SóProvas



Prova IDECAN - 2015 - Colégio Pedro II - Professor - Geografia


ID
2749330
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A cidade do Rio de Janeiro, pelas características do seu sítio, sofreu intervenções do homem de tal forma, que sua paisagem original foi intensamente modificada. Espremida entre morros, pântanos e o mar, seu espaço foi conquistado num processo estreitamente relacionado com a evolução da sociedade. Hoje, para os visitantes e para muitos moradores desavisados, é difícil a separação entre o natural e o artificial. Morros foram arrasados, pântanos aterrados, espaços conquistados ao mar, num intenso processo de construção do chão.”

(DAMASCENO, A. O Rio de Janeiro no século XIX: os miasmas, os médicos e a relação homem‐natureza. Niteroi, RJ: Omni Vincit 2011, p. 17.)


A “construção do chão” da cidade do Rio de Janeiro, processo destacado no trecho anterior, apresenta consequências até hoje sensíveis aos habitantes da cidade. Assinale a alternativa que apresenta a correspondência mais adequada entre um problema ambiental da cidade em questão e um elemento natural cuja alteração contribui para o problema.

Alternativas
Comentários
  • Letra C) Alagamentos - encostas florestadas

    O desmatamento, principalmente em áreas localizadas nas proximidades das margens de um rio pois, essa vegetação é responsável por “segurar” as águas. Outra função é a de diminuir a erosão das encostas, de forma que, quando não existe árvores no local, caem muitos sedimentos no leito do rio, tornando-o mais volumoso e também o alargando, o que provoca as inundações.


ID
2749333
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia

O conceito de região tem sido, ao longo da história do pensamento geográfico, questionado e ressignificado a tal ponto que Haesbaert (2010) propõe a possibilidade de se considerar a existência de momentos de ‘morte’ e ‘vida’ da região. O autor defende que os movimentos acadêmicos que o questionam têm, ao mesmo tempo, habilitado formas diferentes de se pensar o conceito.

(HAESBAERT, Rogério. Regional – Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.)


Nesse contexto, assinale a alternativa que contém elementos que podem ser considerados argumentos de defesa da região.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A necessidade de se produzirem análises sobre as variações espaciais e as conexões de fenômenos de forma integrada, defendida por Hartshorne.


ID
2749339
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 1970, durante o regime militar e no âmbito da Lei nº 5.692/71, mudanças apontavam para a gradativa extinção da disciplina escolar Geografia, que daria lugar à disciplina escolar Estudos Sociais. Isso pode ser visto como uma tendência à diminuição da expressão da História e da Geografia nos currículos escolares naquele período. Fatos como esse podem ser compreendidos de forma complexa, na medida em que se considerem os currículos e o conhecimento escolar para além de uma listagem de conteúdos a serem ensinados. Assinale a alternativa que contém o(s) número(s) correspondente(s) à(s) afirmativa(s) que apresenta(m) ideias que corroboram a afirmação anterior em destaque.


I. O conhecimento escolar é o resultado da adaptação e da simplificação do conhecimento científico com o objetivo de ser ensinado nas escolas.

II. As práticas escolares são definidas a partir de parâmetros nacionais, que devem orientar a construção dos programas e dos currículos em um país.

III. Os currículos são o resultado de um equilíbrio de forças que produzem o sistema educativo, devendo ser historicamente situados e compreendidos.

IV. As mudanças curriculares produzem (e são produzidas por) efeitos nas comunidades profissionais, que se organizam acerca da produção do conhecimento.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Letra D


ID
2749342
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia

Texto I


No primeiro dia de aula de 2014, em uma escola ocorreu o seguinte diálogo entre uma professora de Geografia e um aluno:


— Bom dia, professora, você dá aula de que matéria?

— Sou professora de Geografia.

— Então, diz aí: qual é a capital do Sudão?


Texto II

(...) o ensino da geografia vem sendo questionado pelas autoridades, pelos educadores e pelo público em geral, que algumas vezes pensam que esse saber é obsoleto para dar conta dos desafios do mundo atual, e, outras vezes, acreditam que o melhor seria uma profunda reformulação do seu conteúdo e nos seus objetivos.

(VESENTINI, J. W. Realidades e perspectivas do ensino de Geografia no Brasil. In: VESENTINI, J. W. O ensino da Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 220.)


Assinale a alternativa que expressa a melhor articulação de ideias entre os textos I e II

Alternativas
Comentários
  • Letra A


ID
2749345
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O trecho da reportagem retrata um conflito comum no espaço agrário brasileiro.


A comunidade Guarani Kaiowá mais ameaçada do momento, o tekoha Apyka'i, no município de Dourados (MS), poderá enfrentar mais uma reintegração de posse.

Uma nova manobra judicial garantiu que uma decisão ‒ já cumprida ‒ da Justiça Federal de 2009, em favor (...) proprietário da Fazenda Serrana, fosse, mais uma vez, utilizada contra os indígenas.

Agora, os Kaiowá têm 30 dias para sair do local, onde estão acampados desde setembro de 2012. O prazo para o despejo passa a contar a partir desta segunda-feira, 27. A liderança da comunidade, Damiana, reafirma que os indígenas não sairão da terra.

(Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/27250. Publicada em: 28/01/2014. Acesso em: 28/09/2014.)


Considerando as características da região mencionada no texto, assinale a alternativa que melhor apresenta uma causa e uma consequência do problema retratado.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    O Sudeste se destaca, no agropecuário, pela produção de cana de açúcar e de carne bovina. Afonso Arthur Neves Baptista afirma que 50% da cana brasileira é produzida ali. 

  • Letra A

    O erro da B esta na palavra INTENSIVA. Para esse tipo de criação pecuária não requer grandes áreas, por outro lado, a EXTENSIVA sim.

  • banca filha da mae trocou a palavra extensiva por intensiva

  • LETRA A

    O Estado de Mato Grosso do Sul é um dos principais produtores agrícolas do País, tendo como destaque diversas cidades agrícolas produtora principalmente de cana-de-açúcar, milho e soja. Cada vez mais o avanço da fronteira agrícola e a demanda por terras para a produção tem causados grandes conflitos fundiários no campo desses estados, intensificado pelo avanço do agronegócio frente as terras de comunidades tradicionais e indígenas.

    B – Incorreto. A pecuária INTENSIVA não demanda grandes áreas para pastagem, pois sua característica é o confinamento do gado. 

    C – Incorreto. A região mencionada tem estrutura na produção de milho, cana-de-açúcar e soja. A produção de laranja no país é muito característica no estado de São Paulo, principalmente na região de São Carlos e Araraquara. 

    D – Incorreto. Conforme mencionado anteriormente, a região não possui tradição no cultivo de café. Muito menos o emprego de mão de obra indígena em lavouras. 

    ESTRATÉGIA.


ID
2749348
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É característica do chinês moderno ter uma família sem sentimentos ou sentimentos sem família. As condições de vida obrigam os jovens a fazer do emprego e da habitação os principais pré-requisitos para o casamento. Seus pais, que viveram a turbulência das mudanças políticas, fizeram da segurança e da estabilidade os alicerces sobre os quais uma família deve ser construída. Para ambas as gerações, as providências práticas sempre vieram em primeiro lugar, e qualquer sentimento familiar que pudesse existir desenvolveu-se posteriormente.

XINRAN. As boas mulheres da China: vozes ocultas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 138.


Considerando as duas últimas gerações na China, assinale a alternativa em que há elementos que podem ser identificados como mudanças que afetam a vida de seus habitantes.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A China é o país que mais exporta tecnologia de ponta, com destaque para eletrônicos, ultrapassando Estados Unidos, Alemanha e Japão.

  • Lembrando que a China já anda bem preocupada com a taxa de natalidade. Pois esse fator afeta o desenvolvimento da economia do país e os meios de lidar com o aumento do envelhecimento.

  • A China tem passado por um período de enriquecimento e urbanização. Item incorreto.

    A China passa por um processo de urbanização. Ademais, a política do filho único, em 2015, deixou de existir. Item incorreto.

    Apesar de ter acabado com a política do filho único, a China ainda mantém programas rígidos de controle de natalidade. Item correto.

    A China não demonstra um processo de aumento da estatização, mas sim de abertura política, ainda que parcial. Item incorreto.

    Gabarito: C


ID
2749357
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia atentamente os textos a seguir.


Texto I


Diversamente do substrato, os territórios não são matéria tangível, palpável, mas, sim, “campos de força” (Souza, 1995:97), que só existem enquanto durarem as relações sociais das quais eles são projeções espacializadas. O verdadeiro Leitmotiv do conceito de território é político, e não econômico ou (...) cultural‐simbólico.

(SOUZA, Marcelo Lopes. Os conceitos fundamentais da pesquisa socioespacial, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013, p. 89.)


Texto II


“Na maior parte de sua superfície, o território brasileiro é constituído por um vasto tabuleiro de rochas antigas, alteado a este e que se inclina docemente, a oeste, na direção das planícies centrais do continente.”

(LE LANNOU, Maurice. Brasil Publicações Europa‐América, 1957, p. 12.)


Tendo por base o quadro teórico apresentado no texto I, pode‐se fazer a seguinte observação sobre o uso da palavra território no texto II.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Os trechos apresentados apresentam duas abordagens distintas usando um mesmo termo: território de acordo com a abordagem da Geografia Política clássica e território como substrato espacial material.

    Resposta: C

  • No primeiro texto, a ideia é passar que Território tem um conceito abstrato, não sendo possível ver a olho nu, mas possível ser imaginável e acordado em relações políticas.

    No segundo texto, a ideia é a visão a olho nu do território, passando o conceito para o lado da geografia física, materializando e tornando possível a "palpagem" do terreno. Trás consigo o espaço geográfico, podendo ser delimitado por uma carta terreno.

    Letra C.


ID
2749360
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Rompendo com a ordem medieval, a Renascença deu duas principais direções à geografia. Primeiramente, ela fez nascer a necessidade de um novo modelo cosmológico, a fim de substituir o sistema geocêntrico, o único então aceito pela Igreja. Em segundo lugar, a Renascença, ao adotar a Antiguidade clássica como fonte primordial de toda inspiração, também conduziu a geografia a tirar seus modelos fundamentais deste período.”

(GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, p. 127.)


Sobre as características da Geografia Clássica, base da Geografia Escolar no século XIX, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A


ID
2749363
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Para ser efetiva, a geografia histórica deve seguir dois caminhos paralelos. Por um lado, ela deve levantar a história da mudança de um dado lugar ao longo de um segmento de tempo selecionado; por outro lado, ela deve acompanhar a disseminação de um ou mais fatores de modernização sobre uma porção do Globo mais ou menos dimensionável. Talvez seja por esta razão que Jean Brunhes (1952) considera a geografia histórica ‘o aspecto mais complicado da geografia humana’, uma vez que ela é ao mesmo tempo ‘o empreendimento mais audacioso e aventuroso e, todavia, aquele que [...] em virtude de uma singular ilusão tem parecido o mais fácil.”

(SANTOS, Milton. Economia espacial: críticas e alternativas. 2ª ed. São Paulo: Ed. da USP, 2003, p. 44.)


A Geografia Histórica e a Difusão de Inovações são temas importantes na produção geográfica contemporânea. O trecho anterior, em particular, alerta quanto à ilusão de simplificarmos a maneira como, muitas vezes, tentamos recuperar o passado para procurar explicar como o espaço geográfico hoje se apresenta, considerando‐o um produto histórico e social. Todas as opções procuram estabelecer uma relação entre “contexto histórico” e formação “socioespacial”. Qual a opção que apresenta de forma mais fidedigna e explícita as recomendações metodológicas destacadas?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • Para responder essa pergunta voce precisa ter nascido no Rio / morar no Rio, vivido no Rio e ter lido o  Livro do M Santos que fala disso 

  • Acredito que houve um equívoco na explicação da letra D.

    O erro da alternativa não está no fato de trazer erro escusável, mas sim por afirmar que atenua mesmo sendo crime contra o dever militar.

    D) A pena pode ser atenuada quando o agente supõe lícito o fato, por ignorância escusável, em se tratando de crime contra o dever militar.

    CPM, Art. 35. A pena pode ser atenuada ou substituída por outra menos grave quando o agente, salvo em se tratando de crime que atente contra o dever militar, supõe lícito o fato, por ignorância ou êrro de interpretação da lei, se escusáveis.

    Ou seja, nesse caso, a ignorância escusável vai atenuar a pena, EXCETO se for crime que atente contra o dever militar.


ID
2749366
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Se for possível, um dia, imaginar uma teoria das cidades amazônicas ribeirinhas, dificilmente se poderá omitir as duas origens longínquas mais prováveis: as fortificações militares ou a estratégia do rei, e as missões religiosas ou a geopolítica da fé. Já o dinheiro, e outras causas mais profanas, são recentes e ainda não completaram meio século.”

(CARUSO, Mariléa M. Leal . Jesuítas, caras‐pálidas e a geopolítica da selva em 1750. In.: Amazônia, a valsa da galáxia: o abc da grande planície. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2000, pp. 368‐372.)


Sobre a constituição e desenvolvimento da rede urbana amazônica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    "As redes urbanas que se estendem sobre a Amazônia Legal têm evoluído com o surgimento de cidades de porte intermediário e com a multiplicação de pequenos centros urbanos, que seguem os traçados das principais rodovias e dos rios da região.

    A urbanização dos Estados amazônicos atravessou duas fases historicamente distintas: na primeira, anterior aos anos 1960, esse processo nascia e se desenvolvia predominantemente pelos rios; já na segunda fase, a exploração mineral e os grandes projetos estimularam o crescimento urbano com o auxílio das rodovias após os anos 1960 (Souza, 2000)."

    As redes para além dos rios: urbanização e desequilíbrios na Amazônia brasileira - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512009000100002 


ID
2749372
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em recente chamada de artigos para a próxima Conferência Regional da União Geográfica Internacional, em Moscou (entre 17 e 21 de agosto de 2015), as Comissões de História da Geografia e de Geografia Política elegeram o seguinte tema para ampla discussão: “Repensar o que a geografia (política) deveria ser: a geografia e a geopolítica como instrumento de paz (teorias, histórias e práticas)”* .


[* Tradução livre do original em francês e em inglês, respectivamente: “Repenser ce que la géographie (politique) devrait être: la géographie et la géopolitique comme instruments de paix (théories, histoires et pratiques)”; “Rethinking what (political) geography ought to be: theories, histories and practices of geography and geopolitics as instruments of Peace”].

(Disponível em: http://web.univ‐pau.fr/RECHERCHE/UGIHG/ Acesso em: 05/12/2014.)


Sobre as novas abordagens da Geopolítica Contemporânea, é correto afirmar que essas

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • Por conta do processo da globalização, os principais atores mundiais – tanto econômicos quanto militares – travam batalhas principalmente no campo comercial, financeiro e cultural, dentre outros. Ou seja, a guerra tal como a conhecemos, com protagonismo bélico, tem menor importância atualmente, em que segmentos simbólicos, como os sociais, ganham mais relevância.

    Resposta: D

  • Qual o erro da letra C?

  • O erro da questão C é falar que ainda se "mantem uma distinção clássica", quando na verdade o texto motivador da questão deixa claro a necessidade de "repensar a geografia", ou seja, o conceito não se mantem, o conceito está mudando.


ID
2749375
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de pedogênese varia de acordo com a presença ou a combinação peculiar de alguns fatores, como clima, organismos (fração orgânica do solo), material originário, relevo e tempo. Trata‐se de fenômeno profundamente complexo estudado por geólogos, geomorfólogos, pedólogos, agrônomos, mineralogistas, entre outros. Em relação, particularmente, ao mecanismo de transformação do material originário ou parental, são partes integrantes dessa etapa do processo pedogenético:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Acho que dava para resolver por meio da lógica, já que que o intepeirismo químico tem a ver com a decomposição do solo e o física tem a ver com a desintegração do material orgânico de origem.

  • Pedogênese ou pedogénese ou formação de solos é o processo no qual determinado solo é formado, assim como suas características e sua evolução na paisagem 

  • Explicação das outras:

    O mecanismo de transformação do material original neste caso é relacionado especialmente com mudanças físico-químicas das rochas. A opção "A" se refere ao clima e organismos, "B" se refere a mudanças na estrutura do relevo, e a opção D é relacionada a processos onde o solo já está formado.

  • A pedogênese está diretamente ligada à pedologoia, ciência responsável pelo estudo das pedras, elementos esses que ao serem passados por processos de erosão dão origem aos diferentes tipos de solo.

    A formação dos solos acontece através de dois mecanismos, são eles: Intemperismos físicos e intemperismos químicos. Em ambos os processos as rochas sofrem uma decomposição, transformando-se em partículas cada vez menores. Os responsáveis por essas etapas de modificação se diferenciam somente pelos agentes transformadores.

    Fonte:


ID
2749390
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No mundo atual, um grande desafio para a logística de transportes de mercadorias é a mudança de um modal para outro modal. Para facilitar o embarque e o desembarque de produtos numa economia globalizada, foi desenvolvido, a partir da década de 1950, o sistema intermodal. O sistema de transporte intermodal representa uma acentuada economia nos custos de armazenagem devido

Alternativas
Comentários
  • O transporte intermodal é caracterizado pela utilização de dois ou mais modais de transporte (marítimo, rodoviário, aéreo e ferroviário) em uma mesma solução logística. Quando utilizada de forma racional, a intermodalidade pode reduzir os custos logísticos. 
    Uma vez que os contêineres podem ser facilmente transferidos de um modal a outro, o resultado é a otimização do deslocamento da carga e a diminuição dos riscos de acidentes ou prejuízos.

     

     

    https://www.loginlogistica.com.br/entendendo-o-transporte-intermodal

  • GABARITO= A

    Ao uso de contêineres metálicos.

    Usava eles para armazenar as mercadorias.

  • No mundo atual, um grande desafio para a logística de transportes de mercadorias é a mudança de um modal para outro modal, já que pode haver perdas de produto no transbordo, bem como demora por conta de questões operacionais. Quando falamos de mudança de modal estamos nos referindo a mudança de transporte da mercadoria do sistema ferroviário para o aquaviário, por exemplo.

    Para facilitar o embarque e o desembarque de produtos numa economia globalizada, porém, foi desenvolvido, a partir da década de 1950, o sistema intermodal, que é um sistema de transporte que representa uma acentuada economia nos custos de armazenagem, já que se utiliza de contêineres metálicos que podem ser remanejados, por exemplo, diretamente de um modal para o outro.

    A intermodalidade, aliada a um manejo de carga eficiente, constitui a opção ideal para exportação de grãos e minérios.

    Resposta: A


ID
2749396
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A mudança do objeto de estudo da Geografia tem relação com o movimento de renovação da disciplina, ocorrido a partir da década de 1970, quando esta enfrentou uma reformulação de suas bases teóricas e metodológicas. Em 1976, Yves Lacoste publica o livro “Geografia: isso, serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra”. A publicação é considerada um marco histórico desse período. No livro, o geógrafo francês Yves Lacoste denunciava

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Lacoste criticou a tal "geografia dos professores", dizendo que fazem nas salas de aulas uma geografia fora do que na realidade é, e que a geografia era muitas vezes utilizada para fazer discursos ideológicos nacionalistas, mascarando a importancia estratégica do conhecimento sobre o espaço.


ID
2749402
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um professor de Geografia produziu o seguinte texto:


“Quando o jovem vendedor de verduras, Mohammed Bouazzi, ateou fogo em seu corpo na Tunísia, ninguém esperava que isso levasse à queda de um ditador há mais de 23 anos no poder e que, além disso, provocaria um efeito dominó regional. Ele concluiu a universidade e sonhava com uma vida melhor para sua família. O jovem teve seu dinheiro extorquido por policiais corruptos, cujo autoritarismo culminou com a tomada de sua barraca e mercadorias. Ele se imolou em dezembro, morreu 23 dias após, e o presidente ditador Ben Ali fugiu 40 dias depois. Os demais jovens da região se identificaram imediatamente com seu sacrifício e suas expectativas frustradas, o que levou a um crescimento do uso das redes de informação e suas nuvens.”


O texto anterior visava a introduzir com mais propriedade a discussão sobre

Alternativas
Comentários
  • Primavera Árabe É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia


    https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/primavera-arabe-resumo/


ID
2749405
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Numa sala de aula, um professor de Geografia apresentou um trecho do poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, e fez uma adaptação do original para tratar a questão da violência tanto no campo quanto na cidade.


Morte e vida severina


Que é a morte que se morre

De velhice antes dos trinta

De emboscada antes dos vinte

De fome um pouco por dia

(de fraqueza e de doença

é que a morte Severina

ataca qualquer idade

e até gente não nascida).


Morte e vida do Severino


Que é a morte que se morre

Por todo tipo de violência antes dos trinta

De bala perdida antes dos vinte

De medo um pouco por dia

(de assalto e de dengue

é que essa morte

ataca qualquer idade

e até gente recém‐nascida).


À luz dos textos, são fatores que contribuem para as situações de violência destacadas no campo e na cidade, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Herança do coronelismo e o inchaço metropolitano.

  •  a)

    herança do coronelismo e o inchaço metropolitano.

  • Gabarito: A

    herança do coronelismo _ Acredito que se baseia na ideia dos agricultores não terem grandes terras para poder cultivar e as pequenas que tem são tomadas ou compradas pelos coronéis/pessoas de maior poder aquisitivo, ou seja, muitas terras nas mãos de poucos, causando assim uma certa VIOLÊNCIA pois o agricultor vai sair de suas terras sem condição para sua subsistência.

    Inchaço metropolitano- ou MACROCEFALIA URBANA, significa dizer o crescimento desenfreado das cidades. quando ela comporta mais gente do que poderia, gerando um crescimento desproporcional em que as pessoas não vão ter uma vida de qualidade, gerando crescimento dos subúrbios e consequentemente a VIOLÊNCIA.

    Espero ter ajudado.

    Avante homens, o mundo é nosso. Disciplina e Consistência!!


ID
2749408
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


“Quando a China abandonou a planificação econômica, e a Índia diminuiu a substituição de importações, 1/3 da população mundial foi arrancada de décadas de isolamento econômico e arremessada na corrente da economia global. Evoluções semelhantes, no antigo bloco soviético e na América Latina, afetaram mais um bilhão de pessoas.”

(FRIEDEN, Jefrei. Capitalismo global: história econômica e política do século XX. Rio de Janeiro, Editora Zahar. 2008, p. 435.)


O fator convergente no recente processo de crescimento econômico da China e da Índia foi o

Alternativas
Comentários
  • "Há cada vez sinais mais claros de uma ostensiva e bem-sucedida não conversão da China ao modelo de democracia liberal e de economia de mercado".

  • Discordo do gabarito... ocorre justamente o contrário... abertura de mercado, industrialização pesada e forte comércio externo...

  • bom, a abertura do mercado não diz que é neoliberal, se tem intervenção do estado é conservadora sim

ID
2749411
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Texto I


“Em todo lugar onde se possa gerar lucros, os obstáculos à expansão (dos grandes grupos empresariais) foram levantados, graças à liberalização e à desregulamentação: a telemática e os satélites de comunicações colocam em suas mãos (das empresas) formidáveis instrumentos de comunicação e controle; para que se reorganizem e reformulem, em consequência, suas estratégias internacionais.”

(CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Editora Xamã, 1996, p. 23.)


Texto II


“As tentativas de se construir um mundo só sempre conduziram a conflitos, porque se tem buscado unificar e não unir (...) A dimensão mundial é o mercado. (...) A dimensão fragmentada é a tribo – união de homens por suas semelhanças – e o lugar – união dos homens pela cooperação na diferença. A grande revolta se dá através do espaço, do lugar, ali onde a tribo descobre que não é isolada.”

(SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio técnico‐científico‐informacional. São Paulo: Editora Hucitec, 1998, p. 36.)


Os textos I e II foram usados numa aula para discutir, respectivamente, dois conceitos:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Globalização e fragmentação.

  • é a Globalização (empresas , satelitis e comunicação enterligados em rede ) e a fragmentação dos espaços. resposta a letra B

     

  • Gabarito: B - Globalização e fragmentação

  • Obrigado pessoal.


ID
2749414
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desisto de atualizar os mapas políticos da África e da Europa!” – afirmou um cartógrafo brasileiro.


Essa fala se faz pertinente devido aos seguintes acontecimentos recentes:

Alternativas
Comentários
  • Apesar de todas as opções relataram processos verdadeiros, apenas o Sudão do Sul e Criméia realmente vigoraram. As outras alternativas ainda são movimentos em curso ou antigos como o caso da Namíbia. Portanto o cartógrafo não faria nenhuma alteração nos mapas nos casos das letras A, B e D

  • Criação do Sudão do Sul e anexação da Crimeia pela Rússia.

    Gab. C