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Prova INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Betim - MG - Professor - Artes


ID
3499099
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1


O que galáxias distantes dizem sobre a evolução do Universo

Observar galáxias distantes nos ajuda a montar o quebra-cabeça do Universo: quanto mais longe enxergamos, mais ao passado voltamos


Seria legal se pudéssemos passar um filminho revelando a história das galáxias e ver também como era a Via Láctea no passado. Mas, como não podemos, temos que observar as galáxias distantes e tentar montar o quebra-cabeça de como esses astros fantásticos evoluem.

O telescópio espacial Hubble é peça-chave para desvendar essa história. Com ele, conseguimos captar a luz com mais nitidez, já que ela não sofre interferência da atmosfera, mas mesmo assim temos que deixá-lo aberto por muito tempo para obter a luz fraquinha das galáxias distantes.

Em 1995, o ex-diretor do Hubble, Bob Williams, fez a primeira imagem das profundezas do Universo exatamente assim. A equipe do Hubble escolheu uma região do céu sem nenhuma estrela brilhante por perto para garantir que não interferisse na imagem das galáxias de fundo. E deixou o Hubble aberto durante dez dias captando a luz da mesma região. Uma região do céu que parecia totalmente vazia mostrou uma imagem incrível cravejada de galáxias.

O Universo é como se fosse uma “máquina do tempo”: quanto mais longe enxergamos, mais ao passado voltamos. Se vemos uma galáxia a 1 bilhão de anos-luz de nós, significa que a sua luz levou 1 bilhão de anos atravessando o espaço para chegar até aqui. Ou seja, estamos vendo a galáxia como ela era há 1 bilhão de anos, no passado, e não como ela é agora.

Desde a imagem histórica feita pelo Hubble, já tivemos muitas outras das profundezas do Universo. E elas revelam que as galáxias mais longínquas parecem bem pequenas por causa da distância, como era de se esperar, mas descobrimos também que elas são realmente menores e não possuem formatos bem definidos. Isso significa que elas crescem e se transformam com o tempo.

A galáxia mais distante já observada é a GN-z11, que está a 13,4 bilhões de anos-luz de nós! Ou seja, estamos vendo como ela era quando o Universo tinha apenas 400 milhões de anos. Ela fica na constelação de Ursa Maior e parece um pontinho vermelho na imagem do Hubble.

Essas galáxias muito distantes estão se afastando aceleradamente de nós, por isso vemos sua luz sempre mais avermelhada do que deveria ser. Porém, nem os olhos humanos nem o Hubble conseguem captar o extremo da luz vermelha que precisamos obter para ver mais além.

Por isso, necessitamos de instrumentos como o telescópio James Webb. Ele captará luz infravermelha e enxergará ainda mais longe que o Hubble. Seu lançamento está previsto para 2021, segundo a Nasa, e estamos muito empolgadas com a enxurrada de novas peças para ajudar a solucionar nosso quebra-cabeça galáctico.

Fonte: Adaptado de: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2020/01/o-que-galaxias-distantes-dizem-sobre-evolucao-do-universo.html. Acesso em: 19 jan. 2020.

No trecho "Uma região do céu que parecia totalmente vazia mostrou uma imagem incrível cravejada de galáxias”, do Texto 1, utiliza-se a figura de linguagem

Alternativas
Comentários
  • Metáfora

    designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança (p.ex., ele tem uma vontade de ferro, para designar uma vontade forte, como o ferro).

    Definição de Cravejado

    Fixar por meio de cravos: cravejar uma ferradura.

    Engastar; pregar: cravejar brilhantes num anel

    Portanto na frase da questão a palavra cravejado foi usada de forma metafórica.

  • Não custa lembrar que metáfora também é uma comparação, mas diferencia-se.

    comparação implícita. 

    Bons estudos!

  • ... mostrou uma imagem incrível (COMO) estivesse cravejada de galáxias.

    Metáfora é o uso de uma comparação sem conectivos apropriados.

  • Para complementar:

    Metonímia- Substituição de expressoes por palavras que deem a entender a mesma coisa.

    Exemplo: Bebeu um cálice.(Bebeu o líquido que estava dentro do cálíce)

    Sinestesia- Está relacionado a sensações.

    Exemplo: A brisa tocou seu rosto e o perfume das flores, a sua alma. (Neste caso teriam ate outras figuras tbm rs).

    Bons estudos.

  • A) Comparação ou Símile --> Ideia e comparação. Contudo, é fundamental haver um conectivo explicito.

    Ex. “Beijou sua mulher como se fosse a única” (Chico Buarque).

    B) Metonímia ou Sinédoque --> É a substituição de um termo por ouro que apresenta a mesma relação lógica e constante.

    Ex¹. Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de

    Machado de Assis.

    Ex². Inventor pelo invento: Édson ilumina o mundo. (= As lâmpadas iluminam o mundo.)

    C) (CERTA) Metáfora --> É a utilização de uma palavra em sentido figurado,uma palava utilizada fora da sua acepção real, em virtude de uma semelhança subentendida.

    Ex. Esse menino é um trator

    D) Sinestesia --> Consiste na fusão de sensações de diferentes órgãos do sentido. Mescla-se, numa mesma expressão, as sensações percebidas por diferentes órgãos.

    E) VERIFIQUE O ITEM B

    Fonte: Material didático de língua portuguesa - Canal Carreiras Policiais.

  • Quando não souber, chuta metáfora. Não tem erro! hehehe

  • A metáfora é muito mais do que uma comparação sem conectivo aparente. Essa figura de linguagem, normalmente, acontece quando o escopo semântico de um contexto é usado em outro com o fim de destacar, no novo contexto, as semelhanças entre ambos. Exemplo: Vírus de computador.

    Ao trazer as características biológicas do vírus para o contexto do software (o qual se comporta de forma e com finalidade semelhantes), a metáfora aproxima as semânticas de ambos, destacando similaridades que estão mais profundas do que uma simples comparação. Poderíamos dizer que o vírus de computador não é COMO um vírus biológico. Ele É um vírus, só que num contexto eletrônico, virtual.

    A metáfora é mais complexa, mais profunda semanticamente, do que a comparação.

    Sou formado em Letras pela UFRJ e estudei isso no 7 período da faculdade, na matéria de semântica, Com a professora Maria Lúcia. Fera da semântica.

    Bom estudo aos candidatos.

  • GABARITO: LETRA C

    Metáfora ⇝ Palavras usadas não em seu sentido original, mas no sentido figurado. 

    Catacrese ⇝ Desdobramento da Metáfora. Emprega um termo figurado como nome de certo objeto, pela ausência de termo específico.

    Denotação ⇝ Sentido de dicionário.

    Conotação ⇝ Sentido figurado.

    Comparação ⇝ Compara duas ou mais coisas.

    Metonímia ⇝ Substituição por aproximação.

    Antítese ⇝ Ideias contrárias. Aproximação sentidos opostos, com a função expressiva de enfatizar contrastes, diferenças.

    Paradoxo ⇝ Elementos que se fundem e ao mesmo tempo se excluem.

    Personificação/ Prosopopeia ⇝ Atribuição de sentimentos e ações próprias dos seres humanos a seres irracionais.

    Antonomásia ou perífrase ⇝ Consiste em designar uma pessoa ou lugar por um atributo pelo qual é conhecido.

    Sinestesia ⇝ Quando há expressão de sensações percebidas por diferentes sentidos. Uma sensação visual que evoca um som, uma sensação auditiva que evoca uma sensação tátil, uma sensação olfativa que evoca um sabor, etc.

    Hipérbole ⇝ Exagero em uma ideia/sentença.

    Eufemismo ⇝ Emprego de uma expressão mais leve.

    Ironia ⇝ Afirmação ao contrário.

    Anáfora ⇝ Repetição de palavras em vários períodos ou orações.

    Aliteração ⇝ Repetição de consoantes.

    Assonância ⇝ Repetição de encontro vocálicos.

    Pleonasmo ⇝ Reforço de ideia.

    Onomatopeias ⇝ Representação gráfica de ruídos ou sons.

    Apóstrofe ⇝ Consiste no uso do vocativo com função emotiva.

    Lítotes ⇝ Consiste em dizer algo por meio de sua negação.

    Paralelismo ⇝ Repetição de palavras ou estruturas sintáticas que se correspondem quanto ao sentido.

    Neologismo ⇝ Criação de novas palavras.

    Hipérbato ⇝ Inversão sintática.

    Paranomásia ⇝ Palavras parecidas.

    Elipse ⇝ Omissão.

    Gradação/ Clímax ⇝ Sequência de ideias. Crescentes ou decrescente.

    ◀ Meus resumos + Resumo feito do livro "Gramática - Ernani & Floriana". 

  • GABARITO: C

    A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças. Ex: Meu pensamento é um rio subterrâneo.

  • Temos Metafora e Sinestesia.

    Metafora é a predominante

  • Metafora é uma espécie de comparação, não tão clara e que só faz sentido na cabeça do locutor

  • Metáfora: consiste no emprego de uma palavra fora de seu sentido próprio, tendo como base uma comparação subentendida, já que a conjunção comparativa não aparece claramente:

    "Em praias de indiferença/ navega o meu coração." (Cecília Meireles)

    Comparação: consiste na comparação entre dois elementos por meio de suas características comuns. Normalmente se emprega uma conjunção comparativa (como, tal qual, assim como, etc.):

    "E na minh'alma o nome iluminou-se/ como um vitral ao sol..." (Florbela Espanca)

    Fonte: Apostila Loja do Concurseiro 2020

  • A) Geralmente utiliza-se conectivo

    B) Bebi uma skol gelada "quando na verdade você bebeu uma cerveja"

    C) GABARITO

    D) Emprego de dois ou mais sentido humanos

    E) S.D.S

  • Leandro mendes, o único que conseguiu tirar minhas dúvidas

  • Metáfora, exemplo: A saúde dele é de ferro

    Comparação: A saúde dele é que nem ferro

  • sinédoque é uma figura de linguagem caracterizada pela substituição de um termo por outro, ocorrendo uma redução ou ampliação do sentido desse termo. Isso acontece porque a relação que o termo substituído e o termo substituto estabelecem é desigual. Maioritariamente, é estabelecida uma relação entre a parte e o todo.

    Tipos de sinédoque:

    - A parte pelo todo (ou o todo pela parte)

    Exemplo: Vou sair de casa de meus pais e ter meu próprio teto. (casa)

    - A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)

    Exemplo: Quanto mais o Homem constrói, mais o Homem destrói. (os seres humanos)

    - O singular pelo plural (ou o plural pelo singular)

    Exemplo: O aluno deverá manter o silêncio na biblioteca. (todos os alunos)

    Sinédoque e metonímia

    Muito semelhante à metonímia, a sinédoque é considerada por diversos autores como sendo um tipo de metonímia. Alguns defendem que na sinédoque ocorre uma relação quantitativa entre os termos da frase, ocorrendo redução ou ampliação, e na metonímia ocorre uma relação qualitativa, havendo contiguidade entre os termos da frase. Outros, contudo, afirmam ser conceitos tão próximos que consideram desnecessária a distinção entre os dois termos.

    https://www.normaculta.com.br/sinedoque/


ID
3499108
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1


O que galáxias distantes dizem sobre a evolução do Universo

Observar galáxias distantes nos ajuda a montar o quebra-cabeça do Universo: quanto mais longe enxergamos, mais ao passado voltamos


Seria legal se pudéssemos passar um filminho revelando a história das galáxias e ver também como era a Via Láctea no passado. Mas, como não podemos, temos que observar as galáxias distantes e tentar montar o quebra-cabeça de como esses astros fantásticos evoluem.

O telescópio espacial Hubble é peça-chave para desvendar essa história. Com ele, conseguimos captar a luz com mais nitidez, já que ela não sofre interferência da atmosfera, mas mesmo assim temos que deixá-lo aberto por muito tempo para obter a luz fraquinha das galáxias distantes.

Em 1995, o ex-diretor do Hubble, Bob Williams, fez a primeira imagem das profundezas do Universo exatamente assim. A equipe do Hubble escolheu uma região do céu sem nenhuma estrela brilhante por perto para garantir que não interferisse na imagem das galáxias de fundo. E deixou o Hubble aberto durante dez dias captando a luz da mesma região. Uma região do céu que parecia totalmente vazia mostrou uma imagem incrível cravejada de galáxias.

O Universo é como se fosse uma “máquina do tempo”: quanto mais longe enxergamos, mais ao passado voltamos. Se vemos uma galáxia a 1 bilhão de anos-luz de nós, significa que a sua luz levou 1 bilhão de anos atravessando o espaço para chegar até aqui. Ou seja, estamos vendo a galáxia como ela era há 1 bilhão de anos, no passado, e não como ela é agora.

Desde a imagem histórica feita pelo Hubble, já tivemos muitas outras das profundezas do Universo. E elas revelam que as galáxias mais longínquas parecem bem pequenas por causa da distância, como era de se esperar, mas descobrimos também que elas são realmente menores e não possuem formatos bem definidos. Isso significa que elas crescem e se transformam com o tempo.

A galáxia mais distante já observada é a GN-z11, que está a 13,4 bilhões de anos-luz de nós! Ou seja, estamos vendo como ela era quando o Universo tinha apenas 400 milhões de anos. Ela fica na constelação de Ursa Maior e parece um pontinho vermelho na imagem do Hubble.

Essas galáxias muito distantes estão se afastando aceleradamente de nós, por isso vemos sua luz sempre mais avermelhada do que deveria ser. Porém, nem os olhos humanos nem o Hubble conseguem captar o extremo da luz vermelha que precisamos obter para ver mais além.

Por isso, necessitamos de instrumentos como o telescópio James Webb. Ele captará luz infravermelha e enxergará ainda mais longe que o Hubble. Seu lançamento está previsto para 2021, segundo a Nasa, e estamos muito empolgadas com a enxurrada de novas peças para ajudar a solucionar nosso quebra-cabeça galáctico.

Fonte: Adaptado de: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2020/01/o-que-galaxias-distantes-dizem-sobre-evolucao-do-universo.html. Acesso em: 19 jan. 2020.

Assinale a alternativa que classifica corretamente a oração subordinada do trecho “[...] quanto mais longe enxergamos, mais ao passado voltamos”, subtítulo do Texto 1.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    [...] quanto mais longe enxergamos, mais ao passado voltamos”

    QUANTO MAIS... MAIS (composição que forma uma conjunção subordinativa proporcional, expressa valor semântico de proporcionalidade.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Quanto mais ...à proporção que, à medida que, ao passo que, tanto mais, tanto menos, quanto mais, quanto menos... introduzem orações subordinadas proporcionais.

    Bons Estudos!

  • Não é C e D, pois OSS começa por conjnunção integrante (que, se)

    Não é E, pois OSA começa por pronome relativo. No caso, quanto não é um pronome relativo.

    Sobram A,B

    Está me dando uma ideia de consequência ou de proporção?

    De proporção. Gab. A

  • Quanto mais.. mais → Circunstância proporcional

  • “[...] quanto mais longe enxergamos, mais ao passado voltamos”

    Observa-se, claramente, uma relação proporcional, vejam: "quanto mais longe, mais ao passado".

    GABARITO: LETRA A

  • MAIS+MAIS= PROPORÇÃO

    QUANTO MAIS VOCÊ OLHA, MAIS AO PASSADO VOLTA.

  •  A fim de que o candidato situe-se em seus estudos, faz necessário apontar que o assunto abordado é de oração subordinada. Teremos que indicar qual o valor da oração abaixo. Nas alternativas temos 3 modalidades de orações: subordinadas adjetivas, subordinadas substantivas e subordinadas adverbiais. Vejamos os conceitos:

    Oração subordinada adjetiva é aquela que tem valor de adjetivo, pois cumpre papel de determinar um substantivo (nome ou pronome) antecedente. Essa é introduzida pelos pronomes relativos que. quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais). cujo (cuja,cujas, cujos).

    A oração subordinada substantiva é normalmente introduzida pelas conjunções subordinativas integrantes que e se. Pode trocar o "que" e "se" por ISSO.

    Oração subordinada adverbial é aquela que tem valor de advérbio (ou de locução adverbial) e, por isso, exerce em relação ao verbo da oração principal a função de adjunto adverbial, exprimindo diversas circunstâncias: causa, condição, concessão, comparação, consequência, conformidade, tempo, finalidade, proporção. 

    [...] quanto mais longe enxergamos, mais ao passado voltamos”

    a) Correta.

    " Oração subordinada adverbial proporcional."

    Vejam que os termos sublinhados por mim na oração em destaque têm sentido de "à proporção que enxerga, mais volta ao passado". Logo, temos uma oração proporcional.

     b) Incorreta.

    "Oração subordinada adverbial consecutiva"

    Essas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que. Logo, não é o que queremos.

    Ex: estudou tanto que foi aprovada no concurso.

     c) Incorreta.

    "Oração subordinada substantiva objetiva direta"

    Não poderia ser essa, pois não começa com conjunção integrante, normalmente podendo ser trocada por ISSO.

    Todos querem (ISSO) que....

    d) Incorreta.

    "Oração subordinada substantiva completiva nominal."

    Como expliquei na alternativa anterior, a oração não poderia ser de nenhuma forma subordinada substantiva em nenhuma de suas classificações, pois não começa com conjunção integrante. Lembre-se, será uma conjunção integrante quando puder trocar o "que" por ISSO.

    A oração subordinada substantiva completiva nominal é uma oração com valor de complemento nominal para a oração principal.

    Ex: Tenho orgulho do que você fez./ Tenho orgulho disso.

    Notem que a oração do exemplo está servindo para completar o nome "orgulho".

    e) Incorreta.

    "Oração subordinada adjetiva restritiva."

    Essa começa com pronome relativo, tem a função de adjunto adnominal e não vem isolada por vírgula. Logo, não poderia ser essa. O pronome relativo pode ser trocado por "a qual, o qual, na qual, no qual, cujo...)

    Ex: Meu neto, que (o qual) mora em Brasília, toca bateria.

    Referência bibliográfica:

    CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES,  Thereza Cochar. Conecte : gramática reflexiva. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

    GABARITO: A

  • GABARITO: LETRA A

    [...] quanto mais longe enxergamos, mais ao passado voltamos”

     QUANTO MAIS... MAIS (composição que forma uma conjunção subordinativa proporcional, expressa valor semântico de proporcionalidade.

  • GABARITO: A

    Proporcionais: expressam uma ideia de proporcionalidade relativamente ao fato referido na oração principal. As conjunções proporcionais são: à medida que, à proporção que, quanto mais...tanto mais, quanto mais...tanto menos, etc.

    Ex: Quanto menos trabalho, tanto menos vontade tenho de trabalhar.

  • GABARITO LETRA A

    “[...] quanto mais longe enxergamos, mais ao passado voltamos”,

    ---------------------------------------------

    Conjunções proporcionais: Apresenta uma ideia de proporcionalidade com o acontecimento da oração principal.

    PRINCIPAIS CONJUNÇÕES PROPORCIONAIS.

    “À medida que”, “à proporção que”, “ao passo que”, “quanto mais ... tanto mais”, “quanto mais ... tanto menos”, “quanto menos ... tanto menos”, “quanto menos ... tanto mais”, “quanto mais .... mais”, “quanto menos .... menos”, “tanto .... quanto(como)”

  • GAB - A

    MAIS + MAIS = PROPORÇÃO

  • Gabarito: A

    Oração subordinada adverbial proporcional.

  • Principais conjunções proporcionais

    à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais, quanto menos,  enquanto

  • GABARITO LETRA A

    PRINCIPAIS CONJUNÇÕES PROPORCIONAIS.

    “À medida que”, “à proporção que”, “ao passo que”, “quanto mais ... tanto mais”, “quanto mais ... tanto menos”, “quanto menos ... tanto menos”, “quanto menos ... tanto mais”, “quanto mais .... mais”, “quanto menos .... menos”, “tanto .... quanto(como)”

  • é relativo pessoal , ´´quanto mais eu como, mais eu engordo´´ bizu do professoar Anderson meu chará...

  • GABARITO: A

    Conjunções proporcionais: expressam uma proporcionalidade, uma gradação em relação à ideia formulada pela oração principal. As principais conjunções são: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais... mais, quanto menos... menos, quanto mais... menos, quanto menos... mais.


ID
3499129
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Referente à Lei Orgânica do Município de Betim (MG), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3499132
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa correta considerando as disposições da Lei Orgânica do Município de Betim (MG).

Alternativas

ID
3499135
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No que concerne à Lei Orgânica do Município de Betim (MG), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3499138
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas tendo em vista a Lei Orgânica do Município de Betim (MG).


I. O Município incentivará, na forma da lei, o setor empresarial, na criação e manutenção de escolas para os filhos de seus funcionários, desde o nascimento até os 08 (oito) anos de idade.

II. Em entidade da administração indireta, pelo menos um cargo ou função de direção superior será provido por servidor ou empregado de carreira da respectiva instituição.

III. Cada período de 10 (dez) anos de efetivo exercício dá ao servidor o direito ao adicional de 05 (cinco) por cento sobre seu vencimento, o qual a este se incorpora para efeito de aposentadoria.

IV. Cada legislatura tem a duração de 04 (quatro) anos, compreendendo cada ano uma sessão legislativa.

Alternativas

ID
3499141
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Conforme a Lei Orgânica do Município de Betim (MG), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3499144
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Em relação à Lei Municipal nº 884/1969, que dispõe acerca do Estatuto dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Betim (MG), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO

    Tem diferença entre essa Lei Municipal e o Estatuto dos Funcionários Civis de Minas Gerais.

    ARTIGO 152 - ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS CIVIS DE MINAS GERIAS

    Ingressando o servidor público estadual, somente depois do 11 MÊS de exercício poderá o funcionário gozar das férias.


ID
3499150
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à Lei Municipal nº 884/1969 – Estatuto dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Betim (MG).

Alternativas

ID
3499153
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o Estatuto dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Betim (MG), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3499156
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Consoante à Lei Municipal nº 884/1969, o pedido de reconsideração deverá ser decidido dentro do prazo de

Alternativas

ID
3759886
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A qualidade de enxergar não pressupõe que o sujeito tenha desenvolvido plenamente a capacidade de interpretação e/ou percepção dos elementos de uma imagem, de modo que a linguagem visual tornou-se um importante tema das pesquisas em arte/educação, cada vez mais presente nas aulas de arte, tanto nos espaços formais quanto informais. A respeito dos estudos em linguagem visual, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759889
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Quanto aos aspectos históricos e culturais referentes à incorporação do ensino da arte na educação formal brasileira, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • pois é, vim fazer essa questão agora..... fiquei tipo?????? am??? o que isso tem com o BB??


ID
3759892
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (2018) sugere uma abordagem das linguagens artísticas, Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, que articule seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão; não havendo entre estas qualquer hierarquia ou ordem de atuação pedagógica. Sobre as dimensões citadas, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais.
2. Refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais.
3. Refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, constroem, ou seja, é uma atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, acontecimentos etc.
4. Refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.

( ) Criação.
( ) Reflexão.
( ) Crítica.
( ) Fruição.

Alternativas

ID
3759895
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre movimentos, períodos e artistas pertinentes à linguagem das Artes Visuais, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3759898
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A abordagem triangular, como ficou conhecida, vem contribuindo para os estudos em Arte/Educação desde a década de 1980. Sobre essa proposta, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759901
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A aula de artes, enquanto componente curricular, abrange tanto o Ensino Fundamental quanto Médio de escolas públicas e privadas. Na perspectiva contemporânea do ensino-aprendizagem, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3759904
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Além das quatro unidades temáticas presentes na Base Nacional Comum Curricular (2018): Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, foi acrescentada uma quinta: as Artes Integradas. Sobre a abordagem apresentada pela BNCC em relação às unidades temáticas citadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759907
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Fazendo uso da memória, imaginação e observação, as crianças começam a se comunicar através de desenhos antes mesmo de qualquer escrita. Assim, garatujas expressam seu processo emocional, psíquico e físico, com tendência a se tornarem mais representativas e significativas ao longo do tempo. Sobre o desenvolvimento relacionado à prática específica do desenho, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3759910
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Por definição, criatividade é a capacidade de criar ou inventar. Ser criativo é um potencial próprio do ser humano e uma maneira de realizar ou materializar esse potencial é através da arte. Sobre as relações entre criatividade e processos de criação artísticos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3759913
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a história do ensino da Arte no Brasil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O ensino da Arte no Brasil começou oficialmente no século XIX, após a vinda da família real portuguesa e a transferência da capital do império luso para o Rio de Janeiro, e implantou-se de acordo com os modelos europeus.
II. Após a Proclamação da República, a Academia Imperial de Belas-Artes passa a ser chamada de Escola Nacional de Belas-Artes e se mantém voltada para a classe média e elite, com foco nas produções acadêmicas, apesar das vanguardas que já efervesciam na Europa no final do século XIX.
III. A Semana de Arte Moderna não abalou o rumo do ensino da arte que vinha sendo proposto pela Escola Nacional de BelasArtes,o qual se manteve firme em seus moldes e tradições até os dias atuais.
IV. A pedagogia proposta pela Escola Nova incentivou o ensino da arte a se afastar da ideia de cópia de modelos e contribuiu para que o olhar se voltasse para a criatividade e expressão, a fim de respeitar a individualidade do aluno.

Alternativas
Comentários
  • I. O ensino da Arte no Brasil começou oficialmente no século XIX, após a vinda da família real portuguesa e a transferência da capital do império luso para o Rio de Janeiro, e implantou-se de acordo com os modelos europeus. 

    Afirmação falsa, racista e eurocêntrica pois não considera o ensino de Arte entre os indígenas e africanos.


ID
3759916
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

É possível pensar a linguagem musical enquanto um conjunto de sons feitos sob alguma intenção, podendo ser explorada não apenas por meio de instrumentos musicais mas também com o corpo, objetos, onomatopeias e afins. Sobre essa linguagem artística e sua abordagem no espaço escolar, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759919
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Dança, enquanto linguagem artística, vem sendo abordada nos espaços escolares pelo professor de Arte, amparada pela Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir dessa linguagem, é correto esperar que os alunos vivenciem, aprendam e compreendam que

Alternativas

ID
3759922
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A educação contemporânea tenta deixar para trás diversas metodologias e ideias pedagógicas que já não correspondem à realidade da educação. Sob essa perspectiva e considerando a abordagem adequada atualmente para as aulas de Artes, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759925
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

O estudo das cores é uma área das Artes Visuais que se dedicou ao longo da história a compreender as potencialidades do que definimos como “cor”. Sobre esse estudo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759928
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre educação formal e não formal das diferentes linguagens artísticas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3759931
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Na segunda metade do século XX, desenvolveu-se a performance-art. Sobre essa linguagem artística, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3759934
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a história das produções cinematográficas, de sua origem até o contemporâneo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759937
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Ao longo da história da Arte, muitas mulheres começaram a ter reconhecimento nas mais variadas linguagens, até que passaram a ocupar posições de destaque. Em relação ao assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Durante todo o Renascimento, o ofício das Artes era integralmente vetado às mulheres. Como herança dos preceitos Medievais, muitas mulheres que demonstravam interesse pelas Artes ou pela ciência eram acusadas de bruxaria.
II. Artemísia Gentileschi (1593 – 1653) foi uma importante artista que começou a aprender o ofício da pintura com seu pai. Posteriormente, ficou conhecida por vingar-se pictoricamente de seu abusador, o artista Agostino Tassi (1578 – 1644).
III. A única linguagem artística dominada pelas mulheres é a Dança. A artista Pina Bausch (1940 – 2009) foi responsável por acrescentar ao balé passos e gestos relacionados ao cotidiano, porém sem deixar de lado a delicadeza.
IV. O movimento Modernista no Brasil, divulgado por meio da Semana de Arte Moderna, abriu espaço para alguns nomes de destaque, tais como a pintora Anitta Malfatti (1889 – 1964) e a reconhecida pianista Guiomar Novaes (1874 – 1979).

Alternativas

ID
3759940
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Definir Arte é uma tarefa difícil. As respostas ao longo da história podem ser divergentes, porém alguns critérios e fundamentos foram estabelecidos em comum. Sobre essa discussão, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759943
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

A intenção que motiva a produção de obras de arte determina os materiais e ferramentas que o artista usará. Formão, goiva e madeira são instrumentos específicos para a criação de uma

Alternativas

ID
3759946
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Entre os anos de 1964 a 1985, o Brasil sofreu uma interrupção no processo democrático, sendo que a ditadura militar influenciou diretamente os métodos e abordagens na área da educação, por consequência, no ensino da Arte. Sobre as mudanças decorrentes desse período, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759949
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a vivência de jogos teatrais durante as aulas de Arte, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759952
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

É muito comum a proposta de elaboração de releituras durante as aulas de Arte. Sobre esse gênero artístico, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759955
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre o desenvolvimento do estilo Barroco no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO: No Barroco não encontramos exclusivamente temas sobre a igreja, apesar de ser o tema principal. Gregório de Matos, por exemplo, escrevia sobre a sociedade e fazia críticas a ela. 

    Resposta: D

  • Segui a mesma linha de raciocínio.

  • No Barroco não encontramos exclusivamente temas sobre a igreja, apesar de ser o tema principal. Gregório de Matos, por exemplo, escrevia sobre a sociedade e fazia críticas a ela.

    Resposta: D


ID
3759958
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

A Arte pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar, sendo esse um tema contemporâneo recorrente para o Ensino Fundamental e Médio. Sobre as relações entre Arte e interdisciplinaridade, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759961
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação à Arte e aos artistas atuantes durante o Renascimento, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759964
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Inserida no currículo sob o título Educação Artística, a matéria passou por mudanças que incluíram sua nomenclatura, tornando-se, mais tarde, Arte. Sobre essas mudanças, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Quando inserida no currículo escolar durante o período da ditadura, o ensino da Arte tinha objetivos profissionalizantes e técnicos, com foco em atividades mecânicas e, muitas vezes, copistas.


ID
3759967
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

De acordo com nova BNCC (2018), a Arte, enquanto componente curricular da área de Linguagens, deve garantir aos alunos o desenvolvimento de algumas competências específicas. Assinale a alternativa correta em relação a essas competências.

Alternativas

ID
3759970
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Uma marcante tradição representativa do nordeste brasileiro é conhecida como Teatro de Mamulengos. Essa modalidade teatral recebe outros nomes dependendo da região. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3759973
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Durante a Era Primitiva, as civilizações foram se organizando aos poucos e descobrindo ferramentas úteis à sobrevivência e à qualidade de vida dos grupos. Sobre a Arte realizada nesse momento histórico, é correto afirmar que

Alternativas

ID
5117347
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o Estatuto dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Betim (MG), Lei Municipal nº 884/1969, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Baseado na 8112/90:

    não tomou poSSE -> SEm efeitos

    não entrou em EXercício -> EXonerado