A síndrome do pronador redondo é uma neuropatia compressiva, isto é, caracteriza-se pela compressão do nervo mediano, que ocorre próximo ao cotovelo.
É considerada uma síndrome porque ocorre uma disfunção do nervo mediano, de forma que a sensibilidade e o aspecto motor sejam alterados devido à dificuldade da passagem dos impulsos nervosos.
Inervação motora:
Nervo axilar – músculos deltóide e redondo menor.
Nervo radial – músculos posteriores do braço, antebraço e mão. Músculos principais = tríceps braquial, supinador, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo.
Nervo ulnar – músculos ântero-mediais do antebraço e hipotênar. Músculos: flexor ulnar do carpo, flexor profundo dos dedos (parte ulnar – medial), adutor do polegar, flexor curto do polegar (profundo), interósseos palmares e dorsais, terceiro e quarto lumbricais.
Nervo mediano – Não inerva nenhum músculo do braço! Inerva todos os músculos da região anterior do antebraço, com exceção do músculo flexor ulnar do carpo (nervo ulnar) e porção medial do flexor profundo dos dedos (nervo ulnar); músculos tênares (polegar – exceto o m. adutor do polegar), 1º e 2º lumbricais.
Nervo musculocutâneo (C5, C6-C7) – bíceps braquial, coracobraquial e braquial anterior.