SóProvas



Prova IBFC - 2019 - SESACRE - Técnico de Radiologia


ID
3079276
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente um trecho da entrevista realizada pelo jornal “A tarde” com o consultor de marketing Mario Persona para responder à questão. (Adaptado)


      A Tarde: O que você tem a dizer sobre pessoas que "sofrem" uma espécie de ansiedade tecnológica, aquele tipo de situação que envolve a falta de capacidade de controle quando o assunto é dominar programas e utilização do micro?

      Mario Persona: Essa ansiedade é comandada pela necessidade. Hoje saber estar familiarizado com a tecnologia da informação é tão necessário quanto foi no passado estar familiarizado com a pena — saber escrever. Nossos sentidos foram expandidos e a entrada e saída de dados que recebemos do ambiente depende agora desses acessórios tecnológicos.

      A Tarde: Em muitos casos, a pessoa perde as estribeiras e parte para a solução mais "irracional" possível: pode até mesmo dar umas pancadas no micro...

      Mario Persona: Já fiz isso. Felizmente não quebrou nada. Até hoje o micro resolve inventar uma novidade nas horas mais impossíveis. É a impressora que para na hora de imprimir aquela proposta urgente. É a Internet que decide ficar muda quando mais preciso enviar ou receber meus e-mails, ou pesquisar algo.

      A Tarde: No caso de a pessoa ter mais de três contas de e-mail, a seu ver, isso seria uma forma de ansiedade ou dispersão? O que acha disso?

      Mario Persona: Hoje é preciso ter mais de uma conta de e-mail, às vezes até por segurança ou prevenção. Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas. Uma da empresa onde trabalha, um e-mail pessoal ligado a toda sua rede de relacionamentos e uma terceira conta, de preferência dessas de provedores gratuitos, que é útil para ser usada nesses sites de Internet que pedem seu e-mail e depois enviam propaganda. Obviamente você não deve usar essa conta para contatos importantes. 

De acordo com a leitura atenta do texto acima e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → lembrando que queremos a alternativa CORRETA:

    → Mario Persona: Hoje é preciso ter mais de uma conta de e-mail, às vezes até por segurança ou prevenção. Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas. Uma da empresa onde trabalha, um e-mail pessoal ligado a toda sua rede de relacionamentos e uma terceira conta, de preferência dessas de provedores gratuitos, que é útil para ser usada nesses sites de Internet que pedem seu e-mail e depois enviam propaganda. Obviamente você não deve usar essa conta para contatos importantes. 

    → O entrevistado não responde diretamente a pergunta: No caso de a pessoa ter mais de três contas de e-mail, a seu ver, isso seria uma forma de ansiedade ou dispersão? O que acha disso? → Mas ele se posiciona e diz diz que é normal ter mais de uma cota e até mesmo necessário.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  •  A Tarde: No caso de a pessoa ter mais de três contas de e-mail, a seu ver, isso seria uma forma de ansiedade ou dispersão? O que acha disso?

       Mario Persona: Hoje é preciso ter mais de uma conta de e-mail, às vezes até por segurança ou prevenção. Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas...

    Tá bem explicito o posicionamento ao meu ver. Não encontrei o gabarito nessa questão.

    Abç,

  • Lembrando que o cara se refere a ultima pergunta e ñ as outras logo ele n respondeu propriamente dito ela

  • Bem, essa é uma questão que ao meu ver gera discussões e dúvidas.

    Eu particularmente cheguei a resposta "D" por eliminação, mas não concordo muito com a tal.

    Primeiramente, a letra D nos diz que a resposta não está explicita. Como não está? Mas explicito não é a parte que o leitor compreende? Esta ali explicita, exposta, tá ali posta para qualquer pessoa entender que o entrevistado respondeu a pergunta a que lhe foi direcionado. Eu concordo que não foi de maneira direta, porém discordo a relação de não explicita com indiretamente.

    A banca elaborou muito mal. Só acertei por eliminação, pois não tinha mesmo condições das outras questões estarem corretas.

  • Alguém poderia ajudar a explicar qual sentido exprime as aspas utilizadas para destacar a palavra “irracional”?.

  • O item D realmente é o gabarito porque o entrevistado não responde se é uma forma de "ansiedade ou dispersão".

    Alguém pode explicar melhor qual o sentido usado das aspas em "irracional" no item B?

  •  A Tarde: No caso de a pessoa ter mais de três contas de e-mail, a seu ver, isso seria uma forma de ansiedade ou dispersão? O que acha disso?

       Mario Persona: Hoje é preciso ter mais de uma conta de e-mail, às vezes até por segurança ou prevenção. Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas. Uma da empresa onde trabalha, um e-mail pessoal ligado a toda sua rede de relacionamentos e uma terceira conta, de preferência dessas de provedores gratuitos, que é útil para ser usada nesses sites de Internet que pedem seu e-mail e depois enviam propaganda. Obviamente você não deve usar essa conta para contatos importantes. 

    ( O entrevistado não responde a pergunta do repórter de maneira direta ele declara seu ponto de vista por que usar vários e-mail, mais não responde se isso seria uma forma de ansiedade ou dispersão).

  • Fiquei na dúvida com a letra B, Mauricio. Gostaria de mais informações também
  • Gabarito: d)

    Para aqueles que ficaram com dúvida em relação às aspas na letra B, acredito que elas foram usadas para realçar a palavra irracional.

    As aspas têm como função destacar uma parte do texto. São empregadas:

    - Antes e depois de citações ou transcrições textuais.

    Por Exemplo:

    Como disse Machado de Assis: "A melhor definição do amor não vale um beijo de moça namorada."

    - Para representar nomes de livros ou legendas.

    Por Exemplo:

    Camões escreveu "Os Lusíadasno século XVI.

    Obs.: para realçar títulos de livros, revistas, jornais, filmes, etc. também podemos grifar as palavras, conforme o exemplo:

    Ontem assisti ao filme Central do Brasil.

    - Para assinalar estrangeirismos, neologismos, gírias, expressões populares, ironia.

    Exemplos:

    O "lobby" para que se mantenha a autorização de importação de pneus usados no Brasil está cada vez mais descarado.(Veja)

    Com a chegada da polícia, os três suspeitos "se mandaram" rapidamente.

    Que "maravilha": Felipe tirou zero na prova!

    - Para realçar uma palavra ou expressão.

    Exemplos:

    Mariana reagiu impulsivamente e lhe deu um "não".

    Quem foi o "inteligente" que fez isso?

    Obs.: em trechos que já estiverem entre aspas, se necessário usá-las novamente, empregam-se aspas simples.

    Por Exemplo: "Tinha-me lembrado da definição que José Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada'. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar." (Machado de Assis)

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono34_2.php

  • bater no micro é irracional mesmo. não há ironia, as aspas são apenas para realçar a palavra.

  • Não confundir = Não explícito é diferente de incompreensível. O autor em momento algum o autor fala que É DISPERSÃO OU ANSIEDADE OU NÃO É. Mas dá para compreender. Questão permite interpretar geralmente apresenta uma lacunas, mas cuidado para não terminar indo muito além.

    Outro argumento para manter válida a questão é o que Mykaelli falou, na hora da prova não existe recurso então melhor responder por eliminação. "Não é o ideal, mas acontece".

    GABARITO D

  • SOBRE A ALTERNATIVA (B):

    B) As aspas utilizadas para destacar a palavra “irracional” no trecho “parte para a solução mais ‘irracional’ possível” têm função de alertar o leitor para que o sentido dessa palavra é carregado de ironia.

    Sinceramente, tenho duas gramáticas ( A gramática para concursos públicos - Fernando Pestana e Gramática completa para concursos e vestibulares - Nilson Teixeira de Almeida ) li e reli nas duas gramáticas o assunto relacionado ao uso das aspas. Não encontrei nada que justificasse o uso das aspas na alternativa B.

    A única coisa que garanto é que não é por conta de ironia.

    Exemplos de aspas motivadas pela ironia:

    -- veja como ele é "educado" : cuspiu no chão!

    -- Ela é "inteligente", pois tirou zero na prova.

    -- "Lindona", parece o cão!

    comparando os exemplos acima, percebe-se que a alternativa B está errada porque as aspas não se justificam pela ironia. Não sei o motivo das aspas!

  • GAB D

    No texto a palavra " irracional" , transmite sentido de agir no impulso, aquele que não raciocina antes de medir sua ação.

  • O motivo das ASPAS mencionada na alternativa B é para DAR ÊNFASE.

  • Detesto esse lance de ironia, kkkkkkkk. Não consigo entender nem saber quando sou. Quanto mais entender o sentido das aspas se é irônico ou não.

    KKK

    Cai de rir por ter errado essa.

  • Gabarito: D

    Sobre a letra "C": As reticências são, na escrita, uma série de pontos no fim, no início ou no meio de uma frase. A utilização deste gênero de pontuação indica um pensamento ou ideia que ficou por terminar e que transmite, por parte de quem exprime esse conteúdo, reticência, omissão de algo que podia ser escrito, mas que não é. No entanto não têm função de ocultar uma ou mais palavras de baixo calão.


ID
3079279
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente um trecho da entrevista realizada pelo jornal “A tarde” com o consultor de marketing Mario Persona para responder à questão. (Adaptado)


      A Tarde: O que você tem a dizer sobre pessoas que "sofrem" uma espécie de ansiedade tecnológica, aquele tipo de situação que envolve a falta de capacidade de controle quando o assunto é dominar programas e utilização do micro?

      Mario Persona: Essa ansiedade é comandada pela necessidade. Hoje saber estar familiarizado com a tecnologia da informação é tão necessário quanto foi no passado estar familiarizado com a pena — saber escrever. Nossos sentidos foram expandidos e a entrada e saída de dados que recebemos do ambiente depende agora desses acessórios tecnológicos.

      A Tarde: Em muitos casos, a pessoa perde as estribeiras e parte para a solução mais "irracional" possível: pode até mesmo dar umas pancadas no micro...

      Mario Persona: Já fiz isso. Felizmente não quebrou nada. Até hoje o micro resolve inventar uma novidade nas horas mais impossíveis. É a impressora que para na hora de imprimir aquela proposta urgente. É a Internet que decide ficar muda quando mais preciso enviar ou receber meus e-mails, ou pesquisar algo.

      A Tarde: No caso de a pessoa ter mais de três contas de e-mail, a seu ver, isso seria uma forma de ansiedade ou dispersão? O que acha disso?

      Mario Persona: Hoje é preciso ter mais de uma conta de e-mail, às vezes até por segurança ou prevenção. Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas. Uma da empresa onde trabalha, um e-mail pessoal ligado a toda sua rede de relacionamentos e uma terceira conta, de preferência dessas de provedores gratuitos, que é útil para ser usada nesses sites de Internet que pedem seu e-mail e depois enviam propaganda. Obviamente você não deve usar essa conta para contatos importantes. 

Leia o trecho extraído do texto e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas, preservando o seu sentido original e respeitando a Gramática Normativa da Língua Portuguesa.


“Até hoje o micro _____. É a impressora _____ proposta urgente.”

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → “Até hoje o micro _____. É a impressora _____ proposta urgente.”

    A) tem mania de causar dificuldades operacionais nos momentos mais impróprios./ que resolve interromper a impressão daquela → CORRETO.

    B) resolve gerar problemas sem solução, devido à hora em que acontecem./ cuja a impressão dá algum problema justamente no momento de imprimir → não pode ter artigo após o pronome "cujo".

    C) , nas piores horas, costuma dar problemas./ em que apresenta, no pior momento, problemas na impressão daquela → nenhum termo exige o uso da preposição "em", o correto seria somente o uso do pronome relativo "que".

    D) decide criar um problema novo nos momentos menos inconvenientes./ que decide dar problema no momento de imprimir → no momento de imprimir proposta urgente (fica sem qualquer sentido, a falta de um artigo causa um erro, deixa a frase incoerente).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito, Letra A

    Para quem ficou na dúvida entre "A" e "D":

    Trecho do Texto →"Até hoje o micro resolve inventar uma novidade nas horas mais impossíveis"

    A) "tem mania de causar dificuldades operacionais nos momentos mais impróprios." (sinônimo de indesejado, sentido mais aproximado de "Impossíveis")

    D) "decide criar um problema novo nos momentos menos inconvenientes" (sinônimo de "conveniente" ou propício; possui sentido contrário a "impossíveis". Para preservação do sentido original do texto, o correto seria "mais inconveniente" ou "menos conveniente")

  • GABARITO: LETRA A

    → “Até hoje o micro _____. É a impressora _____ proposta urgente.”

    A) tem mania de causar dificuldades operacionais nos momentos mais impróprios./ que resolve interromper a impressão daquela → CORRETO.

    B) resolve gerar problemas sem solução, devido à hora em que acontecem./ cuja a impressão dá algum problema justamente no momento de imprimir → não pode ter artigo após o pronome "cujo".

    C) , nas piores horas, costuma dar problemas./ em que apresenta, no pior momento, problemas na impressão daquela → nenhum termo exige o uso da preposição "em", o correto seria somente o uso do pronome relativo "que".

    D) decide criar um problema novo nos momentos menos inconvenientes./ que decide dar problema no momento de imprimir → no momento de imprimir proposta urgente (fica sem qualquer sentido, a falta de um artigo causa um erro, deixa a frase incoerente).

  • Por que  tem concureiros que apenas repetem os comentários dos outros???? falta de criatividade ou outra coisa???

  • Só de ler percebe que é a alternativa A , as outras ficam totalmente sem nexo.

  • que decide dar problema no momento de imprimir (a) proposta..

    na D fica sem sentido .. falta um artigo aí 

    letra a
     

  • a letra  "B ", está errada pq nunca vem o artigo depois de  "cuja"

    e as outras letras o verbo "dar " tem que tá conjugado na 3 pessoa, ficando  "dá ", pois se refere ao micro e à impressora, portanto resposta correta letra  "A ". com a própria gramática resolve.

  • Achei a questão muito mal elaborada ou eu que estou lento. Sò depois que li os comentários, depois de forçar a barra, entendi que era p completar os trechos em brancos com umas das alternativas. (Esse povo da banca é uma praga). Ou a gente ferra eles ou ele nos ferra. É duro!


ID
3079282
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente um trecho da entrevista realizada pelo jornal “A tarde” com o consultor de marketing Mario Persona para responder à questão. (Adaptado)


      A Tarde: O que você tem a dizer sobre pessoas que "sofrem" uma espécie de ansiedade tecnológica, aquele tipo de situação que envolve a falta de capacidade de controle quando o assunto é dominar programas e utilização do micro?

      Mario Persona: Essa ansiedade é comandada pela necessidade. Hoje saber estar familiarizado com a tecnologia da informação é tão necessário quanto foi no passado estar familiarizado com a pena — saber escrever. Nossos sentidos foram expandidos e a entrada e saída de dados que recebemos do ambiente depende agora desses acessórios tecnológicos.

      A Tarde: Em muitos casos, a pessoa perde as estribeiras e parte para a solução mais "irracional" possível: pode até mesmo dar umas pancadas no micro...

      Mario Persona: Já fiz isso. Felizmente não quebrou nada. Até hoje o micro resolve inventar uma novidade nas horas mais impossíveis. É a impressora que para na hora de imprimir aquela proposta urgente. É a Internet que decide ficar muda quando mais preciso enviar ou receber meus e-mails, ou pesquisar algo.

      A Tarde: No caso de a pessoa ter mais de três contas de e-mail, a seu ver, isso seria uma forma de ansiedade ou dispersão? O que acha disso?

      Mario Persona: Hoje é preciso ter mais de uma conta de e-mail, às vezes até por segurança ou prevenção. Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas. Uma da empresa onde trabalha, um e-mail pessoal ligado a toda sua rede de relacionamentos e uma terceira conta, de preferência dessas de provedores gratuitos, que é útil para ser usada nesses sites de Internet que pedem seu e-mail e depois enviam propaganda. Obviamente você não deve usar essa conta para contatos importantes. 

De acordo com o texto e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → queremos a alternativa INCORRETA:

    → O trecho “que é útil para ser usada nesses sites de Internet” apresenta um problema de concordância verbal, pois a palavra “que” retoma um termo no plural “provedores gratuitos”, obrigando que a forma verbal destacada também estivesse no plural.

    >>>  Uma da empresa onde trabalha, um e-mail pessoal ligado a toda sua rede de relacionamentos e uma terceira conta, de preferência dessas de provedores gratuitos, que é útil para ser usada nesses sites de Internet que pedem seu e-mail e depois enviam propaganda. → o pronome relativo "que" retoma o termo "terceira conta"; uma grande dica é acerca do "usada" (está no feminino), logo já observamos que é um termo feminino, não podendo ser "provedores"

  • Na alternativa "A" a voz ativa seria: " Expandiram-se nossos sentidos ? Quem poder me ajudar, ficarei grata.

  • expandiram-se os nossos sentidos. é voz passiva sintética o SE tem função de pronome apassivador.

  • quando a questão afirmar que alguma passagem do texto possui algum tipo de erro, desconfie!

  • voz ativa: expandiram os nosso sentidos (sujeito indeterminado)

  • voz ativa: expandiram os nosso sentidos (sujeito indeterminado)

  • porque a B está errada? alguém pode me explicar?

  • Gabriel Hallvass

    B está correta ele quer a incorreta!

  • Obrigado Andressa, li sem atenção.

  • Não retoma um termo no plural.

     Uma da empresa onde trabalha, um e-mail pessoal ligado a toda sua rede de relacionamentos e uma terceira conta, de preferência dessas de provedores gratuitos, que é útil para ser usada nesses sites de Internet que pedem seu e-mail e depois enviam propaganda. → o pronome relativo "que" retoma o termo "terceira conta"; uma grande dica é acerca do "usada" (está no feminino), logo já observamos que é um termo feminino, não podendo ser "provedores".

  • Alternativa A correta - Por se tratar de voz passiva analítica= Verbo de ligação + particípio (Verbos terminados em da, do)

    E a outra voz passiva sintética = VTD ou VTDI + SE. Cuidado sempre na inversão da frase para gerar dificuldade na compreensão. Nossos sentidos foram expandidos” - Foram expandidos nossos sentidos.

  • O trecho “que é útil para ser usada nesses sites de Internet” apresenta um problema de concordância verbal, pois a palavra “que” retoma um termo no plural “provedores gratuitos”, obrigando que a forma verbal destacada também estivesse no plural.

  • O trecho “que é útil para ser usada nesses sites de Internet” apresenta um problema de concordância verbal, pois a palavra “que” retoma um termo no plural “provedores gratuitos”, obrigando que a forma verbal destacada também estivesse no plural.

  • LETRA d

  • "... e uma terceira conta, de preferência dessas de provedores gratuitos, que é útil para ser usada nesses sites de Internet..."

    O "que", nessa oração, se refere a "terceira conta". Portanto, GABARITO: LETRA D

  • se não for explicar, não precisa colocar o gabarito, o Qc JÁ FAZ ISSO!!!!!!!!

  • Gabarito: D

  • Marta Santos, coloca-se apenas o gabarito porque muitos visitantes não tem a assinatura, querida, para ajuda-los, vc deve ser nova aqui né?

  • Um ótimo comentário da Rute Oliveira !

  • A alternativa "D" está incorreta pois o pronome relativo "que" se refere ao termo "terceira conta" e a forma verbal "ser usada" deverá estar no singular concordando com o termo "terceira conta"

    Gabarito: D (marcar a alternativa INCORRETA).

  • a. verbo de ligacao auxiliar e verbo principal na sua forma de perticipio .

    isso,esse, esses ...são termos coesivo anafóricos

    isto,este,estes...são termos coesivo catafóricos

    onde,quem,o qual,os quais funcão de pronome relativo retoma um termo anterior

    errado letra D é um pronome relativo explicativo

    espero ter ajudado.

    bons estudos a todos!

  • precisa sim Marta Santos, tem pessoas sem assinatura por aqui tbm.

  • ... “que é útil para ser usada nesses sites de Internet” refere-se a conta de e-mail, não aos provedores de internet, caso se dirigisse aos provedores, a concordância seria "que são úteis para serem usados nesses sites de Internet”.

  • Não li a "incorreta" e já marquei a alternativa A. Vacilei :(


ID
3079285
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente um trecho da entrevista realizada pelo jornal “A tarde” com o consultor de marketing Mario Persona para responder à questão. (Adaptado)


      A Tarde: O que você tem a dizer sobre pessoas que "sofrem" uma espécie de ansiedade tecnológica, aquele tipo de situação que envolve a falta de capacidade de controle quando o assunto é dominar programas e utilização do micro?

      Mario Persona: Essa ansiedade é comandada pela necessidade. Hoje saber estar familiarizado com a tecnologia da informação é tão necessário quanto foi no passado estar familiarizado com a pena — saber escrever. Nossos sentidos foram expandidos e a entrada e saída de dados que recebemos do ambiente depende agora desses acessórios tecnológicos.

      A Tarde: Em muitos casos, a pessoa perde as estribeiras e parte para a solução mais "irracional" possível: pode até mesmo dar umas pancadas no micro...

      Mario Persona: Já fiz isso. Felizmente não quebrou nada. Até hoje o micro resolve inventar uma novidade nas horas mais impossíveis. É a impressora que para na hora de imprimir aquela proposta urgente. É a Internet que decide ficar muda quando mais preciso enviar ou receber meus e-mails, ou pesquisar algo.

      A Tarde: No caso de a pessoa ter mais de três contas de e-mail, a seu ver, isso seria uma forma de ansiedade ou dispersão? O que acha disso?

      Mario Persona: Hoje é preciso ter mais de uma conta de e-mail, às vezes até por segurança ou prevenção. Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas. Uma da empresa onde trabalha, um e-mail pessoal ligado a toda sua rede de relacionamentos e uma terceira conta, de preferência dessas de provedores gratuitos, que é útil para ser usada nesses sites de Internet que pedem seu e-mail e depois enviam propaganda. Obviamente você não deve usar essa conta para contatos importantes. 

De acordo com o texto e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. As expressões em destaque no trecho a seguir “estar familiarizado com a tecnologia da informação é tão necessário quanto foi no passado” são classificadas como locução conjuntiva e tem sentido comparativo.

II. A expressão destacada no trecho a seguir “a entrada e saída de dados que recebemos do ambiente” é classificada como conjunção integrante.

III. A expressão destacada no trecho a seguir “Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas” é classificada como pronome relativo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    I. As expressões em destaque no trecho a seguir “estar familiarizado com a tecnologia da informação é tão necessário quanto foi no passado” são classificadas como locução conjuntiva e tem sentido comparativo. → «Tão... como» e «tão... quanto» são estruturas sinônimas usadas na formação do comparativo de igualdade, em que se antepõe «o advérbio tão e se pospõe a conjunção como ou quanto ao adjetivo».

    II. A expressão destacada no trecho a seguir “a entrada e saída de dados que recebemos do ambiente” é classificada como conjunção integrante. → o termo é um pronome relativo, pode ser substituído por "os quais", retoma o substantivo "dados", dá início a uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem pontuação).

    III. A expressão destacada no trecho a seguir “Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas” é classificada como pronome relativo. → incorreto, é uma conjunção integrante, equivale a "isso": aconselho ISSO (dá início a uma oração subordinada objetiva direta).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Dica= são comparativos=

    Tão quanto// tão como..

    Ela é tão linda Quanto sua mãe.

    Ela é tão linda como sua mãe..

    Lembrar que as conjunções integrantes introduzem oração subordinada substantiva..

    Lembrar que os pronomes relativos introduzem orações adjetivas..

    Sucesso, bons estudos, não desista!

  • NO GABARITO OFICIAL DESSA QUESTÃO ARTHUR CAVALHO

    CONSTA COMO LETRA B.

    EU PENSEI O MESMO GABARITO QUE VOCÊ.

  • GABARITO: LETRA D

    Na realidade só fizeram inverter as classificações das alternativas II e III, deixando-as incorretas.

  • Verifica-se dois pronomes relativos nas alternativas I e II. Foco na missão ! PMBA 2019 CHAPADA !

  • A I já foi muito bem explicada. Vamos ver as outras

    II. A expressão destacada no trecho a seguir “a entrada e saída de dados que recebemos do ambiente” é classificada como conjunção integrante: Entrada e saída de todos os dados? Não!, somente daqueles que recebemos do ambiente. To restringindo essa bagaça --> Adjetiva restritiva

    III. A expressão destacada no trecho a seguir “Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas” é classificada como pronome relativo. Aconselho algo: aconselho é um VTD: temos então uma oração subordinada substantiva objetiva direta --> "que" é uma conjunção integrante

  • As vezes fazer de baixo para cima dá certo!

    III- errada, matando a letra a, b e c

    D - gabarito

  • Dica:

    estudar funções do "se" e do "que".

    volte ao texto quantas vezes for necessária. (aqui vc pode errar e aprender com os erros).

  • Que caim mais questões sobre pronome relativo e conjunção integrante...rsrsrs

    Vamos lembrar...

    Pronome relativo = trocar por O QUAL/A QUAL/OS QUAIS/AS QUAIS

    Conjunção integrante = troca por ISSO

    I - Correto

    II - Errado

    III - Errado

    Gabarito: D

  • Dá pra matar a questão somente com o item III. Vejamos:

    III. A expressão destacada no trecho a seguir “Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas” é classificada como pronome relativo.

    Bizu: trocar o que por o qual ou a qual e ver se continua com sentido.

    Observe que não faz sentido algum se trocarmos por "o qual" por exemplo. Logo, o "que" não se trata de pronome relativo.

    TEMPO em concurso é tudo!!!

    Abraço fraterno!

  • TÃO QUE - CONJUNÇÃO COMPARATIVA

    PRA SABER SE É CONJUNÇÃO INTEGRANTE COLOCA - ISSO

    PRA SABER SE É PRONOME RELATIVO POE - O QUAL

  • I - Correto

    II - Incorreto: pronome relativo.

    III - Incorreto: conjunção integrante.

  • a entrada e saída de dados que = PR = O QUAL A QUAL

    “Aconselho que = Isso= conjunção Integrante

  • Da pra matar a só descobrindo o significado de CONJUNÇÃO INTEGRANTE .

  • locução conjuntiva= conjunto de uma ou mais palavras com valor de conjunção na frase.Só lembrando que a conjunção é uma palavra invariável que liga duas orações ou termos que exerce a mesma função sintática dentro da oração.

    conjunção integrante= são conjunções subordinativa que liga orações substantivas ou seja orações que funciona como substantivos nas frases.

    pronome relativo= usados para retomar termos já mencionados anteriormente e para introduzir orações subordinadas adjetivas.

  • Dica ==> Conjunção integrante só vem depois do verbo, ou adjetivo. Ela é o elo entre a 1º e 2º oração. O resto é pronome relativo.

  • O gabarito oficial de acordo com o site da banca informa que a alternativa C é a correta. Mas não faz sentido.

  • I. As expressões em destaque no trecho a seguir “estar familiarizado com a tecnologia da informação é tão necessário quanto foi no passado” são classificadas como locução conjuntiva e tem sentido comparativo.

    Conjunções subordinativas comparativas: têm valor semântico de comparação, analogia, paralelo...

    São elas: como, assim como, mais... (do) que, menos... (do) que, tão... como (ou quanto), tanto... quanto..., qual ou como (precedidos de tal)...

    Ex.: Ele dorme como um urso. (dorme)

    II. A expressão destacada no trecho a seguir “a entrada e saída de dados que recebemos do ambiente” é classificada como conjunção integrante.

    Neste caso, o "que" é pronome relativo, pois equivale a "os quais" (= dados os quais recebemos do ambiente)

    "QUE" pronome relativo equivale a O(A) (S) QUAL (IS) Ex.: O livro que eu li é ruim. (que = O QUAL)

    III. A expressão destacada no trecho a seguir “Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas” é classificada como pronome relativo.

    Neste caso, o "que" é conjunção integrante, pois pode ser substituído por "isso" (= Aconselho ISSO).

    "QUE" conjunção integrante equivale a ISSO / ESSE (A) Ex.: Estou certo de que você passará nas provas. (= Estou certo DISSO)

    Gabarito: Letra D

  • l. exprime uma ideia de comparação. como, mais do que , menos do que, tanto quanto, tal que. ll. é um proneme relativo.. a entrada e saída de dados que recebemos do ambiente. recebemos dados do ambiente .. pois o pronome relativo retoma a palavra dados. lll. conjunção subordinativa integrante.. aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas a conjunção (que) inicia uma oração subordinada substantiva objetiva direta
  • Gab D

    II - A entrada e saída de dados ( o qual ) = Pronome relativo

    III- Aconselho ( isso ) = Conjunção integrante.


ID
3079288
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção um trecho de uma reportagem sobre “Mães solo” para responder à questão a seguir. (Adaptado)


      É muito comum escutarmos por aí as pessoas utilizando a expressão “mãe solteira” para se referir àquelas mulheres que criam sozinhas os seus filhos. E por que não é adequado utilizarmos essa expressão?

      O termo “mãe solo” surgiu como uma forma de dar enfoque ao compromisso assumido pela mãe em se responsabilizar pelos cuidados da criança por ela gerada ou adotada. Mas é importante entendermos a maternidade como algo muito complexo, que se dá para além do estado civil da mulher.

      Se o pai não divide a criação com a mãe igualitariamente, 50 a 50% do tempo, ela ainda será considerada uma mãe solo – mesmo que ele coloque seu nome na certidão do filho(a), pague a pensão que deve e veja a criança algumas vezes durante a semana. (...) Infelizmente ainda existe uma cultura que viabiliza esse comportamento masculino de isenção perante a paternidade, mas o contrário parece impensável para as mulheres,que ainda são alvo de críticas, caso não cumpram suas funções maternas de maneira esperada.

      Segundo dados colhidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2005, 10,5 milhões de famílias já eram compostas por mulheres sem cônjuge e com filhos,sendo elas as principais responsáveis pela criação dos mesmos. Nos últimos 10 anos, o número de “mães solo” no Brasil aumentou em mais de um milhão. Ao mesmo tempo, a taxa de fecundidade caiu de 2,38 filhos por mulher para 1,9, em 2010. Esse decréscimo está ligado ao aumento da escolaridade feminina, que teve sua presença intensificada tanto no ensino médio como nas universidades, superando os números masculinos neste mesmo processo. 

A partir da leitura e interpretação do texto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → lembrando que queremos a alternativa INCORRETA:

    → RESPOSTA: O decréscimo do número de “mães solo” no Brasil se deve, entre outros fatores, ao aumento da escolaridade feminina >>> incorreto, de acordo com o trecho abaixo, o decréscimo é referente a taxa de fecundidade e não ao número de "mães solos".

    → Ao mesmo tempo, a taxa de fecundidade caiu de 2,38 filhos por mulher para 1,9, em 2010. Esse decréscimo está ligado ao aumento da escolaridade feminina, que teve sua presença intensificada tanto no ensino médio como nas universidades, superando os números masculinos neste mesmo processo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Não houve um decréscimo do número de “mães solo” e sim um aumento de mais de um milhão.

  • A maldade da questão está no que se refere à expressão "Mãe solo". O que decresceu foi a taxa de fecundidade e não o número das "mães solo"

  • GABARITO: LETRA D

    → lembrando que queremos a alternativa INCORRETA:

    → RESPOSTA: O decréscimo do número de “mães solo” no Brasil se deve, entre outros fatores, ao aumento da escolaridade feminina >>> incorreto, de acordo com o trecho abaixo, o decréscimo é referente a taxa de fecundidade e não ao número de "mães solos".

    → Ao mesmo tempo, a taxa de fecundidade caiu de 2,38 filhos por mulher para 1,9, em 2010. Esse decréscimo está ligado ao aumento da escolaridade feminina, que teve sua presença intensificada tanto no ensino médio como nas universidades, superando os números masculinos neste mesmo processo.

  • kkkk povo errando por não ler o q a questão quer ----- INCORRETA!!!

  • O número de mães solo ou solteiras só fez aumentar, logo a alternativa incorreta é a "D".

  • Palhaçada. kkkk trocadilho da poxa.

  • ATENÇÃO!

    O número de mães solteiras aumentaram, o que diminuiu devido o aumento do nível de escolaridade feminina foi a taxa de natalidade.

    FéNáMissãoVaiDáCerto!

  • Essa me pegou kkk

  • Pessoas sem noção copiando e colando os comentários dos coleguinhas... Vcs não vão ter desconto na assinatura por quantidade de "gostei" ganhos!! ¬¬

  • O segredo está em ler com atenção.

  • O número de "mãe solo" aumentou mesmo com o decréscimo na fecundidade familiar e esse decréscimo resulta do aumento da escolaridade.

    Se não ler atentamente erra. :(

  • Que questão magnifica velho, simples e que acaba pegando muita gente por não ter se atentado aos períodos anteriores

  • O decréscimo da taxa de fecundidade esta ligada ao aumento da escolaridade feminina.


ID
3079291
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção um trecho de uma reportagem sobre “Mães solo” para responder à questão a seguir. (Adaptado)


      É muito comum escutarmos por aí as pessoas utilizando a expressão “mãe solteira” para se referir àquelas mulheres que criam sozinhas os seus filhos. E por que não é adequado utilizarmos essa expressão?

      O termo “mãe solo” surgiu como uma forma de dar enfoque ao compromisso assumido pela mãe em se responsabilizar pelos cuidados da criança por ela gerada ou adotada. Mas é importante entendermos a maternidade como algo muito complexo, que se dá para além do estado civil da mulher.

      Se o pai não divide a criação com a mãe igualitariamente, 50 a 50% do tempo, ela ainda será considerada uma mãe solo – mesmo que ele coloque seu nome na certidão do filho(a), pague a pensão que deve e veja a criança algumas vezes durante a semana. (...) Infelizmente ainda existe uma cultura que viabiliza esse comportamento masculino de isenção perante a paternidade, mas o contrário parece impensável para as mulheres,que ainda são alvo de críticas, caso não cumpram suas funções maternas de maneira esperada.

      Segundo dados colhidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2005, 10,5 milhões de famílias já eram compostas por mulheres sem cônjuge e com filhos,sendo elas as principais responsáveis pela criação dos mesmos. Nos últimos 10 anos, o número de “mães solo” no Brasil aumentou em mais de um milhão. Ao mesmo tempo, a taxa de fecundidade caiu de 2,38 filhos por mulher para 1,9, em 2010. Esse decréscimo está ligado ao aumento da escolaridade feminina, que teve sua presença intensificada tanto no ensino médio como nas universidades, superando os números masculinos neste mesmo processo. 

De acordo com o texto e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → temos um texto de predominância informativa, informa acerca de uma nova nomenclatura e traz dados informativos sobre a realidade.

    → A reportagem pode ser lida como um texto informativo que além de atualizar a nomenclatura sobre maternidade solo (correto: mãe solo), faz uso de dados numéricos que contextualizam a realidade das mães no Brasil (correto, usa de dados do IBGE).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • UMA VIDEO QUE ME AJUDOU BASTANTE EM INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO FOI A DO PROFESSOR ALEXANDRE SOARES DO ALFACON ! PROCUREM NO YOUTUBE : ALEXANDRE SOARES INTERPRETAÇÃO DE TEXTO !

  • Expõe o real significado do termo "mãe solo",e ainda por cima,traz dados numéricos para contextualizar a realidade das mães no Brasil.

  • PARÁFRASEANDO......

    Segundo dados colhidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2005, 10,5 milhões de famílias já eram compostas por mulheres sem cônjuge e com filhos,sendo elas as principais responsáveis pela criação dos mesmos. Nos últimos 10 anos, o número de “mães solo” no Brasil aumentou em mais de um milhão. Ao mesmo tempo, a taxa de fecundidade caiu de 2,38 filhos por mulher para 1,9, em 2010.

  • GAB C -> As outras opções, além de dar a tipologia incorreta, extrapola a interpretação.

  • Tipo textual: dissertação

    Gênero textual: reportagem (expositiva)

  • Texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.

    A linguagem utilizada em um texto informativo deve ser clara, direta e objetiva, e devem ser mencionados conceitos concretos e reais, juntamente com a referência de fontes e exemplos. Normalmente, os textos informativos não têm figuras de linguagem que podem remeter a difícil interpretação, como metáforas e paradoxos.

  • GAB- C

    A reportagem pode ser lida como um texto informativo que além de atualizar a nomenclatura sobre maternidade solo, faz uso de dados numéricos que contextualizam a realidade das mães no Brasil.


ID
3079294
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção um trecho de uma reportagem sobre “Mães solo” para responder à questão a seguir. (Adaptado)


      É muito comum escutarmos por aí as pessoas utilizando a expressão “mãe solteira” para se referir àquelas mulheres que criam sozinhas os seus filhos. E por que não é adequado utilizarmos essa expressão?

      O termo “mãe solo” surgiu como uma forma de dar enfoque ao compromisso assumido pela mãe em se responsabilizar pelos cuidados da criança por ela gerada ou adotada. Mas é importante entendermos a maternidade como algo muito complexo, que se dá para além do estado civil da mulher.

      Se o pai não divide a criação com a mãe igualitariamente, 50 a 50% do tempo, ela ainda será considerada uma mãe solo – mesmo que ele coloque seu nome na certidão do filho(a), pague a pensão que deve e veja a criança algumas vezes durante a semana. (...) Infelizmente ainda existe uma cultura que viabiliza esse comportamento masculino de isenção perante a paternidade, mas o contrário parece impensável para as mulheres,que ainda são alvo de críticas, caso não cumpram suas funções maternas de maneira esperada.

      Segundo dados colhidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2005, 10,5 milhões de famílias já eram compostas por mulheres sem cônjuge e com filhos,sendo elas as principais responsáveis pela criação dos mesmos. Nos últimos 10 anos, o número de “mães solo” no Brasil aumentou em mais de um milhão. Ao mesmo tempo, a taxa de fecundidade caiu de 2,38 filhos por mulher para 1,9, em 2010. Esse decréscimo está ligado ao aumento da escolaridade feminina, que teve sua presença intensificada tanto no ensino médio como nas universidades, superando os números masculinos neste mesmo processo. 

De acordo com o texto e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) No trecho “para se referir àquelas mulheres”, verifica-se que o verbo “referir” exige, de acordo com as regras de regência verbal, a presença da preposição “a”. → correto, referir a alguma coisa (preposição "a") + pronome demonstrativo "aquelas"= àquelas.

    B) No trecho “isenção perante a paternidade”, o termo destacado “a” é uma preposição. → o termo é um artigo definido "a", o termo "perante" já é uma preposição.

    C) No trecho “o contrário parece impensável para as mulheres”, a expressão em destaque “para as mulheres” é um objeto indireto. → é um complemento nominal, completa o sentido do adjetivo "impensável": impensável PARA alguém.

    D) No trecho “está ligado ao aumento da escolaridade feminina”, a expressão em destaque “ao aumento da escolaridade feminina” é um objeto direto preposicionado. → é um complemento nominal, completa o sentido do adjetivo "ligado": ligado a alguma coisa.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Mano ☠️ Arthur Carvalho, percebi que sempre procuro primeiro seus comentários, muito obrigado pela colaboração

  • Arthur, você ajuda pra C#@&$(

    #DeusVaiTeHonrar

  • A recompensa para o Arthur Carvalho vai ser a aprovação!

  • Arthur. Obrigado!

  • Obrigado, Arthur. Tu é fera mlk!

  • Arthur avise-nos quando alcançar seu objetivo, vamos todos comemorar com vc. Festa do QC.

  • Complemento:

    A)

    Dica rápida: aquele, aquela , aquilo para verificar a ocorrência de crase troque por a esta, a isto...

    Fiz referência àquela moça// Fiz referência a esta moça.

    B) No trecho “isenção perante a paternidade”, o termo destacado “a” é uma preposição.

    Se o termo isenção fosse o regente teríamos crase, mas a regência é tomada por perante...

    faça rapidamente a troca: perante a paternidade / perante o caso , perceba que não aparece a preposição (ao).

    D) Verifica-se o uso de objeto direto preposicionado quando temos regularmente um verbo transitivo direto sendo utilizado como transitivo indireto exemplos:

    Amar a Deus.

    comer do pão

    beber do vinho...

    Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota. Napoleão..

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Se Arthur não comentar, nem leio. Hehehehe

  • Valeu Arthur!

  • A Crase já denuncia a resposta galera.

  • referir-se a algo ou a alguém

  • E eu pensando que só eu tinha notado o Arthur rsrs. O cara arrasa nos comentários ! Que o meu Deus o abençoe e que você chegue onde deseja !Valeu irmão, seus comentários tem nos ajudado muito!

  • É verdade o Arthur sabe muito

  • Pergunte sempre ao verbo: Quem se REFERE se REFERE A ALGO. 

  • indubitavelmente letra A!

    porque se não, não haveria a crase.

     

  • Padrão Artur vc merece.

  • "ao aumento da escolaridade feminina" não seria o objeto indireto? "está ligado" não seria uma locução verbal, equivalente a "liga-se"? Esse decréscimo liga-se ao aumento da escolaridade feminina. Para "ao aumento da escolaridade feminina" ser complemento nominal, "ligado" deve ser predicativo do sujeito "Esse decréscimo", o que não me parece, dado a falta de sentido do trecho isolado "Esse decréscimo está ligado". Diferente de dizer, por exemplo, "o carro está ligado", em que ligado é o estado do carro. Ou não?

    O que acham?

  • se refere a alguem ou a alguma coisa.. crase..

  • à = Preposição + artigo

  • Claudeci Oliveira Araújo, pensei o mesmo. Os professores chamam de locução verbal. Mas a natureza é de verbo? Quando há a voz passiva, você entende que o particípio tem que ser irregular, devido à natureza em torno do espectro nominal, concordância nominal: o objeto foi pago. Já a voz ativa faz uma locução verbal real: ele (suj) tinha pagado o caderno (OD) ao Fulano (OI). Na voz ativa, o verbo faz a transitividade normalmente, inclusive com seus ambos objetos. O ponto é, por essa questão, que se fica claro a nós que a natureza do dito verbo principal na voz passiva é de adjetivo, ou seja, verbo na forma nominal. Isso significa que a gramática realmente o ver como um adjetivo, fazendo o complemento ser nominal (objeto nominal), não verbal (OI).

    E mais, na voz passiva, você não faz as duas transitividade. Os amores estão (são) ligados ao ódio (CN) pelo desejo (AgP). Os amores tinham ligado o ódio (OD) ao desejo (OI).

  • O verbo em questão é o "referir-se", não "referir", como está no enunciado, mas as outras alternativas estão horríveis... Deu pra marcar a letra A com insegurança! O correto seria a anulação da questão.

  • Se não tivesse certeza da A marcaria a D.

  • Gabarito: A

  • Quem se refere se refere a alguma coisa, refere-se "a isso" GAB: A

  • Muito obrigado, Arthur.

  • a)CORRETO, se referir a algo. Na frase, áqueles = a (preposição exigida pela regência do verbo referir) + aqueles (pronome demonstrativo).

    b)ERRADO, o termo perante não é regido por preposição. Na frase, “isenção perante a paternidade” o termo em destaque é o artigo que singulariza "paternidade".

    c)ERRADO, a expressão em destaque para as mulheres” é na verdade um adjunto adverbial de finalidade.

    d)ERRADO, observe que "está" é verbo de ligação o que já elimina a possibilidade de ser um objeto direto ou indireto. Na situação, trata-se do predicativo do sujeito.

  • SUGIRO AO QCONCURSOS A DAR UMA CHANCE AO ESTUDANTE ARTHUR CARVALHO PARA FAZER PARTE DA EQUIPE DESTA PLATAFORMA, DEMONSTROU TER TOTAL DISPOSIÇÃO PARA COMENTAR UMA INFINIDADE DE QUESTÕES, DENTRE ELAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.

    CUMPRA-SE, PUBLIQUE-SE.

  • Parabéns, Arthur!!! Força Guerreiro

  • Só dar o Arthur nos comentários.. ele esta estudando pra quê hein? Auditor da receita será?

  • Só dar o Arthur nos comentários.. ele esta estudando pra quê hein? Auditor da receita será?

  • Arthur, meu caro! Deixando um like maroto em cada comentário teu. Valeuu

  • Agradeço a todos pelos comentários e dicas. Arthur ta quebrando uma árvore pra quem não é assinante. Wlw.

  • QUASE CERTEZA QUE O ARTHUR É UM ELABORADOR DE QUESTÕES PARA CONCURSO. O CARA É FERA!

  • GABARITO=A

    A) No trecho “para se referir àquelas mulheres”, verifica-se que o verbo “referir” exige, de acordo com as regras de regência verbal, a presença da preposição “a”.(CORRETA)

    Quem refere refere-se a alguma coisa.

    para se referir a + aquelas= àquelas , comprovando que o verbo referir exige a preposição "a".

    B) No trecho “isenção perante a paternidade”, o termo destacado “a” é uma preposição.(ERRADO)

    O termo em destaque é um artigo feminino que acompanha a palavra paternidade.

    C) No trecho “o contrário parece impensável para as mulheres”, a expressão em destaque “para as mulheres” é um objeto indireto.(ERRADO)

    A expressão exerce a função de complemento nominal, pois completa o sentido do adjetivo "imprescindível".

    D)o trecho “está ligado ao aumento da escolaridade feminina”, a expressão em destaque “ao aumento da escolaridade feminina” é um objeto direto preposicionado.(ERRADO)

    A expressão em destaque é um complemento nominal, pois completa o sentido do adjetivo " ligado"

  • termo sub-entendido

  • Tanto é que a crase denuncia a resposta verdadeira kkkk

  • Obg Arthur.. Vc eh uma potência... um ventilador ligado no 3.

  •  Artur seus comentários tem nos ajudado muito.... Deus vai te honrar, continue comentando, parabéns pela iniciativa!

  • Valeu Arthur. Sempre procuro seus comentários nas questões. Abraço!
  • O AMIGO SABER MUITO PARABÉNS ARTHUR

  • Arthur Carvalho OS MELHORES COMENTÁRIOS SÃO OS SEUS! OBRIGADO.

  • GABARITO: LETRA A

    “para se referir àquelas mulheres”, verifica-se que o verbo “referir” exige, de acordo com as regras de regência verbal, a presença da preposição “a”. → correto, referir a alguma coisa (preposição "a")

  • Assertiva A

    No trecho “para se referir àquelas mulheres”, verifica-se que o verbo “referir” exige, de acordo com as regras de regência verbal, a presença da preposição “a”.

  • Arthur, tmj!

  • arthur ou ele é professor de português ou cara fez faculdade de português . cara é fera

  • ESSA QUESTAO E EASY

  • A+aquela Crase nela. Àquela

  • INDICO AS APOSTILAS DA NOVA CONCURSOS PARA VOCÊ QUE PRECISA DE UM MATERIAL DE QUALIDADE E COM CONTEÚDO COMPLETO, APOSTILAS BARATAS E COM MATERIAL DE QUALIDADE.

    SUPER INDICO, SEU APROVEITAMENTO VAI MELHORAR BASTANTE!!

    DICAS!!

    1) ESCOLHA O CONCURSO QUE QUER FAZER COM AS APOSTILAS

    2) LER O CONTEÚDO E VENHA NO QCONCURSO FAZER QUESTÕES.

    3) LEIA O CONTEÚDO A QUALQUER MOMENTO SEM PRECISA FAZER RESUMO.

    https://www.novaconcursos.com.br/?acc=cf9b41a36e98c1948ff9d2084474b5ce

  • Arthur o mais brabo

  • referir-se a que?


ID
3079300
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os navegadores de internet permitem o acesso aos sites em que deseja visitar na web. Atualmente existem vários tipos: móveis (para Android, Windows Phone e iOS), para desktop (PCs Windows, Linux e Mac OS) e outras para dispositivos como Smart TVs. Quanto aos navegadores existentes no mercado, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Mas o que significa um "Dhromi"? alguém sabe? pesquuisei na net e não localizei o q seja!!!

  • Paulo Roberto creio que seja chrome mas alteraram algumas letras apenas para ser a questão incorreta.

  • Paulo Roberto creio que seja chrome mas alteraram algumas letras apenas para ser a questão incorreta.

  • Alternativa letra D.

    A.Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível.

    B.O Safari é um navegador desenvolvido pela Apple Inc. e incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3. Apresenta uma interface simples, característica dos produtos da Apple.

    C.Microsoft Edge é um navegador da Internet desenvolvido pela Microsoft. Inicialmente lançado para o Windows 10 e Xbox One, tem também, versões lançadas para Android e iOS. Ele é o sucessor do Internet Explorer, atuando como o novo navegador padrão de Internet da Microsoft.

    D. Não existe

  • Essa questão foi anualda por qual motivo?

  • Microsoft Edge está escrito errado na questão.
  • Alternativa incorreta seria D mas a C também tornou-se incorreta pelo erro de digitação na palavra edge (egde).


ID
3079303
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma Rede de computadores é formada por um _____ de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e _____ recursos, interligados por um subsistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos _____, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails), entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    Uma Rede de computadores é formada por um CONJUNTO de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e COMPARTILHAR recursos, interligados por um subsistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos FÍSICOS E LÓGICOS, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails), entre outros.

  • bonuss!!

  • Gabarito letra D para os não assinantes.

    Gente o examinador foi lá no wikipedia deu um Ctrl +C + Ctrl + V. kkkk

    Uma Rede de computadores é formada por um conjunto de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails), entre outros.

  • Todos os dias eu oro para que essa questão venha na minha prova

  • Gabarito letra D.

    Uma Rede de computadores é formada por um CONJUNTO de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e COMPARTILHAR recursos, interligados por um subsistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos FÍSICOS E LÓGICOS, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails), entre outros.

  • IBFC perdendo a personalidade :P

  • PMBA 2019. SFC/MCP/MCSA Windows10/Sistemas de Informação/Gestor estratégico de TI.

  • Fonte: WIKI

  • GAB D

  • GABARITO: D

    Rede de computadores: é um conjunto de terminais, equipamentos, meios de transmissão e comutação que interligados possibilitam a prestação de serviços. É um conjunto de dispositivos conectados por links de comunicação que possuem como objetivo o compartilhamento de recursos, deixando equipamentos, programas e principalmente dados ao alcance dos usuários. Serve também como meio de comunicação entre pessoas através da troca de mensagens.

    Em uma rede podemos ter um computador, uma impressora, um note, um cel, um tablet, ou qualquer outro dispositivo de envio ou recepeção de dados.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • A própria questão te dar a resposta, basta que você leia completamente.

  • Gabarito: D

    Uma Rede de computadores é formada por um Conjunto de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um subsistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails), entre outros.


ID
3079306
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Segurança da Informação (SI) está relacionada com proteção de um conjunto de informações a fim de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. Sobre as propriedades básicas da segurança da informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • DICA:

    Disponibilidade

    Integridade

    Confiabilidade

    Autenticidade

    Não repúdio

  • Confidencialidade: tem a ver com a privacidade dos dados da organização

    Integridade: corresponde à preservação da precisão, consistência e confiabilidade das informações e sistemas pela empresa ao longo dos processos ou de seu ciclo de vida.

    Disponibilidade: está relacionada ao tempo e à acessibilidade que se tem dos dados e sistemas da empresa, ou seja, se eles podem ser consultados a qualquer momento pelos colaboradores.

    Fonte: https://telium.com.br/blog/confidencialidade-integridade-e-disponibilidade-os-tres-pilares-da-seguranca-da-informacao

  • Assertiva A

    lembra da C I D A

  • Princípios Básicos de Segurança da Informação (CIDA)

    Þ     Confidencialidade: Garantia de que o acesso à informação seja obtido somente por pessoas autorizadas.

    Þ     Integridade: Garante a não alteração de uma informação ou dado tanto no armazenamento quanto durante a troca dessas informações por algum meio. A modificação deve ser realizada somente pelas partes devidamente autorizadas.

    Þ  Disponibilidade: Garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário.

    Þ     Autenticidade: Garante que a informação ou o usuário da mesma é autêntico.

    para facilitar na memorização dos princípios básicos de segurança da informação lembra que vc tem uma prima chamada CIDA RSRSR

    GAB - B

  • CIDA 

    CONFIDENCIALIDADE 

    INTEGRIDADE

    DISPONIBILIDADE

    AUTENTICIDADE 

    NAO-REPUDIO

    CONFIDENCIALIDADE = QUEM ESTÁ AUTORIZADO A ACESSAR TAIS INFORMACOES

    INTEGRIDADE = A INFORMACAO ESTÁ ORIGINAL OU FOI ALTERADA

    DISPONIBLIDADE = A INFORMACAO PRECISA ESTAR DISPONIVEL PARA QUANDO PRECISAR SER ACESSADA

    AUTENTICIDADE = QUEM ESTÁ ACESSANDO É O MESMO QUE DIZ SER???

    NAO-REPUDIO = O AUTOR DAS INFORMACOES NAO PODE NEGAR SER O MESMO.

  • Princípios Básicos: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.

    Princípios Secundários: privacidade, não-repúdio e confiabilidade.

  • Gabarito B

    CIDA

    Confidencialidade (sigilo)

    Integridade (sem alterações)

    Disponibilidade (sempre disponível)

    Autenticidade (confirma a identidade da informação)

  • Gab. B (c. i. d. a.)
  • PMBA 2019. SFC/MCP/MCSA Windows10/Sistemas de Informação/Gestor estratégico de TI.

  • A famosa CIDA

    Gabarito B

  • GAB B

  • Gabarito: B

    Antes eu lembrava da CIDA; Hoje, do CADIN.

    Confidencialidade

    Autenticidade

    Disponibilidade

    Integridade

    Não Repúdio

  • DICA como os colegas já comentaram. Mas há objetivos secundários oriundos desses principais:

    - Não Repúdio = Garantia de não conseguir negar um ato/documento de sua autoria. Só garantido quando houver Autenticidade e Integridade;

    - Privacidade = Controlar quem visualiza as informações e sob quais circunstâncias. Só garantido quando houver Autenticidade e Confidencialidade.

  • GABARITO: LETRA B São propriedades básicas da segurança da informação: CONFIDENCIALIDADE INTEGRIDADE DISPONIBILIDADE Autenticidade e legalidade.
  • Gabarito: B

    Disponibilidade

    Integridade

    Confiabilidade

    Autenticidade

    Não repúdio

  • ✅Gabarito Letra B.

    Tem 4 princípios da segurança da informação que são extremamente importantes, são eles:

    • Disponibilidade é um direito meu a informação.
    • Integridade mantém Integro ( original )
    • Confidencialidade, as informações são minhas, só eu posso ver.
    • Autenticidade, Garante que a msg seja entregue podendo ser criptografada.

    Bons estudos!✌

  • A CIDA pode dar essa DICA, mas sum um buCADInho


ID
3079309
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

João, diretor da área de Recursos Humanos, solicitou ao seu funcionário Roberto que lhe entregasse um relatório com a média de salários do departamento de Informática. Assinale a alternativa correta sobre qual função do MS Excel 2016 (versão em português, configuração padrão) retorna a média dos salários.

Alternativas
Comentários
  • A função certa seria:

    =MÉDIA( )

    GABARITO: A

  • Caraca nunca vi uma questão tão simplista como essa.

  • Que medo teria de marcar na prova !

  • = média

  • Gabarito letra A para os não assinantes. A questão é fácil para vc? Meus parabéns! Mas para muita gente que está iniciando seus estudos agora não é. Então vamos evitar esse tipo de comentário que pode desestimular nossos colegas?

    Cuidado pois algumas bancas gostam de tentar confundir duas fórmulas parecidas.

    MÉDIA: divide o total dos valores pelo número de elementos selecionados. Exemplo: 5+10+3/3 =6 (média 6)

    A sintaxe da função é =Média(núm 1; [núm 2]...). EXEMPLO: =MÉDIA(B6:B17).

    MEDIANA, o Excel irá colocar todos os valores embaralhados em ordem, depois, irá pegar aquele que está no meio dessa lista, e, essa será nossa mediana.

    Exemplo em ordem: 1, 1, 3, 5, 5, 7, 8, 48, 64, 154, 667. Agora veja que temos 11 elementos (números repetidos contam cada um por si e células vazias são ignoradas), o meio exato dessa fila será nossa mediana, ou seja, o Nº 7 da lista (assim fica 5 números no início, o meio [nossa mediana] e mais 5 números no final).

    Mas e se não tivermos um meio exato, ou seja, se tivermos x números pares em nossa lista? Nesse caso ele vai fazer uma média entre os valores do meio, no nosso exemplo abaixo: 1, 1, 3, 5, 5, 7, 12, 15, 48, 64, 154, 667 temos 12 valores, e o meio fica entre 7 e 12. Qual o meio nesse caso? Some-os e divida por 2. Resultado: Mediana 9,5.

    A sintaxe da função é =MED(núm 1; [núm 2]...) e na nossa função ficou =MED(B6:B17).

  • Não vou mentir que eu marcaria essa com o c* na mão

  • informática e matemática ;)

  • Essa foi pra não perder as esperanças...

  • Kkkkkkkkkkkkkk

  • Essa questão é uma daquelas que é tão fácil que da medo

  • PMBA 2019. SFC/MCP/MCSA Windows10/Sistemas de Informação/Gestor estratégico de TI.

  • da até medo de responder tem que ler de novo para ver se não tem pegadinha. kkkkk!

  • Na hora da prova, essa é uma das questões que marcaria e ficaria na duvida kkkkkkkkkk por ser tão fácil.

  • achei que era pegadinha

  • GAB A

  • No Q é assim, na hora da prova vem: 83641hfcsiuyhcw7wqcakxloakiufchyhso

  • sério?

  • Quando a esmola é muita o santo desconfia...kkk

  • Quando você não quer acreditar que a banca pode ser uma mãe. Kkkk

  • A questão é tão simples que o cara fica com medo de marcar-lá.

    Letra A.

    PM/BA 2020

  • Eu iria ficar uns minutos pensando na resposta óbvia dessa questão;

    Letra A

  • A questão aborda conhecimentos acerca das funcionalidades das funções no Excel 2016, mais especificamente quanto à função responsável por calcular a média de um intervalo de células.

    A)     Correta – A função “=MÉDIA” é utilizada para calcular a média aritmética simples de um intervalo de células.

    B)     Incorreta – A função “=SOMA” é utilizada para somar valores de um intervalo de células.

    C)     Incorreta – Não existe uma função chamada “Metade” no Excel.

    D)     Incorreta – A função “=MÁXIMO” é utilizada para retornar o maior valor de um intervalo de células.

    Gabarito – Alternativa A. 

  • ta de brincadeira.

  • Aqui a gente acha fácil, mas quando chega na prova até duvida que 1+1 é 2 kkkkkkk

  • GAB-A

    MÉDIA

    função MÉDIA mede a tendência central, que é o local do centro de um grupo de números em uma distribuição estatística. Confira as três medidas mais comuns de tendência central, nesta funçãoMédia, esta é a média aritmética e é calculada por meio da adição de um grupo de números.

    Deixa eu fala procê: tudo, tudo, tudo vai, tudo é fase irmão.....


ID
3079312
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Luciana estava redigindo um artigo no MS Word 2016 (versão em português, configuração padrão) e apagou indevidamente uma frase. Quanto ao atalho de teclado, que deve ser utilizado para desfazer a exclusão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ctrl + Z - desfaZer

  • GAB - C

    A - Ctrl + E ---> Centraliza o conteúdo na pág.

    B - Ctrl + A ---> Abre um arquivo já existente

    C - Ctrl + Z ---> Desfaz

    D - Ctrl + I ---> Itálico

  • Ctrl + Z = DesfaZer - Zoei

  • cTRL E = CENTRALIZAR TEXTO

    ctrl a = abrir arquivo

    ctrl z =desfazer

    ctrl r = refazer

    ctrl L =localizar ctrl i nao é pesquisa como nosso amigo disse aí nao. ctrl i = italico

  • PMBA 2019. SFC/MCP/MCSA Windows10/Sistemas de Informação/Gestor estratégico de TI.

  • Gabarito:C

  • Todo mundo na onda da PMBA kkkk, esse vai ter uns 160 mil inscritos.

  • CRTL + L = LOCALIZAR NO PACOTE MICROSOFT OFFICE (WORD;ECXEL;POWERPOINT)

    CRTL+F = LOCALIZAR NOS NAVEGADORES E PDF'S

    @concursoebserh2020

  • C

    FALOU EM DESFAZER Ctrl+Z

    @concursoebserh2020

  • GAB C

    A) Ctrl+E >>> centraliza o texto

    B) Ctrl+A >>> abre um arquivo já existente

    C) Ctrl+Z >>> desfaz a última ação

    D) Ctrl+I >>> formata o texto para itálico

  • CTRL + Z> A ação será desfeita.

    Ex.: você apagou, sem querer, a frase : serei servidor, e quer recuperá-la. Aperta CTRL + Z e ela irá voltar.

    CTRL + Y> REFAZER

    PM/BA 2020

  • Rumo à Polícia Militar da Bahia.

  • tanto rumo a alguma coisa porque vc não colabora para agregar nos estudos e posta dicas bizus por exemplo!
  • GABARITO: LETRA Como ele modificou o atalho pra desfazer a operação e voltar ao estado que se encontrava anteriormente basta apertar CRTL+ Z que é o atalho de desfazer a última ação.
  • A)Ctrl+E

    ALINHA A ESQUERDA OU CENTRALIZA O TEXTO

    B)Ctrl+A

    ABRE UM ARQUIVO QUE JÉ EXISTE

    C)Ctrl+Z

    D)Ctrl+I

    DEIXA EM ITÁLICO

  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos e suas funções no Word 2016, mais especificamente quanto ao atalho responsável por desfazer uma ação.

    A)     Incorreta – O atalho CTRL + E é utilizado para centralizar o texto ou item selecionado.

    B)     Incorreta – O atalho CTRL + A é utilizado para abrir um documento.

    C)     Correta – O atalho CTRL + Z tem como função desfazer uma ação.

    D)     Incorreta – O atalho CTRL + I tem como função aplicar o efeito itálico ao texto.

    Gabarito – Alternativa C. 

  • CTRL Z- desfazer ação

    Gabarito -C

  • É errando que se aprende!

  • GAB-C

    Ctrl+Z

    As vezes precisamos ir bem fundo dentro de nós para resolver nossos problemas. EMPURREM COM A BARRIGA!!


ID
3079315
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No período colonial, o território que hoje corresponde ao Acre pertencia à Bolívia, e o Peru também se considerava pertencente a uma pequena parcela dessa área. Após assinaturas de alguns acordos referentes à legitimidade desse território, o Brasil adquiriu a região do Acre, em 1903, através da assinatura do Tratado de ___________ .

                                                                                              (Mundo Educação, 2019)


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Tratado de petrópolis

  • O elaborador da questão fez uma pegadinha. Os tratados de Tordesilhas e Versalhes são mais conhecidos, sobrando o Rio Branco, que é o nome da capital do Acre, o que confundi o candidato, e Petrópolis, cidade do Rio de Janeiro onde foi assinado.

  • Tratado de Petrópolis,que tinha um grande diplomata naquele período Barão do Rio Branco,sem dúvida,se não fosse sua genialidade de lidar,com os americanos,seria um problema,devido ao Big Stick.Letra A

  • A- Petrópolis

    Acordo de Brasil e Bolívia, onde houve troca de territórios e o pagamento de 2 milhões, por parte do Brasil para ficar com o Acre.

    B- Versalhes

    Tratado de (1919) que pois fim a primeira guerra mundial.

    C- Rio Branco

    Trata-se de José Maria da Silva ( Barão do Rio Branco) que foi o negociador do tratado de Petrópolis

    D- Tordesilhas

    Foi o acordo entre Portugal e Espanha para dividir as terras descobertas.

  • Quem foi aluno do Professor Trigueiro — AlfaCon não erra essa questão!

  • Letra A, pois o referido tratado foi assinado em Petrópolis no Rio de Janeiro em 1903.

  • ACRE

    TRATADO DE PETRÓPOLIS

  • Versalhes??????? rsss


ID
3079318
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Lei Estadual nº 1.170, de 22 de dezembro de 1995, regulamentou e definiu a forma e aparência da bandeira do Acre. Sobre a cor que está na bandeira do estado, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A bandeira do acre é metade verde, metade amarelo e uma pequena estrela vermelha.

  •  GAB: D( AZUL)

    O amarelo representa as riquezas minerais, principalmente o ouro, presentes no território do estado.

    A cor verde simboliza a esperança.

    A cor vermelha da estrela representa a coragem e a luta do povo do Acre pela anexação do território do estado ao Brasil.

    CURIOSIDADE: A primeira bandeira a Bandeira do Estado Independente do Acre (1899–1900) : era somente na cor verde e amarelo sem estrela e com a parte verde trocada de lado com a amerela.

    Logo depois veio a Bandeira da Terceira República do Acre (1902–1903), onde acrescentaram somente a estrela.

    Hoje a estrela vermelha que fica no lado amarelo que era para baixo, está para cima , pois por algum motivo trocaram.


ID
3079321
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No estado do Acre há diversos pontos turísticos, os quais recebem milhares de visitantes todos os anos. A respeito de um ponto turístico localizado no estado, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Centro Cultural Usina do Gasômetro é uma Usina brasileira de geração de energia localizada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

  • milhares?

  • Catedral Nossa Senhora da Glória e Parque Nacional Serra do Divisor.

  • sim, milhares. A partir de 2 mil já são milhares : )-

ID
3079324
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A fauna e a flora, os rios, os mares, as montanhas. Cada um dos elementos da natureza tem um papel a desempenhar. E para que isso ocorra é preciso haver equilíbrio. O governo brasileiro protege as áreas naturais por meio de Unidades de Conservação [...]”

(Ministério do Meio Ambiente, 2019)


Sobre uma Unidade de Conservação localizada no estado do Acre, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A

    GAB: A

    Parque Nacional da Serra do Divisor

  • O estado do Acre concentra 22 Unidades de Conservação (UCs) e 36 Terras Indígenas reconhecidas – 47,9% do território protegido por lei.

    Do total de UCs, três são de proteção integral: Estação Ecológica do Rio Acre, Parque Nacional da Serra do Divisor – geridas pelo governo federal –, e Parque Estadual do Chandless (segundo maior da Região Norte), gerenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

    As outras 19 são de uso sustentável, ou seja, admitem a presença de moradores, que compartilham da conservação da natureza com o uso racional dos recursos.

    gabarito letra A

  • O estado do Acre concentra 22 Unidades de Conservação (UCs) e 36 Terras Indígenas reconhecidas – 47,9% do território protegido por lei.

    Do total de UCs, três são de proteção integral: Estação Ecológica do Rio Acre, Parque Nacional da Serra do Divisor – geridas pelo governo federal –, e Parque Estadual do Chandless (segundo maior da Região Norte), gerenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

    As outras 19 são de uso sustentável, ou seja, admitem a presença de moradores, que compartilham da conservação da natureza com o uso racional dos recursos.

    gabarito letra A


ID
3079327
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação aos países que fazem fronteira com o estado do Acre, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Bolívia

( ) Chile

( ) Peru

( ) Venezuela


Assinale a alternativa correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
3959557
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em incidência obliqua para o quarto (4º) e quinto (5º) dedo do pé, considere como o técnico deve realizar o posicionamento dos dedos traumatizados e assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3959560
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Na incidência A.P do Pé, onde irá incidir o R.C, existe uma quantidade de graus e direção que devem ser respeitadas. Sobre estas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3959563
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Considere o critério radiográfico na incidência perfil do calcâneo, e assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3959566
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca da finalidade da Incidência de Broden, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3959569
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Na Incidência para Joelho (Túnel View) em Decúbito Ventral tem-se: onde vai incidir o R.C; quanto será a flexão do joelho; quantos graus de angulação; e em que direção. Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente a sequência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Tunnel View - Fossa Intercondiliana, podendo ser feito pelos Método de Camp Coventry ou Método de Holmblad.

    - RC entrando na parte posteior do joelho.

    - RC angulado 40 - 50º caudal.

    - Joelhos flexionados 40º - 50º.


ID
3959572
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto a todos os ossos do tarso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - tarso é a porção proximal do pé, conhecido como retropé. Essa porção do pé se articula com os ossos da perna (tíbia e fíbula) e é formado por 7 ossos: tálus, calcâneo, cuboide, navicular e três cuneiformes (medial, intermédio, lateral), sendo que apenas oosso tálus articula-se com os ossos da perna


ID
3959575
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre a formação do septo nasal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D-septo nasal, formado por osso (vômer e etmóide) e cartilagem, separa essas duas cavidades. Os pêlos do interior das narinas (vibrissas) filtram grandes partículas de poeira que poderiam ser inaladas. Além disso, a cavidade nasal contém células receptoras para o olfato.

  • A lâmina perpendicular do osso Etmoide forma a parte superior do septo nasal e o vômer forma a parte inferior do septo nasal.

    Obs : é valido notar que um osso que faz parte do neurocrânio e um osso que faz parte do viscerocrânio juntos formam o septo nasal. (etmoide Neurocrânio) (vômer viscerocrânio)

  • A lâmina perpendicular do Etmóide, forma a parte superior, já o vômer, a inferior.


ID
3959578
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto à definição dos termos Genu Valgo e Genu Varo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Tem que decorar...

  • Valgo- vago, vazio, distante, pernas separadas pensar em um gatilho

  • não estou entendendo mais nada, no gabarito diz que Geno Valgo a curvatura é para fora e Geno Varo para dentro.

    O Google diz o contrario .


ID
3959581
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A respeito da quantidade de ossos que tem o esqueleto apendicular e o esqueleto axial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D- No total, o esqueleto apendicular é formado por 126 ossos, divididos na porção superior e inferior do corpo humano. O esqueleto axial é constituído por 80 ossos, formado pelo crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral. Podemos caracterizá-lo como aquele conjunto de ossos que se localizam no eixo ou parte central do corpo.


ID
3959584
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto ao critério radiográfico da incidência Crânio (A.P), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3959587
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Na incidência Crânio (Towne), onde deve incidir o R.C (Raio Central), assinale a alternativa correta acerca dos graus de inclinação do tubo de R.X e direção.

Alternativas
Comentários
  • Angular o RC a 30° caudal em relação a LOM, ou 37° caudal em relação a

    LlOM (ver observação abaixo).

    Centralizar no plano mediossagital, 2 1/2 polegadas (6 cm) acima da glabela,

    ou atravessar aproximadamente 3/4 de polegada (2 cm)

    superior ao nível das MÃES (sairá no forame magno).

    Centralizar o filme ao RC projetado.

    DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm).

  • Eu marquei letra A, pq deu como errada? O Raio central não é 6 cm acima da glabela?

  • questão esta mostrando resposta C-errada.

    6cm a cima da glabela; 30 graus de inclinação.

  • Affs, a resposta mais correta aí seria a letra A.

  • a angulação é caudal e 6cm a cima da glabela, portanto, todas as respostas estão erradas.


ID
3959590
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre a quantidade de graus que será aplicada na incidência Coluna Sacral A.P, sentido e onde o R.C. será incidido, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3959593
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca dos graus que serão aplicados na incidência A.P axial do Cóccix, sentido e onde o R.C. será incidido, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Não há muito o que falar, paciente posicionado de decúbito dorsal, alinhando o plano sagital médio ao centro da mesa, tomar cuidado para não haver rotação da pelve.

    Incidência AP Axial, em que o Raio Central deve entrar 5 centímentros acima da sínfise púbica, angulado 10º caudais.


ID
3959596
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto ao peritônio que fixa o cólon à parede abdominal posterior, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Todos ligam o órgão à parede abdominal posterior

    Omentos = Estômago

    Mesentério = Intestino delgado

    Mesecólon = Intestino grosso/cólon


ID
3959599
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Nas “Incidências Oblíquas do Cotovelo” são visualizadas certas estruturas. Sobre estas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Incidência oblíqua medial (rotação interna - mãos viradas para baixo, em pronação) - é possível visualizar melhor o processo coronóide da ulna.

    Incidência oblíqua lateral (rotação externa - mãos viradas para cima, em supinação, e não só isso, rotação mais do que a incidência AP) - é possível visualizar melhor a cabeça e o colo do radio.

  • Gabarito - B

    Para não confundir, é só pensar assim:

    1. Rotação Lateral (para o lado do rádio) - vai ser usada para cabeça, colo do rádio e capítulo do úmero - chamo de CCC
    2. Rotação medial (para o lado da ulna) - vai ser usada para visualizar o processo coronoide e tróclea.

ID
3959602
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Você realiza o posicionamento radiográfico “ombro AP rotação externa”. Assinale a alternativa correta sobre como estarão os epicôndilos e a mão do paciente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Mão em supinação - As palmas das mãos para frente.

    Epicôndilos paralelos - São as projeções das extermidades dos ossos longos (fêmur e úmero), nesse caso, com as palmas das mãos viradas para frentes, os epicôndilos medial e lateral ficam paralelos um ao outro.


ID
3959605
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Quanto ao critério radiográfico para o “AP verdadeiro do ombro”, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3959608
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Acerca do critério radiográfico que o técnico deve se apoiar, para saber se a incidência lordótica está dentro dos padrões exigidos de posicionamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Incidência especial de tórax, apicolordótica, no livro do Bontranger é possível encontrar as características dela.


ID
3959611
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sobre as partes da escápula que formam os ramos superiores do Y escapular, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acrômio e processo coracoide;

  • Gabarito: D

    Acrômio - Fica na parte superior da escápula.

    Processo Coronóide - Isso fica na mandíbula.

    Processo Caracóide - Fica na parte superior da escápula.

    Tuberosidade radial - Fica no osso do rádio

  • Questão boa para errar.


ID
3959614
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A respeito da localização da traqueia e como ela se divide, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C-A traquéia, vulgarmente conhecida como a traquéia, é um tubo de cerca de 4 centímetros de comprimento e menos de uma polegada de diâmetro na maioria das pessoas.

    A traquéia começa logo abaixo da laringe (cordas vocais) e corre atrás do esterno (esterno).

    A traquéia, em seguida, divide-se em dois tubos menores chamados brônquios: um brônquio para cada pulmão.

  • Acima da C6, é laringe, depois faringe. De baixo para cima.

  • A laringe fica acima da traqueia e sua localização é : anteriormente ao esôfago e as vértebras cervicais C4, C5 e C6. A traqueia se inicia logo abaixo da laringe , ou seja , se incia no nível das vértebras C6/C7 , onde termina a laringe, e se estende até o nível das vértebras torácicas T5 onde se divide em brônquios primarios/principais direito e esquerdo. E tanto a laringe quanto a traqueia são anteriores ao esôfago. espero ter ajudado #rumoaPCERJ