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Prova COPEVE-UFAL - 2009 - UNEAL - Analista de Sistemas


ID
445789
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Tipo de licitação é o critério de julgamento utilizado pela Administração para seleção da proposta mais vantajosa. Os tipos de licitação mais utilizados para o julgamento das propostas são os seguintes:

I. Menor preço.

II. Melhor técnica.

III. Técnica e preço.

Verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:

    I - a de menor preço - quando o critéio de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço;

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso. 

    Art. 45, Lei 8.666/93.
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.666 de 1993 e os dispositivos desta inerentes aos tipos de licitação previstos em tal lei.

    Frisa-se que a questão deseja que seja assinalada a alternativa na qual constem os itens em que estão expressos tipos de licitação, contidos na citada lei.

    Dispõe o § 1º, do artigo 45, da citada lei, o seguinte:

    “Ar. 45. O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.

    § 1º Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, conclui-se que todos os itens representam tipos de licitação, previstos na lei 8.666 de 1993, e, por isso, estão corretos.

    Gabarito: letra "e".


ID
445792
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O sistema de controle administrativo é responsável por promover a realização do bem público, para permitir a obtenção do resultado máximo, com o mínimo de recursos, sem desvios e desperdícios. Pode-se afirmar que tem as seguintes finalidades, exceto

Alternativas
Comentários
  • Redaçao tosca, banca tosca, tudo tosco...
    "Identificar erros, fraudes E SEUS AGENTES..."
  • Falou tudo Natalia:

    " ... promover a realização do bem público..."  não seria o bem individual? ou é o bem coletivo? ou quem sabe o bem patrimonial?
  • O objetivo do controle da Adm. Pública é garantir que ela atue em conformidade com a legislação vigente e, assim, cumpra a sua missão de realizar o objetivo maior do Estado: promover o bem comum da coletividade. (...).
    Maria S. Di Pietro (...) cita como objeto do controle de atuação administrativa aspecto como: legalidade, legitimidade, conduta funcional dos agentes públicos e o reapeito aos direitos dos administrados. Numa visão ampla, o controle verificará também aspectos de eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, aplicação de subvenções, renúncia de receitas, adequação e alcance dos objetivos e metas, e a sustentabilidade das ações.
    Fonte: Augustinho Paludo pg. 326

    O QUE GERA DÚVIDA NA QUESTÃO É QUE, EM ADM geral o controle serve para tomada de decisão, como cita CHIAVENATO "o controle é o processo pelo qual são fornecidas informações e retroação para manter as funções dentro de suas respectivas trilhas". (...), o que eu ainda acho que tá certa a opção e que esta questão tinha que ser anulada.
  • Gabarito B

    "proporcionar critérios para a tomada de decisões" não se encontra na esfera do controle administrativo, e sim do planejamento administrativo.
  • Ainda bem que não é só eu que acho a COPEVE uma porcaria, eu vivo na cidade que tem o AZAR de ter essa banca organizando os concursos que são realizados aqui, já estou cansando de ver pessoas metendo o pau nesta PORCARIA chamada copeve, todo concurso essa lástima anula várias questões,  por mim essa banca acabaria HOJE.

    Concordo com você nathalia: QUESTÃO TOSCA, BANCA TOSCA

    FIM DA COPEVE

ID
445795
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A natureza da administração pública é cumprir o interesse do povo. Nesse sentido, a administração pública deve

Alternativas
Comentários
  • Obrigado, Aeron. uma quetão dificílima.

  • Nossa precisava desse conceito para compreender a resposta certa.
  • Que questão desgradaça!

  • Ótima explicação Ricardo.

  • Excelente explicação, Ricardo.

     

  • Obrigada Ricardo pela sua atenção em dividir seu conhecimento. Deus o abençoe.


ID
445798
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A lei de diretrizes orçamentárias atende o disposto no § 2ª do art. 165 da Constituição e dispõe a também sobre:

I. Origem dos recursos.

II. Equilíbrio entre receitas e despesa.

III. Critérios e forma de limitação de empenho.

IV. Normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

V. Demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

Verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Não trata da origem de recursos? E o "disporá sobre as alterações na legislação tributária"? Não se fala DAS origens de recursos, mas certamente de UMA origem de recursos... bom, não sei, achei meio... estranho! :)
  • Art. 165, parágrafo 2º da CF/88 - “A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agencias financeiras oficiais de fomento”.
  • Art. 1o São estabelecidas, em cumprimento ao disposto no art. 165, § 2o, da Constituição, as diretrizes orçamentárias da União para 2001, compreendendo:

    I – as prioridades e metas da administração pública federal;

    II – a estrutura e organização dos orçamentos;

    III – as diretrizes para a elaboração e execução dos orçamentos da União e suas alterações;

    IV – as disposições relativas à dívida pública federal;

    V – as disposições relativas às despesas da União com pessoal e encargos sociais;

    VI – a política de aplicação dos recursos das agências financeiras oficiais de fomento;

    VII – as disposições sobre alterações na legislação tributária da União;

    VIII – as disposições gerais.

  • LC 101 / 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal)

    Art. 4 - A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o dispositivo no inciso 2 do art. 165 da Constituição e:

    I - disporá também sobre:

    a) equilíbrio entre receitas e despesas;
    b) critérios e formas de limitação de empenho;
    e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos;
    f) demais condições e exigências para transferências de recursos e entidades públicas e privadas.

    Bons estudos !!!!
  • Viajou total.....


ID
445801
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Num contexto de desestatização e tentativas de reformas gerenciais, redefine-se o papel do Estado, qualificando-o mais como regulador do que como indutor do processo de desenvolvimento do país. Com relação à idéia de controle interno, é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
445813
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação à tecla ENTER muito utilizada na criação de texto no Microsoft Word, seguem as afirmativas:

I. No Microsoft Word, parágrafo é o texto que fica entre o primeiro e o segundo cliques na tecla ENTER.

II. Cada vez que o usuário pressionar a tecla ENTER, uma nova linha é criada.

III. Cada vez que o usuário pressionar a tecla ENTER, será criado um novo parágrafo.

IV. Para passar para a linha seguinte sem criar um novo parágrafo, o usuário precisará apenas usar a combinação de teclas SHIFT + ENTER.

Verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    Todas estão corretas.
    No item IV só faltou falar que a combinação SHIFT+ENTER cria uma quebra de linha manual (se colocar para exibir os caracteres não imprimíveis, verás uma seta com o mesmo formato da tecla Enter no local, ao invés do conhecido símbolo de parágrafo).

    Poderiam existir os itens
    V - A combinação CTRL+ENTER insere uma quebra de página no local
    VI - A combinação CTRL+SHIFT+ENTER insere uma quebra de coluna no local
    VII - A combinação CTRL+ALT+ENTER insere uma quebra de estilos (formatação) no local.
  • I. No Microsoft Word, parágrafo é o texto que fica entre o primeiro e o segundo cliques na tecla ENTER. 

    Na realidade, não seria necessário dois "Enter" para se criar um parágrafo, como a questão faz parecer ser necessário.

    De qualquer forma com as outras alternativas dava para matar a questão.

  • Agente releva algumas "pérolas" de concurso, mas cliques na tecla ENTER é "dimais".
  • Só uma perguntinha: teria como o item II e III coexistirem? Um fala de parágrafo e o outro de linha. Confesso que não entendi o gabarito dessa questão.
  • Beleza agora, só adicionando um pouco de português na questão...

    Entre o primeiro e o segundo (cliques ou clique) ?


    Essa Copeve...
  • I- (errada), pois nem sempre estará entre 2 enter. O primeiro parágrafo de um texto terá apenas um enter após ele.
    II-(errada), pois a cada enter um parágrafo é criado.
    III-(certa), a cada enter um parágrafo é criado.
    IV-(certa), SHIFT+ENTER serve para iniciar uma nova linha dentro do mesmo parágrafo.

    Alternativa D e não E.


     

  • Concordo com o colega. Algumas pérolas da questão me deixaram confuso e não consegui responder corretamente.
  • Concordo com Luciano Almeida. Tb marquei letra D indo pelo mesmo raciocínio. Vai enteder essa Copeve....


ID
445816
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Trojan Horse, ou Cavalo de Tróia, é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: "D".

    Trojan Horses (cavalos de tróia): normalmente recebidos como algo inofensivo, como por exemplo, uma foto, um vídeo, um cartão, um jogo, etc., que além de executar a "função" na qual o usuário acha que é, também executa outras operações sem o conhecimento do usuário.
  • Um Cavalo de Troia (em inglês Trojan horse) é um malware (programa malicioso) que age como a lenda do cavalo de Troia, entrando no computador e liberando uma porta para uma possível invasão e é fácil de ser enviado, é só clicar no ID do computador e enviar para qualquer outro computador.

    Valeu !!!!
  • Alternativa correta  d
    a) Spyware significa "aplicativo ou programa espião".
    Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento. Diferem dos cavalos de Tróia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um cracker.

    FONTE :
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Spyware

    b) Worm não é um vírus e sim um programa que tem o poder se auto replicar sem a necessidade de um outro programa p/ isso. Essa é a grande diferença entre os dois
    .

    c) Spam, envio de mensagens eletrônicas em massa, em alguns casos, são apenas mensagens publicitárias.
  • esta questão é simples de responder basta pensar um pouco na história

    O presente grego, aparentemente parecia ser útil, mas a noite abriu-se as portas do cavalo para liberar o acesso de outros.
  • É o velho presente de Grego, onde tem aparência benéfica e útil, mas no fundo trata-se um mal. Assim é o Trojan Horse ou em português Cavalo de Tróia.

    Item D

    Bons estudos a todos nós!

ID
445819
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Definir uma interface para criar um objeto, mas deixar as subclasses decidirem que classe instanciar. Permite adiar a instanciação para subclasses.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

Alternativas
Comentários
  • A confusão aí pode ser entre o padrão Factory Method, Builder e Abstract Factory.

    Factory Method:
    Você define uma interface como por exemplo
    ArquivoCompactado
    Esse arquivo compactado tem as operações de
    extrair( ) 
    listar( )

    Mas pode ser que se trata de um arquivo zip, ou rar, ou tar, ou tar.gz...

    Então você faz algo como

    ArquivoCompactado meuArquivo = Factory.createArquivo( "umarquivo.rar" );


    Builder:
    O padrão builder é responsável pela criação de um objeto complexo, de acordo com a necessidade da aplicação.
    Por exemplo, uma aplicação tem que gerar dois formularios diferentes, de acordo com o perfil do usuário cadastrado. 
    Se o usuário for particular, deve mostrar cpf, estado civil, filhos, salário, etc... Se for empresa deve mostrar cnpj, razão social, nome fantasia, etc...
    O padrão builder vai abstrair a construção do objeto Formulario, por exemplo.

    Abstract Factory:
    Constrói uma familia de objetos sem especificar suas classes concretas.
    Por exemplo, interfaces gráficas.
    Você pode programar Janelas, Botões, Widgets, como classes abstratas e escolher que o Abstract Factory devire isso para classes concretas de um tema Dark, ou tema Mac, ou o tema Rebeldes... Etc.
  • Gabarito: B

    Factory Method

    ======= RESUMO =====

    COMPORTAMENTAIS

    TSIO Chain State Visita e Interpreta Comando Med Mem

     

    * Strategy: define uma família de algoritmos, encapsula cada um, e faz deles intercambiáveis.

    * Chain of Responsibility: encadeia os objetos receptores, passando a solicitação ao longo da cadeia até que um objeto a trate.

    * Iterator: acessar sequencialmente os elementos de um objeto.

    * State: permite que um objeto mude o seu comportamento quando o seu estado interno mudar.

    * Command: encapsula uma requisição como um objeto, deixando-o parametrizar clientes com diferentes requisições.

    * Observer: quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente.

    * Visitor: representa uma operação a ser executada sobre os elementos da estrutura de um objeto.

    * Memento: captura e externaliza o estado interno de um objeto, de forma que ele possa ser recuperado depois.

    * Mediator: encapsula a forma como um conjunto de objetos interage.

    * Template Method: esqueleto de um algoritmo em uma operação, deferindo alguns passos para as subclasses.

    * Interpreter: dada uma linguagem, define uma representação para sua gramática juntamente com um interpretador para as sentenças dessa linguagem.

    == CRIACIONAIS ==

    Prototype FAB Singleton

    * Abstract Factory: interface para criar famílias de objetos relacionados.

    * Builder: criação de objeto complexo com representações diferentes, construindo partes de objetos passo a passo.

    * Factory Method: define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe instanciar.

    * Prototype: cria objetos usando uma instância prototípica (clone).

    * Singleton: garante que uma classe possua apenas uma única instância e provê um ponto de acesso global a ela.

    == ESTRUTURAIS ==

    AFF Puta e Bridge Decora Composto

     

    * Adapter: converte a interface de uma classe em outra .

     

    * Bridge: desacopla uma interface de sua implementação.

     

    * Composite: compõe zero ou mais objetos similares de forma que eles possam ser manipulados como um só (montagem de árvore).

     

    * Decorator: anexa responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente.

     

    * Proxy: substituto ou ponto de acesso através do qual um objeto possa controlar o acesso a outro.

     

    * Façade: interface unificada para um conjunto de interfaces de um subsistema.

     

    * Flyweigth: usa compartilhamento para suportar grandes quantidades de objetos, tornando o objeto mais leve que o original.


ID
445822
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É um conjunto de aplicações com uma arquitetura comum específica de aplicação. O núcleo comum da família de aplicações é reusado cada vez que uma nova aplicação é necessária. O novo desenvolvimento pode envolver a configuração de componentes específicos, a implementação de componentes adicionais e a adaptação de alguns componentes.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

Alternativas
Comentários
  • nunca tinha ouvido falar nessa "Linha de produto de software"
    "é um conjunto de sistemas de software que têm um determinado conjunto de funcionalidades em comum, e que satisfazem as necessidades de um determinado segmento de mercado ou missão, e que são desenvolvidos tendo a mesma base (core)."

    [1]: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_de_produtos_de_software

ID
445825
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São requisitos relativamente estáveis derivados da atividade central da organização e que se relacionam diretamente ao domínio do sistema.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

Alternativas
Comentários
  • Tem até esse... Essa lista de tipos de requisitos não acaba nunca, poderia-se  ter uma enciclopédia todinha sobre tudo o que é tipo de requisito.
    Existe até mesmo os requisitos excitantes, que são aqueles que vão além do que o usuário quer (eu pensei que eram aqueles em que o Engenheiro de Software pega uma especificação e se tranca no banheiro...)

    De toda forma esses requisitos permanentes são aqueles que são da própria organização. Um hospital, por exemplo, sempre vai ter médicos, enfermeiros, pacientes...  Dificilmente isso vai mudar. 
    A não ser que seja um hospital omeapata e se troque os médicos por curandeiros e fazedores de chá.

  • os demais tipos de Requisitos desta questão (Mutáveis, emergentes, consequentes e compatibilidade) são subtipos de requisitos voláteis  
  • Acredito que a fonte da definição e do exemplo dado pelo T. renegado no segundo parágrado é o Sommerville.

    Engenharia de software. 8ª ed. Sommerville. Cap 7. Pag 107.

ID
445828
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Ponto de partida do processo de engenharia de requisitos é breve e focalizado e procura responder a uma série de questões:

1. O sistema contribui para os objetivos gerais da organização?

2. O sistema pode ser implementado com tecnologia atual e dentro das restrições definidas de custo e prazo?

3. O sistema pode ser integrado a outros sistemas já implantados?

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

Alternativas
Comentários
  • Colegas,

    Questão copiada do Wikipédia:

    Estudo de Viabilidade

    "Tal como o nome sugere, pretende-se com este estudo avaliar se, de um ponto de vista tecnológico e organizacional, se o projeto é viável. Uma forma de avaliar a viabilidade de um projeto é obter, através da interação com "as partes interessadas" (ou stakeholder em inglês) do projeto (em reuniões ou entrevistas, por exemplo), a resposta às seguintes questões:...."

    Referência:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_requisitos#Estudos_de_viabilidade
  • mais uma vez, repito: só por que a questão está igual da wiki, não significa que a banca tirou de lá. Ora, de onde vocês acham que o pessoal que publica na  wiki tiram o conteúdo? Muito provalvemente  (assim espero) de fontes seguras, como livros.
  • Na verdade, é a concepção do estudo de viabilidade proposto por Sommerville.

  • questão retirada de:

     

    http://homepages.dcc.ufmg.br/~figueiredo/disciplinas/aulas/eng-req-processos_v02-1.pdf

  • Letra miúda da poxa rs.


ID
445831
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Yahoo Messenger é um exemplo de aplicação da

Alternativas
Comentários
  • As redes não-estruturadas não usa algoritmos especiais para organizar as conexões da rede. Quando um par deseja entrar na rede, ele só precisa copiar as conexões de algum nó e criar suas próprias ligações através do tempo. O sistema de busca é por inundação: uma mensagem é enviada a todos os nós para encontrar a maior quantidade possível de pares que tem o arquivo. Esse sistema não é muito eficiente, pois é difícil encontrar arquivos raros nele. Além disso, existe muito tráfego de sinalização. Existem três tipos:

    P2P Pura: Toda a rede consiste de pares iguais (todos são clientes e servidores), sendo , portanto, completamente descentralizada. Não existe um servidor central, ou um roteador central. Existe apenas uma camada de roteamento, já que não há nós preferenciais com funções de infraestrutura. Ex: Gnutella( até a versão 0.4) e Freenet.

    P2P híbrida: Existem nós de infraestrutura, chamados supernós. Os clientes são distribuídos em dois grupos: nós clientes e nós sobrepostos.Cada cliente é capaz de agir de acordo com as necessidades da rede no momento e se tornar parte da rede sobreposta quando necessário. Ex:Gnutella(versão 0.4 em diante) e  Kazaa.

    P2P centralizada: Apesar do nome, elas também são híbridas, mas alguns servidores centrais são usados para carregar o sistema, provendo banda e processamento, enquanto a transferência de dados é P2P. Parece com a rede estruturada, mas não possui algoritmos que determinem as conexões entre os pares. Ex: eDonkey.

ID
445834
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dadas as seguintes proposições,

I. Cookies não incluem o endereço do servidor que enviou.

II. Vírus não podem ser transmitidos por meio do uso de Cookies.

III. JavaScript é uma linguagem Orientada a Objetos. pode-se afirmar que

Alternativas

ID
445837
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Escolha a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

  • O TCP é um protocolo da camada de Transporte, Orientado à conexão, Ponto a ponto, Confiavel, Full duplex com entrega ordenada.

  • ridículo

  • sem conexão??? udp?


ID
445840
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre as opções abaixo, escolha a que não se aplica a Rede Internet.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    Acesso dedicado é quando existe uma estrutura dedicada para a conexão, como as Linhas Privativas, onde o canal está estabelecido para diversos serviços, podendo ser TCP, vídeo, voz, VoIP, etc.
  •  A conectividade a Internet quanto às formas de acesso podem ser classificados em acesso dedicado e acesso TCP/IP
  • Não entendi o porque da letra "D"
    Se alguem puder explicar de forma mais clara agradeço.
  • Forma de acesso poderia ser algo como acesso dedicado / acesso discado. 

    TCP/IP é um modelo "de fato" ou um conjunto de protocolos, mas de forma alguma poderia ser entendido com uma forma de acesso. 



ID
445843
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Definir um objeto que encapsula a forma como um conjunto de objetos interage. Promove o acoplamento fraco ao evitar que os objetos se refiram uns aos outros explicitamente.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Mediator
    Propósito: Comportamental
    Escopo: Objeto
    Intenção: definir um objeto que encapsula como um conjunto de objetos interage e manter objetos fracamante acoplados impedindo-os de se referirem entre si explicitamente. Isso permite variar sua interação de modo independente.
  • Acredito ser sempre válido fazer uma analogia com o mundo real para tentarmos entender de forma mais "amigavel" o problema, eu particularmente utilizo a seguinte analogia para o Padão Mediator:

    Imagine que temos varios aviões (objetos) e estes decolam e aterrizam a todo momento em um determinado aeroporto. Perceba, que os avioes têm que trocar informações entre si para saberem onde estao, quando sairao, se estao chegando, se estao saindo, enfim, varias informações. Para nao permitir que estes avioes fiquem trocando informações diretamente entre eles (o que poderia ser um caos), existe a "torre de comando" que faz a mediação entre essas "informações" trocadas pelos aviões. Assim, o "caos" é controlado e todas as informações são transmitidas.

    Resumindo, os aviões seriam os objetos, que nao estão acoplados uns com os outros, e sim com a torre de comando apenas!!!

    Não sei se este comentário ajuda, mas é uma das maneiras que eu uso para "gravar" o padrão de projeto! Claro, a implementação e o intendimento na prática do Padão é imprescindivel para questões mais elaboradas.

    Bons Estudos!!!

ID
445846
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Descrição de conhecimento e experiência acumulados, uma solução bem-sucedida para um problema. Capta a experiência de uma maneira possível de ser reusada por outros.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

Alternativas
Comentários
  • Padrões de projeto (Design Patterns)  são uma maneira testada ou documentada de alcançar um objetivo qualquer. É um padrão proposto para imitação e usada como um modelo para fazer coisas.

    Interessante, também, a visão do Christopher Alexander, sobre padrões em Arquitetura, quando o mesmo diz:

    "Cada padrão descreve um problema que ocorre repetidas vezes em nosso ambiente, e então descreve o núcleo da solução para aquele problema, de tal maneira que pode-se usar essa solução milhões de vezes sem nunca fazê-la da mesma forma duas vezes"

    Vamos em frente!

ID
445849
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Projeto de subsistema composto por um conjunto de classes abstratas e concretas. Estabelece a arquitetura para aplicações em um domínio. Uma aplicação específica é construída a partir da criação de subclasses especificas para a aplicação, sendo essas subclasses das classes abstratas. A reutilização leva a uma inversão de controle.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

Alternativas

ID
445852
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sistema que incorpora conhecimento de um determinado tipo de aplicação e pode produzir sistemas ou fragmentos de sistema no domínio. O reuso foi particularmente bem sucedido em sistemas de aplicações de negócios.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

Alternativas
Comentários
  • esta no parágrafo 2º


ID
445855
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No contexto da UML 2.0. Os operadores execução opcional (tag opt), execução condicional (tag alt), execução paralela (tag par) e execução de loop (tag loop) representam

Alternativas
Comentários
  • Os diagramas de implantação mostram o layout físico de um sistema, revelando quais partes do software são executadas em quais partes do hardware. Os principais itens do diagrama são nós conectados por caminhos de comunicação. Um nó será um dispositivo (hardware) ou um ambiente de execução (software que contém software). Os nós contêm artefatos, que são os arquivos. Podemos rotular nós ou artefatos com valores para indicar informações a respeito deles.
  • Nos diagramas de sequência podem ser definidas as seguintes condições de guarda:
    alt - alternatives
    opt - option
    loop - iteration
    break - break
    par - parallel
    strict - strict sequencing
    seq - weak sequencing
    critical- critical region
    ignore- ignore
    consider- consider
    assert- assertion
    neg- negative

    http://www.uml-diagrams.org/sequence-diagrams.html#combined-fragment

ID
445858
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Mostra a configuração dos nós de processamento em tempo de execução e os componentes neles existentes.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

Alternativas
Comentários


  • Seguindo a definição do Martin Fowler, o diagrama de implantação mostra a configuração física do sistema, revelando quais pedaços de software rodam em quais equipamentos de hardware. Os itens principais desse diagrama são os nós e linhas de comunicação. Nó é algum lugar onde o software está rodando, podendo ser um servidor ou até mesmo um meio de execução (máquina virtual, por exemplo). De uma forma geral os nós contém artefatos que são manifestações físicas do software ( arquivos html, .jar, .exe, etc.).
  • Diagrama de Implantação (Instalação) - Mostra a configuração dos nós de processamento em tempo de execução e os artefatos que neles existem. Muito utilizado para mostrar a distribuição física de onde seu sistema está sendo executado. Útil para mostrar o layout físico de um sistema, revelando quais partes do software são executadas em quais partes do hardware.

     

    FONTE: Booch


ID
445861
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dada as seguintes proposições,

I. Um Peer é um nó que forma a unidade fundamental de uma rede P2P.

II. Gnutella é uma rede centralizada.

III. Uma arquitetura P2P necessita de um servidor de autenticação.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    Gnutella é uma rede peer-to-peer para troca de músicas, filmes e softwares.
  • II) É uma verdadeira rede peer-to-peer, ou seja, opera sem um servidor central. Os arquivos são trocados diretamente entre os usuários.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnutella
  •  P2P é uma arquitetura de sistemas distribuídos caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde cada nodo realiza tanto funções de servidor quanto de cliente.
  • Gabarito C

    Gnutella é uma rede de compartilhamento de arquivos usada principalmente para a troca de músicas, filmes e softwares. É uma verdadeira rede peer-to-peer, ou seja, opera sem um servidor central. Os arquivos são trocados diretamente entre os usuários.

    O software cliente Gnutella conecta-se à rede e compartilha arquivos. As pesquisas são passadas de um nó para o outro circularmente. Clientes Gnutella estão disponíveis em várias plataformas.

    De acordo com o site de compartilhamento de arquivos Sklick.com (este site existe mas agora é um site pornográfico), a Gnutella é a segunda rede de troca de arquivos mais popular da Internet, perdendo apenas para a eDonkey 2000.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • I. Um Peer é um nó que forma a unidade fundamental de uma rede P2P. = correta.

    II. Gnutella é uma rede centralizada. - Incorreto. Gnutella é um software conectado à internet para compartilhamento de arquivos. Os arquivos são trocados diretamente entre os usuários, ou seja, não existe a figura do servidor (como no protocolo FTP, por exemplo).

    Gnutella é uma verdadeira rede peer-to-peer (P2P). Sendo assim, opera sem um servidor central, não é uma rede centralizada como cita no item II.

    III. Uma arquitetura P2P necessita de um servidor de autenticação. - Incorreto. Como dito acima, o P2P não utiliza servidor, a troca de arquivos é feita diretamente entre os usuários na rede.

    Resposta correta: item C.


ID
445864
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dada as seguintes proposições,

I. Testes de usabilidade foram criados para realizar a análise da habilidade de um conjunto de usuários utilizando um produto ou site.

II. Testar a usabilidade de um site é um processo que deve ser realizado uma única vez durante o desenvolvimento de um produto ou site.

III. Análise de Tarefas estuda o usuário imaginando como fazer tarefas com o produto a ser criado.

IV. Protótipos de programas são fundamentais para a realização de testes usabilidade.

verifica-se que são corretas unicamente

Alternativas
Comentários
  • II. Testar a usabilidade de um site é um processo que deve ser realizado uma única vez durante o desenvolvimento de um produto ou site. (Testes devem ser realizados durante todo o desenvolvimento de software)

    III. Análise de Tarefas estuda o usuário ??? imaginando ??? como fazer tarefas com o produto a ser criado. (A análise de tarefas deve ser realizada com o cliente sobre o que ele deseja naquela iteração seguindo uma metodologia ágil ou então como é feito no RUP, iniciar pelas tarefas mais complexas e de maiores riscos primeiro, fazendo com que se tenha uma arquitetura de software mais estável, evitando que ao final do projeto se tenha grandes mudanças que geram refatorações e instabilidade do software)

     


ID
445867
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dada as seguintes proposições,

I. Um documento XML bem formado é sintaticamente correto.

II. HTML tem um modelo de dados Hierárquico.

III. A linguagem de esquema XML é um padrão para especificar a estrutura de documentos XML.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Dada as seguintes proposições, 

    I. Um documento XML bem formado é sintaticamente correto.  (Correto) - Um documento well formed (Bem Formado) é um arquivo que possui a sua sintaxe correta.

    II. HTML tem um modelo de dados Hierárquico. (Errado) o XML que possui um modelo Hierarquico.

    III. A linguagem de esquema XML é um padrão para especificar a estrutura de documentos XML. (Correto) XML Schema é uma alternativa de definir a estrutura de um arquivo XML, podendo utilizar também DTD.
  • HTML não possui um modelo hierárquico por quê? E os conceitos de tags pai e filha?

  • HTML não possui um modelo hierárquico por quê? E os conceitos de tags pai e filha?

    é que a banca queria confundir com XML, mas que a II vale também pra HTML se a gente for agir sem preciosismo vale


ID
445870
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção que não foi aplicação de sucesso e popular na internet, no final da década de 90.

Alternativas
Comentários
  • Mosaic foi um dos primeiros browsers de internet existentes, entretanto ele deixou de existir ao final dos anos 90
  • GAB B.

  • ICQ era bom demais.

    • Estudiosos consideram que o Mosaic seja o navegador da web que impulsionou o  da Internet nos anos . Em , a base de usuários do Mosaic se havia quase completamente evaporado. Depois de a NCSA interromper o desenvolvimento do Mosaic, o desenvolvimento do código fonte do Mosaic da NCSA para o X Window System ainda foi mantido por alguns grupos independentes. Esses desenvolvedores independentes introduziram o mMosaic (multicast Mosaic), que cessou o desenvolvimento no começo de , e o VMS Mosaic, que está em ativo desenvolvimento.

    • Netscape Navigator foi um   que foi o principal produto da . O navegador dominava em termos de quota de mercado, embora o seu uso tenha desaparecido até 2002. Isto deve-se principalmente ao aumento do número de usuários do software , da , e em parte porque a Netscape (posteriormente comprada pela ) não manteve a inovação técnica Netscape Navigator após a década de 1990.

    fonte: Wikipédia


ID
445873
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Pode-se afirmar que um firewall tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    O roteamento de pacotes pode ser realizado por um roteador (hardware) ou via software, como no Windows Server, com o RRAS.
  •  Firewall é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP.

ID
445876
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os roteadores permitem interligar mais de duas sub-redes.
Não é sua função:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, roteadores são dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI (Camadas física, enlace e de rede). Os serviços de entrega em ordem de datagramas, transferência confiável dos dados e controle de congestionamento são implementados na camada 4 (Camada de transporte), especificamente, são serviços implementados pelo protocolo TCP(Transmission Control Protocol).
    Portanto, roteadores não possuem a capacidade de operar além das camadas 1, 2 e 3, o que torna a alternativa (A) incorreta. Todas as demais alternativas representam funcionalidades desempenhadas por reteadores.
  • Exatamente, quando ele diz:  fazer transferência confiável dos dados, significa garantir a entrega e isso é função do protocolo TCP. O fato de escolher a melhor rota não implica que seja confiavel.