SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Síntese Química de Derivados Orgânicos


ID
1698046
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O desenvolvimento de um medicamento é um processo longo, trabalhoso e de custo bastante elevado. Em geral, de cada 10.000 moléculas identificadas com potencial terapêutico, somente 1000 chegam à fase de investigação clínica. Dessas, apenas 10 serão estudadas em seres humanos e só uma delas chegará ao mercado, após aprovação e registro para uso terapêutico. O desenvolvimento de um novo fármaco, portanto, implica em uma série de etapas que devem garantir sua segurança e eficácia.

Com relação a essas etapas, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas

ID
1698049
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O desenvolvimento tecnológico de uma nova vacina é sumamente complexo, por envolver etapas e fases que exigem diferentes especializações. Este pode levar de 10 a 20 anos, já que algumas etapas são muito longas, e requerem equipes multidisciplinares e uma soma de recursos humanos, científicos, tecnológicos e econômicos. Muitas vezes é necessário voltar à etapa anterior para realizar novos estudos, que, portanto, não configuram um processo linear, direto e simples. Em relação às etapas principais envolvidas neste desenvolvimento, podemos citar os estudos clínicos. Em relação a estes, analise as afirmativas a seguir. 

I. As etapas de estudos clínicos são muito complexas, delicadas e difíceis de serem organizadas. São atividades que envolvem inicialmente experimentação em animais (estudo pré-clínico) e depois em seres humanos (Estudos Clínicos Fases I, II e III).

II. Os estudos clínicos da Fase I têm como objetivo primário, o estudo da segurança e como objetivo secundário, a resposta imunológica. É realizado em número entre 8 a 40 indivíduos, jovens adultos, ou se for o caso, crianças.

III. Os estudos clínicos são essenciais para a inovação tecnológica, onde deve ser observada a estrita aplicação de Boas Práticas de Estudo Clínico e da Legislação Nacional.

Assinale: 

Alternativas

ID
1698052
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

As "salas limpas" são salas nas quais o suprimento e a distribuição do ar, a filtragem, o material de construção e os procedimentos de operação visam controlar as concentrações de partículas em suspensão no ar, mantendo a qualidade do ar em seu interior em níveis desejáveis, conforme definidos pelo usuário, de acordo com as normas vigentes e as atividades exercidas no local. Os hospitais foram os precursores das salas limpas, que hoje são aplicadas em vários ambientes, inclusive em locais onde são manuseados e manipulados alguns medicamentos. Com relação ao conceito sala limpa e sua classificação, analise as afirmativas a seguir. 

I. A classificação de uma sala limpa pode ser realizada pelo método Federal Standard 209, que determinam o número de partículas igual ou maior que 0,5 mm, medido em um pé cúbico, sendo esta contagem usada para classificar a sala. A versão mais recente da norma (US Federal Standard 209E) também adotou uma nomenclatura métrica.

II. Salas limpas Classe 100 (209E- M 3.5) possuem até 100 partículas de até 0,5 µm por pé cúbico ou 3.530 partículas de até 0,5 µm por metro cúbico e são usadas quando se deseja ambientes livres de partículas e bactérias, sendo requeridas na manufatura de produtos médicos injetáveis.

III. Devido ao grande número de normas para salas limpas produzidas pelos países individualmente, tornou-se desejável a criação de uma norma mundial de classificação para salas limpas (norma para salas limpas da ISO), que foi publicada em junho de 1999 como 14644-1 – Norma Classificação de Limpeza do Ar.

Assinale: 


Alternativas

ID
1698055
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A garantia da qualidade de um produto farmacêutico está associada não só ao seu processo fabril, que inclui matérias primas e procedimentos empregados, mas também a garantia da qualidade do local onde o mesmo é fabricado, formulado, ou mesmo envasado. Assim, sobre este tema podemos dizer que é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1698058
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Várias precauções devem ser tomadas com a aplicação de técnicas específicas, limpeza, desinfecção, esterilização, descontaminação e anti-sepsia, em salas limpas, onde são manuseados e formulados medicamentos e cosméticos, seja em nível laboratorial ou industrial. Dentre as funções e modo de execução de algumas das técnicas citadas acima, analise as afirmativas a seguir. 

I. A limpeza é realizada com uso de detergentes químicos, água e ação mecânica para remover sujeiras não desejáveis, como as físicas e orgânicas de superfícies e objetos.

II. A desinfecção normalmente constitui um processo físico que destrói os microrganismos presentes em objetos, mas não necessariamente consegue destruir os esporos de microrganismos.

III. A esterilização é um processo que procura destruir todas as formas de microrganismos, inclusive os esporos, por meio da ação de agentes químicos ou físicos.

Assinale: 

Alternativas

ID
1698061
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) asseguram que os produtos sejam consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro. O cumprimento das BPF está dirigido inicialmente à redução dos riscos inerentes a qualquer produção farmacêutica. A respeito do tema boas práticas de fabricação, analise as afirmativas a seguir.

Alternativas
Comentários
  • D) Nas BPF, para minimizar a probabilidade de ocorrência de contaminação cruzada, devem existir instalações exclusivas e separadas para a produção de determinados medicamentos como preparações biológicas (microrganismos vivos), hormônios e substâncias citotóxicas.


ID
1698064
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A manipulação de componentes de fórmulas farmacêuticas e cosméticos e os riscos envolvidos na sua preparação, constituem um tema de fundamental importância, no que tange os possíveis danos a que os profissionais desta área e os próprios produtos podem estar expostos. Neste aspecto, a utilização para esta finalidade das chamadas salas limpas, classificadas de acordo com as exigências dos procedimentos envolvidos na fabricação do produto, é essencial. Sobre salas limpas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • PROTEÇÃO INDIVIDUAL

    Fluxo unidirecional ou a sala classificada protegem o ambiente ou o produto.

    A proteção do operador se dá por meio do uso adequado de EPI e de CSB (CABINE DE SEGURANÇA BIOLÓGICA)

    classe II, tipo A (sala limpa sem CSB requer EPI rigoroso)

    Fonte: ANVISA

  • Fluxo lâmina horizontal - 100% do ar é renovado

    Fluxo lâminar vertical - 100% do ar reutilizado


ID
1698067
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A escolha dos agentes desinfetantes, a serem utilizados na desinfecção das salas limpas e ambientes de manipulação de fármacos, são de fundamental importância pois estes:

Alternativas

ID
1698070
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

As salas limpas utilizadas na fabricação de produtos estéreis e na manipulação de soluções, meios e materiais estéreis para produção de insumos para saúde podem ser classificadas de acordo com a Classificação Européia de 1992 em A, B, C e D. Essa classificação se dá em função:

Alternativas

ID
1698073
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Cabines de Segurança Biológica (CSB) são equipamentos de proteção coletiva (EPC) utilizados para proteger: o operador, o produto e o ambiente laboratorial dos aerossóis, potencialmente infectantes, que podem se espalhar durante a manipulação. Com relação a estes equipamentos, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) as Cabines de Segurança Biológica Classe I não protegem o ambiente, pois não filtram o ar que sai da cabine, mas garantem proteção ao operador e ao produto. Protegem o ambiente e não garantem proteção ao produto.

    b) nas Cabines de Segurança Biológica Classe I, a proteção ao produto é garantida, mesmo que ocorram movimentos bruscos no seu interior ou de pessoas em frente à cabine ou a abertura e o fechamento bruscos das portas. Não é garantida.

    c) nas Cabines de Segurança Biológica Classe II, o ar é filtrado em filtros HEPA, antes de entrar e sair da cabine, oferecendo total segurança ao material, ao operador e ao ambiente. Correta

    d) o funcionamento e direcionamento do ar de CSB devem ser testados antes do início do trabalho, verificando se o direcionamento do ar está adequado, para isso é necessário sempre recorrer ao pessoal especializado. Não é necessário pessoal especializado.

    e) as cabines de segurança biológica classe III são utilizadas em situações em que haja elevado grau de risco, necessitando-se de cabines com pressão positiva e cujo trabalho deve ser realizado por meio das aberturas frontais existentes. É completamente vedada, sem aberturas frontais.


ID
1698076
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Várias substâncias ativas empregadas na formulação e preparo de medicamentos e cosméticos, pertencem a classe das chamadas drogas de risco, ou seja, aquelas que apresentam riscos ocupacionais aos operadores expostos de forma aguda ou crônica a estas. Dentre elas podem ser citadas: L-asparaginase, clorozotocina, interferon-α, hidroxiuréia, entre várias outras. Sobre as características destas substâncias e de seu modo de manuseio, analise as afirmativas a seguir. 

I. A forma de atuação da maioria destas drogas de risco no organismo humano em geral dá-se pela sua ligação ao material genético ou afetando a síntese de enzimas e proteínas celulares.

II. Pesquisas pré-clínicas empregando modelos experimentais animais para demonstrar os efeitos carcinogênicos, mutagênicos e teratogênicos destas drogas de risco estão proibidas.

III. As principais conseqüências aos operadores relacionadas à sua exposição ocupacional a drogas de risco, são fundamentalmente de caráter citogenético.

Assinale:

Alternativas

ID
1698079
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Dentre os tipos de fármacos produzidos na indústria farmacêutica estão os: produtos injetáveis (injetados em pessoas ou animais), produtos tópicos (aplicados sobre a pele) e os produtos de uso oral (ingeridos). A respeito dos cuidados no seu preparo e manuseio, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1698082
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Em relação às técnicas de esterilização empregadas nas formulações farmacêuticas líquidas estéreis, usadas ou não como meios e soluções para produção de insumos de saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1698085
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Durante o manuseio de meios, soluções e materiais estéreis e apirogênicos para uso em insumos para a saúde, é fundamental garantir por meio de um processo de amostragem da matéria prima a minimização de possíveis contaminações, conforme estabelece a RDC n° 210 de 04 de Agosto de 2003 da ANVISA: “Devem ser realizados ensaios de identificação nas amostras retiradas de cada recipiente de matéria-prima". Em relação a algumas medidas adequadas preventivas que podem ser adotadas, análise as afirmativas a seguir. 

I. Deve-se evitar a contaminação cruzada com técnicas apropriadas e com medidas preventivas tais como: área dedicada para penicilâmicos, cefalosporínicos e seus derivados; utilização de antecâmaras com diferencial de pressão de ar e utilização de roupas protetoras.

II. O pessoal envolvido na amostragem de matéria-prima estéril deve receber treinamento de comportamento em área limpa e utilização de técnica asséptica durante a amostragem, que devem ser ministrados e reforçados periodicamente.

III. Os funcionários deverão receber roupas limpas e esterilizadas a cada sessão de trabalho e as luvas devem ser regularmente desinfetadas durante as operações e trocadas também a cada sessão de trabalho.

Assinale: 

Alternativas

ID
1698088
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os injetáveis são preparações estéreis apirogênicos, destinadas à administração parenteral. Na produção industrial de injetáveis, o método selecionado para a esterilização, completa destruição ou remoção de todos os organismos vivos e esporos da preparação, depende, em grande parte, da natureza da preparação e de seus componentes. Com relação às preparações estéreis apirogênicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1698091
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Pela definição geral dada pela Comissão da CIBIO da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) em 2005, “Biossegurança é um conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino e desenvolvimento tecnológico, as quais podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou da qualidade dos trabalhos desenvolvidos”. Dentre os mecanismos de ação que devem ser implementados garantindo a biossegurança, podem ser citados:

Alternativas

ID
1698094
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

As práticas de segurança envolvem o conjunto de normas e procedimentos de segurança que visam minimizar os acidentes e aumentar o nível da consciência dos profissionais. Algumas destas práticas são regidas por leis federais, do Ministério do Trabalho e Emprego. Em relação a estas Normas e procedimentos de Segurança, analise as afirmativas a seguir. 

I. A Norma NR 5 é relacionada a manipulação de OGMs (Organismos geneticamente modificados).

II. A Norma NR 6 é relacionada aos equipamentos de proteção individual (EPIs).

III. A Norma NR 26 é relacionada a sinalização de segurança obrigatória a ser colocada.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • II. A Norma NR 6 é relacionada aos equipamentos de proteção individual (EPIs). 

    III. A Norma NR 26 é relacionada a sinalização de segurança obrigatória a ser colocada


ID
1698097
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Os radiofármacos são utilizados como substâncias marcadas para observar alterações fisiológicas e/ou distribuição anormal de um determinado composto administrado em um ser vivo, ou ainda como compostos de ação terapêutica na clínica médica. A produção de radiofármacos tem várias peculiaridades e envolve alguns aspectos fundamentais em nível de biossegurança, onde se enquadram dentro deste contexto: 

I. a preocupação e medidas de controle ambiental.

II. o trabalho em condições especiais de assepsia, cumprindo com todas as condições exigidas aos medicamentos estéreis.

III. a consideração, a respeito da proteção radiológica, dos efeitos biológicos produzidos pelas radiações ionizantes como não cumulativos.

Assinale: 

Alternativas

ID
1698100
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Locais onde são realizadas manipulações de produtos químicos e biológicos de alta ou baixa toxicidade, patogênicos ou inócuos, e de operação de equipamentos característicos, sejam estes de alto risco ou não, exigem gerenciamento adequado e que alguns cuidados sejam tomados pelos usuários. Estes procedimentos de segurança e biossegurança, visam minimizar a probabilidade da ocorrência de acidentes em função dos riscos existentes. Dentre as causas mais freqüentes de acidentes associados a estas operações, destacam-se: 

I. Falta de manutenção preventiva adequada dos equipamentos.

II. Falha humana por excesso de confiança e sobrecarga do trabalho.

III. Utilização de jóias e cosméticos durante o trabalho no laboratório

Assinale:

Alternativas

ID
1698103
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A biossegurança de atividades em laboratórios ou indústrias, envolve medidas de controle e proteção contra os riscos ambientais, como proteção coletiva, individual, organização do trabalho, higiene e conforto. As medidas de proteção coletiva são as mais importantes, pois garantem a proteção de todo grupo envolvido no trabalho. Assinale a alternativa que não faz parte das medidas de proteção coletiva.

Alternativas

ID
1698139
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para converter um álcool a um alqueno, adiciona-se:

Alternativas

ID
1698142
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O produto da reação da acetona com cianeto de sódio é:

Alternativas

ID
1698145
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Reagindo propeno com ácido clorídrico forma-se:

Alternativas
Comentários
  • Aplica a regra de Markonikov: o hidrogênio se adiciona ao carbono da ligação dupla mais hidrogenado (que está ligado ao maior número de átomos de hidrogênio).

    Letra: C


ID
1698148
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O produto majoritário da reação de nitrobenzeno com HNO3/H2SO4 é:

Alternativas
Comentários
  • Grupo Nitro orientador META.

  • A explicação do Marcus, a mais curtida, é boa, porém pecou somente no momento em que diz que não há uma preposição, que, no caso da questão, é o "de". O Complemento Nominal sempre virá preposicionado.


ID
1698151
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Tolueno reagindo com cloro na presença de luz produz majoritariamente:

Alternativas
Comentários
  • Vai ocorrer uma cloração Via Radicais.


ID
1698178
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A reação de ciclo-hexeno com bromo/CCl4 produz um único produto.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada! Pois a adição do bromo é anti e não syn como mostra a alternativa proposta pela banca!

  • O gabarito da banca está correto.

    http://nuquiocat.quimica.blumenau.ufsc.br/files/2015/08/Reac%CC%A7o%CC%83es-de-Adic%CC%A7a%CC%83o-Eletrofi%CC%81lica-a-Alquenos.pdf