-
.....ao final da guerra, Getúlio pronunciou saudando o sucesso nazista
no meu ponto de vista, está errado
______
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945
vamos la ...
em 1940, vargas sauda os alemaes por seus sucessos em campo de batalha
em 1942 , o navio mercante brasileiro Tamandaré foi atingido por um torpedo do submarino alemão
no mesmo ano, apos o ataque da alemanha, brasil se alinha com EUA e rompe relações com o EIXO
-
( ) Envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi irrelevante, uma vez que Getúlio Vargas entendia o embate entre as potências como estratégias para o desenvolvimento das ações expansionistas e expansão do capitalismo. F
( ) Estrategicamente, o Brasil, para os integrantes da Guerra tinha grande valor em função de sua localização, do seu vasto litoral, que facilitaria o caminhão em direção à África. F, não seria caminho para Europa??
( ) A posição de Getúlio Vargas na guerra desde início foi bem definida, com apoio ao Eixo. Esse apoio proporcionou, após a guerra, a possibilidade de um empréstimo de 20 milhões de Dólares. F- Não foi bem definida, vargas se mostrou neutro.
( ) Não era bem clara a posição do Brasil na guerra, pois o presidente brasileiro ora pendia para os aliados, ora para o eixo, porém, ao final da guerra, Getúlio pronunciou saudando o sucesso nazista. Esse discurso causou um temor aos Estados Unidos que buscou aproximação com o Brasil.
-
"...ao final da guerra, Getúlio pronunciou saudando o sucesso nazista."
Que viagem desse historiador... A banca maldosa pega e joga na prova, já sabendo que vai derrubar geral!
-
banca fundo de quintal é assim mesmo
-
RESUMINDO: GETULIO ERA UM GENIO
Em 20 de abril de 1941, ao completar 52 anos, Hitler recebeu um simpático telegrama de Getúlio Vargas, cumprimentando-o pelo aniversário. O Estado Novo brasileiro e o nazismo alemão tinham pouco em comum, além do projeto autoritário, mas seria politicamente natural a aproximação dos dois ditadores.
Ao redigir a mensagem, no entanto, Getúlio tinha em mente algo que passava ao largo de qualquer coisa que fosse politicamente natural. Se Hitler era o destinatário das congratulações, Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, era o objeto elíptico do texto: ao cortejar um, Getúlio provocava o outro. A estratégia funcionou: três semanas após o envio da correspondência, os Estados Unidos se comprometeram a comprar, com exclusividade e a preços estáveis, materiais estratégicos do Brasil.
Embora não haja relação de causa e efeito entre o telegrama protocolar e o acordo comercial, o episódio ilustra o padrão de comportamento do governo brasileiro que marcou as relações externas entre 1937 e 1945. Getúlio ameaçava se alinhar à Alemanha apenas para, no momento seguinte, obter concessões dos EUA. Não por acaso, ambigüidade, e não indecisão, é o termo mais usado para descrever a diplomacia getulista.
No trato com os inimigos da Segunda Guerra, Getúlio não tinha ideologia, só pragmatismo.
-
(F) Envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi irrelevante, uma vez que Getúlio Vargas entendia o embate entre as potências como estratégias para o desenvolvimento das ações expansionistas e expansão do capitalismo
-> Falso, o Brasil foi protagonista de diversas batalhas e seus esforços na guerra são reconhecidos internacionalmente
(V) Estrategicamente, o Brasil, para os integrantes da Guerra tinha grande valor em função de sua localização, do seu vasto litoral, que facilitaria o caminhão em direção à África.
-> Verdadeiro, os EUA negociaram acordos econômicos para garantir o apoio do Brasil, esses acordos permitiram instalações de bases militares no nordeste brasileiro, o que possibilitou caminho mais rápido para Europa e África, onde também houveram confrontos.
(F) A posição de Getúlio Vargas na guerra desde início foi bem definida, com apoio ao Eixo. Esse apoio proporcionou, após a guerra, a possibilidade de um empréstimo de 20 milhões de Dólares.
-> Falso, o Brasil conseguiu financiamento dos Estados Unidos para construção da Companhia Siderúrgica Nacional, os Estados Unidos estavam do lado dos aliados e não do Eixo.
(V) Não era bem clara a posição do Brasil na guerra, pois o presidente brasileiro ora pendia para os aliados, ora para o eixo, porém, ao final da guerra, Getúlio pronunciou saudando o sucesso nazista. Esse discurso causou um temor aos Estados Unidos que buscou aproximação com o Brasil.
-> Acho que o autor da questão quis dizer que o Brasil no início pendia para o Eixo e no final da guerra, porém, para o lado dos aliados. bem zuada essa alternativa. segue o baile
-
Cabia recurso. O Brasil se declarou a favor dos Aliados em 1942, portanto, não foi ao fim da guerra a ocorrência da política de aproximação estadunidense, tendo em vista que o conflito findou-se em 1949.
-
Quero saber de onde o examinador tirou esse discurso de Vargas saudando o sucesso nazista
-
Ao final da Guerra? O Brasil começou a apoiar os Aliados em 1942, a guerra terminou em 1945.