estudos!

  • questão desatualizada, não existe mais ministério da fazenda


ID
2268505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito dos ministérios na estrutura da administração pública brasileira e de suas competências, julgue o item subsequente.

Direitos dos índios, políticas sobre drogas e cooperação jurídica internacional são competências do Ministério da Justiça e Cidadania.

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.683/03 (dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, e dá outras providências):

     

    Art. 27. Os assuntos que constituem áreas de competência de cada Ministério são os seguintes:

    (...)

    VIII - Ministério da Justiça e Cidadania:

    (...)

    c) direitos dos índios;

    d) políticas sobre drogas, segurança pública, polícias federal, rodoviária, ferroviária federal e do Distrito Federal;

    (...)

    j) prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e cooperação jurídica internacional.

  • Só complementando:


    Competências - Decreto 9150, de 04 de setembro de 2017  alterado pela Medida Provisória nº 821, de 26 de fevereiro de 2018 .

     


    O Ministério da Justiça , órgão da administração pública federal direta, tem como área de competência os seguintes assuntos:

    I - defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais;

    II - política judiciária;

    III - direitos dos índios;

    IV - políticas sobre drogas;

    V - defesa da ordem econômica nacional e dos direitos do consumidor;

    VI - nacionalidade, imigração e estrangeiros;

    VII - ouvidoria-geral dos índios e do consumidor;

    VIII- prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e cooperação jurídica internacional;

    XIX - defesa dos bens e dos próprios da União e das entidades integrantes da administração pública federal indireta;

    X - articulação, coordenação, supervisão, integração e proposição das ações governamentais e do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas nos aspectos relacionados com as atividades de prevenção, repressão ao tráfico ilícito e à produção não autorizada de drogas e aquelas relacionadas com o tratamento, a recuperação e a reinserção social de usuários e dependentes e ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas;

    XI - atuação em favor da ressocialização e da proteção dos dependentes químicos, sem prejuízo das atribuições dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - SISNAD;

    XII - política nacional de arquivos; e

    XIII- assistência ao Presidente da República em matérias não afetas a outro Ministério.


ID
2268508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito dos ministérios na estrutura da administração pública brasileira e de suas competências, julgue o item subsequente.

A aplicação de mecanismos de defesa comercial e a execução das atividades de registro do comércio são competências do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.683/03 (dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, e dá outras providências):

     

    Art. 27. Os assuntos que constituem áreas de competência de cada Ministério são os seguintes:

    (...)

    VI - Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços:  

    (...)

    f) aplicação dos mecanismos de defesa comercial;  

    (...)

    h) execução das atividades de registro do comércio.

  • O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços foi criado pela Medida Provisória nº 1.911-8, de 29/07/1999 - DOU 30/07/1999, tendo, atualmente, como área de competência os seguintes assuntos:

    -política de desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços;

    -propriedade intelectual e transferência de tecnologia;

    -metrologia, normalização e qualidade industrial;

    -políticas de comércio exterior;

    -regulamentação e execução dos programas e atividades relativas ao comércio exterior;

    -aplicação dos mecanismos de defesa comercial;

    -participação em negociações internacionais relativas ao comércio exterior;

    -execução das atividades de registro do comércio;

    -formulação da política de apoio à microempresa, à empresa de pequeno porte e ao artesanato; 

    -e articulação e supervisão dos órgãos e das entidades envolvidos na integração do registro e da legalização de empresas.


  • Há atualizações! LEI Nº 13.844, DE 18 DE JUNHO DE 2019

  • Ministério da economia faz isso agora

    lei 13.844/2019

    art. 31.


ID
3000217
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito das competências dos ministérios integrantes da presidência da República e dos deveres do administrador público, julgue o item .


Se o presidente da República precisar de assistência no relacionamento com o Congresso Nacional, deverá recorrer à Secretaria de Governo da Presidência da República.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Atuação

    A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) é responsável pelo relacionamento da Presidência da República com o Congresso Nacional, a sociedade e os partidos políticos.

    Como responsável pela coordenação do relacionamento da Presidência da República com os parlamentares e suas agremiações partidárias, a Secretaria tem papel fundamental na construção de consensos e no encaminhamento dos projetos encampados pelo Governo Federal.

    Além disso, é o órgão responsável pela interlocução da Presidência da República com Estados, municípios e o Distrito Federal, estabelecendo canais para a troca de informações sobre convênios e consórcios públicos, dentre outras interações.

    A Secretaria atende a Presidência da República, ministros de Estado e demais dirigentes de órgãos e entidades da administração federal no relacionamento com os entes federativos, além de acompanhar consultas e outras solicitações formuladas por eles ao Governo Federal.

  • Assistencia no relacionamento? acertei, mas na prova acho q deixaria em branco. até no governo tem DR, tem que chamar o terapeuta kkkk essa eu nao esqueço. 

  • ESTRUTURA REGIMENTAL DA SECRETARIA DE GOVERNO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 

    CAPÍTULO I

    DA NATUREZA E DAS COMPETÊNCIAS 

    Art. 1º À Secretaria de Governo da Presidência da República, órgão essencial da Presidência da República, compete:

    I - assistir diretamente o Presidente da República no desempenho de suas atribuições, especialmente:

    a) no relacionamento e na articulação com as entidades da sociedade civil e na criação e na implementação de instrumentos de consulta e de participação popular de interesse do governo federal;

    b) na realização de estudos de natureza político-institucional;

    c) na articulação política do Governo federal; 

    d) na interlocução com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    e) na comunicação com a sociedade e no relacionamento com a imprensa regional, nacional e internacional; e

    f) na condução do relacionamento do Governo federal com o Congresso Nacional e com os partidos políticos;

  • Nunca nem ouvi falar nisso..

  • Parabéns ao comentário agregador de conhecimento de Vanessa Santos.

  • Gabarito: CERTO

    Se você quer um comentário útil leia o da Dannúbia Araújo.

    Se você quer um comentário lacrador leia o da Vanessa Santos.

    "A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço"

  • Gabarito: CERTO

    Se você quer um comentário útil leia o da Dannúbia Araújo.

    Se você quer um comentário prolixo leia o da Vanessa Santos.

    Aqui não é local para manifestação política, o que agrega mesmo é conhecimento compartilhado e não a opinião pessoal de cada um sobre esquerda ou direita.

  • a lei que o coleguinha "luliis" se refere é o DECRETO 9980 DE 20 DE AGOSTO DE 2019.

  • GABARITO CERTO

    ENUNCIADO: Se o presidente da República precisar de assistência no relacionamento com o Congresso Nacional, deverá recorrer à Secretaria de Governo da Presidência da República.

    LEI 13844/19 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DOS ÓRGÃOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E DOS MINISTÉRIOS

    Art. 5º À Secretaria de Governo da Presidência da República compete:

    XII - assistir diretamente o Presidente da República na condução do relacionamento do Governo federal com o Congresso Nacional e com os partidos políticos.

  • Achei que era a Casa Civil. Vivendo e aprendendo...

  • Nem sabia disso... :(

  • mano, nunca quero fazer concurso com essa BANCA

  • A questão exige conhecimento da Lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019, a Lei da Organização da Presidência da República e Ministérios. Sobre a assertiva, importante a referência contida no art. 5º da referida lei, a qual disciplina sobre a Secretaria de Governo da Presidência da República. Nesse sentido:


    Art. 5º - À Secretaria de Governo da Presidência da República compete: I - assistir diretamente o Presidente da República no desempenho de suas atribuições, especialmente: a) no relacionamento e na articulação com as entidades da sociedade e na criação e na implementação de instrumentos de consulta e de participação popular de interesse do governo federal.


    Gabarito do professor: assertiva certa.

  • Gabriel Silva, aqui é um site de estudos e não um debate político, mas devido esse infeliz comentário, aqui vai maifesto p reflexão. Se vc acha q o Haddad seria melhor, se vc acha q o Brasil deveria continuar c a roubalheira dos petralhas, ai é problema seu. Entenda q se o povo começar a ver corrupção escancarada como no mandato do Lula, c certeza muitos irão p as ruas pedir a saída dele. E antes de menosprezar uma figura pública mostre fatos concretos de corrupção ou erros graves. Enfim, ninguém é perfeito e ninguém vai agradar td mundo, mas a vdd tem q prevalecer e não o disse me disse das reportagens q se mostraram ineficazes pedindo desculpas por erros. Não pense no presidente, pense num Brasil melhor. Pesquise todas as obras inacabadas dos governos anteriores, todo dinheiro desviado, quase tds confessaram e muito mais, é só vc se informar.

  • duzentos anos fazendo concurso nunca ouviu ou li sobre isso. kkkkkk

  • Pesquisando......

    ESTRUTURA REGIMENTAL DA SECRETARIA DE GOVERNO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 

    ☆Decreto 9.980, de 20 de agosto de 2019☆

    •DA NATUREZA E DAS COMPETÊNCIAS 

    À Secretaria de Governo da Presidência da República, órgão essencial da Presidência da República, compete:

    ☆I - assistir diretamente o Presidente da República no desempenho de suas atribuições, especialmente:

    ☆a) no relacionamento e na articulação com as entidades da sociedade civil e na criação e na implementação de instrumentos de consulta e de participação popular de interesse do governo federal;

    ☆b) na realização de estudos de natureza político-institucional;

    ☆c) na articulação política do Governo federal; 

    ☆d) na interlocução com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    ☆e) na comunicação com a sociedade e no relacionamento com a imprensa regional, nacional e internacional; e

    ☆f) na condução do relacionamento do Governo federal com o Congresso Nacional e com os partidos políticos;

    II - coordenar a interlocução do Governo federal com as organizações internacionais e as organizações da sociedade civil que atuem no território nacional, acompanhar as ações e os resultados da política de parcerias do Governo federal com essas organizações e promover boas práticas para efetivação da legislação aplicável;

    III - formular e implementar a política de comunicação e de divulgação social do Governo federal;

    IV - organizar e desenvolver sistemas de informação e de pesquisa de opinião pública;

    V - coordenar a comunicação interministerial e as ações de informação e de difusão das políticas de governo;

    VI - coordenar, normatizar, supervisionar e realizar o controle da publicidade e dos patrocínios dos órgãos e das entidades da administração pública federal, direta e indireta, e de sociedades sob o controle da União;

    VII - convocar as redes obrigatórias de rádio e televisão;

    VIII - coordenar a implementação e a consolidação do sistema brasileiro de televisão pública; e

    IX - coordenar o credenciamento de profissionais de imprensa e o acesso e o fluxo a locais onde ocorram atividades das quais o Presidente da República participe. 

    Gabarito Certo

  • Todo chefe precisa de um secretário! !!!

  • Na prática, o presidente recorre ao centrão.

  • lei 13.844/2019

    art. 5

    XII - assistir diretamente o Presidente da República na condução do relacionamento do Governo federal com o Congresso Nacional e com os partidos políticos. 


ID
3167167
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere aos ministérios, julgue o iten.

A criação e a extinção de ministérios, órgãos e autarquias deverá ocorrer mediante lei de iniciativa privativa do presidente da República e aprovada pelo Congresso Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.

        § 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:

            I - fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas;

            II - disponham sobre:

                a)  criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;

                b)  organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;

                c)  servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria;

                d)  organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios;

                e)  criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública, observado o disposto no art. 84, VI;

                f)  militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva.

  • errei a questão por pensei que era por DECRETO e não por lei.

  • E qual a referência na CF/88 de ser a "autarquia" criada e extinta por meio de iniciativa privativa do presidente da República e aprovada pelo Congresso Nacional?

    Se alguém puder ajudar com essa dúvida, fico grata.

  • QUESTÃO: A criação e a extinção de ministérios, órgãos e autarquias deverá ocorrer mediante lei de iniciativa privativa do presidente da República e aprovada pelo Congresso Nacional.

    Em que norma está escrito que a extinção de ministério necessita ser aprovada pelo Congresso Nacional ?


ID
3167170
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere aos ministérios, julgue o iten.

A administração direta compreende as competências e os serviços integrados na estrutura administrativa da presidência da República e dos ministérios, assim como os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público da União.

Alternativas
Comentários
  • Com relação à primeira parte da afirmativa, é de se notar que encontra fundamento normativo direto na norma do art. 4º, I, do Decreto-lei 200/67, que abaixo transcrevo:

    "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios."

    No tocante à inclusão dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, assim como do Ministério Público da União, no âmbito da administração direta, muito embora esta informação não esteja expressa no sobredito dispositivo legal, nada há de incorreto no que foi asseverado pela Banca.

    Realmente, os Poderes da República - Executivo, Legislativo e Judiciário - integram, por meio de seus órgãos, a administração direta ou centralizada do Estado, pertencendo à estrutura interna dos respectivos entes federativos. Por exemplo, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia integra a administração direta daquela específica pessoa federativa. A Câmara dos Vereadores do Município de Belo Horizonte faz parte da administração direta do Estado de Minas Gerais. E assim por diante.

    Refira-se, em complemento, que a administração indireta, por seu turno, é formada apenas por entidades dotadas de personalidade jurídica própria, quais sejam, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas, o que, evidentemente, não é o caso dos órgãos componentes dos Poderes Legislativo e Judiciário, assim como do Ministério Público da União.

    Do acima exposto, está correta a afirmativa ora comentada.


    Gabarito do professor: CERTO


ID
3535102
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 9ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere aos ministérios e às respectivas áreas de competência, julgue o item .


As políticas sobre drogas, quanto à educação, à informação e à capacitação para a ação efetiva para a redução do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, estão a cargo do Ministério da Justiça.

Alternativas
Comentários
  • errado, é uma secretaria ligada ao ministerio da cidadania

    A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) é responsável por ações de prevenção ao uso de drogas e atenção e reinserção social dos usuários. Compete ainda à Senapred coordenar as atividades de capacitação e treinamento dos agentes que integram o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, entre eles, as comunidades terapêuticas. A secretaria foi criada em 2 de janeiro de 2019, por meio do Decreto nº 9.674.

    Principais ações

    - Promover a educação e capacitação para a efetiva redução do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas;

    - Realizar campanhas de prevenção ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas;

    - Implantar a rede integrada para pessoas com transtornos decorrentes do consumo de substâncias psicoativas;

    - Avaliar e acompanhar tratamentos e iniciativas terapêuticas;

    - Reduzir as consequências sociais e de saúde decorrente do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas; 

    - Manter e atualizar o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas.

  • GABARITO: ERRADO.

  • LEI Nº 13.844, DE 18 DE JUNHO DE 2019

    Seção III

    Do Ministério da Cidadania

    Art. 23. Constituem áreas de competência do Ministério da Cidadania:

    V - políticas sobre drogas, relativas a:

    • a) educação, informação e capacitação para ação efetiva com vistas à redução do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas;
    • b) realização de campanhas de prevenção do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas;
    • c) implantação e implementação de rede integrada para pessoas com transtornos decorrentes do consumo de substâncias psicoativas;
    • d) avaliação e acompanhamento de tratamentos e de iniciativas terapêuticas;
    • e) redução das consequências sociais e de saúde decorrentes do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas; e
    • f) manutenção e atualização do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas;

ID
3535105
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 9ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere aos ministérios e às respectivas áreas de competência, julgue o item .


A regulação profissional e a fiscalização do trabalho estão a cargo do Ministério da Economia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

  • lei 13.844/2019 art.31

    XXXII - fiscalização do trabalho, inclusive do trabalho portuário, e aplicação das sanções previstas em normas legais ou coletivas;

    XXXVI - regulação profissional;

  • Inciso vedado pela MPV1.058


ID
3756145
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que diz respeito aos ministérios e às suas respectivas áreas de competência, julgue o item.

A segurança da navegação aérea é atribuição exclusiva do Ministério da Infraestrutura.

Alternativas
Comentários
  • errado

    Ministério da Defesa

  • GABARITO: ERRADO.

  • Com base na lei 13.844/2019

    art.27 MD MINISTÉRIO DA DEFESA

    XXII - segurança da navegação aérea e do tráfego aquaviário e salvaguarda da vida humana no mar;

  • Lei 13.844/2019

    • Art. 27. Constituem áreas de competência do Ministério da Defesa:
    • XXII - segurança da navegação aérea e do tráfego aquaviário e salvaguarda da vida humana no mar;

    A banca quis dar um nó nisso aqui:

    • Seção IX
    • Do Ministério da Infraestrutura
    • Parágrafo único. As competências atribuídas ao Ministério da Infraestrutura no caput deste artigo compreendem:
    • VII - a transferência para os Estados, o Distrito Federal ou os Municípios da implantação, da administração, da operação, da manutenção e da exploração da infraestrutura integrante do Sistema Federal de Viação, excluídos os órgãos, os serviços, as instalações e as demais estruturas necessárias à operação regular e segura da navegação aérea;

ID
3756148
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que diz respeito aos ministérios e às suas respectivas áreas de competência, julgue o item.

A Política Nacional de Saneamento e de Segurança Hídrica é de competência do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

  • BORA LA!

    Com base na lei 13.844/2019 - os ministérios e suas respectivas áreas de competências

    art 29. MDR - MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGINAL

    XIX - planos, programas, projetos e ações de:

    e) habitação, saneamento, mobilidade e serviços urbanos.