SóProvas



Prova CFC - 2017 - CFC - Auditor Independente - BCB


ID
3917158
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A condição regulamentar para uma pessoa jurídica ser instituição financeira de pagamento (IP), é viabilizar serviços de compra e venda e de movimentação de recursos, no âmbito de um arranjo de pagamento, SEM a possibilidade de:

Alternativas
Comentários
  • Instituição de pagamento (IP) é a pessoa jurídica que viabiliza serviços de compra e venda e de movimentação de recursos, no âmbito de um arranjo de pagamento​, sem a possibilidade de conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes.

    Fonte: Banco Central do Brasil

    Gabarito: C

  • C

    conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    O que a IP, definitivamente, não pode fazer, é conceder empréstimos e financiamentos (letra “c”). As demais alternativas estão corretas, e basicamente listam os principais tipos de IP. Aproveitamos para relacionar e revisar: 

    Tipos de instituição de pagamento 

    Emissor de moeda eletrônica 

    • Gerencia conta de pagamento do tipo pré-paga, na qual os recursos devem ser depositados previamente. 
    • Exemplo: emissores dos cartões de vale-refeição e cartões pré-pagos em moeda nacional. 

    Emissor de instrumento de pagamento pós-pago 

    • Gerencia conta de pagamento do tipo pós-paga, na qual os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos. 
    • Exemplo: instituições não financeiras emissoras de cartão de crédito (o cartão de crédito é o instrumento de pagamento). 

    Credenciador 

    • Não gerencia conta de pagamento, mas habilita estabelecimentos comerciais para a aceitação de instrumento de pagamento. 
    • Exemplo: instituições que assinam contrato com o estabelecimento comercial para aceitação de cartão de pagamento. 

    ===

    PRA AJUDAR:

    (SQ Estratégia) A interoperabilidade ao arranjo de pagamento e entre arranjos de pagamentos distintos é um dos princípios a serem observados. (CERTO)

    • Perfeito, pessoal. Essa indicação veio expressa no Art. 7°, inciso I da Lei 12.865/13.
    • OBS: De forma mais técnica, a interoperabilidade está relacionada à capacidade de sistemas se comunicarem com outros sistemas.
    • Lei 12.865 - dispõe sobre os arranjos de pagamento e as instituições de pagamento integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) - 2013
    • Art. 7º Os arranjos de pagamento e as instituições de pagamento observarão os seguintes princípios, conforme parâmetros a serem estabelecidos pelo Banco Central do Brasil, observadas as diretrizes do Conselho Monetário Nacional:
    • I - interoperabilidade ao arranjo de pagamento e entre arranjos de pagamento distintos;
    • [...]”

    ===

    (SQ Estratégia) Todos os arranjos de pagamento são supervisionados pelo Banco Central do Brasil. (ERRADO)

    • Temos exceções, como exemplo os arranjos que são aceitos apenas na rede de estabelecimentos.

    ===

    (SQ Estratégia) As instituições financeiras se submetem à supervisão do Banco Central, ao passo que as instituições de pagamento não se submetem a esse controle. (ERRADO)

    • Tanto as instituições financeiras quanto as instituições de pagamento se submetem à supervisão do Banco Central.

    ===

    (SQ Estratégia) Os saldos das contas de pagamento, inclusas nos serviços de pagamento, são apresentados como moeda escritural. (ERRADO)

    • Nada disso. Essa é uma diferença apresentada entre as contas correntes e as contas de pagamento. Enquanto estas são apresentadas como moeda eletrônica, aquelas são apresentadas como moeda escritural.

  • RESOLUÇÃO:

    Pela definição de instituição de pagamento, temos que esta é a pessoa jurídica que viabiliza serviços de compra e venda e de movimentação de recursos, no âmbito de um arranjo de pagamento​, sem a possibilidade de conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes.

    Resposta: C.

  • Na minha modesta opinião, o enunciado da questão é incongruente com as alternativas. Ao mencionar "instituição financeira de pagamento", a questão está se referindo àquelas instituições que têm, em seu portfólio, empréstimos e financiamentos, além de contas correntes, contas poupança (também vedados às "instituições de pagamento não financeiras"). Note que o próprio site do Bacen informa que "Instituições financeiras também podem operar com pagamentos". Logo, as instituições de pagamento deveriam ser diferenciadas em "financeiras" e "não financeiras", sendo vedado às últimas a concessão de empréstimos e financiamentos, operações estas que seriam permitidas às primeiras (IP financeiras). A meu ver, a questão deveria ser anulada.

    Obviamente, caso me deparasse com uma tal questão em algum concurso, marcaria a alternativa "C" como correta, compreendendo que a banca quis perguntar algo mas se expressou equivocadamente.


ID
3917161
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As instituições financeiras devem dispensar especial atenção às operações, identificação de beneficiários finais de recursos transferidos, relacionamentos e quaisquer indícios de burla a procedimentos previstos na legislação e regulamentos relativos a lavagem de dinheiro. Assinale a opção que apresenta todos os procedimentos regulamentares estabelecidos pelo Banco Central do Brasil (BCB).

Alternativas
Comentários
  • CIRCULAR Nº 3.461

     

    Art. 10. As instituições de que trata o art. 1º devem dispensar especial atenção a:

    I - operações ou propostas cujas características, no que se refere às partes envolvidas, valores, formas de realização e instrumentos utilizados, ou que, pela falta de fundamento econômico ou legal, indiquem risco de ocorrência dos crimes previstos na Lei nº 9.613, de 1998, ou com eles relacionados;

    II - propostas de início de relacionamento e operações com pessoas politicamente expostas de nacionalidade brasileira e as oriundas de países com os quais o Brasil possua elevado número de transações financeiras e comerciais, fronteiras comuns ou proximidade étnica, linguística ou política;

    III - indícios de burla aos procedimentos de identificação e registro estabelecidos nesta circular;

    IV - clientes e operações em que não seja possível identificar o beneficiário final;

    V - operações oriundas ou destinadas a países ou territórios que aplicam insuficientemente as recomendações do Gafi, conforme informações divulgadas pelo Banco Central do Brasil; e

    VI - situações em que não seja possível manter atualizadas as informações cadastrais de seus clientes.

    § 1º A expressão “especial atenção” inclui os seguintes procedimentos:

    I - monitoramento contínuo reforçado, mediante a adoção de procedimentos mais rigorosos para a apuração de situações suspeitas;

    II - análise com vistas à verificação da necessidade das comunicações de que tratam os arts. 12 e 13 (Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf));

    III - avaliação da alta gerência quanto ao interesse no início ou manutenção do relacionamento com o cliente.

     

    Gabarito: A

  • Gabarito A

    Não se faz concurso só para passar, se faz até passar.


ID
3917164
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) obrigam as instituições financeiras a documentar as políticas e estratégias de gerenciamento do risco de liquidez e a estabelecer adequados limites e procedimentos operacionais. Também deve prever, entre outros itens, o estabelecimento de processos para: 

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CMN Nº 4.557, DE 23.02.2017

    Art. 7º A estrutura de gerenciamento de riscos deve prever:

    (...)

     

    Art. 38. A estrutura de gerenciamento de que trata o art. 7º deve prever, adicionalmente, para o risco de liquidez:

    I - políticas, estratégias e processos que assegurem:

    a) identificação, mensuração, avaliação, monitoramento, reporte, controle e mitigação do risco de liquidez em diferentes horizontes de tempo, inclusive intradia, em situações normais ou de estresse, contemplando a avaliação diária das operações com prazos de liquidação inferiores a noventa dias;

     

    Gabarito: C


ID
3917167
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Segundo as normas do CMN, assinale a opção CORRETA.


A estrutura de gerenciamento de capital que as instituições financeiras devem implementar referem-se a cálculos e requerimentos mínimos de Patrimônio de Referência (PR), de Nível I e de Capital Principal, que deve ser compatível com a natureza de suas operações, a complexidade dos produtos e serviços oferecidos e a dimensão de sua exposição a riscos. Esta estrutura é definida como o processo contínuo de:

Alternativas
Comentários
  • Resolução BACEN nº 3.988 de 30/06/2011

    Art. 1º As instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil obrigadas a calcular os requerimentos mínimos de Patrimônio de Referência (PR), de Nível I e de Capital Principal, na forma estabelecida pela Resolução nº 4.193, de 1º de março de 2013, devem implementar estrutura de gerenciamento de capital compatível com a natureza das suas operações, a complexidade dos produtos e serviços oferecidos, e a dimensão de sua exposição a riscos

    Parágrafo único. O disposto nesta Resolução não se aplica às administradoras de consórcio, que seguirão as normas editadas pelo Banco Central do Brasil no exercício de sua competência legal.

    Art. 2º Para os efeitos desta Resolução, define-se o gerenciamento de capital como o processo contínuo de:

    I - monitoramento e controle do capital mantido pela instituição;

    II - avaliação da necessidade de capital para fazer face aos riscos a que a instituição está sujeita; e

    III - planejamento de metas e de necessidade de capital, considerando os objetivos estratégicos da instituição.

    Parágrafo único. No gerenciamento de capital a instituição deve adotar uma postura prospectiva, antecipando a necessidade de capital decorrente de possíveis mudanças nas condições de mercado.

    Gabarito: B

  • Gabarito B

    Não se faz concurso só para passar, se faz até passar.


ID
3917170
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Segundo as normas do BCB, o relatório de avaliação da qualidade e adequação do sistema de controles internos, elaborado como resultado do trabalho de auditoria independente em uma instituição financeira deve abranger, entre outros, o de descrição dos aspectos relativos à identificação e avaliação de riscos. Para tanto, deve abordar os processos para identificação e avaliação de fatores internos e externos que possam prejudicar o alcance dos objetivos da organização, incluindo, pelo menos, os seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • Circular DC/BACEN nº 3.467 de 14/09/2009

    Art. 1º O relatório de avaliação da qualidade e adequação do sistema de controles internos, inclusive sistemas de processamento eletrônico de dados e de gerenciamento de riscos, elaborado como resultado do trabalho de auditoria independente, conforme previsto no art. 21, inciso II, do Regulamento anexo à Resolução nº 3.198, de 27 de maio de 2004 , e no art. 13, inciso II, do Regulamento anexo à Circular nº 3.192, de 5 de junho de 2003 , deve abranger os seguintes aspectos relevantes, observada a natureza, complexidade e risco das operações realizadas pela instituição auditada:

    II - identificação e avaliação de riscos;

    Art. 3º A descrição dos aspectos relativos à identificação e avaliação de riscos referidas no art. 1º, inciso II, deve abordar os processos para identificação e avaliação de fatores internos e externos que possam prejudicar o alcance dos objetivos da organização, incluindo, pelo menos, os seguintes elementos:

    I - processos de identificação e mensuração dos riscos de mercado, de crédito e operacional; e

    II - processos de validação dos modelos de precificação e testes de estresse.

    Gabarito: D

  • o Enunciado da questão é até dificil de entender o que se quer, tem que ler pelo menos umas 4x

  • Já me liguei que temos que dar uma boa atenção nas Resoluções e Instruções Normativas do BC


ID
3917185
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Banco ABC, em 30/4/2016, adquiriu uma posição de 400.000 títulos federais (LTN) para compor sua Carteira Própria de Títulos de Renda Fixa, classificando-os como títulos para negociação, pelo valor unitário de R$970,69 (novecentos e setenta reais e sessenta e nove centavos), totalizando um valor de R$388.276.000,00 (trezentos e oitenta e oito milhões, duzentos e setenta e seis mil reais). No mesmo dia, financiou parte desta compra, vendendo posição 200.000 títulos ao preço de custo, com compromisso de recompra para o dia seguinte, 1º/5/2016, pagando uma taxa de 0,005% ao dia. Indique as contas (patrimoniais e/ou de resultados, se o caso) e respectivos valores nelas inclusos, relativos a esta operação, que devem constar no Balancete de 30 de abril de 2016 do Banco ABC.

Alternativas

ID
3917194
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Banco ABC deferiu operação de crédito para reforçar o capital de giro da Comercial e Industrial Riopedrense Ltda. no valor de R$3.000.000,00 (três milhões de reais), em 31/1/2017, com taxa prefixada de 2,6% a.m. e pagamento de juros e principal ao final de um prazo de 6 meses. Considerando os saldos do balancete de 31/5/2017 do Banco ABC, quais seriam os impactos desta operação nos valores das contas (patrimonial e de resultados, respectivamente) que acolhem os adequados registros contábeis, segundo as normas do Cosif?

Alternativas

ID
3917197
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Banco XYZ, detém registrado em 31/3/2017 em Operações de Crédito, Empréstimos, Pessoa Física, uma carteira de crédito consignado no valor atualizado R$280.000.000,00 (duzentos e oitenta milhões de reais), com prestações a vencer em 48 meses. Nesta mesma data, cede esta carteira de créditos para o Banco RST, pelo valor atual de R$285.000.000,00 (duzentos e oitenta e cinco milhões de reais) sem coobrigação e com transferência da respectiva cobrança em folha de pagamento. Conforme o estabelecido no Cosif, assinale a opção que apresenta a forma estabelecida em que o Banco XYZ deverá registrar esta operação.

Alternativas

ID
3917200
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Para o registro contábil da venda ou da transferência de ativos financeiros classificada na categoria operações sem transferência nem retenção substancial dos riscos e benefícios, com retenção do controle do ativo financeiro objeto da negociação, a instituição financeira vendedora ou cedente deve observar nos registros:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = letra C


ID
3917203
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Esgotado o prazo legal e eventuais prorrogações concedidas pelo BCB e realizado leilão obrigatório, sem que um bem não de uso próprio da instituição financeira (no caso um trator) seja alienado e permaneça sem utilização, deve a instituição:

Alternativas

ID
3917206
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os registros contábeis, procedimentos administrativos e societários das administradoras de consórcio são regulados pelo BCB. Acerca desse assunto, assinale a opção que apresenta consonância com as normas do Cosif.

Alternativas

ID
3917209
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Na realização de auditoria externa pela entidade de auditoria cooperativa, algumas disposições regulamentares devem ser obrigatoriamente observadas. Em relação a esse assunto, assinale a opção que apresenta uma dessas disposições.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 3.859

    a)

    Art. 28.

    I - não são necessários o registro da referida entidade na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a substituição periódica do auditor;

    b)

    Art. 28.

    II - não representa impedimento à realização de auditoria a existência de vínculo societário indireto entre a entidade de auditoria cooperativa e a cooperativa auditada;

    c)

    Art. 27. As cooperativas de crédito, na contratação de serviços de auditoria de demonstrações contábeis, devem certificar-se da observância da regulamentação em vigor sobre auditoria independente, especialmente da Resolução nº 3.198, de 27 de maio de 2004, e alterações posteriores, no que não conflitar com esta resolução.

    § 1º A auditoria a que se refere este artigo pode ser realizada por auditor independente ou por entidade de auditoria cooperativa destinada à prestação de serviços de auditoria externa, constituída e integrada por cooperativas centrais de crédito e/ou por suas confederações.

    d)

    Art. 28.

    II - não representa impedimento à realização de auditoria a existência de vínculo societário indireto entre a entidade de auditoria cooperativa e a cooperativa auditada;

    Gabarito: D

  • Não faltou a palavra INDIRETO nessa alternativa D?


ID
3917212
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Nas operações de Depósitos à Vista de acordo com as normas contidas no Cosif, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a)

    8 - Os saldos devedores em contas de depósitos devem ser inscritos diariamente pelo valor global em ADIANTAMENTOS A DEPOSITANTES, do subgrupo Operações de Crédito, devendo ser novamente levados a Depósitos no dia útil imediato. (Circ 1273)

    b)

    7 - Para efetivação do encerramento de conta de livre movimentação, quando ocorrer o uso indevido de cheques, transfere-se o saldo, dentro do mesmo título contábil, para o subtítulo de uso interno Contas em Encerramento. (Circ 1273)

    c)

    4 - Os cheques marcados, pelo fato de a marcação exonerar os demais responsáveis, afora o sacado, embora persistindo as características de depósito, contabilizam-se a débito da conta pertinente e a crédito de CHEQUES MARCADOS, do Passivo Circulante, do subgrupo Depósitos. (Circ 1273)

    d)

    3 - Os cheques visados, para caracterizar o adequado bloqueio ou indisponibilidade de recursos, contabilizam-se no subtítulo impessoal de uso interno Cheques Visados, nas contas de depósitos ou empréstimos contra as quais foram sacados, a fim de que permaneça inalterado o saldo do respectivo título contábil. (Circ 1273)

    Fonte: COSIF - Manual de Normas do Sistema Financeiro

    Gabarito: A

  • Gabarito A

    Não se faz concurso só para passar, se faz até passar.


ID
3917215
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com referência à contabilização de Obrigações Sociais e Estatutárias, analisando-se as regras abaixo, assinale a opção que se encontra em conformidade com as normas do BCB.

Alternativas

ID
3917218
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à apropriação de resultados de exercícios futuros na contabilidade das instituições financeiras, provenientes de Rendas Antecipadas, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3917221
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Nas demonstrações contábeis consolidadas de Conglomerado Prudencial, as instituições financeiras devem elaborar essas demonstrações contábeis, incluindo os dados relativos às entidades discriminadas, localizadas no país ou no exterior, sobre as quais a instituição detenha controle direto ou indiretas. Acerca desse assunto, assinale a opção que está, integralmente, em conformidade com as normas do BCB.

Alternativas

ID
3917224
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Seguindo os critérios de Avaliação e Apropriação Contábil nas instituições financeiras, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3917227
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BCB, constituídas sob a forma de companhia aberta ou que sejam obrigadas a constituir comitê de auditoria, nos termos da regulamentação em vigor, que divulgarem demonstrações contábeis consolidadas intermediárias, devem observar os pronunciamentos emitidos pelo International Accounting Standards Board (Iasb). Assinale a opção que apresenta esses aspectos, em conformidade com as exigências do BCB.

Alternativas

ID
3917230
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Na transferência de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço entre as dependências ou departamentos da instituição financeira, são observados alguns procedimentos. Sobre esse procedimento, assinale a opção CORRETA.

Alternativas