Classificação dos tipos de abortamento
Precoce ou tardio - conforme a idade gestacional, ou seja, até a 12a semana e entre a 13a e a 20a semana, respectivamente.
Espontâneo ou provocado - O aborto espontâneo aquele que ocorre sem nenhuma intervenção externa e pode ser causado por doenças da mãe ou por anormalidades do embrião ou feto. Já o abortamento provocado refere-se à interrupção da gravidez causada por uma intervenção externa e intencional.
Seguro e inseguro- Um aborto seguro é aquele realizado por médico bem-treinado, com os meios necessários e em ambiente adequado, o que implica em risco extremamente baixo para mulher. O aborto inseguro é procedimento de risco para interromper uma gravidez indesejada, pois é realizado por pessoas que não têm as habilidades necessárias ou em ambiente sem os padrões médicos mínimos, ou ambos os casos.
Ameaça de abortamento - é o abortamento em que há chances de reversão do quadro, isto é, existem perspectivas no que diz respeito à evolução da prenhez. Dois grandes sintomas caracterizam-no: o sangramento e a dor. O primeiro é de pequena monta; já o segundo traduz a contratilidade do útero, que promove cólicas leves e é incapaz de induzir modificações cervicais.
Abortamento inevitável - É o abortamento não mais compatível com o prosseguimento da gestação. Traduz-se clinicamente pela dilatação da cérvice que se deixa permear pelo dedo, que detecta, na maioria das vezes, as membranas ovulares ou o próprio embrião. Outra característica do abortamento inevitável é o sangramento profuso que compromete a hemodinâmica da paciente mesmo com cérvice impermeável ao dedo.
Abortamento incompleto - Aqui se expulsa o concepto e permanece a placenta ou os restos placentários. O ovo é eliminado parcialmente.
Abortamento completo Diz-se do abortamento em que há eliminação integral do ovo. É uma forma clínica que segue a anterior, que não experimenta intervenção. A sintomatologia é representada pela diminuição ou mesmo parada do sangramento e das cólicas após a expulsão de ovo íntegro.
Abortamento retido é aquele concepto que permanece na cavidade uterina sem vitalidade. Os sinais gravídicos experimentam regressão, a ecografia mostra o coração inerte, diminui a altura do fundo uterino e míngua a circunferência abdominal, a turgescência mamária desaparece, bem como os sintomas ligados à presunção de gravidez.
Aborto infectado - A etiologia quase sempre resulta da tentativa de esvaziar o útero através do uso de técnicas inadequadas e inseguras (introdução de sondas, agulhas, laminárias e soluções variadas). Tem, portanto, a anamnese um valor muito grande na definição diagnóstica ao (identificar) catar na história o episódio provocador. O contexto clínico é multifacetário e a sintomatologia está na dependência direta do grau de evolução da entidade patológica em epígrafe. Costuma manifestar-se por sangue aguado, escuro, tipo “lavado de carne”, costumeiramente com odor fétido.