- ID
- 2321437
- Banca
- Quadrix
- Órgão
- CFP
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
A Nota Técnica nº 001/2011 do Conselho Federal de Psicologia estabelece que:
I. Cabe aos autores dos manuais de teste informar o tipo de atenção que será mensurado por um ou outro teste psicológico.
II. É necessário que o psicólogo que escolher um ou outro teste tenha clareza sobre a operacionalização e definição do tipo de atenção no teste psicológico utilizado.
III. É necessário que, ao realizar avaliação psicológica no contexto do trânsito, sejam aferidos os tipos de atenção concentrada, alternada e dividida.
IV. O psicólogo responsável pela avaliação psicológica para motorista tem autonomia para escolher um ou outro teste.
V. O psicólogo pode mensurar apenas um tipo de atenção, e somente quando o Departamento de Trânsito dos Estados ou do Distrito Federal assim o solicitarem.
Estão corretos:
Considerando a Resolução nº 002/2003 do Conselho Federal de Psicologia, que define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos, pode-se afirmar que:
I. A definição dos conceitos, princípios, procedimentos e requisitos estabelecidos na mencionada resolução foi elaborada tendo como referência documentos da Comissão Internacional de Testes e da Associação Americana de Psicologia, dentre outras associações de renome internacional.
II. Um dos requisitos mínimos para que o instrumento de avaliação seja aprovado é a apresentação de fundamentação teórica com, no mínimo, trinta laudas específicas que versem sobre o construto que será avaliado.
III. Os testes recebidos para avaliação seguirão uma tramitação que inclui a recepção; a análise; a avaliação; a comunicação da avaliação aos requerentes, com prazo para recurso; a análise do recurso; e a avaliação final.
IV. Será considerado teste psicológico em condições de uso aquele que, após receber parecer da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica, for aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia.
V. Os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica e pelos pareceristas Ad hoc não são remunerados.
Estão corretos:
Com base no Anexo XIII da Resolução nº 267 do Conselho Nacional de Trânsito, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com Ponce e Leyton (2008), dirigir é uma tarefa complexa na qual o condutor recebe informação continuamente, analisa-a e reage a respeito dela. Substâncias que têm uma influência em funções cerebrais ou em processos mentais envolvidos na condução certamente irão afetar seu desempenho. Considere as seguintes afirmações:
I. A cannabis, também conhecida por maconha, é uma droga ilícita que, quando utilizada por motoristas, influencia percepções, cognitiva e funções afetivas. performance psicomotora, cognitiva e funções afetivas.
II. O indivíduo sob efeito de cocaína está mais propenso a assumir comportamentos de risco, o que pode levar a um envolvimento maior em acidentes de trânsito, podendo ser pela perda de concentração e/ou atenção.
III. O uso de derivados anfetamínicos (como o ecstasy) pode aumentar perigosamente a autoconfiança do condutor, com aumento no envolvimento em situações de risco; o motorista poder tornar-se agressivo no início e apático quando os efeitos agudos passam.
IV. Drogas lícitas e medicinais (como os tranquilizantes e antidepressivos) possuem também expressiva participação na ocorrência de acidentes, não raro com vítimas fatais.
Está correto o que se afirma em:
Sobre os princípios fundamentais do Código de Ética do Psicólogo (2005), assinale a alternativa correta.
Silva e Günther (2009) abordam aspectos históricos da psicologia do trânsito no Brasil: o desenvolvimento dos primeiros estudos psicotécnicos com motoristas para a promoção da segurança no trânsito e a importância dos Departamentos de Trânsito (DETRANs) na institucionalização e expansão da psicologia brasileira. Sobre a história da psicologia do trânsito no Brasil, considere as seguintes afirmações:
I. A avaliação das condições psíquicas dos motoristas ocorreu com forte influência estrangeira, destacando-se os trabalhos desenvolvidos por Mira y López na Espanha.
II. A psicologia aplicada ao trânsito, desde os seus primórdios, centrou-se em aspectos da mobilidade e do planejamento urbano.
III. O ISOP foi fundado em 1947 por Emílio Mira y López, criador do Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), amplamente usado e recomendado nas avaliações psicológicas ainda hoje.
IV. O I Fórum Nacional de Psicologia do Trânsito, realizado em 1999, foi considerado um marco importante na elaboração de diretrizes para as normatizações do Conselho Federal políticas e Conselhos Regionais de Psicologia na área de trânsito, levando em conta o potencial da área em planejamento urbano e educação.
Está correto o que se afirma em: