SóProvas



Prova CPCON - 2021 - Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB - Professor A - Fundamental I


ID
5544628
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O ECA representa um avanço na proteção do grupo social a que se destina. Assinale a assertiva que apresenta CORRETAS prescrições desta lei. 

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) A promoção de campanhas educativas permanentes para a divulgação do direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos é atribuição dos estados e municípios, conforme o logradouro destes.

    Errado. Primeiramente, trata-se de uma competência da União, Estados, DF e Municípios. Além disso, a atuação é de forma articulada, nos termos do art. 70-A, I, ECA: Art. 70-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: I - a promoção de campanhas educativas permanentes para a divulgação do direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos;

    b) Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem, apenas.

    Errado. O ECA se aplica também a todas as crianças e adolescentes com deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, nos termos do art. 3º, parágrafo único, ECA: Art. 3º, Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem.

    c) Os municípios, com apoio dos estados e da União, devem estimular e facilitar a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A Banca trouxe a cópia literal do art. 59, ECA: Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

    d) As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem devidamente identificada, adesivada com indicação de seu conteúdo do público ao qual se destina. 

    Errado. Nesse caso, a embalagem deve estar lacrada, com a advertência de seu conteúdo, nos termos do art. 78, caput, ECA: Art. 78. As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo.

    e) São assegurados serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial apenas às vítimas de negligência, maustratos e exploração sexual.

    Errado. Também é assegurado o serviço especial de prevenção e atendimento médico às vítimas de exploração, abuso, crueldade e opressão, nos termos do art. 87, III, ECA: Art. 87. São linhas de ação da política de atendimento: III - serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão;

    Gabarito: C

  • Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

    GAB: C

  • Gabarito: C

    A- A promoção de campanhas educativas permanentes para a divulgação do direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos é atribuição dos estados e municípios, conforme o logradouro destes.

    Art. 70-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: I - a promoção de campanhas educativas permanentes para a divulgação do direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos; 

    B- Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem, apenas.

    Art. 3º, Parágrafo único ECA. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. 

    D- As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem devidamente identificada, adesivada com indicação de seu conteúdo do público ao qual se destina. 

    Art. 78 ECA. As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo.

    Parágrafo único. As editoras cuidarão para que as capas que contenham mensagens pornográficas ou obscenas sejam protegidas com embalagem opaca.

    E- São assegurados serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial apenas às vítimas de negligência, maustratos e exploração sexual.

    Art. 87, III ECA - serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão;

  • não sei fazer questão na letra da lei. só aquela mesmo q ta na cara.

  • GABARITO: C

    a) ERRADO: Art. 70-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações: I - a promoção de campanhas educativas permanentes para a divulgação do direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos;

    b) ERRADO: Art. 3º, Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem.

    c) CERTO: Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

    d) ERRADO: Art. 78. As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo.

    e) ERRADO: Art. 87. São linhas de ação da política de atendimento: III - serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão;

  • c

  • Art. 78. As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo. 


ID
5544631
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Lei 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Sobre a referida lei, assinale as assertivas CORRETAS a seguir:


I- Considera-se pessoa com deficiência apenas aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

II- São consideradas barreiras atitudinais somente aquelas atitudes ou comportamentos que impeçam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.

III- A deficiência afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária.

IV- O direito ao recebimento de restituição de imposto de renda da pessoa com deficiência obedece a regra geral da Secretaria da Fazenda.

V- Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.


Está CORRETO o que se afirma apenas em: 

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem:

    I- Considera-se pessoa com deficiência apenas aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    Correto. Aplicação do art. 2º, caput, do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    II- São consideradas barreiras atitudinais somente aquelas atitudes ou comportamentos que impeçam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.

    Errado. Barreiras atitudinais são atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, nos termos do art. 3º, IV, "e", do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em: e) barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;

    III- A deficiência afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária.

    Errado. Ao contrário: a pessoa com deficiência é plenamente capaz, inclusive, para exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária. Inteligência do art. 6º, V, do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para: V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    IV- O direito ao recebimento de restituição de imposto de renda da pessoa com deficiência obedece a regra geral da Secretaria da Fazenda.

    Errado. A pessoa com deficiência tem prioridade no recebimento do Imposto de Renda, nos termos do art. 9º, VI, do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 9º A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de: VI - recebimento de restituição de imposto de renda;

    V- Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.

    Correto. Aplicação do art. 28, VI, do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: VI - pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva;

    Portanto, apenas os itens I e V estão corretos.

    Gabarito: A

  • Gabarito A

  • Gabarito - Letra A

    Lei 13.146

    I) Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    II) barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;

    III) Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    IV) A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:

    • VI - recebimento de restituição de imposto de renda;

    V) Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

    • VI - pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva;
  • apenas?

  • Esse apenas ai viu kkkk

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre a Lei 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, denominada Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    I- A assertiva está de acordo com disposto no art. 2º, caput do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    II- São atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, nos termos do art. 3º, inciso IV, alínea e do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    III- A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária, nos termos do art. 6º, inciso V do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    IV- A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de recebimento de restituição de imposto de renda, consoante ao art. 9º, inciso VI do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    V- A assertiva está de acordo com disposto no art. 28, inciso VI do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    Dito isso, somente as assertivas I e V estão corretas.

     

    Gabarito do Professor: A


ID
5544634
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

O Fundeb (Fundo de Manutenção da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) é um fundo especial de natureza contábil e de âmbito estadual. Sobre o Fundeb, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:


( ) O Decreto 6.091 de 24 de abril de 2007 regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; os altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004.

( ) A União complementará os recursos dos Fundos sempre que, no âmbito de cada Estado e no Distrito Federal, o valor médio ponderado por aluno, calculado conforme a legislação, não alcançar o mínimo definido nacionalmente, fixado de forma que a complementação da União não seja inferior aos valores previstos.

( ) A vinculação de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino estabelecida no art. 212 da Constituição Federal suportará, no máximo, 30% (trinta por cento) da complementação da União.

( ) Adistribuição de recursos dos Fundos contempla todas as etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino da educação básica sem diferenciação.

( ) No exercício de suas atribuições, compete à Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade fixar anualmente o limite proporcional de apropriação de recursos pelas diferentes etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino da educação básica, observado o disposto no art. 11 da Lei 11.494/2007.


Está CORRETA a sequência apresentada em: 

Alternativas

ID
5544637
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As diretrizes e bases da educação nacional são estabelecidas pela Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Esta lei prescreve: 

Alternativas
Comentários
  • A educação FÍSICA, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular OBRIGATÓRIO da educação básica, sendo sua prática FACULTATIVA ao aluno: que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a 6 horas; MAIOR de 30 anos de idade; que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver OBRIGADO à prática da educação física; que tenha prole.

  • Que tenha prole >> FILHOS

  • Educação escolar também inclui o Ensino Superior

  • ALTERNATIVA E)

    Art. 26, § 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:  

    I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;    

    II – maior de trinta anos de idade;  

    III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;    

    IV – amparado pelo ;  

    VI – que tenha prole.  

    ----------------------------

    A) Art. 32, § 2º Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

    B) Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.

    C) Conforme o Art. 19 as instituições públicas ou privadas podem qualificar-se como confessionais, atendidas a orientação confessional e a ideologia específicas. 

    D) Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

  • Eis os comentários acerca de cada alternativa proposta pela Banca:

    a) Errado:

    A teor do art. 24, III, da Lei 9.394/96, inexiste a alegada obrigatoriedade de serem admitidas formas de progressão parcial, tratando-se, isto sim, de uma mera possibilidade.

    Neste sentido, confira-se:

    "Art. 24 (...)
    III - nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a seqüência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino;"

    b) Errado:

    Na verdade, pelo que se depreende do art. 4º, VII, no ponto em que preconiza o dever do Estado de ofertar educação regular para jovens e adultos, é de se notar que, ao estabelecer a garantia de acesso e permanência na escola, a lei se refere especificamente aos que forem trabalhadores, à luz de suas necessidades e disponibilidades, e não a todos, indistintamente, conforme foi aduzido pela Banca.

    A propósito, é ler:

    "Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    (...)

    VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;"

    c) Errado:

    Na realidade, podem ser qualificadas como confessionais tanto instituições privadas quanto as comunitárias, como se depreende do art. 19, I e II, da Lei 9.394/96:

    "Art. 19. As instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas: 
    (...)

    II - privadas, assim entendidas as mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

    III - comunitárias, na forma da lei.

    (...)

    § 1º As instituições de ensino a que se referem os incisos II e III do caput deste artigo podem qualificar-se como confessionais, atendidas a orientação confessional e a ideologia específicas."   

    d) Errado:

    Em rigor, a educação escolar também abarca o ensino superior, na forma do art. 21, II, da Lei 9.394/96, litteris:

    "Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior."

    e) Certo:

    Por fim, este item tem apoio direto na norma do art. 26, §3º, VI, que abaixo colaciono:

    "Art. 26 (...)
    § 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:     

    (...)

    VI – que tenha prole."   

    Logo, eis aqui a resposta da questão.


    Gabarito do professor: E

  • GABARITO: ALTERNATIVA E

    A) LDB - Art. 32.  § 2º Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

    B) LDB - Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.

    C) LDB - Art. 19. § 1º As instituições de ensino a que se referem os incisos II e III do caput deste artigo podem qualificar-se como confessionais, atendidas a orientação confessional e a ideologia específicas.

    OBS: Inciso II - Privadas / III - Comunitárias

    D) LDB - Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

    E) LDB - § 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

    VI – que tenha prole.


ID
5544640
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação é composto por 20 metas e suas respectivas estratégias com vigência de 10 anos, 2014-2024. Sobre o PNE 2014-2024, julgue as assertivas abaixo e responda o que se pede: 


I- Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3 (terceiro) ano do ensino fundamental é a Meta 3 do PNE.

II- Assegurar a oferta de educação de jovens e adultos, nas etapas de ensino fundamental e médio, exceto em estabelecimentos penais, assegurando-se formação específica dos professores e das professoras e implementação de diretrizes nacionais em regime de colaboração é a estratégia 9.8, da Meta 9 do PNE.

III- Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do PNE 2014-2024, é a Meta 17.

IV- Aperfeiçoar e ampliar os mecanismos de acompanhamento da arrecadação da contribuição social do salário-educação é a estratégia 20.2 da Meta 20 do PNE 2014-2024.

V- Implementar, em caráter complementar, programas de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação das áreas de educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças de até 5 (cinco) anos de idade é umas das estratégias do PNE 2014-2024.


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Questão complicada pois exige que vc saiba cada meta em específico. Errei.

    Para quem ainda não é assinante gab. Letra E

  • Gabarito: E

    III- Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do PNE 2014-2024, é a Meta 17.

    IV- Aperfeiçoar e ampliar os mecanismos de acompanhamento da arrecadação da contribuição social do salário-educação é a estratégia 20.2 da Meta 20 do PNE 2014-2024.

  • Não é uma questão tão complicada quanto parece. Saber que o item I está errado é fácil, pois é simples decorar as primeiras metas, além de ser uma escadinha (educação infantil (META 1), ensino fundamental (META 2), ensino médio (META 3). Com isso você já elimina as assertivas A), B) e C). Depois basta lembrar que a Educação Integral é objetivo de toda a Educação Básica, não somente da educação infantil (0 a 5 anos), com isso o item V também é eliminado, só restando a assertiva E) como opção.

    Questão que um candidato atento e que estude razoavelmente bem acerta fácil.

    FIQUEM NA PAZ!

  • V - Implementar, em caráter complementar, programas de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação das áreas de educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças de até 5 (cinco) anos (3 (TRES ANOS) de idade é umas das estratégias do PNE 2014-2024.

    (ESTRATÉGIA 1.12)

  • fora do comum ter que aprender as estratégias na INTEGRA e saber qual é o NÚMERO de cada meta.

  • I- Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3 (terceiro) ano do ensino fundamental é a Meta 3 do PNE. (essa é a meta 5)

    II- Assegurar a oferta de educação de jovens e adultos, nas etapas de ensino fundamental e médio, exceto em estabelecimentos penais, assegurando-se formação específica dos professores e das professoras e implementação de diretrizes nacionais em regime de colaboração é a estratégia 9.8, da Meta 9 do PNE. (porque os presidiários ficariam de fora? A educação é para todos)

    9.8) assegurar a oferta de educação de jovens e adultos, nas etapas de ensino fundamental e médio, às pessoas privadas de liberdade em todos os estabelecimentos penais, assegurando-se formação específica dos professores e das professoras e implementação de diretrizes nacionais em regime de colaboração;

    III- Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do PNE 2014-2024, é a Meta 17.

    IV- Aperfeiçoar e ampliar os mecanismos de acompanhamento da arrecadação da contribuição social do salário-educação é a estratégia 20.2 da Meta 20 do PNE 2014-2024.

    V- Implementar, em caráter complementar, programas de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação das áreas de educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças de até 5 (cinco) anos de idade é umas das estratégias do PNE 2014-2024.(a meta 1 fala sobre a educação infantil, e essa estratégia fala de 3 anos)

    1.12) implementar, em caráter complementar, programas de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação das áreas de educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças de até 3 (três) anos de idade.


ID
5544643
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Tecnologia Educacional

No ano de 2020 vivemos a experiência de uma pandemia, a Covid-19. Esta doença provocou a necessidade de isolamento social e, com isso, a urgência da adoção do ensino remoto nas escolas. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nesse momento se fez muito presente. Sobre as TIC, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:


( ) Reálias são TICs muito utilizadas no ensino remoto.

( ) Edmodo, Webquest e Google Meet são recursos através dos quais é possível realizar vídeo conferências.

( ) Podcast é uma mídia tecnológica que permite a gravação de áudio, curto ou longo. É uma alternativa para aulas assíncronas em que o professor opta por não gravar imagem ou fazer vídeos.

( ) A nominada Geração Z, também chamada de “nativos digitais”, “Geração Net”, “e-generation”, “Homo sapiens digitalis”, “Homo sapiens” “iGen”, “Post-Millennials” dentre outros, são aqueles nascidos a partir dos anos 1990 quando houve a intensificação do uso da internet, bem como passaram a fazer universo infantil tecnologias como Wi-Fi, smartphones, tablets, e, ainda, jogos on-line e alguns serviços virtuais de comunicação e socialização.

( ) A disponibilidade e uso de computador em ambiente doméstico está significativamente associado ao melhor rendimento escolar e, quando aliado ao uso moderado do computador na escola, tem-se como resultado a potencialização e consequente elevação do aproveitamento escolar.


Está CORRETA somente a sequência presente em:

Alternativas

ID
5544646
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola é uma instituição social mister em educação. É a instituição social responsável pela transmissão sistemática de saberes acumulados pela sociedade ao longo dos tempos. Sobre a instituição escola, julgue as assertivas abaixo e responda o que se pede.


I- A participação é o principal recurso para assegurar a gestão democrática na escola, por possibilitar o envolvimento dos profissionais e público atendido nos processos de tomada de decisão e funcionamento da organização escolar.

II- A escola deve ser fonte de apropriação da cultura social pelos que estão em seu interior porque parte da população é excluída do processo de educação formal.

III- A escola, pelas suas características e funções, mantém relação de subordinação absoluta em relação à sociedade, uma vez que ela reflete todos os dilemas sociais.

IV- É consenso a compreensão de que a escola prescinde de orientação política quanto à instrumentalização de sua prática pedagógica.

V- O otimismo adjudica à escola uma missão salvífica, messiânica redentora do desenvolvimento e do progresso social.


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Para quem ainda não é assinante gab. Letra B


ID
5544649
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento lançado em 2018 que promove mudanças na educação básica. Sobre a BNCC, marque a assertiva CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Para quem ainda não é assinante gab. Letra D

  • Mas que desserviço colocarem a opção E dessa forma. Reforça o clima de espantalhos e de pânico moral que nos assola. Esquete do Porta dos Fundos virou alternativa de questão de concurso agora.


ID
5544652
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é um documento norteador dessa instituição. Sobre o PPP, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) O PPP exige participação dos seguintes representantes da comunidade: padre, pastor e conselheiro tutelar.

( ) O PPP constitui-se em avaliação institucional externa e, através desta, a escola pode avaliar o trabalho que desenvolve e decidir sobre as ações a serem adotadas.

( ) O PPP constitui-se num documento coletivo da escola do qual todos os segmentos escolares devem participar.

( ) A concepção de avaliação da aprendizagem a ser adotada pela escola deve estar prevista no PPP.

( ) O PPP deve acompanhar o cotidiano escolar. Está sempre sujeito a mudanças, por isso deve ser revisado anualmente.


Está CORRETAsomente a sequência presente em: 

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    (F) O PPP exige participação dos seguintes representantes da comunidade: padre, pastor e conselheiro tutelar.

    (F) O PPP constitui-se em avaliação institucional externa e, através desta, a escola pode avaliar o trabalho que desenvolve e decidir sobre as ações a serem adotadas.

    (V) O PPP constitui-se num documento coletivo da escola do qual todos os segmentos escolares devem participar.

    (V) A concepção de avaliação da aprendizagem a ser adotada pela escola deve estar prevista no PPP.

    (F) O PPP deve acompanhar o cotidiano escolar. Está sempre sujeito a mudanças, por isso deve ser revisado anualmente.

  • O PPP deve acompanhar o cotidiano escolar. Está sempre sujeito a mudanças, por isso deve ser revisado anualmente

    Alguém explique porque está errada.

  • O PPP deve acompanhar o cotidiano escolar. Está sempre sujeito a mudanças, por isso deve ser revisado anualmente. ESTA ALTERNATIVA NAO ESTA INCORRETA.. ALGUEM SABE EXPLICAR?

  •  O PPP deve acompanhar o cotidiano escolar. Está sempre sujeito a mudanças, por isso deve ser revisado anualmente. ESTA ALTERNATIVA ESTÁ CORRETA, POIS É DOCUMENTO FLEXIVEL, MUTÁVEL, NÃO PODE TER UM CARATER ENGESSADO E PERMANENTE. DEVE SER REVISITADO ANUALMENTE. EM MINHA LEIGA OPNIÃO RESPOSTA CERTA É A LETRA "E".

  • " O PPP deve acompanhar o cotidiano escolar. Está sempre sujeito a mudanças, por isso deve ser revisado ANUALMENTE." Creio que o erro dessa assertiva seja o "anualmente", o PPP deve ser revisado sempre que houver alguma mudança.
  • Quem é assinante pede para o professor comentar.

  • CONSTANTEMENTE É DIFERENTE DE ANUALMENTE.

  • Não existe lei ou teórico que defina prazo para mudanças e atualizações no PPP. Isso é definido pelas instituições, respeitando suas necessidades

ID
5544655
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Planejamento na escola é um processo voltado para a organização de ações que permitam a consecução do seu objetivo. Esse planejamento vai desde o PPPaté o planejamento de aula. Sobre planejamento, julgue as assertivas a seguir.


I- Plano é um documento escrito que determina o que fazer em cada momento para um determinado objetivo. Após construído e aprovado, um plano muda apenas em casos excepcionais.

II- Além dos objetivos gerais e específicos, num plano de aula devem ser consideradas três categorias de objetivos: objetivos de conhecimento, objetivos de habilidades e objetivos de atitudes.

III- A prova é uma técnica avaliativa, tal como a entrevista, trabalhos e pesquisas, observações com roteiro e registro, soluções de caso, dentre outros que devem ser utilizados conforme os objetivos e as situações de aprendizagem.

IV- Os principais tipos de avaliação da aprendizagem são: avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa e avaliação feedback.

V- Estratégias são os meios de que o professor se utiliza para facilitar a aprendizagem, para que os objetivos da aula, da unidade, do componente curricular ou de todo o ano letivo sejam alcançados. As estratégias envolvem técnicas de ensino, dinâmicas de grupo e outros recursos, tais como provas orais e escritas.


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A.


ID
5544658
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O inciso VIII, do artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), tem a seguinte redação “art. 12 [...] VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de _____ (___ por cento) do percentual permitido em lei; [...]. Complete as lacunas referentes ao percentual de faltas que precisam ser informadas ao Conselho Tutelar do Município ou região


A alternativa que preenche CORRETAMENTE é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (A)

    Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

    .....

    VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola; (Redação dada pela Lei nº 12.013, de 2009)

    VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei; (Redação dada pela Lei nº 13.803, de 2019)

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve indicar qual a porcentagem de falta é suficiente para os estabelecimentos de ensino devem notificar ao Conselho Tutelar. Vejamos:

    "Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: (...) VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei; (Redação dada pela Lei nº 13.803, de 2019)"

    Antes de 2019 a porcentagem era de 50%, entretanto, após prévio estudo junto à educação, o legislativo considerou alta essa porcentagem e alterou para 30%.

    Gabarito: A


ID
5544664
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular definiu números, como uma das unidades temáticas do primeiro ano (séries iniciais). O sentido ou noção dos números precisa ser construído pelas crianças no processo de alfabetização. Sobre a aquisição da noção de número pela criança marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Para quem ainda não é assinante gab. Letra D


ID
5544667
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda o que se pede.


A avaliação da aprendizagem é um dos elementos da prática educativa do professor. A avaliação, assim como o planejamento e o ensino e aprendizagem, estão permeados por concepções sobre para que, por que e como ensinar. Uma concepção de educação emancipadora concebe o planejamento, o ensino aprendizagem e a avalição como um processo integrado. Nesse sentido, o ato de avaliar ganha outra dimensão, porque abrange a aprendizagem dos alunos e a prática do professor. (PERRENOUD, 1999; SILVA, 2003).

Avalie as sentenças abaixo e responda qual/quais caracterizam a avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa.


I- É democrática, constante, diversificada e contínua, metódica e intencional.

II- Os professores realizam três tipos de avaliação: prognóstica, reguladora e somativa.

III- Visa a excelência. Os professores, através de instrumentos de avaliação, de caráter objetivo, selecionam e classificam os alunos.


Está CORRETO o que se afirma apenas em: 

Alternativas
Comentários
  • Para quem ainda não é assinante gab. Letra D


ID
5544670
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda o que se pede.


A avaliação da aprendizagem é um dos elementos da prática educativa do professor. A avaliação, assim como o planejamento e o ensino e aprendizagem, estão permeados por concepções sobre para que, por que e como ensinar. Uma concepção de educação emancipadora concebe o planejamento, o ensino aprendizagem e a avalição como um processo integrado. Nesse sentido, o ato de avaliar ganha outra dimensão, porque abrange a aprendizagem dos alunos e a prática do professor. (PERRENOUD, 1999; SILVA, 2003).

Uma das formas de organização do currículo escolar é através de projetos didáticos/ trabalho. Complete as lacunas do texto, tendo por base os papeis dos sujeitos, os princípios basilares e as concepções de planejamento e avaliação dessa perspectiva teórico metodológica de organização curricular.


Na perspectiva de organização dos conteúdos por projetos de trabalho o papel do professor é o de _______________ e do aluno __________________ o planejamento é feito por___________________e __________________. São princípios fundamentais/basilares: __________________e ____________________.


Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE os espaços.

Alternativas
Comentários
  • Pq interdisciplinaridade é considerado incorreto? O certo seria transdisciplinaridade?

  • Marquei a C e errei

  • GAB. A

  • Letra A. A letra C não está errada, porém tem que ficar atento ao enunciado e ao autor que é Perrenoud que defende um currículo global que dissemina a informação.


ID
5544673
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda o que se pede.


A avaliação da aprendizagem é um dos elementos da prática educativa do professor. A avaliação, assim como o planejamento e o ensino e aprendizagem, estão permeados por concepções sobre para que, por que e como ensinar. Uma concepção de educação emancipadora concebe o planejamento, o ensino aprendizagem e a avalição como um processo integrado. Nesse sentido, o ato de avaliar ganha outra dimensão, porque abrange a aprendizagem dos alunos e a prática do professor. (PERRENOUD, 1999; SILVA, 2003).

Na educação podemos realizar planejamentos de diferentes níveis de abrangência. (VASCONCELLOS, 2008). Avalie as sentenças abaixo sobre a denominação de cada nível.


I- Planejamento do sistema, planejamento setorial, projeto político pedagógico, planejamento curricular, projeto de ensinoaprendizagem e projeto de trabalho.

II- Planejamento do sistema, planejamento estratégico, projeto político pedagógico, planejamento curricular, projeto/plano de ensino-aprendizagem, planejamento participativo e projeto de trabalho.

III- Planejamento do sistema, planejamento setorial, projeto político pedagógico, planejamento curricular, planejamento participativo, plano de ensino-aprendizagem e projeto de trabalho.


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o que pede a questão. Alguém que explique ?

  • Gabarito: E

    Acredito que o erro da II é que o planejamento estratégico remete ao planejamento empresarial.

    E o erro da III é que o planejamento participativo já consta dentro do projeto político pedagógico.

  • Acertei, mas que questão mizerávi.

  • Li, reli e não entendi o que a questão pediu.
  • RESPOSTA: C

    Essa questão foi MUITO mal formulada, mas o camando dela era para que o marcasse a assertiva que contemplasse os níveis de planejamento segundo a visão do professor Celso dos Santos VASCONCELLOS. Segundo ele, os níveis de planejamento são (VASCONCELLOS, 2012): Planejamento do Sistema de Educação, Planejamento da Escola/Projeto Educativo/PPP, Planejamento Curricular, Planejamento Setorial, Projeto de Trabalho, Projeto de Ensino-Aprendizagem (pode ser subdividido em Projeto de Curso e Plano de aula).

    • Planejamento do Sistema de Educação: “É o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.” (VASCONCELLOS, 2012, p. 95);
    • Planejamento Setorial: “É o plano dos níveis intermediários (cursos, departamentos, áreas) ou dos serviços no interior da escola (direção, coordenação/supervisão, orientação, secretaria, etc.). Este plano, em termos institucionais, é equivalente ao projeto ensino-aprendizagem, devendo, portanto, estar referido também do Projeto Educativo da escola.” (VASCONCELLOS, 2012, p. 96)
    • Planejamento da Escola: “Trata-se do que chamamos de Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) sendo o plano integral da instituição. Compõe-se de Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.” (VASCONCELLOS, 2012, p. 95);
    • Planejamento Curricular: “É a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporada nos diversos componentes curriculares. É a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as terminais. (VASCONCELLOS, 2012, p. 95);
    • Projeto de Ensino-Aprendizagem: “É o planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula. Diz respeito mais estritamente ao aspecto didático. Pode ser subdividido em: Projeto de Curso e Plano de aula (...)” (VASCONCELLOS, 2012, p. 96) “(...) corresponde ao plano didático.” (p. 97);
    • Projeto de Trabalho “É o planejamento da ação educativa baseado no trabalho por projeto: são projetos de aprendizagem desenvolvidos na escola por um determinado período, geralmente de caráter interdisciplinar. Trata-se, muitas vezes, de uma metodologia de trabalho que incorpora a concepção de projeto.” (VASCONCELLOS, 2012, p. 96).

ID
5544676
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) [...] a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (BRASIL, 1998, p. 20). (BRASIL, BASE NACIONALCOMUM CURRICULAR, 2017, p. 67).

Na perspectiva de linguagem da BNCC, variados tipos de textos e gêneros podem ser trabalhados nos eixos de analise linguística/semiótica e produção de textos. Avalie as sentenças abaixo e coloque (V) verdadeiras ou (F) falsas.


( ) Informativos/científicos, literários, cartas, mensagens, memes, gifs, instrucionais, recados, emogis, vlogs.

( ) Informativos, instrucionais, científicos, whatsapp, memes, e-mails, emogis, recados, cartas, tirinhas, revistas e jornais.

( ) Instrucionais, científicos, informativos, tirinhas, editoriais, mensagens, cartas, recados, receitas, charges, posts de redes sócias.


O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa: 

Alternativas
Comentários
  • Para quem ainda não é assinante gab. Letra B

  • Alguem explica porque a B esta incorreta? E porque a A está certa? No sentido de se ler "gifs"? Nao entendi

  • acho que a B está errada pelo fato dos emojis não configurarem gênero, ao contrário de Gifs, que encontramos linguagem híbrida. se eu estiver errada retifiquem-me.
  • Eu acredito que a letra B esteja incorreta porque trouxe o whatsapp como elemento de tipos de textos e gêneros, o qual pode ser trabalhados nos eixos de analise linguística/semiótica e produção de textos. Se fizermos uma análise podemos eliminar essa questão como verdadeira, a partir do momento que o whtasapp é utilizado para replicar fake news, assim sendo esse fato o torna fora como possível ferramenta textual linguistíca e semiótica.

  • Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

    O objetivo é ampliar o letramento já iniciado na Educação Infantil e na família, por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura, compartilhada e autônoma, em textos de diferentes complexidades.

    Vale lembrar que o documento considera a leitura para além do texto escrito, incluindo imagens estáticas (foto, pintura, desenho, ilustração, infográfico etc.) ou em movimento (filmes, vídeos etc.) e som (áudios e música), que circulam em meios impressos ou digitais. 


ID
5544679
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) [...] a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (BRASIL, 1998, p. 20). (BRASIL, BASE NACIONALCOMUM CURRICULAR, 2017, p. 67).

Sobre o que caracteriza a prática educativa interdisciplinar marque a alternativa que responde CORRETAMENTE. 

Alternativas
Comentários
  • Para quem ainda não é assinante gab. Letra E


ID
5544682
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) [...] a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (BRASIL, 1998, p. 20). (BRASIL, BASE NACIONALCOMUM CURRICULAR, 2017, p. 67).

Complete as lacunas do texto.


De acordo com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC [...] no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os ___________________ tematizam diversas práticas, considerando especialmente aquelas relativas às _______________________tradicionais e contemporâneas. Nesse conjunto de práticas, nos dois primeiros anos desse segmento, o processo de ___________________deve ser o foco da ação pedagógica. Afinal, aprender a _____________e _______________oferece aos estudantes algo novo e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na_______________________, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social. ( BRASIL, BASE NACIONALCOMUM CURRICULAR, 2017, p. 63)


Marque a alternativa CORRETA 

Alternativas
Comentários
  • Para quem ainda não é assinante gab. Letra C


ID
5544685
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual o sentido de planejar? Por que um sujeito ou grupo vai se envolver com esse tipo de atividade? [...] planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal [...] (VASCONCELLOS, 2008, p. 35). 


Partindo dessa visão de planejamento associe a primeira coluna, que trata das dimensões do planejamento, à segunda, que apresenta as características/elementos de cada dimensão. 


Coluna I

1. Elaboração (Análise da realidade)

2. Projeção de finalidades 

3. Formas de mediação

4. Realização interativa 

5. Avaliação de conjunto


Coluna II

( ) Objetivo geral e específico (para que).

( ) Análise do processo e do produto.

( ) Conteúdo (o que), metodologia (como, onde, quanto tempo), recursos (com que).

( ) Sujeitos (que, quem), contexto (onde, quando), necessidades (por que), objeto (o que/ disciplina). 

( ) Ação pedagógica (análise do processo: confronto realizado x elaborado).


A associação CORRETA está na alternativa.

Alternativas
Comentários
  • Para quem ainda não é assinante gab. Letra E


ID
5544688
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na perspectiva de Soares (2003) alfabetizar na perspectiva do letramento significa

Alternativas
Comentários
  • Para quem ainda não é assinante gab. Letra E


ID
5544691
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Nesse sentido, preencha a segunda coluna, de acordo com a primeira estabelecendo associação entre as dimensões do conhecimento a suas características específicas.


Coluna I 

1. Criação

2. Crítica

3. Estesia

4. Expressão

5. Fruição

6. Reflexão


Coluna II

( ) refere-se àsimpressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.

( ) refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem. Trata-se de uma atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, desejos e representações em processos, acontecimentos e produções artísticas individuais ou coletivas.

( ) refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Essa dimensão emerge da experiência artística com os elementos constitutivos de cada linguagem dos seus vocabulários específicos e das suas materialidades.

( ) refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo.

( ) refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor.

( ) refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais. Essa dimensão implica disponibilidade dos sujeitos para a relação continuada com produções artísticas e culturais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais.


A associação CORRETA está na alternativa.

Alternativas
Comentários
  • Para quem ainda não é assinante gab. Letra A

  • (2. Crítica) refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.

    (1. Criação) refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem. Trata-se de uma atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, desejos e representações em processos, acontecimentos e produções artísticas individuais ou coletivas.

    (4. Expressão) refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Essa dimensão emerge da experiência artística com os elementos constitutivos de cada linguagem dos seus vocabulários específicos e das suas materialidades.

    (3. Estesiarefere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo.

    (6. Reflexão) refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor.

    (5. Fruiçãorefere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais. Essa dimensão implica disponibilidade dos sujeitos para a relação continuada com produções artísticas e culturais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais.


ID
5544694
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim ludos que remete para jogos e divertimento. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar. Os conteúdos lúdicos são muito importantes na aprendizagem. Isto porque é muito importante incutir nas crianças a noção que aprender pode ser divertido. As iniciativas lúdicas nas escolas potenciam a criatividade, e contribuem para o desenvolvimento intelectual dos alunos. Um texto ou discurso lúdico é uma produção cultural que é capaz de divertir o leitor ou ouvinte. É essencial para chamar a atenção e para persuadir outras pessoas.

( https://www.significados.com.br/ludico/. Acessado em: 11/09/2020).


Conforme ressalta o texto acima, se utilizar de conteúdos lúdicos, como jogos e brincadeiras para potenciar a criatividade, a motivação e o desenvolvimento intelectual das crianças é uma estratégia didática importante no processo de ensino e aprendizagem. Sobre o emprego do jogo marque (V) verdadeiro e (F) falso


( ) qualquer jogo empregado na escola, desde que respeite a natureza do ato lúdico, apresenta o caráter educativo e pode receber a denominação geral de jogo educativo.

( ) o jogo educativo se caracteriza por ser constituído de duas dimensões concomitantes: a lúdica – propicia a diversão, o prazer e a educativa – ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seu conhecimento e seu apreensão do mundo.

( ) o jogo educativo (lúdico) tem sido amplamente utilizado para ensinar as crianças, desde o século XIX, tendo como principal fonte de inspiração Rousseau, que criou materiais como bolas, cubos e cilindros, enfim criou os dons como recursos auxiliares à aquisição do conhecimento.


É VERDADE o que se afirma apenas em: 

Alternativas
Comentários
  • Qualquer jogo...?

  • Um jogo deveria ser lúdico e educativo para ser aplicado em sala de aula, mas simplesmente por ser aplicado em sala de aula não o legitima como educativo