-
Gab : D
IOT Internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas. Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.
As maiores vantagens da computação em nuvem para empresas
1 -> Mais agilidade nas mudanças tecnológicas
2 -> Escalabilidade no uso dos serviços
3 -> Redução de custos com infraestrutura interna
4 -> Disponibilidade em todos os momentos, especialmente nos críticos
5 -> Maior segurança das informações
Big Data
Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Para isso são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade.
-
I- A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.
CERTO. Outro conceito cespiano (Q1696854): A Internet das Coisas é a "rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias, com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela Internet, sem intervenção humana."
II- A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.
CERTO. Outro conceito cespiano (Q198970): "Computação em nuvem é um modelo em que processamento, armazenamento e software ficam em algum lugar na rede de computadores e a informação é acessada remotamente, via Internet. Emails como Hotmail e Gmail e o software de edição de textos GoogleDocs são exemplos de computação em nuvem".
III- Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.
CERTO. Outro conceito cespiano (Q933316): "Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise."
Gabarito: E
-
Questão quentinha para PRF.
-
SINTO CAIR GOSTOSO NA PRF
-
Internet of Things (IoT)
↳ Do português - Internet das coisas - é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.
↳ Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.
[...]
Exemplos de IoT:
- Relógios que medem a temperatura e os batimentos cardíacos;
- Máquina de café que pega wi-fi; e
- Tênis que mede o tempo da corrida.
[...]
Questões:
1} Em uma residência, caracteriza uma solução de IoT a instalação de um detector de fumaças capaz de gerar alertas em caso de fumaça e ser acionado, a partir de um smartphone, para iniciar um mecanismo de reação. (CERTO)
2} A atual geração de dispositivos IOT (Internet das coisas) não foi concebida com foco em segurança do software, o que os torna candidatos prováveis a integrar gigantescas botnets que, entre outras atividades rentáveis, podem ser usadas para acelerar quebras de senhas para invadir contas online, minerar bitcoins e realizar ataques de negação de serviço sob encomenda. (CERTO)
[...]
___________
Fontes: Wikipédia; Questões da CESPE.
-
BIG DATA
↳ É definido como coleções de dados cuja sua quantidade é tão grande que é difícil armazenar, gerenciar, processar e analisar esses dados por meio de bancos de dados tradicionais.
➥ Nos dias atuais, as entidades são bombardeadas com um enorme fluxo de informações cruciais para suas atividades.
► Esses dados podem vir de fontes diferentes e podem ser de tipos diversos (estruturados, semiestruturados ou não estruturados).
[...]
☛ Os dados possuem "5V's":
Volume -> Grande quantidade.
Variedade -> São variados.
Velocidade -> São criados de uma forma extremamente rápida.
Valor -> Devem possuir valor, ou seja, deve agregar conhecimento.
Veracidade -> Devem ser verídicos, verdadeiros.
[...]
Velocidade
↳ Está relacionada com o fato dos dados em big data ocorrem em fluxo contínuo. É o que acontece com as postagens nas redes sociais.
[...]
Volume
↳ Está relacionado com a quantidade de espaço que é necessário para armazenar dados de big data. Geralmente, esses dados não irão caber, por exemplo, no seu computador de casa.
[...]
Variedade
↳ Está ligada ao fato dos dados possuírem diferentes naturezas. O big data não tem preconceito. Todo tipo dado é bem vindo. Seja ele estruturado ou não estruturado.
[...]
Variabilidade
↳ É a oscilação nos níveis dos dados colhidos e trabalhados. Como essas informações vêm de múltiplas fontes, dizemos que o nível é variável.
[...]
Viscosidade
↳ Tem relação com a dificuldade de navegar entre os dados. Essa dificuldade pode ser considerar como uma espécie de inércia. Como os dados são variados, o algoritmo tem que ser capaz de lidar com diferentes fontes, essa flexibilidade tem um custo. Um deles é a viscosidade.
[...]
Volatilidade
↳ Diz respeito às inconsistências nos dados ou à mudança de dimensões entre eles, já que vêm de vários tipos origens.
[...]
(CESPE – Papiloscopista da PF 2018)
↳ De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. (CERTO)
_
(CESPE – Agente de Polícia Federal 2018)
↳ Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)
[...]
RESUMO
☑ Grande banco de dados.
☑ Engloba todos os tipos de dados.
☑ Dados estruturados ou não estruturados.
☑ Para melhor proveito, usa-se Data Mining e Data Warehouse.
[...]
___________
Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC; Alunos do Projetos Missão.
-
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)
↳ O conceito de IA está relacionado à capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo considerado inteligente. IAs também podem “aprender por si mesmas” graças a sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, possibilitando a elas ampliarem seus conhecimentos.
↳ A Inteligência Artificial (IA) também é um campo da ciência, cujo propósito é estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma. Também está ligada à robótica, ao Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), ao reconhecimento de voz e de visão, entre outras tecnologias.
[...]
PONTO DE PARTIDA
➥ A ideia de IA com potencial de substituir o ser humano ou de automatizar determinadas atividades é, mais propriamente, uma visão desta última década, substituída pelo desenvolvimento de aplicações que ampliam ou complementam as habilidades cognitivas do homem, o que é denominado de inteligência ampliada.
[...]
COMO ELA FUNCIONA?
➥ Uma solução de IA envolve um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Por exemplo:
- O raciocínio;
- A percepção de ambiente; e
- A habilidade de análise para a tomada de decisão.
[...]
QUAL O FUTURO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
➥ Como as IAs também podem “aprender por si mesmas”, graças a sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, espera-se um futuro robotizado e com grandes surpresas para todos nós, tudo isso pelo fato de que possuem conhecimentos a serem explorados, muito além da capacidade de qualquer ser humano.
[...]
___________
Fontes: Blog Totvs Inovações; Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
COMPUTAÇÃO EM NUVEM
↳ É a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à Internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.
↳ Em outras palavras, é um termo coloquial para a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador.
↳ Também, a "Cloud Computing", pode ser conceituada como uma tecnologia que permite acesso remoto a programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, fotos, vídeos) e serviços por meio da internet.
[...]
Questões Cespianas:
1} O cloud computing permite a utilização de diversas aplicações por meio da Internet, com a mesma facilidade obtida com a instalação dessas aplicações em computadores pessoais.(CERTO)
2} Cloud computing é uma instância direta da computação autônoma, porém, naquela, os sistemas necessitam ser gerenciados pelos profissionais de TI.(CERTO)
3} A computação em nuvem é constituída de várias tecnologias e formada por um conjunto de servidores físicos e virtuais interligados em rede.(CERTO)
4} Na computação em nuvem, diversos computadores são interligados para que trabalhem de modo colaborativo, inclusive aqueles que possuam sistemas operacionais diferentes.(CERTO)
5} Cloud computing é uma tecnologia que permite o acesso a programas, arquivos e serviços por meio da Internet, sem a necessidade de instalação de programas ou armazenamento de dados.(CERTO)
[...]
____________
Fontes: Info Escola; Questões da CESPE; Alunos do Projetos Missão; Colegas do QC.
-
Lembrando que as organizações estão cada vez mais se adaptando a computação em nuvem, pelos benefícios oriundos desta, como: redução no consumo de energia (servidores); trocas de informações mais amplas.
Bons estudos!
-
SOBRE A ALTERNATIVA I) Questões que ajudam:
- A Internet das coisas (IoT), fusão de redes de informação e de redes físicas, permite monitorar operações ou processos por meio da comparação entre o que é executado e o que foi previamente planejado. CERTO.
- Redes wi-fi e Bluetooth podem ser utilizadas para IoT, já NFC (near field communication) não atende a demandas de IoT. ERRADO. NFC também atende demandas de IOT.
- Na IoT, os objetos podem prover comunicação entre usuários e dispositivos, viabilizando diversas aplicações, tais como coleta de dados de pacientes e monitoramento de idosos e sensoriamento de ambientes de difícil acesso. CERTO.
- Semântica: refere-se à habilidade de extração de conhecimento dos objetos na IoT. CERTO.
- Computação: sensores coletam informações sobre o contexto em que os objetos se encontram e, em seguida, armazenam/encaminham esses dados para um armazém de dados, centros de armazenamento ou nuvem (cloud). ERRADO. Computação: inclui a unidade de processamento como, por exemplo, microcontroladores, processadores e FPGAs, responsáveis por executar algoritmos locais nos objetos inteligentes.
- A atual geração de dispositivos IOT (Internet das coisas) não foi concebida com foco em segurança do software, o que os torna candidatos prováveis a integrar gigantescas botnets que, entre outras atividades rentáveis, podem ser usadas para acelerar quebras de senhas para invadir contas online, minerar bitcoins e realizar ataques de negação de serviço sob encomenda. CERTA.
Sobre a alternativa II) Questões que ajudam:
benefícios da computação em nuvem
- Reduz os custos do usuário na aquisição de hardware e software;
- Fornece diversos serviços de computação, dentre os quais, banco de dados, servidores e softwares;
- Permite acesso remoto às informações;
- Uma das vantagens para a empresa que utiliza os serviços em nuvem é a redução de custos com manutenção e com consumo de energia elétrica. (c)
- Os possíveis benefícios relacionados ao uso da computação em nuvem nas organizações incluem a economia de energia elétrica. (C)
Sobre a alternativa III)
- Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)
- De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. CERTA
- Uma big data não engloba dados não estruturados, mas inclui um imenso volume de dados estruturados suportado por tecnologias como o DataMining e o DataWarehouse para a obtenção de conhecimento a partir da manipulação desses dados. ERRADA
- Em soluções Big Data, a análise dos dados comumente precisa ser precedida de uma transformação de dados não estruturados em dados estruturados. CERTA
-
Definição :
big data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados simplesmente não consegue gerenciá-los.
-
A Internet das Coisas (IoT) permite a interconexão de objetos inteligentes, tais como smartphones, tablets, televisores e sensores sem fio, com os seres humanos, usando diferentes protocolos de comunicação através do desenvolvimento de uma rede heterogênea multimodal dinâmica. Neste sentido a convergência da tecnologia de IoT com o conceito de redes sociais fez surgir um paradigma chamado Internet das Coisas Sociais (SIoT). Na SIoT, os objetos imitam comportamentos de seres humanos e criam seus próprios relacionamentos baseado em regras estabelecidas pelos seus proprietários.
Armazenamento em Nuvem
Custo: A computação em nuvem reduz significativamente os custos de uma empresa, já que não precisa investir em servidores e computadores locais, que ficariam sem uso na maior parte do tempo.
Elasticidade: Com o cloud computing é possível provisionar a quantidade de recursos que você realmente precisa, sabendo que pode aumentar ou diminuir instantaneamente, conforme a necessidade.
Agilidade: A computação em nuvem proporciona a redução de tarefas, como configuração de hardware, correção de software entre outras.
Escala global: Todas as informações podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Basta ter permissão e conexão à rede.
Segurança: O cloud computing tem amplas tecnologias e controles que fortalecem segurança, ajudando a proteger os dados, os aplicativos e a infraestrutura contra possíveis ameaças.
Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje. Na prática, a tecnologia permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões.
-
R: E - Todas estão corretas!
-
só tem fera
-
O q me pegou foi o pessoas
-
Acerca das principais tecnologias associadas ao cenário da Indústria 4.0:
I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.
II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.
III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.
-
GAB. E TODAS CORRETAS.
I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.
II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.
III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.
-
I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.
II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.
III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.
-
Internet of Things (IoT)
↳ Do português - Internet das coisas - é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.
↳ Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.
[...]
Exemplos de IoT:
- Relógios que medem a temperatura e os batimentos cardíacos;
- Máquina de café que pega wi-fi; e
- Tênis que mede o tempo da corrida.
As maiores vantagens da computação em nuvem para empresas
1 -> Mais agilidade nas mudanças tecnológicas
2 -> Escalabilidade no uso dos serviços
3 -> Redução de custos com infraestrutura interna
4 -> Disponibilidade em todos os momentos, especialmente nos críticos
5 -> Maior segurança das informações
big data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados simplesmente não consegue gerenciá-los.
RESUMO
☑ Grande banco de dados.
☑ Engloba todos os tipos de dados.
☑ Dados estruturados ou não estruturados.
☑ Para melhor proveito, usa-se Data Mining e Data Warehouse.
-
Trata-se de uma questão sobre novas tecnologias.
Vamos analisar os itens.
I - Correto. IoT é a forma de você conectar pequenos objetos físicos, ambientes, viabilizando a coleta e troca de dados entre eles. Um exemplo disso são as lâmpadas smart, ou seja, lâmpadas que possuem conexão com a internet e você pode fazer automação de sua casa, acionando as lâmpadas sem necessidade de ir até o interruptor. Idem para ar condicionados smart, você pode acioná-los remotamente antes de chegar em casa, por exemplo.
II - Correto. Cloud Computing é um serviço de computação baseado na internet que permite se utilizar recursos de TI sob demanda, seja de processamento, de armazenamento, de aplicações, em um ambiente compartilhado e com o acesso feito através da internet.
III- Correto. Big Data é um termo da TI que versa sobre grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados, o Big data permeia o conceito dos 3 "V"s, velocidade, volume e variedade.
Gabarito do Professor: Letra E.
-
ESSA questão é uma verdadeira aula pai...
Iot; tenha como exemplo as casas inteligentes.
Computação em nuvem: traz uma economia no seu computador, digamos assim.
Big data: trabalha com grandes informações...
É básico e sem perder tempo esse resumo lúdico.
bons estudos.
-
I- A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.
CERTO. Outro conceito cespiano (Q1696854): A Internet das Coisas é a "rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias, com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela Internet, sem intervenção humana."
II- A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.
CERTO. Outro conceito cespiano (Q198970): "Computação em nuvem é um modelo em que processamento, armazenamento e software ficam em algum lugar na rede de computadores e a informação é acessada remotamente, via Internet. Emails como Hotmail e Gmail e o software de edição de textos GoogleDocs são exemplos de computação em nuvem".
III- Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.
CERTO. Outro conceito cespiano (Q933316): "Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise."
Gabarito: E
-
I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.
II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.
III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.
-
todos os itens estão corretos
-
Foi so eu q n viu o " lll " ? kkkkk
-
Só não entendi a questão de conectar PESSOAS à rede.... Ou eu sou um robô e ainda não descobri isso ?
-
BIG DATA - REFERE-SE A UMA TECNOLOGIA E ARQUITETURA PROJETADAS PARA PROCESSAR VOLUMES MUITO GRANDES E COM GRANDE VARIEDADE DE DADOS, PERMITINDO ALTA VELOCIDADE DE CAPTURA , DESCOBERTA E ANALISE.
-
Minha contribuição.
Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Para isso são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade. As ferramentas de Big Data são de grande importância na definição de estratégias de marketing. Com elas é possível, por exemplo, aumentar a produtividade, reduzir custos e tomar decisões de negócios mais inteligentes.
Fonte: canaltech.com.br
Abraço!!!