SóProvas



Questões de Legislação de Psicologia - Outras Normas


ID
917395
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação psicológica para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo é de competência privativa e responsabilidade pessoal do psicólogo, de acordo com o Decreto nº 5.123, de 01 de Julho de 2004, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição. Para atuar nesta área,

Alternativas
Comentários
  • Questão que exige atenção. O gabarito é a letra "b",  tendo em vista, o que diz a Resolução do CFP 018/2008: 

    Art. 5º - Aos psicólogos responsáveis pela avaliação psicológica fica vedado estabelecer qualquer vínculo com os Centros de Formação de Vigilantes, Empresas de Segurança Privada, Escolas de Formação ou outras empresas e instituições que possa gerar conflitos de interesse em relação aos serviços prestados. 

    A parte sublinhada clarifica a restrição específica.


ID
917434
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base nas resoluções do Conselho Federal de Psicologia, qual das alternativas abaixo está em contradição com as normas legais brasileiras?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d) O psicólogo assistente técnico e o psicólogo perito devem utilizar os mesmos instrumentos durante a avaliação psicológica e, consequentemente, diminuir os prejuízos na qualidade da perícia realizada.


ID
1082263
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o transcrito na Lei Federal nº 5.766/71, não constitui infração disciplinar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C.

    ATO ILICITO CIVIL  gera uma obrigação indenizatória pelos danos efetivos e, em alguns casos, pelo que a vítima deixou de lucrar com o dano provocado. DANOS MORAIS, ETC ....

  • Gabarito C
    Art.26, inc IV
    Praticar, no exercício da atividade profissional, ato que a lei defina como crime ou contravenção.
    Bons estudos.

  • De acordo com o art. 26 da Lei nº 5.766/71, todos os itens apresentados na questão são infrações disciplinares, exceto a letra “C”, pois a Banca afirma, nesse item, que constitui infração disciplinar: “Praticar, no exercício da atividade profissional ou fora dela, ato que a lei defina como ilícito civil”. No inciso IV do art. 26, porém, a infração disciplinar é caracterizada se houver a prática, no exercício da atividade profissional, de ato que a lei defina como crime ou contravenção

    Portanto, segundo o transcrito na Lei Federal nº 5.766/71, não constitui infração disciplinar o previsto na letra “C”.


    Resposta: C

  • No art. 26 inciso IV diz que se o profissional praticar, no exercício de sua profissão, ato definido como CRIME OU CONTRAVENÇÃO estará praticando infração disciplinar.

    "Art. 26 - Constituem infrações disciplinares além de outras:
    I - transgredir preceito do Código de Ética Profissional;
    II - exercer a profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu
    exercício aos não inscritos ou impedidos;
    III - solicitar ou receber de cliente qualquer favor em troca de concessões ilícitas;
    IV - praticar, no exercício da atividade profissional, ato que a lei defina como crime ou
    contravenção;

    V - não cumprir, no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos
    Conselhos em matéria da competência destes, depois de regularmente notificado;
    VI - deixar de pagar aos Conselhos, pontualmente, as contribuições a que esteja obrigado."

  • Gabarito: C

    ------------------------

    LEI Nº 5.766

    CAPÍTULO VII

    Da Fiscalizacão Profissional e das Infrações Disciplinares

     

    Art. 26. Constituem infrações disciplinares além de outras:

     

    I - Transgredir preceito do Código de Ética Profissional (a)

    II - Exercer a profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou impedidos (b)

    III - Solicitar ou receber de cliente qualquer favor em troca de concessões ilícitas;

    IV - Praticar, no exercício da atividade profissional, ato que a lei defina como crime ou contravenção (c, gabarito)

    V - Não cumprir no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria da competência dêstes, depois de regularmente notificado (d)

    VI - Deixar de pagar aos Conselhos, pontualmente, as contribuições a que esteja obrigado (e)

  • Art. 26. Constituem infrações disciplinares além de outras:

    I - Transgredir preceito do Código de Ética Profissional;

    II - Exercer a profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou impedidos;

    III - Solicitar ou receber de cliente qualquer favor em troca de concessões ilícitas;

    IV - Praticar, no exercício da atividade profissional, ato que a lei defina como crime ou contravenção;

    V - Não cumprir no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria da competência dêstes, depois de regularmente notificado;

    VI - Deixar de pagar aos Conselhos, pontualmente, as contribuições a que esteja obrigado.


ID
1111384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da avaliação psicológica em concursos públicos, julgue os itens a seguir, de acordo com as disposições do Decreto n.º 6.944/2009.


Em um concurso público, mesmo que não esteja prevista no edital, a avaliação psicológica pode ser utilizada caso as atribuições do cargo requeiram.

Alternativas
Comentários
  • CONTINUAÇÃO - PARTE II

    § 3o Os requisitos psicológicos para o desempenho no cargo deverão ser estabelecidos previamente, por meio de estudo científico das atribuições e responsabilidades dos cargos, descrição detalhada das atividades e tarefas, identificação dos conhecimentos, habilidades e características pessoais necessários para sua execução e identificação de características restritivas ou impeditivas para o cargo. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 4o A avaliação psicológica deverá ser realizada mediante o uso de instrumentos de avaliação psicológica, capazes de aferir, de forma objetiva e padronizada, os requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 5o O edital especificará os requisitos psicológicos que serão aferidos na avaliação. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 1o Todas as avaliações psicológicas serão fundamentadas e os candidatos poderão obter cópia de todo o processado envolvendo sua avaliação, independentemente de requerimento específico e ainda que o candidato tenha sido considerado apto. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 2o Os prazos e a forma de interposição de recurso acerca do resultado da avaliação psicológica serão definidos pelo edital do concurso. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 3o Os profissionais que efetuaram avaliações psicológicas no certame não poderão participar do julgamento de recursos. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 4o É lícito ao candidato apresentar parecer de assistente técnico na fase recursal. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 5o Caso no julgamento de recurso se entenda que a documentação e a fundamentação da avaliação psicológica são insuficientes para se concluir sobre as condições do candidato, a avaliação psicológica será anulada e realizado novo exame. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)


  • DECRETO Nº 6.944, DE 21 DE AGOSTO DE 2009.

    Estabelece medidas organizacionais para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, dispõe sobre normas gerais relativas a concursos públicos, organiza sob a forma de sistema as atividades de organização e inovação institucional do Governo Federal, e dá outras providências.

    MUITA ATENÇÃO: ABAIXO, SEMPRE QUE FALAR EM "EXAME PSICOTECNICO" É A ANTIGA REDAÇÃO, HOJE SE FALA EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

    Art. 14. A realização de exame psicotécnico está condicionada à existência de previsão legal expressa específica e deverá estar prevista no edital. (TRECHO VETADO, DEIXEI PARA VERIFICAREM COMO ERA O ANTIGO CASO CAIA EM PROVA)

    § 1o O exame psicotécnico limitar-se-á à detecção de problemas psicológicos que possam vir a comprometer o exercício das atividades inerentes ao cargo ou emprego disputado no concurso.  (TRECHO VETADO, DEIXEI PARA VERIFICAREM COMO ERA O ANTIGO CASO CAIA EM PROVA)

    § 2o É vedada a realização de exame psicotécnico em concurso público para aferição de perfil profissiográfico, avaliação vocacional ou avaliação de quociente de inteligência. (TRECHO VETADO, DEIXEI PARA VERIFICAREM COMO ERA O ANTIGO CASO CAIA EM PROVA)

    (Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    AGORA AQUI A NOVA REDAÇÃO DO DECRETO § 1o Para os fins deste Decreto, considera-se avaliação psicológica o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo.(Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 2o A avaliação psicológica será realizada após a aplicação das provas escritas, orais e de aptidão física, quando houver. (Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)


  • Realmente!

  • LEI e EDITAL

  • Atualizando para os dias de hoje, resolução CFP 02/2016.

  • Ao meu entender, mesmo com o novo decreto, tem que estar previsto em edital.

  • ERRADO

    Súmula Vinculante n 44 do STF

    Só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público”

    Atualização Legal:

    Decreto Nº 9.739/2019

    Art. 36.  A realização de avaliação psicológica está condicionada à existência de previsão legal específica e estará prevista no edital do concurso público

    Assim, levando-se em conta os dois ditamos legais acima, a Avaliação Psicológica precisa de: Previsão Legal + Previsão no Edital.


ID
1111387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da avaliação psicológica em concursos públicos, julgue os itens a seguir, de acordo com as disposições do Decreto n.º 6.944/2009.


Na avaliação psicológica, empregam-se procedimentos empíricos, com vistas a avaliar o perfil do candidato frente às atribuições do cargo.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    Segundo o Decreto 6.944, de 21 de agosto de 2009, Art. 14, § 1º, “considera-se avaliação psicológica o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo. (Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)”. 


  • Primeiramente cabe uma pequena observação do que vem a ser conhecimento empírico. 

    Conhecimento empírico ou senso comum é o conhecimento baseado em uma experiência vulgar ou imediata, não metódica e que não foi interpretada e organizada de forma racional.


    Já a avaliação psicológica, segundo o Decreto n.º 6.944/2009 deve:


    § 1o Para os fins deste Decreto, considera-se avaliação psicológica o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo.(Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 2o A avaliação psicológica será realizada após a aplicação das provas escritas, orais e de aptidão física, quando houver. (Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 3o Os requisitos psicológicos para o desempenho no cargo deverão ser estabelecidos previamente, por meio de estudo científico das atribuições e responsabilidades dos cargos, descrição detalhada das atividades e tarefas, identificação dos conhecimentos, habilidades e características pessoais necessários para sua execução e identificação de características restritivas ou impeditivas para o cargo. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 4o A avaliação psicológica deverá ser realizada mediante o uso de instrumentos de avaliação psicológica, capazes de aferir, de forma objetiva e padronizada, os requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 5o O edital especificará os requisitos psicológicos que serão aferidos na avaliação. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)


  • Conhecimento empírico é aquele conhecimento que adquirimos no dia-a-dia, com base na tentativa e erro, ou seja, o conhecimento adquirido através da observação, da experiência, do senso comum, dispensando a necessidade de comprovação científica. Empírico tem sentido de experiência cotidiana.

  • Técnicos e científicos!

  • Resposta: Errada

    Decreto 9739/2019 (revogou o decreto 6944/2009)

    Avaliação psicológica

    Art. 36.  A realização de avaliação psicológica está condicionada à existência de previsão legal específica e estará prevista no edital do concurso público.

    § 1º  Para fins do disposto neste Decreto, considera-se avaliação psicológica o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo.


ID
1111390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da avaliação psicológica em concursos públicos, julgue os itens a seguir, de acordo com as disposições do Decreto n.º 6.944/2009.


O resultado da avaliação psicológica do candidato deve ser divulgado, exclusivamente, por meio dos termos apto ou inapto.

Alternativas
Comentários
  • Art. 14-A. O resultado final da avaliação psicológica do candidato será divulgado, exclusivamente, como “apto” ou “inapto”.

  • ESTA RESOLUÇÃO FOI REVOGADA PELA 06/2019

  • Resposta: Certo

    O decreto nº 6944/2009 foi revogado pelo decreto nº 9739/2019 (Estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, estabelece normas sobre concursos públicos e dispõe sobre o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - SIORG.)

    Mas, o assunto da questão também está previsto no novo decreto no seguinte artigo:

    Resultado da avaliação psicológica

    Art. 37.  O resultado final da avaliação psicológica do candidato será divulgado exclusivamente como “apto” ou “inapto”.

    § 1º Todas as avaliações psicológicas serão fundamentadas e os candidatos terão acesso à cópia de todo o processado envolvendo sua avaliação, independentemente de requerimento específico, ainda que o candidato tenha sido considerado apto.


ID
1527184
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que contraria o disposto pelo Decreto nº 79.822.

Alternativas
Comentários
  • Mandato sera de 03 anos, permitida a reeleição por ma unica vez.

  • Está no decreto 79822, no art 5º , paragrafo unico: mandato de 3 anos , permitida a reeleição uma unica vez!

  • A) Art. 2º - O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia constituem, em seu conjunto, uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho.


    B) Art. 3º - O Conselho Federal de Psicologia tem por finalidade orientar, supervisionar e disciplinar o exercício da Profissão de Psicólogo, em todo o território nacional.


    C) Art. 4º - O Conselho Federal é o órgão supremo dos Conselhos Regionais, com jurisdição em todo o território nacional e sede no Distrito Federal.


    D) Art. 5º - O Conselho Federal será constituído de 9 (nove) membros efetivos e 9 (nove) suplentes.


    E) Parágrafo único - o mandato dos membros do Conselho Federal será de 3 (três) anos, permitida a reeleição uma só vez.


  • Gabarito: E

    --------------------

    SEÇÃO II

    Do Conselho Federal

     

    Art. 5º. § único. O mandato dos membros do Conselho Federal será de 3 (três) anos, permitida a reeleição uma só vez.

  • Praticamente nenhum órgão possibilita duas reeleições. Então por dedução lógica respondi e acertei a letra E

  • Lembrando que para as demais resoluções do CFP a sua finalidade é de Orientar, Fiscalizar e Disciplinar. Mas a questão trata do decreto, que por sua vez possui texto diferente.


ID
1527187
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Compete ao Conselho Federal de Psicologia:

I.     Aprovar os Regimentos dos Conselhos Regionais.
II.    Exercer função normativa e baixar atos necessários à execução da legislação reguladora do exercício da profissão.
III.   Definir o limite de competência do exercício profissional, conforme os cursos realizados ou provas de especialização prestadas em escolas ou institutos profissionais reconhecidos.
IV.   Elaborar e aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Todas corretas de acordo com o Art. 6°

  • Não encontrei na lei 5766/71 a alternativa II.

  • Tb não encontrei o item

     II , acho que esse gabarito está com erro. 

  • todas corretas. Baseiem-se no decreto 79.822/77 art 6



ID
1527190
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta de acordo com o Decreto nº 79.888.

Alternativas
Comentários
  • Os conselhos regionais deliberarão com maioria absoluta de seus membros

  • O corpo da questão está errada, pois suas alternativas vêm do Decreto 79.822/77.


  • Decreto 79.822/90

    a) Art. 10 - Os Conselhos Regionais de Psicologia têm por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.


    b) Art. 11 - Os Conselhos Regionais terão sede e foro na capital do Estado, ou de um dos Estados ou Territórios, a critério do Conselho Federal.


    c) Art. 12 - Os Conselhos Regionais serão compostos de membros efetivos e suplentes, em número fixado pelo Conselho Federal.


    d) ERRADA! Art. 14 - Os Conselhos Regionais deliberarão com a presença da maioria absoluta de seus membros.


    e) Art. 13 - Compete aos Conselhos Regionais: VIII - expedir Carteira de Identidade de profissional;

  • Decreto nº 79.822, de 17/06/1977. Regulamenta a lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971, que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências.

    Art. 14º Os Conselhos Regionais deliberarão com a presença da maioria absoluta de seus membros.


ID
1527193
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que contraria o disposto pelo Capítulo IV da Lei nº 5.766, intitulado "Do Exercício da Profissão e das Inscrições".

Alternativas
Comentários
  • Art. 14 - Aceita a inscrição, ser-lhe-á expedida pelo Conselho Regional a Carteira de Identidade Profissional, onde serão feitas anotações relativas à atividade do portador. 
    Art. 15 - A exibição da Carteira referida no artigo anterior poderá ser exigida por qualquer interessado para verificar a habilitação profissional.

  • Gabarito: E

    ------------------------

     

    LEI Nº 5.766, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1971 -  CAPÍTULO IV - Do Exercício da Profissão e das Inscrições

     

    Art. 11. Os registros serão feitos nas categorias de Psicólogo e Psicólogo Especialista (a)

     

    Art. 12. Qualquer pessoa ou entidade poderá representar ao Conselho Regional contra o registro de um candidato (b)

     

    Art. 13. Se o Conselho Regional indeferir o pedido de inscrição o candidato terá direito de recorrer ao Conselho Federal dentro do prazo fixado no Regimento (c)

     

    Art. 14. Aceita a inscrição, ser-lhe-á expedida pelo Conselho Regional a Carteira de Identidade Profissional, onde serão feitas anotações relativas à atividade do portador (d)

     

    Art. 15. A exibição da Carteira referida no artigo anterior poderá ser exigida por qualquer interessado para verificar a habilitação profissional (e, gabarito)

     


ID
1527196
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 5.766, o patrimônio do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais será constituído, exceto por:

Alternativas
Comentários
  • Art. 16 - O Patrimônio do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais será constituído de: 
     I - doações e legados;  II - dotações orçamentárias do Poder Público Federal, Estadual ou Municipal;  III - bens e valores adquiridos;  IV- taxas, anuidades, multas e outras contribuições a serem pagas pelos profissionais. 

  • CRP arrecada 2/3 dos profissionais, O CFP arrecada 1/3 do CRP, então ele também arrecada dos profissionais...

  • Gabarito: E

    ------------------------

    Art. 16. O patrimônio do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais será Constituído de:

     

    I - Doações e legados (a)

    II - Dotações orçamentárias do Poder Público Federal, Estadual e Municipal (b)

    III - Bens e valôres adquiridos (c)

    IV - taxas, anuidades, multas e outras contribuições a serem pagas pelos profissionais (d)

     

    A lei não prevê contribuições dos usuários dos serviços


ID
1527199
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações.

I.     A Assembleia Geral do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região é órgão deliberativo, sendo composta por psicólogos com inscrição principal nesta regional e em pleno gozo de seus direitos.
II.    As deliberações da Assembleia Geral do Conselho Regional de Psicologia da 9 ª Região serão tomadas por maioria simples de votos.
III.  A Assembleia Geral do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região reunir-se-á, na primeira convocação, com maioria absoluta de seus integrantes, e, nas convocações subsequentes, com qualquer número de integrantes.

Levando em conta o que dispõe o texto do Regimento Interno do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não respondi, porque não entendi se "95 região" era um exemplo ou uma pegadinha...

  • Decreto 79.822 

    Art. 24, Art. 28 e Art.29

  • Só para relembrar:
    Maioria simples é a maioria dos presentes (próximo número inteiro superior à metade)

    Maioria absoluta é invariável, ou seja, é a maioria de TODOS que compõem a casa, e não necessariamente de quantos estão na reunião (exemplo: se numa casa tem 100 membros, mas 60 estão presentes, é necessário 50+1 para ser aprovado, na maioria simples seria 30+1)

    Maioria qualificada é quando é necessário mais que a metade votando... geralmente são alocados 2/3 dos membros da casa.

    No regimento do CFP são adotados os 3 métodos, dependendo do fim, mas neste caso, a maioria simples é aplicada.

  • Eu quero entender que Conselho Regional é este na 95 região se os CRP´S vão até o número 24.


ID
1527202
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 5.766, dentre as penas aplicáveis por infrações disciplinares, está prevista suspensão do exercício profissional por até:

Alternativas
Comentários
  • Art. 27 - As penas aplicáveis por infrações disciplinares são as seguintes:

    I - advertência;

    II - multa;

    III - censura;

    IV - suspensão do exercício profissional, até 30 (trinta) dias;

    V - cassação do exercício profissional, "ad referendum" do Conselho Federal

  • Gabarito: A

    ------------------------

     

    Art. 27. As penas aplicáveis por infrações disciplinares são as seguintes:

     

    IV - Suspensão do exercício profissional, até 30 (trinta) dias;


ID
1527205
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com seu regimento interno, o Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região compõe-se dos seguintes órgãos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - Fica localizado em hospitais, universidades, faculdades e etc...

  • Compõem o CRP:

    - Plenário

    - Diretoria

    - Comissões

    - Assembléia

    - Congresso...

ID
1527208
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que traz uma função que não é atribuída ao presidente do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região, por força do artigo 43 de seu regimento interno.

Alternativas
Comentários
  • Não Subscreve, mas tão somente - dentre as várias atribuições -  "Dá Posse aos Conselheiros..." "b"

  • Subscrever o termo de posse é atribuição do secretário geral



ID
1527211
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A inscrição no Conselho Regional de Psicologia - 9ª Região será requerida com a apresentação dos documentos exigidos por Lei. Homologada a inscrição pelo Plenário, a Secretaria expedirá a Carteira de Identidade Profissional, que será entregue ao interessado, em uma reunião específica para essa finalidade. Em caso de indeferimento, poderá o interessado recorrer ao Conselho Federal de Psicologia no prazo de:

Alternativas
Comentários
  • Cpítulo VII
    Seção I
    Art. 46. Se o Conselho Regional indeferir o pedido de inscrição o candidato terá o direito de recorrer ao Conselho Federal dentro do prazo de 30 (trinta) dias contados da ciência da decisão. 


ID
1536067
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 18ª Região MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com o Decreto n° 79.822/77 e legislação extravagante, a respeito dos Conselhos Regionais de Psicologia.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi muito por que a primeira está errada! "zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe" não é função do CFP? Ou só do função do CRP?


  • A. Art. 10. Os Conselhos Regionais de Psicologia têm por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.   ( não  cabe ao Conselho Federal FISCALIZAR).
    B. Art. 11. Os Conselhos Regionais terão sede e foro na Capital do Estado, ou de um dos Estados ou Territórios, a critério do Conselho Federal. (não a criterio do número de psicologos).
    C. Art. 12. Os Conselhos Regionais serão compostos de membros efetivos e suplentes, em número fixado pelo Conselho Federal.
    D. Parágrafo único.(SeçãoIII) O mandato dos membros dos Conselhos Regionais será de 3 (três) anos, permitida a reeleição uma só vez.
    E .Parágrafo único. (Seção II) O mandato dos membros do Conselho Federal será de 3 (três) anos, permitida a reeleição uma só vez.
  • Minha opinião se fosse de cordo com a lei 5766/71 a letra A estaria correta, com uma ressalva não são "os" Conselhos Federais e sim o Conselho Federal. Mas como a questão é de acordo com o decreto 79822/77, então a questão está errada de qualquer forma e segundo o decreto a finalidade do CFP é orientar, supervisionar e disciplinar o exercício da profissão de Psicólogo.

  • Renan, de acordo com a lei nº 5766/71, a atribuição de zelar pela observância do código de ética profissional ....é atribuição do CRP. O CFP não vai zelar pela observância do código de ética profissional, o CFP na verdade somente elabora e aprova esse código.O zelo para que tudo esta sendo feito corretamente pelos seus profissionais da área é atribuição dos CRPs. Até porque seria muito difícil o CFP, sozinho, ter todo esse controle , eh muito mais fácil cada CRP fazer isso na sua área de jurisdição e se tiver qlq postura incorreta do psicologo, aí encaminha o caso, se necessário, para o CFP q funciona como tribunal superior de ética profissional. Lembrando que o CRP tb funciona como tribunal regional de etica profissional. 

    bom, não sei se consegui explicar! Espero que tenha ajudado!


    Lembrete: o decreto 79.822 que regulamenta a lei nº 5766/71

  • Banca fraca.
    Letra A também esta certa .
     Tanto CFP e  CRP  são destinados a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe. Questão deveria ter sido anulada pois existem 2 respostas 
  • Atenção pessoal!!!

    Vi alguns comentários falando que a alternativa A estaria correta, contudo, é preciso atentar para duas coisas:

     

    Em primeiro lugar, no enunciado da questão está bem específico que esta trata apenas dos CRPs. Observem:

     

    "Assinale a alternativa correta de acordo com o Decreto n° 79.822/77 e legislação extravagante, a respeito dos Conselhos Regionais de Psicologia".

     

    Isso significa que se houver alternativas com enunciado correto de acordo com a lei, mas não se tratarem do CRP, mas do CFP ou de qualquer outra coisa, a banca vai considerar errada porque simplesmente não é o que a questão está pedindo.

     

    Em segundo lugar, a letra A nem está correta, pois afirma "Os conselhos federais de psicologia". Não são Conselhos. Existe apenas um conselho federal. Não tem nem argumento para a A estar correta. Mais atenção!!

    ------------------------

     

    Gabarito: D


ID
1536070
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 18ª Região MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa em que não consta uma das funções da Assembleia Geral de cada Conselho Regional de Psicologia, conforme o Decreto n° 79.822/77 e legislação sobre o tema.

Alternativas
Comentários
  • O erro da alternativa C está em afirmar que a proposição ao conselho regional é semestralmente, pois na realidade ela é ANUALMENTE.

  • A letra C está errada, porque além de ser anualmente, é o conselho federal de psicologia que define a anuidade e outras taxas pagas ao conselhos regionais

  • Não sei o que o Ramar quis dizer, em fim, o Único erro na questão C é afirmar semestralmente... Art 25, III.Dec79822

  • Ramar, o único erro da letra C é que colocou semestralmente, e na verdade é anualmente. Mas, preste atenção na questão, em nenhum momento foi dito que é a Assembleia Geral que define a anuidade e outras taxas, ela sim pode PROPOR ao CFP, anualmente, a tabela de taxas, anuidade e multas, bem como de quaisquer outras contribuições. (lei nº 5766/71 ; art.24) 

    OBS:. é o CFP que APROVA as anuidades e demais contribuições a serem pagas pelos psicólogos. (lei nº 5766; art. 6º) 

  • DECRETO Nº 79.822, DE 17 DE JUNHO DE 1977.

     Art.25 Compete à Assembléia Geral do Conselho Regional:

    III - propor ao Conselho Federal, anualmente, a tabela de anuidades, taxas, emolumentos e multas, bem como quaisquer outras contribuições;

    Como podem ver o erro da Questão está tanto em dizer que compete a Assembléia Geral propor semestralmente, quanto ao Conselho Regional.

  • Gabarito: C

    -----------------------------

    DECRETO Nº 79.822

     

     Art.25 Compete à Assembléia Geral do Conselho Regional:

     

    III - propor ao Conselho Regional (Conselho Federal), semestralmente (anualmente), a tabela de anuidades, taxas, emolumentos e multas, bem como quaisquer outras contribuições

     

    Atenção!!

    Apesar de não invalidar a questão, apenas como ressalva, a alternativa D traz em seu enunciado "...à sua apreciação pelos Presidentes do Conselho Federal ou Presidente do respectivo Conselho Regional." Não existem presidentes do CFP, apenas um presidente. Caso a questão quisesse colocar no plurar pra englobar tanto o presidente do CFP quanto os do CRPs, não poderia repetir a palavra presidente depois, pois seria redundante. Nesse caso, deveria ser assim:

    "...à sua apreciação pelos Presidentes do Conselho Federal ou do respectivo Conselho Regional."

    Apenas uma curiosidade, afinal, Língua Portuguesa também é objeto de provas de concurso. Abraços


ID
1536073
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 18ª Região MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São atribuições dos Conselhos Regionais de Psicologia, conforme determinado na Lei n° 5.766/71, exceto:

Alternativas
Comentários
  • São atribuições dos Conselhos Regionais:

    a) Organizar seu regimento, submetendo-o à aprovação do Conselho Federal;

  • O conselho regional deve organizar seu próprio regimento, mas quem aprova é o conselho federal.

  • Organizar seu regimento, submetendo-o à aprovação do Conselho Regional de Psicologia, em Assembleia Geral. O correto seria Federal

  • Art. 9º São atribuições dos Conselhos Regionais:

    a) organizar seu regimento submetendo-o à aprovação do Conselho Federal;

    b) orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em sua área de competência;

    c) zelar pela observância do Código de Ética Profissional impondo sansões pela sua violação;

    d) funcionar como tribunal regional de ética profissional;

    e) sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à orientação e fiscalização do exercício profissional;

    f) eleger dois delegados-eleitores para a assembléia referida no artigo 3º;

    g) remeter, anualmente, relatório ao Conselho Federal, nele incluindo relações atualizadas dos profissionais inscritos, cancelados e suspensos;

    h) elaborar a proposta orçamentária anual, submetendo-a à aprovação do Conselho Federal;

    i) encaminhar a prestação de contas ao Conselho Federal para os fins do item "q" do art. 6º.


ID
1557082
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do exercício profissional do psicólogo, disciplinado pelo Decreto n° 53.646/1964, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º

    2) Dirigir serviços de Psicologia em órgãos e estabelecimentos públicos, autárquicos,

    paraestatais, de economia mista e particulares.

  • A banca cometeu um desleixo tão bobo, errou a lei no enunciado e por isso teve que eliminar a questão. O enunciado correto seria: A respeito do exercício profissional do psicólogo, disciplinado pelo Decreto n° 53.464/1964, assinale a alternativa correta.

    E o gabarito: C.

  • nossa!!


ID
1557097
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Conselho Regional de Psicologia é composto pelos seguintes órgãos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º - O Conselho Federal de Psicologia é composto pelos seguintes
    órgãos:
    I – Plenário;
    II – Diretoria;
    III - Secretarias;
    IV – Assembléia das Políticas Administrativas e Financeiras;
    V – Congresso Nacional da Psicologia.

  • O problema é que a questão fala sobre o Conselho Regional e nao Federal.

  • Cada CRP tem sua própria resolução e levando em consideração o Art 4º da Resolução do CFP nº007/2004 que aprova o regimento interno do CRP16º temos que:

    Art. 4º- O Conselho Regional de Psicologia é composto pelos seguintes órgãos:
    I – Plenário;
    II – Diretoria;
    III – Comissões;
    IV – Congressos;
    V – Assembleias;



ID
1726690
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Conselho Federal de Psicologia é composto pelos seguintes órgãos abaixo, com exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Regimento CFP
    Art.4°: Plenário, Diretoria, Secretarias, Assembléia das políticas administrativas e financeiras, Congresso Nacional de Psicologia.
  • Gerência não é órgão


ID
1726696
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas a seguir.

"Os bens imóveis do Conselho Federal de Psicologia serão adquiridos em qualquer parte do território nacional, por deliberação de __________________ e com a aprovação _______________ e a Assembleia dos Delegados Regionais, e poderão ser cedidos sob empréstimo e exclusivamente para uso _______________."

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    Os bens imóveis do Conselho Federal de Psicologia serão adquiridos em qualquer parte do território nacional, por deliberação de 2/3 (dois terços) do Plenário e com a aprovação da Assembleia das Políticas Administrativas e Financeiras  e a Assembleia dos Delegados Regionais, e poderão ser cedidos sob empréstimo e exclusivamente para uso do Conselho Regional de Psicologia ."

  • Resolução 17/2000 Art. 69

    Art. 69 - Os bens imóveis do Conselho Federal de Psicologia serão adquiridos em qualquer parte do território nacional, por deliberação de 2/3 (dois terços) do Plenário e com a aprovação da Assembléia das Políticas Administrativas e Financeiras e a Assembléia dos Delegados Regionais, e poderão ser cedidos sob empréstimo e exclusivamente para uso de Conselho Regional de Psicologia.

  • Vi logo que não era a letra E por tratar de empréstimo do imóvel. Se o imóvel é do CFP como pode ser emprestado ou cedido a ele mesmo? rsrsrs


ID
1726699
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O patrimônio dos Conselhos Regionais não tem como parte de sua constituição:

Alternativas
Comentários
  • Erro na letra 'd'; trata-se de 1\3 e não  1\2 das anuidades, taxas, emolumentos e multas.

  • Gab: D


    Colega Daniel Aragão a questão fala do Conselho regional, logo, é 2/3 das anuidades,taxas, emolumentos e multas por ele arrecadadas.


    Decreto 79.822/77


    Art. 15º O patrimônio dos Conselhos Regionais será constituído de:

    I) doações e legados;


    II) dotações orçamentárias do Poder Público Federal, Estadual ou Municipal;
    III) bens e valores adquiridos;
    IV) 2/3 (dois terços) das anuidades, taxas, emolumentos e multas arrecadadas.
  • Gab: D

    Complementando. 

    2/3 são para os CRP's e o outro 1/3 para o CFP.
  • 2/3 para cru e 1/3 para cfp

  • O patrimônio dos Conselhos Regionais não tem como parte de sua constituição:

    letra D


ID
1726702
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Plenário, constituído pelo conjunto dos Conselheiros, é órgão deliberativo do Conselho Federal de Psicologia. Compete, dentre outras competências, privativamente ao Plenário:

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º - Compete, privativamente, ao Plenário o exercício das atribuições previstas nos incisos II a XVI,

    XVIII, XXI, XXII, XXIII a XXVII, XXIX a XXXII, do artigo 2º deste Regimento, e ainda:

    I - aprovar o plano de ação da gestão e zelar pela sua execução;

    II - aprovar a realização de diligências, inquéritos ou verificações sobre o funcionamento dos

    Conselhos Regionais de Psicologia, bem como a adoção das medidas necessárias para a sua

    regularidade e eficiência;

    III - aprovar a realização das atividades previstas no inciso XXXI do art. 2º; IV - autorizar a criação

    de Grupos de Trabalho e aprovar a designação de seus membros;

    V - aceitar ou declarar impedimento de Conselheiros e de membros da Diretoria, das Secretarias e

    dos Grupos de Trabalho;

    VI - designar Conselheiro Efetivo para substituir qualquer dos Diretores ou Secretários em suas

    funções executivas, na hipótese de ocorrência de licença, impedimento ou ausência, respeitados os casos

    já previstos neste Regimento; VII - aprovar o calendário das reuniões do Plenário, da Diretoria, das

    Secretarias e dos Grupos de Trabalho;

    VIII - tomar conhecimento das decisões dos demais órgãos, revisando-as quando julgar necessário;

    IX - editar resoluções, instruções normativas e portarias;

    X – aprovar a proposta das tabelas de emprego, lotação e remuneração de pessoal do Conselho

    Federal de Psicologia;

    XI – aprovar a proposta de criação e extinção de cargos e serviços do Conselho Federal de

    Psicologia;

    XII – aprovar a contratação de coordenadores e assessores para o Conselho Federal de Psicologia;

    Parágrafo único - As deliberações sobre as matérias de que tratam os incisos II, III IV, V, VII, X, XI, XII,

    XIII, XVI, XXIV, XXVII, do art. 2º deste Regimento, somente terão valor quando aprovados por dois terços

    do Plenário.


ID
1726705
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Aponte a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Não é exemplo de assessoria de caráter transitório a Assessoria Jurídica. Letra 'a' é o gabarito.

  • Resolução 17/2000

    a) Art. 64 - Para o bom desempenho de suas atribuições, o Conselho Federal de Psicologia contará com assessorias de caráter permanente ou transitório, exercidas por profissionais legalmente habilitados, escolhidos em função de sua competência e idoneidade. Art. 65 - Os assessores terão seu vínculo profissional com o Conselho Federal de Psicologia estabelecido de conformidade com as normas legais.

     § 1º - O Conselho Federal contará, em caráter permanente, com uma Assessoria Jurídica.  GABARITO

    b )Art. 74 - Toda matéria encaminhada à apreciação do Conselho Federal de Psicologia é passível de transformação em processo, o que ocorrerá em decorrência de deliberação de qualquer dos seus órgãos.  

    c) Art. 82 - De qualquer decisão dos Conselhos Regionais de Psicologia caberá recurso para o Plenário do Conselho Federal de Psicologia, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da notificação dos interessados, salvo os recursos em processos eleitorais e éticos que são regidos por disposições próprias.  

    d) Art. 84 - O Conselho Federal de Psicologia manterá órgãos de divulgação com o objetivo de divulgar os seus atos e a Psicologia, como ciência e profissão, bem como os fatos que afetam a saúde mental da população. 

    e) Art. 85 - É vedado ao Conselho Federal de Psicologia realizar manifestações e pronunciamentos de caráter partidário e religioso.  

  • Errado a letra A, a assessoria jurídica é de caráter permanente...


ID
1731550
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a descrição incorreta da competência ou da constituição do órgão.

Alternativas
Comentários
  • As gerências não tomam decisões de maior grau no Conselho Federal de Psicologia.



  • LETRA E - ERRADA

    Art. 4º - O Conselho Federal de Psicologia é composto pelos seguintes órgãos: I – Plenário; II – Diretoria; III - Secretarias; IV – Assembléia das Políticas Administrativas e Financeiras; V – Congresso Nacional da Psicologia. 


    Como podemos analisar, as gerências nem órgãos são.
  • Gerencia NÂO é órgão...

  • Acho a letra A equivocada, pela leitura parece que o Plenário só existe no CFP, sendo que sua constituição é presente no CRP também.


ID
1731553
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

À Assembleia Geral não compete:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. 
    A competência para elaborar proposta orçamentária é do Conselho e não da Assembléia.

  • Pelo Decreto nº 79.822, art. 25 constam as competências da Assembleia Geral, são elas:

    Art. 25. Compete à Assembléia Geral do Conselho Regional:

    I - eleger os membros do Conselho Regional e respectivos suplentes;

    II - aprovar a aquisição e alienação de bens, cujo valor ultrapasse 5 (cinco) vezes o valor de referência previsto no artigo 2º, parágrafo único, da Lei nº 6.205, de 29 de abril de 1975;

    III - propor ao Conselho Federal, anualmente, a tabela de anuidades, taxas, emolumentos e multas, bem como quaisquer outras contribuições;

    IV - deliberar sobre questões e consultas submetidas à sua apreciação pelos Presidentes do Conselho Federal ou Presidente do respectivo Conselho Regional;

    V - destituir o Conselho Regional ou qualquer de seus membros, por motivo de alta gravidade, que atinja o decoro ou o bom nome da classe.


    Não há elaboração a proposta orçamentária anual no rol das competências. Quem faz a elaboração da proposta orçamentária anual são os conselhos regionais e não a Assembleia Geral, conforme o art.6º, inciso XV do Decreto nº 79.822:

    Art. 6º Compete aos Conselhos Regionais:

    XV - elaborar proposta orçamentária anual, submetendo-a à aprovação do Conselho Federal;

  • A Assembléia Geral Não elabora a proposta orçamentaria anual... Ela propõe anualmente a tabela de anuidades...

  • Não há elaboração a proposta orçamentária anual no rol das competências. Quem faz a elaboração da proposta orçamentária anual são os conselhos regionais e não a Assembleia Geral, conforme o art.6º, inciso XV do Decreto nº 79.822:

    Art. 6º Compete aos Conselhos Regionais: 

    XV - elaborar proposta orçamentária anual, submetendo-a à aprovação do Conselho Federal;

  • Quem elabora a proposta orçamentária é o Conselho Regional. Está no art.13, XV. Decreto 79.822

    XV - elaborar proposta orçamentária anual,submetendo-se à aprovação do CFP.

ID
1731556
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia os enunciados abaixo. 

I. Aos não inscritos nos Conselhos que, mediante qualquer forma de publicidade, se propuserem ao exercício da profissão de psicólogo, serão aplicadas as penalidades cabíveis pelo exercício ilegal da profissão.

II. O regime jurídico do pessoal dos Conselhos será o da legislação trabalhista.

III. O Conselho Federal será constituído de 15 (quinze) membros efetivos e 15 (quinze) suplentes, brasileiros, eleitos por maioria de votos, em escrutínio secreto, na Assembleia dos Delegados Regionais.

IV. Os presidentes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais têm qualidade para agir, mesmo criminalmente, contra qualquer pessoa que infringir as disposições da Lei Federal n° 5.766/71, que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e deu outras providências e, em geral, em todos os casos que digam respeito às prerrogativas, à dignidade e ao prestígio da profissão de psicólogo.

Agora, aponte a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Item III incorreto, o Conselho Federal é composto por 9 membros e seus suplentes.

  • DECRETO 79.822/90

    I) Art. 60 - Aos não inscritos nos Conselhos que, mediante qualquer forma de publicidade, se propuserem ao exercício da Profissão de Psicólogo serão aplicadas as penalidades cabíveis pelo exercício ilegal da profissão.


    II) Art. 66 - Aos servidores dos Conselhos Federal e Regionais aplica-se o regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho.


    III) Art. 5º - O Conselho Federal será constituído de 9 (nove) membros efetivos e 9 (nove) suplentes.


    IV) Art. 65 - Os Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais têm qualidade para agir, mesmo criminalmente, contra qualquer pessoa que infringir as disposições deste Regulamento e, em geral, em todos os casos que digam respeito às prerrogativas, à dignidade e ao prestígio da Profissão de Psicólogo.

  • Foda ,mesmo sendo uma autarquia irei trabalhar no regime celetista. 

  • Letra D. O Conselho Federal será constituído de 9 (nove) membros efetivos e 9 (nove) suplentes.

  • Se ele tivesse colocado como 18 membro 9 efetivos e 9 suplente ai sim estaria certo...

  • O CFP terá 9 efetivos e 9 suplentes.


  • Lei Federal n° 5.766/71

     

    I) (Correto)

    Art. 30. Aos não inscritos nos Conselhos que, mediante qualquer forma de publicidade, se propuserem ao exercício da profissão de psicólogo serão aplicadas as penalidades cabíveis pelo exercício ilegal da profissão

     

    II) (Correto)

    Art. 35. O regime jurídico do pessoal dos Conselhos será o da legislação trabalhista. 

     

    III) (Incorreto)

    Art. 3º O Conselho Federal será constituído de 9 (nove) membros efetivos9 (nove) suplentes, brasileiros, eleitos por maioria de votos, em escrutínio secreto, na Assembléia dos Delegados Regionais

     

    IV) (Correto)

    Art. 32. Os presidentes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais têm qualidade para agir, mesmo criminalmente, contra qualquer pessoa que infringir as disposições desta Lei e, em geral, em todos os casos que digam respeito às prerrogativas, à dignidade e ao prestígio da profissão de psicólogo.


ID
1731559
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia são:

Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 79822

    Art. 2º O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia constituem, em seu conjunto, uma autarquia Federal dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho.

    Art. 3º O Conselho Federal de Psicologia tem por finalidade orientar, supervisionar e disciplinar o exercício da profissão de Psicólogo, em todo o território nacional.

    Art. 10. Os Conselhos Regionais de Psicologia têm por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.


  • LEI 5.766/71

    Art. 1º - Ficam criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, constituindo, em seu conjunto, uma autarquia, destinados a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.


ID
1731562
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É condição de elegibilidade para o Conselho Federal de Psicologia:

Alternativas
Comentários
  • + Resolução CFP nº 15/2012 +

    Letra "a"- são 2 anos (art. 8º , V );

    Letra "b" - pleno gozo dos direitos profissionais (art. 8º, III );

    Letra "c" - ter nacionalidade brasileira (art8º, I); 

    Letra "d" - CORRETO (art. 9º, III );

    Letra "e" - 5 anos (art 8º, VI). 


  • Regimento interno da CFP:

    Art. 29- São condições de elegibilidade para o Conselho Federal de Psicologia:

    I - a cidadania brasileira;

    II - o pleno gozo dos direitos profissionais e civis;

    III - não ter sido condenado criminalmente a pena superior a 2 (dois) anos, emvirtude de sentença judicial transitada em  julgado,salvo reabilitação legal;

    IV - não ter sofrido penalidade por infração ao Código de Ética Profissional;


  • Ana Fred , o que a questão pede é relativo ao art.29 do regimento interno , e no caso da letra e, não fala de tempo e sim, apenas,  não ter sofrido penalidade por infração ao Código de Ética Profissional;


ID
1735597
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

À Assembleia Geral não compete:

Alternativas
Comentários
  • SEÇÃO II

    Da Assembléia Geral

    Art. 25. Compete à Assembléia Geral do Conselho Regional:

    I  - eleger os membros do Conselho Regional e respectivos suplentes;

    II  - aprovar a aquisição e alienação de bens, cujo valor ultrapasse 5 (cinco) vezes o valor de referência previstonoartigo2º,parágrafo único,daLeinº6.205,de29deabrilde1975;

    III  - propor ao Conselho Federal, anualmente, a tabela de anuidades, taxas, emolumentos e multas, bem como quaisquer outras contribuições;

    IV  - deliberar sobre questões e consultas submetidas à sua apreciação pelos Presidentes do Conselho Federal ou Presidente do respectivo Conselho Regional;

    V  - destituir o Conselho Regional ou qualquer de seus membros, por motivo de alta gravidade, que atinja o decoro ou o bom nome da classe.

    Art. 29. A Assembléia Geral do Conselho Regional deliberará pelo voto favorável da maioria dos presentes, exceto quanto à destituição do Conselho Regional ou qualquer de seus membros, que exigirá o voto favorável de, pelo menos, 2/3 (dois terços) dos presentes.



  • Elaborar a proposta orçamentária anual, submetendo-a à aprovação do Conselho Federal, é competência dos Conselhos Regionais.


ID
1735600
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia os enunciados abaixo.

I. Aos não inscritos nos Conselhos que, mediante qualquer forma de publicidade, se propuserem ao exercício da profissão de psicólogo, serão aplicadas as penalidades cabíveis pelo exercício ilegal da profissão.

II. O regime jurídico do pessoal dos Conselhos será o da legislação trabalhista.

III. O Conselho Federal será constituído de 15 (quinze) membros efetivos e 15 (quinze) suplentes, brasileiros, eleitos por maioria de votos, em escrutínio secreto, na Assembleia dos Delegados Regionais.

IV. Os presidentes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais têm qualidade para agir, mesmo criminalmente, contra qualquer pessoa que infringir as disposições da Lei Federal n° 5.766/71, que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e deu outras providências e, em geral, em todos os casos que digam respeito às prerrogativas, à dignidade e ao prestígio da profissão de psicólogo.

Agora, aponte a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Federal será constituído por 9 conselheiros efetivos e 9 suplentes

  • GAB: D

    I) Art. 60º Aos não inscritos nos Conselhos que, mediante qualquer forma de publicidade, propuserem-se ao exercício da profissão de Psicólogo, serão aplicadas as penalidades cabíveis pelo exercício ilegal da profissão.


    II) Art. 66º Aos servidores dos Conselhos Federal e Regionais aplica-se o regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho.


    III) Art. 5º O Conselho Federal será constituído de 9 (nove) membros efetivos e 9 (nove) suplentes. 


    IV) Art. 65º Os Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais têm qualidade para agir, mesmo criminalmente, contra qualquer pessoa que infringir as disposições deste regulamento e, em geral, em todos os casos que digam respeito às prerrogativas, à dignidade e ao prestígio da profissão de Psicólogo.


  • Gabarito: D

    ------------------------

    CAPÍTULO II

    Do Conselho Federal

     

    Art. 3º O Conselho Federal será constituído de 9 (nove) membros efetivos e 9 (nove) suplentes, brasileiros, eleitos por maioria de votos, em escrutínio secreto, na Assembléia dos Delegados Regionais.


ID
1735603
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia são:

Alternativas
Comentários
  • GAB:E

    Decreto 79.822/77

    Art. 2º O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia constituem, em seu conjunto, uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomias administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho.


    Art. 3º O Conselho Federal de Psicologia tem por finalidade orientar, supervisionar e disciplinar o exercício da profissão de Psicólogo, em todo o território nacional.

  • O Art 1º da Lei 5.766 diz:

    Art. 1º - Ficam criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, constituindo, em seu conjunto, uma autarquia, destinados a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.  


ID
1735606
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É condição de elegibilidade para o Conselho Federal de Psicologia:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D 

    Fui por eliminação:

    Art. 34º O exercício do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais, assim como a respectiva eleição, mesmo na condição de suplente, ficarão subordinados ao preenchimento dos seguintes requisitos e condições básica:

    I) cidadania brasileira;


    II) inscrição principal na jurisdição do Conselho Regional respectivo há mais de 2 (dois) anos;


    III) pleno gozo dos direitos profissionais, civis e políticos;


    IV) inexistência de condenação à pena superior a 2 (dois) anos, em virtude de sentença transitada em julgado;


    V) inexistência de penalidade por infração ao Código de Ética.



ID
1784341
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o transcrito na Lei Federal n° 5.766/71, não constitui infração disciplinar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 26. Constituem infrações disciplinares além de outras:

    I - Transgredir preceito do Código de Ética Profissional;

    II - Exercer a profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou impedidos;

    IV - Praticar, no exercício da atividade profissional, ato que a lei defina como crime ou contravenção; (INCORRETA)

    V - Não cumprir no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria da competência dêstes, depois de regularmente notificado;

    VI - Deixar de pagar aos Conselhos, pontualmente, as contribuições a que esteja obrigado.

  • CAPÍTULO VII - Da Fiscalizacão Profissional e das Infrações Disciplinares

    Art. 26. Constituem infrações disciplinares além de outras:

    I - Transgredir preceito do Código de Ética Profissional (a)

    II - Exercer a profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou impedidos (b)

    III - Solicitar ou receber de cliente qualquer favor em troca de concessões ilícitas;

    IV - Praticar, no exercício da atividade profissional, ato que a lei defina como crime ou contravenção (c, gabarito)

    V - Não cumprir no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria da competência dêstes, depois de regularmente notificado (d)

    VI - Deixar de pagar aos Conselhos, pontualmente, as contribuições a que esteja obrigado (e)


ID
1784344
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Aponte a assertiva incorreta a respeito dos processos disciplinares.

Alternativas
Comentários
  • O processo disciplinar ordinário visa apurar infração de natureza administrativa. 

    (obs: o cível não se aplica)


ID
1784350
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Constituem a Assembleia Geral de cada Conselho Regional os psicólogos nele inscritos, em pleno gozo de seus direitos e que tenham, na respectiva jurisdição, a sede principal de sua atividade profissional. Assim sendo, leia as proposições a seguir que tratam do assunto.
I. À Assembleia Geral compete propor ao Conselho Federal anualmente a tabela de taxas, anuidades e multas, bem como de quaisquer outras contribuições.
II. A Assembleia Geral deverá reunir-se ordinariamente, pelo menos, uma vez por ano, exigindo-se, em primeira convocação o quórum da maioria absoluta de seus membros.
III. A Assembleia Geral poderá reunir-se extraordinariamente a pedido justificado de, pelo menos, 1/3 (um terço) de seus membros ou por iniciativa do Presidente do Conselho Regional respectivo.
IV. À Assembleia Geral compete eleger os membros do Conselho Regional e respectivos suplentes.
V. À Assembleia Geral compete por deliberação de, pelo menos, 2/3 (dois terços) dos membros presentes, em reunião previamente convocada para esse fim, destituir o Conselho Regional ou qualquer de seus membros, por motivo de alta gravidade, que atinja o prestígio, o decoro ou o bom nome da classe.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Literalidade da lei 5766/71

    Art. 23 - A Assembléia Geral deverá reunir-se ordinariamente, pelo menos, uma vez por 
    ano, exigindo-se em primeira convocação o quorum da maioria absoluta de seus membros. (INCISO II)

    § 3º - A Assembléia Geral poderá reunir-se extraordinariamente a pedido justificado de, 
    pelo menos, 1/3 (um terço) de seus membros ou por iniciativa do Presidente do Conselho. (INCISO III)

    Art. 24 - À Assembléia Geral compete: 

    a) eleger os membros do Conselho Regional e respectivos suplentes; (INCISO IV)

    c) propor ao Conselho Federal, anualmente, a tabela de taxas, anuidade e multas, bem como de quaisquer outras contribuições; (INCISO I)

    e) por deliberação de, pelo menos 2/3 (dois terços) dos membros presentes, em reunião previamente convocada para esse fim, destituir o Conselho Regional ou qualquer de seus 
    membros, por motivo de alta gravidade, que atinja o prestígio, o decoro ou o bom nome da classe. (INCISO V)


ID
1784353
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os membros dos Conselhos Regionais, efetivos e suplentes, serão brasileiros, eleitos pelos profissionais inscritos na respectiva área de ação, em escrutínio secreto pela forma estabelecida em Regimento. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B correta...

    com relação a E. A carteira é expedida pelo CRP... CFP pode instituir o modelo ou modificá-la...

  • a) errada - sao 3 anos;

    c) errada - qualquer pessoa poderá representar ao CRP sobre o registro de um candidato.  d) errada - se o Conselho Regional indeferir o pedido de inscrição, o candidato terá direito de recorrer ao próprio Conselho FEDERAL dentro do prazo fixado em Regimento.

    e) errada - Aceita a inscrição, ser-lhe-á expedida pelo Conselho REGIONAL a Carteira de Identidade Profissional, onde serão feitas anotações relativas à atividade do portador .

ID
1784356
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Decreto Federal n° 79.822/77, a extinção ou perda do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais não ocorrerá:

Alternativas
Comentários
  • Se ele está fazendo tudo certinho não perderá o mandato em função disso... Resposta A...

  • Art. 35. A extinção ou perda do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais ocorrerá: 


         I - por renúncia; 

         II - por superveniência de causa de que resulte o cancelamento da inscrição; 

         III - por condenação a pena superior a 2 (dois) anos em virtude de sentença transitada em julgado; 

         IV - por destituição da Assembléia dos Delegados Regionais ou da Assembléia Geral do Conselho Regional; 

         V - por ausência, sem motivo justificado, a 5 (cinco) reuniões, consecutivas ou intercaladas, em cada ano. 


ID
1804900
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os atuais cursos de Psicologia, legalmente autorizados, deverão adaptar-se às exigências estabelecidas na Lei nº 4.119/62, dentro de um ano após sua publicação. Ainda segundo essa lei, assinale a alternativa que traz uma informação correta.

Alternativas
Comentários
  • O correto está entre parênteses
    a) As Faculdades que mantiverem curso de Psicólogo deverão organizar Serviços Clínicos e de aplicação à educação e ao trabalho – orientados e dirigidos pelo Conselho Federal de Psicologia(conselho de professores) – abertos ao público, gratuitos ou remunerados.
    b) Os atuais portadores de diploma ou certificado de especialista em Psicologia, Psicologia Educacional, Psicologia Clínica ou Psicologia Aplicada ao Trabalho expedidos por estabelecimento de ensino superior oficial ou reconhecido, após estudos em cursos regulares de formação de psicólogos, com duração mínima de quatro anos ou estudos regulares em cursos de pós-graduação com duração mínima de um ano(dois anos), terão direito ao registro daqueles títulos, como Psicólogos, e ao exercício profissional.
    c) Aos alunos matriculados em cursos de especialização em Psicologia, Psicologia Educacional, Psicologia Clínica ou Psicologia Aplicada ao Trabalho, anteriormente à publicação dessa lei, serão conferidos, após a conclusão dos cursos, idênticos direitos, desde que requeiram o registro profissional no prazo de 90(180) dias.
    e) As pessoas que, na data da publicação dessa lei, já venham exercendo ou tenham exercido, por mais de dez anos, atividades profissionais de psicologia aplicada, deverão requerer no prazo de 90(180) dias, após a publicação dessa lei, registro profissional de Psicólogo.

    resposta letra "D"

  • Boa explicação!

  • LEI Nº 4.119/1962

     

    Art. 20 –  Fica assegurado aos funcionários públicos efetivos, o exercício dos cargos e funções, sob as denominações de Psicólogo, Psicologista ou Psicotécnico, em que tenham sido providos na data de entrada em vigor desta lei.

     

    Vejamos os erros das demais alternativas:

     

    a) orientados e dirigidos pelo conselho de professores (Art. 16);

    b) pós graduação com duração mínima de 2 anos (Art. 19);

    c) prazo de 180 dias (Art. 19);

    e) por mais de 5 anos e o prazo é de 180 dias (Art. 21);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D


ID
1804906
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme disposto no Decreto nº 79.822/77, que regulamenta a Lei nº 5.766/71, que criou o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Psicologia, compete ao Conselho Federal:

I. arrecadar anuidades, taxas, emolumentos e multas e adotar todas as medidas destinadas à efetivação de sua receita.

II. decidir sobre os pedidos de inscrição do Psicólogo.

III. expedir Carteira de Identidade de Profissional.

IV. impor sanções previstas neste Regulamento (Decreto nº 79.822/77).

V. zelar pela observância do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

VI. homologar inscrição dos Psicólogos.

VII. funcionar como tribunal de auxílio consultivo às regionais no que tange à ética profissional.

Quantos dos incisos acima estão corretos? 

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º Compete ao Conselho Federal:

    1. eleger sua diretoria;
    2. elaborar e alterar seu Regimento;
    3. aprovar os regimentos dos Conselhos Regionais;
    4. orientar, disciplinar e supervisionar o exercício da profissão de Psicólogo em todo o território nacional;
    5. exercer função normativa e baixar atos necessários à execução da legislação reguladora do exercício da profissão;
    6. definir o limite de competência do exercício profissional, conforme os cursos realizados ou provas de especialização prestadas em escolas ou institutos profissionais reconhecidos;
    7. elaborar e aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo;
    8. funcionar como tribunal superior de ética profissional;
    9. funcionar como órgão consultivo em matéria de Psicologia;
    10. julgar, em última instância, os recursos das deliberações dos Conselhos Regionais;
    11. publicar, anualmente, o relatório dos trabalhos e a relação de todos os Psicólogos inscritos;
    12. expedir resoluções e instruções necessárias ao bom funcionamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais;
    13. expedir resoluções sobre procedimento eleitoral;
    14. conhecer e dirimir as dúvidas suscitadas pelos Conselhos Regionais e prestar a estes assistência técnica permanente;
    15. aprovar o valor das anuidades, taxas, emolumentos e multas devidas pelos profissionais aos Conselhos Regionais a que estejam jurisdicionados;
    16. fixar a composição dos Conselhos Regionais, organizando-os à sua semelhança e promovendo a instalação de tantos Conselhos quantos forem julgados necessá-rios, determinando suas sedes e zonas de -jurisdição;
    17. propor, por intermédio do Ministério do Trabalho, alterações da legislação relativa ao exercício da profissão de Psicólogo;
    18. instituir e modificar o modelo da Carteira de Identidade Profissional;
    19. opinar sobre propostas de aquisição, oneração ou alie-nação de bens;
    20. aprovar proposta orçamentária dos Conselhos Regionais;
    21. fixar critérios para a elaboração das propostas orçamentárias;
    22. elaborar sua proposta orçamentária, submetendo-a à apreciação da Assembléia de Delegados Regionais;
    23. elaborar prestação de contas do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais e encaminhá-la ao Tribunal de Contas;
    24. promover a intervenção nos Conselhos Regionais na hipótese de insolvência;
    25. promover a realização de congressos e conferências sobre o ensino, a profissão e a prática da Psicologia;
    26. homologar inscrição de Psicólogos (gabarito);
    27. promover diligências, inquéritos ou verificações sobre o funcionamento dos Conselhos e adotar medidas para sua eficiência e regularidade;
    28. deliberar sobre os casos omissos

  • I. arrecadar anuidades, taxas, emolumentos e multas e adotar todas as medidas destinadas à efetivação de sua receita. (Compete ao Conselho Regional - art 13 / V) - ERRADA

    II. decidir sobre os pedidos de inscrição do Psicólogo. (Compete ao Conselho Regional - art 13 / VI) - ERRADA

    III. expedir Carteira de Identidade de Profissional. (Compete ao Conselho Regional - art 13 / VII) - ERRADA

    IV. impor sanções previstas neste Regulamento (Decreto nº 79.822/77). (Compete ao Conselho Regional - art 13/ IX) - ERRADA

    V. zelar pela observância do Código de Ética Profissional do Psicólogo. (Compete ao Conselho Regional - art 13 / X) - ERRADA

    VI. homologar inscrição dos Psicólogos.  - (Art 6 - XVI) - CORRETA

    VII. funcionar como tribunal de auxílio consultivo às regionais no que tange à ética profissional. (Compete ao Conselho Regional - art 13/XI) - ERRADA

  • Todas as assertivas, à exceção da VI, trazem competências do CRP.

     

    I. arrecadar anuidades, taxas, emolumentos e multas e adotar todas as medidas destinadas à efetivação de sua receita (Incorreta, competência do CRP)

    II. decidir sobre os pedidos de inscrição do Psicólogo (Incorreta, competência do CRP)

    III. expedir Carteira de Identidade de Profissional (Incorreta, competência do CRP)

    IV. impor sanções previstas neste Regulamento (Decreto nº 79.822/77) (Incorreta, competência do CRP)

    V. zelar pela observância do Código de Ética Profissional do Psicólogo (Incorreta, competência do CRP)

    VII. funcionar como tribunal de auxílio consultivo às regionais no que tange à ética profissional (Incorreta, competência do CRP)

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: E

  • GABARITO LETRA A


ID
1804909
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que contraria o Decreto nº 79.822/77, no que concerne às Eleições.

Alternativas
Comentários
  • O que esta incorreto na letra C é o fato de afirmar que haverá advertência ou censura.

    No capitulo IV das Eleições no parágrafo único, não há esta afirmação

    ....Por falta não justificada à eleição, incorrerá o integrante da Assembleia Geral do Conselho Regional em multa correspondente a 1 (um) valor de referência regional, duplicado na reincidência, e à advertência ou censura.   ( SEM PREJUIZO A OUTRAS PENALIDADES)

  • Gabarito: C

    --------------------

    CAPÍTULO IV

    Das Eleições

     

    Art. 33. § único. Por falta não justificada à eleição, incorrerá o integrante da Assembléia Geral do Conselho Regional em multa correspondente a 1 (um) valor de referência regional, previsto no artigo 2º, parágrafo único, da Lei nº 6.205, de 29 de abril de 1975, duplicado na reincidência, sem prejuízo de outras penalidades (o decreto não fala em censura ou advertência)


ID
1804912
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A extinção ou perda do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais ocorrerá pelos seguintes motivos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A extinção ou perda do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais ocorrerá:

    I - por renúncia;

    II - por superveniência de causa de que resulte o cancelamento da inscrição;

    III - por condenação a pena superior a 2 (dois) anos em virtude de sentença transitada em julgado;

    IV - por destituição da Assembléia dos Delegados Regionais ou da Assembléia Geral do Conselho

    Regional;

    V - por ausência, sem motivo justificado, a 5 (cinco) reuniões, consecutivas ou intercaladas, em cada ano

  • Essa questão tá errada!

    "por ausência, sem motivo justificado, a 5 (cinco) reuniões

    consecutivas ou intercaladas, em cada ano"

    ou seja, a partir de 6 faltas é impossível, pois na 5 falta já vai estar expulso


ID
1867009
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme estabelecem as diretrizes nacionais curriculares para a formação em psicologia (Brasil, 2004), a atuação psicológica requer um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção, atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. São considerados domínios básicos de conhecimentos do profissional de psicologia, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • D. Atuar profissionalmente, sempre da mesma forma, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo e não terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas em geral com os quais se depara.

    O correto seria: atuar profissionalmente, sempre se adequando ao contexto, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo e terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas em geral com os quais se depara.


ID
1951198
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Estatuto do Desarmamento surgiu com objetivo de limitar o uso das armas trazendo regras mais rígidas para concessão do registro e do porte de arma de fogo no país. Embora não proíba por completo, deliberou pela obrigatoriedade de “ comprovar a aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo”, previsto na Lei 10.826/2003 e no Decreto 5.123/2004 o que demonstra a importância e responsabilidade técnica e ética do psicólogo que atua nesta área. Diante do exposto marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2066983
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como "clicar", "clique simples" e "clique duplo" referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 

Assinale a alternativa que contraria o disposto pela Lei nº 4.119.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B)

     

    Art. 16 da Lei nº 4.119 - As Faculdades que mantiverem curso de Psicólogo deverão organizar Serviços Clínicos e de aplicação à educação e ao trabalho - orientados e dirigidos pelo Conselho dos Professôres do curso - abertos ao público, gratuitos ou remunerados.

  • O erro se encontra no final da alternativa B, pois os serviços podem ser gratuitos ou remunerados.

  • É impressão minha ou a alternativa E está sem sentido, mal formulada. Será que essa questão deveria ter sido anulada?

  • alguem poderia explicar o erro da E?

  • A alternativa E está certíssima. A incorreta é a B que é o gabarito (não são sempre gratuitos, podem ser remunerados).

  • Para os que estão perguntando da letra B, segue:

    Art. 6º- Do candidato à matrícula nos cursos de licenciado e Psicólogo se exigirá a

    apresentação do diploma de Bacharel em Psicologia.

  • LEI Nº 4.119/1962

     

    Art. 16 –  As Faculdades que mantiverem curso de Psicólogo deverão organizar Serviços Clínicos e de aplicação à educação e ao trabalho - orientados e dirigidos pelo Conselho dos Professôres do curso - abertos ao público, gratuitos ou remunerados.

     

    Não há qualquer erro em relação à assertiva E, pois ela traz exatamente o que está disposto na referida Lei. Vejamos a fundamentação das demais assertivas:

     

    a) Artigo 10, capítulo III;

    c) Artigo 5º, capítulo II;

    d) § único do Artigo 5º, capítulo II;

    e) Artigo 6º, capítulo II;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • Erro de digitação na questão C.

    Há um "29" no meio da questão que não consta na Lei.

    Do candidato à matrícula no curso de bacharelado exigir-se-á idade mínima de 18 anos, apresentação do certificado de conclusão do 29 ciclo secundário, ou curso correspondente na forma da lei de exames vestibulares.

  • É pra marcar a alternativa em desacordo com a L4119. No caso a letra B.

    a) CORRETA Para o exercício profissional é obrigatório o registro dos diplomas no órgão competente do Ministério da Educação e Cultura.

    Art. 10. - Para o exercício profissional é obrigatório o registro dos diplomas no órgão competente do Ministério da Educação e Cultura.

    b) ERRADA As Faculdades que mantiverem curso de Psicólogo deverão organizar Serviços Clínicos e de aplicação à educação e ao trabalho - orientados e dirigidos pelo Conselho dos Professores do curso - abertos ao público e sempre gratuitos.

    Podem ser gratuitos ou remunerados.

    Art. 16. - As Faculdades que mantiverem curso de Psicólogo deverão organizar Serviços Clínicos e de aplicação à educação e ao trabalho - orientados e dirigidos pelo Conselho dos Professôres do curso - abertos ao público, gratuitos ou remunerados.

    c) CORRETA Do candidato à matrícula no curso de bacharelado exigir-se-á idade mínima de 18 anos, apresentação do certificado de conclusão do 2º ciclo secundário, ou curso correspondente na forma da lei de exames vestibulares.

    Art. 5º - Do candidato à matrícula no curso de bacharelado exigir-se-á idade mínima de 18 anos, apresentação do certificado de conclusão do 2º ciclo secundário, ou curso correspondente na forma da lei de exames vestibulares.

    d) CORRETA Ao aluno que concluir o curso de bacharelado será conferido o diploma de Bacharel em Psicologia.

    Art. 5º - Do candidato à matrícula no curso de bacharelado exigir-se-á idade mínima de 18 anos, apresentação do certificado de conclusão do 2º ciclo secundário, ou curso correspondente na forma da lei de exames vestibulares.

    Parágrafo único. Ao aluno que concluir o curso de bacharelado será conferido o diploma de Bacharel em Psicologia.

    e) CORRETA Do candidato à matrícula nos cursos de licenciado e Psicólogo se exigirá a apresentação do diploma de Bacharel em Psicologia.

    Art. 6º - Do candidato à matrícula nos cursos de licenciado e Psicólogo se exigirá a apresentação do diploma de Bacharel em Psicologia.


ID
2066986
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as seguintes funções.


I. Elaborar e aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

II. Orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo.

III. Funcionar como tribunal superior de ética profissional.


De acordo com a Lei nº 5.766, as funções competem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ------------------------

    Lei nº 5.766

     

    Art. 6º São atribuições do Conselho Federal:

     

    a) elaborar seu regimento e aprovar os regimentos organizados pelos Conselhos Regionais;

    b) orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo (alternativa II)

    c) expedir as resoluções necessárias ao cumprimento das leis em vigor e das que venham modificar as atribuições e competência dos profissionais de Psicologia;

    d) definir nos têrmos legais o limite de competência do exercício profissional, conforme os cursos realizados ou provas de especialização prestadas em escolas ou institutos profissionais reconhecidos;

    e) elaborar e aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo (alternativa I)

    f) funcionar como tribunal superior de ética profissional (alternativa III)

    g) servir de órgão consultivo em matéria de Psicologia;

    h) julgar em última instância os recursos das deliberações dos Conselhos Regionais;

    i) publicar, anualmente, o relatório de seus trabalhos e a relação de todos os Psicólogos registrados;

    j) expedir resoluções e instruções necessárias ao bom funcionamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais, inclusive no que tange ao procedimento eleitoral respectivo;

    l) aprovar as anuidades e demais contribuições a serem pagas pelos Psicólogos;

    m) fixar a composição dos Conselhos Regionais, organizando-os à sua semelhança e promovendo a instalação de tantos Conselhos quantos forem julgados necessários, determinando suas sedes e zonas de jurisdição;

    n) propor ao Poder Competente alterações da legislação relativa ao exercício da profissão de Psicólogo;

    o) promover a intervenção nos Conselhos Regionais, na hipótese de sua insolvência;

    p) dentro dos prazos regimentais, elaborar a proposta orçamentária anual a ser apreciada pela Assembléia dos Delegados Regionais, fixar os critérios para a elaboração das propostas orçamentárias regionais e aprovar os orçamentos dos Conselhos Regionais;

    q) elaborar a prestação de contas e encaminhá-la ao Tribunal de Contas.


ID
2066989
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sob o prisma da Lei nº 5.766, constituem infrações disciplinares as abaixo descritas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O erro encontra-se no final da alternativa A.

    Solicitar ou receber de cliente qualquer favor em troca de concessões, ainda que lícitas.

    Onde de acordo com a Lei nº 5.766/71, art. 26, inciso III diz: 

    Solicitar ou receber de cliente qualquer favor em troca de concessões, ainda que ilícitas.

  • Gabarito: A

    ------------------------

    Lei nº 5.766/71 - CAPÍTULO VII - Da Fiscalizacão Profissional e das Infrações Disciplinares

     

    Art. 26. Constituem infrações disciplinares além de outras:

     

    I - Transgredir preceito do Código de Ética Profissional;

    II - Exercer a profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou impedidos (c)

    III - Solicitar ou receber de cliente qualquer favor em troca de concessões ilícitas (a, gabarito)

    IV - Praticar, no exercício da atividade profissional, ato que a lei defina como crime ou contravenção (d)

    V - Não cumprir no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria da competência dêstes, depois de regularmente notificado (b)

    VI - Deixar de pagar aos Conselhos, pontualmente, as contribuições a que esteja obrigado (e)

  • Art. 26. Constituem infrações disciplinares além de outras:

    I - Transgredir preceito do Código de Ética Profissional;

    II - Exercer a profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou impedidos;

    III - Solicitar ou receber de cliente qualquer favor em troca de concessões ilícitas;

    IV - Praticar, no exercício da atividade profissional, ato que a lei defina como crime ou contravenção;

    V - Não cumprir no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria da competência dêstes, depois de regularmente notificado;

    VI - Deixar de pagar aos Conselhos, pontualmente, as contribuições a que esteja obrigado.

    ERRO DA ALTERNATIVA A

    Solicitar ou receber de cliente qualquer favor em troca de concessões, ainda que ilícitas.

    Solicitar ou receber de cliente qualquer favor em troca de concessões ilícitas;


ID
2066992
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O patrimônio dos Conselhos Regionais será constituído de:


I. doações e legados;

II. dotações orçamentárias do Poder Público Federal, Estadual ou Municipal;

III. bens e valores adquiridos;

IV. ________das anuidades, taxas, emolumentos e multas arrecadadas.


Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • 2/3 das multas, anuidades, emolumentos porque 1/3 é destinado ao CFP.

  • Art. 15º O patrimônio dos Conselhos Regionais será constituído de:


    doações e legados; dotações orçamentárias do Poder Público Federal, Estadual ou Municipal;


    bens e valores adquiridos;


    2/3 (dois terços) das anuidades, taxas, emolumentos e multas arrecadadas

ID
2066995
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O exercício do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais, assim como a respectiva eleição, mesmo na condição de suplente, ficarão subordinados ao preenchimento dos seguintes requisitos e condições básicas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 79.822

    CAPÍTULO V

    Dos membros dos Conselhos Federal e Regionais

     

    Art. 34. O exercício do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais, assim como a respectiva eleição, mesmo na condição de suplente, ficarão subordinados ao preenchimento dos seguintes requisitos e condições básicas:

     

    I - cidadania brasileira (a)

    II - inscrição principal na jurisdição do Conselho Regional respectivo há mais de 2 (dois) anos (b)

    III - pleno gozo dos direitos profissionais, civis e políticos (c)

    IV - inexistência de condenação a pena superior a 2 (dois) anos, em virtude de sentença transitada em julgado (d, gabarito)

    V - inexistência de penalidade por infração ao Código de Ética (e)

     

    -------------------

    Gabarito: D


ID
2321506
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação psicológica é uma função privativa do psicólogo, segundo a Lei no 4.119/62. Sobre os aspectos gerais dessa prática, considere as seguintes afirmações:
I. O processo de avaliação refere-se à obtenção, análise e interpretação de informações psicológicas, oriundas do emprego de técnicas e procedimentos confiáveis.
II. São considerados testes psicológicos confiáveis de avaliação aqueles que apresentam alto grau de precisão e validade, aprovados pelo Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos.
III. Por validade de um instrumento psicológico entende-se o grau de precisão gerado a partir dos seus escores.
IV. A propriedade da confiabilidade ou precisão de uma medida psicológica associa-se com a capacidade de o instrumento avaliar ou acessar os fenômenos para os quais foi construído.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ------------------------

     

    Os conceitos de validade e fidedignidade foram invertidos nas alternativas III e IV

     

    III. Por validade de um instrumento psicológico entende-se o grau de precisão gerado a partir dos seus escores (fidedignidade)

     

    IV. A propriedade da confiabilidade ou precisão de uma medida psicológica associa-se com a capacidade de o instrumento avaliar ou acessar os fenômenos para os quais foi construído (validade)


ID
2403436
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Decreto nº 79.822/77, que regulamenta a Lei nº 5.766/71 (que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e deu outras providências), dispõe sobre o patrimônio do Conselho Federal que será constituído de
I. dotações orçamentárias do Poder Público Federal, Estadual ou Municipal.
II. doações e legados.
III. receitas oriundas de mutações patrimoniais e locações de bens.
IV. bens e valores adquiridos.
V. 2/3 (dois terços) das anuidades, taxas, emolumentos e multas arrecadados pelos Conselhos Regionais.
Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/decreto_1977_79822.pdf

  • Gabarito: A

    --------------------------

    Decreto nº 79.822/77

     

    Art. 9º O patrimônio do Conselho Federal será constituído de:

    I - doações e legados (alternativa II)

    II - dotações orçamentárias do Poder Público Federal, Estadual ou Municipal (alternativa I)

    III - bens e valores adquiridos (alternativa IV))

    IV - 1/3 (um terço) das anuidades, taxas, emolumentos e multas arrecadados pelos Conselhos Regionais.

     

    ou ainda:

     

    Lei nº 5.766/71

    Art. 16. O patrimônio do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais será Constituído de:

    I - Doações e legados (alternativa II)

    II - Dotações orçamentárias do Poder Público Federal, Estadual e Municipal  (alternativa I)

    III - Bens e valôres adquiridos  (alternativa IV)

    IV - taxas, anuidades, multas e outras contribuições a serem pagas pelos profissionais.

    Parágrafo único - Os quantitativos de que trata o inciso IV dêste artigo deverão ser depositados em contas vinculadas no Banco do Brasil, cabendo 1/3 (um têrço) do seu montante ao Conselho Federal.

  • De acordo com o Decreto nº 79.822/77, que regulamenta a Lei nº 5.766/71, que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências, em seu Art. 9º nos diz que o patrimônio do Conselho Federal será constituído de:

    I - doações e legados;

    II - dotações orçamentárias do Poder Público Federal, Estadual ou Municipal;

    III - bens e valores adquiridos;

    IV - 1/3 (um terço) das anuidades, taxas, emolumentos e multas arrecadados pelos Conselhos Regionais.


    GABARITO: A


ID
2732581
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 2º Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o art. 13 da Lei n.° 4.119/1962, constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:

Alternativas
Comentários
  •  1º Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:         

    a) diagnóstico psicológico;

    b) orientação e seleção profissional;

    c) orientação psicopedagógica;

    d) solução de problemas de ajustamento.

    § 2º É da competência do Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.

  • LEI Nº 4.119/1962

     

    Art. 13 – ...

    § 1º Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: 

     

    a) diagnóstico psicológico;

    b) orientação e seleção profissional;

    c) oritentação psicopedagógica;

    d) solução de problemas de ajustamento.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A


ID
2732584
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 2º Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

À luz da Lei n.° 5.766/1971, julgue os itens a seguir.

I São atribuições dos Conselhos Regionais orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em sua área de competência.
II São atribuições dos Conselhos Regionais zelar pela observância do Código de Ética Profissional, impondo sanções pela sua violação, e funcionar como tribunal regional de ética profissional.
III Incumbe aos Conselhos Regionais expedir resoluções e instruções necessárias ao bom funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia, inclusive no que tange ao procedimento eleitoral.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º São atribuições do Conselho Federal:
    expedir as resoluções necessárias ao cumprimento das leis em vigor e das que venham a modificar as atribuições e competência dos profissionais de Psicologia;

    expedir resoluções e instruções necessárias ao bom funcionamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais, inclusive no que tange ao procedimento eleitoral respectivo; (Incumbe ao Conselho Federal expedir resoluções e instruções necessárias ao bom funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia, inclusive no que tange ao procedimento eleitoral)
     

    Art. 9º São atribuições dos Conselhos Regionais:

    a) organizar seu regimento, submetendo-o à aprovação do Conselho Federal;
    b) orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em sua área de competência;
    c) zelar pela observância do código de ética profissional, impondo sanções pela sua violação;
    d) funcionar como tribunal regional de ética profissional;
    e) sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à orientação e fiscalização do exercício profissional;
    f) eleger dois delegados-eleitores para a assembléia referida no artigo 3º; (assembleia dos delegados regionais )
    g) remeter, anualmente, relatório ao Conselho Federal, nele incluindo relações atualizadas dos profissionais inscritos, cancelados e suspensos;
    h) elaborar a proposta orçamentária anual, submetendo-a à aprovação do Conselho Federal;
    i) encaminhar a prestação de contas ao Conselho Federal para os fins do item "q" do art. 6º.

  • A assertiva III não compete aos Conselhos Regionais e sim ao Conselho Federal:

    j) expedir resoluções e instruções necessárias ao bom funcionamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais, inclusive no que tange ao procedimento eleitoral respectivo;


ID
2732587
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 2º Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base no Decreto-Lei n.° 79.822/1977, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 25. Compete à Assembléia Geral do Conselho Regional:

    I - eleger os membros do Conselho Regional e respectivos suplentes;

    II - aprovar a aquisição e alienação de bens, cujo valor ultrapasse 5 (cinco) vezes o valor de referência previsto no artigo 2º, parágrafo único, da Lei nº 6.205, de 29 de abril de 1975;

    III - propor ao Conselho Federal, anualmente, a tabela de anuidades, taxas, emolumentos e multas, bem como quaisquer outras contribuições;

    IV - deliberar sobre questões e consultas submetidas à sua apreciação pelos Presidentes do Conselho Federal ou Presidente do respectivo Conselho Regional;

    V - destituir o Conselho Regional ou qualquer de seus membros, por motivo de alta gravidade, que atinja o decoro ou o bom nome da classe.


ID
2732623
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 2º Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em outubro de 1992, o CFP apresentou ao Ministério do Trabalho sua contribuição para integrar o Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO). De acordo com o CBO, os psicólogos estudam a estrutura psíquica e os mecanismos de comportamento dos seres humanos, desempenham tarefas relacionadas a problemas de pessoal, como processos de recrutamento, seleção, orientação profissional e outros similares, à problemática educacional e a estudos clínicos individuais e coletivos e suas funções consistem em: elaborar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa das características psicológicas dos indivíduos; organizar e aplicar métodos e técnicas de recrutamento, seleção e orientação profissional; proceder à aferição desses processos para controle de sua validade; realizar estudos e aplicações práticas no campo da educação (creches e escolas); realizar trabalhos em clínicas psicológicas, hospitalares, ambulatoriais, postos de saúde, núcleos e centros de atenção psicossocial; realizar trabalhos nos casos de famílias, crianças e adolescentes, sistemas penitenciários, associações esportivas, comunidades e núcleos rurais. Nessa perspectiva, estão previstos, desde 1992, no CBO, além das categorias psicólogo em geral e outros psicólogos, as seguintes categorias:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA E.

    Segundo o CBO 2002 existem novas ocupações em psicologia:

    Fonte: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf


ID
2928805
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
CRP - 11ª Região (CE)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Sistema Orçamentário a definição de que o orçamento é basicamente o instrumento por meio do qual o CFP/CRP extrai recursos da categoria e os injeta em áreas selecionadas dentro de um planejamento, diz respeito a:

Alternativas

ID
2966785
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei n.º 4.119/1962 e o Decreto n.º 53.464/1964 dispõem sobre os cursos de formação em psicologia e sobre o exercício da profissão de psicólogo. A respeito dessa regulamentação, julgue o item a seguir.


É exigida do candidato a matrícula nos cursos de licenciado e psicólogo e a apresentação do diploma de bacharel em psicologia.

Alternativas
Comentários
  • Art. 6. o Do candidato à matrícula nos cursos de licenciado e psicólogo,

    será exigido a apresentação do diploma de bacharel em psicologia.


ID
2966788
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei n.º 4.119/1962 e o Decreto n.º 53.464/1964 dispõem sobre os cursos de formação em psicologia e sobre o exercício da profissão de psicólogo. A respeito dessa regulamentação, julgue o item a seguir.


Ao portador do diploma de licenciado em psicologia é conferido o direito de ensinar psicologia nos vários cursos de que trata a Lei n.º 4.119/1962, observadas as exigências legais específicas, e de exercer a profissão de psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • Pela lei diz-se que para o licenciado em psicologia é conferido o direito de LECIONAR psicologia. o verbo ensinar é utilizado na lei para quem possui o título de bacharel em psicologia.

  • Art. 13. Ao portador do Diploma de Psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos

    vários cursos de que trata esta Lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de

    Psicólogo.

    Ao meu ver o Artigo 13 da lei nº 4.119/1962 não especifica se Licenciado ou Bacharel.... Porém o artigo 11 diz que o Bacharel pode Ensinar em cursos de grau médio e no 12 o Licenciado tem o direito de Lecionar Psicologia atendidas as exigências legais.....

  • Licenciado = Leciona.

    Bacharel e Psicólogo= Ensina.

    Gabarito: ERRADO.

  • Quem ensina é o Bacharel e o Psicólogo. Licenciado Leciona.


ID
2966791
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei n.º 4.119/1962 e o Decreto n.º 53.464/1964 dispõem sobre os cursos de formação em psicologia e sobre o exercício da profissão de psicólogo. A respeito dessa regulamentação, julgue o item a seguir.


Constitui-se função do psicólogo utilizar métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de diagnóstico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento e colaborar em assuntos ligados a outras ciências.

Alternativas
Comentários
  • CARTILHA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA – 2013

    § 1º - Constitui função privativa(*) do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:

    a) diagnóstico psicológico;

    b) orientação e seleção profissional;

    c) orientação psicopedagógica;

    d) solução de problemas de ajustamento.

    § 2º - É da competência do Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.

  • Gente não entendi o erro da questão...

  • está no Decreto n.º 53.464/1964 

    Art. 4º São funções do psicólogo:

    1) Utilizar métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de:

    a) diagnóstico psicológico;

    b) orientaçãor e seleção profissional;

    c) orientação psicopedagógica;

    d) solução de problemas de ajustamento.

    Não está "colaborar em assuntos ligados a outras ciências"

  • O erro está na ausência de especificidade da atuação do psicólogo em outras ciências, afinal o psicólogo pode ajudar outras ciências mais desde que seja dentro de assuntos de referência da psicologia.


ID
2966794
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei n.º 4.119/1962 e o Decreto n.º 53.464/1964 dispõem sobre os cursos de formação em psicologia e sobre o exercício da profissão de psicólogo. A respeito dessa regulamentação, julgue o item a seguir.


As disciplinas lecionadas em outros cursos da faculdade ou da universidade que constem do currículo dos cursos de bacharelado e licenciado em psicologia e de psicólogo poderão ser ministradas em comum.

Alternativas
Comentários
  • Art.6.0 As faculdades de filosofia poderão instituir cursos de graduação

    do bacharelado e licenciado em psicologia e de psicólogo.

    Parágrafo único. As disciplinas lecionadas em outros cursos da faculdade

    ou da universidade e que sejam as mesmas do currículo dos cursos de bacharelado

    e licenciado em psicologia e de psicólogo poderão ser ministradas em

    comum.


ID
2966797
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei n.º 4.119/1962 e o Decreto n.º 53.464/1964 dispõem sobre os cursos de formação em psicologia e sobre o exercício da profissão de psicólogo. A respeito dessa regulamentação, julgue o item a seguir.


No âmbito das faculdades que mantiverem o curso de graduação em psicologia, é função do psicólogo gerenciar o trabalho pedagógico e a prática educativa em seus espaços escolares e não escolares e avaliar e implementar, nas instituições de ensino, as políticas públicas criadas pelo Poder Executivo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 16. As faculdades que mantiverem cursos de psicólogo deverão organizar

    serviços clínicos e de aplicação à educação e ao trabalho - orientados e

    dirigidos pelo Conselho dos'Professores do curso, abertos ao público, gratuitos ou

    remunerados.

  • Não é função do psicólogo segundo a legislação específica atuar como Coordenador Pedagógico, embora nada o impeça.


ID
2966800
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Lei n.º 5.766/1971, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia são dotados de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, constituindo, em seu conjunto, uma autarquia. Quanto às atribuições dos conselhos regionais, julgue o item que se segue.


Os conselhos regionais de psicologia devem orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em sua área de competência.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3 - DEC 79,822/77 = finalidade, orientar, supervisionar (fiscalizar), disciplinar o exercício da profissão de psicologo.


ID
2966803
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Lei n.º 5.766/1971, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia são dotados de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, constituindo, em seu conjunto, uma autarquia. Quanto às atribuições dos conselhos regionais, julgue o item que se segue.


Os conselhos regionais expedem as resoluções necessárias ao cumprimento das leis em vigor e das que venham a modificar as atribuições e competências dos profissionais de psicologia.

Alternativas
Comentários
  • Lei n.º 5.766/1971

    Art. 6º São atribuições do Conselho Federal:

    c) expedir as resoluções necessárias ao cumprimento das leis em vigor e das que venham modificar as atribuições e competência dos profissionais de Psicologia;

    GABARITO E


ID
2966806
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Lei n.º 5.766/1971, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia são dotados de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, constituindo, em seu conjunto, uma autarquia. Quanto às atribuições dos conselhos regionais, julgue o item que se segue.


Consiste em uma atribuição dos conselhos regionais publicar, anualmente, o relatório de seus trabalhos e a relação de todos os psicólogos registrados.

Alternativas
Comentários
  • Aos Conselhos Regionais é atribuição:

    g) REMETER, anualmente, relatório ao CONSELHO FEDERAL, nêle incluindo relações atualizadas dos profissionais inscritos, cancelados e suspensos;


ID
2966809
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Lei n.º 5.766/1971, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia são dotados de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, constituindo, em seu conjunto, uma autarquia. Quanto às atribuições dos conselhos regionais, julgue o item que se segue.


Os conselhos regionais zelam pela observância do Código de ética profissional, impondo sansões por sua violação.

Alternativas
Comentários
  • c) zelar pela observância do Código de Ética Profissional impondo sansões pela sua violação;

    É uma das atribuições dos Conselhos Regionais.


ID
2966812
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Lei n.º 5.766/1971, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia são dotados de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, constituindo, em seu conjunto, uma autarquia. Quanto às atribuições dos conselhos regionais, julgue o item que se segue.


Os conselhos regionais aprovam as anuidades e demais contribuições a serem pagas pelos psicólogos.

Alternativas
Comentários
  • É atribuição do Conselho Federal de Psicologia aprovar as anuidades e demais contribuições a serem pagas pelos psicólogos.

  • Art . 6º São atribuições do Conselho Federal:

    l) aprovar as anuidades e demais contribuições a serem pagas pelos Psicólogos;


ID
3026854
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação psicológica é uma atividade restrita ao Psicólogo, respaldada na Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Entende-se por avaliação psicológica o processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupo de pessoas, que

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Requer metodologias específicas, de acordo com cada área do conhecimento.

  • CFP nº 06/2019

    CONSIDERANDO que um processo de avaliação psicológica se caracteriza por uma ação sistemática e delimitada no tempo, com a finalidade de diagnóstico ou não, que utiliza de fontes de informações fundamentais e complementares com o propósito de uma investigação realizada a partir de uma coleta de dados, estudo e interpretação de fenômenos e processos psicológicos.

    Art. 13 - O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.

    CFP nº 09/2018

    Art. 1º - Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

    Código de Ética Profissional do Psicólogo, 2005.

    Princípio Fundamental III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

    Gabarito: Letra B.

  • A Av.P. não poderia apresentar dados conclusivos até pelos motivos de quê os resultados na maioria das vezes são um indicativo sobre determinado contexto.

    GABARITO: B.


ID
3081793
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A assistência terapêutica, prevista pela Portaria no 1.261 de 5 de maio de 2010, que institui os princípios, as diretrizes e ações para o atendimento às necessidades e expectativas de saúde dos servidores públicos federais, deve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - contemplar diferentes modalidades de atenção direta, priorizando o atendimento grupal em equipe multidisciplinar.


ID
3203170
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, julgue o item de acordo com a Lei n.º 5.776/1971.


O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia são dotados de personalidade jurídica de direito privado, possuindo autonomia administrativa e financeira.

Alternativas
Comentários
  • São dotadas de direito público.

  • LEI nº 5.766 de 20-12-1971:

    Art. 1º - Ficam criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, constituindo, em seu conjunto, uma autarquia, destinados a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.


ID
3203173
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, julgue o item de acordo com a Lei n.º 5.776/1971.


A fiscalização do exercício da profissão de psicólogo e o zelo pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe são atribuições dos Conselhos Regionais de Psicologia.

Alternativas
Comentários
  • Lei n.º 5.776/1971

    Art. 9º São atribuições dos Conselhos Regionais:

    b) orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em sua área de competência;

    c) zelar pela observância do Código de Ética Profissional impondo sansões pela sua violação;


ID
3203176
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, julgue o item de acordo com a Lei n.º 5.776/1971.


O Conselho Federal será constituído de membros efetivos e suplentes, brasileiros ou estrangeiros, eleitos por maioria de votos, em escrutínio secreto, com mandato de três anos, não sendo permitida a reeleição.

Alternativas
Comentários
  • A prescrição não corre para os absolutamente, voltando a correr ao se tornarem relativamente, ou seja, com 16 anos!

  • Art. 7º - Os membros dos Conselhos Regionais, efetivos e suplentes, serão brasileiros, eleitos pelos profissionais inscritos na respectiva área de ação em escrutínio secreto, pela forma estabelecida no Regimento.

    Parágrafo único - O mandato dos membros dos Conselhos Regionais será de 3 (três) anos, permitida a reeleição uma vez.


ID
3203179
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, julgue o item de acordo com a Lei n.º 5.776/1971.


A deliberação do Conselho Federal ocorrerá com a presença da maioria simples de seus membros, que deverão se reunir, pelo menos, duas vezes, mensalmente.

Alternativas
Comentários
  •  Lei n.º 5.776/1971

    Art. 4º O Conselho Federal deverá reunir-se, pelo menos, uma vez mensalmente, só podendo deliberar com a presença da maioria absoluta de seus membros.


ID
3203182
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, julgue o item de acordo com a Lei n.º 5.776/1971.


É atribuição do Conselho Federal elaborar e aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo e funcionar como tribunal superior de ética profissional.

Alternativas
Comentários
  • Lei n.º 5.776/1971

    Art. 6º São atribuições do Conselho Federal:

    e) elaborar e aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo;

    f) funcionar como tribunal superior de ética profissional;


ID
3203185
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, julgue o item de acordo com a Lei n.º 5.776/1971.


Não cabe ao Conselho Federal elaborar prestação de contas para encaminhamento ao Tribunal de Contas.

Alternativas
Comentários
  • Lei n.º 5.776/1971

    Art. 6º São atribuições do Conselho Federal:

    q) elaborar a prestação de contas e encaminhá-la ao Tribunal de Contas.


ID
3203188
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, julgue o item de acordo com a Lei n.º 5.776/1971.


A boa reputação por conduta pública é requisito para que o profissional de psicologia se inscreva no Conselho Regional de sua área de atuação.

Alternativas
Comentários
  • Lei n.º 5.776/1971

    CAPÍTULO IV

    Do Exercício da Profissão e das Inscrições

    Art. 10. Todo profissional de Psicologia, para exercício da profissão, deverá inscrever-se no Conselho Regional de sua área de ação.

    Parágrafo único. Para a inscrição é necessário que o candidato:

    a) satisfaça às exigências da Lei n.º 4.119, de 27 de agosto de 1962.

    b) não seja ou esteja impedido de exercer a profissão;

    c) goze de boa reputação por sua conduta pública.


ID
3203194
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, julgue o item de acordo com a Lei n.º 5.776/1971.


Deixar o profissional de psicologia de pagar aos Conselhos, pontualmente, as contribuições a que esteja obrigado constitui uma infração disciplinar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo!

    "Art. 26. Constituem infrações disciplinares além de outras:

    I - Transgredir preceito do Código de Ética Profissional;

    II - Exercer a profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou impedidos;

    III - Solicitar ou receber de cliente qualquer favor em troca de concessões ilícitas;

    IV - Praticar, no exercício da atividade profissional, ato que a lei defina como crime ou contravenção;

    V - Não cumprir no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria da competência dêstes, depois de regularmente notificado;

    VI - Deixar de pagar aos Conselhos, pontualmente, as contribuições a que esteja obrigado."


ID
3203197
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, julgue o item de acordo com a Lei n.º 5.776/1971.



A imposição de penas obedecerá à seguinte graduação: advertência; multa; censura; suspensão do exercício profissional, até quinze dias; e cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal, não cabendo análise de gravidade manifesta para aplicação de penalidade mais séria.

Alternativas
Comentários
  • Art. 21 – As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais:

    a) Advertência;

    b) Multa;

    c) Censura pública;

    d) Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia;

    e) Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

  • L5766/1971

    Art. 27. As penas aplicáveis por infrações disciplinares são as seguintes:

    I - Advertência;

    II - Multa;

    III - Censura;

    IV - Suspensão do exercício profissional, até 30 (trinta) dias;

    V - Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal.

    Art. 28. Salvo os casos de gravidade manifesta, que exijam aplicação imediata da penalidade mais séria, a imposição das penas obedecerá à graduação do artigo anterior.

    Parágrafo único. Para efeito da cominação de pena, serão consideradas especialmente graves as faltas diretamente relacionadas com o exercício profissional.


ID
3293476
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei n.º 4.119/1962 regulamenta a profissão de psicólogo no Brasil. Ela determina as funções privativas do psicólogo. Assinale a alternativa que apresenta todas as funções privativas do profissional psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • LEI 4.119/1962

    Art. 13, § 1º Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:

    a) diagnóstico psicológico;

    b) orientação e seleção profissional;

    c) orientação psicopedagógica;

    d) solução de problemas de ajustamento.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: A

  • De acordo com a lei citada no comando da questão:  


    Art. 13. - Ao portador do diploma de Psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.

    § 1º Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:          

    a) diagnóstico psicológico;

    b) orientação e seleção profissional;

    c) oritentação psicopedagógica;

    d) solução de problemas de ajustamento.

    § 2º É da competência do Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.


    Vamos ver as demais opções:

    B) diagnóstico  psicológico;  orientação  e  seleção  profissional; e psicoterapia 
    Na psicoterapia se inserem os mais diversos tipos de profissionais, inclusive não necessariamente da área da saúde, como as terapias alternativas.

    C) diagnóstico psicológico; e psicoterapia  
    D) orientação psicopedagógica; e psicoterapia  

    E) orientação e seleção profissional; e psicoterapia
     
    GABARITO: A
  • E eu gostaria muito que a psicoterapia também estivesse entre os itens... :(


ID
3293524
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A utilização de testes psicológicos pode ser feita com diversos objetivos. Assinale a alternativa que apresenta os profissionais que podem utilizá‐los.

Alternativas
Comentários
  • A aplicação de teste psicológico é técnica privativa do profissional da psicologia. Portanto, apenas os psicólogos podem aplicar testes psicológicos.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: C

  • De acordo com a resolução N.º 002/2003, que define e regulamenta o uso, a elaboração e a  comercialização de testes psicológicos:

    Art. 1º - Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de  características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de uso privativo do  psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1o do Art. 13 da Lei n°  4.119/62.
    Tal resolução foi revogada pela de n°009/2018, que trouxe dessa forma:
    Art. 16 - Todos os testes psicológicos estão sujeitos ao disposto nesta Resolução, considerando que:

    §1o - Os manuais de testes psicológicos devem informar que sua  comercialização e seu uso é restrito a psicólogas e psicólogos,  regularmente inscritos no CRP. 
    §2o - Na comercialização de testes psicológicos, as editoras manterão  procedimento de controle, no qual conste o nome da psicóloga e do psicólogo que os adquiriu, o seu número de inscrição no CRP e o(s) número(s) de série dos testes adquiridos.


    GABARITO: C

ID
3334810
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Lei Nº 4.119/62, Art. 13, § 1º, constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com objetivos específicos.

São objetivos para uso de métodos e técnicas psicológicas:


I. Diagnóstico psicológico.

II. Orientação e seleção profissional.

III. Orientação psicopedagógica.

IV. Solução de problemas de ajustamento.


Estão CORRETOS os objetivos:

Alternativas

ID
3500002
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à Lei nº 5.766/1971, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências, assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que compete à Assembleia Geral.

Alternativas
Comentários
  • Art. 24 - À Assembléia Geral compete:

    a) eleger os membros do Conselho Regional e respectivos suplentes;

    b) propor a aquisição e alienação de bens, observado o procedimento expresso no art. 18;

    c) propor ao Conselho Federal, anualmente, a tabela de taxas, anuidade e multas, bem como

    de quaisquer outras contribuições;

    d) deliberar sobre questões e consultas submetidas à sua apreciação;

    e) por deliberação de, pelo menos 2/3 (dois terços) dos membros presentes, em reunião previamente convocada para esse fim, destituir o Conselho Regional ou qualquer de seus membros, por motivo de alta gravidade, que atinja o prestígio, o decoro ou o bom nome da classe.


ID
3500005
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir do Decreto-Lei nº 79.822/1977, que regulamenta a Lei nº 5.766/1971 que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto às competências do Conselho Federal de Psicologia.


( ) Eleger sua Diretoria.

( ) Aprovar os Regimentos dos Conselhos Regionais.

( ) Aprovar proposta orçamentária dos Conselhos Regionais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3500008
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir do Decreto-Lei nº 79.822/1977, que regulamenta a Lei nº 5.766/1971 que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto às competências do Conselho Regional de Psicologia.


( ) Expedir Carteira de Identidade de Profissional.

( ) Instituir e modificar o modelo da Carteira de Identidade Profissional.

( ) Zelar pela observância do Código de Ética Profissional do Psicólogo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Compete aos Conselhos Regionais:

    I - eleger sua Diretoria;

    II - organizar seu Regimento, submetendo-o à aprovação do Conselho Federal;

    III - orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em sua jurisdição;

    IV - cumprir e fazer cumprir as resoluções e instruções do Conselho Federal;

    V - arrecadar anuidades, taxas, emolumentos e multas e adotar todas as medidas destinadas à efetivação de sua receita e do Conselho Federal;

    VI - decidir sobre os pedidos de inscrição do Psicólogo;

    VII - organizar e manter registros dos profissionais inscritos;

    VIII - expedir Carteira de Identidade de Profissional;

    IX - impor sanções previstas neste Regulamento;

    X - zelar pela observância do Código de Ética Profissional do Psicólogo;

    XI - funcionar como tribunal regional de ética profissional;

    XII - sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à orientação e fiscalização do exercício profissional;

    XIII - eleger, dentre seus membros, 2 (dois) delegados eleitores que comporão a Assembléia de Delegados Regionais;

    XIV - remeter, anualmente ao Conselho Federal, relatório de seus trabalhos, nele incluindo relações atualizadas dos profissionais inscritos, cancelados e suspensos;

    XV - elaborar proposta orçamentária anual, submetendo-a à aprovação do Conselho Federal;

    XVI - elaborar prestação de contas e encaminhá-la ao Conselho Federal;

    XVII - promover, perante o juízo competente, a cobrança das importâncias correspondentes a anuidades, taxas, emolumentos e multas, esgotados os meios de cobrança amigável.

    Assertiva: D

    Fonte: http://legis.senado.leg.br/norma/502462/publicacao/15643316


ID
3500011
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Decreto-Lei nº 79.822/1977, que regulamenta a Lei nº 5.766/1971 que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, quanto às Eleições, os membros do Conselho Federal serão eleitos ______________, que _____________, no período compreendido entre _______________ dias de antecedência, em relação à data de expiração do mandato.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art . 31. Os membros do Conselho Federal serão eleitos pela Assembléia dos Delegados Regionais, que se reunirá ordinariamente no período compreendido entre 45 (quarenta e cinco) e 30 (trinta) dias de antecedência, em relação à data de expiração do mandato.

    Assertiva: D

    Fonte: http://legis.senado.leg.br/norma/502462/publicacao/15643316


ID
3500014
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base no Decreto-Lei nº 79.822/1977, que regulamenta a Lei nº 5.766/1971 que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, qual dos motivos abaixo NÃO leva à extinção ou perda do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais?

Alternativas
Comentários
  • Decreto-Lei nº 79.822/1977

    Art. 35. A extinção ou perda do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais ocorrerá:

    I - por renúncia;

    II - por superveniência de causa de que resulte o cancelamento da inscrição;

    III - por condenação a pena superior a 2 (dois) anos em virtude de sentença transitada em julgado;

    IV - por destituição da Assembléia dos Delegados Regionais ou da Assembléia Geral do Conselho Regional;

    V - por ausência, sem motivo justificado, a 5 (cinco) reuniões, consecutivas ou intercaladas, em cada ano.

    Fonte: http://legis.senado.leg.br/norma/502462/publicacao/15643316

    RESPOSTA: B


ID
3500017
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Levando em conta a Resolução CFP nº 015/2012, que aprova o Regimento Eleitoral do CFP e CRPs, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O Regimento Eleitoral não poderá sofrer modificação no período de 1 (um) ano que antecede a realização das eleições.

( ) No prazo de 60 (sessenta) dias após a apreciação terminativa dos recursos relativos ao processo de votação, as cédulas eleitorais dos votos por correspondência poderão ser incineradas.

( ) Nas eleições regionais, no caso de empate, a chapa com o maior Índice de Qualificação Acadêmica, estabelecido no momento da inscrição dos componentes da chapa, será considerada vencedora.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3500020
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFP nº 003/2007, que institui a consolidação das resoluções do Conselho Federal de Psicologia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação ao entendimento dado no artigo 2º aos termos descritos abaixo.


( ) Técnica: entende-se como o conjunto sistemático de procedimentos orientados para fins de produção ou aplicação de conhecimentos.

( ) Orientação Profissional: entende-se como o processo por meio do qual, por intermédio de Métodos e Técnicas Psicológicas, se objetiva diagnosticar e prognosticar as condições de ajustamento e desempenho da pessoa a um cargo ou atividade profissional, visando a alcançar eficácia organizacional e procurando atender às necessidades comunitárias e sociais.

( ) Diagnóstico Psicológico: é o processo por meio do qual, por intermédio de Métodos e Técnicas Psicológicas, se analisa e se estuda o comportamento de pessoas, de grupos, de instituições e de comunidades, na sua estrutura e no seu funcionamento, identificando-se as variáveis nele envolvidas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • TÉCNICA – entende-se como toda atividade específica, coerente com os princípios gerais estabelecidos pelo método.

    ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - é o processo por meio do qual, por intermédio de Métodos e Técnicas Psicológicas, se investigam os interesses, aptidões e características de personalidade do consultante, visando proporcionar-lhe condições para a escolha de uma profissão.


ID
3533590
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos ministérios e de suas áreas de competência e dos poderes e deveres do administrador público, julgue o item .


Para o exercício profissional, é suficiente que o bacharel em psicologia registre seu diploma no respectivo Conselho Regional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Para o exercício profissional, é suficiente que o bacharel em psicologia registre seu diploma no respectivo Conselho Regional.

  • Gabarito: Errado

    DECRETO Nº 53.464, DE 21 DE JANEIRO DE 1964.

    TÍTULO I

    Do Exercício Profissional

    Art. 3º Condição indispensável para o exercício legal da profissão de Psicólogo é a obtenção prévia do registro profissional de Psicólogo na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura.


ID
3560221
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 18ª Região MT
Ano
2012
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O ato pelo qual se dá conhecimento ao psicólogo processado da instauração do processo disciplinar ético, bem como lhe concede a oportunidade de se defender no prazo que se especifica, recebe o nomede:

Alternativas

ID
3561550
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Gurjão - PB
Ano
2017
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, assinale a alternativa incorreta.


O Título Profissional de Especialista em Psicologia:

Alternativas

ID
3566929
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 18ª Região MT
Ano
2012
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às anuidades, taxas e emolumentos, assinale a alternativa correta.


Alternativas

ID
3613420
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os documentos produzidos por psicólogos a partir de avaliações psicológicas, deverá ser orientado, conforme determina o Conselho Federal de Psicologia – CFP, pela:

Alternativas
Comentários
  • A resolução nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019:

    Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº /1996, a Resolução CFP nº /2003 e a Resolução CFP nº /2019

  • Questão desatualizada!

  • Resolução 06/2019

    Art. 19 - Esta resolução entrará em vigor em 90 dias a partir da data de sua publicação.

    Uma questão de 2020 cobrar a 07/2003 é sacanagem...


ID
3642154
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 18ª Região MT
Ano
2012
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Plenário, constituído pelo conjunto dos Conselheiros Efetivos, é órgão deliberativo do CRP-01. 


Compete, privativamente, ao Plenário o exercício das atribuições que se seguem:

|. Eleger a Diretoria do Conselho Federal de Psicologia. 
II. Impor sanções previstas no Regulamento interno do CRP-01. 
III. Decidir sobre os pedidos de inscrição do Psicólogo. 
IV. Arrecadar anuidades, taxas, emolumentos e multas e adotar todas as medidas destinadas à efetivação de sua receita e a do Conselho Federal. 
V. Sugerir aos Conselhos Regionais as medidas necessárias à orientação e fiscalização do exercício profissional.

Está correto que se afirma em:

Alternativas

ID
3664165
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Benedito Leite - MA
Ano
2018
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre a legislação e normatizações inerentes ao exercício profissional do psicólogo.

I. O psicólogo, que completar 60 anos de idade, será isento do pagamento da anuidade, a partir do ano de exercício em que completar tal idade.

II. O CFP concede, através dos CRPs, o Título Profissional de Especialista em Psicologia, que é uma referência sobre a qualificação do psicólogo, não se constituindo condição obrigatória para o exercício profissional. Poderão pleitear esse título os psicólogos inscritos no CRP, e que estejam em pleno gozo de seus direitos. A Resolução do CFP nº 013/2007 estabelece os critérios para o registro desse título, o qual poderá ser feito mediante as seguintes situações: aprovação em concurso de provas e títulos, podendo participar psicólogos que tenham, no mínimo, dois anos de experiência profissional comprovada na área; e conclusão de cursos de especialização credenciados junto ao CFP.

III. É obrigatório o registro documental de todas as atividades exercidas pelo psicólogo nos diversos campos de trabalho, tendo por objetivo contemplar, de forma sucinta, o trabalho prestado, a descrição e a evolução da atividade e os procedimentos técnico-científicos adotados. São previstos os registros em prontuários e o registro psicológico privativo. Tais registros devem seguir as orientações trazidas pelas Resoluções CFP nºs 01/2009 e 05/2010, e as diretrizes do Código de Ética, atentando para o cuidado com o sigilo profissional e com a natureza e formatação das informações. Ressalte-se que, no caso de registro psicológico, fica garantido ao usuário, ou representante legal, o acesso integral às informações registradas pelo psicólogo. 

IV.  Denúncias encaminhadas ao CRP-MG contra psicólogos podem ser conduzidas pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) ou pela Comissão de Ética (COE). Diante de uma denúncia informal, a COF poderá realizar uma visita de fiscalização ou convocar o profissional de Psicologia para receber esclarecimentos. No caso de uma denúncia formal, ao questionar a atuação do profissional de Psicologia, o denunciante deverá encaminhar uma representação ao CRP-MG, conforme determina o Código de Processamento Disciplinar (CPD) (Resolução CFP nº 06/2007). A representação deverá ser apresentada diretamente ao presidente do Conselho, mediante documento escrito e assinado pelo representante, contendo nome e qualificação do representante e do representado; descrição circunstanciada do fato; prova documental que possa servir à apuração do fato e de sua autoria e indicação dos meios de prova de que pretende o representante se valer para provar a alegação. Porém, a falta desses dois últimos elementos não impede o recebimento da representação. A COE, ao receber o documento contendo a denúncia, avaliará se a mesma apresenta indícios de infração ao Código de Ética do Psicólogo e prosseguirá com a tramitação processual prevista no CPD.

V. No que concerne ao atendimento psicológico mediado por computador, o Conselho Federal de Psicologia elaborou a Resolução CFP nº 012/2005, como forma de normatizar esse tipo de prática. O atendimento psicoterapêutico mediado por computador ainda não é permitido pelo CFP, necessitando de mais estudos e pesquisas para se tornar uma prática reconhecida pela Psicologia. Alguns serviços psicológicos, desde que pontuais e informativos, podem ser mediados por computador. Para isso, o site deve estar obrigatoriamente cadastrado no CFP para o recebimento de certificação eletrônica. Apenas mediante tal certificação os serviços podem ser ofertados ao público.

Assinale a alternativa correta: 

Alternativas

ID
3714079
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 10ª Região (AP e PA)
Ano
2014
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as seguintes funções.


I- Dirigir serviços de Psicologia em Órgãos e estabelecimentos públicos, autárquicos, paraestatais, de economia mista e particulares

II-  Ensinar as cadeiras ou disciplinas de Psicologia nos vários níveis de ensino, observadas as demais exigências da legislação em vigor.

III- Supervisionar profissionais e alunos em trabalhos teóricos e práticos de Psicologia.

Pode-se afirmar que, de acordo com o Decreto nº 53.464/64, são funções do psicólogo:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º- São funções do psicólogo:

    1) Utilizar métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de:

    a) diagnóstico psicológico;

    b) orientação e seleção profissional;

    c) orientação psicopedagógica;

    d) solução de problemas de ajustamento.

    2) Dirigir serviços de Psicologia em órgãos e estabelecimentos públicos, autárquicos,

    paraestatais, de economia mista e particulares.

    3) Ensinar as cadeiras ou disciplinas de Psicologia nos vários níveis de ensino, observadas

    as demais exigências da legislação em vigor.

    4) Supervisionar profissionais e alunos em trabalhos teóricos e práticos de Psicologia.

    5) Assessorar, tecnicamente, órgãos e estabelecimentos públicos, autárquicos, paraestatais,

    de economia mista e particulares.

    6) Realizar perícias e emitir pareceres sobre a matéria de Psicologia.


ID
3893023
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Nota Técnica CFP n.º 1/2011 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), um dos construtos mais avaliados, a atenção, é descrito. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.


I O tipo de atenção mensurado deve ser informado pelos autores dos testes.

II A atenção pode ser definida como o fenômeno por meio do qual se processa uma quantidade ilimitada de informações.

III A atenção refere‐se à capacidade exercida para representar recursos cognitivos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3893029
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos fundamentos do processo de promoção da saúde na Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência, julgue os itens subsequentes.


I Buscam enfatizar a intersetorialidade das medidas e o fortalecimento da ação comunitária.

II Buscam enfatizar a intersetorialidade das medidas e a redução dos indicadores de violência e custos sociais.

III Buscam enfatizar a intersetorialidade das medidas e a municipalização da saúde.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4874266
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo á legislação e normatizações inerentes ao exercício profissional do psicólogo, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. Os psicólogos, a priori, só podem associar o exercício profissional a técnicas ou práticas psicológicas cientificamente reconhecidas, e que estejam de acordo com os critérios estabelecidos no campo científico da Psicologia. Técnicas e práticas ainda não reconhecidas poderão ser utilizadas em caráter de pesquisa, resguardados os princípios éticos fundamentais.
II. No que concerne ao atendimento psicológico mediado por computador, o Conselho Federal de Psicologia elaborou a Resolução CFP nº 012/2005, como forma de normatizar esse tipo de prática. O atendimento psicoterapêutico mediado por computador é permitido pelo CFP, para isso, o site deve estar obrigatoriamente cadastrado no CFP para o recebimento de certificação eletrônica. Apenas mediante tal certificação os serviços podem ser ofertados ao público.
III. A avaliação psicológica para a obtenção de porte ou uso de arma de fogo é determinada pela Lei Federal nº 10826/2003 e Decreto nº 5123/2004, e normatizada pela Polícia Federal (Instrução Normativa nº 23, de 2005, e Ordem de Serviço nº 01/2004). O CFP também normatizou essa atividade através das Resoluções nº 18/2008, nº 002/2009 e nº 10/2009, que vedam ao psicólogo o estabelecimento de qualquer vínculo com os Centros e Escolas de Formação de Vigilantes ou de Segurança Privada, que possa gerar conflito de interesses em relação aos serviços prestados. Para realizar tal atividade, além da inscrição no CRP onde atuam, todos os psicólogos precisam do credenciamento na Polícia Federal.
IV. O exercício da profissão, fora da área de jurisdição do Conselho Regional de Psicologia em que o profissional tem inscrição principal, também o obriga à inscrição secundária no Conselho competente. As atividades que se desenvolvam em tempo inferior a 90 dias por ano, em cada região, serão consideradas de natureza eventual e, por conseguinte, não sujeitarão o psicólogo à inscrição secundária.
V. A pessoa jurídica registrada ou cadastrada, quando da substituição do responsável técnico, fica obrigada a fazer a devida comunicação ao Conselho Regional de Psicologia no prazo máximo de 15 dias, a contar do desligamento do responsável anterior. A pessoa jurídica fica proibida de executar serviços, enquanto não promover a substituição do responsável técnico.

Alternativas