A trombocitopenia, induzida por heparina, pode apresentar as seguintes características, EXCETO:
A trombocitopenia, induzida por heparina, pode apresentar as seguintes características, EXCETO:
Paciente, de 45 anos, após realizar exercício físico vigoroso, deu entrada no hospital apresentando desidratação, dor muscular intensa, redução da diurese e urina de coloração castanha escura. Exames de sangue demonstraram elevação das escórias nitrogenadas, acidose metabólica, hiperpotassemia e hiperfosfatemia. O EAS demonstrou cilindros com células epiteliais. Nesse caso, qual é a principal hipótese diagnóstica?
O trauma de parede torácico tem ocorrência frequente e potencialmente grave em pacientes politraumatizados. Assinale a opção INCORRETA sobre essa patologia.
Com relação aos batimentos cardio fetais, é correto afirmar que:
Quando a demência é secundária à doença de Parkinson, aquela :
Na anemia que ocorre em pacientes com quadro inflamatório crônico, pode-se encontrar:
Assinale a opção que apresenta a sequência correta dos principais tempos do mecanismo de parto na apresentação cefálica fletida.
Paciente de 55 anos, hipertenso, iniciou tratamento com diurético tiazídico. Evoluiu com quadro de febre, "rash" máculo-papular, artralgia e insuficiência renal aguda. O hemograma revelou eosinofilia e o EAS demonstrou hematúria, piúria, proteinúria discreta, cilindros leucocitários e presença de eosinofilúria. A principal hipótese diagnóstica é:
Mulher de 78 anos, portadora de processo demencial em fase leve, deu entrada na emergência trazida por familiares. Segundo relato dos filhos, a paciente apresentava independência funcional para as atividades básicas da vida diária. Após queda da própria altura, no domicílio, há dois dias; apresentou piora do quadro de confusão mental, recusa alimentar e não mais deambulou. Ao exame, apresentava-se com rebaixamento do nível de consciência; taquipneia sem esforço; normotensão; palidez (2+/4+); faseies de dor à mobilização dos membros inferiores e presença de rotação lateral e encurtamento do membro inferior direito. Qual é o diagnóstico provável e o tratamento indicado?
Quais dos seguintes indivíduos possuem risco aumentado para histoplasmose disseminada?
Quais fatores de coagulação são vitamina K dependentes?
Quais são os critérios diagnósticos para Aids em indivíduos com 13 anos ou mais (CDC adaptado - Ministério da Saúde):
Um paciente obeso mórbido procura um consultório médico para avaliar a possibilidade de realização de cirurgia bariátrica. Qual dos critérios abaixo o paciente deve satisfazer para que o procedimento supracitado seja viável?
A nefropatia diabética pode ter sua evolução retardada com o uso de:
Qual a principal causa de óbito na esclerose sistêmica progressiva?
Qual dos autoanticorpos a seguir mostra-se positivo com maior frequência em indivíduos recém-diagnosticados com Diabetes Mellitus tipo 1?
Sobre a hiperuricemia e a gota, é INCORRETO afirmar que
0 primeiro passo na reanimação da maioria dos pacientes em choque envolve:
Paciente masculino, de 40 anos, vítima de queimadura de segundo e terceiro graus em membro inferior esquerdo, abrangendo toda a circunferência do mesmo. Após 24 horas de evolução, apresentou edema importante na área acometida, redução da perfusão capilar distal; cianose; parestesia e dor de forte intensidade. Perante o quadro clínico apresentado, qual é a conduta imediata a ser tomada?
Lactente de seis meses iniciou quadro de febre, irritabilidade e choro frequente principalmente durante as mamadas. A mãe referiu que o paciente estava se recuperando de um resfriado. A otoscopia revelou abaulamento e hiperemia da membrana timpânica direita. O provável diagnóstico e a conduta mais adequada são, respectivamente:
Pacientes HIV-positivos possuem um risco aumentado para neoplasias. Dentre as opções abaixo, qual é o tipo mais prevalente nesta população?
Uma criança, de três anos, chega à emergência conduzida pelos pais, apresentando imobilidade no braço esquerdo. Na história colhida, há relato de que, para evitar uma queda, a mesma foi puxada pela mão. Neste caso, a hipótese mais provável é :
Paciente feminina, 67 anos, procura o atendimento médico voluntariamente para avaliação de queixas relativas à memória. Comparece à consulta sozinha e responde a maioria das questões sobre o estado mental dizendo que não sabe. Ela admite sintomas disfóricos (disforia). Com base na história clínica, qual seria o diagnóstico?
Paciente, de 69 anos, apresenta, há um ano, dor articular e rigidez matinal nas mãos, com duração aproximada de 15 minutos. Refere que a dor melhora com o repouso, negando outros sintomas. Ao exame físico, observou-se: desvio lateral das articulações inter-falangianas distais; nódulos de Heberden; hipersensibilidade dolorosa à palpação e limitação da amplitude de movimento. A principal hipótese diagnóstica é
Assinale a opção que NÃO apresenta uma das metas do tratamento das lesões de coluna cervical.
Paciente de 38 anos, referindo dispneia de esforço e síncope ao exercício, apresenta os seguintes dados ao exame físico: pulso radial de 72 bpm e digitiforme; PA= 120 x 80 mmHg; AC= RCR 3T (B4), sopro mesossistólico em borda esternal esquerda, que aumenta de intensidade com a posição supina e reduz com o acocoramento. Qual é a hipótese diagnóstica?
Em relação ao câncer de laringe, assinale a opção correta.
Um indivíduo masculino, de 65 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, procura atendimento médico relatando febre alta 38,9C há 3 dias, além de tosse seca, cefaléia, dor abdominal e diarréia. Ele possui história de alcoolismo crônico, porém sem outros problemas clínicos associados. Ao exame físico, mostra-se toxêmico, taquicárdico (98bpm), taquipnéico (36irm), com temperatura axilar 38,7 graus Celsius e pressão arterial de 100 x 60mmHg.
Ausculta pulmonar mostra estertores no terço inferior de ambos os pulmões.
Exames Complementares:
Radiografia de tórax revela: infiltrados segmentares nos lobos inferiores, ausência de derrame pleural;
Hemograma: Hematócrito= 35%, Leucograma= 19200, leucócitos com 91% de polimorfonucleares, sendo 9% de bastões;
Gasometria arterial em ar ambiente: pH=7,48 / pO2=52 /
pCo2 = 28mmhg / bicarbonato= 29
Eletrólitos: Hiponatremia = 132mEq/l, Potássio = 4,7mEq/l,
Cloro = 110mEq/l
Quais seriam, respectivamente, o agente causal mais provável, a terapia inicial indicada e o exame complementar mais adequado?
Paciente de 25 anos apresentou trombose venosa profunda. Na história patológica pregressa, refere três abortos espontâneos. Ao exame físico, observa-se livedo reticular. Exames demonstram trombocitopenia e tempo de tromboplastina parcial ativada prolongado. A principal hipótese diagnóstica é:
Paciente com 65 anos, do sexo feminino, é atendida, em um Pronto Socorro, com náuseas, vômitos e quadro de dor abdominal em hipocôndrio direito, há cerca de dois dias, em caráter contínuo. Refere que os sintomas iniciaram após a ingestão de alimento gorduroso. Ao exame, nota-se: obesidade; bom estado geral; hidratada; corada; ictérica +/++++; PA: 120/80mmHg e pulso: 92 bpm; abdome globoso, flácido, doloroso a palpação em hipocôndrio direito, com sinal de Murphy positivo. Com base nestes dados, qual é a hipótese diagnóstica mais provável e que exame inicial deve ser solicitado?
Quanto à avaliação clínica da dor lombar, é INCORRETO afirmar que:
Em um paciente vítima de acidente com veículo automotivo, com colisão lateral("t-bone"), qual a lesão associada mais comum a ser encontrada?
Em relação à desidratação causada por diarreia em lactentes, assinale a opção correta.
A lesão acidental do Plexo Braquial em adultos é mais comumente causada por:
Feocromocitoma e hiperparatireoidísmo são dois dos componentes identificados nas neoplasias endócrinas múltiplas do tipo 2A. O tumor que complementa a tríade clássica dessa condição é:
Criança, de um ano e seis meses, foi levada a um serviço de pronto atendimento com história de febre moderada e coriza, há aproximadamente dois dias. Ao exame físico: criança ativa; eupneica; hidratada; afebril; frequência respiratória 38irpm; frequência cardíaca 88 bpm; e ausculta pulmonar com roncos difusos. Rx de tórax : hipotransparência triangular na região paratraqueal direita do tipo vela de barco. O diagnóstico mais provável e a conduta adequada são, respectivamente :
O diagnóstico de abortamento infectado deve ser considerado quando uma mulher, em idade fértil, apresenta:
O quadro de Síndrome de HELLP caracteriza-se pela presença dos seguintes sinais:
Uma vez diagnosticada incompetência istmo-cervical como causa de abortamento habitual, a cerclagem do colo uterino deve ser realizada entre:
Paciente de 31 anos referindo astenia e febre iniciados há sete dias. Ao procurar atendimento médico, foram observadas palidez cutâneo-mucosa e equimoses. O hemograma revelou o seguintes resultados: hemácias 2,83 milhões; hematócrito 28,3%; hemoglobina 9,4g%; VCM 100 f1; HCM 33,2 pg; CHCM 33,2g/dl; RDW 14,6%; e leucócitos 9.700, com a seguinte contagem diferencial: basófilos 0, eosinófilos 0, bastões 0, segmentados 2%, linfócitos 40%, monócitos 1%. As células restantes (57%) apresentavam as seguintes características: núcleo com cromatina fina e presença de nucléolos, citoplasma com grânulos e bastonetes de Auer. Contagem de plaquetas 34.000. O diagnóstico é:
Sobre apendicite é correto afirmar que:
Criança de dois anos chega à emergência com história de acidente doméstico, apresentando queimadura em região da cabeça, pescoço e região anterior do tórax. De acordo com esses dados, qual é a porcentagem de área corpórea queimada?
No diagnóstico de câncer de colo uterino durante a gestação, qual dos procedimentos abaixo NÃO se pode realizar:
Dentre os agentes de indução intravenosa listados abaixo, qual é o que tem, como efeito adverso, hipertensão e taquicardia, devendo ser evitado em pacientes com doença coronariana?
Aos seis meses de vida, espera-se que a criança com desenvolvimento normal apresente os seguintes marcos de desenvolvimento, EXCETO:
A doença que acomete o aparelho digestivo, provocando alterações da camada muscular que levam a fenômenos adinâmicos com perda do poder propulsivo e dilatação do intestino delgado e do esôfago, é:
Correlacione a distribuição vascular às respectivas síndromes clínicas e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
DISTRIBUIÇÃO VASCULAR
I - Artéria cerebral posterior esquerda
II - Artéria vertebral
III- Vasos lentículoestriados
IV - Artéria cerebral direita
V - Artéria cerebral média esquerda
SÍNDROMES CLÍNICAS
( ) Síndrome Motora Pura
( ) Alexia sem Agrafia
( ) Síndrome de Wallenberg
( ) Braço direito/face com com paresia e afasia significativa
( ) Fraqueza na perna esquerda
Mulher de 34 anos, deu entrada na emergência com dor pélvica aguda. Ela informou que já vem apresentando, há algum tempo, dor de característica cíclica acompanhando o ciclo menstrual com irradiação para região lombar e membros inferiores. Referiu ainda dispaureunia e dismenorreia intensa. Frente ao quadro clínico, o diagnóstico mais provável é: