SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Desenvolvimento de Biofármacos


ID
1721458
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Metodologia Científica é o conjunto de etapas ordenadamente dispostas a serem executadas na investigação de um fenômeno. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Mudanças revolucionárias em uma área do conhecimento são denominadas quebras de paradigma.

II. Tautologias têm um caráter de circularidade e são afirmativas que não podem ser testadas.

III. Epistemologia é um ramo da filosofia que estuda a origem e a construção do conhecimento.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721461
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Com base nas Boas Práticas de Laboratório, um estudo é um conjunto de ensaios aplicado a uma ou mais substâncias-teste visando à obtenção de dados sobre suas propriedades e o seu nível de segurança para a saúde humana, vegetal, animal e o meio ambiente. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A substância-teste é qualquer espécie química, biológica ou biotecnológica, formulação ou metabólio que esteja sob investigação em um estudo.

II. A substância de referência é qualquer espécie química, biológica ou biotecnológica bem definida, ou mistura, com exceção de substância-teste, usada para estabelecer comparações como base para medidas físicas, químicas ou biológicas conhecidas, não podendo, entretanto, ser o próprio padrão analítico.

III. O sistema-teste pode ser qualquer animal, planta, microorganismo, bem como, outro sistema celular, subcelular, químico ou físico, ou combinação destes, com exceção dos sistemas ecológicos complexos.

IV. Veículo é qualquer agente facilitador da mistura, dispersão ou solubilização da substância-teste ou da substância de referência para aplicação no sistema-teste.

V. O plano de estudo é o documento que define o objetivo do estudo e a maneira como será conduzido, podendo incluir fases conduzidas em unidades operacionais geograficamente diferentes.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721464
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os conceitos de Sensibilidade e Especificidade são conceitos importantes na área médica, visto tratarem de medir a eficiência de testes diagnósticos ou vacinas. Suponha que um determinado teste possui valores de sensibilidade = 0,95 e especificidade = 0,99, a partir desta informação pode se concluir que o seu resultado apresentará aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • Já fiz e refiz algumas vezes a questão, porém o resultado sempre dá a letra B.

    SENSIBILIDADE = VP / VP + FN

    95% = 95 / 100

    VP = 95%; FN = 5%

    ESPECIFICIDADE = VN / VN + FP

    99% = 99 / 100

    VN = 99%; FP = 1%


ID
1721467
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Metodologia Científica é o conjunto de etapas ordenadamente dispostas a serem executadas na investigação de um fenômeno. A Metodologia Científica é constituída pelas etapas de formulação do problema, formulação de hipóteses, coleta dos dados, análise dos dados, conclusões e generalizações. Sobre a elaboração de hipóteses, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1721470
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

O controle da esterilização é uma etapa crítica na rotina de um laboratório¸ visto que microorganismos podem sobreviver por diferentes falhas ocorridas durante o processo de esterilização. Desta forma, é extremamente importante a utilização de testes físicos, químicos ou biológicos para evitar falhas durante o processo. 

I. A monitoração química em autoclaves consiste em verificar os parâmetros de tempo, temperatura e pressão do aparelho.

II. Normalmente os testes biológicos utilizam esporos de Bacillus stearothermophilus (mais recentemente: Geobacillus stearothermophilus) por serem altamente resistentes ao calor úmido e também patogênicos.

III. Os integradores e os emuladores são indicadores químicos de maior confiabilidade, pois usam vários parâmetros simultaneamente.

IV. Os indicadores químicos externos indicam que o vapor entrou em contato com a superfície exposta, enquanto os internos indicam que o vapor penetrou o interior da embalagem.

V. A monitoração por testes biológicos é a mais confiável e também menos dispendiosa.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721473
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei de Inovação, Lei 10.973 de 02/12/2004 define as Instituições Científica e Tecnológica (ICT) como órgão ou entidade da administração pública que tenha por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada, de caráter científico ou tecnológico. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação às ICTs.

( ) As ICTs podem firmar contratos ou convênios para compartilhar seus laboratórios com microempresas e empresas de pequeno porte em atividades voltadas à inovação tecnológica por prazo determinado e sem remuneração.

( ) O inventor independente que possua um depósito de pedido de patente pode solicitar a ICT a adoção de sua criação visando à elaboração de projeto para o seu desenvolvimento, incubação, utilização e industrialização pelo setor produtivo.

( ) As ICTs podem firmar contratos de transferência de tecnologia e licenciamento de criação por elas desenvolvida somente sem clausula de exclusividade.

( ) A ICT poderá obter o direito de uso ou de exploração de criação protegida.

( ) A ICT deverá dispor de Núcleo de Inovação tecnológica (NIT) próprio ou em associação com outras ICT com a finalidade de gerir sua política de inovação.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • O primeiro item da afirmação está certo, dada a alteração da lei (Redação pela lei nº 13.243 de 2016):

    Art. 4º A ICT poderá, mediante contrapartida financeira ou não financeira e por prazo determinado, nos termos do contrato ou convênio:

    I - compartilhar seus laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações com ICT ou empresas em ações voltadas à inovação tecnológica para consecução dasatividades de incubação, sem prejuizo de sua atividade finalística;

    II - permitir a utilização de seus laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações existentes em suas próprias dependências por ICT, empresas ou pessoas físicas voltadas a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, desde que tal permissão não interfira diretamente em sua atividade-fim nem com ela conflite; 

     

  • (F) As ICTs podem firmar contratos ou convênios para compartilhar seus laboratórios com microempresas e empresas de pequeno porte em atividades voltadas à inovação tecnológica por prazo determinado e sem remuneração. Art. 4º A ICT pública poderá, mediante contrapartida financeira ou não financeira e por prazo determinado, nos termos de contrato ou convênio: (Redação pela Lei nº 13.243, de 2016). I - compartilhar seus laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações com ICT ou empresas em ações voltadas à inovação tecnológica para consecução das atividades de incubação, sem prejuízo de sua atividade finalística; (Redação pela Lei nº 13.243, de 2016)

    (V) O inventor independente que possua um depósito de pedido de patente pode solicitar a ICT a adoção de sua criação visando à elaboração de projeto para o seu desenvolvimento, incubação, utilização e industrialização pelo setor produtivo. Art. 22. Ao inventor independente que comprove depósito de pedido de patente é facultado solicitar a adoção de sua criação por ICT pública, que decidirá quanto à conveniência e à oportunidade da solicitação e à elaboração de projeto voltado à avaliação da criação para futuro desenvolvimento, incubação, utilização, industrialização e inserção no mercado.

    (F) As ICTs podem firmar contratos de transferência de tecnologia e licenciamento de criação por elas desenvolvida somente sem clausula de exclusividade. Art. 6º É facultado à ICT pública celebrar contrato de transferência de tecnologia e de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação por ela desenvolvida isoladamente ou por meio de parceria. 

    (V) A ICT poderá obter o direito de uso ou de exploração de criação protegida. Art. 7º A ICT poderá obter o direito de uso ou de exploração de criação protegida.

    (V) A ICT deverá dispor de Núcleo de Inovação tecnológica (NIT) próprio ou em associação com outras ICT com a finalidade de gerir sua política de inovação. Art. 16. Para apoiar a gestão de sua política de inovação, a ICT pública deverá dispor de Núcleo de Inovação Tecnológica, próprio ou em associação com outras ICTs. 


ID
1721476
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Lei de Propriedade Industrial, 9.279/96, regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Em relação a esta Lei podemos afirmar que:

I. A invenção para ser patenteável deve preencher os requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial, e também atender à condição de suficiência descritiva.

II. As técnicas e métodos operatórios, bem como métodos terapêuticos ou de diagnóstico, para aplicação no corpo humano ou animal são considerados invenções.

III. O pedido de patente de invenção terá de se referir a uma única invenção ou a um grupo de invenções inter-relacionadas de maneira a compreenderem um único conceito inventivo.

IV. Não são patenteáveis o todo ou parte dos seres vivos, bem como os microorganismos transgênicos.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721479
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Um aluno de graduação foi contratado como estagiário no setor de pesquisa de uma empresa de biotecnologia para trabalhar no desenvolvimento de imunobiológicos. Na vigência do contrato de trabalho, o estagiário aperfeiçoou um processo de produção de anticorpos monoclonais, o que gerou um depósito de um pedido de patente. O direito patrimonial sobre tal pedido de patente é do:

Alternativas

ID
1721482
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Em engenharia genética, uma das etapas importantes no processo de criação de moléculas de DNA recombinante é a obtenção dos fragmentos de DNA de interesse, esta etapa pode ser realizada com o uso de enzimas de restrição. Em relação a estas enzimas, é correto afirmar que:

I. Estas enzimas são endonucleases das moléculas de DNA que cortam em locais aleatórios.

II. De acordo com a enzima utilizada, podem ser gerados fragmentos de DNA com extremidades coesivas ou cegas.

III. As enzimas que geram fragmentos com extremidade cega são particularmente úteis na clonagem de genes visto que geram fragmentos que apresentam um pequeno número de nucleotídeos em cadeia simples, capazes de hibridizar com uma sequência de bases complementar.

IV. Estas enzimas catalisam a destruição de uma ligação fosfodiéster entre dois nucleotídeos consecutivos ligados a determinadas bases.

V. Qualquer molécula de DNA derivada de vírus, bactérias, insetos ou humanos contém alvos de enzimas de restrição.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • I. Errado. As enzimas de restrição são caracterizadas por sua seletividade, portanto não clivam de forma aleatória;

    II. Correto. As enzimas de restrição podem gerar fragmentos com extremidades adesivas (sticky ends), fora do eixo de simetria e com pbs desemparelhadas, ou fragmentos com extremidades abruptas (blund ends), onde o corte acontece no eixo de simetria e os pbs estão pareados;

    III. As extremidades abruptas, ou cegas, não possuem cadeia simples. 

     


ID
1721485
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Os vetores de clonagem molecular devem ser capazes de replicação em uma célula viva de modo a amplificar a informação genética que foi inserida nos mesmos. Também é importante que exista um meio de identificar e recuperar rapidamente a molécula recombinante. Além disso, vários vetores de clonagem estão atualmente em uso adequados para tamanhos diferentes de inserção de DNA ou para usos diferentes do clone. Assinale a sequência abaixo que apresenta os vetores em ordem crescente em relação ao tamanho de inserções.

Alternativas

ID
1721488
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Em relação à Biotecnologia aplicada à área humana, podemos citar a obtenção de vacinas produzidas por engenharia genética, a terapia gênica, e a obtenção de produtos farmacêuticos recombinantes e anticorpos modificados entre outros. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação às vacinas e aos produtos farmacêuticos produzidos por engenharia genética:

( ) A grande desvantagem desta tecnologia é a utilização de vacinas vivas usando vírus ou bactérias atenuadas.

( ) Uma vantagem é a possibilidade de obtenção de antígenos com maior poder de antigenicidade a partir de fusão de genes.

( ) Uma possibilidade gerada por esta tecnologia é a obtenção de vacinas formadas por plasmídios contendo genes que codificam antígenos patogênicos ou tumorais.

( ) Uma das vantagens da produção de produtos farmacêuticos em microorganismos é a produção em grande escala e a facilidade de purificação comparada com a obtenção a partir de fontes naturais (humanos ou animais).

( ) Uma desvantagem na produção de fármacos em sistemas eucariontes é o alto custo de purificação do fármaco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas

ID
1721491
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Um pesquisador, visando obter um produto farmacêutico recombinante após a clonagem do gene (cDNA) em um vetor de expressão de procarionte, utilizou células bacterianas para expressar o gene. Apesar de ter obtido uma grande quantidade do produto e ter sido economicamente viável o processo de purificação do mesmo, durante os testes in vivo deste fármaco foi detectado que sua função biológica foi menos efetiva do que a desejada. Dentre as alternativas abaixo, a que melhor se adequa para justificar este resultado é:

Alternativas

ID
1721494
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Na técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR), normalmente usa-se a enzima Taq DNA polimerase obtida do microorganismo termófilo Thermus aquaticus para a maioria das aplicações. Entretanto, em alguns casos específicos o pesquisador prefere utilizar a enzima Pfu DNA polimerase obtida do microorganismo hipertermófilo Pyrococcus furiosus. Dá-se preferência a essa enzima principalmente devido:

Alternativas
Comentários
  • Características da Pfu DNA polimerase: maior fidelidade, termoestabilidade, atividade exonuclease 3' --> 5', é lenta e sua amplificação resulta em fragmentos de extremidade "cega".

    Fonte: Apostila Perito Criminal da Leilane Verga


ID
1721497
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Um aluno do curso de biologia foi recém contratado como estagiário para trabalhar num laboratório de pesquisa na área farmacêutica. Inicialmente, foi pedido a ele que avaliasse a precisão de diferentes técnicas de dosagem de uma mesma substância. O estagiário realizou a dosagem utilizando quatro diferentes métodos. A média foi calculada a partir dos resultados obtidos de três experimentos independentes para cada método, também foi calculado o desvio padrão e o coeficiente de variação para cada um dos métodos. Estes resultados estão apresentados na tabela abaixo. 

  Método         Média(X) (g/mL)      Desvio padrão (δ) (g/mL)           Coeficiente de variação (CV) (%)
A                              30                              7,5                                                      25,0
B                              40                            21,0                                                      52,5
C                              30                           12,0                                                      40,0
D                             50                            20,0                                                      40,0                 

A partir deste resultado, analise as afirmativas a seguir.

I. O método B apresenta a média menos representativa.

II. O método D é o mais preciso por apresentar o maior valor médio.

III. O melhor método testado foi o A visto que apresenta o menor grau de dispersão.

IV. Os métodos C e D apresentam uma precisão equivalente.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721500
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A análise das informações contida nos documentos de patente, associada a uma visão de mercado e alinhada com o planejamento estratégico da empresa, visando orientar a tomada de decisões, é uma potente ferramenta de prospecção tecnológica. Sobre a análise de documentos de patente, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1721503
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Segundo o manual de Biossegurança, importantes cuidados e procedimentos devem ser seguidos para o descarte dos resíduos gerados em laboratório. No caso de descarte de material biológico, o procedimento que está em desacordo com o Manual é:

Alternativas

ID
1721506
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Utilizando as Noções de Biossegurança em relação ao tipo de rejeito produzido no laboratório e aos cuidados necessários para o seu gerenciamento podemos afirmar que:

I. As soluções alcalinas não precisam ser diluídas e neutralizadas antes de serem despejadas.

II. Rejeitos inflamáveis devem ser colocados em recipientes à prova de fogo.

III. Substâncias químicas tóxicas podem ser despejadas se, antes, forem devidamente diluídas. A torneira deverá permanecer aberta por um longo tempo, de maneira a favorecer o processo de diluição.

IV. Os recipientes coletores devem ser fechados de forma estanque e identificados claramente de acordo com os seus conteúdos.

V. Solventes e rejeitos inflamáveis podem ser estocados em bancadas, armários, prateleira ou sob as pias.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721509
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre o desenvolvimento de projetos de transposição de escala (scale-up) no desenvolvimento de produtos farmacêuticos, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • considerar que a escala do processo piloto(bancada) e industrial possuem enorme diferença de proporção. Desse modo fica fácil entender que será necessário realizar ajustes e que não obteremos o mesmo resultado se compararmos os dois processos


ID
1721512
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Os recentes avanços da Biotecnologia têm permitido a produção dos chamados Anticorpos Monoclonais, que possuem diversas aplicações na área de saúde humana, como componentes em conjuntos e reativos para testes de diagnósticos, uso em transplantes, no tratamento de uma variedade de doenças auto-imunes e também na terapia do câncer. Com relação aos anticorpos monoclonais, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1721515
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos. A pesquisa científica pode ser:

I. quantitativa quando traduz em números as opiniões e as informações para serem classificadas e analisadas.

II. bibliográfica quando recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema.

III. experimental quando está baseada na observação dos fatos tal como ocorrem.

IV. pesquisa pura (básica) quando é voltada para a solução de problemas concretos da vida moderna.

V. qualitativa quando as informações obtidas não podem ser quantificáveis.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721518
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quando pensamos em imunidade associamos a habilidade que um organismo tem em resistir às infecções. Neste contexto, ao observar que um organismo é capaz de responder rapidamente contra um microorganismo ou antígeno e reagir essencialmente do mesmo modo a cada vez que se expoe às infecções, nos referimos à imunidade:

Alternativas
Comentários
  • A imunidade inata (natural) é assim denominada porque está presente desde o nascimento e não precisa ser aprendida através da exposição de um invasor. Assim, ela oferece uma resposta imediata a invasões estranhas. Entretanto, seus componentes tratam todos os invasores estranhos basicamente do mesmo modo. Eles reconhecem somente um número limitado de substâncias de identificação (antígenos) nos invasores estranhos. No entanto, estes antígenos estão presentes em muitos invasores distintos. A imunidade inata, ao contrário da imunidade adquirida, não possui memória dos encontros, não se lembra de antígenos estranhos específicos e não oferece qualquer proteção contínua contra infecções futuras.

    Os glóbulos brancos presentes na imunidade inata são

    Monócitos (que se desenvolvem em macrófagos)

    Neutrófilos

    Eosinófilos

    Basófilos

    Células natural killer

    Cada tipo tem uma função distinta.

    Outros participantes na imunidade inata são

    O sistema de complemento

    Citocinas


ID
1721521
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O progenitor mielóide dá origem aos eritrócitos, plaquetas, granulócitos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos), mastócitos e os monócitos. Entre essas células, as que apresentam como principal função armazenar potentes mediadores químicos da inflamação, sendo células próprias do tecido conjuntivo são:

Alternativas
Comentários
  •  Os mastócitos distribuem-se estrategicamente junto a vasos sanguíneos, nervos e sob o epitélio da pele e desempenham papel primordial nas reações inflamatórias agudas.

  • Os Mastócitos são células próprias do tecido conjuntivo. Gabarito letra A.

    O monócito é a maior célula encontrada no sangue periférico. Quando migra para o tecido, ela recebe o nome de macrófago. Adicionalmente, basófilo e o neutrófilo são células encontradas no sangue períférico.


ID
1721524
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O sistema do complemento consiste de um grupo de várias proteínas plasmáticas que interagem sequencialmente e produzem substâncias que medeiam várias funções da resposta inflamatória. A ativação do complemento é iniciada pelas vias clássica, da lectina ou pela alternativa. Entre os componentes do complemento, a que poderia estar ausente e o sistema ainda permanecer capaz de ativar a via alternativa é:

Alternativas
Comentários
  • D) CORRETO, características da VIA ALTERNATIVA:

    presença do FATOR D e do FATOR B sendo hidrolizado espontaneamente no plasma;

    ñ precisam de C1, C2 E C4 para ativar esta via.

  • Passando aqui 4 anos depois para complementar o comentário deixado em 2018.

    O sistema complemento é ativado por três vias, são elas:

    Via clássica: C1 - C2 e C4;

    Via alternativa: C3; e

    Via lectina: MASP1 E MASP2.

    Com essas informações é possível enforcar a questão.

    Bons estudos!


ID
1721527
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Farmacocinética é descrita de acordo com as afirmativas a seguir.

I. Ela estuda as drogas sob todos os aspectos, desde as suas origens até os seus efeitos no ser humano.

II. Ela estuda a inter-relação da concentração de uma droga específica com seu receptor, bem como o respectivo mecanismo de ação.

III. Ela estuda os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção de fármacos.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • II- Ela estuda a inter-relação da concentração de uma droga específica com seu receptor, bem como o respectivo mecanismo de ação. Trata-se da farmacoDinâmica.

    D = o que a Droga faz no corpo

  • I e II - farmacodinâmica

    III- farmacocinética


ID
1721530
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na atualidade os principais sistemas de expressão de proteínas recombinantes são: bactérias (E. coli), leveduras e fungos, células de insetos, células vegetais e células de mamíferos. Entretanto, o processamento dos oligossacarídeos por esses diferentes tipos de células gera uma heterogeneidade de formas estruturais pela adição de glicanos à cadeia polipeptídica (modificações pós-traducionais), que deve ser monitorada em um bioprocesso desenvolvido para a produção de um biofármaco. Entre as estruturas de N-glicanos típicos predominantes nesses tipos de células, as células vegetais apresentam uma estrutura:

Alternativas

ID
1721533
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No operon lac durante o controle da expressão genética em procariotas, se a lactose estiver presente, acontece:

Alternativas
Comentários
  • Para que a proteína repressora não se ligue à região operadora é necessário a presença de lactose no meio, pois o complexo lactose-proteína repressora faz com que ocorra uma modificação alostérica na proteína repressora, que não se liga à região operadora, permintindo que a enzima RNA Polimerase se se ligue na região promotora e efetue a síntese de RNAm.


ID
1721536
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A função de um vetor na engenharia genética do DNA recombinante é:

Alternativas

ID
1721539
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No metabolismo de células de mamíferos cultivadas in vitro, a glicose e a glutamina são os dois principais substratos dos meios de cultura utilizados. Quando em excesso geram componentes que inibem o crescimento das células, interferindo no pH e no aumento da osmolalidade do meio. Estes componentes são:

Alternativas

ID
1721542
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os marcadores moleculares incluem:

I. isoenzimas que permitem a identificação ou a diferenciação de organismos.

II. sequências de DNA codificadoras de enzimas-repórter, facilitando a avaliação da eficiência de transformação ou da função de sequências reguladoras de DNA.

III. genes capazes de conferir resistência a antibióticos.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
    • Marcador molecular são  que revelam  entre indivíduos geneticamente relacionados. Os marcadores moleculares são amplamente utilizados para estudo populacional, mapeamento e análises de similaridade e ainda, distância genética. Além disso, é possível, com estes, identificarem acessos de plantas, isolados de um microrganismo ou até completar estudos de sistemática. Esta revisão tem o objetivo de esclarecer as utilidades aplicacionais dos marcadores moleculares, e também as diferentes técnicas utilizadas, no estudo dos marcadores moleculares, e suas respectivas particularidades, todas com a meta de detectar polimorfismos em uma molécula de DNA. Existem 2 tipos de Marcadores Moleculares: os marcadores de evolução lenta e os marcadores de evolução rápida.

    1. Marcadores de Evolução Lenta como a taxa de mudança é lenta, os indivíduos proximamente aparentados (mesma família), não apresentam diferenças, sendo mais adequado para estudos que envolvem diferentes espécies ou táxons supra específicos, ou seja, filogenia. Ex:. RFLPs e sequenciamento
    2. Marcadores de Evolução Rápida como a taxa de mudança é rápida, mesmo indivíduos muito aparentados, serão diferentes entre em si, sendo mais adequado para estudo de indivíduos, famílias e populações. Ex:. RAPDs,  e microsatélites. (Evolução, vol.1 CEDERJ).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcador_molecular

  • O uso de marcadores moleculares permite que a seleção e novos cruzamentos sejam realizados em uma mesma geração, o que aumenta consideravelmente a eficiência de um programa de melhoramento. Podem ser usados mesmo que não tenham sido mapeados, ou seja, associados a um gene, a uma região cromossômica ou a um fenótipo, desde que possam ser seguidos em gerações subsequentes, comprovando sua natureza genética (Ferreira & Grattapaglia, 1998; Milach, 1988a).

    • Marcadores moleculares de DNA têm sido usados para sinalização de genes de resistência a doenças, insetos e pragas; avaliação e caracterização de germoplasma; melhoramento dos pais de híbridos; introgressão gênica e seleção auxiliada por marcadores; desenvolvimento de mapas genéticos; determinação de grupos heteróticos e associação com regiões genômicas que afetam heterose; reconstituição de pedigrees; testes de pureza genética; seleção de resistência a patógenos exóticos ainda inexistentes em determinada região; associação com caracteres quantitativos; estudos de interação genótipo-ambiente; processos legais; entre outros (Rafalski & Tingey, 1993; Ferreira & Grattapaglia, 1998; Milach, 1998a, 1998b).

    Federizzi (1998) enfatiza que a área de maior impacto dos marcadores moleculares no melhoramento vegetal será através do emprego da seleção assistida para identificação de genótipos superiores em populações segregantes. Porém cita que alguns pré-requisitos devem ser levados em consideração, tais como: o marcador deve co-segregar ou estar associado ao gene de interesse; a técnica deve ser eficiente, de baixo custo para uso rotineiro, reproduzível e de fácil uso.

    • A seleção assistida por marcadores moleculares é realizada mediante a conversão de marcadores elaborados em um tipo de marcador simples, representando uma forma de seleção indireta na qual o caráter indireto apresenta herdabilidade próxima a 100 %, uma vez que a seleção poderá ser conduzida independente do ambiente. O uso de marcadores moleculares na seleção de genótipos superiores poderá incrementar a eficiência no melhoramento de plantas, pois menor número de progênies por combinação será necessário, bem como menor número de gerações para a estabilização dos genótipos (Barbosa Neto, 1998; Federizzi, 1998).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcador_molecular


ID
1721545
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Entre os métodos de purificação, o indicado para explorar a propriedade de solubilidade de uma proteína é:

Alternativas
Comentários
  • Embora possamos utilizar a cromatografia preparativa para purificar substâncias, o enunciado menciona o aproveitamento da solubilidade de uma proteína. Por isso, a técnica mais adequada é a extração líquidolíquido seguida de precipitação fracionada. Nesse procedimento, a primeira etapa se baseia na diferença de afinidade do soluto entre dois solventes imiscíveis. Na sequência, a precipitação fracionada, baseia-se na diferença de solubilidade entre as proteínas.

    Resposta: letra C 

    Diego Souza

    Estratégia Concursos


ID
1721548
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na caracterização de aminoácidos e proteínas, a Reação de Heller ou Xantoproteica reage com:

Alternativas

ID
1721551
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O poli(óxido de etileno) é um polímero comercialmente importante, pois possui diferentes tipos de aplicações.

A respeito deste polímero, analise as afirmativas a seguir.

I. É um poliéster que está disponível em diferentes massas moleculares.

II. Também pode ser denominado de poli(glicol etilênico)

III. Obtido por um processo endotérmico de polimerização formando espécies catiônica ou aniônicas

Assinale: 

Alternativas

ID
1721554
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os polímeros podem ser designados quanto a sua forma molecular. Esta designação está fixada pelos tipos de ligações químicas que estas moléculas apresentam.

Nas alternativas abaixo se encontram as designações referentes a esta classificação, exceto

Alternativas

ID
1721557
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Soluções verdadeiras de polímeros possuem características específicas que as distinguem de soluções de substâncias de baixo peso molecular. Com base no processo de dissolução de um polímero em um solvente, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1721560
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As técnicas cromatográficas são amplamente utilizadas no processo de separação de substâncias orgânicas. As substâncias a serem separadas são carreadas por uma fase móvel ao longo de uma fase estacionária. Para este processo alguns requisitos são fundamentais, proporcionando uma adequada separação destes componentes.

Os requisitos a seguir estão corretos, à exceção de uma. Assinale-o. 

Alternativas
Comentários
  • Letra A: incorreta. Não há nenhum parâmetro que relacione a quantidade de fase estacionária da coluna e a sua capacidade de separação.

    Letra B: correta. A resolução é um parâmetro numérico que mede a separação entre dois picos.

    Letra C: correta. A seletividade da coluna corresponde à sua capacidade de reter mais fortemente um soluto em relação aos demais e, por isso, está relacionada à resolução e à capacidade de separação.

    Letra D: correta. Segundo a equação de Van Deemter, apresentada abaixo, o fluxo de fase móvel (ux) influencia na altura do prato teórico, que, por sua vez, influencia na capacidade de separação de uma coluna. Resposta: letra A 

    FONTE: PROFESSOR DIEGO SOUZA

    ESTRATÉGIA CONCURSOS


ID
1721563
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Existem diferentes métodos disponíveis para quantificação de grupamentos amino livres. Assinale a alternativa que apresenta um dos métodos rotineiramente utilizados para este fim.

Alternativas

ID
1721566
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quando se fala em escalonamento de processos de cromatografia líquida, é sabido que existe um parâmetro, que independente da escala utilizada, não deverá ser alterado.

Assinale a alternativa que indique este parâmetro. 

Alternativas

ID
1721569
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um nucleófilo é um átomo contendo um par de elétrons não compartilhado ou um excesso de elétrons disponível para participar da formação de uma ligação covalente. De acordo com a teoria da nucleofilicidade, a ordem relativa em moléculas biológicas é:

Alternativas

ID
1721572
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O processo de peguilação consiste na conjugação do poli(óxido de etileno) a uma outra molécula, como por exemplo uma proteína terapêutica. Foi desenvolvido na década de 70 pelo Professor Frank Davis. A respeito deste processo, analise as afirmativas a seguir.

I. A conjugação com poli(óxido de etileno) provoca um aumento do volume de exclusão que pode ser uma das explicações para uma melhora na farmacocinética e farmacodinâmica da molécula conjugada.

II. Cada subunidade de óxido de etileno fica fortemente ligada a quatro moléculas de água.

III. A peguilação pode ocorrer tanto por meio de reações químicas como por reações enzimáticas.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721575
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Durante o processo de polimerização do poli(óxido de etileno) são geradas moléculas de polímeros que apresentam extremidades pouco reativas, dificultando assim o processo de conjugação. Para facilitar a ligação do polímero à proteína será necessário ativar o mesmo com um grupo reativo em uma das extremidades. Dos grupamentos apresentados abaixo, o único que não pode ser utilizado para ativar um polímero que será conjugado a resíduos de aminoácidos que apresentam grupamento amino livre é:

Alternativas

ID
1721578
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Diferentes fatores podem influenciar no rendimento do processo de conjugação do poli(óxido de etileno) com a proteína. Dos fatores abaixo, o que apresenta uma menor influência sobre o rendimento final da reação é:

Alternativas

ID
1721581
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A peguilação de proteínas ocorre por meio de seus resíduos de aminoácidos. Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta o resíduo de aminoácido com menor probabilidade de utilização nos processo de conjugação com o PEG.

Alternativas

ID
1721584
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para que a conjugação do PEG com a proteína alvo ocorra é necessário que o polímero esteja reativo. Vários fatores afetam a reatividade deste polímero. Sendo assim, é muito importante que alguns cuidados sejam tomados durante o seu processo de síntese.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O processo de secagem de solventes não é considerando uma etapa crítica na síntese de PEGs ramificados.

II. O processo de secagem de solventes pode ser feita por métodos físicos e químicos.

III. O uso de peneiras moleculares é muito comum em processos de secagem de solventes.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721587
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os métodos de análise térmica medem as variações que ocorrem em função da temperatura ou em função do tempo em uma determinada temperatura constante. Estes métodos vêm sendo amplamente utilizados em processos de caracterização. A termogravimetria avalia a variação de massa em função do tempo. Com relação à DSC, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • provas contra si mesmo? kkkkkkk

    é admitida até prisão preventiva quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade após a identificação

  • ALTERNATIVA CORRETA B):

    A faixa de temperatura de operação é –180 a 725°C.


ID
1721590
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um dos grandes problemas encontrados no processo de obtenção de uma proteína terapêutica peguilada está na dificuldade de obtenção de conjugados com alto grau de pureza. Algumas características dessas moléculas são utilizadas tanto nos processos de purificação como nos de caracterização. Correlacione a coluna da esquerda apresentada com a informação apresentada na coluna da direita. 

1. Massa molar                      ( ) EIA

2. Conformação                     ( ) Dicroísmo circular

3. Carga                                 ( ) Fase reversa

4. Hidrofobicidade relativa      ( ) Focalização isoelétrica

5. Imunoensaio                       ( ) Espectrometria de massa

Assinale a alternativa que apresente a correlação correta de cima para baixo. 

Alternativas

ID
1721593
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao método de purificação do conjugado obtido, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1721596
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A eletroforese em gel de poliacrilamida é rotineiramente utilizada na avaliação do grau de pureza de proteínas. Consiste em aplicar um campo elétrico a um gel polimérico, que será responsável por separar as mesmas por diferentes características físico-químicas. O uso desta metodologia nas etapas de avaliação e caracterização de proteínas peguiladas é bem descrito na literatura. Com relação a esta utilização, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1721599
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O PEG é um polímero sintético que já vem sendo utilizado em produtos freqüentemente presentes na rotina das pessoas. Ele é encontrado na composição de cosméticos, produtos para o lar, adesivos e até em produtos têxteis. Apesar de sua baixa toxicidade, existe uma grande preocupação com as conseqüências do seu uso por tempos prolongados. Marque a alternativa que apresenta o método utilizado para avaliar a presença de PEG livre durante a produção de um IFA-PEG.

Alternativas
Comentários
  • O método utilizado para avaliar a presença de PEG livre durante a produção de um IFA-PEG é a eletroforese em gel de poliacrilamida.


ID
1721602
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A produção de biofármacos conjugados a polímeros é uma área que vem apresentando um grande desenvolvimento nos últimos anos. Os produtos lançados no mercado necessitam apresentar um alto padrão de qualidade. Diferentes metodologias vêm sendo utilizadas em processos de caracterização físico-química deste tipo de produto, exceto:

Alternativas

ID
1721605
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O processo de caracterização de um conjugado é realizado por diferentes tipos de metodologias muito bem descritas na literatura. São realizados dois tipos de caracterização: um que foca na análise das características físico-químicas da molécula e um que foca nas propriedades biológicas do conjugado. A respeito do processo de caracterização biológica, analise as afirmativas a seguir. 

I. A conjugação com poli(óxido de etileno) provoca uma redução na atividade biológica do conjugado que normalmente é compensada pelo aumento da meia vida da molécula.

II. O processo de conjugação reduz a imunogenicidade do conjugado por meio da proteção que o polímero fornece a proteína.

III. A adsorção é um dos parâmetros farmacocinético avaliados. Ela consiste na velocidade na qual o fármaco leva do sítio de administração até a entrada na corrente sanguínea.

Assinale: 

Alternativas