Assinale a alternativa que indica o compartilhamento das competências políticas, técnicas e financeiras dos diversos entes federados no desenvolvimento da educação.
Assinale a alternativa que indica o compartilhamento das competências políticas, técnicas e financeiras dos diversos entes federados no desenvolvimento da educação.
No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos filosóficos e políticos. A adoção de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepção de mundo e de sociedade. Identificam-se três entendimentos distintos acerca do papel da educação na sociedade: a educação como redenção, a educação como reprodução e a educação como meio de transformação da sociedade. Assinale a opção em que se identifica a concepção de educação como meio de transformação da sociedade.
São características da abordagem sociocultural segundo Mizukami (1986), EXCETO:
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo - paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensino- aprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Pensar no processo ensino-aprendizagem de forma dialética associando-o à pesquisa, promove a formação de novos conhecimentos e traz a ideia de seres humanos como indivíduos acabados e passíveis de uma comodidade constante.
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo - paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensino- aprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo. Assim, a educação ocorre na coletividade, perdendo de vista o indivíduo que é singular, contextual, histórico, particular e complexo.
Que sentido pode ser dado à educação como um todo, dentro da sociedade? Um dos sentidos filosóficos propõe- se a desvendar e utilizar-se das próprias contradições da sociedade para trabalhar criticamente pela transformação, expressando a seguinte posição filosófica:
Segundo Cortella (2011, p. 43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade intencional”, é necessário reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.
A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim,
compreender a natureza da educação é compreender a natureza
humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo
homem.
“Ultimamente, a grande imprensa tem publicado matérias a respeito da educação, nas quais têm aparecido
certas imagens das práticas costumeiras do ensino nas escolas brasileira. Nesse discurso da grande imprensa – um dos
mecanismos de construção do senso comum na sociedade contemporânea – , os termos tradicional e tradição, quando
aplicados às práticas escolares, adquirem ou exprimem significados diversos."
In: Cordeiro, Jaime Francisco Parreira, Unesp, 2002. P. 13/14.
Com relação ao enfoque tradicional da didática nas práticas pedagógicas, podemos dizer que:
Leia a metáfora “Currículo do nadador", de Jacques Busquet (1974 apud PEREIRA, 1999, p.
112), ao descrever o “curso de preparação de nadadores":
Imagine uma escola de natação que se dedica um ano a ensinar anatomia e fisiologia da
natação, psicologia do nadador, química da água e formação dos oceanos, custos unitários das
piscinas por usuário, sociologia da natação (natação e classes sociais), antropologia da
natação (o homem e a água) e, ainda, a história mundial da natação, dos egípcios aos nossos
dias. Tudo isso, evidentemente, à base de cursos enciclopédicos, muitos livros, além de giz e
quadro-negro, porém sem água. Em uma segunda etapa, os alunos-nadadores seriam levados
a observar, durante outros vários meses, nadadores experientes; depois dessa sólida
preparação, seriam lançados ao mar, em águas bem profundas, em um dia de temporal
(PEREIRA, 1999, p. 112).
Estabeleça a relação entre a metáfora acima e a concepção tecnicista que permeou o processo
de formação de docente e marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F).
( ) A formação de professores fundamentada na concepção tecnicista caracteriza-se pela
mobilização de diferentes técnicas, pois o conhecimento não se adquire somente olhando
ou contemplando a prática de outro profissional, mas refletindo.
( ) A formação de professores é marcada pela racionalidade técnica, a partir da qual o
conceito de prática passa a ser entendido como desenvolvimento de habilidades
instrumentais para o exercício da docência.
( ) O processo de formação docente fundamentada na concepção tecnicista visa
primordialmente à integração do saber e o fazer.
( ) A formação de professores pautada na concepção tecnicista ora se caracterizou pelo
desenvolvimento de habilidades instrumentais, ora pela repetição de modelos
descontextualizados.
( ) No processo de formação docente, a concepção tecnicista está fundamentada na repetição
de modelos enfatizando a relação teoria e prática.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo
De acordo com a obra O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade, é correto afirmar que, para avançar, a Educação Popular (EP) precisa
Apesar de toda a riqueza esboçada nas variadas correntes filosóficas da Educação Física, a práxis está reduzida a duas concepções básicas: comportamentalista e humanista.
Em relação à abordagem humanista, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O homem deve ser observado segundo uma perspectiva global e não compartimentada.
( ) As dimensões do conteúdo só tem significado se contribuírem para o desenvolvimento.
( ) A abordagem humanista preocupa-se em observar o homem tal como ele é.
As afirmativas são, respectivamente,
Abordagem holística se apresenta como cosmovisão aberta e abrangente em seu processo dinâmico de constituição, como forma pluralista, transversal e fundante de as pessoas se perceberem, compreenderem-se e de se relacionarem com o mundo. Algumas das características de seus princípios fundantes são:
1. busca de inteireza.
2. diversidade.
3. interdependência/complementaridade.
4. movimento.
5. materialidade.
Estão corretos apenas os itens:
— Muito bem: façamos de conta que temos uma hora disponível para contar histórias, e essa história seja a educação de nossos heróis.
— Perfeitamente.
— Qual será, pois, essa educação? Haverá outra melhor do que a tradicional? Esta compreende, segundo creio, a ginástica para o corpo e a música para a alma.
— Assim é.
Platão. A República.
O diálogo precedente, escrito por Platão, são os ensinamentos de Sócrates a respeito dos aspectos fundamentais que deveriam constituir a formação do homem grego. Considerando o legado da educação grega para o mundo ocidental, assinale a opção correta.
Assinale a alternativa incorreta:
“James e Prout (1990, apud Montandon, 2001) argumentaram que não é preciso estudar as crianças como ‘seres futuros’, mas simplesmente como ‘seres atuais’.” A partir do exposto, é INCORRETO afirmar que
Faz parte dos avanços trazidos pelos gregos da antiguidade, excetos:
De acordo com Gadotti, a educação __________________ pretende reforçar a relação entre educação e vida, entre os objetivos e a finalidade de educação.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
De acordo com Gadotti, vivemos hoje em uma sociedade de redes e de movimentos, uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem, a qual ele chama de Sociedade:
A teoria psicogenética de Wallon, baseada na premissa de que a criança deve ser entendida de uma forma holística, contempla:
I. Os níveis biológicos e socioculturais, a afetividade e a cognição.
II. O uso determinante da divisão mente/corpo para a aprendizagem.
III. Os campos funcionais, a emoção, o ato motor, e a inteligência.
IV. O autoritarismo do professor como alicerce das relações pedagógicas.
Estão CORRETAS apenas:
Com relação à Pedagogia da Infância, é correto afirmar:
1. Constitui-se de um conjunto de fundamentos e indicações de ação pedagógica que tem como referência as crianças e as múltiplas concepções de infância em diferentes espaços educacionais.
2. Essa perspectiva pedagógica consolida-se, na contemporaneidade, a partir de uma crítica histórica, política, sociológica e antropológica aos conceitos de criança e infância.
3. A Pedagogia da Infância difere-se das pedagogias centradas na criança que tiveram sua emergência nos movimentos da Escola Nova do final do século XIX e início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos, e que, no Brasil, estão representadas pela vertente que busca a emancipação humana.
4. A Pedagogia da Infância compreende que toda e qualquer ação educativa exige considerar as crianças e os contextos socioculturais que definem sua infância.
5. Os estudos ancorados na Pedagogia da Infância concebem as crianças como seres humanos dotados de ação social, portadores de história, capazes de múltiplas relações, produtores de formas culturais próprias construídas com seus pares, apesar de profundamente afetados pelas culturas e sociedades das quais fazem parte.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Segundo Haydt (2006), o precursor dos métodos ativos foi: