-
Letra A - O crescimento populacional
-
GAB: A
A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.
A Teoria Neomalthusiana defende o controle do crescimento populacional para conter o avanço da miséria nos países subdesenvolvidos. A Teoria Neomalthusiana ou Neomalthusianismo é uma teoria demográfica desenvolvida a partir da reelaboração das ideias do pensador inglês Thomas Malthus (1736-1834)
A teoria reformista é uma resposta à teoria neomalthusiana, ou seja, ela derruba a teoria de Malthus. ... Segundo a teoria reformista, uma população jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, não é causa, mas consequência do subdesenvolvimento
BONS ESTUDOS.
-
malthus = crescimento população (em p.a); produção de alimentos (em p.g)
neomalthusiana= crescimento populacional gera pobreza; defendem métodos contraceptivos.
reformista = más condições de vida geram crescimento descontrolado, por isso se deve priorizar investimentos em educação, saúde etc ,para se controlar o crescimento desordenado.
transição demográfica = 4 momentos, cada país segue o seu próprio ritmo.
1 = alta natalidade, baixa expectativa de vida
2 = alta natalidade, leve aumento na expectativa (pirâmide)
3 = queda na natalidade, meio mais largo (- crianças ; + idosos)
4 = queda na natalidade, topo mais largo
-
A
O crescimento populacional.
-
GAB A
NEOMALTHUSIANA (TEORIA EMBASADA NO SURTO POPULACIONAL DO PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL)
-Qual é o problema? Estão nascendo muitas pessoas e isso acabará com os recursos (Rápido crescimento= miséria.)
-Qual é a solução? O Estado vai fornecer métodos contraceptivos, com isso vai diminuir o número de pessoas e a renda vai ser melhor distribuída, porque existe menos pessoas.