SóProvas



Prova NC-UFPR - 2017 - ITAIPU BINACIONAL - Profissional Nível Técnico I - Técnico em Elétrica, Eletrotécnica ou Eletromecânica


ID
2496166
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto a seguir:


Os números amazônicos costumam ser imensos. A Amazônia Legal abrange 61% do território do Brasil e contém 40% do rebanho nacional. O gado é mantido em cerca de 400.000 fazendas espalhadas pela região, com tamanhos que variam de alguns poucos até dezenas de milhares de hectares. Então, quando a ONG Imazon terminou um novo e detalhado levantamento sobre os frigoríficos da região, a grande surpresa foi encontrar um número pequeno: apenas 128 instalações de frigoríficos ativos, pertencentes a 99 empresas, são responsáveis por 93% do abate anual, algo como 12 milhões de cabeças de gado.

Já era sabido que os frigoríficos são o gargalo da cadeia de criação do gado. Mas o levantamento do Imazon é inédito porque revelou a geografia da pecuária na Amazônia, vista pela zona de influência destes pouco mais de cem abatedouros. Para se ter uma noção, ocupar a capacidade de abate anual de um único frigorífico de grande porte demanda uma área de pasto de quase 600.000 hectares, três vezes maior do que o município de São Paulo. O conjunto de frigoríficos analisados no estudo, operando a plena capacidade, demandaria uma área de pasto de 68 milhões de hectares (maior do que o estado de Minas Gerais). Essa quantidade supera a soma dos pastos hoje existentes na região, indicando que o futuro da atividade gerará mais desmatamento.

(Eduardo Pegurier (O ECO). Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/21/politica/1500671307_033543.html>.)


Com base no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D de Deus.       O conjunto de frigoríficos analisados no estudo, operando a plena capacidade, demandaria uma área de pasto de 68 milhões de hectares (maior do que o estado de Minas Gerais). Essa quantidade supera a soma dos pastos hoje existentes na região, indicando que o futuro da atividade gerará mais desmatamento.

  • Raciocínio para ajudar na interpretação e não se perder nas alternativas (confusas):

    A) 1 frigorífico de grande porte (demanda/ área/ pasto = 600.000 hectares ; 3 X > "o município", NÃO o estado de São Paulo);

    B) 128 frigoríficos (op. capacidade total/ demandaria) ; (área/ pasto = 68 milhões de hectares ; > o estado de Minas Gerais).

    Resposta: Para atender a 128 frigoríficos (operando/ capacidade total) será necessário mais áreas de pasto para atender a demanda de 68 milhões de hectares,  Letra: D 

    " A Bíblia é o Livro da Vida, a bússola do viajante, o cajado do peregrino, a base para o estudo da fé cristã. É o registro das palavras e dos feitos de Deus ao longo da História". Leia a Bíblia!

  • a única alternativa que poderia trazer algo confuso , seria a E , porém o que faz ela ser incorreta é a palavra fazenda , caso fosse frigoríficos estarria totalmente correta.

  •  Essa quantidade supera a soma dos pastos hoje existentes na região, indicando que o futuro da atividade gerará mais desmatamento./ A atividade gerará mais desmatamento  no futuro​...

    apenas 128 instalações de frigoríficos ativos, pertencentes a 99 empresas, são responsáveis por 93% do abate anual, algo como 12 milhões de cabeças de gado.

     Para se ter uma noção, ocupar a capacidade de abate anual de um único frigorífico de grande porte demanda uma área de pasto de quase 600.000 hectares, três vezes maior do que o município de São Paulo. O conjunto de frigoríficos analisados no estudo, operando a plena capacidade, demandaria uma área de pasto de 68 milhões de hectares (maior do que o estado de Minas Gerais)

  • Toda a prova esse povo ai de cima só fala o que não presta, oferecendo Link aff

  • letra E) O que o levantamento da Imazon trouxe de inédito foi a relação entre o número de fazendas que produzem gado na Amazônia Legal e o volume de terras que elas ocupam.

    O levantamento da ONG focou os POUCOS ABATEDOUROS, e não todas as fazendas como a alternativa faz a gente pensar.

  • Texto ficou bastante confuso no último parágrafo.. quem escreveu não soube deixar de forma clara se o problema estava na concentração de frigoríficos ou capacidade de estes teriam no futuro. Bola pra frente.

  • EU LI 3 VEZES O TEXTO.

    UFPR= NÃO TEM MOLEZA.

     O conjunto de frigoríficos analisados no estudo, operando a plena capacidade, demandaria uma área de pasto de 68 milhões de hectares (maior do que o estado de Minas Gerais). Essa quantidade supera a soma dos pastos hoje existentes na região, indicando que o futuro da atividade gerará mais desmatamento.

    D) A atividade gerará mais desmatamento no futuro em função da alta capacidade de processamento dos 128 frigoríficos da região, que estimulam que mais áreas sejam desmatadas para a implantação de mais áreas de pasto para atender a demanda.

  •  O conjunto de frigoríficos analisados no estudo, operando a plena capacidade, demandaria uma área de pasto de 68 milhões de hectares (maior do que o estado de Minas Gerais). Essa quantidade supera a soma dos pastos hoje existentes na região, indicando que o futuro da atividade gerará mais desmatamento.

    GABARITO= D

    A atividade gerará mais desmatamento no futuro em função da alta capacidade de processamento dos 128 frigoríficos da região, que estimulam que mais áreas sejam desmatadas para a implantação de mais áreas de pasto para atender a demanda.

  • UFPR É BIZURADA MESMO!!!

    AVANTE PM-PR!!!

  • Pq a letra C nao esta certa??

  • O que me fez nao marcar a letra D foi dizer na alternativa "...alta capacidade de processamento dos 128 frigoríficos..." Sendo q os 128 frigoríficos nao tem um alto processamento em relação à demanda de animais. Se tivesse um alto processamento, nao teria q desmatar mais.


ID
2496172
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho abaixo:


Hoje, grande parte dos embates ocorre no dia a dia e, em especial, no ambiente profissional. Daí a conclusão, bastante compreensível, __________ sensação de nos sentirmos pressionados, capaz de operar transformações físicas e mentais “necessárias” para a sobrevivência, pode ser benéfica.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas

    Letras a e d são equivalentes e retormam lugares.

     

    b)de que a 

    Correta. Porque o termo conclusão pede a preposição DE.

    * bastante compreensível  é um aposto explicativo especificando CONCLUSÃO(elemento principal da frase).

     

    c) que a 

    Errada. Notem que o termo conclusão pede a preposição DE.

     

    e) cuja

    Não há relação de posse na lacuna do texto.

  • Apenas complementando o Colega Rodrigo Marcelo:

    Quem chega à conclusão, chega à conclusão DE algo.

  • b-

    Regência Nominal é a relação entre um nome e os termos que o acompanham, intermediada por preposição. A regência nominal de conclusão exige preposição 'de'. Quem chega à conclusão, chega à conclusão DE alguma coisa.

    A frase correta, do ponto de vista gramatical, é, portanto, "Cheguei à conclusão de que ....".

  • Boa noite,

     

    Daí a conclusão, bastante compreensível, (conclusão de que? (exigido pelo termo conclusão) Disso, adicionando o artigo 'a' por ser uma exigência do termo sensação) sensação de nos sentirmos pressionados.

     

    Daí a conclusão, bastante compreensível, de que a sensação...[]

     

    Bons estudos

     

     

  • Daí a conclusão, bastante compreensível, de que a sensação (...) pode ser benéfica.

    Ex: Daí a conclusão, bastante compreensível, de que o projeto (...) pode ser aprovado.

    Resposta: Letra B

    " A Bíblia é o Livro da Vida, a bússola do viajante, o cajado do peregrino, a base para o estudo da fé cristã. É o registro das palavras e dos feitos de Deus ao longo da História". Leia a Bíblia! 

     

  • Cada questão é um Glória a Jesus !

  • Conclusão DE ALGO.

    OBS: A palavra "conclusão" que manda na preposição.

  • Uma estratégia que ajuda bastante nesses tipos de questão é suprimir os termos entre vírgulas (estes que são artifícios das bancas para dificultar a questão), vejam:

    "Daí a conclusão de que a sensação de nos sentirmos pressionados pode ser benéfica."

  • Facilitando a visualização da construção frasal, temos:

    Daí a conclusão... de que a sensação de nos sentirmos pressionados ... pode ser benéfica.

    Note que, entre o nome “conclusão” e a oração “a sensação ... pode ser benéfica. ”, há uma relação de complementaridade.

    Resposta: B

  • Observações:

    Ex: A equipe cujo o resultado foi o melhor terá financiamento. (Uso inadequado)

    2. Onde é um advérbio relativo de lugar.

    Ex: Essa é a casa onde acontecerá a festa.

    Onde pode ser substituído por: em que/na qual 

  • Bastava ignorar a locução adverbial que a questão daria o sentido esperado... vejam:

    Hoje, grande parte dos embates ocorre no dia a dia e, em especial, no ambiente profissional. Daí a conclusão, bastante compreensível, __________ sensação de nos sentirmos pressionados, capaz de operar transformações físicas e mentais “necessárias” para a sobrevivência, pode ser benéfica.

    Gab: B

  • gabarito B - regência nominal do substantivo abstrato ''conclusão'' Necessário preposição!

    famoso complemento nominal.

    conclusão DE QUE a sensação que sentimos.

  • daí a conclusão

    Conclusão do que?

    a conclusão de que a sensação....

    PCPR

  • Questão típica da UFPR hahahahahahahaha


ID
2496181
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:


Em 2017, a Revolução Russa completa cem anos. E, ainda que, ao longo dos anos, algumas de suas importantes conquistas ___________ perdidas ou esquecidas, há muito na sociedade contemporânea que surgiu a partir dela.

                                                               (InformANDES n. 71, jun. 2017. Adaptado)


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

     

    tenham sido- pretérito perfeito do subjuntivo

     

    modo subjuntivo é considerado o modo verbal que ao invés de expressar uma certeza expressará uma ideia de dúvida, exprime uma ação irreal, hipotética, uma possibilidade.

    Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato totalmente terminado num momento passado.

  • Finalmente acertei uma! Preciso estudar muita!

  • maria tenorio, não desanime, estude que vc consegue!

     

  • O pretérito perfeito composto do subjuntivo é formado pelo presente do subjuntivo do verbo ter mais o particípio do verbo principal.

    Pretérito perfeito composto do subjuntivo:   

    (Eu) tenha + particípio do verbo principal
    (Tu) tenhas + particípio do verbo principal
    (Ele) tenha + particípio do verbo principal
    (Nós) tenhamos + particípio do verbo principal
    (Vós) tenhais + particípio do verbo principal
    (Eles) tenham + particípio do verbo principal

    Nota: Os tempos verbais compostos podem também ser formados com o verbo auxiliar haver, sendo contudo mais usual o verbo ter.

    Pretérito perfeito

    que eu tenha sido
    que tu tenhas sido
    que ele tenha sido
    que nós tenhamos sido
    que vós tenhais sido
    que eles tenham sido

     

  • verbo é a pedra no meu sapado, não acerto e quando certo não sei pq acertei kkkkk

     

  • Alguem poderia me explicar melhor com responder essa questão

    Obrigada

  • O pretérito perfeito do subjuntivo indica fatos supostamente concluídos ou um fato futuro concluído com relação a outro fato futuro. Apresenta apenas a forma composta (verbo auxiliar ter + particípio do verbo principal).

    Em 2017, a Revolução Russa completa cem anos. E, ainda que, ao longo dos anos, algumas de suas importantes conquistas TENHA SIDO perdidas ou esquecidas, há muito na sociedade contemporânea que surgiu a partir dela.

  • Bom dia, porque "foram" não seria aceito nesse caso ?

  • Pessoal, o AINDA QUE pode ser combinado com TENHAM SIDO, pois são duas formas de hipótese.

  • QUESTÃO É TOP:

    Em 2017, a Revolução Russa completa cem anos. E, ainda que, ao longo dos anos, algumas de suas importantes conquistas ___________ perdidas ou esquecidas, há muito na sociedade contemporânea que surgiu a partir dela.

    TENHAM SIDO.

    AO LONGO DOS ANOS= EU TROQUEI POR (COM O PASSAR DOS ANOS, ALGUMAS DE SUAS IMPORTANTES CONQUISTAS (TENHAM SIDO) PERDIDAS OU ESQUECIDAS.

    MATEI A QUESTÃO

    GABARITO= D

  • Deve-se preencher a lacuna com a forma verbal “tenham sido”, que faz menção a ações futuras anteriores a ações futuras já encerradas. Note que primeiramente as conquistas da Revolução Russa foram perdidas ou esquecidas e que, posteriormente, apesar disso, muito surgiu na sociedade contemporânea a partir dela.

    Resposta: D

  • SÓ ACERTEI ESSA QUESTÃO PORQUE LEMBREI DO PRESENT PERFECT EM INGLÊS KKK

  • questao dificil essa aff

  • Por que não cabe a "C" ?

  • Além de tratar de tempos verbais, faz-se necessário observar a locução conjuntiva "ainda que", que carrega consigo sentido concessivo. Ela requer verbo no modo subjuntivo. As formas verbais nesse modo, considerando as opções de resposta dessa questão, só há duas: "fossem" e "tenham sido". A primeira, "fossem", está no pretérito imperfeito, que indica uma ação inconclusa. Ela não atende ao que o sentido da frase pede. Leiam:

    "Em 2017, a Revolução Russa completa cem anos. E, ainda que, ao longo dos anos, algumas de suas importantes conquistas fossem perdidas ou esquecidas, há muito na sociedade contemporânea que surgiu a partir dela."

    Ora, ao ler a frase, notamos uma ação que fora concluída: a perdição e o esquecimento das conquistas. A forma verbal acima não consegue conferir à estrutura essa noção. Por isso, deve-se recorrer à forma verbal "tenham sido", que nada mais é que o pretérito perfeito composto, tempo que traduz exatamente o sentido necessário:

    "Em 2017, a Revolução Russa completa cem anos. E, ainda que, ao longo dos anos, algumas de suas importantes conquistas tenham sido perdidas ou esquecidas, há muito na sociedade contemporânea que surgiu a partir dela."

    Obs.: grande número de locuções e conjunções concessivas (conquanto, embora, posto que, mesmo que, ainda que) exigirão verbos no modo subjuntivo. Sorvendo esta lição, economizar-se-á grande tempo em futuras questões análogas a essa.

    Letra D

  • Examinador baba ovo de regimes de esquerda. Que "conquistas"? Gulag e fome em massa?

  • Conjunções concessivas solicitam verbos no subjuntivo.

     E, ainda que, ao longo dos anos, algumas de suas importantes conquistas ___tenham sido_ perdidas ou esquecidas.

    Tenham sido = Presente do subjuntivo

  • '' Tenham sido = Presente do subjuntivo ''

    composto do pretérito perfeito do subjuntivo **


ID
2496187
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na frase “a situação seria melhor se as organizações investissem numa educação para a diminuição dos índices do estresse e oferecessem rotinas mais flexíveis”, estabelece-se uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Verbos no modo subjuntivo nos dão ideia de condição.

     

     

    investissem - Pretérito Imperfeito do modo Subjuntivo

    http://www.conjuga-me.net/verbo-investir

     

     

     

    oferecessem  - Pretérito imperfeito do modo Subjuntivo

    http://www.conjuga-me.net/verbo-oferecer

     

  • SE, CASO, APENAS SE, É PRECISO QUE, É CONDIÇÃO QUE as organizações investissem numa educação para a diminuição dos índices do estresse e oferecessem rotinas mais flexíveis PARA QUE  a situação seria melhor

  • Para acertar estas questões é essencial decorar as conjunções. Digita no gooogle caso não tenha a tabela. 

    Gab.E

  • Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal.

     

    São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.

     

    “a situação seria melhor se as organizações investissem numa educação para a diminuição dos índices do estresse e oferecessem rotinas mais flexíveis”

  • IMHO

    Discordo inteiramente do colega breno. Não é necessário decorar conjunções, é necessário ter uma boa capacidade de interpretação que lhe permita entender o sentido das conjunções. Até porque o valor de uma conjunção pode variar de acordo com o contexto frasal.

    Quanto à questão:   

     

    “a situação seria melhor se as organizações investissem numa educação para a diminuição dos índices do estresse e oferecessem rotinas mais flexíveis”

     

    Para resolver, eu recorri a  uma paráfrase como a seguinte:  Dada a condição de que as organizações investissem numa educação para a diminuição dos índices de estresse e oferecessem rotinas mais flexíveis, a situação seria melhor".

     

    Na paráfrase acima, fica evidente o valor condicional de uma oração em relação à outra. Temos uma oração principal e uma oração subordinada adverbial condicional.

  • Tinha colocado certo e depois mudei :(

  • Com a oração condicional (AZUL) anteposta à principal (VERMELHO), ficaria melhor a compreensão!

     

    Assim: 

     

    Se as organizações investissem numa educação (...) oferecessem rotinas mais flexíveisa situação seria melhor.

     

    OBS: DENTRO DA ORAÇÃO CONDICIONAL, EXISTEM DUAS ORAÇÕES COORDENADAS UNIDAS PELO CONECTOR - E- ADIÇÃO!

    NADA TEM HAVER COM A QUESTÃO, MAS QUE TALVEZ SEJA BOM PARA EXPANDIR  A COMPREENSÃO.

  • "A situação seria melhor SE as organizações investissem numa educação para a diminuição dos índices do estresse e oferecessem rotinas mais flexíveis”.

    SE é um nexo condicional da Oração Subordinada Adverbial, já que expressa uma hipótese oara que  fato da oração principal aconteça.

    Gabarito: E

  • Boa noite,

     

    Caso, desde que, Se   (conjunções subordinativas condicionais)

     

    Bons estudos

  • SE é a conjunção subordinativa condicional mais clássica.

     

    Alternativa: E

     

    Bons estudos!!!

  • “a situação seria melhor SE as organizações investissem numa educação para a diminuição dos índices do estresse e oferecessem rotinas mais flexíveis

  • A CONDIÇÃO  para a situação ser melhor é as organizações investirem numa educação para a diminuição [...]

  • Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.

    Por exemplo:

     

    Se precisar de minha ajuda, telefone-me.
    Não irei ao escritório hoje, a não ser que haja algum negócio muito urgente.

     

    decorem as conjuncoes...

  • se você conseguir colocar a palavra "condição" na frase e manter o sentido, ela sera uma conjunção subordinativas condicional.

  • Condicional:

    - Caso

    - Se

    - Desde que

    - Contanto que

     

    "A situação seria melhor SE as organizações investissem numa educação para a diminuição dos índices do estresse e oferecessem rotinas mais flexíveis”.

  • Decorar as conjunções é suicídio!!!!!

    Entendê-las é o caminho!!!

     

     

    Bons estudos!!!!

     

     

  • Condicionais: se, salvo se, caso, sem que, a menos que, contanto que, exceto se, a não ser que, com tal que.

  • Se as organizações investissem numa educação para a diminuição dos índices do estresse e oferecessem rotinas mais flexíveis, a situação seria melhor.

  • Condicionais

    Condição (condicionalidade), pré-requisito, hipótese, algo supostamente esperado...

     

    ---> Se, caso, desde que, contanto que, exceto se, salvo se, a menos que, a não ser que ...

     

    Ex. Se você estudar muito, passará nas provas.

          Caso.........estude

  • GABARITO: E

  • Escondidinho ali o SE da condicional.

  • SE: condicional

  • Gabarito E.

    SERIA = futuro do pretérito --> condição= Fatos que nunca realizaram

    SE= condição

  • CONDICIONAIS: É oposta à da concessão. Um fato sempre vai depender do outro: SE, CASO, A NÃO SER QUE, A MENOS QUE, CONTANTO QUE.

    Condição é aquilo que se impõe como necessário para a realização ou não de um fato. As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem o que deve ou não ocorrer para que se realize ou deixe de se realizar o fato expresso na oração principal.

    EX: Contanto que não chova, vou à praia.

    EX: Comprarei o carro desde que não seja caro.

    EX: Não sairás daqui, sem que termine o estudo.

    EX: Poderão ganhar o campeonato, salvo se acontecer algum imprevisto.

  • Troca o "se" para "por um acaso" = Condição
  • GABARITO: LETRA E

    Condicional:

    Expressa-se a circunstância de condição, muito ligada à ideia de possibilidade e incerteza.

    Principal conjunção condicional: se.

    Outras conjunções: caso, contanto que, a não ser que, dado que, a menos que.

    A não ser que o transito esteja muito desproporcional, conseguirei chegar a tempo. 

    Se eu estiver em um bom dia, a aprovação virá.

    FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/conjuncoes-subordinativas-aprenda-como-utilizar-e-classificar/

  • DICA: SE + SUBJUNTIVO = CONDICIONAL

    seria melhor se as organizações investissem 

  • Para acertar a questão era preciso prestar atenção no SE:

    A situação seria melhor se as organizações investissem.

  • Coloca a oração de uma forma indireta e vê como fica:

    SE/CASO as organizações investissem numa educação para a diminuição dos índices do estresse e oferecessem rotinas mais flexíveis, a situação seria melhor”

    Condicional

    Letra: E

  • condicionais: se, caso, contanto que, desde que, salvo se

  • PC-PR 2021

  • Para rápida fixação: CONDICIONANTE = SE...ENTÃO ou ENTÃO...SE Inserir esse conceito (que também esta presente na matéria de RLM na tabela verdade) é uma excelente forma de você eliminar opções e/ou determinar a correta.
  • A) causa.

    exemplos de conjunção de causa: por quê, devido a, tendo em vista que

    A) proporção.

    a medida que, a proporção que

    C) comparação.

    tanto, quanto, igual a, como um

    D) conclusão.

    pois, logo, portanto, então

    E) condição.

    sim, ex.: se, somente se, dado que


ID
2496193
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho abaixo:


Com o plano de reestruturação ______________ pela diretoria, as empresas do grupo vão poder dispor de recursos tanto para aquisição de ______________ quanto para contratação de ______________ especializada.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

Alternativas
Comentários
  • Paravras compostas iniciadas com "recém" usa-se hífen. 

  • Emprega-se o hífen nos compostos com os elementos além, aquém, recém e sem: além-Atlântico, além-mar, além-fronteirasaquém-mar, aquém-Pirenéusrecém-casado, recém-nascidosem-cerimônia, sem-número, sem-vergonha.

    Matéria-prima

    Mão de obra

    GAB: D 

    Bons estudos!

  • A forma correta de escrita da palavra é matéria-prima. As palavras matéria prima escritas sem hífen, estão erradas. Devemos utilizar o substantivo comum feminino matéria-prima sempre que quisermos referir alguma coisa que serve de base para a fabricação de outra coisa. É uma palavra composta por justaposição das palavras: matéria + prima. 

    Exemplos: 
    O leite é a principal matéria-prima de origem animal. 
    A indústria têxtil utiliza o algodão como matéria-prima. 
    Esta empresa é responsável pelo transporte das matérias-primas para as indústrias. 

    Esta dúvida surge por causa das alterações na hifenização das palavras compostas trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009. Segundo este acordo, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio. 

    Assim, a palavra matéria-prima deverá continuar sendo escrita com hífen, bem como outras palavras como: arco-íris, decreto-lei, ano-luz, guarda-chuva, segunda-feira,…

    Palavra relacionada: matéria-prima.

    Fonte:https://duvidas.dicio.com.br/materia-prima-ou-materia-prima/

  • forma correta de escrita da locução é mão de obra. A locução mão-de-obra passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Devemos utilizar a locução mão de obra sempre que quisermos referir um conjunto de trabalhadores, o trabalho para execução de uma obra e o custo de uma obra. Pode significar ainda qualquer tarefa de difícil realização. Assim, mão de obra é sinônimo de trabalhadores, operários, execução, serviço, trabalho, custo, despesa, bico de obra, dificuldade, esforço, entre outros.

    Exemplos:

    A empresa precisa de mão de obra especializada para este trabalho.

    A mão de obra deste canalizador é mais cara do que eu estava esperando.

    Levar o sofá pelas escadas será uma mão de obra!

    Segundo o Novo Acordo Ortográfico, não deverá ser utilizado hífen nas locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais.
     
    Exemplos: mão de obra, fim de semana, dia a dia, sala de jantar, cão de guarda, cor de vinho, café com leite, à toa, …

    Serão exceções a esta regra algumas locuções consagradas pelo uso, com significado próprio.

    Exemplos: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará e à queima-roupa.

     

     

    FONTE: https://duvidas.dicio.com.br/mao-de-obra-ou-mao-de-obra/

  • Regra

    Os prefixos oxítonos terminados em “em” que são acentuados sempre são ligados ao termo seguinte pelo hífen.

    ex: Além-mar, recém-nascido, aquém-fronteiras.

  • Palavras com elemento de ligação perderam o hífen: pé de moleque, mao de obra, olho de sobra, cara de pau. Com algumas exceções arco-íris, cor-de-rosa, água de colonia, pé-de-meia, arco-da-velha, entre outras. 

  • Boa tarde,

     

    Para decorar os prefixos que SEMPRE terão hífem criei o seguinte mnemônico: A ex é vice "aquém" diga que ela é recém chegada do além

     

    Bons estudos

  • Emprego do Hífen:

    *Nos compostos com os elementos "além, aquém, recém, sem"

    Recém-aprovado

    *Nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos constituem uma unidade sintagmática e semântica única e mantêm acento próprio. Em outras palavras, os vocábulos perderam suas significações individuais e passaram a compor um novo conceito, uma nova semântica. 

    Matéria-prima

    *Nomes compostos ligados por preposição perderam seus hífen, porém nas palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas, estejam ou não ligadas por preposição ou qualquer outro elemento, ele se mantém.

    Mão de obra

    erva-doce, ervilha-de-cheiro, feijão-verde

    (Nova gramática da língua portuguesa para concursos, Rodrigo Bezerra)

  • HÍFEN

    recém-aprovado = usa-se hífen em vocábulos formados por elementos e prefixos que têm acentuação própria (tônicos).

    além - aquém - pós - pré - pró - recém 

    matéria-prima = usas-se hífen em palavras compostas cujos elementos conservam sua autonomia fonética e acentuação própria, mas perderam sua significação individual para constituir uma unidade semântica, um conceito único.

    matéria = qualquer substância que compõe um corpo sólido, líquido ou gasoso; aquilo de que se trata, expresso por escrito ou oralmente; teor, assunto; apego às coisas terrenas; materialidade.

    prima = filha de tio ou tia;  a primeira posição.

    matéria-prima = substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa; qualidade do que está em estado bruto, que precisa ser trabalhado, lapidado; base, fundamento.

    mão de obra = Não se usará hífen nas locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais.

  • HÍFEN

    recém-aprovado = usa-se hífen em vocábulos formados por elementos e prefixos que têm acentuação própria (tônicos).

    além-mar

     aquém-oceano

    pós-graduação

    pré-vestibular

    pró-impeachment

    recém-chegada

     

    OBS.: PREESTABELECIDO, PREEXISTENTE,   MAS RESTABELECIDO!

     

    matériaS-primaS = usas-se hífen em palavras compostas cujos elementos conservam sua autonomia fonética e acentuação própria,

    mas perderam sua significação individual para constituir uma unidade semântica, um conceito único.

    Guarda-Chuvas.  (objeto fica no singular)   MAS      Gurdas-Florestais  (pessoa fica no plural)

    Porta-Luvas

    Porta-Malas

     

    mão de obra = Não se usará hífen nas locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais.

    DIA A DIA

  • 1. vice/ ex/ aquém/ recém / bem/além: com hífen

    recém-aprovado

     

    2. substantivo + substantivo: com hífen

    matéria-prima

     

    3. palavras compostas unidas por elemento de conexão (preposição/conjunção) : sem hífen

    mão de obra

     

    obs: no tópico 3 é só lembrar que se tem um elemento de conexão não há necessidade do hífen. 

     

    Gab: letra D

  • Deus me perdoe, mas ôh coisinha sem futuro é o hífen! Essa porra dessa reforma ortografica era pra ter tirado essa baitinga! 

  • kkkkkkkkkkkkkk eu na vida

  • Essa porcaria de hífen só serve pra fazer errar questões e te derrubar na nota. 

  • Emprega-se o hífen nos compostos com os elementos além, aquém, recém e sem.

    Exemplos:

    além-mar, aquém-fontreiras, recém-aprovado, sem-vergonha.

  • Com o plano de reestruturação recém-aprovado pela diretoria, as empresas do grupo vão poder dispor de recursos tanto para aquisição de matéria-prima quanto para contratação de mão de obra especializada.

    recém-aprovado - tem hífen nos compostos com o elemento recém.
    matéria-prima: tem hífen nas palavras compostas que não contêm um elemento de ligação e constituem uma unidade sintagmática e semântica, mantendo acento próprio.
    mão de obra: não tem hífen nas locuções de qualquer tipo (substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais.

    GABARITO: D

  • *Não tem hífen nas locuções de qualquer tipo: substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais.*

    Vale ressaltar as excessões: cor-de-rosa / água-de-colônia / pé-de-meia

  • Decoreba inútil. 

  • desito disso 

  • Quem inventou as regras de uso do hífen merece ir pro INFERNO. Decoreba inútil e totalmente arbitrária que só prejudica o idioma. Seria melhor não ter essa inutilidade.

  • senhor me leva

  • Compartilhando Macete para PREFIXOS que recebem hífen

    V ice                       A quém

    E x                          P ré

    R ecém                   P ós

    A lém                      P ró

    S em

     

  • Hífen é do demônio!

  • Macete para prefixos que recebem hífen:

    Vice

    Ex

    Recém

    ALÉM

    BEM

    SEM

    Aquém

    P

    Pós

    é

    PRÓ

  • d) recém-aprovado – matéria-prima – mão de obra. 

     

    -recém- aprovado: palavras formadas por vocábulos 'sem', 'além', 'recém', 'aquém'. Ex: aquém-oceano, além-mar, recém-nacido, sem-número.

    -matéria-prima: palavras compostas sem elemento de ligação. Ex: ano-luz, bem-te-vi, erva-doce, guarda-chuva, beija-flor, couve-flor.

    -mão de obra: locuções de qualquer tipo. Ex: Cão de guarda, café com leite, fim de semana, pão de mel, sala de jantar.

     

  • matéria-prima

  • Ué, pra min todos estão iguais, a mesma frase repetida várias vezes.

  • Daqui a pouco muda a ortografia novamente...e...tudo de novo!

  • Letra d.

    O prefixo “recém” sempre exige hífen; “matéria-prima” é um substantivo composto com duas palavras sem preposição; como há preposição na terceira palavra, não há hífen.
     

     

    Questão comentada pelo Prof. Elias Santana 

  • Se em tudo eu for decorar macete, tô ferrado! Prefiro aprender e praticar, uma hora essa casca engrossa!

  • Pé-de-meia;

    Cor-de-rosa;

    Água-de-colônia;

    Arco-da-velha;

    Decore!

  • LETRA D

  • São exceções a essa regra algumas locuções consagradas pelo uso, com significado próprio:

  • É tanta exceção à regra que vale mais à pena ir melhorando por exercícios.

  • Grande parte das questões envolvendo emprego do hífen se resolvem com a máxima: “Os iguais se repelem; os diferentes se atraem.”. No entanto, quando os prefixos são “além-”, “recém”, “pós”, “vice-”, etc., sempre será emprego o hífen. Dessa forma, devemos escrever “RECÉM-APROVADO”.

    A MATÉRIA-PRIMA é composta. Como regra geral, numa palavra composta, emprega-se hífen. Isso obviamente está ligado à camada social em que o indivíduo se encontra.

     

    Já MÃO DE OBRA deve ser redigido sem hífen, pois palavras compostas cujos elementos são unidos por preposição não mais requerem hífen, exceção feita às espécies zoobotânicas.

    Resposta: D

  • Gabarito: D

    → Recém-aprovado

    Vice, Recém, Além= Em geral com hífen.

    → Matéria-prima

    As palavras matéria prima escritas sem hífen, estão erradas. Devemos utilizar o substantivo comum feminino matéria-prima sempre que quisermos referir alguma coisa que serve de base para a fabricação de outra coisa. É uma palavra composta por justaposição das palavras: matéria + prima.

    → Mão de obra.

    Palavras compostas unidas por elemento de conexão (Preposição/Conjunção) sem Hífen.

  • #ForaHífen

  • USO DO HÍFEN

    Não SE USA HÍFEN EM:

    1-   Não se usa hífen quando o primeiro prefixo termina em vogal e o segundo termina em R OU S

    2-    Palavras

    Co e RE (Exceto se o 2° iniciar por H)

    3-    Composto por elemento de conexão (preposição/conjunção)

     

    Usa-se hífen em:

    1-   Quando o 1° prefixo termina com a mesma vogal que o outro inicia

    2-   Palavras PRÉ PÓS PRÓ

    3-   HIPER INTER SUPER= se o 2° prefixo iniciar com a a letra R

    4-   VICE/EX/AQUÉM/RECÉM/BEM/ALÉM

    5-   SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO 

  • Uma regra com várias exceções não é uma regra.

  • UFPR :(

  • Palavras com prefixo “recém” levam hífen Palavras sem elementos conectivos levam hífen Palavras com elementos conectivos não levam hífen
  • Usa-se hífen em todas as palavras com prefixos: recém, além, aquém, sem, pré, pós, ex, vice.

    Palavras compostas que formam um único sentido, sem elemento de ligação deve-se usar o hífen

    #PERTENCEREMOS

  • questao pra ferrar a vida

  • Hífen é usado em palavras com prefixos: recém, além, aquém, sem, pré, pós, ex, vice

    .

    Palavras compostas que formam um único sentido, sem elemento de ligação deve-se usar o hífen

    Eu também esqueci da regra. kk PQP

  • Em 23/08/21 às 12:05, você respondeu a opção D. Você acertou!

    Em 12/07/21 às 16:24, você respondeu a opção D.Você acertou!

    Em 05/04/21 às 15:18, você respondeu a opção D Você acertou!

    Em 17/02/21 às 15:40, você respondeu a opção A.Você errou!

    Em 09/10/20 às 13:38, você respondeu a opção A.Você errou!

    Em 08/10/20 às 11:25, você respondeu a opção A. Você errou!

    Não é fazer até acertar, é fazer até nunca mais errar.

    PCPR


ID
2496196
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na coluna da esquerda, são apresentadas perguntas feitas ao estudante Joshua Wong, em entrevista concedida à revista Veja (ed. de 05/07/2017), sobre o movimento pela democracia em Hong Kong. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.


1. O que acontecerá daqui a trinta anos, quando termina o conceito de “um país, dois sistemas”?

2. Os moradores de Hong Kong estão cientes da importância da democracia?

3. Em algum momento, você achou que perdeu sua adolescência por ter se envolvido tão jovem na política?

4. Você se considera chinês?


( ) Hong Kong é o lugar em que nasci, em que vivo e que amo. Vale a pena lutar pelo que queremos mesmo que tenhamos de pagar um preço por isso.

( ) Minha esperança é que os moradores de Hong Kong possam decidir sobre a autonomia em um referendo.

( ) É difícil, para mim, entender que sou parte de um país que é governado por uma ditadura de um partido, porque isso não é democracia.

( ) Acredito que sim. Se não fosse assim, eles não teriam se juntado ao Movimento dos Guarda-Chuvas.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Hong Kong pertenceu à Inglaterra do século 19 ate 1997, quando enfim retornou ao governo chinês sob o acordo de “um país, dois sistemas”. Portanto, teoricamente, Hong Kong e um país independente. Os chineses precisam de visto para entrar em HK e vice versa.

    Faz parte da China, mas nada tem a ver com o governo chinês. É capitalista.

    O país funciona com suas próprias leis e governo próprio. A moeda oficial é o dólar de Hong Kong (diferente do RMB da mãe China) e a língua oficial são duas: inglês (mostrando a influência inglesa que ainda é forte) e chinês.

    A “Revolução dos Guarda-Chuvas” aconteceu em 2014 e ganhou as manchetes dos principais jornais pelo mundo: A China afirmou que HK poderia ter seu próprio governo, porém o governo chinês iria decidir quem seriam os políticos. Desde quando isso é democracia? Foi então que começaram os protestos e mais de um milhão de pessoas foram às ruas usando guarda-chuvas (proteção contra spray de pimenta jogado pela polícia) para lutar pela liberdade e democracia.

  • 3. Em algum momento, você achou que perdeu sua adolescência por ter se envolvido tão jovem na política? R: Hong Kong é o lugar em que nasci, em que vivo e que amo. Vale a pena lutar pelo que queremos mesmo que tenhamos de pagar um preço por isso.

    1. O que acontecerá daqui a trinta anos, quando termina o conceito de “um país, dois sistemas”? R: Minha esperança é que os moradores de Hong Kong possam decidir sobre a autonomia em um referendo.

    4. Você se considera chinês? R: É difícil, para mim, entender que sou parte de um país que é governado por uma ditadura de um partido, porque isso não é democracia.

    2. Os moradores de Hong Kong estão cientes da importância da democracia? R: Acredito que sim. Se não fosse assim, eles não teriam se juntado ao Movimento dos Guarda-Chuvas. 

    Gabarito: C

     

  • suave! 

  • bem o estilo da banca essa questão

  • Olá, venho compartilhar com todos vocês esté método, que me fez obter um rendimento insano em pouco tempo.

     é do Professor Marlon Souza, Especialista em técnica de estudos e métodos de aprendizagem acelerada.

    https://go.hotmart.com/Q8744867J

    Confiram, eu comprei e vale muitoooo a pena.

  • Ufpr amaa esse tipo de questão. É certeza encontrar uma dessas em todas as provas

    Gab: C

  • o mais dificil eu acertei, que era saber alinhar cada pergunta com sua resposta, mas errei no que era pra ser feito.

  • 1. O que acontecerá daqui a trinta anos, quando termina o conceito de “um país, dois sistemas”?

    2. Os moradores de Hong Kong estão cientes da importância da democracia?

    3. Em algum momento, você achou que perdeu sua adolescência por ter se envolvido tão jovem na política?

    4. Você se considera chinês?

    (3) Hong Kong é o lugar em que nasci, em que vivo e que amo. Vale a pena lutar pelo que queremos mesmo que tenhamos de pagar um preço por isso.

    (1) Minha esperança é que os moradores de Hong Kong possam decidir sobre a autonomia em um referendo.

    (4) É difícil, para mim, entender que sou parte de um país que é governado por uma ditadura de um partido, porque isso não é democracia.

    (2) Acredito que sim. Se não fosse assim, eles( ELES QUEM? MORADORES). não teriam se juntado ao Movimento dos Guarda-Chuvas.

    GABARITO= C

  • banca ama esse tipo de questão , todas as provas anteriores têm no mínimo duas questões desse jeito, então treine bastante, para não surpreender na prova, índice de acertos nesse tipo de questão é alto, para quem vai fazer a prova DA PM PR BOA PROVA.

  • acho até estranho eu ter acertado kkkkk
  • FREE HONG KONG!!!

  • Letra C Chuchu

  • É tipo montar quebra cabeça
  • Questão típica da UFPR

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2496199
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:


Mais que em políticas de compliance ____________ aos objetivos estratégicos, os esforços da companhia ____________ no aspecto humano, já que o desenvolvimento da integridade nas práticas de negócios ____________ às mudanças comportamentais do que às diretrizes e orientações corporativas de ética e conformidade.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

Alternativas
Comentários
  • Mais que em políticas de compliance alinhadas aos objetivos estratégicos, os esforços da companhia devem centrar no aspecto humano, já que o desenvolvimento da integridade nas práticas de negócios está mais ligado às mudanças comportamentais do que às diretrizes e orientações corporativas de ética e conformidade.

  • Muita gente errou esta questão , acredito que por causa da segunda substituição (devem centrar), mas se prestarem atenção na primenra e última substitução não tem erro:

    O verbo ''alinhar'' deve concordar com ''políticas'': políticas alinhadas.

    O verbo ''ligar'' deve concordar com ''desenvolvimento'': o desenvolvimento está ligado.

  • cen·trar

    vtd

    1 Colocar no centro ou em posição central; centralizar: Arrastou a cama para centrá-la melhor no quarto.

    vtd

    2 Colocar ou ajustar (algo) em seu eixo: É necessário centrar a coluna para evitar dores nas costas.

    vtd

    3 ART GRÁF Vcentralizar, acepção 4.

    vtd

    4 FOT Ajustar o foco; pôr em foco; focalizar: Conseguiu ver perfeitamente a estrela quando a centrou em seu microscópio.

    vtd, vti e vint

    5 Lançar a bola para outro jogador, geralmente no centro do campo, a fim de dar prosseguimento ao ataque; cruzar: Centrou a bola e a dominou antes de chutá-la para o gol.Centrava a outro jogador para movimentar-se melhor em campo. O técnico não tira o meio-campo porque sabe de suas habilidades para centrar.

    vtd e vpr

    6 Fazer direcionar para um ponto: “[…] evidente que se pode centrar o estudo e o ensino numa perspectiva histórico-social” (NG). Seus conselhos centravam-se em questões políticas.

     

    http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=centrar

     

    (...)os esforços da companhia devem centrar no aspecto humano(...)

     

    O sentido usado nesta questão é o (6). O verbo centrar deveria ser PRONOMINAL :  CENTRAR-SE

     

    Discordo do gabarito por considerar correta alternativa com erro de regência.

     

  • políticas: substantitivo feminino, plural então você ja corta a letra A e (não poder ser alinhado ou alinhados)

    talvez você fique na dúvida na parte do meio pula pro final pra ver se dar certo e economize tempo...

    desenvolvimento: núcleo do sujeito, está no singular logo só pode ser "está mais ligado" (as outras estão no plural), agora corta a B e

    pronto, sobrou a E por exclusão

     

  • essa é a questao que elimina o candidato

  • QUESTÃO SHOW. O CABRA PENSA TRES VEIS KKKKKKKK
  • Eu consegui matar a charada por causa de desenvolvimento. 

    Pois,  é quem está alinhando  às mudanças comportamentais? o desenvolvimento, é com quem concorda. Desenvolvimento está no singular e é masculino. E comparado com  diretrizes e orientações corporativas de ética e conformidade.

  • questão sensacional!

  • Esse "deve centrar" está muito estranho! 

  • Boa noite,

     

    Alinhadas concordando com políticas

    Está mais ligado concordando com "o desenvolvimento da integridade"

     

    Mesmo que a terceira opção esteja "esquisita", analisando essas duas daria para chegar à resposta. Por experiência própria eu digo a vocês que querer "brigar" ou "discutir" com a banca no meio de uma prova é besteira, vá por eliminação, marque a MENOS ERRADA dê aquela olhada pro candidato do lado e fala "parcero tô indo pra próxima" kkk

     

    Bons estudos

  • Alguém me dá uma luz em questões desse tipo!?

  • Olá, ssinei Q concorsos, gostando bastante vejo que tem pessoas que já dominam muito mais, esta questão eu errei muito bom poder discutir sobre a frase erros, estranhei o verbo alinhar rsrsrs enfim, boora persistir. Obrigada pelos comentários de muito valor.

  •  

    O inferno dessa matéria de concordância é que tem coisa errada que fica tão bem que não parece estar errado. =S

  • Alinhadas concorda com 'Políticas'

    Devem centrar concorda com 'os esforças da companhia'

    desenvolvimento da integridade concorda com 'está mais ligado'

     

  • Questão boa de resolver, e não aquelas questões truncadas da FCC, fundação copia cola.

  • Gabarito E.

  • Alguém poderia me ajudar, pq "devem ser centrados" (letra B) não caberia na oração? Qual a diferença pra "devem centrar"?

  • Mais que em políticas de compliance ( ALINAR A ALGO, LOGO O TERMO QUE VEM À FRENTE É O OBJETO INDIRETO, AGORA TEMOS QUE PROCURAR O SUJEITO QUE É POLÍTICAS. POR CONSEGUINTE O VERBO CONCORDA COM ELE EM GÊNERO E NÚMERO)________ aos objetivos estratégicos, os esforços da companhia ( O VERBO CENTRAR REGE A PREPOSIÇÃO EM, LOGO NÃO SE TRATA DE SUJEITO PACIENTE. O VERBO ENTAO CONCORDA COM O SUJEITO QUE É ESFORÇOS)____________ no aspecto humano, já que o desenvolvimento da integridade nas práticas de negócios __ (LIGADO A ALGO, LOGO O TERMO A POSTERIORI É O OBEJTO INDIRETO, FALTA O SUJEITO QUE É O DESENVOLVIMENTO, LOGO O VERBO CONCORDA COM ELE)__________ às mudanças comportamentais do que às diretrizes e orientações corporativas de ética e conformidade.       

     DEPOIS É SO FAZER A ELIMINAÇÃO. 

     

    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima. 

     a) alinhado – devem ser centrado – está mais ligado.

     b) alinhadas – devem ser centrados – estão mais ligados.

     c) alinhado – deve centrarem – está mais ligadas.

     d) alinhadas – devem de ser centrados – estão mais ligados. 

     e) alinhadas – devem centrar – está mais ligado.

  • B e D são iguais, Alinhadas tem que concordar com o sujeito, so resta a E.

    Vença!

  • QUE BANCA ESQUISITA!

  • comentário cirúrgico da prof. kk

  • práticas de negócios está mais ligado às mudanças comportamentais.

    será mesmo que a letra E está correta ? pois vejo que existe um acento grave em às mudanças em relação com a frase está mais ligado.

  • Tá Fo_ _!

  • Políticas - alinhadas

    devem centrar - locução verbal ( os esforços devem (verbo auxiliar só obedece) )

    está/estão mais ligado/ligados - ( o desenvolvimento está mais ligado )

  • Primeiro lugar... Saber quem é o sujeito...

    Segundo lugar... o verbo tem que concordar com ele.

    Pronto... matou a questão.

  • Sacanagi

  • Tenho uma dúvida!!

    Não existe sujeito preposicionado certo?? EM políticas não seria preposicionado ??? alinhadas concordaria ????

  • PC-PR 2021


ID
2496202
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a expressão sublinhada está corretamente empregada.

Alternativas
Comentários
  •  a) Os resultados desta pesquisa corroboram com os resultados obtidos em outros estudos. (Explicação no final)

     

     c) As novas regras do concurso atenderam um anseio dos candidatos, permitindo-os usarem calculadoras nas provas que envolvam cálculos.

    Quem permite, permite algo a alguém, logo VTDI. Na frase acima o verbo é utilizado com dois O.D.

     

     d) O candidato foi aceito porque suas propostas foram de encontro aos objetivos do partido.

    R: Sem erro gramátical, mas pelo contexto, quem é aceito vai ao encontro (a favor). Quem vai de encontro é contrário.

     

     e) Apesar das reclamações dos líderes aliados, o governo optou por medida provisória, afim de que a medida passasse a valer imediatamente. 

    Sentido de finalidade: A fim

     

     

    Não encontrei nenhuma situação que justifique a construção em apreço. O verbo corroborar é transitivo dire(c)to, podendo, além do complemento dire(c)to, ter um outro complemento introduzido pela preposição com, desempenhando funções de complemento circunstancial de meio ou de matéria: 
    «O advogado corroborou a defesa com provas irredutíveis.» 
    Saliento que o sentido do verbo corroborar é reforçarconfirmar, contrariamente ao que acontece na frase em apreço, em que tem o sentido de concordar
    Em síntese, o verbo corroborar deve ser sempre seguido de um complemento dire(c)to, e quando tem um complemento iniciado por com, esse complemento designa o meio através do qual se corrobora. Assim, se com a frase em apreço se pretende confirmar algo, deve dizer-se: «Corroboramos o posicionamento da Superintendência.» Se se pretende concordar, então coloque-se o verbo concordar: «Concordamos com o posicionamento da Superintendência.» 
    Em relação ao nome posicionamento, reconhecendo embora o seu uso e a sua boa construção, prefiro palavras como posiçãoatitude para designar a mesma realidade.

    Resposta melhorada graças a Dayani Cristina

    Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/corroborar-verbo-transitivo-directo/13449

  • Errei a questão, mas compreendi meu equívoco. O verbo "corroborar" é transitivo direto. Logo, a frase correta seria: Os resultados desta pesquisa corroboram os resultados obtidos em outros estudos.

  • GAB B

    a) corroborar VTDI, logo corroboram OS resultados (sem o com)

     

    b) gabarito

     

    c)permitindo-lhes usarem (com o uso do "-os" o verbo fica com 2 O.D que não é permitido)

     

    d) bem explicado pelo colega Edinelson silva

     

    e) A FIM DE QUE (SEPARADO A FIM, e não AFIM, sempre que tiver esssa palavra vale apena conferir pois as bancas adoram essa pegadinha!)

  • questão topo da montanha!

  • De acordo com a norma-padrão da língua, o verbo corroborar – que é transitivo direto (dispensa preposição) e tem como sinônimos confirmar, validar, fortalecer – é, muitas vezes, empregado inadequadamente, sobretudo em reportagens jornalísticas.

  • Para mim não aparece palavra SUBLINHADA

  • sabia que estava correta a B, porém me equivoquei ao olhar a palavra AFIM (junta), caso contrário estaria correta...depois de muitas horas em frente ao pc minha vista enxerga mais nada :/...um pequeno detalhe te derruba

  • Quem impacta,impacta "a" alguém 

    Gabarito B 

     

    O uso da preposiçao "a" por ser  verbo transitivo indireto  

  • Conforme dicionário, impactar é verbo intransitivo, ou verbo transitivo direto. Ou seja, quem impacta, impacta o que ou quem. Acho que essa questão cabe recurso, com base nisso.

     

    Acabei marcando a alternativa D, e o amigo Edenilson Silva explicou-a bem.

  • Produção palavra feminia não seria necessário o uso de uma crase aí não ??? corrijam-me se existe erro.

  • EVERTON BARBOSA

     

    A letra a é justamente o artigo feminino da palavra produção..

    O que não tem é a preposição, pois se trata de um verbo transitivo direto. VTD

     

    Uma coisa vai impactar outra. 

     

  • Questãozinha do "satanardo", examinador estava com raiva do mundo. Na alternativa C há uma baita pegadinha, difícil de ser percebida na hora da prova, eu iria tombar minha carroça nessa curva, "facim, "facim".

    Mas o gabarito é a alternativa "B", o qual eu descobri errando feliz da vida.

  • nao aparece nada grafado.
  • Tipo de questão que vai separar o joio do trigo!

    Rumo à PMPR!

  • VERBO IMPACTAR

    verbo transitivo direto e intransitivo

    Exercer grande efeito, influência, sobre algo ou alguém; provocar forte emoção ou impressão: a derrota da seleção impactou o país inteiro; a pobreza impactava.

    verbo transitivo direto

    Chocar; produzir impacto sobre; ocasionar o encontro com; arremessar alguma coisa contra outra: os asteroides podem impactar outros planetas.

    verbo transitivo direto e pronominal

    Ser alvo de impactação; ser acometido por impactação, pela fixação de um órgão numa posição anormal.

    CORROBORAR= VTD. Não exige a preposição COM

    DE ENCONTRO=Choque/agressividade/contra

    AO ENCONTRO= Lugar/favorável

    AFIM= Afinidade

    A FIM= finalidade/desejo/interesse

    Permitir= VTDI permite algo a alguém PERMITINDO-LHES

    O, A, OS, AS= Objeto direto

    LO, LAS E PLURAL usa-se quando em palavras terminadas em R, S, Z= objeto direto

    NO, NAS E PLURAIS usa-se quando estiver na 3° pessoal do plural = objeto direto

    LHE PODE SER VTD OU VTDI / a ele ou a ela

    A.A= VTD --> IDEIA DE POSSE = dele/dela/seu/sua

    complemeto nominal --> caso tenha verbo de ligação / a ele ou a ela

  • A UFPR adora cobrar a regência de alguns verbos, dentre eles: corroborar, impactar, implicar, entre outros.

    Com relação ao verbo IMPACTAR, cabe a devida explanação:

    O verbo "impactar" repele a preposição, sendo verbo intransitivo (A greve impactou bastante) ou verbo transitivo direto (A greve impactou o serviço bancário). Não é adequado utilizá-lo como "transitivo indireto", dependente da preposição "em".

    Portanto, são errôneas as frases: "O estudo impactou no resultado"; "As provas impactaram no julgamento da lide". Por outro lado, "aquilo que causa impacto, causa impacto em". Daí se admitir, com acerto, em locução verbal, as frases: "O estudo causou impacto no resultado"; "As provas causaram impacto no julgamento da lide".

    BONS ESTUDOS!!!

  • a)Os resultados desta pesquisa corroboram com os resultados obtidos em outros estudos.

    CORROBORAR = verbo transitivo direto, quem corrobora, corrobora algo. VERBO CORROBORAR. Quem corrobora, corrobora a algo e não com algo.

    1) “Seu ponto de vista corrobora com o preconceito contra os negros.”

    Como o verbo “corroborar” é transitivo direto, ele dispensa o complemento introduzido pela preposição “com”. No entanto, o cruzamento sintático ocorreu em virtude da contaminação do verbo “concordar”, que exige a preposição “com”. A construção correta da frase é:

    “Seu ponto de vista corrobora o preconceito contra os negros”.

    b)As últimas geadas certamente vão impactar a produção de hortaliças.

    IMPACTAR = o verbo ''impactar'' repele a preposição, sendo verbo intransitivo (A greve impactou bastante) ou verbo transitivo direto (A greve impactou o serviço bancário). Não é adequado utilizá-lo como "transitivo indireto", dependente da preposição "em".

    c) As novas regras do concurso atenderam um anseio dos candidatos, permitindo-os usarem calculadoras nas provas que envolvam cálculos.

    Os pronomes pessoais oblíquos átonos não são precedidos de uma preposição. Podem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto direto (o, a, os, as, se) ou de objeto indireto (lhe, lhes).

    d)O candidato foi aceito porque suas propostas foram de encontro aos objetivos do partido.

    Isso ocorre porque a expressão “Ir de encontro a” tem como sentido ir contra alguma coisa ou alguém.

    Já na segunda frase, a expressão “Ir ao encontro de” significa estar de acordo com, ir em direção a.

    e) Apesar das reclamações dos líderes aliados, o governo optou por medida provisória, afim de que a medida passasse a valer imediatamente.

    A fim: finalidade

    Afim: relação de afinidade

    Espero ter ajudado!

    FONTES:

    http://escreverbem.com.br/ao-encontro-ou-de-encontro

    Qconcursos

    Estratégia concursos.

    Gramática Cegalla.

  • Afim= afinidade

    A fim de= finalidade

  • Verbo IMPACTAR

    verbo transitivo direto e intransitivo

    Exercer grande efeito, influência, sobre algo ou alguém; provocar forte emoção ou impressão: a derrota da seleção impactou o país inteiro; a pobreza impactava.

    verbo transitivo direto

    Chocar; produzir impacto sobre; ocasionar o encontro com; arremessar alguma coisa contra outra: os asteroides podem impactar outros planetas.

    verbo transitivo direto e pronominal

    Ser alvo de impactação; ser acometido por impactação, pela fixação de um órgão numa posição anormal.

  • Alguns verbos que a UFPR ama.

    Agradar à à

    Influencia algo 

    Corrobora algo 

    Implica algo

    Almejar algo 

  • Pessoal, atentem-se aos verbos IMPACTAR, IMPLICAR e CORROBORAR! A banca UFPR os adora, e considera-os verbos transitivos DIRETOS!

    Sobre o verbo implicar há uma exceção: quando se tratar de implicar no sentido de antipatizar, chatear, é VTI (João sempre implica com Maria).

  • A questão exige conhecimento sobre regência verbal. Vejamos:

    a) Incorreta.

    O verbo corroborar é transitivo direto quando tiver sentido de fortificar ou robustecer. Por isso, não possui preposição.

    b) Correta.

    O verbo impactar é transitivo direto e não há preposição. Assim, esta alternativa está correta.

    c) Incorreta.

    O verbo permitir no sentido de autorizar é bitransitivo e no seu segundo complemento necessita de preposição "de". Ex: Permitir algo a alguém.

    d) Incorreta.

    Pelo contexto apresentado percebemos que o candidato foi aceito porque suas propostas foram a favor...

    Dessa forma, o correto é ao encontro, porque de encontro significa que tem ideia contrária.

    e) Incorreta.

    Quando quiser indicar ideia de com a finalidade de, usa-se a fim de, separadamente.

    GABARITO: B

  • Quem corrobora -> corrobora ALGO

    Está aí a importância de resolução de questões! Eu morreria hoje, mas não saberia que o verbo corroborar é transitivo direto.

  • O verbo impactar é transitivo direto, deste modo não deveria ter crase já que produção é feminino?


ID
2496205
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

Dominar a atenção e ser capaz de eliminar outros estímulos que tentam nos distrair é uma habilidade que oferece múltiplas vantagens. Permite que nos concentremos no que realmente __________ ou __________, que __________ detalhes e matizes que outros não percebem, que __________ idiomas com mais facilidade, que __________ em nossas metas até atingi-las ou __________ o nível de estresse.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

Alternativas
Comentários
  • Tipo de questão que a banca coloca só para o aluno não zerar na prova. 

    Gab.: Letra C

  • "Reduzamos" achei estranho kkkkkk mas deu pra acertar

     

  • Sarah Lombardi, utilizando esse critério seu então eu zerei! kkkk

  • Eu demorei um monte fazer esta questão... e marquei sem ter certeza. Acho que estou mal em português então, rs.

  • TRATA-SE DE UMA ENUMERAÇÃO....

     

    ORAÇÃO PRINCIPAL + CONJ. INTEG + OR. SUBORD. OBJETIVA DITERA!

     

    PERMITE QUE nos CONCENTREMOS no que realmente QUEREMOS ou DEJAMOS > - 1º PLURAL. MODO INDICATIVO.

     

    A ORAÇÃO AZUL ESTÁ 1 °PLURAL DO MODO SUBJUNTIVO + PRON. DEMONST. SEGUIDO DE PRON. RELATIVO              

     

    PERMITE QUE DETECTEMOS detalhes e matizes que outros não percebem,  .

    1 °PLURAL DO MODO SUBJUNTIVO

     

    PERMITE QUE APRENDAMOS idiomas com mais facilidade,

    1° PLURAL DO MODO SUBJUNTIVO

     

    PERMITE QUE PERSISTAMOS  em nossas metas até atingi-las ou REDUZAMOS o nível de estresse.

    1° PLURAL DO MODO SUBJUNTIVO

     

    OBS: Quando for esse tipo de questão, eles, na maioria das vezes, vão optar pela PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL DO PRESENTE DO SUBJUNTIVO!

  • Essa questão não é fácil como uns acham... português é uma matéria muito grande...e é complicado resposnder uma questão dessa (pelo menos para mim) com 100% de certeza.

  • Já dá para matar no segundo item.

    Queremos > desejamos.

  • poxa,por causa do reduzamos errei a questão.

  • Ter o hábito de ler tbm ajuda muito em responder questões de concordâncias.

  • FUI NA LETRA E igual quando vem uma bola alta na área e você arrisca uma bicicleta, se der certo vai ser bonito. kkkkkkkk

  • Tenho impressão que o gabarito está incorreto. O subjunto do verbo quer (primeira pessoa do plural) é "queiramos"como diz a letra "C".

  • Galera tentei perceber a que melhor apresentava um paralelismo sintático. Por isso marquei a C.

     

  • que provinha maldita viu?

  • Eu li e reli... Eu me atentei ao modo verbal no início da frase...

  • errei por reduzamos tbem

  • c) queremos – desejamos – detectemos – aprendamos – persistamos – reduzamos

     

    Dominar a atenção e ser capaz de eliminar outros estímulos que tentam nos distrair é uma habilidade que oferece múltiplas vantagens. Permite que nos concentremos no que realmente queremos ou desejamos, que detectemos detalhes e matizes que outros não percebem, que aprendamos idiomas com mais facilidade, que persistamos em nossas metas até atingi-las ou reduzamos o nível de estresse.

     

    Verbos no Presente do indicativo (dois primeiros):

     

    eu quero/tu queres/ele quer/nós queremos/vós quereis/eles querem

     

    eu desejo/tu desejas/ele deseja/nós desejamos/vós desejais/eles desejam

     

    Subjuntivo:

     

    que eu detecte/que tu detectes/que ele detecte/que nós detectemos/que vós detecteis/que eles detectem

     

    que eu aprenda/que tu aprendas/que ele aprenda/que nós aprendamos/que vós aprendais/que eles aprendam

     

    que eu persista/que tu persistas/que ele persista/que nós persistamos/que vós persistais/que eles persistam

     

    que eu reduza/que tu reduzas/que ele reduza/que nós reduzamos/que vós reduzais/que eles reduzam

     

    ----------------------------------------

     

    Dominar a atenção e ser capaz de eliminar outros estímulos que tentam nos distrair é uma habilidade que oferece múltiplas vantagens. Permite que nos concentremos no que realmente queremos ou desejamos, que detectemos detalhes e matizes que outros não percebem, que aprendamos idiomas com mais facilidade, que persistamos em nossas metas até atingi-las ou reduzamos o nível de estresse.

     

    **[presente do indicativo] Permite que nos concentremos em (algo) + o = no "que" queremos ou desejamos.

     

    **Permite que (direito sem preposição -> subjuntivo) detectemos, aprendamos, persistamos, reduzamos.

     

    Site adicionado aos favoritos: conjugação.com.br

     

  • questão top. !!! .

  • Com exceção dos dois primeiros verbos que estão no presente do indicativo, os demais concordam com "Permite que..."

    Ótima questão..

    Deus abençoe nossos esforços!!!

  • Questão para não zerar.

  • Gabarito C.

  • Eu ia marcar a C, mas esse "Reduzamos" me desanimou.... me ferrei!   :( 

     

     

     

  • questão fácil ! não precisa saber o tempo dos verbos, mas sim praticar a leitura.

  • Esses caras floodando todos os comentários, lamentável.

  • Gab.: C

    queremos – desejamos – detectemos – aprendamos – persistamos – reduzamos.

  • PC PR, Nota de corte Baixa!

  • Note que o verbo “concentremos” está no presente do subjuntivo; consequentemente, os verbos, nas lacunas 1 e 2 devem permanecer no presente (QUEREMOS e DESEJAMOS), uma vez que o marco temporal da fala deve ser respeitado. Vale ressaltar que esses dois verbos expressam um fato visto como concreto: coisas que queremos, mas nas quais não conseguimos concentrar. Na lacuna seguinte, temos uma continuação da sequência: Permite que nos concentremos... e que detectemos...que aprendamos... que persistamos... Por isso, os verbos das lacunas 2 e 3 ficam no presente e as demais ficam no presente do subjuntivo.

  • As duas primeiras lacunas devem ser preenchidas com as formas de indicativo “queremos” e “desejamos”. Isso ocorre devido à presença do advérbio de afirmação “realmente” e à correlação com a forma verbal de presente do subjuntivo “concentremos”. Esta faz, por paralelismo, que preenchamos as demais lacunas com as formas de presente do subjuntivo “detectemos”, “aprendamos”, “persistamos” e “reduzamos”.

    Dessa forma, a letra C é a que satisfaz.

    Resposta: C 

  • GAB E

    #PMPR2020

  • put# merd# cheio de comentário desnessário.

  • se você souber as duas primeiras linhas, matou a questão. bizu: crie o hábito de leitura, ajuda muito nesse tipo de questão.
  • A questão deu a primeira conjugação do verbo seguido da conjunção QUE ( presente subjuntivo )

    Todos os demais verbos seguidos da conjunção "QUE" devem estar no mesmo modo.

    Exceto os 2 primeiros verbos que devem permanecer também no presente, mas do indicativo, pois não estão precedidos da conjunção que. ( que leva o verbo ao subjuntivo )

    Permite que nos concentremos ...__________ ou __________, que detectemos..., que aprendamos..., que persistamos ou reduzamos.

    Gab: C

  • ÍNTERIM : intervalo de tempo entre dois fatos! qualidade de o que é interino, provisório.

  • Esse trecho diz respeito ao que todos nós, concurseiros, queremos!

  • PC-PR 2021


ID
2496208
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:


Muito do metodo que esta começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções solidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um seculo. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse interim.


Quantas palavras nesse trecho precisam ser acentuadas?

Alternativas
Comentários
  • Palavras que devem ser acentuadas

    metodo - método

    esta - está

    solidas - sólidas

    seculo - século

    interim - ínterim

     

  • Muito do método que está começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções sólidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um século. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse ínterim.

  • Provavelmente, a maioria dos candidatos marcou B, pois desconsiderou ÍNTERIM como palavra proparoxítona. A regra acentua todas as proparoxítonas. Conteúdo do edital para o cargo: uso de vocabulário apropriado.

    Gabarito: C

  • Idéia ou Ideia. A maneira correta de escrever essa palavra é ideia, sem acento. Com o Novo Acordo Ortográfico, em vigor a partir de janeiro de 2009, os ditongos (2 vogais juntas na mesma sílaba) abertos “ei” e “oi” em palavras paroxítonas (penúltima sílaba mais forte) perdem o acento agudo.

  • Ultimamente tem sido comum a dúvida entre “esta” e “está”. Vamos esclarecê-la!

    Esta é um pronome demonstrativo feminino e é usado para indicar algo no espaço, posicionando um objeto em relação a alguém. Sua sílaba tônica é “es” e não há necessidade de acento gráfico, pois é paroxítona terminada em “a”.

     

    Exemplos:

    Esta madeira é ótima para fabricação de móveis.
    Sua obrigação é esta.

    O “esta” é usado para objetos que estão próximos de quem fala, caso contrário, deve-se usar outros pronomes demonstrativos femininos “essa” ou “aquela”.

    Está é a flexão do verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. (Eu estou, tu estás, ele/ela está...) ou na segunda pessoa do imperativo afirmativo (está tu). O verbo “estar” indica estado, uma condição. Pode sugerir a posição de um ser ou coisa e é neste significado que mais ocorre dúvidas em relação ao pronome “esta”. A sílaba tônica é “ta” e, portanto, é uma palavra oxítona terminada em “a”, o que justifica o acento gráfico.

    Exemplos:

    Está tu feliz?
    Onde você está?
    Joana está estudando duas horas por dia.

     

  • mé -to - do  = proparoxítona

    es-tá = oxítona terminada em " A "

    só-li-das = proparoxítona

    sé-cu-lo = proparoxítona

    ín -te-rim = proparoxítona

  • Muito do método que está começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções sólidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um século. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse ínterim.

    Resposta: Letra C (5 palavras).

     

     

    " A Bíblia é o Livro da Vida, a bússola do viajante, o cajado do peregrino, a base para o estudo da fé cristã. É o registro das palavras e dos feitos de Deus ao longo da História". Leia a Bíblia! 

  • Errei a questão simplesmente por não saber o que significava "ínterim" e por isso marquei 4 opções. Simbora!

  • GAB  C

     

    TODAS AS PROPAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS !

     

    ín·te·rim
    (latim interim, durante aquele tempo, entretanto)

    substantivo masculino

    1. Tempo durante o qual está interrompida a execução ou o funcionamento de alguma coisa, ou em que ela não é regida por aquele a quem incumbe.

    advérbio


    "INTERIM", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/INTERIM [consultado em 06-09-2017].

  • Esqueci do "está" e marquei 4 palavras 

  • MÉTODO -ESTÁ- SÓLIDAS - SÉCULO 

  • Tinha me esquecido da pronúncia da palavra ínterim e não interim... assim marquei 4 mas o correto são 5 pois ínterim é uma proparoxítona e portanto acentuada sempre.

  • A palavra "idéias", você considera como se terminasse com A? Por isso não acentua?

  • Paula,

    As paroxítonas (penúltima sílaba mais forte) com ditongo aberto ( vogal ( a,e,o) + semivogal (i,u)) não se acentuam (após novo acordo ortográfico).

    i - dei -as/   boi - a  /  he - roi - co

    Bons estudos.

     

  • Muito do metodo que esta começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções solidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um seculo. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse interim.

    Método

    Está

    Sólidas

    Século 

    ínterim 

     

  • Eu não sabia a pronuncia da palavra "interim", por isso marquei a alternativa B.

  • Acabei esquecendo do "ESTÁ" 

    Mas as formas corretas são:

    Método, Está, Sólidas, Século, ínterim 

  • Método

    Está

    Sólidas

    Século

    Ínterim

  • " Muito do método que está começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções sólidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um século. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse ínterim."

    Devemos nos atentar as palavras :

    IDEIA e principalmente ínterim que apesa do acento agudo, muitas pessoas pronunciam como oxítona.....

  • método, está, sólidas, século e ínterim.

    Não lembrei da pronúncia de "ínterim" :@

    GABARITO -> [C]

     

  • IDEIA= DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA OS DITONGOS "ÉI", "ÓI" E "ÉU" SÓ CONTINUAM A SER ACENTUADAS NO FINAL DA PALAVRA (OXÍTONAS): CÉU, DÓI, CHAPÉU, ANÉIS, LENÇÓIS.

    DESAPARECERAM PARA PALAVRAS PAROXÍTONAS: BOIA, PARANOICO, HEROICO.

     

    Fonte: Apostila Casa do Concurseiro - Carlos Zambeli.

  • Ínterim.. Primeira vez que vejo essa palavra
  • Acentuavam-se todas as palavras que apresentavam os ditongos abertos ÉU / EI / ÓI. CÉU, RÉU, CHAPÉU, TROFÉUS, PAPÉIS, ANÉIS, IDÉIA, ASSEMBLÉIA, DÓI, HERÓI, EU APÓIO... 

     

     ATUALMENTE PERDEERAM O ACENTO AGUDO SOMENTE AS PALAVRAS  PAROXÍTONAS:

    I-DEI-A, BOI-A, JI-BOI-A, ESFE-ROI-DE, HE- ROI-CO, EU A-POI-O, ELE A-POI-A... 

  • Muito do método que está começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções sólidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um século. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse Ínterim.

  • Complementando os comentários dos colegas

    Esta é um pronome demonstrativo

    Ex.: esta escola é muito grande!

    obs.: quando se usa a palavra "esta" (sem acento) deve estar proximo do objeto a quem se fala.

     

    Já a palavra Está (com acento) é a flexão do verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. (Eu estou, tu estás, ele/ela está...). Nesse passo, é uma palavra com tonicidade na última sílaba (tornando-a uma oxítona terminada em "a")

     

    Sabe-se que acentuam-se as oxítonas terminadas em: a, e, o, em - ens

  • Método, Sólidas, Século, Ínterim = proparoxítonas (todas são acentuadas)

    Está = Acento diferencial.

  • eu ia errar porque nunca convivi com essa palavra "ínterim" na minha vida.

  • Passei batida do ESTÁ! ;x

     

    #atenção

  • eu ia errar, mas pensei

    " a pronúncia correta não deve ser inteRÍM"

    me salvei nessa kkkkk

  • Parabéns a quem conhecia ÍNTERIM...

  • Ah, sim! Agora, sei como se lê... ÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍnnnnnnnnterim. Show de bola! kkkk

  • ínterim  kkk, cai nele tbm, melhor cair no treino do que no jogo avante.

  • esqueci de ÍNTERIM! 

  • Idem.

  • MÉTODO, ESTÁ, SÓLIDAS, SÉCULO E ÍNTERIM

  • Ínterim ... é para nunca mais errar ! 

  • Depois que vi "Ínterim" numa redação nota 1000 no ENEM eu nunca mais esqueci, inclusive sempre procuro usá-lo nas redações pois dá uma polidez bacana.

     

    ínterim

    substantivo masculino

    1.qualidade do que é interino, provisório.

    2.intervalo de tempo entre dois fatos, ou entre o presente e um acontecimento no passado recente.

     

    Pra não confundir mais é só lembrar que se fosse sem acento seria equivalente à fala do mineiro que comeu o bolo todo: 

     

    "Comi o bolo interim" rsrsrs

  • passei batido no Ínterim.. nunca mais vou errar

  • kkk Só errei porque li INTERÍM (KKK)

  • Esse tal de Ínterim me pegou rsrsrs não erro mais.

  • \o/ errei essa questão em novembro, ainda bem que me lembrei desse ínterim =) \o/

  • Assisti um aula da Flavia Rita que ela falava quem interím era um servidor federal que passava pelo parque com + de 50... ele sempre esta interím kkkkk sei que é bobo mas eu nunca mais errei o acento dessa palavra so lembrando dela falando essa besteira.

    qualquer coisa é válida para nao errar a questao.

  • Muito do metodo que esta começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções solidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um seculo. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse interim.

    Método (proparoxítona) - está (oxítona, aeo) - sólidas (proparoxítona)  - século (proparoxítona) ​- ínterim (proparoxítona)

  •  método

     está 

    sólidas 

     século.

    Ínterim.

  • ÍNTERIM

    intervalo de tempo entre dois fatos, ou entre o presente e um acontecimento no passado recente.

    Pra não confundir mais é só lembrar que se fosse sem acento seria equivalente à fala do mineiro que comeu o bolo todo: 

    "Comi o bolo interim" rsrsrs

  • Muito do metodo que esta começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções solidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um seculo. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse interim.

  • Muito do método que está começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções sólidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um século. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse ínterim.

  • Morri com o ÍNTERIM  :-(

  • Questão deveria ser anulada, existem palavras que já estavam acentuadas e no enunciado não explica direito se devemos contar ou não com essas palavras


    Muito do método que está começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções sólidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um século. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse ínterim.


    Gostei (

    21

    )


  • Diogo, leia o comando da questão direito.

  • \Todas as proparoxítonas são acentuadas. Caí pro Ínterim.

  • Fiquei com dúvida se a palavra "por que" seria acentuada ou não. Mas acertei a questão.

  • parabéns ao professor pelo comentário

  • Diogo Sielski, o til não é acento e sim som nasal.

  • aos 45 do segundo os cara me coloca um "interim" pra ferrar tudo.

  • 1. É necessário acentuar “método”, por ser proparoxítona.

    2. É necessário acentuar “está”, oxítona terminada em A(S). Note que se trata de uma flexão do verbo ESTAR.

    3. É necessário acentuar “sólidas”, por ser proparoxítona.           

    4. É necessário acentuar “século”, por ser proparoxítona.           

    5. É necessário acentuar “ínterim”, por ser proparoxítona. Trata-se do sinônimo de “tempo livre, disponibilidade”

    Vale ressaltar que “ideia” não possui mais acento, pois apenas se acentuam ditongos abertos ÉI, ÓI e ÉU em oxítonas e em monossílabos tônicos.

    Resposta: C

  • A forma correta de escrita da palavra é . A palavra interim está errada. Sempre que quisermos referir um intervalo de tempo, compreendido entre dois acontecimentos, devemos utilizar o substantivo masculino ínterim.

    Exemplos:

    Estava esperando uma ligação, mas tive que ir abrir a porta. Nesse ínterim o telefone tocou e não consegui atender.

    FONTE: Profª Flávia Neves

    SITE: DUVIDAS . DICIO . COM . BR

  • Estou cada vez mais convencido que essa banca ama questões de acentuação.

  • Parabéns professor, muito bom!

  • PAROXÍTONAS

    Se tiver Ditongo Aberto: não se acentua mais!

    Ex: Ideias, boia, jiboia, proteico, heroico

  • BANCA S A F A D A, COMO QUE UM CAIPIRA VAI SABER QUE EXISTE UMA PALAVRA CHAMADA "ÍNTERIM".

    TRÁGICO KKKKKKKK

  • Por isso o ideal é entender a construção das palavras e não apenas gravá-las. Ínterim, da pra saber que sílaba tônica é a antepenúltima fazendo dela uma proparoxítona, mesmo não conhecendo a palavra quem entende da construção consegue acertar.

  • eu nao sabia nem pronunciar ínterim quanto mais acentuar hahahahaha Deus no comando, matéria do mal

  • Eu não tinha entendido muito bem, mas depois do comentário do professor tudo ficou muito claro! hahahah

  • mais covarde que a questão, só o comentário da professora

  • BANCA MALDOSA , ME PEGOU COM A PALAVRA ''ÍNTERIM'', COMO TODA PROPAROXÍTONA É ACENTUADA.....NEM ME LEMBREI DESSE DETALHE :(

  • LETRA C

    SÃO ELAS: MÉTODO , ESTÁ , SÓLIDAS , SÉCULO E ÍNTERIM

  • Eu juro o dia que eu descobrir quem faz essas questões vou bater tanto

  • Quem for prestar prova pra essa banca tenha cuidado, são sacanas kkkk

  • marquei acento até onde nao tinha

  • ínterim me Fu@#

  • Muito do metodo que esta começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções solidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um seculo. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse interim.

    GAB C

  • Muito do metodo que esta começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções solidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um seculo. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse interim.

  • Ínterim! :@

  • ***ideia não tem acento.

    metodo - método

    esta - está

    solidas - sólidas

    seculo - século

    interim - ínterim

  • ÍNTERIM é a minha cipa!

  • Fdp do ínterim =/
  • Em 23/09/21 às 23:54, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 10/04/20 às 01:54, você respondeu a opção C.

    Você acertou!


ID
2496214
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho abaixo:


____ voltas com novas denúncias, a polícia reabriu ____ investigações e ouviu novas testemunhas. Com os novos depoimentos prestados ____ polícia, foi possível relacionar os furtos ____ um dos moradores do condomínio.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Às, as (verbo reabrir é VTD, não é necessário crase, à policia (=ao delegado) e a (não se usa crase antes de artigo indefinido).

  • E o primeio (Ás) por que está com crase??? 

  • Bom dia,

     

    Às (crase para evitar ambiguiade, o "AS" sem crase daria outro sentido a frase) voltas com novas denúncias, a polícia reabriu as (nesse caso sem crase, pois o verbo reabrir é VtD e não exige preposição, quem reabre, reabre alguma coisa) investigações e ouviu novas testemunhas. Com os novos depoimentos prestados à (com crase, pois o verbo prestar é VTDI, quem presta, presta algo a alguém, exigindo portanto preposição e o substantivo polícia aceita o artigo a) polícia, foi possível relacionar os furtos a (sem crase, pois não se usa crase antes do artigo indefinido um(as)) um dos moradores do condomínio.

     

    Bons estudos

  • Prezado Diogo,

     

    Acredito que seja essa a explicação. 

    Ocorre crase em locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas de que participem palavras femininas.

    Segue link do Senado com uma lista.

    https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/crase/locucoes-que-levam-crase

  • Questão de crase bem tranquila!

  • Gab. E

    → Não usamos crase na frente de termo indefinido, mesmo que esteja subentendido.

    Ex.: Jamais assisti a peça tão fraca (a uma peça).

     

    Destrocem eles, os examinadores!!!

  • GAB  E

     

    OCORRE CRASE:    Locuções Adverbiais

     

    -   ÀS VEZES =      Tempo: à noite; à tarde; às vezes; de dia; de manhã; de noite; de quando em quando; de vez em quando; de tempos a tempos; em breve; por vezes;

     

    .....................

    - REABRIU (VTD). Dica: usa a regra do PORTÃO

    Trocar a palavra seguinte por "portão".

    Se der "O" não tem crase, se der "ao" tem crase.

    Nesse caso, NÃO há crase.   Reabriu o portão...

     

     

    Vide   Q584687

     

    OBS.:  Uma fácil maneira de descobrir a existência do sinal indicativo de crase é substituindo a palavra feminina por uma masculina.

     

    ..................

    -    PRESTADO AO....VIDE A REGRA ACIMA. TEM CRASE

     

    ...................

     

    VIDE  Q118445   Q51952  Q202664  Q766366

     

    Não tem crase antes de   VERBO      ( A PARTIR)

     

    Não usa a crase antes de ARTIGOS  indefinidos    (A UM)

     

    Não há crase antes de pronome  (A ELA)

     

    NÃO há crase antes de pronome demonstrativo     (A ESSE, A ESTA, A TAL)

      

    NÃO há crase antes de pronome INDEFINIDO    (A QUALQUER,  a quem, A CADA, A TODA)

     

    Não há crase antes de palavra MASCULINA     A     PRAZO   =   O      PRAZO   

     

                          A  FAVOR ,    A PROPÓSITO       =        O PROPÓSITO    A RESPEITO,    A PRÓPRIA

     

    Não há crase diante de palavras no plural:        a   oligarquias locais,   A   nossaS      

     

    PALAVRAS REPETIDAS =       FRENTE   A     FRENTE          cara  a  cara.

  • Último A da frase é pronome demonstrativo por isso não tem crase.

  • às voltas - troque por palavra masculina - ao redor, cabe crase.

    as investigações - mesma coisa - o exame, não cabe crase.

  • Não sei da onde tirei que não poderia começas uma frase com crase... não existe essa teoria neh? kkk

  • - Prestar depoimento a (preposição) + a (artigo) polícia = à polícia.
    - Foi possível relacionar os furtos a um dos moradores do condomínio. Não haverá crase antes de artigo indefinido "um/uma".
    - A polícia reabriu as (artigo) investigações e ouviu novas testemunhas às voltas com novas denúncias.

    GABARITO -> [R]

  • voeei

  • Excelente Questão .

  • REABRIU "ALGUMA COISA", não há preposição.

    PRESTADOS "A" ALGUÉM, houve preposição.

    RELACIONA SE ''COM'' ALGUÉM, não há preposição.


    Alternativa E.

  • Gab.: E

  • bizu é ver a que tem mais alternativas que começam com crase ou sem . caso não lembre rs kkk

  • GABARITO "E"

    “Lembre sempre que a sua vontade de triunfar é mais importante do que qualquer outra coisa”.

    RUMO #PCPR

  • como é possível ter uma preposição aí no inicio?

  • Há crase no primeira lacuna pelo fato de se tratar de uma locução prepositiva.

    O termo "às voltas" significa estar cercado de algo, envolvido por algo. Como a locução é feminina, o uso do acento agudo indicativo de crase é obrigatório, pois a adjunção busca evitar equívocos sintáticos e semânticos.

  • Às voltas com novas denúncias (locução adverbial feminina, deslocada)

    a polícia reabriu as investigações e ouviu novas testemunhas. (VTD sem preposição)

    Com os novos depoimentos prestados à polícia, (VTI com preposição)

    foi possível relacionar os furtos a um dos moradores do condomínio. (pronome indefinido crase proibida)

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

  • PC-PR 2021


ID
2496217
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que as palavras estão corretamente grafadas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A

    Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por R ou S. Nesse caso, duplica-se essas letras.

    Exemplo: autorretrato, corresponsabilidade, contrassenso.

    Quando o prefxo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento começa pela mesma vogal.

    Exemplo: micro-organismo

    Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante.

    Exemplo: inter-relação

  • Prefixo CO-

    as palavras iniciadas por “h” quando estas estiverem adjuntas ao prefixo “co” separam-se por hífen: Ex: “co-herdeiro”

    E as demais se unem por justaposição: Ex: “coautor”, “coedição”, “coprodução”, “copiloto”, “corréu”, “corresponsável” e “cogestor”.

  • Gab-A

     

    A forma correta de escrita da palavra é autorretrato. A palavra auto-retrato passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Devemos utilizar o substantivo masculino autorretrato sempre que quisermos referir um retrato do próprio, de si mesmo, ou seja, um retrato feito pela própria pessoa que está a ser retratada, quer seja por fotografia, pintura, desenho, literatura,… 

    Exemplos: 
    O pintor apresentará seu autorretrato ainda hoje. 
    Todos os alunos procederão à realização de um autorretrato para avaliação. 
    Alguns investigadores consideram a hipótese da Mona Lisa ser um autorretrato de Leonardo Da Vinci. 

     

    https://duvidas.dicio.com.br/autorretrato-ou-auto-retrato/

  •  

    Boa tarde,

     

    autorretrato (Prefixo seguido de R ou S irão dobrar a letra que segue, exemplo: Antessala - Minissaia...)

     

    micro-organismo - lembre-se que os opostos se atraem, mas os iguais se repelem (nem tanto hoje em dia né rs, mas para fins didáticos vale a regra kkk), ou seja, prefixo terminado em vogal com restante da palavra inciada pela mesma vogal sempre terá o hífem

     

    Ex: Micro-ondas, contra-ataque

     

    Ps: temos uma pequena exceção aqui com os prefixos (PRE PRO CO RE) exemplo: COOPERAR / REERGUER / PREENCHER e outros mais (não lembrei nada com PRO kkk mas é exceção)...

     

    atenção: si o prefixo terminar em vogal e o restante da palavra iniciar com uma vogal diferente (vale a regra dos opostos si atraem) não teremos o hífem, exemplo: anti+ aéreo = antiaéreo, auto + escola = Autoescola

     

    inter-relação (regra dos iguais se repelem)

     

    corresponsabilidade (Prefixo seguido de R ou S irão dobrar a letra que segue, exemplo: Antessala - Minissaia...)

     

    contrassenso.(Prefixo seguido de R ou S irão dobrar a letra que segue, exemplo: Antessala - Minissaia...)

     

    Bons estudos

  • Alternativa correta: A. 

     

    - H sempre separa, prefixos PRE/CO/RE nunca separam, só se forem seguidos de H;

    - letras R e S não se misturam com gentalha: G é consoante, logo, R e S não se misturam com consoantes;

    - os opostos se atraem, os iguais se repelem: letras iguais -> separa; letras diferentes -> junta.

  •  

    A) PREFIXO SEGUIDO DE R OU S IRÃO DOBRAR A LETRA QUE SEGUE: AUTORRETRATO

    B) Quando as letras forem iguais você vai separar , quando forem diferentes você vai juntar --------->  micro-organismo , micro-ondas , antissemita , infraestrutura 

    C)Quando o segundo elemento começar com S ou H , VAI SEPARAR: SUPER-HOMEM INTER-RELAÇÃO

    D) Quando TIVER O CO E o segundo elemento é indicado por H : PERMANECE SEPARADO ----> CO-HERDAR

    e DESAPARECE nos outros casos: corresponsabilidade 

    E) PREFIXO seguido de R ou S irão dobrar : CONTRASSENSO

  • Autorretrato = Não se usará hífen:

    a)      Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, caso em que as consoantes se duplicam: antirreligioso, antissemita, minissaia, infrassom, contrarregra, microrregião, cosseno, ultrassonografia, etc.

    Micro-organismo = Emprega-se o hífen nas palavras formadas com os prefixos gregos e latinos

    b)      Quando o prefixo termina com a mesma vogal com que começa o segundo elemento: anti-ibérico, supra-auricular, micro-onda, semi-interno, auto-observação etc.

    Inter-relação = Emprega-se o hífen nas palavras formadas com os prefixos gregos e latinos:

    c)       nas formações com os prefixos hiper-, inter-, e super-, quando o segundo elemento começa por r:  hiper-realismo,  inter-racial,  inter-relacionar,  super-requintado,  etc.

    Corresponsabilidade = Não se usará hífen:

    a)      Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, caso em que as consoantes se duplicam: antirreligioso, antissemita, minissaia, infrassom, contrarregra, microrregião, cosseno, ultrassonografia, etc.

    Contrassenso  =  Não se usará hífen:

    a)      Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, caso em que as consoantes se duplicam: antirreligioso, antissemita, minissaia, infrassom, contrarregra, microrregião, cosseno, ultrassonografia, etc.

  • Gab > letra A

     

    autorretrato – não há hífen quando o segundo elemento começa com "s" ou "r"; nesses casos, duplicam-se as consoantes. exemplos: "antirreligioso, minissaia, ultrassecreto, ultrassom...

     

    micro-organismo – usa-se hífen quando o prefixo e o segundo elemento juntam-se com a mesma vogal. exemplos: anti-ibérico, auto-organização, contra-almirante, neo-ortodoxo, sobre-elevação...

     

    inter-relação – neste caso, apesar do segundo elemento iniciar com a letra "r", deve-se usar o hífen e não duplicar o "r", pois quando a consoante do final do prefixo for igual à do início do segundo elemento, usa-se o hífen. exemplos: inter-racial, super-revista, sub-brigadeiro...

     

    corresponsabilidade – se enquadra na mesma regra em que o "r" é duplicado...

     

    contrassenso - se enquadra na mesma regra em que o "s" é duplicado...

     

    bons estudos!

     

  • Usa-se hífen com os prefixos:

    Quando a palavra seguinte começa por:

     

    Ante-, Anti-, Contra-, Entre-, Extra-, Infra-, Intra-, Sobre-, Supra-, Ultra-

     

    H / VOGAL IDÊNTICA À QUE TERMINA O PREFIXO

     

    Exemplos com H: ante-hipófise, 
    anti-higiênico, anti-herói, 
    contra-hospitalar, entre-hostil, 
    extra-humano, infra-hepático, 
    sobre-humano, supra-hepático, 
    ultra-hiperbólico.

     

    Exemplos com vogal idêntica: 
    anti-inflamatório, contra-ataque, 
    infra-axilar, sobre-estimar, 
    supra-auricular, ultra-aquecido.

     

    Hiper-, Inter-, Super-

    H / R

    Exemplos: hiper-hidrose, hiper-raivoso, inter-humano, inter-racial, 
    super-homem, super-resistente.

     

     

    Sub-

     

    B - H - R

    Exemplos: sub-bloco, sub-hepático, 
    sub-humano, sub-região.

     

    Obs.: as formas escritas sem hífen e sem "h", como por exemplo "subumano" e "subepático" também são aceitas.

     

     

    Ab-, Ad-, Ob-, Sob-

    B - R - D (Apenas com o prefixo "Ad")

     

     

    Exemplos: ab-rogar (pôr em desuso), 
    ad-rogar (adotar)
    ob-reptício (astucioso), sob-roda
    ad-digital

     

    x- (no sentido de estado anterior), Sota-, Soto-, Vice-, Vizo-

     

    DIANTE DE QUALQUER PALAVRA

     

    Exemplos: ex-namorada, sota-soberania (não total), soto-mestre (substituto), vice-reitor, vizo-rei.

    Pós-, Pré-, Pró- (tônicos e com significados próprios)

     

    DIANTE DE QUALQUER PALAVRA

    Exemplos: pós-graduação, pré-escolar,
    pró-democracia.

     

    Obs.: se os prefixos não forem autônomos, não haverá hífen. Exemplos: predeterminado, pressupor, pospor, propor.

    Circum-, Pan-

    H / M / N / VOGAL

    Exemplos: circum-meridiano, 
    circum-navegação, circum-oral

    pan-americano, pan-mágico, 
    pan-negritude.

     

    Pseudoprefixos (diferem-se dos prefixos por apresentarem elevado grau de independência e possuírem uma significação mais ou menos delimitada, presente à consciência dos falantes.)

    Aero-, Agro-, Arqui-, Auto-, Bio-, Eletro-, Geo-, Hidro-, Macro-, Maxi-, Mega, Micro-, Mini-, Multi-, Neo-, Pluri-, Proto-, Pseudo-, Retro-, Semi-, Tele-

    H / VOGAL IDÊNTICA À QUE TERMINA O PREFIXO

     

    Exemplos com H: geo-histórico, 
    mini-hospital, neo-helênico, 
    proto-história, semi-hospitalar.

     

    Exemplos com vogal idêntica: 
    arqui-inimigo, auto-observação, 
    eletro-ótica, micro-ondas

    micro-ônibus, neo-ortodoxia, 
    semi-interno, tele-educação.

  • Cuidado para não confundir! 

     

    Autorretrato x  Porta-retrato. 

     

    "... palavra “porta” é um forma do verbo “portar”, a regra não se estende a substantivos compostos que em geral mantém o uso do hífen,  dessa forma, "porta-retrato" continua com hífen, como a maioria dos demais compostos iniciados por verbo ("porta-bandeira", "guarda-roupa", "lança-perfume", "arranca-rabo", "arrasta-pé", “beija-flor”, entre outros)."

    Fonte: http://profcleytonpaes.blogspot.com.br/2015/08/autorretrato-e-porta-retrato-regras.html

  • REGRA GERAL (Resumindo)

    Letras iguais, separa com hífen(-).

    Letras diferentes, junta.

    O “H” não tem personalidade. Separa (-).

    O “R” e o “S”, quando estão perto das vogais, são dobrados. Mas não se juntam com consoantes.

    Mais artigos da série "Novo Acordo Ortográfico Descomplicado":

    fonte: http://www.infoescola.com/portugues/uso-do-hifen-descomplicado/

  • Isso ainda segue as regras antigas!

  •  

    autorretrato - Prefixo + radical iniciado com R, fica junto sem hífen e duplica-se o R.

    micro-organismo - Prefixo terminado em vogal + radical iniciado com vogal idêntica, separa-se com hífen.

    inter-relação - Os prefixos Super, Hiper e inter serão separados por hífen quando seguidos das letras H e R.

    corresponsabilidade - Os prefixos Co e Re nunca serão hifenizados, independentemente de serem seguidos de letra identica ou não. Aqui vale também a regra da primeira palavra.

    contrassenso - Prefixo + radical iniciado com S, fica junto sem hífen e duplica-se o S.

  • GABARITO A.

    Estava com a mesma dúvida do Ricardo Vieira, mas vamos lá. A questão não está desatualizada. Depende dos prefixos, pois com os prefixos PSEUDO, SEMI, INTRA, CONTRA, AUTO, NEO, EXTRA, INFRA, ULTRA, SUPRA e outros, seguidos de R ou S, duplica-se a consoante, como em "pseudossábio, semirrígido, intrarretal..."

    Porém, com os prefixos SUPER, HIPER, INTER, seguidos de R ou H, não duplica-se a consoante, mas emprega-se o hífen, como em "SUPER-REQUINTADO, HIPER-HUMANO, INTER-HUMANO".

  • nunca aprenderei hifen

  • é tanta regra mas tanta regra, que o melhor é ir no chute mesmo

  • Emprego do Hifen:

    1) autorretrato - Depois da palavra AUTO, utiliza -se o HIFEN somente com a vogal "O" e "H"

    2) micro-organismo - MICRO + VOGAL IGUAL: Utiliza-se o HIFEN.

    3) inter-relação - INTER + R: Utiliza-se o HIFEN

    4) corresponsabilidade - Prefixo CO: Nunca utiliza-se HIFEN.

    5) contrassenso - Depois da palavra CONTRA, utiliza-se o HIFEN com "H" e "VOGAL IGUAL"

  • autorretrato - não tem hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por R ou S, devendo essas consoantes se duplicarem.
    micro-organismo - tem hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual.
    inter-relação - tem hífen quando o prefixo "inter" termina com consoante e o segundo elemento começa por consoante igual.
    corresponsabilidade - não tem hífen, nos prefixos átonos co-, pre-, re- e pro-.
    contrassenso - não tem hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por R ou S, devendo essas consoantes se duplicarem

    GABARITO: A

  • AUTORRETRATO

  • GABARITO A.

     INTER+ R ou H USA HÍFEN.

    PREFIXO terminado em VOGAL + R ou S NÃO USA HÍFEN.

    DEUS É FIEL.

  • Eu amo a língua portuguesa!!! 

  • AUTORRETRATO? aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • GAB A

    Prefixo vogal + consoante = Repete o S ou R (Autorretrato)

    Caso tenha a mesma vogal/consoante no prefixo e sufico = usar hífen (Microondas)

    Prefixo consoante + vogal = unem (Subaquatico)

    Vigas diferentes, unem = (Autointoxicação)

  • a) autorretrato – micro-organismo – inter-relação – corresponsabilidade – contrassenso.

     

     

    -Autorretrato: Palavras formadas por prefixos terminados em vogal e iniciados por 's' ou 'r'. Ex: ultrassonografia, suprarrenal, autorretrato, antissocial, contrarregra, antessala. (Lembrando que deve dobra o S e o R)

     

    -Micro-organismo: Palavras iniciadas por prefixos terminados em vogal e iniciados pela mesma vogal. Ex: anti-inflamatório, micro-ondas.

     

    -Inter-relação: Prefixos terminados em 'r' se a palavra seguinte for pela mesma letra. Ex: hiper-realista, inter-racial, inter-regional, inter-relação, super-resistente.

     

    -corresponsabilidade: Palavras formadas por prefixos terminados em vogal e iniciados por 's' ou 'r'. Ex: ultrassonografia, suprarrenal, autorretrato, antissocial, contrarregra, antessala. (Lembrando que deve dobrar o S e o R)

     

    -contrassenso: Mesma regra da de cima.

  • AUTORRETRATO, CORRESPONSABILIDADE E CONTRASSENSO, PELAS REGRAS DO USO DO HÍFEN= CO/RE + VOGAIS IGUAIS/DISTINTAS FICA JUNTO.

    PORTANTO O CORRETO É A LETRA A

    OUTROS EXEMPLOS: COORDENAR, REAVALIAR, ETC.....

  • PREFIXOS: SUB/ HIPER/ SUPER/ INTER

    QUANDO TEMOS UM DESSES PREFIXOS SENDO INICIADO LOGO EM SEGUIDA POR "R/H" , o hífen será obrigatório

  • Resposta Letra A.

    Com os prefixos PSEUDO, SEMI, INTRA, CONTRA, AUTO, NEO, EXTRA, INFRA, ULTRA, SUPRA e outros, seguidos de R ou S, duplica-se a consoante, como em "pseudossábio, semirrígido, intrarretal..."

    Porém, com os prefixos SUPER, HIPER, INTER, seguidos de R ou H, não duplica-se a consoante, mas emprega-se o hífen, como em "SUPER-REQUINTADO, HIPER-HUMANO, INTER-HUMANO".

  • Detesto as milhões de exceções em cada regra da língua portuguesa e evito decorá-las. Para acertar as questões elaboro macetes que peguem a essência, uma regra geral, e faço uso também do reconhecimento das palavras através da leitura diária.

    Uso do hífen:

    Não tem: quando a última letra do prefixo é diferente da primeira letra do sufixo (SALVO QUANDO: as palavras tem significado próprio individualmente - ex. guarda-chuva, médico-cirurgião,meia-verdade-, e quando o sufixo começar com "h");

    Tem: quando a última letra do prefixo é igual à primeira letra do sufixo.

  • Letra a.

    Em “autorretrato”, o prefixo termina em vogal e a palavra-base começa com R; em micro-organismo, há a mesma vogal no fim do prefixo e no início da palavra-base; em inter-relação, a mesma consoante é empregada no fim do prefixo e no início da palavra-base; em corresponsabilidade, o prefixo “co” sempre deve ser aglutinado.
     

    Questão comentada pelo Prof. Elias Santana 

  • autorretrato – micro-organismo – inter-relação – corresponsabilidade – contrassenso.

  • Com os prefixos SUPER- , HIPER-, INTER- + SEGUNDA PALAVRA COMEÇANDO COM "H" OU "R" = Hífen obrigatório .

  • Grande parte das questões envolvendo emprego do hífen se resolvem com a máxima: “Os iguais se repelem; os diferentes se atraem.”.

    Observe o prefixo “auto”. Ele termina com “o”. Observe a palavra “retrato”. Ela começa com “r”. O final do prefixo é diferente do início da palavra. O que isso significa? Significa que os diferentes se atraem, ou seja, não haverá hífen em... mas calma lá! Se simplesmente unirmos, teremos AUTORETRATO. Observe que o R entre vogais possui o mesmo som de R em “arara”, “arame”, “areia”, etc. Queremos manter o som de R forte, certo? Para que esse som seja preservado, é necessário dobrar o R. Logo, devemos escrever AUTORRETRATO.

    Observe o prefixo “inter”. Ele termina com “r”. Observe a palavra “relação”. Ela começa com “r”. O final do prefixo é igual ao início da palavra. O que isso significa? Significa que os iguais se repelem, ou seja, haverá hífen em... INTER-RELAÇÃO.

    Observe o prefixo “micro”. Ele termina com “o”. Observe a palavra “organismo”. Ela começa com “o”. O final do prefixo é igual ao início da palavra. O que isso significa? Significa que os iguais se repelem, ou seja, haverá hífen em... MICRO-ORGANISMO!

    Os prefixos CO- e RE- são exceções à máxima apresentada – Os iguais se repelem; os diferentes se atraem.

    Tais prefixo sempre irão ser empregados sem hífen, independentemente se a vogal que inicia a palavra for a mesma do final do prefixo. Portanto, o correto é “CORRESPONSABILIDADE”. Há a necessidade de dobrar o R, para que se mantenha o som do R forte.

    Por fim, observe o prefixo “contra”. Ele termina com “a”. Observe a palavra “sendo”. Ela começa com “s”. O final do prefixo é diferente do início da palavra. O que isso significa? Significa que os diferentes se atraem, ou seja, não haverá hífen em... mas calma lá! Se simplesmente unirmos, teremos CONTRASENSO. Observe que o S entre vogais possui o mesmo som de Z. Queremos manter o som de S forte, certo? Para que esse som seja preservado, é necessário dobrar o S. Logo, devemos escrever CONTRASSENSO.

    Resposta: A

  • vogal + s/r = sem hifen e duplica

  • Gabarito A

    NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

    USA-SE HÍFEN:

    •       Antes de h: anti-herói, super-homem;

    •       Entre fonemas iguais: anti-inflamatório, micro-ondas, inter-regional;

    •       Dobram-se o R e o S quando o prefixo termina em vogal (microrregião, antissocial)

    o  Como era: ante-sala, auto-estima, anti-ruas, extra-escolar, infra-estrutura, ultra-som, arquiinimigo;

    o  Como será: antessala, autoestima antirrugas, extraescolar infraestrutura ultrassom, arqui-inimigo;

    OBS.: A regra é que letras iguais se separam com hífen. Ex anti-inflamatório.

    Porém existe a exceção à regra: DES - IN > CO - RE

    Ex.: coordenação, coobrigação.

    NÃO SE USA O HÍFEN EM COMPOSTOS

    Que perderam a noção de composição:

    •       Como era: manda-chuva, pára-quedas, pára-choque;

    •       Como será: mandachuva, paraquedas, parachoque, contraregra;

    Que apresentam elementos de ligação - EXCEÇÕES:  

    •       água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa.

    USAR SEMPRE HÍFEN COM:

    ·       além: além-mar, aquém: aquém-mar, ex: ex-aluno, recém: recém-nascido, vice: vice-rei, pré: pré-requisito, pró: pró-ativo, pós: pós-graduação, sem: sem-terra, sub + r: sub-região.

    Com o prefixo AUTO, SUPER, INTRA, só deve haver hífen se a palavra seguinte começar com h, r, s ou vogais. [h]o[r]a[s]

  • COPIANDO O COMENTÁRIO DA COLEGA ARIANE MICHELLE PARA FICAR SALVO:

    Resposta: Letra A

    Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por R ou S. Nesse caso, duplica-se essas letras.

    Exemplo: autorretrato, corresponsabilidade, contrassenso.

    Quando o prefxo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento começa pela mesma vogal.

    Exemplo: micro-organismo

    Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante.

    Exemplo: inter-relação

  • O uso de hífen permanece nos vocábulos em que os prefixos SUPER, HIPER, INTER terminados em R, aparecem combinados com elementos também iniciados por R.

    Ex: Super-realista, super-resistente, super-revista.

    Ex: Hiper-rancoroso, hiper-realista, hiper-requintado.

    Ex: Inter-racial, inter-regional, inter-relação.

  • Micro-organismos segue a mesma ideia de micro-ondas, ambas separadas por hífen.

  • GABARITO A

    autorretrato=>Os prefixos terminados em R ou S, duplicaram a ultima letra.

    micro-organismo=>Ocorre o emprego de hífen sempre que as vogais que terminam e as que iniciam, são iguais

    inter-relação=> Ocorre o emprego de hífen sempre que terminem com a mesma consoante que termine e inicie

    corresponsabilidade=> Os prefixos terminados em R ou S, duplicam a ultima letra, nessa caso não ha emprego de hífen

    contrassenso.=>Os prefixos terminados em R ou S, duplicam a ultima letra, nessa caso não ha emprego de hífen

  • Bizu do "aRRoSS"!

    Dobra-se R ou S se vier depois de vogal

    #PERTENCEREMOS

  • A questão aborda o assunto da utilização do hífen nos prefixos. Vejamos alguns conceitos:

    O Acordo Ortográfico de 1990 (que só foi assinado em setembro de 2008) visou simplificar o emprego do hífen. (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). 

    Com o Acordo Ortográfico que foi implantado no Brasil a partir de 2009, o emprego do hífen sofreu várias mudanças. Conheça, a seguir, as principais regras. 

    Nas formações com prefixos (ante, anti, arqui, auto, circum, contra, entre, extra, hiper, infra, inter, intra, semi, sobre, sub, super, supra, ultra ou falsos prefixos como: aero, foto, macro, maxi, micro, mini, neo, pan, proto, pseudo, retro, tele… )

    Nesses prefixos acima, seguimos o seguinte pensamento: em letras iguais e na palavra que começa com H se coloca hífen.

    Assinalemos a alternativa CORRETA.

    a) Correta.

    Autorretrato –  Prefixo terminou em vogal e a palavra começou com R, dobra o R e junta tudo.

    Micro-organismo – Prefixo e a palavra terminam e começam respectivamente com letras diferentes, deve juntá- los.

    Inter-relação – Prefixo termina com a mesma letra que começa a palavra. Nesse caso, coloca-se hífen.

    Corresponsabilidade – Prefixo terminou em vogal e a palavra começou com R, dobra o R e junta tudo.

    Contrassenso- Prefixo terminou em vogal e a palavra começou com S, dobra o S e junta tudo.

    b) Incorreta.

    Os erros nesta alternativa foram: auto-retrato, co-responsabilidade, contra-senso, pois todas deveriam estar sem o hífen e juntas.

    c) Incorreta.

    Os erros desta alternativa foram: auto-retrato, microorganismo, interrelação , co-responsabilidade, contra-senso, ou seja, todas as palavras estão erradas. Segue a explicação da alternativa A.

    d) Incorreta.

    Os erros nesta alternativa foram: interrelação e contrasenso, pois o primeiro era para está separado e o segundo com dois S.

    e) Incorreta.

    Os erros desta alternativa foram: microorganismo – interrelação – co-responsabilidade – contra-senso, respectivamente eram para estar separados, separados, juntos e juntos.

    GABARITO: A

  • Regra Geral

    A letra “H” é uma letra sem personalidade, sem som. Portanto, não deve aparecer encostado em prefixos:

    pré-história

    anti-higiênico

    sub-hepático

    super-homem

    Então, letras IGUAIS, SEPARA. Letras DIFERENTES, JUNTA.

    Anti-inflamatório                            neoliberalismo

    Supra-auricular                               extraoficial

    Arqui-inimigo                                 semicírculo

    sub-bibliotecário superintendente

    Quanto ao "R" e o "S", se o prefixo terminar em vogal, a consoante deverá ser dobrada:

    suprarrenal (supra+renal)                   ultrassonografia (ultra+sonografia)

    minissaia                                        antisséptico

    contrarregra                                    megassaia

    Entretanto, se o prefixo terminar em consoante, não se unem de jeito nenhum.

    Sub-reino

    ab-rogar

    sob-roda

    ATENÇÃO!

    Quando dois “R” ou “S” se encontrarem, permanece a regra geral: letras iguais, SEPARA.

    super-requintado                            super-realista

    inter-resistente

    CONTINUAMOS A USAR O HÍFEN

    Depois dos prefixos “ex-, sota-, soto-, vice- e vizo-“:

    Ex-diretor, Ex-hospedeira, Sota-piloto, Soto-mestre, Vice-presidente , Vizo-rei

    Depois de “pós-, pré- e pró-“, quando TEM SOM FORTE E ACENTO.

    pós-tônico, pré-escolar, pré-natal, pró-labore

    pró-africano, pró-europeu, pós-graduação

    Depois de "pan-", "circum-", quando juntos de vogais.

    Pan-americano, circum-escola

    OBS. “Circunferência” – é junto, pois está diante da consoante “F”.

    ATENÇÃO!

    Não se usa o hífen após os prefixos “CO-, RE-, PRE” (SEM ACENTO)

    Coordenar                              reedição                       preestabelecer

    Coordenação                          refazer                          preexistir

    Coordenador                          reescrever                    prever

    Coobrigar                              relembrar

    Cooperação                            reutilização

    Cooperativa     

    Fonte: http://www.infoescola.com/portugues/uso-do-hifen-descomplicado/     

  • Em 16/04/21 às 12:17, você respondeu a opção A.

    Você acertou!

    Em 16/12/20 às 03:02, você respondeu a opção E.

    Você errou!


ID
2496220
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O parágrafo abaixo dá início a um texto publicado na revista Galileu edição de julho de 2017.


Algumas mudanças na estrutura cerebral podem ser consequências da depressão.


Numere os segmentos a seguir, determinando a sequência lógica desse texto.


( ) Para aqueles que tinham indícios ou diagnósticos de depressão, a substância era reduzida.

( ) A hipótese é de pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e foi detalhada em estudo publicado no periódico Scientific Reports.

( ) Ao analisarem as imagens, os pesquisadores encontraram mudanças na substância branca cerebral dos participantes.

( ) O mesmo não foi observado nas pessoas que não são depressivas.

( ) Os cientistas usaram uma técnica conhecida como imagem de difusão por ressonância magnética, que produz imagens dos tecidos biológicos, para avaliar os cérebros de mais de três mil pessoas.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Nesse tipo de questão, que tem se tornado comum nas provas da banca, não devemos esperar que eles apresentem um texto pelo primeiro parágrafo. Geralmente ela faz um recorte do meio e solta nas questões gerando dúvida e fazendo a gente perder muito tempo para responder. Sendo assim, o melhor é ir eliminando as respostass mais absurdas, assim, reduzimos a porcentagem de erro.

  • achei que fosse letra e. alguém pra explicar?

  • Ainda não concordo co o gabarito, não consigo entender, para mim, está sem sentido, alguém pode me ajudar?
    Obrigada! 

  • Esse é o tipo de questão idiota. A banca tem preguiça de formular alternativas de interpretação e prefere embaralhar um texto qualquer. 

  • A letra b) tem mais sentido pra mim... 

  • GAB A

     

    4 - Para aqueles que tinham indícios ou diagnósticos de depressão, a substância era reduzida.

    1 - A hipótese é de pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e foi detalhada em estudo publicado no periódico Scientific Reports.

    3 - Ao analisarem as imagens, os pesquisadores encontraram mudanças na substância branca cerebral dos participantes.

    5 - O mesmo não foi observado nas pessoas que não são depressivas.

    2 - Os cientistas usaram uma técnica conhecida como imagem de difusão por ressonância magnética, que produz imagens dos tecidos biológicos, para avaliar os cérebros de mais de três mil pessoas.

  • A "B" tem muito mais lógica.

  • Sério, não entendo a lógica dessa questão

  • Em 02/05/19 às 16:08, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 26/02/19 às 13:50, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!

  • Questão fácil! É só seguir a lógica...

  • Não há alternativa correta no gabarito.

    Há duas fontes de pesquisa que contém o texto:

    "Algumas mudanças na estrutura cerebral podem ser consequências da depressão. A hipótese é de pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e foi detalhada em estudo publicado no periódico Scientific Reports. Os cientistas usaram uma técnica conhecida como imagem de difusão por ressonância magnética, que produz imagens dos tecidos biológicos, para avaliar os cérebros de mais de três mil pessoas. A ideia era entender a relação da depressão com as mudanças cerebrais, de forma a encontrar novas formas de realizar diagnósticos e tratamentos. Ao analisar as imagens, os pesquisadores encontraram mudanças na substância branca cerebral dos participantes: para aqueles que tinham indícios ou diagnósticos de depressão, a substância era reduzida. O mesmo não foi observado nas pessoas que não são depressivas".

    Logo, a resposta correta seria 2-5-3-1-4.

    Fonte: 1) Revista Galileu 2) Instituto de psiquiatria paulista

    Não inseri o link, pois não é permitido. Basta jogar no google.

  • Logo quando comecei a responder esse tipo de questão errava quase todas e perdia muito tempo. Comecei a reduzir os erros quando passei a ir por partes, ler a primeira frase que o examinador disponibiliza, e sair procurando a alternativa que continha algum conector com ela "essa, isso, aquilo". Caso fique na duvida entre uma ou outra é só ver a que faz mais sentido no contexto todo.

  • COM UMA COISA VOCÊ MATA A QUESTÃO :

    Algumas mudanças na estrutura cerebral PODEM SER ( HIPÓTESE ) consequências da depressão.

    1- A hipótese é de pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e foi detalhada em ESTUDO ( QUAL ESTUDO ??? ) publicado no periódico Scientific Reports.

    2-  Os cientistas usaram uma técnica conhecida como imagem de difusão por ressonância magnética, que produz imagens dos tecidos biológicos, para avaliar os cérebros de mais de três mil pessoas.

  • Para quem acha que a B tem mais sentido

     → revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/07/depressao-pode-mudar-estrutura-do-cerebro-afirma-pesquisa.html

  • para a banca o que tem sentido é o que não faz sentido algum kkkk
  • Gente, esse tipo de questão é chata mesmo, mas observe:

    Leia a primeira frase dada no comando da questão:

    "Algumas mudanças na estrutura cerebral podem ser consequências da depressão"

    De todas as frases dadas nas alternativas, essa é que faz mais sentido para a sequência: "A hipótese é de pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e foi detalhada em estudo publicado no periódico Scientific Reports."

    Com isso você já elimina as alternativas B, C, D.

    Agora só restou A , E .

    Leia novamente a sequência que você escolheu:

    "Algumas mudanças na estrutura cerebral podem ser consequências da depressão...

    "A hipótese é de pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e foi detalhada em estudo publicado no periódico Scientific Reports."

    A próxima que faz mais sentido é:

    Os cientistas usaram uma técnica conhecida como imagem de difusão por ressonância magnética, que produz imagens dos tecidos biológicos, para avaliar os cérebros de mais de três mil pessoas.

    Pronto, agora você eliminou a alternativa E e só restou a alternativa A.

    Faça por eliminação.

  • Algumas mudanças na estrutura cerebral PODEM ( hipótese) ser consequências da depressão.

    1 - A hipótese é de pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e foi detalhada em estudo publicado no periódico Scientific Reports.

    2-  Os cientistas usaram uma técnica conhecida como imagem de difusão por ressonância magnética, que produz imagens dos tecidos biológicos, para avaliar os cérebros de mais de três mil pessoas ( não faz sentido qualquer outra alternativa falando de imagens e indícios ou diagnósticos de depressão sem primeiro esclarecer como foi feita a pesquisa)

    3 - Ao analisarem as imagens( retoma a técnica, conhecida como imagem de difusão por ressonância), os pesquisadores encontraram mudanças na substância branca cerebral dos participantes.

    4 - Para aqueles que tinham indícios ou diagnósticos de depressão, a substância era reduzida. ( não poderia ser a outra alternativa restante, pois ela retoma alguma informação citando que " o mesmo não foi encontrado" )

    5 - O mesmo não foi observado nas pessoas que não são depressivas. ( retoma a informação de que " a substância era reduzida nas pessoas com indícios ou diagnósticos de depressão")

    Enfim, foi a forma que consegui entender a questão....

    Peço perdão se cometi algum erro.

    Bons estudos...

  • uma dica, não seja afobado, eu erro a maioria dessas por ser ansioso kkkk
  • acertei!! rumo a pc pr

  • RAPAZ ESSE PODEM QUE VCS ESTÃO DIZENDO NÃO ESTA NO TEXTO VCS ESTÃO VIAJANDO.

  • Dica para resolver esse tipo de questão:

    Encontrem em primeiro lugar os itens referentes a parte 1 e parte 2, não pulem a ordem.

  • Pessoal dica de Ouro.

    Nesse tipo de questão, leiam com muita atenção o inicio da questão, nesse caso:

    Algumas mudanças na estrutura cerebral podem ser consequências da depressão.

    Procure entender a ideia inicial do texto, logo os parágrafos seguintes se encaixarão.


ID
2496223
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:


Se ________ distúrbios, foi ________ a mesa diretora não soube explicar ________ as galerias não poderiam ser ocupadas pelos manifestantes.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • O verbo "haver" é impessoal no sentido de existir, portanto, não flexiona em número.

  • "Por que" separado

    “O ‘por que’ separado sempre pode embutir a palavra ‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, explica o professor.

    Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

     

    "Porque" junto

    O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação.

    Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente".

     

    "Por quê" separado com acento

    O “por quê” separado e com acento é um “por que” separado localizado antes de uma pausa na fala ou na escrita.

    “É preciso que haja uma pausa, um ponto final, um ponto de interrogação..." explica Pasquale.

     

    "Porquê" junto com acento

    Nesse caso, o “porquê” vira sinônimo da palavra "motivo".

    O professor exemplifica: “Qual é o porquê de tanta tristeza?".

    É o mesmo que perguntar “Qual é o motivo de tanta tristeza?".

     

    Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39572054

  • Uso dos porquês

    - Porquê: substantivo

    - Por quê: preposição + substantivo

    - Por que: preposição + pronome relativo

                    locução adverbial interrogativa

    - Porque: conjunção

    1 - Porquê

    Eu não sei o porquê da desconfiança.

    (porque é o substantivo e a letra "o" é o determinante (artigo, numeral, pronome, adjetivo)

    Eu tenho três porquês para falar.     (numeral)  

    Ninguém sabe meu porquê.    (pronome)

    Ele disse belos porquês.  (adjetivo)

    Porquês não me interessam. (substantivo)

     

    2- Por quê

    Você está vindo por quê?

    3 - Por que

    a) Preposição + pronome relativo

    Essas são as razões por que luto.

                  (pelas quais)     (pronome relativo)

    Falar demais é o motivo por que me mandaram para casa.

                                     (pelo qual)

    b) Locução Adverbial Interrogativa

    Por que você estás vindo?

    Gostaria de saber por que você está rindo.

     

    4 - Porque

    a) Conjunção Coordenativa Explicativa

    Traga a bacia, vizinha, porque está barato!

    (verbo imperativo)        (conj. coord. explicativa)

    b) Conjunção Subordinativa Adverbial Causal

    Luciano foi aprovado no concurso, porque estudou demais.

                                                           (conj. sub. Causal)

    c) Conjunção Coordenativa Adverbial Final

    Economize seus trocados, porque possa comprar uma bike.

                                               (para que - conj. sub. adv. final)

     

    Fonte: Prof. Pablo Jamilk

     

  • Bom pessoal, eu uso muito e tem me ajudado! Se você substituir pela frase: "o motivo pelo qual" e se encaixar, o por que é separado e sem acento. Se isso não está de acordo com a norma me corrigam por favor!

  • gabarito E...

    houve, porque, por que.

  • Não entedi o uso desse ''porque'' junto.

     

     

  • por quê,quivale a por qual motivo ou por qual razão.....ex:você não foi com sua irmã porquê?(sempre vem em frases interrogativas e se apresenta no final destas).

    porquê,esse tem valor de substantivo e como um substantivo vem depois de um artigo......ex: quero saber o por que de não ter ido com sua irmã.

    porque,esse tem a função de conjução integrante explicativa...exp:eu não fui com minha irmã,porque não estava sem vontade(sempre vc verá uma explicação pelo ocorrido antetior desse tipo de conjução)

    por que,esse é interrogativo,porém de início ou meio de frase diferente do "por quê" que só pode ser usado no final....exp:por que você  não foi com sua irmã?(note o sinal de interrogação pode ajudar,mas não significa extamente se é um ou outro).

     

    uma mentira dita várias vezes continua sendo uma mentira.

    deus é fiel acredite nele!

  • Para mim funcionou:

    Por que = Pela qual

    Porque = Pois

    Porquê = Motivo + artigo ( O PORQUÊ )

    Por quê = Sempre em FINAL DE FRASE

  •  

    O verbo “haver”, no sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal    =  FICA NO SINGULAR

     

    -         Viveríamos bem melhor se não HOUVESSE conflitos.

     

     

    VIDE   Q785563      Q665295

     

       -         Os alunos       HOUVERAM-SE     =   COMPORTAR, AGIR   muito bem nos exames.

                                Não TEM O SENTIDO DE “EXISTIR”...

     

    As famílias e o estado se houveram =   COMPORTAR, AGIR bem durante a reunião.

     

             -              Houve no sentido de existe é "impessoal"

                       -                  DEVE HAVER: Haver no sentido de existe é "impessoal" e "deve" verbo auxilia e ficará no singular.

     

    HAVIA = EXISTE

    DEVE HAVER

    PODE HAVER

    HAVIA MUITAS PESSOAS

    Houve instantes

     

     

    Quando se substitui o verbo “haver” por seus sinônimos “existir” ou “ocorrer”, passa-se a sujeito determinado simples:

    Existem vários problemas na empresa.(“vários problemas” passa a sujeito determinado simples)

    Devem existir vários problemas na empresa.(“vários problemas” passa a sujeito determinado simples)

     

    -            HAVIA bastantes pessoas na praia.  (haver no sentido de existir fica no singular)

     

     -          HAVERIAM todos de se lançar ao mar sem medo.   ORDEM DIRETA: Todos HAVERIAM (= TINHAM) de se lançar ao mar sem medo 

     

     -             HAVIA muitos perigos no oceano.  (haver no sentido de existir fica no singular)

     -             No mar, DEVE haver mistérios insondáveis.   Locução verbal em que o verbo haver é o verbo principal e está no sentido de existir, assim o auxiliar (verbo dever) também deveria ficar no singular. "QUEM MANDA É O VERBO PRINCIPAL, OU SEJA, O ÚLTIMO VERBO DA LOCUÇÃO".

     -          HÃO DE EXISTIR pessoas que se admirem ainda com o mar.  errado locução verbal em que o verbo EXISTIR é o verbo principal , assim o auxiliar (verbo HAVER)  deve ficar no plural, já que o sujeito é "pessoas". "QUEM MANDA É O VERBO PRINCIPAL, OU SEJA, O ÚLTIMO VERBO DA LOCUÇÃO".

     

     

     

     

    VIDE   Q841867 Q831992      Q424574    Q452366    

     

    1-           PORQUE Conjunção     CAUSA / EXPLICAÇÃO / FINAL

     

    - CAUSAL:  POIS -  ideia de causa

     

                Ela foi elogiada porque chegou cedo

     

    - EXPLICATIVA:     JÁ QUE,  uma vez que    SIC POR causa de que )

     

               Chegou cedo, porque temos muito trabalho

     

    -   FINAL:  PARA QUE

    Siga o regulamento, porque = PARA QUE tudo FUNCIONE (VERBO SUBJUNTIVO) bem.

             Não julgues, porque = PARA QUE não te JULGEM (VERBO SUBJUNTIVO)

    ...........................

  • No sentido de existir, acontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, não flexiona para o plural, permanece no singular. A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa.

    Por que (separado e sem acento) - faz a pergunta e nunca vem no final. Por quê(separado e com acento) - faz a pergunta e vem no final. Porque (junto e sem acento) - responde a pergunta. Porquê (junto e com acento) - vem sempre precedido de uma artigo, um pronome, um adjetivo ou um numeral

  • Jayajin concursos,

    Esse porque está adequado, trata-se de uma conjunção (coordenativa) explicativa, isto é, explica a frase anterior. Suprimindo mentalmente o SE e o FOI fica mais fácil entender essa relação.

     

     

  • O verbo HAVER com sentido de existir não flexiona por isso é  a letra E

  • EXISTIU DISTURBIOS, PORQUE HOUVE E POR QUE(QUAL MOTIVO).

  • esse "porque" junto nao teve nada a ver com POIS. Nao concordo com o gabarito.

  • Porque > Pois (expressa causa) ou Para que (expressa finalidade)

    ex1: Eu obtive êxito porque fui dedicado / pois fui dedicado.
    ex2: Bote o casaco porque não sinta frio / para que não sinta frio.

    O "porque" que expressa finalidade é sempre estranho ao nossos olhos.

  • Prá mim o correto é a letra B, esse porque junto não cabe nesse contexto.
  • Gab.: E

    houve – porque – por que.

  • Vamos analisar por partes. Observe o verbo haver. todas vez que o que vier depois Dele estiver no plural, o verbo haver fica no singular, fica invariável. segundo, o por que separado so vem no inicio ou no final da frase. Então o primeiro porque é junto e o ultimo por que é separado. Letra E.

  • Se ________ distúrbios, foi _PORQUE( O MOTIVO DA MESA DIRETORA NÃO SABER EXPLICAR) a mesa diretora não soube explicar ________ as galerias não poderiam ser ocupadas pelos manifestantes.

  • houve – porque – por que. 

  • Para quem teve duvidas do "porque" junto.

    PORQUE sempre vai estabelecer uma relação de CAUSA e EFEITO.

    Ex: O homem amadurece porque sofre.

    amadurece -> é o EFEITO

    sofre-> é a CAUSA

    "Se houve disturbios, foi porque a mesa diretora nao soube explicar"

    Logo, "disturbios" é o EFEITO... "a mesa diretora nao soube explicar" é a CAUSA

  • Resposta: E

  • Gab E

    errei, marquei A. Verbo haver se existir não se flexiona!!!!!!

  • O verbo Haver com sentido de existir, ocorrer ou acontecer é impessoal, ou seja, não tem sujeito - não se flexiona.

    O mesmo vale para o verbo fazer, quando indicar tempo passado.

    "Faz dez anos que não a vejo" | "Vai fazer três anos que passei no concurso"

    Pessoal, vale a pena decorar o uso dos porquês, é muito comum em provas.

    utiliza-se:

    "Separado quase sempre é indagação."

    Por que -> Início de frase; -> "Por que você se dedica aos estudos?"

    Por quê -> Final de frase; -> "Escolheu carreira pública por quê?"

    Porque -> Resposta, equivalente a "pois"; -> "Porque me identifico com a função."

    Porquê -> Funciona como substantivo; -> "Quero saber o porquê disso."

    (geralmente precedido por determinante "O")

  • Houve - Sentido de existir.

    Porque - Junto, pois equivale à explicação.

    Por que - Separado, pois equivale à por qual motivo.

  • Esse negócio de "porquê" é uma besteira, mas tem que prestar muita atenção.

  • HOUVE - VB Haver no sentido de EXISTIR/ OCORRER/ ACONTECER - é impessoal, ou seja, não concorda com ninguém;

    PORQUE - causa ou explicação

    POR QUE - equivale a - por qual motivo; por qual razão.

  • o verbo haver, no sentido de existir, é impessoal e não tem sujeito.
  • Legal um ficar comentado PC PR e o outro Questão Típica em todas os comentários ! Muito relevante ! Chato pra KCT


ID
2510644
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:


O ex-presidente seria também contrário à realização da Assembleia Constituinte, ________________ está programada para o próximo domingo, num momento tão delicado para o país.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas:

    Ambas alternativas abaixo são equivalentes, sendo assim elas estão eliminadas.

    a) que a eleição dela 

    c) a qual eleição 

     

     

    Ambas alternativas abaixo são equivalentes, por retomarem lugares,  sendo assim elas estão eliminadas.

    d) em que a eleição

    e)  onde a eleição 

     

     

    b) cuja eleição

    Correta. Há uma relação de posse entre Assembléia Constituinte e eleição. 

     

  • PRONOME CUJO É UM PRONOME RELATIVO. FAZ REFERENCIA AO ANTECEDENTE E CONCORDA COM O CONSEQUENTE (NÃO TEM ARTIGO)

  • Posso usar o pronome cuja depois de vírgula?

  • Eleição da assembleia constituinte está programado para....

  • cujo = ideia de posse

    Ex:
    A moça saiu. Todos se desligaram da moça. (ou seja, dela)

    A moça cujo todos se desligaram, saiu.

  • Comentário do Rodrigo está certíssimo, a banca caprichou nessa questão parecendo ser difícil mas foi de graça.

    Vejam o raciocínio dele pessoal, vai ajudar nas próximas.

     

     

     

  • Acredito que existem exceções que permitem o uso de vírgula antes do emprego do pronome relativo "cujo".

  • realização da Assembleia Constituinte, CUJA ELEIÇÃO ESTA PROGRAMA.....

    CUJA= POSSE

    GABARITO= B

    AVANTE GUERREIROS.

    INSTA= @UESLEI.MENDONCA

  •  

    O ex-presidente seria também contrário à realização da Assembleia Constituinte, CUJA ELEIÇÃO está programada para o próximo domingo, num momento tão delicado para o país.

     

  • eleição de quem? da Assembleia Constituinte

    ideia de posse.

  • Respondendo à dúvida da colega Dirlene Roberte:

    ...quando uma oração relativa de "cujo" constitui uma expressão intercalada, a forma "cujo" é precedida de vírgula.

    Ex.: "Vi o homem cujo filho é bom";

    "o homem, cujo filho é bom, partiu ontem para o Porto".

    Fonte: in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa < https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-virgula-antes-de-cujo/23873 [consultado em 15-05-2020] >

    BONS ESTUDOS!!!

  • VONTADE DE CHORAR É GRANDE KKKKK

  • GABARITO B.

    O pronome “cujo” se refere um substantivo posterior e expressa uma ideia de posse. No caso, o substantivo “eleição” veio

    corretamente após o pronome “cuja”. Ademais, a eleição mencionada se refere à realização da Assembleia Constituinte.

    O uso do pronome relativo “que” comporta diversas regras. No caso apresentado, poderíamos cogitar do uso do pronome mencionado da seguinte maneira: “O ex-presidente seria também contrário à realização da Assembleia Constituinte, afirmando que a eleição dela está programada...”.

    O pronome “o qual” pode se referir a sujeitos (Ex.: Falamos com um dos amigos de Bruno, o qual trabalha na padaria) e funcionar como adjunto adverbial (Ex.: Estávamos ansiosas para a palestra, sobre a qual falei com todos durante a semana inteira).

    Utilizamos “em que” para expressar alguma ideia de lugar. Ex.: A frase em que o emprego do pronome está correta é a da letra B.

    Por fim, o uso de “onde” também deve estar expressando uma ideia de lugar. Ex.: A loja onde comprei esta blusa fica bem perto daqui.

    FONTE SIMULADO ALFA.

  • Dica: No uso do pronome relativo "cujo" pergunte ao termo consequente "de quem?"

    Eleição de quem? da Assembleia Constituinte.

    Como indica posse, deve-se usar o pronome relativo cujo que sempre irá concordar em grau e número com o termo consequente.

    OBS: O pronome "cuja" não pode ser procedido de artigo. Ex: Cuja a eleição. Isso deixa a sintaxe da frase errada

    #PERTENCEREMOS

  • Pronomes Relativos:

    ▪ Representam substantivos já referidos no texto (que, o(a) qual(s), cuja, onde, aonde, quem);

    ▪ O pronome “cujo” tem como principais características:

    ● Indica posse e sempre vem entre dois substantivos, possuidor e possuído.

    Não pode ser seguido de artigo, mas pode ser antecedido por preposição (nada de cujo o, cuja a, cujo os, cuja as).

    Não pode ser substituído por outro pronome relativo.


ID
2510647
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No trecho “Além disso, há deleites livrescos que demandam aprendizado prévio e alguma medida de paciência: é preciso certa cancha para desfrutar Homero e nem todos chegam prontos a Virgílio”, entre a parte antes dos dois pontos e a seguintes estabelece-se uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : A

     

  • Os dois pontos, nesse caso,  pode ser substituído corretamente por “pois”.

  • USO DE DOIS-PONTOS

    1. Antes de uma citação direta.
    2. Antes ou depois de enumeração.
    3. Antes de ideia explicativa ou conclusiva.

    GABARITO -> [A]

  • Está exemplificando o que??? 

     

    Difícil assim heim...

  • USO DE DOIS-PONTOS

    1. Antes de uma citação ou fala de alguém.
    2. Antes de uma enumeração.
    3. Antes de uma explicação ou esclarecimento.
    4. Introduzir uma observação, exemplo ou nota.
     

  • GABARITO A. Além de ser uma questão de pontuação, também é uma questão de interpretação de textos.

     

    Apesar de o período ter sido analisado fora de contexto, é explícita a exemplificação da primeira oração na segunda. Seria algo como:

     

    “Além disso, há livros que só serão entendidos após certa bagagem no assunto e um pouco de paciência: compreende-se de Homero, mas nem todos Virgílio.”

  • Eu entendi os dois pontos  fazendo a seguinte substituição - “Além disso, há deleites livrescos que demandam aprendizado prévio e alguma medida de paciência, POR EXEMPLO, é preciso certa cancha para desfrutar Homero e nem todos chegam prontos a Virgílio”

  • GAB A

    OS DOIS PONTOS PODERIAM SER SUBSTITUÍDOS PELA A CONJUNÇÃO "POIS" CONFORME O SEGUINTE EXEMPLO.

    Além disso, há deleites livrescos que demandam aprendizado prévio e alguma medida de paciência, POIS é preciso certa cancha para desfrutar Homero e nem todos chegam prontos a Virgílio”

    ,POIS--> PORQUE --> ANTES DO VERBO EXPLICATIVO.

    ,POIS,--> PORTANTO --> DEPOIS DE VERBO CONCLUSIVA.

    QUANDO O "POIS" VEM ANTECEDIDO DE VIRGULA SERÁ EXPLICATIVO.

    QUANDO O "POIS" VIER ISOLADO DE VIRGULA SERÁ CONCLUSIVO.

    BONS ESTUDOS GALERINHA!!!!

    QUALQUER EQUIVOCO CHAMA NO INBOX....

  • GABARITO= A

     “Além disso, há deleites livrescos que demandam aprendizado prévio e alguma medida de paciência: é preciso certa cancha para desfrutar Homero e nem todos chegam prontos a Virgílio”,

    EU ACERTEI, MAS NÃO É MOLEZA.

    Além disso, há deleites livrescos que demandam aprendizado prévio e alguma medida de paciência

    O QUE É PRECISO PARA DEMANDAR APRENDIZADO PRÉVIO E ALGUMA MEDIDA DE paciência ?

    é preciso certa cancha para desfrutar Homero e nem todos chegam prontos a Virgílio (EXEMPLO DO QUE É PRECISO).

    MUDANDO A PERGUNTA O QUE É PRECISO PARA DESFRUTAR HOMER?

    é preciso certa cancha

    ELA DA UM EXEMPLO DO QUE É PRECISO.

  • Esse: '' E NEM '' está errado, amigos ?!

  • Subentende-se um 'pois' ou 'porque' quando da leitura dos dois pontos. Desta feita, temos uma oração coordenada EXPLICATIVA.

    Qualquer erro, mandem mensagem :)

  • Aposto tbm usa dois pontos.

  • PC-PR 2021


ID
2510650
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:


Recentemente, esse embate causou chispas entre dois intelectuais de alto calibre: o filósofo político britânico John Gray e o psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker. O primeiro resenhou o livro do segundo. E aí começaram os atritos entre os dois nas páginas do diário britânico The Guardian.


Assinale a alternativa em que a reescrita desse trecho mantém o mesmo sentido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    "Recentemente, ao resenhar o livro do psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker, o filósofo político britânico John Gray causou chispas entre os dois intelectuais, dando início a atritos envolvendo ambos nas páginas do diário britânico The Guardian."

  • a) Recentemente, ao resenhar o livro do psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker, o filósofo político britânico John Gray causou chispas entre os dois intelectuais, dando início a atritos envolvendo ambos nas páginas do diário britânico The Guardian.

    Correta

     b) O psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker teve seu livro resenhado recentemente pelo filósofo político britânico John Gray nas páginas do diário britânico The Guardian, o que provocou chispas entre ambos e envolveu-os em atritos. 

    "E aí começaram os atritos entre os dois nas páginas do diário britânico The Guardian", não comenta onde foi publicada a resenha e sim onde acontece o atrito.

     c) A recente resenha do livro do filósofo político britânico John Gray pelo psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker causou chispas entre esses intelectuais e deu origem a atritos que os envolveram nas páginas do diário britânico The Guardian.

    Recente é o embate entre as partes, não a resenha.

     d) O diário britânico The Guardian publicou recentemente a resenha de um livro em que o filósofo político britânico John Gray e o psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker trocam chispas que geraram atritos entre eles.

    "E aí começaram os atritos entre os dois nas páginas do diário britânico The Guardian", o diário não publicou nada a respeito da resenha.

     e) Na resenha do livro do psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker, as chispas do filósofo político britânico John Gray deram início a atritos envolvendo Pinker e o diário britânico The Guardian. 

    A mais errada de todas, a briga claramente é entre autor e o filósofo politico que resenhou.

  • Sabe aquele tempo de resolver a questão em menos de 2 minutos? pois é não vai dar nessa prova kkkkkk guardem pelo menos 10 minutos por questões kkkkk

  • Atenção Redobrada...rsr!

  • DICA PRA QUEM VAI FAZER PM E PC PARANÁ: SE TIVER UMA QUESTAO DESSE TIPO NA PROVA, COMECE POR ELA!

  • Primeiro: Não tenha preguiça;

    Segundo: Leia com MUITA atenção.

  • Entendo que muda o sentido dizer que "o filósofo político britânico John Gray causou chispas " em vez de " o embate causou chispas entre dois intelectuais"...

  • Pessoal, o que causou chispas foi o embate, na alternativa A está afirmando que o Americano foi quem causou chispas.

    Se alguém puder auxiliar, até agora não vi uma questão de português da UFPR comentada pelo QConcursos.

  • Chispas é sinônimo de faísca

    O fragmento nos diz que o embate causou chispas (faísca).

    Vamos interpretar o texto!

    O embate foi gerado quando Gray resenhou o livro de Pinker. E esse embate causou faíscas entre os dois.

    Ok!

    É notório que, se Gray não tivesse resenhado o livro de Pinker o embate entre os dois não teria acontecido e não acarretaria as chispas causadas.

    Logo, NÃO é errado afirmar que as chispas foram causadas por Gray, tendo em vista que as chispas estão diretamente ligadas a ação de Gray, que foi a de resenhar o livro.

    Sintetizando: Se Gray fez gerar o embate e o embate causou as chispas (faíscas), é correto dizer que Gray (com sua ação) causou as chispas (faíscas).

    #PERTENCEREMOS

  • Dá até um desânimo...

  • Da até pra passar de baixo da porta de tão chatinha kkkkkkk ( eu sei, foi sem graça), mas enfim, é só observar o sentido, a treta começou porque um resenhou o livro do outro, agora é só achar a alternativa que mantém o sentido, no caso gab letra A
  • filósofo para psicólogo kkkkkkkkkkkkkkkk

  • PC-PR 2021

  • Excelente


ID
2510653
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 O texto a seguir é referência para a questão

   

     Com o aumento da ____________ de vida da população, tem sido cada vez maior a ____________ de doenças neurológicas, atualmente uma importante causa de mortalidade no mundo. Apesar dos rápidos avanços na tecnologia médica e na compreensão de como funciona o cérebro humano, várias doenças neurológicas, como as de Alzheimer e Parkinson e tumores cerebrais, permanecem sem um tratamento eficaz.

      O problema não se deve à falta de fármacos para essas doenças, mas à dificuldade que eles têm em atravessar a barreira que separa o sistema circulatório do sistema nervoso central (chamada barreira hematoencefálica) e chegar ao local onde devem desempenhar sua ação terapêutica. Embora tenha uma vasta rede de vasos capilares, o cérebro é provavelmente um dos órgãos menos acessíveis a substâncias que circulam na corrente sanguínea. Isso porque essa barreira ____________ tem como função proteger o cérebro de substâncias estranhas, como certos medicamentos, vírus e bactérias.

      Um estudo publicado este ano e financiado em parte pelo projeto internacional Inpact demonstrou que segmentos específicos (chamados peptídeos) de uma proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 podem ser usados como transportadores de substâncias ____________ da barreira hematoencefálica, sem precisar de receptores específicos no cérebro que ‘autorizariam’ sua passagem por essa barreira.

      Em testes com células e com camundongos, observou-se que um peptídeo em particular, denominado PepH3, consegue penetrar rapidamente no cérebro, assim como ser excretado, o que é extremamente positivo para evitar possíveis efeitos tóxicos associados à acumulação do peptídeo nesse órgão. Essa propriedade faz com que o PepH3 possa ser usado para transportar substâncias tanto para dentro como para fora do cérebro.


(Margarida Martins. Disponível em:<http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/4930/n/inovacao_no_combate_a_doencas_neurologicas>.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas deixadas no texto.

Alternativas
Comentários
  •  a sequencia correta é:

    expectativa – prevalência – semipermeável – através. 

     

    logo, letra B será a correta.

     

    rumo à eear porra!

  • b)

    expectativa – prevalência – semipermeável – através. 

    - A forma correta de escrita da palavra é expectativa, com x, se quisermos referir uma espera feita de forma esperançada ou uma espera baseada em probabilidades. A palavra espectativa, com s, não se encontra dicionarizada, embora possa ser concebida como uma palavra cognata de espectar, ou seja, de ver.

    -

  • B

    Semipermeável = LETRAS DIFERENTES - JUNTA!!

    O prefixo SEMI exige hífen diante de palavras iniciadas com H ou por vogal idêntica a do prefixo.

     

  • Quem está mais avançado nem precisa ler o texto nesse tipo de questão. Basta apelar para o conhecimento léxico ou de vocabulário.

     

    Sabendo como se escreve eXpectativa, sobram as alternativas B e E.

    Sabendo como se escreve prevalêNcia, sobrou o gabarito!

     

    Nesse caso, nem precisa analisar as outras palavras. Marque B e seja feliz!

  • Para não esquecer ;)

    Espectador = Espetáculo

    Expectador = Expectativa

  • Gabarito: B

    Expectativa= Situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento.

    Prevalência= Característica do que prevalece; superioridade, supremacia.

    Semipermeável= Segundo o novo Acordo Ortográfico, nas palavras compostas por prefixação, o hífen deverá ser usado apenas quando a segunda palavra começa com h ou quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra. 

    Através= (Advérbio) de lado, de través, transversalmente, de atravessado.

  • eXpectativa - esperança

    eSpectador - ver

  • PC-PR 2021

  • Fiquei até com medo de marcar a letra 'B'.


ID
2510656
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 O texto a seguir é referência para a questão

   

     Com o aumento da ____________ de vida da população, tem sido cada vez maior a ____________ de doenças neurológicas, atualmente uma importante causa de mortalidade no mundo. Apesar dos rápidos avanços na tecnologia médica e na compreensão de como funciona o cérebro humano, várias doenças neurológicas, como as de Alzheimer e Parkinson e tumores cerebrais, permanecem sem um tratamento eficaz.

      O problema não se deve à falta de fármacos para essas doenças, mas à dificuldade que eles têm em atravessar a barreira que separa o sistema circulatório do sistema nervoso central (chamada barreira hematoencefálica) e chegar ao local onde devem desempenhar sua ação terapêutica. Embora tenha uma vasta rede de vasos capilares, o cérebro é provavelmente um dos órgãos menos acessíveis a substâncias que circulam na corrente sanguínea. Isso porque essa barreira ____________ tem como função proteger o cérebro de substâncias estranhas, como certos medicamentos, vírus e bactérias.

      Um estudo publicado este ano e financiado em parte pelo projeto internacional Inpact demonstrou que segmentos específicos (chamados peptídeos) de uma proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 podem ser usados como transportadores de substâncias ____________ da barreira hematoencefálica, sem precisar de receptores específicos no cérebro que ‘autorizariam’ sua passagem por essa barreira.

      Em testes com células e com camundongos, observou-se que um peptídeo em particular, denominado PepH3, consegue penetrar rapidamente no cérebro, assim como ser excretado, o que é extremamente positivo para evitar possíveis efeitos tóxicos associados à acumulação do peptídeo nesse órgão. Essa propriedade faz com que o PepH3 possa ser usado para transportar substâncias tanto para dentro como para fora do cérebro.


(Margarida Martins. Disponível em:<http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/4930/n/inovacao_no_combate_a_doencas_neurologicas>.)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:


1. A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro.

2. As substâncias que circulam na corrente sanguínea não alcançam os numerosos vasos capilares do cérebro.

3. A PepH3 não tem função terapêutica.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    1. A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro. ERRADO. "Um estudo publicado este ano e financiado em parte pelo projeto internacional Inpact demonstrou que segmentos específicos (chamados peptídeos) de uma proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 podem ser usados como transportadores de substâncias"...


    2. As substâncias que circulam na corrente sanguínea não alcançam os numerosos vasos capilares do cérebroERRADO.  "O problema não se deve à falta de fármacos para essas doenças, mas à dificuldade que eles têm em atravessar a barreira que separa o sistema circulatório do sistema nervoso central (chamada barreira hematoencefálica) e chegar ao local onde devem desempenhar sua ação terapêutica. Embora tenha uma vasta rede de vasos capilares, o cérebro é provavelmente um dos órgãos menos acessíveis a substâncias que circulam na corrente sanguínea". 


    3. A PepH3 não tem função terapêutica. CERTO. "Em testes com células e com camundongos, observou-se que um peptídeo em particular, denominado PepH3, consegue penetrar rapidamente no cérebro, assim como ser excretado, o que é extremamente positivo para evitar possíveis efeitos tóxicos associados à acumulação do peptídeo nesse órgão. Essa propriedade faz com que o PepH3 possa ser usado para transportar substâncias tanto para dentro como para fora do cérebro".

    Achei essa questão um osso duro de roer, contudo, realmente: o PepH3 foi recentemente descoberto e ainda não foi empregado em nenhuma terapia. Portanto, a rigor, o PepH3 não tem função terapêutica. Pelo menos, não ainda.

  • Cabe a pergunta, por ser segmento da proteína, o mesmo deixa de ser proteína ? Não sei, mas o examinador deve ter certeza que sim para por uma questão como essa... UFPR u´nica banca a qual examinadores são phd em várias áreas do conhecimento !! pra lascar mesmo

  • Vitor Hoffmann, pior que deixa. Um filamento de polipeptídeos, que é um conjunto de aminoácidos, forma uma proteína, portanto um só peptídeo não é uma proteína (o assunto é um pouco mais complexo, mas é basicamente isso). Também errei essa questão por não me atentar a isso... e olhe que sou formado em nutrição, e isso é básico pra gente.

  • PepH3 não tem função terapêutica pq ela apenas entra e sai do cérebro. Entendi que ela funcionaria como um veículo para transportar os fármacos.

  •  Um estudo publicado este ano e financiado em parte pelo projeto internacional Inpact demonstrou que segmentos específicos (chamados peptídeos) de uma proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2

    (...)

     Em testes com células e com camundongos, observou-se que um peptídeo em particular, denominado PepH3, consegue penetrar rapidamente no cérebro (...)

    No texto, a menção do elemento responsável pelo transporte dos fármacos é feita sempre em relação ao termo "peptídeo" e não "proteína".

  • ESSA BANCA É FDP.KKKK

  • Não há no texto o que se afirma na proposição 3.

  • Questão difícil !!!

    e ainda estão dizendo que a nota de corte será altíssima ! rsrsrs

  • Pior que eu até reparei nessa pequena diferença entre texto e assertiva, mas pensei, o examinador não seria tão FDP... me enganei!!!

  • O problema dessa banca é que ela não tem um padrão. As vezes ela cobra de forma genérica as interpretações de textos, outras de forma bem minuciosa. Se tivesse um padrão, seria tranquilo.

  • Esse é um tipo de questão bem típica da federal do PR, em que nos leva a pensar no que o examinador ta querendo saber exatamente.

    1. A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro.

    De fato, não é a proteína a responsável pelo transporte e sim um peptídeo específico da proteína, mas concordam comigo que ao dizermos que A PROTEÍNA será utilizada no transporte também não esta errado? Ou melhor, se dissermos: "Vírus da dengue pode ser utilizado no combate a doenças cerebrais".

    O problema da federal é as múltiplas interpretações que as assertivas permitem, o ideal é se apegar exatamente ao que o texto diz. Não está errado dizer que a proteína ou o vírus "poderá ser usado no transporte de fármacos.." mais não foi isso que o texto disse, mas sim que os peptídeos serão utilizados. Pode parecer uma reflexão óbvia para alguns, apenas minha reflexão.

  • OK UFPR valeu kkkkkkkk
  • Corroborando os comentários já escritos.

    1. A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro. - ERRADO

     "Um estudo publicado este ano e financiado em parte pelo projeto internacional Inpact demonstrou que segmentos específicos (chamados peptídeos) de uma proteína..." - Apenas segmentos específicos dessa proteína, os peptídeos.

    2. As substâncias que circulam na corrente sanguínea não alcançam (inacessível) os numerosos vasos capilares do cérebro. - ERRADO

    "Embora tenha uma vasta rede de vasos capilares, o cérebro é provavelmente um dos órgãos menos acessíveis a substâncias que circulam na corrente sanguínea - Alcançam, porém com um menor grau de acessibilidade.

    3. A PepH3 não tem função terapêutica. - CORRETO

     " ...observou-se que um peptídeo em particular, denominado PepH3, consegue penetrar rapidamente no cérebro, assim como ser excretado, o que é extremamente positivo para evitar possíveis efeitos tóxicos associados à acumulação do peptídeo nesse órgão.Essa propriedade faz com que o PepH3 possa ser usado para transportar substâncias tanto para dentro como para fora do cérebro. - Sua função é transportar substâncias.

    gab - a

  • 1. "A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro."

    Pelo Raciocínio Lógico essa alternativa estaria correta.

    Pois o segmento da proteína esta contido na proteína.

    Questão sem lógica alguma!!

  • Banca do meu ódio

  • essa questão foi s@c@n@gem.


ID
2510659
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa corretamente pontuada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:  c) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam, por exemplo, a observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de estímulos ameaçadores que, uma vez localizados, são evitados e controlados com dificuldade.

  • A vírgula é empregada para separar palavras e expressões de natureza explicativa, continuativa, conclusivas, ou enfáticas de um modo geral, como:

    , além disso, aliás, a saber, assim, com efeito, então, isto é, ou seja, por assim dizer, por exemplo, ou melhor, etc.

     Ex.: Fez o que mais queria, [ou seja], viajou e descansou.

    Professora Isabel.

  • C) A vírgula está separando um termo explicativo "por exemplo".

  • Só fiquei com dúvida na vírgula antes de ''à'', estou pesquisando, mas por enquanto deu branco aqui.

  • Moleza. Nessa só de saber que as palavras "por exemplo" deve vir isoladas por vírgula já matava.

  • Gab.: C

    Pessoas com transtorno de ansiedade chegam, por exemplo, a observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de estímulos ameaçadores que, uma vez localizados, são evitados e controlados com dificuldade.

  • bateu o olho e plim, C!

  • Gabarito C.

    Erros das outras:

    A) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam por exemplo, a observar um mesmo ambiente repetidas vezes à procura de estímulos ameaçadores que uma vez localizados, são evitados e controlados com dificuldade. – preste atenção na locução verbal “chegam a observar”, a vírgula está separando o verbo principal do verbo auxiliar modal, não pode!

     

    B) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam, por exemplo a observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de estímulos ameaçadores que, uma vez localizados são evitados, e controlados com dificuldade. – de novo, vírgula separando termos da locução verbal, mas agora a vírgula veio antes do termo “por exemplo”.

     

    D) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam por exemplo a, observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de: estímulos ameaçadores, que uma vez localizados, são: evitados e controlados com dificuldade. – de novo, separou termos da locução verbal, mas agora a vírgula veio após a preposição “a”.

     

    E) Pessoas com: transtorno de ansiedade; chegam por exemplo, a observar um mesmo ambiente, repetidas vezes à procura de estímulos ameaçadores que uma vez localizados são evitados, e controlados com dificuldade. – aqui tem um monte de erros, fica até difícil ler. Uso errado dos dois pontos; ponto e vírgula isolando sujeito do complemento; vírgula separando a locução verbal. 

    Obs:note que o termo "por exemplo" é um adjunto adverbial curto, podendo vir sem vírgulas ou intercalado com vírgulas. Por isso, quando temos apenas 1 vírgula no meio da locução, torna a frase gramaticalmente errada.

  • GAB:"C"

    Saber acentuação e pontuação é OBRIGAÇÃO!

    #PCPR

  • ache o aposto e marque a correta! simples assim!!!!

  • Letra C, que maravilha, que espetáculo!

  • Nem li as frases. Acertei só de observar que apenas uma alternativa tinha o "por exemplo" entre virgulas.

  • Em 18/02/21 às 18:51, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 25/09/20 às 10:03, você respondeu a opção A.

    Você errou!

    PCPR

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2510665
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Uma linha de transmissão de corrente contínua de alta voltagem (DC) está operando a 800 kV e transportando 1800 A. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o módulo da potência na extremidade desse circuito.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • P = V x I


ID
2510668
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Existem aproximadamente 260 milhões de veículos de passageiros registrados na Europa. Supondo que a bateria de um veículo médio armazene aproximadamente 540 watts-hora (Wh) de energia, qual seria a estimativa da energia total armazenada em veículos de passageiros na Europa (em gigawatt-hora)?

Alternativas

ID
2510671
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Considera-se normal a resistência elétrica do corpo humano, com a finalidade de se fazer a seleção das medidas de proteção contra choques elétricos nas instalações elétricas de baixa tensão, quando:

Alternativas

ID
2510674
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

A partir de que nível de corrente elétrica alternada em 60 Hz existe grande probabilidade de ocorrer nos seres humanos os efeitos de parada cardíaca reversível, inconsciência e queimaduras, no caso de um choque elétrico acidental com partes energizadas de uma instalação elétrica?

Alternativas

ID
2510677
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Em uma instalação elétrica de baixa tensão, disjuntor é um:

Alternativas

ID
2510680
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

O transformador, equipamento muito presente nas instalações elétricas, é destinado a alterar a tensão e a corrente elétrica para valores adequados, de acordo com a aplicação específica do projeto. Um transformador monofásico possui dois enrolamentos, sendo o enrolamento que recebe a tensão da rede chamado de enrolamento primário, e o que fornece tensão para a carga chamado de enrolamento secundário.


Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. Para que um transformador eleve a tensão, o número de espiras do enrolamento secundário deve ser maior que o do primário.

2. Para que um transformador abaixe a tensão, o número de espiras do enrolamento secundário deve ser menor que o do primário.

3. A corrente no enrolamento primário de um transformador é sempre igual à corrente no enrolamento secundário.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2510689
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

De acordo com a NBR 5444:1989, qual dos símbolos abaixo NÃO é um símbolo válido para representar interruptores no projeto de uma instalação elétrica desenhado sobre a planta da edificação?

Alternativas

ID
2510692
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Multímetros digitais são instrumentos muito úteis nos trabalhos de manutenção elétrica. Encontram-se à venda no mercado especializado multímetros chamados de True RMS, enquanto outros modelos não possuem esta característica.


A respeito da característica True RMS anunciada em alguns multímetros digitais, assinale alternativa correta:

Alternativas

ID
2510695
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

De acordo com a aplicação, os perfis de roscas para parafusos podem variar em sua geometria. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2510701
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A manutenção pode ser entendida como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção. Considere as atividades de manutenção abaixo, comuns no dia a dia das indústrias:


1. Substituição de um rolamento no tempo de sua vida estimada pelo fabricante.

2. Substituição de uma correia trapezoidal que se desgastou e soltou da polia.

3. Substituição do óleo lubrificante de um motor de combustão interna que atingiu os ciclos previstos.


É(São) atividade(s) de manutenção preventiva:

Alternativas
Comentários
  • Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento, ou ainda a degradação de um serviço prestado. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas.


ID
2510704
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Nos desenhos técnicos, a linha contínua estreita NÃO deve ser empregada para representação de:

Alternativas
Comentários
  • CONTORNOS NÃO VISÍVEIS 

    SÃO REPESENTADOS COM LINHAS MÉDIAS E TRACEJADAS. 

  • Contínua estreita

    B1 linhas de interseção imaginárias
    B2 linhas de cotas
    B3 linhas auxiliares

    B4 linhas de chamadas
    B5 hachuras
    B6 contornos de seções rebatidas na própria vista
    B7 linhas de centros curtas

     

    Tracejada estreita (A)

    F1 contornos não visíveis
    F2 arestas não visíveis

    LETRA E) 


ID
2510710
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Com relação à segurança na construção, montagem, operação e manutenção, considere as seguintes afirmativas:


1. Nos serviços a serem realizados em redes e equipamentos elétricos, devem ser adotadas medidas preventivas para os riscos adicionais, como altura, poeira e explosividade, adotando-se sinalização de segurança.

2. Os equipamentos e dispositivos que possuam isolamento elétrico devem ser testados anualmente.

3. Os quadros elétricos não podem ser utilizados para guarda ou armazenamento de quaisquer objetos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2510713
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Uma unidade geradora de 350 MVA de uma usina hidrelétrica, de tensão terminal nominal de 13,8 kV e fator de potência nominal 0,9 indutivo, entrou em manutenção preventiva programada durante 30 dias. Após esse período, durante os procedimentos para liberação do gerador para a operação, os valores de algumas grandezas elétricas desse gerador têm de ser necessariamente verificados através de medições e ensaios. Assinale a alternativa que estabelece corretamente qual é o ensaio ou medição que é absolutamente necessário executar nesse caso.

Alternativas

ID
2510716
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em relação ao campo elétrico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Sim, Cargas positivas tem linhas de força divergentes e as cargas negativas convergentes

    B) campo eletrico não é uma uma grandeza escalar como massa, volume, temperatura, mas sim uma grandeza vetorial

    *Lembrando Grandezas escalares são definidas por um numero e sua unidade de medida por exemplo meu peso 62Kg ou minha altura 1,78m, percebem apenas numero e unidade de medida, já as grandezas vetoriais precisam, além da unidade de medida e o numero, de uma direção e um sentido e são representados por vetores como velocidade, aceleração, força e etc

    C) A unidade do campo elétrico é N/C ou newton por coloumb 

    D) quando cargas estão proximas uma da outra, há uma entra ela uma força de REPULSÃO

    E) não é inversamente e sim diretamente proporcional

  • A) Uma carga elétrica positiva produz um campo elétrico divergente ao seu redor.
    VERDADE - Lembrar do sentido do sentido convencional da corrente (do maior potêncial para o menor potêncial). As cargas negativas tem seu campo no sentido convergente

    B)O campo elétrico é uma grandeza escalar.
    MENTIRA - Campo elétrico é uma grandeza vetorial, pois tem direção e sentido.

    c) Em relação à unidade de medida, o campo elétrico é dado em coulomb (C).
    MENTIRA - Unidade de campo elétrico é Newton/Coulomb. Coulomb é unidade de carga elétrica.

    d)Quando duas cargas negativas estão próximas uma da outra, há entre elas uma força de atração.
    MENTIRA - Somente cargas com valores opostos (+ e -) têm forças de atração o restante sofrem repulsão.

    e)A intensidade E do campo elétrico criado por uma carga Q é inversamente proporcional à intensidade dessa carga.
    MENTIRA - Campo elétrico é diretamente proporcional ao valor da carga "Q" e a constante do meio e inversamente proporcional a distância. Quanto mais perto da carga mais intenso é o valor do campo elétrico, diferente da distância que quanto mais distante da carga se fica menos intenso é o campo elétrico.

  • Carga geradora positiva = campo de afastamento

    Carga geradora negativa= campo de aproximação

    LETRA A

    APMBB


ID
2510719
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Com relação às grandezas elétricas e magnéticas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) A resistividade dos materiais permanece constante com o aumento da temperatura.

( ) A unidade de medida da corrente elétrica é o ampère (A).

( ) A tensão elétrica representa a diferença de potencial elétrico entre dois pontos.

( ) A unidade de medida da indutância é o tesla (T).


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • a) Falsa. A resistividade de um material varia de acordo com sua temperatura. nesse caso o calor diminui  a resistividade.

    b)Verdadeira. A unidade de corrente elétrica é o Ampère.

    c) Verdadeira. Tensão, volts e DDP (diferença de potencial) são sinônimos.

    d) Falsa. A unidade de indutância é o Henry (h) 


  • (F) A resistividade dos materiais permanece constante com o aumento da temperatura.
    Resistividade é o "rô" da equação de resitencia, seu valor é constante em temperatura constante. Quando aumenta a temperatura no material gera uma maior agitação nas moléculas dificuldando a passagem de corrente elétrica, acarrenta, então, uma maior resistência.

    (V) A unidade de medida da corrente elétrica é o ampère (A).
    Ou também, Couloumb/Segundo

    (V) A tensão elétrica representa a diferença de potencial elétrico entre dois pontos.
    ddp = V

    (F) A unidade de medida da indutância é o tesla (T).
    Henry


ID
2510722
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em relação aos princípios básicos de eletromagnetismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)- F    e C) V e E) F

    explicação:

    Como a simples movimentação de um ímã nas proximidades de um circuito elétrico fechado pode produzir corrente elétrica?

    • o movimento do ímã e, consequentemente, o movimento do seu campo magnético provoca uma alteração no fluxo magnético. 

    • as cargas elétricas "sentem" a alteração do campo magnético e o movimento dessas cargas indica a ação de "algo" no interior do fio condutor.

    • se aparece corrente elétrica é porque cria-se uma ddp no fio e, portanto, um campo elétrico, senão não haveria força capaz de movimentar as cargas elétricas que originaram a corrente induzida.

    fonte:http://fap.if.usp.br/~lumini/g_reflex/conteudo/01eletoptica_shi.htm

    B) A indução magnética é uma grandeza vetorial.

    d) A regra da mão direita é utilizada para determinar o sentido de um campo magnético gerado por uma corrente.

  • a) Um condutor *parado*, imerso em um campo magnético *constante*, apresenta uma corrente e uma tensão induzidas.
    "Sempre que uma f.e.m. induzida aparecia em um circuito, estava ocorrendo uma variação de fluxo magnético através deste circuito"

    b) A indução magnética é uma grandeza escalar.
    "Vetorial"

    c) Variações de campo elétrico criam variações de campo magnético.
    "B relaciona diretamente a I, então se I varia consequentemente o campo também alterna"

    d) A regra da mão esquerda é utilizada para determinar o sentido de um campo magnético gerado por uma corrente.
    "Regra da mão direita"

    e) Uma corrente elétrica variável cria um campo elétrico constante.
    "um campo elétrico variável"

     


ID
2510725
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em relação aos princípios básicos de eletromagnetismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B) esta correta sem duvidas ,mas eu fiquei na duvida com D

    em Eletrostatica

    pq em um ponto P proximo a carga Q que gera um campo magnético, 

    quando  colocada um carga de prova em P,  trai ou a repulsa, gerando movimento = energia, que gera um potencial eletrico no ponto P.

    assim .. cada ponto tem um pontencial eletrico que depende da distancia que essa colocada de Q

    em ELETRODINÂMICA

    cada ponto tem um pontencial magnético  depende do caminho de Q ate q, que pode mudar de distancia 

    O potencial Vm não possui necessariamente um valor único em cada ponto do espaço.

    C) F

    Se o ímã se aproxima da espira , é induzida uma corrente anti-horária na espira (vista a partir do ímã). Assim, a espira passa a atuar como um eletroímã, com o pólo norte voltado para o ímã, e eles se repelem

  • a) Núcleos de ferro e ferrite possuem alta resistência à passagem do fluxo magnético.
    "São muito utiliados em transformadores por serem condutores de fluxo magnético"

    b) A capacidade de armazenamento de cargas elétricas é chamada de capacitância.
    " Certa - Constante do capacitor, sendo a função principal do capacitor de armazenar energia"

    c) Se o polo norte de um ímã estiver se aproximando de uma das faces de uma espira circular, a corrente induzida nessa espira tem um sentido tal que cria um polo sul nessa mesma face, de forma a atrair o ímã.
    " Lei de Lenz - O sentido da corrente é contrário, tentado repelir o imã"

    d) Em cada ponto de uma região submetida a um campo elétrico existe um potencial magnético.
    "Para existir campo magnético precisa VARIAR o campo elétrico"

    e) Quando uma corrente passa pelas espiras de um indutor, cada uma dessas espiras cria ao seu redor um campo elétrico.
    "Campo magnético"


ID
2510728
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A capacitância de um capacitor de placas paralelas depende:

Alternativas
Comentários
  • Capacitor - é Eletroestática- é chamada de capacitância do capacitor, e representa uma medida da quantidade de carga que o capacitor pode armazenar em suas placas, ou seja, é a sua capacidade de armazenamento.

    A capacitância depende somente de fatores geométricos, a área A da placa e a separação entre elas, d.

    Corrente, indução mag, espiras - eletromagnetismo

  • Capacitância é uma constante caracterista do capacitor. O capacitor tem como função armazenar cargas elétricas, assim melhores capacitores são aqueles conseguem concentrar um número elevado de carga. Por isso, a D é a resposta.
    Obs.: A capacitância é a relação entre o número de carga sobre a diferença de potêncial entre as placas.
    Obs2.: Questões de capacitância envolvem eletroestática, enquando de indutância envolvem campo magnético.


ID
2510731
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Linhas de transmissão são os equipamentos empregados para transportar grandes blocos de energia por grandes distâncias, entre os centros geradores e os centros consumidores. Para tanto, elas são construídas utilizando-se diversos equipamentos elétricos e mecânicos, cada um com função pré-definida. Assinale a alternativa cujos equipamentos são EXCLUSIVOS de uma linha de transmissão.

Alternativas

ID
2510734
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Frente ao elevado número de descargas atmosféricas observado no Brasil anualmente e a extensa malha de linhas de transmissão, tornam-se essenciais a blindagem e o aterramento das torres de transmissão, a fim de se evitar ou minimizar possíveis incidências desses distúrbios. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. Cabos para-raios usados na blindagem de linhas de transmissão são aterrados nas extremidades dessas linhas.

2. A torre metálica participa do escoamento de descargas atmosféricas.

3. A resistência do aterramento será uniforme ao longo de toda a extensão da linha de transmissão.

4. As técnicas de aterramento de torres de transmissão são baseadas no uso de eletrodos de contrapesos interligados por cabos condutores.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • pq estamos falando de um PROCESSO DISCIPLINAR, não é judiciario, ou seja, no processo disciplinar não aplica-se a revelia

  • pq estamos falando de um PROCESSO DISCIPLINAR, não é judiciario, ou seja, no processo disciplinar não aplica-se a revelia


ID
2510737
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

As linhas de transmissão de energia apresentam alguns fenômenos elétricos intrínsecos à sua característica física e de operação. Sobre esses fenômenos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O efeito pelicular, comumente observado em transmissão em corrente contínua, ocorre devido à ionização do ar.

( ) O efeito capacitivo das linhas de transmissão em corrente alternada pode causar elevação da tensão elétrica ao longo dessas linhas de transmissão.

( ) O efeito corona pode ser observado nas extremidades das cadeias de isoladores das linhas de transmissão.

( ) O trilhamento elétrico é muito comum em condutores nus sob chuva.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2510740
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

As cadeias de isoladores são fundamentais numa linha de transmissão para manutenção das distâncias dielétricas. Sobre esses equipamentos, considere as seguintes afirmativas:


1. A localização de falhas de cadeias de isoladores de vidro ou porcelana pode ser feita por inspeção visual.

2. Os tipos mais comuns de conexão de cadeias de isoladores são concha, boleto e garfo.

3. Instalam-se pesos adicionais nas extremidades das cadeias de isoladores para melhorar a estabilidade mecânica da linha.

4. Isoladores poliméricos podem ser utilizados para linhas de transmissão com tensão igual ou superior a 138 kV.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não é BOLETO, é bola...


ID
2510746
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

No sistema internacional de unidades, as medidas de carga elétrica, potência, campo magnético e conjugado (torque) são, respectivamente:

Alternativas

ID
2510749
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a potência ativa total, a potência reativa total e a potência aparente total em um sistema trifásico.


(VF e IF são tensões e correntes de fase e VL e IL são tensões e correntes de linha.)

Alternativas

ID
2510755
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Com relação ao estudo da potência em circuitos de corrente alternada, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Em cargas resistivas indutivas, ocorre devolução de parte da energia ao gerador.

( ) A potência instantânea de um circuito com carga resistivo-capacitiva é igual ao módulo da potência ativa.

( ) Em circuitos série cuja potência reativa capacitiva é predominante, a corrente está adiantada em relação à tensão aplicada.

( ) Um wattímetro mede apenas potência ativa.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


ID
2510758
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Para que um sistema de energia elétrica opere corretamente, com uma adequada continuidade de serviço, com um desempenho seguro do sistema de proteção e, mais ainda, para garantir os limites (dos níveis) de segurança pessoal, é fundamental que o quesito aterramento mereça um cuidado especial. Os objetivos principais de aterramento são:

Alternativas

ID
2510761
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Em linhas de transmissão, ocorrem descargas na superfície do condutor quando o campo elétrico ultrapassa o limite da rigidez dielétrica do ar. Com relação ao assunto, considere as seguintes consequências:


1. Emissão de luz e liberação de ozônio.

2. Ruído de rádio que causa interferência em circuitos de comunicação.

3. Vibração do condutor.

4. Aumento das perdas de potência.


São consequências do efeito mencionado:

Alternativas
Comentários
  • Obrigada, Roberto! :)

ID
2510764
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Levando em consideração os ensaios realizados em isoladores aplicados em linhas de transmissão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra b)

    Os ensaios elétricos têm por finalidade verificar que níveis de tensão o isolador suporta sob determinadas condições, em que o isolador pode funcionar sem que se verifiquem descargas superficiais ou perfuração.


ID
2510767
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Em instalações da rede elétrica, um aterramento elétrico descreve um fio ligado diretamente à terra. O fio de aterramento é geralmente conectado no corpo dos equipamentos de metal interligados a um eletrodo de aterramento. A finalidade do fio é desviar o excesso de corrente elétrica do equipamento, evitando sobrecargas. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2510770
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Existe uma grande variedade de relés, atendendo às diversas aplicações, porém eles podem ser reduzidos a um pequeno número de tipos, quanto às grandezas físicas de atuação. São tipos de relés:

Alternativas

ID
2510773
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Quando uma linha de transmissão elétrica termina em um único banco de transformadores, é prática frequente omitir o disjuntor do lado de alta-tensão, por motivos de economia, e fazer um desligamento transferido sobre o disjuntor no início da linha. Sobre esse procedimento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra a)

    O relé diferencial do banco atua sobre o disjuntor do lado de menor tensão elétrica.


ID
2510776
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Uma proteção mais simples, usada para transformadores empregados para alimentação de redes de baixa-tensão, é constituída por fusíveis de grande capacidade de ruptura, tipo “elo”, instalados nas três fases. Esse tipo é indicado para proteção:

Alternativas

ID
2510779
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Relés estáticos são extremamente rápidos em sua operação, porque não têm partes móveis, tendo, assim, tempos de resposta baixos, correspondentes a um quarto de ciclo. Eles apresentam a seguinte vantagem básica, em relação aos relés eletromecânicos:

Alternativas