SóProvas



Questões de Psicologia do Trânsito


ID
13267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

No que compete ao serviço de transporte, Jorge prestará um bom serviço aos usuários se os tratar com cordialidade e presteza e se tiver um profundo conhecimento das normas de legislação de trânsito e as cumprir com rigor.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Código de Ética do Servidor Público, a Seção II trata do assunto:
    XIV- São deveres fundamentais dos servidores públicos:

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;
  • Jorge tem que manter-se atualizado, mas é preciso ter um conhecimento profundo da legislação de trânsito? Se tenho um conheciento que ocasiona o desenvolvimento do serviço isso pode gerar a acuidade e tornar a informação clara e objetiva aos clientes do órgão.

  • Segundo o codigo de etica do servidor público,sao deveres do servidor:

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções. 

    Mas isso nao significa que o servidor precisa ter um " profundo conhecimento" sobre legislação de transito, mesmo pq a funcao dele eh a de segurança e nao de motorista. Eu colocaria recurso.


ID
231250
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A técnica projetiva de teste psicológico criado pelo médico e psicólogo Mira y López (1896-1964) utilizado em alguns Estados do Brasil para se obter a Carteira Nacional de Habilitação, que visa avaliar aspectos da personalidade como depressão e elação, tônus vital, impulsividade e ansiedade é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Prova de expressão gráfica que se propõe a explorar a personalidade através da análise das tensões musculares involuntárias que revelam as tendências fundamentais de reação, constituídos por suas peculiaridades temperamentais e caracterológicas. Trata-se de uma prova psicomotora baseada na simbiose dos músculos com os movimentos. O PMK é um dos poucos testes de personalidade que pelas suas próprias características permitiu a elaboração de dados quantitativos, que apóiam substancialmente a interpretação dos dados qualitativos. Apresenta tabelas estatísticas elaboradas na população brasileira para adolescentes, população em geral e motoristas, entre outras. Existem várias pesquisas que estudaram a validade do PMK sob diversos aspectos, com diferentes amostras e em situações específicas. O teste tem validade lógica na medida em que se baseia em uma teoria consistente, com termos definidos e conceitos próprios e coerentes. Usada em Seleção de Pessoal, Psicodiagnóstico, Avaliações Periciais etc. Faz-se necessário para sua aplicação uma mesa especialmente desenhada e planejada para tal e o uso e folhas impressas, padronizadas, anteparos e lápis especiais. Existem duas formas de aplicação: completa e abreviada, ambas individuais e aceitas pelos autores do teste. Nos trabalhos clínicos, o teste deve ser aplicado em duas fases, completo, isto é, com todos os traçados contidos nas 6 folhas que compõem o teste e com um intervalo mínimo de 48 horas. Em sua forma abreviada, aplicada em só sessão, devem ser usados os Lineogramas, Zigue-Zagues, Escadas ou Círculos, Cadeias Sagitais, Paralelas Egocífugas, Us Verticais, Paralelas Egocípetas e Us Sagitais. Pode ser utilizado para todos os níveis de escolaridade e com tempo de aplicação livre, dependendo das características de cada pessoa. Adaptação para cegos: a fundamentação teórica do teste é a mesma. Foram criados moldes nos lineogramas, zigue-zagues, escadas, paralelas e us. O sujeito apóia a ponta do lápis no vazado do molde e treina. O aplicador o retira e deixa o sujeito realizar o traçado normalmente. A avaliação é feita de acordo com as normas gerais. O kit contém os moldes, um manual, e um modelo impresso em braile, para o sujeito “ver” como são os traçados.
    RESOLUÇÃO CFP Nº 002/2003

    http://www.magopsi.com.br/novo/index.html
  • Vale lembrar que o PMK saiu da lista dos aprovados pelo CFP.

ID
231286
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em entrevista clínica, paciente relata um atropelamento do qual foi a causa, de forma fria, descrevendo insensivelmente pormenores do acidente e da situação de ferimentos em que se encontrava a vítima. Este tipo de comportamento, característico de certa psicopatologia, costuma provocar no entrevistador, em relação ao entrevistado, o mecanismo psicodinâmico conhecido por:

Alternativas
Comentários
  • Alguém possui material que fale sobre este mecanismo paicodinâmico: ATUAÇÃO? Nunca ouvi falar...
  • Claro ! Atuação é a resposta correta. Dentro deste contexto, quer dizer que o profissional tem maior probabilidade de atuar contratransferencialmente, uma vez que o sujeito apresentou comportamentos  incompativeis com a situação.

  • Também nunca vi nenhum material citando "atuação" como mecanismo psicodinâmico. E atuar e "atuar contratransferencialmente" são coisas absolutamente diferentes. Questão mal formulada.
  • Atuar é dentro da cultura psicanalítica é o mesmo que atuar sob a contratransferência, assim o psi pode estar contratransferrindo e competindo com o paciente como se fosse o pai dele,ex 

  • É importante pesquisarmos para posteriormente postarmos comentários, não tem esta de preguiça de pesquisar. Se não colaborarmos com pesquisa, dedicação e suor não adianta colocarmos opiniões na base do "achismo".

    Teorias baseadas no nada acabam atrapalhando quem quer responder as perguntas, mas por não terem certeza da resposta dada (ou a fim de somar aquilo que já tem ideia) procuram no espaço "comentários" e ao olhar os comentários se depara com verbalizações sem fundamentação teórica relacionadas apenas a inclinações pessoais.


    Encontrei um comentário a respeito desta questão:

    "Comentários: Nível Jedi! Vamos por partes. O que temos vontade de fazer quando ouvimos um relato desses? O que esse tipo de frieza nos provoca? Partindo do pressuposto que somos normais, sentiríamos vontade de pular no pescoço de tal sujeito e esganá-lo até que manifeste algum sentimento. Assim, em geral, podemos dizer que o entrevistador tende a agir através de um acting out. Esse acting out é um mecanismo de defesa descrito por Freud, pouquíssimo conhecido, como atuação. Veja a definição:

    Acting-Out - Expressão inglesa, que em sua essência significa substituição momentânea do pensamento pela ação, onde domina o caráter impulsivo, e a incapacidade para raciocinar. Na psicanálise é interpretado como o retorno abrupto de um conteúdo reprimido (ver repressão), cujo afeto é demasiado intenso para ser descarregado em palavras."

    Fonte: http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/glossariofreud.html




  • Também nunca ouvi falar. Se alguém tiver mais referências, por favor, compartilhe.

  • "Passagem ao ato (passage à l’acte), expressão mais utilizada em francês como equivalente ao acting out, sugere a ideia de que o sujeito faz uma passagem - da representação, de uma tendência, ao ato nu e cru. O termo atuação, situado em verbete diverso de acting out, é definido como um ato em que o sujeito “atua” uma pulsão, fantasia ou desejo, vivendo-os no presente com sentimento de atualidade e desconhecendo sua natureza repetitiva."

    http://www.psicopatologiafundamental.org/uploads/files/v_congresso/mr_69_-_francisco_gomes_garzon.pdf

    "No progresso da análise a transferência pode se tornar hostil, ou se intensificar excessivamente o que devido ao recalque faz a recordação dar lugar à atuação, ao acting out.

    Aprendemos que o paciente repete ao invés de recordar e repete sob as condições da resistência. Podemos agora perguntar o que é que ele de fato repete ou atua (acts out). A resposta é que repete tudo o que já avançou a partir das fontes do recalcado para sua personalidade manifesta — suas inibições, suas atitudes inúteis e seus traços patológicos de caráter. Repete também todos os seus sintomas, no decurso do tratamento."

    http://www.allandeaguiar.com/2010/07/blog-post_189.html

     

  • C) comoção: seria um sentimento mais provável para a vítima e não ao entrevistado no caso descrito, além do que não é mecanismo psicodinâmico;

    D) empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro (também não se trata de mecanismo psicodinâmico);

    E) histeria: é uma neurose e não mecanismo psicodinâmico.

    B) recalcamento é um mecanismo que torna conteúdos inconscientes - esta talvez poderia gerar uma dúvida por ser termo psicanalítico, porém oposto ao descrito na questão.

    Marquei alternativa

    A) atuação: como correto por "malícia" de eliminação, ao deduzir que atuação era "tradução" de acting out. Pessoal, marcar essa alternativa acabava sendo a melhor opção por conta das outras alternativas serem manifestamente incorretas.

  • Besteira, a atuação precisa de fato acontecer para ser de fato ela. O terapeuta tender a isso não configura passagem ao ato. A passagem ao ato, ou atuação já indica pelo nome: tem que agir.

    Por outro lado, existem ainda outros problemas a serem verificados. Não podemos dizer que todos os terapeutas se sentiriam da mesma forma.

    Enfim, fica de lição para as bancas: essas minúcias deixem de lado, pois não é ciência exata.


ID
835723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à síndrome de Burnout, considerada um dos fatores do estresse no volante, julgue os itens a seguir.


A expressão inglesa Burnout, que significa queimar até o fim, refere-se à autopercepção que a pessoa tem de estar se acabando, exaurindo-se. A pessoa que sofre dessa síndrome recalca os conflitos, ou seja, quando surgem as manifestações físicas e os descontroles emocionais manifestados ao volante, ela percebe que algo não vai bem, contudo não procura enfrentar o problema.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a fonte da questão?


ID
835726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à síndrome de Burnout, considerada um dos fatores do estresse no volante, julgue os itens a seguir.


Quando a pessoa se encontra em um estágio mais avançado da síndrome do esgotamento profissional, em que a hostilidade e agressividade no trânsito intensificam-se e ocorre o colapso especificamente mental, a ajuda psicológica já não é mais eficaz.

Alternativas
Comentários
  • Penso que o gabarito esteja errado. Vejamos:

    São doze os estágios de Burnout:

    • 1. Necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capaz
    • 2. Dedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho e a qualquer hora do dia (imediatismo);
    • 3. Descaso com as necessidades pessoais - comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido;
    • 4. Recalque de conflitos - o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas;
    • 5. Reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da auto-estima é o trabalho;
    • 6. Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados, tidos como incapazes ou com desempenho abaixo do seu. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes;
    • 7. Recolhimento e aversão a reuniões (anti-socialização);
    • 8. Mudanças evidentes de comportamento (dificuldade de aceitar certas brincadeiras com bom senso e bom humor);
    • 9. Despersonalização (evitar o diálogo e priorizar e-mails, mensagens, recados etc);
    • 10. Vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante;
    • 11. Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido;
    • 12. E, finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica uma urgência.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_burnout

  • O estágio do esgotamento é o momento mais necessário de suporte psicológico. Pera ai, o psicólogo tem função Psicoeducativa também, acolhimento, atendimento de urgência para minimizar o sofrimento psiquico, não necessáriamente ele irá desenvolver um trabalho psicoterápico individual ou grupal, mas vai trabalhar com a demanda que se apresenta no momento. Pensando em uma UBS com psicólogo. 


ID
835729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à síndrome de Burnout, considerada um dos fatores do estresse no volante, julgue os itens a seguir.


A síndrome de Burnout, também conhecida como estresse ocupacional ou síndrome do esgotamento profissional, tornou- se uma doença exclusiva de trabalhadores da área de saúde, caracterizando-se por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo e depressão.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: " Errado"

    Segundo o Dr Dráuzio Varella:

     A síndrome de Burnout é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

    Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

    Logo, não há exclusividade em relação a área profissional.


  • Não é doença exclusiva de trabalhadores da área de saúde.

     

    Sintomas principais:

    1- Exaustão emocional

    2- Despersonalização (perde a capacidade de empatia e valorização pelo outro - são vistos como objeto, colegas de trabalho ou público atendido)

    3- Perda de realização profissional. (Pessoa está estressada e continua se esforçando ainda mais. Seus esforços tem que ser maior, mas seu cansaço também é, então isso a desgasta ainda mais. Já está exausta e precisa continuar fazendo cada vez mais e melhor! Percebe que se esforça mto e não recebe o retorno adequado - em reconhecimento ou em dinheiro)

     

    "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje" Karen Lamb    
     


ID
835732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à atuação do psicólogo de trânsito, julgue os itens que se seguem.


Visando colaborar na elaboração e implantação de ações de engenharia e operação de tráfego, as atividades do psicólogo de trânsito incluem o desenvolvimento de ações socioeducativas, a análise dos acidentes de trânsito e a sugestão de alternativas para evitar e atenuar suas ocorrências.

Alternativas

ID
835735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à atuação do psicólogo de trânsito, julgue os itens que se seguem.


O psicólogo de trânsito participa da fiscalização dos exames médicos e psicológicos efetuados em clínicas credenciadas fazendo visitas aos postos de atendimento para verificar a adequação das instalações e dos procedimentos dos profissionais, além de consultar a opinião dos usuários sobre o serviço prestado.

Alternativas

ID
835738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à atuação do psicólogo de trânsito, julgue os itens que se seguem.


Por exigência legal, estão sujeitos à avaliação psicológica os requerentes de carteira nacional de habilitação (CNH) com finalidade profissional e, por ocasião da renovação da CNH, os condutores profissionais que se tenham tornado infratores contumazes.

Alternativas

ID
835744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à orientação à população acerca das questões de trânsito, julgue os itens subsequentes.


A tendência moderna das escolas para a orientação de crianças e adolescentes acerca de regras, técnicas e habilidades para o comportamento no transito é o uso da técnica transversal, abordando-se o tema nas diversas disciplinas curriculares e promovendo-se eventos práticos de treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem áreas como: Ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania). Podemos também trabalhar temas locais como: Trabalho , Orientação para o Trânsito (tecnicas e habilidades para ocomportamento no transito), etc.
  • A educação MODERNA não se limita apenas a exaurir ou descutir assunto de determinada matéria. Exige-se uma INTER-RELAÇÃO DE DISCIPLINA em que são os assuntos são envolvidos abordando o cotidiano, a realidade de cada disciplina. Isso é perfeitamente possível em matéria de trânsito. Pode-se dá aula de PORTUGUES, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, entre outras, as envolvendo, assim como a legislação de trânsito. Entretanto, para isso é imprescindível qualificar os profissionais da educação, sobretudo aqueles que foram formados e escola conservadora.
  • A questão está CORRETA
  • O que me matou na questao foi "[...] promovendo-se eventos práticos de treinamento."

    Alguem pode me explicar melhor essa parte?

    Obrigado
  • Miguel Rotelok Neto, segue o exemplo:
    Titia diz: -vamos lá criancinhas, agora podemos atravessar a rua, pois o semáforo está fechado.
  • ...abordando-se o tema nas diversas disciplinas curriculares...

    Art. 76 - A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
      Parágrafo único - Para a finalidade prevista neste artigo, o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá:
      I - a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito;

    FONTE: CTB
  • Na teoria SIM, na prática NÃO.


  • GAB: Certo (pros não assinantes)

  • Gab. 110% CERTO.

     

    Resolução 265 do CONTRAN.

  • Na teoria sim...na prática nada é feito....

  • Que bom seria rsrsrsrrsr

  • "...eventos práticos de treinamento" do uso da técnica transversal. Raapaz!

    Curso Prático para crianças atravessar a rua transversalmente. kkkk

  • USO DA TÉCNICA TRANSVERSAL?


ID
835747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à orientação à população acerca das questões de trânsito, julgue os itens subsequentes.


A educação de pais e de crianças acerca dos cuidados e da idade de treinamento para a criança transitar como pedestre, acompanhada ou não, deve levar em conta o principal fator de risco para acidentes entre menores de 10 anos: aspectos socioatitudinais, em especial a impulsividade natural da criança.

Alternativas
Comentários
  • entre menores de 14 anos
  • ERRADA A ASSERTIVA.

    Ao meu ver, O que torna a questão errada é o termo "acompanhada ou não". Não se pode deixar uma criança transitar pela rua sozinha.
  • O conceito de crianca deve ser checado no ECA - Estatuto da Crianca e do Adolescente. (Lei 8069)

     Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
  • Pessoal, em nenhum momento o Código de Trânsito Brasileiro utiliza esta justificativa abordada na assertiva como fator para educação de pais e crianças. Vamos no ater ao que diz o CTB:

    Art. 74. A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

    Art. 75. O CONTRAN estabelecerá, anualmente, os temas e os cronogramas das campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas por todos os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, em especial nos períodos referentes às férias escolares, feriados prolongados e à Semana Nacional de Trânsito.

    Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

            

  • Essa questão é de uma prova para psicólogo, creio que precisa de conhecimentos na area. 

  • DIREITO DE TODOS

  • Jonas Leite, realmente não está no CTB. Aliás, nos concursos de DETRANS caem resoluções.

  • A questão, em nenhum momento, faz menção  ao CTB, apenas faz referência à educação, no caso desta questão, a educação no trânsito!! pergunta doida!! kkkk

  • Questão besta!

  • Os elaboradores de questões devem melhorar suas perguntas dentro da legislação do ctb e resoluções do contran, pois se continuarem assim sua credibilidade vai ser afetada.

  • kkkkkkkkkkkk que sarava.............menor de 10 nunca desaconpnhados, acredito eu,minha filha por exemplo, de 4  é uma serelepe kkkkkkkkkkkkk

  • É muita maconha viu. Tá loko meu jovem

  • essa questão é para psicologo.

  • A banca viajou nessa kkk

  • AONDE NO CTB TEM ISSO???? AIAIAIAIAIAI

  • Creio eu que o examinador dessa questão estava muito era doidão e com o nariz aderdo quando fez essa questão

  • Na verdade o QC viajou em colocar essa questão para legislação de trânsito

  • Gab. E

    Enunciado: "A educação de pais e de crianças acerca dos cuidados e da idade de treinamento para a criança transitar como pedestre, acompanhada ou não, deve levar em conta o principal fator de risco para acidentes entre menores de 10 anos: aspectos socioatitudinais, em especial a impulsividade natural da criança."

    Acredito que o principal fator de risco para acidentes seja a não utilização do cinto de segurança, tanto é que o Contran editou uma resolução disciplinando a utilização do referido dispositivo de segurança entre menores de 10 anos.

  • Pessoal, a questão é para PSICÓLOGO... se você acertou, vai reprovar no psicotécnico, certamente.


ID
1456054
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia do trânsito é uma área de conhecimento que tem a finalidade de estudar o comportamento humano no contexto do trânsito, a partir de uma investigação dos processos externos e internos, e os fenômenos conscientes e inconscientes que ocorrem nesse contexto. Sobre a mesma, AFIRMA-SE:
I) A esfera de estudo da psicologia do trânsito é constituído de três sistemas principais: o homem, a via e o veículo.
II) Sendo o homem o subsistema mais complexo e, portanto, o que tem maior probabilidade de desorganizar o sistema como um todo, a psicologia do trânsito estuda os comportamentos humanos no trânsito e os fatores e processos que os provocam ou os alteram, de modo que engloba a todos os usuários, como pedestres, ciclistas, motoristas
III) No tocante à atuação do psicólogo do trânsito, é sabido que qualquer pessoa portadora da Carteira Nacional de Habilitação, que tenha feito curso de especialização em Recursos Humanos poderá atuar na área, substituindo o profissional de psicologia.
IV) O comportamento no contexto do trânsito é algo que abrange uma compreensão de todas as pessoas que se movimentam, independente de fatores como idade,sexo, condição sócio-econômica, profissão, ou nível de instrução. Esse campo envolve, portanto, uma complexidade de fatores, e por assim dizer, não é muito fácil de ser estudado.
As afirmativas acima podem ser classificadas como (F = Falsa; V = Verdadeira):

Alternativas
Comentários
  • V,V,F,V

     No tocante à atuação do psicólogo do trânsito, é sabido que qualquer pessoa portadora da Carteira Nacional de Habilitação, que tenha feito curso de especialização em Recursos Humanos poderá atuar na área, substituindo o profissional de psicologia. 

    Somente Psicólogos, com CRP ativo, podem atuar em Psicologia do Trânsito.

     


ID
1456057
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São funções do Psicólogo do Trânsito:

Alternativas

ID
1456060
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma importante função do psicólogo do trânsito é a avaliação psicólogica realizada junto ao candidato que deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação. Sobre esta avaliação, podemos AFIRMAR:
I) São considerados resultados possíveis de uma avaliação psicológica: apto, quando apresentar desempenho condizente para condução de veículo automotor; inapto temporário, quando não apresentar desempenho condizente para condução de veículo automotor, porém passível de adequação; inapto, quando não apresentar desempenho condizente para condução de veículo automotor.
II) Dentre vários aspectos analisados no candidato que deseja obter sua Carteira Nacional de Habilitação são avaliados: comportamento, traços da personalidade, capacidade de tomada de decisões.
III) Os testes psicológicos são os únicos instrumentos utilizados pelo psicólogo do trânsito durante análise do candidato a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
IV) Ao elaborar o laudo de análise dos testes psicológicos para obtenção da Carteira Nacional de habilitação, cabe ao psicólogo ser claro e conclusivo, expondo todos os aspectos da personalidade do candidato que foram percebidos durante a avaliação psicológica.
São CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  •  

    I, II

    III) Os testes psicológicos são os únicos instrumentos utilizados pelo psicólogo do trânsito durante análise do candidato a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. 
    IV) Ao elaborar o laudo de análise dos testes psicológicos para obtenção da Carteira Nacional de habilitação, cabe ao psicólogo ser claro e conclusivo, expondo todos os aspectos da personalidade do candidato que foram percebidos durante a avaliação psicológica. 

  • III) Os testes psicológicos são os únicos instrumentos utilizados pelo psicólogo do trânsito durante análise do candidato a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Errado

    IV) Ao elaborar o laudo de análise dos testes psicológicos para obtenção da Carteira Nacional de habilitação, cabe ao psicólogo ser claro e conclusivo, expondo todos os aspectos da personalidade do candidato que foram percebidos durante a avaliação psicológica. Errado

  • Gab. D

    Erro da III:

    "O artigo 6º da Resolução , determina que a avaliação psicológica deverá utilizar das seguintes técnicas e instrumentos:

     

    • Entrevistas diretas e individuais;
    • Testes psicológicos de acordo com resoluções vigentes do Conselho Federal de Psicologia, que determina como deve ser feito o exame psicotécnico;
    • Dinâmicas de grupo;
    • Escuta e intervenções verbais."

    Portanto, não são apenas testes psi.

    Erro da IV:

    Em todo e qualquer processo de avaliação e fornecimento de dados respectivos a esta apenas poderá ser apresentado os dados RELEVANTES ou NECESSÁRIOS para o que se é pedido e não TODOS os dados.


ID
2037751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à intervenção psicológica em contextos específicos, julgue o item que se segue.

A psicologia ambiental é uma abordagem relevante para as intervenções no comportamento no trânsito, pois as ações de motoristas, ciclistas e demais usuários afetam e são afetadas pelos elementos físicos e sociais dispostos no ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    A psicologia ambiental é o estudo do comportamento humano em sua interrelação com o meio ambiente. É considerada uma área emergente em psicologia, os primeiros estudos, originaram-se em 1960, tendo um de seus expoentes o psicólogo Kurt Lewin. A maioria destes trabalhos teve origem no reconhecimento dos problemas ambientais, como a poluição, que começou a ter relevo nas representações coletivas.[1]

    A Psicologia Ambiental busca compreender o comportamento humano nas suas mais diversas situações de interação com o meio[2]. As diferentes manifestações comportamentais são investigadas num contexto de permanência no transito[3], na compreensão da percepção do seu papel no ambiente[4] e, até mesmo em Condições Ambientais Extremas (CAE)[5]

     

    (Wikipedia)


ID
2057875
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em Contribuição do Conselho Federal de Psicologia ao Ministério do Trabalho para integrar o catálogo brasileiro de ocupações (1992), sobre as atribuições profissionais do psicólogo no Brasil, consta que o psicólogo clínico

Alternativas
Comentários
  • participa da elaboração de programas de pesquisa sobre a saúde mental da população, bem como sobre a adequação das estratégias diagnósticas e terapêuticas à realidade psicossocial da clientela.

  • Percebam que a questão possui uma pegadinha,  no enunciado ela fala em Ministério do Trabalho e na letra B, que está incorreta, ela cita segurança do trabalho, isso induz o candidato ao erro.

     

  • Todas essas funcões são declaradas pelo CFP, mas a questão se refere apenas ao Psicólog Clínico, que dentre todas as alternativas, só tem como função citada a alternativa "C".


ID
2205244
Banca
FMZ - AP
Órgão
CBM-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Cruz (2004) o termo exame psicológico é comumente associado a procedimentos de avaliação psicológica utilizados para fins de

Alternativas
Comentários
  • D) seleção de profissionais nas empresas, concursos públicos e obtenção de carteira de motorista. 


    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
2244751
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação psicológica no contexto de trânsito é mais uma ferramenta para se fornecer elementos capazes de nortear o processo avaliativo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Sobre a avaliação psicológica no contexto do trânsito, identifique a afirmação INCORRETA

Alternativas

ID
2244754
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

I – Quanto à lucidez: ter presente comportamentos de lucidez e ao menos um pouco de atenção e ética em seus diferentes aspectos, tais como: não jogar lixo nas ruas, rodovias, normas que estão definidas pela literatura e pelos manuais de instrumentos padronizados.
II – Quanto à tomada de informação: detecção, discriminação e identificação. Estes aspectos fazem parte e são recursos utilizados quando se responde a um instrumento para avaliar a atenção. Porém, eles também devem ser aferidos por meio da entrevista, criando situações hipotéticas vivenciadas no ambiente do trânsito com a finalidade de identificar a capacidade de perceber e interpretar sinais específicos do ambiente/contexto do trânsito.
III – Quanto à tomada de decisão: inteligência. Capacidade de resolver problemas novos, relacionar idéias, induzir conceitos e compreender implicações, assim como a habilidade adquirida de uma determinada cultura por meio da experiência e aprendizagem.
IV – Quanto ao comportamento: conjunto de reações de um sistema dinâmico em face das interações propiciadas pelo meio. No caso do ambiente do trânsito, por meio da entrevista e situações hipotéticas, deverão ser aferidos comportamentos adequados às situações no trânsito, como tempo de reação, coordenação viso e áudio-motora, assim como a capacidade para perceber quando as ações no trânsito correspondem ou não a comportamentos adequados, sejam eles individuais ou coletivos.
V – Quanto aos traços de personalidade: equilíbrio entre os diversos aspectos de personalidade, em especial os relacionados a controle emocional, ansiedade, impulsividade e agressividade. Os resultados dos itens supracitados devem ser compatíveis com as exigências para condutores remunerados e não remunerados.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, existem basicamente dois tipos de condutores: os que utilizam o veículo automotor para atividade remunerada e os que o usam para atividades não remuneradas. Para ambos, há necessidade de uma sistematização mais objetiva das habilidades psicológicas mínimas desses dois tipos de condutores. Em relação a essas habilidades, avalie as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
2321437
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o trabalho de Rueda e Gurgel (2008), julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) Os participantes da pesquisa que exerciam atividade remunerada como motorista apresentaram uma média de pontos maior no resultado do TEACO-FF, quando comparado aos participantes que não exerciam atividade remunerada como motorista.
( ) O grupo de participantes que estava realizando a avaliação psicológica pericial pela primeira vez (inicial) apresentou uma média de pontos maior no TEACO-FF, seguido pelo grupo de mudança de categoria e finalmente pelas pessoas que estavam renovando a CNH.
( ) No TEACO-FF, os participantes que possuíam o Ensino Superior completo ou incompleto apresentaram uma média de pontos menor que o grupo de participantes que possuía o Ensino Médio completo ou incompleto.
( ) Os participantes que possuíam CNH nas categorias C, D ou E tiveram um desempenho melhor no TEACO-FF do que aqueles que possuíam CNH nas categorias A, B ou AB, o que se justifica pelo fato de dirigirem tipos de veículos que demandam uma maior capacidade de atenção.
Assinale a alternativa que indica corretamente a seqüência de respostas.

Alternativas
Comentários
  • Descrição

    O Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF pode ser utilizado em pessoas que procuram a avaliação psicológica pericial para CNH e para a população geral. Portanto, o teste também pode ser utilizado nas áreas de recrutamento e seleção; avaliação para porte de arma, dentre outras, onde se pretenda avaliar atenção concentrada. Existem padrões de aplicação e pontuação baseada no número de acertos, erros e omissões, assim como normas de desempenho por idade, sexo, escolaridade, por tipo de avaliação ou categoria de CNH, por atividade remunerada ou não, e por região do país.

    Objetivo

    O Teste de Atenção Concentrada (TEACO-FF) avalia a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores num tempo pré-determinado.

    Público-alvo

    Adultos de 18 a 61 anos.

    Aplicação

    Individual ou coletiva. Possui tempo determinado, sendo que todo o processo de explicação e aplicação do teste não ultrapassa 10 minutos. 

    Ficha técnica

    Composição: 
    1 Livro de Instruções (Manual)
    1 Livro de Aplicação TEACO-FF com 25 Folhas
    1 Crivo TEACO-FF
    Categoria: Aptidões Específicas 
     

    https://www.vetoreditora.com.br/produto/1997750/colecao-teaco-ff-teste-de-atencao-concentrada


ID
2321446
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Nota Técnica nº 001/2011 do Conselho Federal de Psicologia estabelece que:

I. Cabe aos autores dos manuais de teste informar o tipo de atenção que será mensurado por um ou outro teste psicológico.

II. É necessário que o psicólogo que escolher um ou outro teste tenha clareza sobre a operacionalização e definição do tipo de atenção no teste psicológico utilizado.

III. É necessário que, ao realizar avaliação psicológica no contexto do trânsito, sejam aferidos os tipos de atenção concentrada, alternada e dividida.

IV. O psicólogo responsável pela avaliação psicológica para motorista tem autonomia para escolher um ou outro teste.

V. O psicólogo pode mensurar apenas um tipo de atenção, e somente quando o Departamento de Trânsito dos Estados ou do Distrito Federal assim o solicitarem.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Atenção

     

    1. Atenção Concentrada: é a habilidade de se concentrar em um estímulo, enquanto excluímos outras coisas à nossa volta, como por exemplo, quando estamos estudando ou dirigindo.

     

    2. Atenção Sustentada: representa a habilidade de manter uma resposta estável durante uma atividade incessante e repetitiva, ou seja, nos permite manter o foco em uma tarefa por um período de tempo contínuo sem ser distraído, como por exemplo, se manter atento durante uma longa reunião.

     

    3. Atenção seletivavocê consegue “selecionar” em que você presta atenção. Ela se refere ao ato consciente de se concentrar e evitar distrações de estímulos tanto externos, como barulhos, quanto internos, como pensamentos desnecessários. Um bom exemplo de atenção seletiva é conseguir se concentrar na voz do professor em uma sala de aula lotada e barulhenta.

     

    4. Atenção alternadaquando muda o foco da atenção ou alterna entre diferentes tarefas que tenham diferentes níveis de exigência de compreensão, está praticando atenção alternada. Um exemplo é ler uma receita e depois a executar.

     

    5. Atenção dividida: É a habilidade de responder simultaneamente a múltiplas tarefas. Quando processamos duas ou mais respostas ou reagimos a duas ou mais demandas diferentes simultaneamente, nós utilizamos nossa atenção dividida. Há diversos exemplos em nosso cotidiano para comprová-la, como verificar e-mail enquanto participa de uma reunião e dirigir ouvindo música ou conversando, e assim por diante. Na verdade, o que fazemos é alternar rapidamente entre as tarefas, dando a impressão de executá-las de forma simultânea.

     

    https://oexcluido.wordpress.com/2011/03/21/sobreatencaodividida-2/

     


ID
2321449
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No artigo 'Novos caminhos para a psicologia do trânsito', publicado por Rozestraten na Revista Psicologia: Ciência e Profissão, em 2000, o autor fornece informações a respeito do 37° Congresso de Psicologia de Trânsito na Alemanha, ocorrido em 1998. Naquela época, Rozestraten destacou que muitos dos assuntos tratados poderiam servir como estímulo para pesquisas ou congressos no Brasil. Dentre os aspectos tratados, estão:
I. Percepção de risco de direção por parte dos consumidores de drogas.
II. Atitudes de crianças e jovens em relação ao transporte coletivo público.
III. Qualidade dos testes utilizados para avaliação da personalidade.
IV. Necessidade de realizar avaliação psicológica também na renovação da licença de dirigir.
V. Aconselhamento psicológico no trânsito.
Estão corretos:

Alternativas

ID
2321452
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base na Resolução no 016/2002 do Conselho Federal de Psicologia, que dispõe acerca do trabalho do psicólogo na avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e condutores de veículo automotores, julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) O CFP considera importante que todos os exames de avaliação psicológica sejam distribuídos imparcialmente, através de distribuição equitativa, aleatória e impessoal entre as entidades credenciadas.
( ) Os psicólogos responsáveis pela avaliação psicológica de candidatos à CNH não podem exceder o número de dez atendimentos diários.
( ) A avaliação psicológica de candidatos à CNH não pode ser realizada em centros de formação de condutores.
( ) Os psicólogos responsáveis pela avaliação psicológica de candidatos à CNH não podem estabelecer qualquer vínculo com os centros de formação de condutores, seja como pessoa física ou jurídica.
( ) A avaliação psicológica de candidatos à CNH deve ser realizada por psicólogo com, no mínimo, dois anos de formado, registro atualizado no seu Conselho Regional de Psicologia, e comprovada experiência na realização de avaliação psicológica.
Assinale a alternativa que indica corretamente a seqüência de respostas.

Alternativas

ID
2321455
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No artigo 'Memória e inteligência em avaliação psicológica pericial', publicado por Rueda (2006), foi verificado um coeficiente de correlação igual a 0,36 entre o Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M) e o Teste Conciso de Raciocínio (TCR). Considerando o texto de Nunes e Primi (2010), publicado no livro 'Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão', pode-se afirmar que o coeficiente encontrado pode ser classificado como:

Alternativas

ID
2321458
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No trabalho 'Psicologia do trânsito ou avaliação psicológica no trânsito: faz-se distinção no Brasil?', são afirmações de Rueda (2011):
I. ...devemos fazer um parêntese para deixar claro que foi na década de 1980 que as dúvidas sobre o papel do psicólogo do trânsito, ou do psicólogo que realiza avaliação psicológica no trânsito, ou ainda do "psicólogo psicotecnista", começaram a surgir não apenas entre os colegas de profissão...
II. ...o importante mesmo foi saber que uma categoria que consegue se organizar para derrubar um veto presidencial, com certeza, consegue se organizar também para melhorar e argumentar contra todos aqueles que criticam a prática profissional...
III. ...nosso diferencial está na interpretação que damos para o resultado do teste e na junção de todas as informações provenientes dos diferentes instrumentos e procedimentos que o psicólogo tem para realizar uma avaliação psicológica...
IV. ...nestes 60 anos de prática profissional: podemos concluir que existe a Psicologia do trânsito, ou o que realmente existe é a avaliação psicológica no trânsito? Ou talvez ambas? Ou até nenhuma? Podemos talvez pensar que o que existe é uma mera aplicação de testes psicológicos? Se for isso de fato, é feito por todos os psicólogos? Ou há muitos que realizam um trabalho correto?....
V. ...O fato é que o SATEPSI existe porque, por ora, os profissionais precisam desse norteador. A questão é: por que não nortear também o trabalho do psicólogo do trânsito ou da avaliação psicológica no trânsito? Por que deixar que órgãos como DETRANs ou CONTRAN determinem como deve ser o trabalho do profissional psicólogo? Por que, em vez de nós, acadêmicos, continuarmos apontando problemas e críticas para a área, não começamos a nos apropriar do que o psicólogo da área está precisando e começar também a apresentar soluções?
Estão corretas:

Alternativas

ID
2321461
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Resolução nº 007/2009 do Conselho Federal de Psicologia institui normas e procedimentos para a avaliação psicológica no contexto Trânsito. Considerando-a, indique a alternativa correta.

Alternativas

ID
2321470
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Resolução nº 007/2009 do Conselho Federal de Psicologia, que institui normas e procedimentos para a avaliação psicológica no contexto do trânsito, dispõe sobre os seguintes itens:
I. Credenciamento de psicólogos com registro profissional em dia.
II. Conceito de avaliação psicológica.
III. Das evidências de validade e estudos de precisão.
IV. Condições da aplicação dos testes psicológicos.
V. Do resultado da avaliação psicológica.
VI. Da normatização dos testes de personalidade.
VII. Dos diferentes tipos de documentos produzidos pelo psicólogo na avaliação psicológica no contexto do trânsito.
VIII. Habilidades mínimas de candidato à CNH e dos condutores de veículos automotores.
IX. Instrumentos de avaliação psicológica.
X. Políticas públicas relacionadas à Psicologia do Trânsito.
XI. Mensuração e avaliação.
XII. Das disposições do CONTRAN.
Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • a resposta desta questão está inserida no artigo 1 que dispõe os seguintes itens:

    “I – Conceito de avaliação psicológica

    II – Habilidades mínimas do candidato à CNH e dos condutores de veículos automotores

    III – Instrumentos de avaliação psicológica

    IV – Condições da aplicação dos testes psicológicos; V – Mensuração e avaliação

    VI - Do resultado da avaliação psicológica“


ID
2321473
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho de Sampaio e Nakano (2011) teve como objetivo realizar um levantamento de publicações periódicas sobre avaliação psicológica no trânsito em duas bases de dados e em quatro edições de um congresso de avaliação psicológica. Dentre os resultados verificados, temos:
I. Os instrumentos mais utilizados nos artigos de periódicos foram o PMK e o TCR.
II. Observou-se um aumento de interesse nas publicações sobre avaliação psicológica no trânsito a partir de 2006.
III. O maior número de trabalhos foi desenvolvido por pesquisadores ligados à Universidade São Francisco, representando 50% dos artigos de periódicos.
IV. A maioria das pesquisas utilizou como amostra candidatos a motorista ou motoristas.
V. A região Norte foi a terceira que mais publicações apresentou sobre o tema a partir de 2006. 
Estão corretos:

Alternativas

ID
2321476
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o trabalho de Thielen, Grassi, Soarea, Hartmann, Mazuroski e Baladón (2007), intitulado 'Percepção de risco e velocidade: a lei e os motoristas', assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2321482
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o texto de Rueda e Monteiro (2012) intitulado 'Avaliação da atenção no contexto da Psicologia do Trânsito: análise das publicações na área', assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2321485
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No texto de Anache e Corrêa (2010) intitulado 'As políticas do Conselho Federal de Psicologia para a avaliação psicológica', publicado no livro 'Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão', as autoras discorrem sobre os desafios para o futuro das diferentes áreas da psicologia. Em relação à área da Psicologia do Trânsito, assinale a alternativa correta, considerando o que foi apresentado pelas autoras.

Alternativas

ID
2321488
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o trabalho de Rocha (2005), intitulado 'Inovações tecnológicas aumentam a segurança no trânsito?', assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2321494
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as afirmações de Anache e Corrêa (2010), no texto intitulado 'As políticas do Conselho Federal de Psicologia para a avaliação psicológica', julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) No que se refere à Psicologia no contexto do trânsito, o Conselho Federal de Psicologia entende que a mobilidade humana, por diversos meios e entre eles o automotivo, expressa a relação que os seres humanos estabelecem com o seu ambiente.
( ) A avaliação psicológica poderá dar importantes contribuições à Psicologia do Trânsito. No entanto, isso implica indubitavelmente a urgente revisão do uso da avaliação psicológica para habilitação da carteira de motorista, na medida em que tal procedimento encontra-se apoiado em modelos e instrumentos que se repetem há muitos anos.
( ) A avaliação psicológica no contexto do trânsito deverá seguir um caminho semelhante ao observado na prática clínica nas últimas décadas, ou seja, deverá deixar de ser exclusivamente uma aplicação de testes para tornar-se um campo da psicologia que entenda os fenômenos psicológicos em sua totalidade. Dessa forma, o psicólogo do trânsito poderá, além de fazer sua avaliação nesse contexto, extrapolar o seu conhecimento para a área clínica. Da mesma forma, o psicólogo clínico que apresentar o conhecimento necessário poderá realizar avaliação psicológica no contexto do trânsito.
( ) As relações humanas cada vez mais deterioradas pelo sistema econômico e social que se instalou no Brasil têm contribuído para que a violência e o caos se instalem em diversos setores. Certamente a 'rua', como espaço público, tem sido palco de permanente confronto, de conflito histórico de lutas de classes proveniente do modelo de exploração capitalista. Para pautar a discussão sobre o assunto em referência, torna-se necessário avançar na construção de políticas públicas que garantam a segurança e o direito do cidadão de ir e vir. Trata-se de um fenômeno amplo que não deve ser reduzido à avaliação psicológica.
Assinale a alternativa que indica corretamente a seqüência de respostas.

Alternativas
Comentários
  • ( v) No que se refere à Psicologia no contexto do trânsito, o Conselho Federal de Psicologia entende que a mobilidade humana, por diversos meios e entre eles o automotivo, expressa a relação que os seres humanos estabelecem com o seu ambiente.

    (v ) A avaliação psicológica poderá dar importantes contribuições à Psicologia do Trânsito. No entanto, isso implica indubitavelmente a urgente revisão do uso da avaliação psicológica para habilitação da carteira de motorista, na medida em que tal procedimento encontra-se apoiado em modelos e instrumentos que se repetem há muitos anos.

    (F) A avaliação psicológica no contexto do trânsito deverá seguir um caminho semelhante ao observado na prática clínica nas últimas décadas, ou seja, deverá deixar de ser exclusivamente uma aplicação de testes para tornar-se um campo da psicologia que entenda os fenômenos psicológicos em sua totalidade. Dessa forma, o psicólogo do trânsito poderá, além de fazer sua avaliação nesse contexto, extrapolar o seu conhecimento para a área clínica. Da mesma forma, o psicólogo clínico que apresentar o conhecimento necessário poderá realizar avaliação psicológica no contexto do trânsito.errado

    ( ) As relações humanas cada vez mais deterioradas pelo sistema econômico e social que se instalou no Brasil têm contribuído para que a violência e o caos se instalem em diversos setores. Certamente a 'rua', como espaço público, tem sido palco de permanente confronto, de conflito histórico de lutas de classes proveniente do modelo de exploração capitalista. Para pautar a discussão sobre o assunto em referência, torna-se necessário avançar na construção de políticas públicas que garantam a segurança e o direito do cidadão de ir e vir. Trata-se de um fenômeno amplo que não deve ser reduzido à avaliação psicológica.


ID
2321509
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Marín e Queiroz (2000), os estudos sobre acidentes de trânsito (AT) no Brasil são escassos, as ações de prevenção e controle estão apenas começando. Pouco se conhece a respeito do comportamento do motorista e do pedestre, das condições de segurança das vias e veículos, da engenharia de tráfego, dos custos humanos e ambientais do uso de veículos motorizados e das conseqüências traumáticas resultantes dos AT. Sobre os aspectos gerais dessa situação, considere as seguintes afirmações:
I. Com uma frota de veículos cada vez maior, circulando no mundo inteiro, além do crescimento dos AT, observa-se também um aumento significativo na poluição do ar, no índice de ruídos e na transformação degradante da paisagem urbana.
II. Os traumas oriundos de AT trazem prejuízos de ordem apenas individual (financeiros e de locomoção).
III. Os países em desenvolvimento, como o Brasil, apesar das preocupações com os problemas gerados pelos acidentes de trânsito, não conseguem implantar políticas ou programas eficazes destinados à diminuição da mortalidade ou dos custos dos problemas decorrentes dos AT.
IV. Do ponto de vista individual, os aspectos dos AT não se associam com variáveis como personalidade, exposição a risco, aspectos de agressividade e hostilidade. Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
2321515
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A resolução CFP no 016/2002 dispõe acerca do trabalho do psicólogo na avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e Condutores de veículos automotores. Das sentenças a seguir, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2321518
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A nota técnica CFP no 001/2011 faz menção à propriedade do construto Atenção, objeto de procedimentos de avaliação psicológica no trânsito. Considere as afirmações a seguir e assinale a incorreta.

Alternativas

ID
2321521
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme Nascimento e Cols.(2011) "A associação entre álcool e direção tem se tornado foco de discussão em diferentes níveis da estrutura social contemporânea, seja no âmbito da saúde coletiva, seja no da epidemiologia, educação, fiscalização, legislação". Sobre os aspectos relativos à associação entre álcool e direção, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quais seriam esses prejuízos na esfera socioeconômica na relação álcool e direção?

  • Camila, seriam a obrigação de reparar na esfera civil, além da esfera criminal, os danos causados por dirigir sob efeito do álcool. Por exemplo: pagar tratamento dos feridos, pagar os danos à via e bens de terceiros.


ID
2321524
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Ponce e Leyton (2008), dirigir é uma tarefa complexa na qual o condutor recebe informação continuamente, analisa-a e reage a respeito dela. Substâncias que têm uma influência em funções cerebrais ou em processos mentais envolvidos na condução certamente irão afetar seu desempenho. Considere as seguintes afirmações:

I. A cannabis, também conhecida por maconha, é uma droga ilícita que, quando utilizada por motoristas, influencia percepções, cognitiva e funções afetivas. performance psicomotora, cognitiva e funções afetivas.

II. O indivíduo sob efeito de cocaína está mais propenso a assumir comportamentos de risco, o que pode levar a um envolvimento maior em acidentes de trânsito, podendo ser pela perda de concentração e/ou atenção.

III. O uso de derivados anfetamínicos (como o ecstasy) pode aumentar perigosamente a autoconfiança do condutor, com aumento no envolvimento em situações de risco; o motorista poder tornar-se agressivo no início e apático quando os efeitos agudos passam.

IV. Drogas lícitas e medicinais (como os tranquilizantes e antidepressivos) possuem também expressiva participação na ocorrência de acidentes, não raro com vítimas fatais.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
2321536
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Presa (2010) o estado emocional do motorista é um importante aspecto da direção segura. A emoção raivosa é uma das causas dos acidentes, pois prejudica a percepção, a tomada de decisão e a psicomotricidade. Considere as seguintes afirmações:
I. A mobilidade humana não se relaciona com planejamento urbano, educação, cidadania e segurança no trânsito.
II. As altas taxas de acidentalidade do trânsito não representam problemas para a saúde pública brasileira.
III. A popularização do automóvel, associada à precariedade do transporte coletivo, em grandes cidades brasileiras tem causado excesso de veículos que superlotam vias de tráfego, causando engarrafamentos crônicos em muitos lugares.
IV. O congestionamento e o trânsito lento provocam estresse no motorista, como também o comportamento provocativo de outros motoristas ou pedestres, como uso abusivo de buzina, faróis em luz alta, xingamentos, palavrões e ofensas morais.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
2321539
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No livro sobre Psicologia do Trânsito no Brasil, Rozestraten (1988) enuncia que o trânsito é constituído por três fatores: (1) a via, (2) o veículo e (3) o homem. Assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     


ID
2321542
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Silva e Günther (2009) abordam aspectos históricos da psicologia do trânsito no Brasil: o desenvolvimento dos primeiros estudos psicotécnicos com motoristas para a promoção da segurança no trânsito e a importância dos Departamentos de Trânsito (DETRANs) na institucionalização e expansão da psicologia brasileira. Sobre a história da psicologia do trânsito no Brasil, considere as seguintes afirmações:

I. A avaliação das condições psíquicas dos motoristas ocorreu com forte influência estrangeira, destacando-se os trabalhos desenvolvidos por Mira y López na Espanha.

II. A psicologia aplicada ao trânsito, desde os seus primórdios, centrou-se em aspectos da mobilidade e do planejamento urbano.

III. O ISOP foi fundado em 1947 por Emílio Mira y López, criador do Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), amplamente usado e recomendado nas avaliações psicológicas ainda hoje.

IV. O I Fórum Nacional de Psicologia do Trânsito, realizado em 1999, foi considerado um marco importante na elaboração de diretrizes para as normatizações do Conselho Federal políticas e Conselhos Regionais de Psicologia na área de trânsito, levando em conta o potencial da área em planejamento urbano e educação.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
2321545
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diferentes desafios demandam atenção e pesquisa científica de instituições internacionais e nacionais, de governos e de sociedades civis organizadas. Tais desafios são os efeitos negativos do transporte motorizado, do aumento da frota de veículos, da ausência de vias adequadas, entre outros aspectos que influenciam na qualidade de vida urbana, gerando alterações ambientais e sociais, intensificando a poluição atmosférica e a poluição sonora. Assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2700163
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Rozestraten, o acidente pode ser visto como um ponto de partida para o estudo da Psicologia do Trânsito. A partir desta referência, analise as afirmativas abaixo, depois assinale a alternativa correta.


I) Considerando o comportamento humano como o principal responsável pelos acidentes, devem-se estudar os processos que podem levar a uma disfunção no sistema homem-veículo-via.

II) Estudos estatísticos dos acidentes e suas causas ou circunstâncias imediatas pouco contribuem para dimensionar a realidade do problema. Se a meta principal é evitar o acidente, cabe estudar os acidentes e também os acidentados.

III) O estudo dos acidentes pode ocorrer em vários níveis, como, por exemplo através de observação in loco ou pelas informações fornecidas pelos Boletins de Ocorrência.


IV) Várias classificações de acidentes e acidentados caracterizam mais as consequências do acidente do que suas causas e circunstâncias.

Alternativas

ID
2700172
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A Política Nacional de Trânsito – PNT (...) é marcada pela preocupação com o fato de que, ao longo de muitos anos, o trânsito foi tratado como uma questão policial e de comportamento individual dos usuários, carecendo de um tratamento no campo da engenharia, da administração do comportamento e da participação social. Em seu conjunto, a PNT busca reverter essa tendência e preconiza que um trânsito calmo e previsível estabelece um ambiente de civilidade e de respeito às leis, mostrando a internalização da norma básica da convivência democrática: todos são iguais perante a lei e, em contrapartida, obedecê-la é dever de todos.” (Anexo da Resolução 314/2009 do Contran).


A fim de promover um trânsito cidadão, seguro e participativo, as campanhas educativas de trânsito devem ser cuidadosamente planejadas, observando-se os seguintes aspectos:

Alternativas

ID
2700175
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta condições adversas ambientais capazes de provocar um acidente.

Alternativas
Comentários
  • condições ambientais adversas - uso de substancias


ID
2700178
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o modelo americano apresentado por Rozestraten, conhecido como tripé do trânsito organizado 3E (Engineering, Education, Enforcement) ou Engenharia, Educação e Policiamento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2700181
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2700184
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A respeito do comportamento humano no trânsito, as pesquisas referenciam um amplo conjunto de fatores psicofísicos que influenciam direta ou indiretamente as habilidades ou o complexo processo decisório do condutor, às vezes com claros efeitos inibidores sobre a prudência e que podem levar a uma manobra de risco ou a um acidente” (Montoro et al apud Hoffmann e Gonzales, 2011). Sobre as falhas humanas que podem influenciar a ocorrência de acidentes, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2700196
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências, assinale a alternativa que completa os conceitos abaixo, respectivamente.


“______________” é o acidente que envolve veículo destinado ao transporte de pessoas ou mercadorias de um lugar para o outro, ao passo que “_____________” é o acidente com veículos ocorrido na via pública.

Alternativas

ID
2700202
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dadas as afirmações abaixo, assinale a alternativa correta, de acordo com Marin e Queiroz.


I) A questão cultural na transformação de valores referentes ao trânsito é da maior importância em qualquer campanha de prevenção de acidentes de trânsito.

II) É imprescindível a implementação de um programa consistente de educação no trânsito, o que implica uma nova noção de cidadania.

III) Em um nível abrangente, a solução do problema do trânsito requer implementação de políticas públicas que enfatizem o aspecto social, com destaque para o transporte individual.

IV) O aumento da frota de veículos é um fenômeno mundial, mas, em geral, o sistema viário e o planejamento urbano não acompanharam esse crescimento.

Alternativas

ID
2700205
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a entrevista psicológica realizada com candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e condutores de veículos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Faz parte do processo de avaliação psicológica, podendo o avaliador optar por realizá-la após o exame coletivo se for conveniente para o candidato.  ERRADA - UTILIZADA NO INÍCIO DO PROCESSO!



    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • Essa eu não sabia, deve ser algum tipo de normativa da psicologia do trânsito, será?


ID
2700211
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos resultados dos exames a que o candidato deve se submeter para obtenção de permissão e habilitação para dirigir, bem como da relação à possibilidade de revisão da avaliação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 10º. A realização e o resultado do exame de aptidão física e mental e da avaliação psicológica são, respectivamente, de exclusiva responsabilidade do médico perito examinador de trânsito e do psicólogo perito examinador de trânsito. (Alt. A- Errada)

    Art. 11º. Independente do resultado do exame de aptidão física e mental e da avaliação psicológica, o candidato poderá requerer, no prazo de trinta dias, contados do seu conhecimento, a instauração de Junta Médica e/ou Psicológica ao órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, para reavaliação do resultado. (Alt. B- Errada; Alt. C- Certa)

    Art. 12º. Mantido o resultado de inaptidão permanente pela Junta Médica ou Psicológica caberá, no prazo de trinta dias, contados a partir do conhecimento do resultado da revisão, recurso ao Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN ou ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal - CONTRANDIFE (Alt. D- Errada; Alt. E- Errada)

    Gabarito C

    Resolução n.º 425/2012 do Conselho Nacional de Trânsito

    https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=247963


ID
2700217
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Política Nacional de Trânsito é um marco referencial para planejamento, organização, normalização, execução e controle das ações de trânsito em todo o território nacional. Assinale a alternativa que não apresenta um dos objetivos da Política Nacional de Trânsito.

Alternativas
Comentários
  • GAB. d

     

  • Art. 6º São objetivos básicos do Sistema Nacional de Trânsito:

    I – estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, e fiscalizar seu cumprimento;

    II – fixar, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito;

    III – estabelecer a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades, a fim de facilitar o processo decisório e a integração do Sistema.


ID
2700223
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dadas as afirmativas abaixo, assinale a resposta correta, Segundo Thielen, Grassi e Soares.


I) A legislação é um produto social que pretende regular não só as condutas sociais, como também as relações sociais.

II) A percepção da norma vai orientar as decisões acerca do comportamento dos integrantes do trânsito de forma a aproximar-se ou afastar-se daquilo que seria desejável para a segurança de todos os integrantes.

III) O controle externo no trânsito não é visto como exercício de cidadania, do direito à locomoção segura de todos no espaço público, mas como invasão de privacidade ou como mecanismo de arrecadação.

IV) A análise dos textos das leis (federal e estadual) sobre excesso de velocidade assinala a existência de ambivalências que incidem sobre os motoristas e podem reforçar percepções inadequadas de que “correr moderadamente” não oferece risco.

V) A psicologia do trânsito tem uma contribuição importante no esclarecimento dos danos que informações ambivalentes produzem nas pessoas.

Alternativas

ID
2700229
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I) As inovações tecnológicas são capazes de, por si só, aumentarem a segurança no trânsito.

II) A Teoria da Homeostase do Risco dispensa especial atenção ao nível aceito de risco, de forma que, para reduzir acidentes, é necessário reduzir a vontade das pessoas de arriscar suas vidas.

III) Fazer com que as pessoas diminuam o seu nível de risco é uma tarefa difícil porque os facilitadores tecnológicos fazem com que os motoristas esqueçam os perigos.

IV) A melhora na sinalização, nas estradas e na infraestrutura colaborará para a diminuição das estatísticas de trânsito quando os condutores não subestimarem os riscos.

Alternativas

ID
2700235
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 007/2009, que institui normas e procedimentos para a avaliação psicológica no contexto do trânsito, analise as afirmativas abaixo, depois assinale a alternativa correta, considerando V para verdadeiro e F para falso.


( ) A forma de aplicação faz parte da normatização de um teste. Por conseguinte, a validade do teste passa, necessariamente, por uma adequada aplicação.

( ) As condições de ventilação devem ser adequadas à situação de teste, considerando-se as peculiaridades regionais do país.

( ) É dever do psicólogo apresentar domínio das normas de aplicação, de modo que sejam evitadas posturas rígidas ou estereotipadas.

( ) Deverá o psicólogo aplicar os testes de forma descontraída e cordial, inspirando tranquilidade, evitando acentuar a ansiedade situacional, típica do processo de avaliação.

( ) Pessoas com deficiência não impeditivas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação devem ser avaliadas por uma Junta Especial.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 007/2009, que institui normas e procedimentos para a avaliação psicológica no contexto do trânsito, analise as afirmativas abaixo, depois assinale a alternativa correta, considerando V para verdadeiro e F para falso.

     

    (V) A forma de aplicação faz parte da normatização de um teste. Por conseguinte, a validade do teste passa, necessariamente, por uma adequada aplicação.

    (V) As condições de ventilação devem ser adequadas à situação de teste, considerando-se as peculiaridades regionais do país.

    (V) É dever do psicólogo apresentar domínio das normas de aplicação, de modo que sejam evitadas posturas rígidas ou estereotipadas.

    (F) Deverá o psicólogo aplicar os testes de forma descontraída e cordial, inspirando tranquilidade, evitando acentuar a ansiedade situacional, típica do processo de avaliação.

    (F) Pessoas com deficiência não impeditivas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação devem ser avaliadas por uma Junta Especial. 

  • Tenho ressalvas quanto à primeira afirmativa, pois a uniformidade da forma aplicação dos testes é a padronização e não a normatização. Contudo, não haveria resposta caso essa assertiva fosse considerada incorreta. Logo, entendi que a banca estava considerando normatização e padronização como sinônimos. Mas é importante ressaltar que não são.

     

    Eis alguns conceitos importantes:

     

    Padronização é a uniformidade da aplicação dos testes;

    Normatização é a uniformidade na interpretação dos escores dos testes;

    Validade é a capacidade do teste medir/mensurar aquilo que ele propõe;

    Fidedignidade/precisão é a consistência dos dados (escores) obtidos pelas mesmas pessoas quando são examinadas com o mesmo teste só que com examinadores diferentes e em condições diferentes;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: D

  • Maria Augusta Nascimento

    Urbina (2007) e Annastasi (1997) entendem que padronização contém o conceito de normatização. É importante lembrar disso, visto que as bancas podem tratar os conceitos de forma separadas tanto quanto de acordo com as autoras que citei.


ID
2700247
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Rozestraten, para sanar os problemas do trânsito, é necessário trabalhar em equipe, respeitando o conhecimento especifico de cada um, completando-se, para alcançar soluções mais adequadas. Assinale a alternativa que não consta na lista proposta pelo autor entre as tarefas possíveis para o psicólogo do trânsito.

Alternativas

ID
2700250
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os acidentes e as violências no Brasil configuram um problema de saúde pública de grande magnitude que tem provocado forte impacto na morbidade e na mortalidade da população. A fim de orientar a atuação do setor de saúde nesse contexto, a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências estabelece diretrizes. Assinale a alternativa que não faz parte das diretrizes da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências.

Alternativas
Comentários
  • Diretrizes da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências:

    •promoção da adoção de comportamentos e de ambientes seguros e saudáveis;

    •monitorização da ocorrência de acidentes e de violências;

    •sistematização, ampliação e consolidação do atendimento pré-hospitalar;

    •assistência interdisciplinar e intersetorial às vitimas de aci-dentes e de violências;

    •estruturação e consolidação do atendimento voltado à recu-peração e à reabilitação;

    •capacitação de recursos humanos;

    •apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acidentes.pdf


ID
2700253
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo pesquisa de Ponce e Layton, o consumo de substâncias que influenciam em funções cerebrais ou em processos mentais envolvidos na condução de veículos afeta o desempenho do condutor. Com relação ao uso de drogas ilícitas pelos condutores, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2700262
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a avaliação psicológica a que o candidato à habilitação deve se submeter, segundo as disposições da Resolução n.º 425/2012 do Conselho Nacional de Trânsito, analise as assertivas abaixo, depois assinale a alternativa correta.


I) O candidato é considerado inapto temporário quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém passível de adequação.

II) Quando apresentar distúrbios ou comprometimentos psicológicos que estejam temporariamente sob controle, o candidato será considerado inapto temporário, com diminuição de prazo de validade da avaliação.

III) O resultado inapto temporário consignará o prazo de inaptidão, findo o qual deverá o candidato ser submetido a uma nova avaliação psicológica.

IV) O resultado inapto temporário terá prazo de 60 (sessenta) dias, findo o qual deverá o candidato ser submetido a uma nova avaliação psicológica.

V) O resultado da avaliação psicológica deverá ser disponibilizado pelo psicólogo no prazo de cinco dias úteis.

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º. No exame de aptidão física e mental o candidato será considerado pelo médico perito examinador de trânsito como:

    III - inapto temporário - quando o motivo da reprovação para a condução de veículo automotor na categoria pretendida for passível de tratamento ou correção; (Assertiva I correta)

    Art. 9º. Na avaliação psicológica o candidato será considerado pelo psicólogo perito examinador de trânsito como:

    § 1º O resultado inapto temporário constará na planilha RENACH e consignará prazo de inaptidão, findo o qual, deverá o candidato ser submetido a uma nova avaliação psicológica. [Assertiva III correta; Assertiva IV incorreta (sem prazo específico de 60 dias)]

    § 2º Quando apresentar distúrbios ou comprometimentos psicológicos que estejam temporariamente sob controle, o candidato será considerado apto, com diminuição do prazo de validade da avaliação, que constará na planilha RENACH. (Assertiva II incorreta)

    § 3º O resultado da avaliação psicológica deverá ser disponibilizado pelo psicólogo no prazo de dois dias úteis. (Assertiva V incorreta)

    Gabarito E

    Resolução n.º 425/2012 do Conselho Nacional de Trânsito

    https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=247963


ID
2700265
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às capacidades que o candidato deve apresentar na avaliação psicológica, conforme regulamentado pelo Contran (Res. n.º 425/2012), analise os itens a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso.


( ) Conhecimento cognitivo é a capacidade de aprender, memorizar e respeitar as leis e regras de circulação e de segurança no trânsito.

( ) Detecção é a capacidade de perceber e interpretar dois ou mais estímulos semelhantes.

( ) Discriminação é a capacidade de perceber e identificar sinais e situações específicas de trânsito.

( ) Identificação é a capacidade de perceber e interpretar dois ou mais estímulos semelhantes.

( ) Ausência de traços psicopatológicos não controlados que podem gerar, com grande probabilidade, comportamentos prejudiciais à segurança de trânsito para si e ou para os outros.

( ) Tomada de decisão é a capacidade para escolher, dentre as várias possibilidades que são oferecidas no ambiente de trânsito, o comportamento seguro para a situação que se apresenta.


Está correta a alternativa.

Alternativas
Comentários
  • O candidato deverá ser capaz de apresentar:

    1. Tomada de informação

    1. 1. Atenção: manutenção da visão consciente dos estímulos ou situações.

    1.1.1. atenção difusa ou vigilância: esforço voluntário para varrer o campo visual na sua frente à procura de algum indício de perigo ou de orientação;

    1.1.2. atenção concentrada seletiva: fixação da atenção sobre determinados pontos de importância para a direção, identificando-os dentro do campo geral do meio ambiente;

    1.1.3. atenção distribuída: capacidade de atenção a vários estímulos ao mesmo tempo.

    1.2. Detecção: capacidade de perceber e interpretar os estímulos fracos de intensidade ou após ofuscamento.

    1.3. Discriminação: capacidade de perceber e interpretar dois ou mais estímulos semelhantes.

    1.4. Identificação: capacidade de perceber e identificar sinais e situações específicas de trânsito.

    2. Processamento de informação

    2.1. Orientação espacial e avaliação de distância: capacidade de situar-se no tempo, no espaço ou situação reconhecendo e avaliando os diferentes espaços e velocidades.

    2.2. Conhecimento cognitivo: capacidade de aprender, memorizar e respeitar as leis e as regras de circulação e de segurança no trânsito.

    2.3. Identificação significativa: identificar sinais e situações de trânsito.

    2.4. Inteligência: capacidade de verificar, prever, analisar e resolver problemas de forma segura nas diversas situações da circulação.

    2.5. Memória: capacidade de registrar, reter, evocar e reconhecer estímulos de curta duração (memória em curto prazo); experiências passadas e conhecimentos das leis e regras de circulação e de segurança (memória em longo prazo) e a combinação de ambas na memória operacional do momento.

    2.6. Julgamento ou juízo crítico: escala de valores para perceber, avaliar a realidade, chegando a julgamentos que levem a comportamentos de segurança individual e coletiva no trânsito.

    3. Tomada de decisão

    3.1. Capacidade para escolher dentre as várias possibilidades que são oferecidas no ambiente de trânsito, o comportamento seguro para a situação que se apresenta.

    4. Comportamento

    4.1. Comportamentos adequados às situações que deverão incluir tempo de reação simples e complexo, coordenação viso e audio-motora, coordenação em quadros motores complexos, aprendizagem e memória motora.

    4.2. Capacidade para perceber quando suas ações no trânsito correspondem ou não ao que pretendia fazer.

    5. Traços de Personalidade

    5.1. Equilíbrio entre os diversos aspectos emocionais da personalidade.

    5.2. Socialização: valores, crenças, opiniões, atitudes, hábitos e afetos que considerem o ambiente de trânsito como espaço público de convívio social que requer cooperação e solidariedade com os diferentes protagonistas da circulação.

    5.3. Ausência de traços psicopatológicos não controlados que podem gerar, com grande probabilidade, comportamentos prejudiciais à segurança de trânsito para si e ou para os outros.  

  • 1 - Verdadeiro. (relacionado ao processamento de informação no contexto do trânsito)

    2 - Falso. Essa descrição refere-se a Discriminação, a Detecção é a capacidade de perceber e interpretar os estímulos fracos de intensidade ou após ofuscamento.

    3 - Falso. Essa descrição refere-se a Identificação, a Discriminação é a capacidade de perceber e interpretar dois ou mais estímulos semelhantes

    4 - Falso. Essa descrição refere-se a Discriminação, a Identificação é a capacidade de perceber e identificar sinais e situações específicas de trânsito.

    5 - Verdadeiro

    6 - Verdadeiro


ID
2700268
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise os itens abaixo, conforme previsto na Resolução n.º 16/2002 do Conselho Federal de Psicologia.


( ) A avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e condutores de veículos automotores poderá ser realizada em centros de formação de condutores ou em outro local privado, desde que haja local exclusivo para esse tipo de procedimento, dada sua natureza pericial.

( ) Aos psicólogos peritos responsáveis pela avaliação psicológica fica vedado estabelecer qualquer vínculo com os Centros de Formação de Condutores (CFC) como pessoa física, podendo, contudo, manter vínculo como pessoa jurídica.

( ) Aos psicólogos peritos responsáveis pela avaliação psicológica fica vedado estabelecer qualquer vínculo com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), seja como pessoa física, seja como jurídica.


Assinale a alternativa correta, em que V é verdadeiro e F é falso:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º - A Avaliação Psicológica de Candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e condutores de veículos automotores não poderá ser realizada em centros de formação de condutores ou em qualquer outro local, público ou privado, cujos agentes tenham interesse no resultado dos exames psicológicos, dada sua natureza pericial.

    Art. 2º - Os locais para a realização das avaliações psicológicas para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e condutores de veículos automotores devem ser exclusivos para esse tipo de procedimento.

    § Parágrafo único – Nos locais referidos no “caput” deste artigo poderão ser realizados também exames de sanidade física e mental com a finalidade de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação e condutores de veículos automotores.

    Art. 3º - Aos psicólogos peritos responsáveis pela avaliação psicológica fica vedado estabelecer qualquer vínculo com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), seja como pessoa física, seja como jurídica.


ID
2700271
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a educação como promotora de comportamento socialmente significativo, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2700274
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos fatores associados a acidentes de trânsito.

Alternativas
Comentários
  • a) A sonolência está associada a acidentes de trânsito

    b) O estresse pode ser considerado positivo em sua fase inicial, o que impulsiona a ação e mantém o indivíduo em alerta.

    c) CORRETA

    d) O uso de drogas sedativas...está diretamente associado ao prejuízo na capacidade de conduzir veículos.

    e)A apnéia reduz a qualidade do sono, causando sonolência e, por isso, é um fator de risco para a condução de veículos.


ID
3642490
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As sequelas decorrentes das lesões devidas a acidentes e a violência no trânsito, quando não levam o paciente diretamente à morte, podem demandar uma internação, às vezes longa, com gastos elevados. Sobre os diferentes aspectos associados aos agravos do trânsito, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3893029
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos fundamentos do processo de promoção da saúde na Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência, julgue os itens subsequentes.


I Buscam enfatizar a intersetorialidade das medidas e o fortalecimento da ação comunitária.

II Buscam enfatizar a intersetorialidade das medidas e a redução dos indicadores de violência e custos sociais.

III Buscam enfatizar a intersetorialidade das medidas e a municipalização da saúde.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3893032
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma investigação nacional realizada em 2006 pelo CFP e publicada como pesquisa exploratória sobre o processo de avaliação psicológica para a obtenção da CNH, foram elencados alguns aspectos de reserva sobre o processo de avaliação psicológica. São eles:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

  • GAB C

    CONCURSO BEM ESPECÍFICO

    VÁ E VENÇA


ID
3893035
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na análise das investigações científicas da psicologia no trânsito, Sampaio & Nakano (2011) concluem que

Alternativas

ID
3893038
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das ideias de Hoffmann (2005), jugue os próximos itens.


I A organização coerente entre linguagem científica e pesquisa dos fenômenos psicológicos subjacentes ao comportamento do condutor impede que se obtenha a verdade, em sentido filosófico, de algo. Apesar de ser um objetivo inalcançável, é para ele que o conhecimento humano se orienta.

II Estudos mostram que é preciso considerar mais o enfoque ergonômico na condução de veículos, visando compreender a amplitude e a complexidade da circulação humana.

III A preocupação com a segurança viária deverá, neste século, fomentar uma quantidade considerável de pesquisas inter e multidisciplinares.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3893041
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Resolução n.º 425/2012, o Contran determina que, no processo de avaliação psicológica, sejam empregados os seguintes recursos técnicos:

Alternativas

ID
3893059
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Della Méa & Ilha (2003), julgue os itens que se seguem.


I Consistem em exemplos das dificuldades enfrentadas pelos psicólogos no exercício da avaliação psicológica no trânsito os baixos honorários, a precária escolaridade dos candidatos, a alta frequência de demanda, a ausência de um perfil de avaliação e a falta de instrumentos psicológicos de personalidade.

II Consistem em exemplos das dificuldades enfrentadas pelos psicólogos no exercício da avaliação psicológica no trânsito as péssimas condições de trabalho, o aumento da demanda de candidatos, a baixa escolaridade dos candidatos, a inexistência de perfil de avaliação e os obstáculos para a realização do processo de avaliação.

III Consistem em exemplos das dificuldades enfrentadas pelos psicólogos no exercício da avaliação psicológica no trânsito a validade da avaliação e prevenção de acidentes, a inexistência de perfil de comparação, a falta de validação dos testes, a finalidade da avaliação e os obstáculos para a realização do processo de avaliação.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3893077
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No CFP, a avaliação dos testes psicológicos é realizada pelo(pela)

Alternativas

ID
3893089
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Lamounier & Rueda (2005), a verificação de evidências quanto à percepção da avaliação psicológica por parte de motoristas constatou que

Alternativas

ID
3893095
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A revisão da avaliação psicológica ocorrerá por meio de instauração de junta psicológica, pelo órgão ou pela entidade executiva de trânsito do estado ou do Distrito Federal, e será constituída por

Alternativas

ID
3893098
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos tipos de atividade atencional, julgue os itens a seguir.


I A avaliação da atenção, conforme a Resolução Contran n.º 425/2012, caracteriza atenção flutuante, concentrada e difusa.

II A avaliação da atenção, conforme a Resolução Contran n.º 425/2012, caracteriza vigilância, atenção concentrada e tenacidade.

III A avaliação da atenção, conforme a Resolução Contran n.º 425/2012, caracteriza atenção difusa, atenção concentrada seletiva e atenção distribuída.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém que possa explicar essa?


ID
3893113
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para avaliar o percurso da psicologia no contexto do trânsito, Silva & Gunther (2009) sugerem

Alternativas

ID
3893116
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao processamento de informação na avaliação psicológica de acordo com a Resolução Contran n.º 425/2012, julgue os seguintes itens.


I Orientação espacial e avaliação de distância dizem respeito à capacidade de situar‐se no tempo, no espaço ou em uma situação, reconhecendo e avaliando diferentes espaços e velocidades.

II O conhecimento ideomotor refere‐se à capacidade de aprender, memorizar e respeitar as leis e as regras de circulação e de segurança no trânsito.

III A identificação visuoespacial consiste em identificar evidências e demais sinais e situações de trânsito.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3893119
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A produção técnica relativa à elaboração qualificada de informes técnicos científicos decorrentes de avaliação psicológica é denominada de

Alternativas

ID
3893122
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Resolução Contran n.º 425/2012 prevê a utilização de técnicas e instrumentos para a avaliação psicológica do candidato. Com base nessa informação, julgue os itens que se seguem.


I Na avaliação, o candidato deverá ser capaz de apresentar, entre outras características, tomada de informação – detecção, que é a capacidade de perceber e interpretar os estímulos fracos de intensidade ou após ofuscamento.

II Na avaliação, o candidato deverá ser capaz de apresentar, entre outras características, processamento de informação – identificação significativa, que consiste em identificar sinais e situações de trânsito.

III Na avaliação, o candidato deverá ser capaz de apresentar, entre outras características, comportamento, isto é, capacidade para perceber quando suas ações no trânsito correspondem ou não ao que pretendia fazer.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    Consultar a página 3 da fonte: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2009/08/resolucao2009_07.pdf, na sessão "DAS HABILIDADES MÍNIMAS DO CANDIDATO À CNH E DO CONDUTOR DE VEÍCULOS AUTOMOTORES."


ID
3956983
Banca
CIEE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Neto, a respeito dos princípios restaurativos, analisar os itens abaixo:


I - A avaliação do ato infracional à vista dos princípios restaurativos refere-o como violação de pessoas e relacionamentos, que criam obrigações em relação à vítima e à comunidade.

II - A Justiça Restaurativa responsabiliza o causador do dano, mas permite a ele compreender a dimensão do ocorrido e comprometer-se com as obrigações geradas a partir de um plano para restaurar o ocorrido, encorajando-o a experimentar transformações, visando à melhoria de suas competências pessoais.

III - As práticas restaurativas geram engajamento das partes, por considerar que o ato imputado é violação de pessoas e de relacionamentos.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas

ID
5290657
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando ser o TDAH um transtorno comum na infância e que se estende para a vida adulta, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra C. O TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento. Os fatores subjacentes como dieta, criação e ambiente podem corroborar com a intensidade dos sintomas, mas não com o "surgimento" do transtorno.


ID
5605423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à psicologia do trânsito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Quais os principais objetivos da avaliação psicológica no contexto do trânsito?

    objetivo da psicologia do trânsito é avaliar a atenção, a inteligência geral, a capacidade de perceber, de prever e decidir, assim como também as habilidades psicomotoras, equilíbrio emocional, sociabilidade, controle de agressividade e a personalidade.

    Temos um conjunto de habilidades avaliadas pela psicologia no trânsito, por isso o item C está incorreto.

    Notem também que o item A está incorreta, já que sabemos que inteligência e personalidade são características avaliadas sim. E mais, podemos utilizar isso para marcar o item C como incorreto.

    GAB. D

  • Atribuições do psicólogo especialista em Psicologia do Trânsito:

    • Procede ao estudo no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados aos problemas de trânsito;
    • Realiza diagnóstico da estrutura dinâmica dos indivíduos e grupos nos aspectos afetivos, cognitivos e comportamentais;
    • Colabora na elaboração e implantação de ações de engenharia e operação de tráfego;
    • Realiza avaliação psicológica em condutores e candidatos à carteira de habilitação;
    • Estuda os efeitos psicológicos do uso de drogas e outras substâncias químicas na situação de trânsito; presta assessoria e consultoria a órgãos públicos e privados nas questões relacionadas ao trânsito e transporte
    • E mais 11 competências que eu não vou listar pq senão esse comentário vai sair gigantesco! :D

    Gabarito: Letra D

    Referência: Resolução CFP nº 13/2007