- ID
- 2749330
- Banca
- IDECAN
- Órgão
- Colégio Pedro II
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Geografia
- Assuntos
“A cidade do Rio de Janeiro, pelas características do seu sítio, sofreu intervenções do homem de tal forma, que sua paisagem original foi intensamente modificada. Espremida entre morros, pântanos e o mar, seu espaço foi conquistado num processo estreitamente relacionado com a evolução da sociedade. Hoje, para os visitantes e para muitos moradores desavisados, é difícil a separação entre o natural e o artificial. Morros foram arrasados, pântanos aterrados, espaços conquistados ao mar, num intenso processo de construção do chão.”
(DAMASCENO, A. O Rio de Janeiro no século XIX: os miasmas, os médicos e a relação homem‐natureza. Niteroi, RJ: Omni Vincit 2011, p. 17.)
A “construção do chão” da cidade do Rio de Janeiro, processo destacado no trecho anterior, apresenta consequências até hoje sensíveis aos habitantes da cidade. Assinale a alternativa que apresenta a correspondência mais adequada entre um problema ambiental da cidade em questão e um elemento natural cuja alteração contribui para o problema.