SóProvas



Prova IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Engenharia Mecânica


ID
1600564
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas, na sequência em que as palavras aparecem.


O (A) ______________ é o processo de conformação através do qual se obtém a forma desejada da peça por martelamento ou aplicação gradativa de uma força. A maioria das operações de ______________ são realizadas a __________, embora certos metais possam ser conformados a __________.

Alternativas
Comentários
  • O (A) FORJAMENTO é o processo de conformação através do qual se obtém a forma desejada da peça por martelamento ou aplicação gradativa de uma força. A maioria das operações de FORJAMENTO são realizadas a QUENTE, embora certos metais possam ser conformados a FRIO.

  • O processo realizado por martelamento é o forjamento, como na maioria das vezes é aplicado a peças grandes, para diminuir os esforços requeridos durante a conformação, é realizado a quente, porém em peças de menores dimensões e que necessitam de menor grau de conformabilidade pode ser realizado a frio.

    Gabarito: A


ID
1600567
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Analise as sentenças e assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS em relação ao forjamento em matriz aberta ou forjamento livre.


I. O material é conformado entre matrizes que fornecem a forma desejada à peça com tolerâncias dimensionais estreitas.

II. É usado geralmente para fabricar peças grandes, com forma relativamente simples e em pequeno número.

III. É usado para pré-conformar peças que serão submetidas posteriormente a operações de forjamento mais complexas.

IV. Ao final do processo, o material sai da cavidade da matriz para a chamada “bacia de rebarba".


Alternativas
Comentários
  • Bacia de rebarba é a região que fica o resto do material excedente do forjamento por matriz fechada.

  • Gabarito: E

    I e IV se referem ao processo de forjamento com matriz fechada.


ID
1600570
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas na sequência em que as palavras aparecem:


Na trefilação os esforços preponderantes de _______________ são exercidos pelas paredes do furo da ferramenta sobre o fio, por efeito de um esforço de ____________ aplicado na direção axial do fio e de origem externa. Dessa forma, o processo é classificado como de _____________.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Compressão direta – resultantes de compressão são aplicadas na superfície da peça e o material deforma-se segundo ângulos em relação às direções de compressão. Processos típicos de conformação direta são o forjamento e a laminação

    Compressão indireta – nestes casos, uma força normalmente de tração é aplicada mas resultantes de compressão surgem pela reação da peça sob conformação com a matriz, desta forma, o metal flui sobre a ação de estados de tensão combinados que incluem intensas forças de compressão em ao menos uma das direções principais. Casos de processos nesta situação são: trefilação (para de arames ou tubos), extrusão e estampagem profunda;

    Tração – o processo mais facilmente associado a esforços de tração é o estiramento. Neste processo, a chapa metálica é puxada (tracionada em ambas as direções do plano) contra um punção ou matriz que define o contorno da peça.

    Flambagem – na flambagem a peça é dobrada de modo a adquirir um determinado contorno que pode variar de um simples “v” até seções bem mais complexas.

    Cisalhamento – no processo de cisalhamento são aplicados esforços de cisalhamento até a ruptura da peça no plano de cisalhamento. Utilizada, em geral, conjuntamente com a estampagem


ID
1600576
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE  as lacunas na sequência em que as palavras aparecem:


A ____________ é um processo de conformação que consiste na passagem de um corpo sólido entre dois cilindros que giram à mesma velocidade periférica, mas em sentidos opostos. Dessa forma, tendo o corpo da peça uma dimensão maior do que a distância entre a superfície lateral dos cilindros, ele sofre uma deformação plástica que resulta no (a) _____________ de sua seção transversal e no (a) _____________ de seu comprimento e largura.

Alternativas
Comentários
  • Entender que área de seção transversal citada na questão, diz respeito a espessura da peça.

  • A LAMINAÇÃO é um processo de conformação que consiste na passagem de um corpo sólido entre dois cilindros que giram à mesma velocidade periférica, mas em sentidos opostos. Dessa forma, tendo o corpo da peça uma dimensão maior do que a distância entre a superfície lateral dos cilindros, ele sofre uma deformação plástica que resulta no (a) REDUÇÃO de sua seção transversal e no (a) AUMENTO de seu comprimento e largura.

    ALTERNATIVA LETRA C

  • O processo de laminação é o que ocorre através da passagem de um material por dois cilindros. Consequentemente sua espessura irá diminuir e sua largura e comprimento aumentarão.

    Vale ressaltar que nos processos de laminação a frio de chapas muito finas, o aumento da largura da tira laminada é muito inferior porcentualmente ao aumento do comprimento do produto e assim pode ser desconsiderada para fins de simplificação de cálculos.

    Gabarito: C


ID
1600579
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo, referentes ao processo de extrusão, assinalando “V" para as VERDADEIRAS e “F" para FALSAS.


(   ) A extrusão é um processo de conformação plástica que consiste em fazer passar um tarugo ou lingote (de seção circular), colocado dentro de um recipiente, pela abertura existente no meio de uma ferramenta, colocada na extremidade do recipiente, por meio da ação de compressão de um pistão hidráulico ou pneumático.

(   ) A passagem do tarugo pela ferramenta, provoca a deformação plástica, mas sem efeito de encruamento, pois comumente o processo é conduzido a uma temperatura de trabalho abaixo da temperatura de recristalização do metal.

(   ) Uma vez que a estrutura metálica do produto da extrusão se encontra na condição recristalizada, é possível aplicar ao metal extrudado intensos trabalhos de deformação a frio adicionais, como por exemplo os de trefilação.

(   ) A extrusão é classificada como processo de compressão indireta, pois são as paredes internas da ferramenta que provocam, devido a reação à pressão do pistão, a ação de tração sobre o tarugo.


Assinale a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • I. VERDADEIRO;

    II. FALSO - Obviamente o efeito de encruamento está presente;

    III. VERDADEIRO -  a recristalização recupera as propriedades mecânicas do aterial, eliminando assim a dureza proveniente do encruamento;

    IV. FALSO - as paredes internas da ferrament não causam esforo de tração, mas sim compressão;


ID
1600582
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O processo de extrusão, quanto ao tipo de movimento, pode ser classificado em direto e inverso. Analise as sentenças e assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) em relação ao processo de extrusão direta.


I. Maior simplicidade de equipamento.

II. O pistão se mantém fixo.

III. Não existe atrito entre o tarugo e o recipiente.

Alternativas
Comentários

  • I. Maior simplicidade de equipamento.

    Comparando com as outras formas de extrusão (indireta, hidrostática e lateral), a extrusão direta é a que possui a maior simplicidade de equipamento.
     

    II. O pistão se mantém fixo.

    Com excessão da extrusão hidrostática, as outras formas de extrusão tem o movimento do pistão.


    III. Não existe atrito entre o tarugo e o recipiente.

    Isto é uma realidade na extrusão inversa, visto que o material extrudado passa por dentro do pistão, e não pelo recipiente. O movimento do material extrudado é no sentido contrário ao avanço do pistão.

  • No processo de extrusão direta, o tarugo de metal é forçado a passar pela matriz. Deste modo, há atrito devido ao movimento relativo entre tarugo e recipiente e o pistão se move.

  • Na extrusão direta, o pistão age sobre o tarugo forçando a sua passagem pela ferramenta, colocada no lado oposto do recipiente, e provocando uma intensa ação de atrito entre o tarugo e o recipiente de extrusão. Na extrusão inversa, o pistão se mantém fixo, com a ferramenta colocada na sua extremidade, e o recipiente com o tarugo avança em sua direção, tornando inexistente o atrito entre o tarugo e o recipiente.

    Conformação plástica dos metais / coord. rev. E. Bresciani Filho;


ID
1600585
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A alternativa que apresenta a ordem CORRETA das etapas de um processo típico de forjamento é:

Alternativas
Comentários
  • CORTA A PEÇA


    AUSTENITIZA PARA TRABALHO A QUENTE (NO CASO DE UM AÇO)


    FORJAR A PEÇA PELO MÉTODO ADEQUADO


    REBARBAÇÃO PARA REMOVER O EXCESSO DE MATERIAL ACUMULADO ENTRE AS MATRIZES ( A REBARBA SE FAZ NECESSÁRIA PARA GARANTIR O VOLUME NECESSÁRIO À PEÇA)


    POR FIM, TRATAMENTO TÉRMICO (RECOZIMENTO OU NORMALIZAÇÃO, A DEPENDER DO TAMANHO DE GRÃO REQUERIDO)


ID
1600588
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em relação aos defeitos de estampagem, relacione os defeitos às causas, assinalando a alternativa CORRETA:


Defeitos:

A) Pregas ou gretas transversais no corpo.

B) Desprendimento do fundo.

C) Furos alongados.

D) Estrias de Embutimento.


Causas
:

1) Decorrentes de inclusões na chapa.

2) O punção de embutir atua como punção de corte.

3) Decorrentes de corpos estranhos duros, como grãos de areia, que penetram durante a estampagem.

4) Decorrentes de desgaste da ferramenta ou chapa oxidada.

Alternativas
Comentários
  • A partir da página 35:

    http://voe.eng.br/wp-content/uploads/2019/06/Conforma%C3%A7%C3%A3o-de-Chapas-Estampagem.pdf

  • Letra D

    Material citado é muito bom


ID
1600591
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

São desvantagens do processo de extrusão em relação à laminação:


I. Maior custo do equipamento.

II. Limitação de comprimento de perfil.

III. Menores velocidades de trabalho.

IV. Menor desuniformidade de deformação ao final do processo.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Mas os equipamentos da laminação, por serem mais robusto, não deveriam ser mais caros? A alternativa I é uma desvantagem do processo de extrusão em relação à laminação?

  • Arthur, esse material fala sobre sua dúvida no slide 6.

    https://slideplayer.com.br/slide/3533092/

  • Extrusão X Laminação

    • Vantagens: menor oxidação superficial; produto dimensional e estruturalmente mais homogêneo;

    • Desvantagens: limitação do comprimento do produto e menor velocidade de trabalho.


ID
1600594
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Quanto à laminação a frio, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA LETRA A ) 

    Na laminação a frio consegue‐se um aumento da resistência mecânica da chapa laminada e um excelente acabamento superficial(até polido, se desejado).

    o encruamento resultante da redução a frio garante maior resistência ao produto final, além de melhor aspecto superficial (menor rugosidade e livre de oxidações aparentes).


ID
1600597
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Relacione os dispositivos com suas respectivas definições, assinalando a alternativa CORRETA:


Dispositivo:

A) Cadeia Cinemática.

B) Mecanismo.

C) Máquina.

D) Manivela.


Definições:

1) Conjunto de elos e juntas interconectadas de maneira que possibilite um movimento de saída controlado em resposta a um movimento de entrada fornecido.

2) Cadeia cinemática em que pelo menos uma ligação foi “aterrada", ou presa, à estrutura de referência.

3) Combinação de corpos resistentes organizados para compelir forças mecânicas da natureza a fim de realizar um trabalho acompanhado por movimento definidos.

4) Elo que faz uma revolução completa e é articulado à estrutura.


Alternativas
Comentários
  • Galera, questão teórica tirada do Norton, a partir da página 50.

    Não sei se é um assunto pra decorar, a não ser que no seu edital tenha esse livro como referência, caso contrario é um assunto pouco cobrado.

    Livro: Cinemática e Dinâmica dos Mecanismos - Robert L. Norton


ID
1600600
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Junta é uma conexão entre dois ou mais elos que permite o mesmo movimento, ou movimento potencial, entre elos conectados. As juntas podem ser classificadas de diferentes maneiras:


I. Pelo tipo de contato entre os elementos, linha, ponto ou superfície.

II. Pelo número de graus de liberdade permitidos na junta.

III. Pelo tipo de fechamento físico da junta.

IV. Pelo número de elos unidos (ordem da junta).


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro Cinemática e Dinâmica dos mecanismos do autor Robert L. Norton:

    "Junta é uma conexão entre dois ou mais elos (em seus nós) que permite o mesmo movimento, ou movimento potencial, entre elos conectados. As juntas (também chamadas de pares cinemáticos) podem ser classificadas de diferentes maneiras: 

    1. Pelo tipo de contato entre os elementos, linha, ponto ou superfície. 

    2. Pelo número de graus de liberdade permitidos na junta. 

    3. Pelo tipo de fechamento físico da junta: tanto força como forma fechada. 

    4. Pelo número de elos unidos (ordem da junta). 

    Portanto a alternativa correra é a letra "a", todas as afirmativas estão corretas.


ID
1600606
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Analisando as interações entre o rotor de um ventilador e o fluido de trabalho, a bibliografia costuma utilizar o chamado “Diagrama de Velocidades” (também conhecido como “Triângulo de Velocidades”), que é definido pela equação vetorial V = U + W. Se o vetor U representa a velocidade tangencial do rotor, os vetores V e W são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O triângulo de velocidades é composto por três vetores de velocidades principais: a velocidade de rotação (U), a velocidade absoluta (V) e a velocidade relativa (W). A velocidade de rotação do motor vai depender do raio do rotor e de sua rotação, portanto é uma característica da máquina.


ID
1600609
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A Lei de Gay-Lussac e Boyle-Mariotte postula que “Os produtos das pressões pelos volumes são proporcionais às temperaturas absolutas." Utilize esta lei para resolver o problema abaixo.


Um saco plástico contém 1 cm3 de ar à temperatura ambiente (27°C). O ar contido passa por um aumento de temperatura de 120°C. O saco está exposto à pressão atmosférica e sua capacidade volumétrica máxima não é atingida, o que permite considerar que não há diferença significativa entre sua pressão interna e externa em todo o processo descrito acima. Determine o volume final do saco.

Alternativas
Comentários
  • P1 = P2 ; T1=27+273 = 300 K, T2=120+27+273=420K; V2=?

    P1.V1/T1=P2.V2/T2 => 1/300=V2/420 => V2=1,4 cm3=1,4.10-6m3


ID
1600612
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um ventilador axial com diâmetro de 100 cm é usado para insuflar ar externo para dentro de uma sala. A sala é aberta e não há diferenças significativas entre a sua pressão interna e externa. A vazão do ventilador é de 0,3 m3/s e seu eixo está montado na horizontal. Determine o desnível energético (I), em valores absolutos, experimentado pelo ar.


Considere a aceleração da gravidade 10 m/s2 e que o ar captado pelo ventilador tem velocidade nula. Além disso, aproxime o valor de π como sendo π = 3.




Alternativas
Comentários
  • Q = A.v => 0,3 = π.1^2.v/4 => v = 0,4m/s

    H = v^2/2g => H = (0,4^2)/(2.10) = 0,16/20 = 0,008m


  • Primeiro determinação a área: Lembrando que o anunciado diz que pi = 3

    A = 0,75 m^2

    Vazão: Q = VA em que V = 0,4 m/s

    Da equação de bernoulli e suas respectivas modificações temos que V = (2gz)^(1/2) em que Z = 0,008 m

     

  • Só complementando o comentário do Philipe, as modificações na "eq. de Bernoulli" são: P1 + ρ(V1^2)/2 + γH1 + Pvent. = P2 + ρ((V2)^2)/2 + γH2, com 1 para as condições do escoamento anteriores ao ventilador e 2 para as condições após o ventilador. Como o ventilador é axial, P2 não é muito diferente de P1, e eles se cancelam; como as alturas do fluido escoando através do ventilador não se modificam (o eixo do ventilador é horizontal), γH1 = γH2 = 0; como a própria questão falou que a velocidade de aspiração é nula, V1 = 0. Assim, Pvent. = ρ((V2)^2)/2. O desnível energético pode ser encontrado ao mudarmos a unidade da equação (que tá em pressão) pra comprimento, bastando, para isso, dividirmos tudo por γ (o peso específico do fluido). Finalmente, Hvent. = I = ((V2)^2)/2g.

ID
1600615
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Água (ρ = 1000 kg/m3) escoa por um bocal convergente horizontal, onde há uma diminuição de Δp = 4 x 103 Pa entre a pressão de entrada e de saída. Determine a velocidade de saída da água do bocal se o diâmetro de entrada é de D = 1x10-2m e a vazão da água é de Q = 2,5 x 10-5πm3/s, onde π vale 3,14. Considere escoamento sem atrito.

Alternativas
Comentários
  • Ricardo....na verdade utilizando a relação de Bernoulli.....o resultado encontrado é 2,85 m/s aproximadamente 3, pois:  0,5*1000*(0,32^2) = 0,5*1000*(Vs^2) - 4000 =====>    Vs=2,85 m/s.

  • Fábio, a velocidade correta é de 1m/s na entrada, pois a vazão já está multiplicada por pi, cortando-se com o pi do denominador da equação.

    V1 = Q / A = 2,5 x10^-5 x pi / (pi x (0,5 x10^-2)^2) = 1 m/s

  • Acertooooo Miseraveee!!

  • Tem um "pi" quase ilegível no dado da vazão.. Q = 2,5 x 10-5 π m3/s


ID
1600618
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Água gelada é usada em um sistema de ar condicionado central em um edifício comercial. Qual é variação total de temperatura da água no circuito, se a central tem uma potência instalada de 300kW e a vazão necessária de água é de 6x10-3 m3/s? Considere o calor específico da água igual a 5 kJ/(kg K) e a densidade da água como sendo ρ = 1000 kg/m3.

Alternativas
Comentários
  • Q = m.c.∆T => 300 = 0,006.1000.5.∆T => ∆T = 10ºC

  • O resultado não seria em Kelvin? Tranformando em ºC ficaria -263ºC, apesar de ser visivelmente um valor absurdo.

  • Q = mc(Tf-Ti) Contudo, deve-se lembrar que o fluxo mássico m = ro*Q (vazão)

  • Nara, 

    o que iremos encontrar é a VARIAÇÃO de temperatura, e não a temperatura em si.....como a variação de temperatura É A MESMA nas escalas Kelvin e Celsius, ∆K = ∆ºC , e assim a resposta pode ser escrita em Celsius normalmente, apesar da unidade do calor específico estar em Kelvin

  • Q = m * cp * ∆T 

    m * cp * ∆T = Q 

                 ∆T = Q / m * cp 

                 ∆T= 300 k J/s / ( 6x10 ^-3 m³/s * 1.000 kg /m³ * 5 KJ / Kg K ) 

                 ∆T = 10 K 

    COMO É UMA QUESTÃO DE VARIAÇÃO 10 K = 10 °C 


ID
1600621
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O coeficiente de atrito de um escoamento em uma tubulação pode ser determinado a partir do Diagrama de Moody. Nele, o eixo vertical (ou das ordenadas) representa o coeficiente de atrito. Já o eixo horizontal (abscissas), o Número de Reynolds do escoamento no tubo. Como regra genérica, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A-Falso-Fator de atrito é influenciado pelo número de Reynolds e pela rugosidade relativa

    B-Falso-Para escoamentos turbulentos, o fator de atrito depende apenas da rugosidade relativa, pois para Reynolds elevados, o gráfico tende a uma reta constante

    C-Falso-Fator de atrito é influenciado pelo número de Reynolds e pela rugosidade relativa

    D-Falso-Em escoamentos laminares com rugosidade relativa baixa, o fator de atrito é pequeno, mas não nulo

    E-Verdadeiro-Para Reynolds elevados, o gráfico tende a uma reta constante, com isso o fator de atrito depende apenas da rugosidade relativa do tubo

  • Coordenada esquerda = coeficiente de atrito

    Coordenada direita = rugosidade

    Abcissa = Reynolds

    A partir do inicio do escoamento turbulento, verifica-se que a curva tende a uma reta quando vai aumentando o valor do Coeficiente de Reynolds.

    Olha um exemplo de curva neste link!

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f3/Moody-es.png



ID
1600627
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em um processo produtivo, um pino é largado de uma altura de 320 mm por um dispositivo alimentador, encaixando-se, desta forma, em outra peça. Quanto tempo o pino demora para atingir a outra peça ?

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi anulada pela banca.


ID
1600630
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em um processo de montagem industrial tem-se que determinada força provoca uma aceleração de 1m/s2 em um corpo de 1kg. É correto considerar-se que esta força vale:

Alternativas
Comentários
  • As únicas unidades de força são kgf e Newton, logo inicialmente ficaria entre b e d.

    No entanto, a diferença consiste em:

    Para calcular em N usa-se  a massa (1kg) e aceleração da gravidade (9,81 m/s²)

    Para calcular em kgf, usa-se a massa (1kg) e aceleração de 1m/s²

  • Essa é a definição da unidade de força N. " A quantidade de força necessária para provocar a acelaração de um corpo de 1 kg a uma aceleração de 1m/s² ".

    1 quilograma-força (1kgf) é a força com que a Terra atrai o quilograma-padrão (isto é, o seu peso) ao nível do mar e a 45º de latitude. 

    1kgf = 9,8 N Ou, como pode ser encontrado em alguns livros didáticos, aproximadamente:  1kgf = 10 N

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/medida-uma-forca.htm

  • F = m * a

    F= 1 Kg * 1 m/s²

    F = 1 Kg * m / s²

    F = 1 N

  • Questão que você fica até com medo de marcar...


ID
1600633
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Se uma peça de 40kg está situada sobre a mesa horizontal de uma máquina, havendo entre ambas as superfícies um coeficiente de atrito igual a 0,42, então qual é o valor da força necessária para dar a esta peça uma aceleração de 0,67 m/s2?

Alternativas
Comentários
  • ΣF=m*a, onde a força resultante é a força aplicada menos a força de atrito. Logo:

    F-N*μ=m*a
    F=(P*g)*μ+m*a
    F=(40*10)*0,42+40*0,67=191,6



  • Prezado Paulo,

     

    Sómente uma observação.

    Para que o valor das suas contas sejam 191,6 N, conforme o gabarito, você deverá utilizar a aceleração da gravidade como 9,81 m/s2 e não 10 m/s2, conforme suas contas.

     

    Bons Estudos!!!

  • {[40x9,81] x 0,42 + (40x0,67)} =   191,6  N

  • F - Fat = m* a

    Fat = m * a - F

    μ * N = m * a - F

    m * a - F = μ * N

    -F = μ* N + m * a

    -F = 0,42 * ( 9,81 * 40 ) + 40 * 0,67

    -F = 164,808 + 26,8

    -F = 191,608 N


ID
1600636
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em determinado setor de uma empresa uma esteira transportadora conduz peças alimentando uma máquina operatriz com velocidade constante igual a 0,7 m/s. Num dado ponto do percurso cada peça recebe uma arruela pelo braço de um robô que aguarda, estático, o momento de se mover no mesmo sentido e direção da esteira posicionando, assim, a arruela sobre a peça. Se o braço do robô desloca a arruela com aceleração de 3,5m/s2 quanto tempo esta arruela demora para alcançar a peça ?

Alternativas
Comentários
  • Peça: V = 0,7 m/s

    Robô: a = 3,5 m/s^2

    Como eles seguem na mesma direção eles se encontrarão em S

    Utilizando as fórmulas: S = So + V.t   , para a peça

                                      S = So + Vo.t + 1/2.at^2  , para o robô

    Sendo que em ambos So = 0 e para o robô Vo = 0

    Igualando os S e S então ficará:  

    0,7.t  = 1/2x3,5t^2

    1,4.t  = 3,5t^2

    3,5t^2 - 1,4t = 0

    t.( 3,5t - 1,4) = 0

    t = 1,4 / 3,5

    t = 0,4 s