SóProvas



Prova EsFCEx - 2010 - EsFCEx - Oficial - Magistério Português


ID
739240
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A partir de um ponto de vista linguístico, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Seria equivocado ver uma homologia entre língua e cultura, pois conhecer uma não equivale a conhecer a outra.

II. Na língua, são os usos que se adéquam às formas e não o inverso.

III. Uma língua histórica é um sistema linguístico unitário..

Alternativas
Comentários
  • Pelo amor de Jesus Cristo, alguém poderia explicar melhor esse gabarito? A letra 'A' era a única que eu tinha certeza de estar incorreta, mas era a única correta. Feels bad.

  • I- -  " A língua é uma parte da cultura, mas uma parte tão decisiva que a cultura se molda na língua. No entanto, seria equivocado ver uma homologia entre língua e cultura, pois conhecer uma não equivale a conhecer a outra. " (Marcuschi 2000, p. 35)

    II - “são as formas que se adequam aos usos e não o inverso” Marcuschi (2001) 

    III - “(...) uma língua histórica não é um sistema homogêneo e unitário, mas um diassistema, que abarca diversas realidades diatópicas (isto é, a diversidade de dialetos regionais), diastráticas (isto é, a diversidade de nível social) e diafásicas (isto é, a diversidade de estilos de língua), e que cada porção da linguística realmente possui de direito sua língua funcional.” (BECHARA 2008, p. 15).


ID
739243
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta do ponto de vista linguístico.

Alternativas
Comentários
  • c) A norma linguística prescritiva não está a salvo dos efeitos da variabilidade linguistica.

     

    Linguística: funcionamento da língua. Estuda "onde", para saber o "porquê" o falante está usando tal termo. Ela não condena o que é errado. 

     

    Variação linguistica: é regional.

     

     

     


ID
739246
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre fonética e fonologia, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Por exemplo o x, pode apresentar o som de ks

  • D) Do ponto de vista ortográfico, um fonema pode corresponder a letras diferentes.

    Exemplo:

    A palavra "QUERO" corresponde a letras diferentes como "KERO".


ID
739249
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas e acentuadas corretamente.

Alternativas
Comentários
  •  a)Se Paulo consegui o financiamento, ele vai conclui o projeto. CONSEGUIR / CONCLUIR

     b)Nenhum dos órgãos do Super-Homem resiste à radiação. CORRETO

     c)Violeta foi ao banco afim de obter um empréstimo pessoal. A FIM

     d)Segundo o jornal, as vítimas foram mortas à machadadas. A NO SINGULAR, PALAVRA NO PLURAL, CRASE NEM A PAU. "PROF. ALEXANDRE SOARES"

     e)Tive de usar a escada,pois o elevador ainda não foi concertado. CONSERTADO. COM "C" SE REFERE A CONCERTO MUSICAL

  • Nunca prestei atenção na palavra Super-Homem. Agora, nunca mais vou esquecer rs.

  • GABARITO: LETRA B

    A) Se Paulo consegui o financiamento, ele vai conclui o projeto. → os verbos devem estar no infinitivo: conseguir/concluir.

    B) Nenhum dos órgãos do Super-Homem resiste à radiação. → resiste a alguma coisa (preposição regida) + artigo definido que acompanha o substantivo radiação "a" → à.

    C) Violeta foi ao banco afim de obter um empréstimo pessoal. → o correto seria: A FIM DE (denotando finalidade); AFIM (significa semelhantes).

    D) Segundo o jornal, as vítimas foram mortas à machadadas. → temos o substantivo "machadadas" no plural, dessa forma o correto seria: às machadadas.

    E) Tive de usar a escada, pois o elevador ainda não foi concertado. → conCerto de cirCo (show, teatro...); conSertar o Sapato (reparar).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Hahaha, só eu me sentir " o máximo " em acertar uma questão de magistério? kaskask

    pensei: " já posso dar aula kkk"

  • Eu ia marcar a B, mas fiquei com dúvida quanto a concordância do verbo resistir. Não deveria ser nenhum dos órgãos do super-homem resistem à ...


ID
739252
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Verifique nas afirmativas abaixo, onde os elementos destacados de cada vocábulo, em negrito, estão corretamente identificados e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Em "Prefiro me abster nesta situação caótica", "abs-" é um prefixo indicador de negação.

II. Em "O trabalho deve ser entregue digitado", "digit-" é um radical latino que significa "dedo".

III. Em "Fiz vestibular para o curso noturno", "-urno" é um sufixo indicador de duração.

IV. Em "Esse vestido está muito indecente", "in-" é um prefixo indicador de mudança de estado.

V. Em "Quando crescer,ele será muito famoso", "-oso" é um sufixo indicador de abundância.

Alternativas
Comentários
  • I. Em "Prefiro me abster nesta situação caótica", "abs-" é um prefixo indicador de negação.  ( ERRADO ), Pois, significa afastamento, separação.

    II. Em "O trabalho deve ser entregue digitado", "digit-" é um radical latino que significa "dedo". ( CORRETO )

    III. Em "Fiz vestibular para o curso noturno", "-urno" é um sufixo indicador de duração( CORRETO )

    IV. Em "Esse vestido está muito indecente", "in-" é um prefixo indicador de mudança de estado. ( FALSO ), Pois, indica movimenro para dentro.

    V. Em "Quando crescer,ele será muito famoso", "-oso" é um sufixo indicador de abundância. ( CORRETO )

     

    Prefixos de origem latina

     

    a-, ab-, abs- : Afastamento, separação. Exemplos: aversão, abuso, abstinência, abstração

    en-, em-, in-: Movimento para dentro, passagem para um estado ou forma, revestimento. imergir, enterrar, embeber, injetar, importar

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf7.php

  • Se Urno é sufixo de duração

    Então seu radical é not ?

    Qual seu significado?


ID
739255
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Relacione as preposições destacadas da primeira coluna com suas respectivas ideias da segunda coluna e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1.modo                         
2.concomitância           
3.origem                      
4.direção      


( ) Nunca fui à casa nova de Martinha. 

( ) Vou chegar ao anoitecer. 

( ) A comida foi feita com muito carinho. 

( ) Chegava do trabalho sempre às 22h.

( ) Vou para o interior nas férias

( ) Daqui a dois dias as aulas começarão                              

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    (4) Nunca fui à casa nova de Martinha. → direção (indica um local ao qual nunca fui).

    (2) Vou chegar ao anoitecer. → concomitância (quando anoitecer eu vou chegar → junto à ação de anoitecer).

    (1) A comida foi feita com muito carinho. → modo (o modo que ela foi feita → com carinho).

    (3) Chegava do trabalho sempre às 22h. → origem (donde cheguei).

    (4) Vou para o interior nas férias → direção (indicando o lugar que vou).

    (4) Daqui a dois dias as aulas começarão → direção (direciona uma ação através de uma previsão temporal).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
739270
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que ocorre ambiguidade estrutural e ambiguidade lexical.

Alternativas
Comentários
  • Deve ser pelo fato de deixar a entender que Luis não foi sozinho ou que Luis foi somente ao cinema.


ID
739273
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a concordância foi realizada adequadamente, de acordo com o padrão normativo.

Alternativas

ID
739276
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando o padrão normativo da língua, analise as frases abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. No momento de desespero, chamava Nossa Senhora.

II. As histórias da família não lhe interessavam nem um pouco.

III. Ele respondeu às expectativas do novo grupo de trabalho.

IV. O penteado lembrava uma princesa de conto de fadas.

Alternativas

ID
739279
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre a oração e seus termos, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A predicação de um verbo pode variar a depender do texto em que se encontra.

II. Diferentemente dos advérbios, os substantivos, os adjetivos e os verbos podem ter seus sentidos completados por outras palavras.

III. Adjunto adnominal é o termo de valor nominal que se junta a um substantivo ou a um pronome.

Alternativas
Comentários
  • Adjunto Adnominal

    É o termo que determinaespecifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos.

  • O pronome adjetivo já é um adjunto adnominal.


ID
739282
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com relação à modalidade falada e à modalidade escrita, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
739285
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com relação à coesão e à coerência textuais, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Constituem os padrões mais evidentes de textualidade.

II. São suficientes, por si só, para estabelecer fronteiras entre textos e não- textos.

III. A presença de recursos coesivos em um texto é condição suficiente e necessária da coerência.

IV. Dá-se o nome de coesão à maneira como os elementos linguísticos presentes na superficie textual se encontram interligados entre si, por meio de recursos linguísticos.

Alternativas

ID
739288
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Do ponto de vista pragmático, a alternativa que melhor representa o objeto de estudo da aula de português é:

Alternativas

ID
739291
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta considerando as afirmativas abaixo.

I. A metonímia se processa no eixo paradimático.

II. A metáfora é uma forma de se conceber uma coisa em termos de outra.

III. "Comer como um passarinho" é um exemplo de metáfora zoomórfica.

Alternativas
Comentários
  • I. METONÍMIA: Figura que transporta o sentido de um vocábulo para outro com base em uma relação de causa e consequência.

    II. GABARITO

    III. COMPARATIVO: Parecida com a metáfora, mas ocorre quando 2 elementos em comparação estão separados por uma partícula comparativa, um conectivo.

    Fonte: ALFACON


ID
739297
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a pontuação está correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

    A alternativa B está errada porque "construído em 1943" é uma oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio, então deveria, por obrigação, ter vírgula isolando-a.

  • uai, e a crase em às 18h???


ID
739300
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta

I. O presente do indicativo expressa situações atemporais.

II. O presente do indicativo não expressa eventos ocorridos no passado.

III. O pretérito perfeito do indicativo expressa o fato passado habitual.

Alternativas
Comentários
  • A - somente a I está correta

  • I: exemplo> Ele come muito. O verbo come é atemporal.

    III: exemplo> Nós comemos muito. O verbo comemos dá a noção de que já foi concluído no passado, o mesmo não ocorre mais agora.

    A III já elimina a II.


ID
739303
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O enunciado "Declaro suspensa esta sessão" só é realmente um ato de fala performativo se as condições de felicidade para seu proferimento forem atendidas.

II. Quando a língua portuguesa toma uma palavra emprestada de outra língua, ela impõe a essa palavra as características fonológicas do português.

III. A metáfora é um fenômeno da linguagem literária o qual não ocorre comumente na linguagem diária.

Alternativas

ID
739306
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com relação aos gêneros textuais, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
739309
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Relacione os termos em negrito das orações da segunda coluna  com suas respectivas funções da primeira coluna  e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. conjunção coordenativa aditiva 

2. conjunção coordenativa adversativa 

3. pronome relativo 

4. conjunção subordinativa causal 

5. pronome substantivo mterrogativo

6. preposição 


( ) Que aconteceu ontem à noite?

( ) Você não se lembra da confusão que causou?

( ) Outro, que não eu, aceitará viver assim.

( ) Vamos que vai chover bastante.

( ) Tenho que ficar aqui ate ele chegar.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → vamos ser objetivos, acertamos só com uma assertiva:

    → (3) Você não se lembra da confusão que causou? → PRONOME RELATIVO retomando o substantivo "confusão".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • -Que aconteceu ontem à noite? -

    (5 - pronome substantivo interrogativo)

    -Você não se lembra da confusão que causou?

    (3 - pronome relativo)

    -Outro, que não eu, aceitará viver assim.

    (2 - conjunção coordenativa adversativa)

    -Vamos que vai chover bastante.

    (4 - conjunção subordinativa causal)

    -Tenho que ficar aqui ate ele chegar.

    (6 - preposição )

    GABARITO: LETRA E


ID
739312
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre a diversidade linguistica, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Os brasileiros, em sua maioria, não sabem português.

II. A língua portuguesa falada no Brasil é homogênea.

III. A gramática normativa não representa a realidade linguística.

Alternativas

ID
739315
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Relacione os tipos de norma da primeira coluna com suas respectivas características e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. norma linguistica 

2. norma padrão 

3. norma culta 


( ) A norma estabilizada, que busca neutralizar a variação e controlar a mudança. 

( ) O uso da língua em situações formais de fala e na escrita, característico de um determinado grupo mais diretamente habituado às atividades de escrita.

( ) O uso comum da língua, característico de um determinado grupo sociocultural.

) Reúne as formas contidas e prescritas pelas gramáticas normativas.

( ) Formas depreendidas da fala de individuas plenamente escolarizados. 

Alternativas

ID
739321
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa na qual todas as palavras possuem ao menos uma consoante com realização fonética velar.

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais sei, mais sei que não sei tudo.

  • CONSOANTES COM VALOR FÓNETICO "VELAR" SÃO OS SONS EM QUEM A LINGUA BATE NO CÉU DA BOCA, SÃO ELAS ( K / G / R ) = KÁ / GUÊ / RRÊ

  • pq caçamba????
  • de acordo com a novíssima gramática do Cegalla: consoantes velares são aquelas cujo obstáculo é formado pelo contato da língua com o palato mole. OU SEJA: c com som de "k", g de "guê" e q


ID
739324
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As aspas garantem que o autor produziu o texto exatamente da forma como está aspeado.

( ) É justamente por causa das diferentes condições de produção da escrita que a modalidade escrita é mais elaborada e mais correta do que a modalidade falada.

( ) A mudança de estrutura sintática possui relevância semântica. Um enunciado na voz passiva apresenta características diferentes de um enunciado na voz ativa, por exemplo.

( ) A retextualização é definida como a passagem do sonoro para o gráfico.

( ) No processo de transformação da fala em escrita, a eventual diminuição do texto pode ser decorrente da regularização linguística e não exclusivamente por seleção de informações mais importantes.

Alternativas
Comentários
  • Denomina-se retextualização o processo de produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base. Em eventos linguísticos rotineiros, a atividade de retextualização é exercida para atender aos mais diversos propósitos comunicativos: uma secretária que anota informações orais do chefe para redigir uma carta, uma pessoa contando a outra o que leu em jornais e/ou revistas, alunos que fazem anotações em uma aula, dentre outros. Embora esse processo aconteça naturalmente, não é mecânico, pois envolve operações complexas que interferem tanto na linguagem e no gênero como no sentido, uma vez que se opera, fundamentalmente, com novos parâmetros de ação interlocutiva, porque é um novo texto que será produzido: trata-se de atribuir novo propósito à interação, além de redimensionar as projeções de imagem dos interlocutores, de seus papéis sociais e comunicativos, dos conhecimentos partilhados, das motivações e intenções, do espaço e do tempo de produção e recepção


ID
739327
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre a fala e a escrita, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a altemativa correta,

I. Oralidade e escrita são praticas e uses da língua com características próprias, suficientemente opostas para caracterizar dois sistemas linguísticos dicotônicos.

II, Como todos os povos têm ou tiveram uma tradição oral, a oralidade e mais prestigiosa do que a escrita

III. A escrita não estigmatiza identitariamente grupos ou indivíduos.

Alternativas

ID
739330
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  Poema I

1.    A minha pátria é como se não fosse, é íntima
2.    Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
3.   É minha pátria. Por isso, no exílio
4.   Assistindo dormir meu filho
5.   Choro de saudades de minha pátria.

6.   Se me perguntarem o que é a minha pátria direi:
7.   Não sei. De fato, não sei
8.   Como, por que e quando a minha pátria
9.   Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
10. Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
11. Em longas lágrimas amargas.

12. Vontade de beijar os olhos de minha pátria
13. De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos...
14. Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) tão feias
15. De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
16. E sem meias pátria minha
17. Tão pobrinha!
      (...)
18. Quero rever-te, pátria minha, e para
19. Rever-te me esqueci de tudo
20. Fui cego, estropiado, surdo, mudo
21. Vi minha humilde morte cara a cara
22. Rasguei poemas, mulheres, horizontes
23. Fiquei simples, sem fontes.

24. Pátria minha... A minha pátria não é florão, nem ostenta
25. Lábaro não; a minha pátria é desolação
26. De caminhos, a minha pátria é terra sedenta
      (...)
27. Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa
28. Que brinca em teus cabelos e te alisa
29. Pátria minha, e perfuma o teu chão...
30. Que vontade de adormecer-me
31. Entre teus doces montes, pátria minha
32. Atento à fome em tuas entranhas
33. E ao batuque em teu coração.

34. Não te direi o nome, pátria minha
35. Teu nome é pátria amada, é patriazinha
36. Não rima com mãe gentil
37. Vives em mim como uma filha, que és
38. Uma ilha de ternura: a Ilha
39. Brasil, talvez.
     (...)
(Moraes, Vinicius de. Pátria mina).

Vinicius de Moraes tematiza a relação do eu-lírico com a pátria. Assim, relacionando o poema com as proposições de Stuart Hall, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
739333
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  Poema I

1.    A minha pátria é como se não fosse, é íntima
2.    Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
3.   É minha pátria. Por isso, no exílio
4.   Assistindo dormir meu filho
5.   Choro de saudades de minha pátria.

6.   Se me perguntarem o que é a minha pátria direi:
7.   Não sei. De fato, não sei
8.   Como, por que e quando a minha pátria
9.   Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
10. Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
11. Em longas lágrimas amargas.

12. Vontade de beijar os olhos de minha pátria
13. De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos...
14. Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) tão feias
15. De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
16. E sem meias pátria minha
17. Tão pobrinha!
      (...)
18. Quero rever-te, pátria minha, e para
19. Rever-te me esqueci de tudo
20. Fui cego, estropiado, surdo, mudo
21. Vi minha humilde morte cara a cara
22. Rasguei poemas, mulheres, horizontes
23. Fiquei simples, sem fontes.

24. Pátria minha... A minha pátria não é florão, nem ostenta
25. Lábaro não; a minha pátria é desolação
26. De caminhos, a minha pátria é terra sedenta
      (...)
27. Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa
28. Que brinca em teus cabelos e te alisa
29. Pátria minha, e perfuma o teu chão...
30. Que vontade de adormecer-me
31. Entre teus doces montes, pátria minha
32. Atento à fome em tuas entranhas
33. E ao batuque em teu coração.

34. Não te direi o nome, pátria minha
35. Teu nome é pátria amada, é patriazinha
36. Não rima com mãe gentil
37. Vives em mim como uma filha, que és
38. Uma ilha de ternura: a Ilha
39. Brasil, talvez.
     (...)
(Moraes, Vinicius de. Pátria mina).

O eu-lírico descreve a pátria de forma subjetiva. E para isso apresenta várias metáforas nas quais declara seus sentimentos. A este respeito, na linha 17 usa a expressão "Tão pobrinha! ". Sabendo-se que o poeta domina o uso da norma culta, afirma-se corretamente que na estrofe a expressão coloquial serve para:

I. demonstrar a relação íntima que mantém com a pátria.

II. confirmar a ideia de que o Brasil é um país desigual que não dá assistência aos excluídos.

III. declarar de modo carinhoso sua empatia pelos problemas de dependência econômica do Brasil.

IV. reforçar a permanência de traços românticos na poesia brasileira.


Das afirmativas acima, estão corretas, somente:

Alternativas

ID
739336
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  Poema I

1.    A minha pátria é como se não fosse, é íntima
2.    Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
3.   É minha pátria. Por isso, no exílio
4.   Assistindo dormir meu filho
5.   Choro de saudades de minha pátria.

6.   Se me perguntarem o que é a minha pátria direi:
7.   Não sei. De fato, não sei
8.   Como, por que e quando a minha pátria
9.   Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
10. Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
11. Em longas lágrimas amargas.

12. Vontade de beijar os olhos de minha pátria
13. De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos...
14. Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) tão feias
15. De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
16. E sem meias pátria minha
17. Tão pobrinha!
      (...)
18. Quero rever-te, pátria minha, e para
19. Rever-te me esqueci de tudo
20. Fui cego, estropiado, surdo, mudo
21. Vi minha humilde morte cara a cara
22. Rasguei poemas, mulheres, horizontes
23. Fiquei simples, sem fontes.

24. Pátria minha... A minha pátria não é florão, nem ostenta
25. Lábaro não; a minha pátria é desolação
26. De caminhos, a minha pátria é terra sedenta
      (...)
27. Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa
28. Que brinca em teus cabelos e te alisa
29. Pátria minha, e perfuma o teu chão...
30. Que vontade de adormecer-me
31. Entre teus doces montes, pátria minha
32. Atento à fome em tuas entranhas
33. E ao batuque em teu coração.

34. Não te direi o nome, pátria minha
35. Teu nome é pátria amada, é patriazinha
36. Não rima com mãe gentil
37. Vives em mim como uma filha, que és
38. Uma ilha de ternura: a Ilha
39. Brasil, talvez.
     (...)
(Moraes, Vinicius de. Pátria mina).

Com base na análise do poema I e nas ideias relacionadas às questões de identidade e literatura nacional, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Segundo Paul Ricoeur um indivíduo narra a si mesmo através de historias das quais pode extrair a definição de sua própria essência o que se confirma no poema.

II. O poeta oscila entre a sacralização e dessacralização, pois em todo o poema apresenta a adesão à pátria mistificada ao lado de uma visão realista dos problemas.

III. Em se tratando de uma pátria que surgiu no contexto da colonização, é visível a critica aos sistemas totalitários e hegemônicos no poema.

IV. O poeta se opõe aos discursos ufanistas e acríticos sobre a pátria.

Alternativas

ID
739339
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

No romance-rapsódia Macunaíma, Mario de Andrade cria uma narrativa épica cujo protagonista pode ser designado como "herói sem nenhum caráter". Sobre este romance, analise as afirmativas abaixo colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A ausência de caráter apresenta uma crítica pessimista da alma brasileira.

( ) A caracterização do protagonista como anti-herói, marca uma mentalidade cultural com potencial revolucionário.

( ) Constitui um contradiscurso em relação à consistência hegemônica que se firmou ao longo da história nacional.

( ) Integra o espaço, e o referencial mítico maravilhoso e americano.

( ) Pela inversão parodística, o herói civilizado destrona o anti-herói.

Alternativas

ID
739342
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre o romance e suas características, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
739345
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto IV
                          A carta

Ali   andavam entre eles três ou quatro moças, muito  novas  e  muito gentis,  com
cabelos mui pretos e compridos pelas espáduas, e suas vergonhas, tão altas e tão
cerradinhas  e  tão  limpas     das    cabeleiras que, de as muito bem olharmos,  não
tínhamos nenhuma vergonha.

(CAMINHA, Pero Vaz de, In: CASTRO, Sílvio. A carta de Pero Vaz de Caminha: o descobrimento do Brasil. Porto Alegre: L & PM, 1996).

Texto V
                    As meninas da gare

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinha
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha.

(ANDRADE, Oswald de.In: MORICONI, Italo. Os cem melhores poemas do século).

Das leituras dos textos IV e V e com base nas proposições da fase heróica do modernismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Oswald de Andrade, através da paródia, critica a retórica da negatividade utilizada por Caminha para descrever os índios.

II. Oswald de Andrade, dialoga com Pero Vaz de Caminha, ao citar a Carta e evocar a descoberta do Brasil como mito da cordialidade.

III. Oswald de Andrade, opera no diapasão modernista, ao desconstruir o discurso etnocêntrico dos colonizadores.

IV. Oswald de Andrade, transforma as indias em meninas da gare, reescrevendo o trecho mais erótico da Carta.

Alternativas
Comentários
  • alguém explica pfv

  • Em meu ponto de vista: II. Errado Pero Vaz de Caminha, relata na carta em detalhes as características das índias como algo real e não algo mitológico e cordial. IV. Errado Oswaldo Cruz, não transforma as índias em meninas da gare, ele simplesmente as denominam como tal.

ID
739348
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando as ideias de Roberto Reis, a respeito do processo de legitimação de obras literárias, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
739351
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   CANTO IV

II

Dormindo estava Paraguaçu formosa,

Onde um claro ribeiro à sombra corre;

Lânguida está, como ela, a branca rosa,

E nas plantas com a calma o vigor morre;

Mas buscando a frescura deleitosa

De um grão maracujá, que ali discorre,

Recostava-se a bela sobre um posto

Que, encobrindo-lhe o mais, descobre o rosto.


III

Respira tão tranqüila, tão serena,

E em langor tão suave adormecida,

Como quem livre de temor, ou pena,

Repousa, dando pausa à doce vida.

Ali passar a ardente sesta ordena

O bravo Jararaca, a quem convida

A frescura do sítio e sombra amada,

E dentro d'água a imagem da latada.


IV

No diáfano reflexo da onda pura

Avistou dentro dágua buliçosa,

Tremulando, a belíssima figura.

Pasma, nem cre que imagem tão formosa

Seja cópia de humana criatura.

E, remirando a face prodigiosa,

Olha de um lado e doutro, e busca atento

Quem seja original deste portento.


V

Enquanto tudo explora com cuidado,

Vai dar cos olhos na gentil donzela;

Fica sem uso dalma arrebatado,

Que toda quanta tem se ocupa em vê-la:

Ambos fora de si, desacordado

Ele mais de observar coisa tão bela,

Ela absorta no sono em que pegara,

Ele encantado a contemplar-lhe a cara.


VI

Quisera bem falar, mas não acerta,

Por mais que dentro em si fazia estudo.

Ela de um seu suspiro olhou desperta;

Ele daquele olhar ficou mais mudo.

Levanta-se a donzela mal coberta,

Tomando a rama por modesto escudo;

Pôs-Ihe os olhos então, porém tão fera,

Como nunca beleza se pudera.


VII

Voa, não corre, pelo denso mato,

A buscar na cabana o seu retiro;

E, indo ele a suspirar, vê num ato,

Em meio ela fugir do seu suspiro.

Nem torna o triste a si por longo trato,

Até que, dando à mágua algum respiro,

Por saber donde habita, ou quem seja ela,

Seguiu voando os passos da donzela.


(DURÃO, Santa Rita. Caramuru. In: CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1988).

A partir da análise de Antonio Candido, pode-se compreender o poema como um antagonismo pendular entre movimento e parada.

Neste caso movimento e parada significam, respectivamente.

Alternativas

ID
739354
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   CANTO IV

II

Dormindo estava Paraguaçu formosa,

Onde um claro ribeiro à sombra corre;

Lânguida está, como ela, a branca rosa,

E nas plantas com a calma o vigor morre;

Mas buscando a frescura deleitosa

De um grão maracujá, que ali discorre,

Recostava-se a bela sobre um posto

Que, encobrindo-lhe o mais, descobre o rosto.


III

Respira tão tranqüila, tão serena,

E em langor tão suave adormecida,

Como quem livre de temor, ou pena,

Repousa, dando pausa à doce vida.

Ali passar a ardente sesta ordena

O bravo Jararaca, a quem convida

A frescura do sítio e sombra amada,

E dentro d'água a imagem da latada.


IV

No diáfano reflexo da onda pura

Avistou dentro dágua buliçosa,

Tremulando, a belíssima figura.

Pasma, nem cre que imagem tão formosa

Seja cópia de humana criatura.

E, remirando a face prodigiosa,

Olha de um lado e doutro, e busca atento

Quem seja original deste portento.


V

Enquanto tudo explora com cuidado,

Vai dar cos olhos na gentil donzela;

Fica sem uso dalma arrebatado,

Que toda quanta tem se ocupa em vê-la:

Ambos fora de si, desacordado

Ele mais de observar coisa tão bela,

Ela absorta no sono em que pegara,

Ele encantado a contemplar-lhe a cara.


VI

Quisera bem falar, mas não acerta,

Por mais que dentro em si fazia estudo.

Ela de um seu suspiro olhou desperta;

Ele daquele olhar ficou mais mudo.

Levanta-se a donzela mal coberta,

Tomando a rama por modesto escudo;

Pôs-Ihe os olhos então, porém tão fera,

Como nunca beleza se pudera.


VII

Voa, não corre, pelo denso mato,

A buscar na cabana o seu retiro;

E, indo ele a suspirar, vê num ato,

Em meio ela fugir do seu suspiro.

Nem torna o triste a si por longo trato,

Até que, dando à mágua algum respiro,

Por saber donde habita, ou quem seja ela,

Seguiu voando os passos da donzela.


(DURÃO, Santa Rita. Caramuru. In: CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1988).

Neste conto Caramuru, que Antonio Candido denomina como "Sono de Paraguaçu", encontramos a polarização entre os momentos de guerra e os momentos de paz, transfigurada simbolicamente na cena indílica. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I - O sono da índia se dá em um típico locus amoenus, o que é , ao mesmo tempo, espaço pitoresco americano e lugar idealizado nas literaturas de inspiração clássica.

II - Trata-se de uma situação plátonica, onde a perfeição da realidade é vista através de seu reflexo imperfeito.

III - O encontro dos amantes anuncia a guerra entre Caramuru, o invasor, e o bravo guerreiro , Jararaca, futuro esposo de Paraguaçu.

Alternativas

ID
739357
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

"Porque cada conto traz um componente selado com sua origem: a da estória. E com o modo de se contar a estória: é uma forma breve. E com o modo pelo qual se constrói este seu jeito de ser, economizando meios narrativos, mediante contração de impulsos, condensação de recursos, tensão das fibras do narrar. (...) Além disso, são modos peculiares de uma época da história. (...) Como são também modos peculiares de uma face ou de uma fase da produção desse contista, num tempo determinado, num determinado país." (GOTLIB, Nadia. Teoria do conto. p. 82).

Na antologia que organizou, Italo Moriconi apresenta um painel sobre o conto brasileiro, utilizando critérios de delimitação temporal por décadas. Nesse sentido, sobre a contística brasileira, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Ana Cristina César e Adelia Prado são poetisas que, nos anos 70, romperam barreiras e optaram também pela escrita de narrativas curtas.

II. Os contos publicados nos anos 60 apresentam uma exacerbação do viés erótico e da temática do corpo.

III. Os anos 90 mostram um esgotamento da contística, que se volta para uma revisitação das formas do passado.

IV. A década de 70 foi a década do conto, com intensa produção de autores que apresentavam domínio da técnica narrativa e agilidade na escrita.

Alternativas