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Prova UEM - 2010 - UEM - Vestibular - Primeiro Semestre - Prova 3 - Filosofia


ID
4073776
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

A Filosofia epicurista, conhecida também como a Filosofia do jardim, desprezava a amizade, pois acreditava que os homens se corrompem mutuamente, e a virtude só pode ser encontrada se cada indivíduo viver isoladamente.

Alternativas

ID
4073779
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

Aristóteles afirma que duas pessoas más podem ser amigas por prazer ou interesse, porém, pelo que são em si mesmas, somente pessoas boas podem cultivar a amizade.

Alternativas

ID
4073782
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

No cristianismo, a importância da amizade como fenômeno humano primário declina na literatura filosófica. O conceito mais amplo passa a ser o de caritas, conforme definido por Santo Agostinho, isto é, o amor pelo meu semelhante em Deus.

Alternativas

ID
4073785
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

Para Aristóteles, a amizade tem uma função política, já que mantém as cidades unidas, enquanto que, para Epicuro, a amizade e a política não possuem nenhuma compatibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Para Aristóteles, a amizade tem uma função política, já que mantém as cidades unidas, enquanto que, para Epicuro, a amizade e a política não possuem nenhuma compatibilidade.

    Certo


ID
4073788
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

No existencialismo de Jean-Paul Sartre, a amizade consiste no ser-para-outro, momento em que ela deixa de existir como ser-para-mim e estabelece com os homens o principal objetivo da vida, a solidariedade.

Alternativas

ID
4073791
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

A história da política da antiguidade greco-romana não desperta interesse para Maquiavel, pois dela não se pode extrair nenhuma ideia para a construção do Estado moderno.

Alternativas

ID
4073794
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Segundo Maquiavel, o Principado é a única forma de governo possível e viável, pois só o príncipe é capaz de instituir um Estado racional segundo a natureza humana.

Alternativas

ID
4073797
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Na sua obra O príncipe, Maquiavel considera que a virtù do príncipe consiste em ter uma ética em que os princípios serão mantidos em qualquer circunstância, pois só assim seria possível garantir a ordem e a estabilidade do governo.

Alternativas

ID
4073800
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Para Maquiavel, qualquer regime político, pouco importa a forma e a origem que tiver, poderá ser legítimo ou ilegítimo, pois o critério de avaliação que mede a legitimidade ou ilegitimidade de um governo é a liberdade.

Alternativas

ID
4073803
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Na obra Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio, Maquiavel considera o Estado republicano viável, por permitir o embate de forças políticas com interesses divergentes. Dessa forma, a República, ao reconhecer o antagonismo social como uma realidade inerente à atividade política, realiza-se por meio da conciliação de interesses divergentes.

Alternativas

ID
4073806
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A Antropologia é o estudo sistemático dos conhecimentos relativos ao “homem”: sua cultura, valores, crenças, raças, divisões sociais e políticas, enfim, sua maneira de avaliar e compreender o mundo. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

O antropólogo francês Claude Levi-Strauss, autor de Tristes trópicos, veio ao Brasil em 1935, a fim de pesquisar sobre os índios brasileiros.

Alternativas

ID
4073809
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A Antropologia é o estudo sistemático dos conhecimentos relativos ao “homem”: sua cultura, valores, crenças, raças, divisões sociais e políticas, enfim, sua maneira de avaliar e compreender o mundo. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Destaca-se, na Antropologia filosófica, o nome de Hannah Arendt, autora de A condição humana, obra em que defende a complexidade da natureza humana.

Alternativas

ID
4073812
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A Antropologia é o estudo sistemático dos conhecimentos relativos ao “homem”: sua cultura, valores, crenças, raças, divisões sociais e políticas, enfim, sua maneira de avaliar e compreender o mundo. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Para compreender o homem e a sociedade, JeanJacques Rousseau imaginou um estado hipotético originário, chamado de “Estado de natureza”.

Alternativas

ID
4073815
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A Antropologia é o estudo sistemático dos conhecimentos relativos ao “homem”: sua cultura, valores, crenças, raças, divisões sociais e políticas, enfim, sua maneira de avaliar e compreender o mundo. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

A Antropologia filosófica é o estudo sistemático que visa superar as diferenças entre os homens e a diversidade de concepções de mundo.

Alternativas
Comentários
  • A antropologia filosófica é um ramo da filosofia voltado para as questões existenciais e à metafísica humana, ou seja, busca compreender o papel do homem no mundo.


ID
4073818
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A Antropologia é o estudo sistemático dos conhecimentos relativos ao “homem”: sua cultura, valores, crenças, raças, divisões sociais e políticas, enfim, sua maneira de avaliar e compreender o mundo. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Antropólogos norte-americanos redescobriram, no início do século passado, a pedra filosofal, escondida no Egito, às margens do Rio Sor.

Alternativas

ID
4073821
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Para Aranha e Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Com o passar dos tempos, o que se entende por conhecimento assumiu diversas definições, dependendo da maneira pela qual os filósofos explicam o modo como se dá o nosso contato com as coisas.

Alternativas

ID
4073824
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Para Aranha e Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Chama-se de intuição o conhecimento imediato, isto é, o pensamento por insight ou visão súbita, que aparece ao espírito sem intermediários.

Alternativas

ID
4073827
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Para Aranha e Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Chama-se de conhecimento discursivo aquele que é produzido sem conceitos, isto é, ideias, predicados e juízos que dispensam a construção lógica da linguagem.

Alternativas

ID
4073830
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Aranha e Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Na história da Filosofia, autores, como Henri Bergson, Wilhelm Dilthey e Edmund Husserl, retomaram a discussão sobre o valor da intuição no processo do conhecimento.

Alternativas

ID
4073833
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Para Aranha e Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Para Kant, as intuições sensíveis e as intelectuais são a mesma coisa, já que nossas faculdades de conhecimento são as mesmas para qualquer tipo de objeto.

Alternativas

ID
4073836
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O corpo tem muita importância para a Filosofia, pois representa uma experiência universal e pré-reflexiva de acesso ao mundo. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

“Dualismo psicofísico” é uma teoria metafísica que explica o ser humano como composto de duas partes diferentes: corpo (material) e alma (espiritual).

Alternativas

ID
4073839
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O corpo tem muita importância para a Filosofia, pois representa uma experiência universal e pré-reflexiva de acesso ao mundo. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Durante a Idade Média, o corpo foi cultivado de maneira narcisista, reforçando a liberdade e o amor-próprio do indivíduo.

Alternativas

ID
4073842
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O corpo tem muita importância para a Filosofia, pois representa uma experiência universal e pré-reflexiva de acesso ao mundo. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

No Renascimento e na Idade Moderna, o corpo passa a ser objeto da ciência, associado à ideia mecanicista que o considera uma máquina.

Alternativas

ID
4073845
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

O corpo tem muita importância para a Filosofia, pois representa uma experiência universal e pré-reflexiva de acesso ao mundo. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Para a fenomenologia, o conceito de corpo não pode estar associado ao conceito de espírito, pois é uma escola filosófica ligada ao materialismo histórico.

Alternativas

ID
4073848
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

O corpo tem muita importância para a Filosofia, pois representa uma experiência universal e pré-reflexiva de acesso ao mundo. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Para René Descartes, a alma é mais fácil de ser conhecida do que o corpo, já que, na ordem das certezas, a res cogitans é anterior a res extensa.

Alternativas

ID
4073851
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A epistemologia é marcada por diferentes maneiras de formular critérios de verdade, nem sempre unânimes ou universalmente aceitos. Destaca-se, nesse debate, a figura do cético. O ceticismo instaura, de maneira decisiva, a questão sobre a possibilidade do conhecimento. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Para Friedrich Nietzsche, “as convicções são prisões”. O filósofo defende o espírito livre e o pensamento nômade, isto é, a produção de valores sem proselitismo ou dogma.

Alternativas

ID
4073854
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A epistemologia é marcada por diferentes maneiras de formular critérios de verdade, nem sempre unânimes ou universalmente aceitos. Destaca-se, nesse debate, a figura do cético. O ceticismo instaura, de maneira decisiva, a questão sobre a possibilidade do conhecimento. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

O termo ceticismo vem do grego sképsis, que significa “investigação”, “procura”, pois a sabedoria não consiste em alcançar a verdade, mas procurá-la.

Alternativas

ID
4073857
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A epistemologia é marcada por diferentes maneiras de formular critérios de verdade, nem sempre unânimes ou universalmente aceitos. Destaca-se, nesse debate, a figura do cético. O ceticismo instaura, de maneira decisiva, a questão sobre a possibilidade do conhecimento. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Destaca-se, na representação do pensamento cético, a figura de Górgias (séc. IV a.C.), um dos mais importantes sofistas.

Alternativas

ID
4073860
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A epistemologia é marcada por diferentes maneiras de formular critérios de verdade, nem sempre unânimes ou universalmente aceitos. Destaca-se, nesse debate, a figura do cético. O ceticismo instaura, de maneira decisiva, a questão sobre a possibilidade do conhecimento. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

René Descartes, na obra Meditações metafísicas, ao elaborar o método que utiliza a dúvida metódica, demonstra a impossibilidade das ideias claras e distintas, desnecessárias à obtenção da regra.

Alternativas

ID
4073863
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A epistemologia é marcada por diferentes maneiras de formular critérios de verdade, nem sempre unânimes ou universalmente aceitos. Destaca-se, nesse debate, a figura do cético. O ceticismo instaura, de maneira decisiva, a questão sobre a possibilidade do conhecimento. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Jürgen Habermas, defensor de uma racionalidade comunicativa, afirma que a possibilidade de um consenso sobre o conhecimento é impossível na pós-modernidade, razão pela qual o ceticismo é a posição epistemológica mais correta.

Alternativas

ID
4073866
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O tema felicidade aparece na história da Filosofia em muitos momentos, sendo objeto de reflexão em sistemas filosóficos, os quais lhe atribuem concepções diferentes. Com relação à afirmação acima, assinale o que for correto

Para Aristóteles, a felicidade é um eudemonismo, pois há uma estreita relação entre ética e felicidade. Assim, o comportamento virtuoso é um meio para alcançar a felicidade.

Alternativas

ID
4073869
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O tema felicidade aparece na história da Filosofia em muitos momentos, sendo objeto de reflexão em sistemas filosóficos, os quais lhe atribuem concepções diferentes. Com relação à afirmação acima, assinale o que for correto

Para o estóico Sêneca, a felicidade não depende da virtude, pois cada homem pode escolher o que for mais conveniente para si mesmo ao seguir seu livre arbítrio.

Alternativas

ID
4073872
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

O tema felicidade aparece na história da Filosofia em muitos momentos, sendo objeto de reflexão em sistemas filosóficos, os quais lhe atribuem concepções diferentes. Com relação à afirmação acima, assinale o que for correto

Epicuro acreditava que o homem é por natureza um animal político, por isso só poderia alcançar a felicidade participando da vida política da polis.

Alternativas
Comentários
  • o conceito de animal político é de Aristóteles,não Epicuro


ID
4073875
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O tema felicidade aparece na história da Filosofia em muitos momentos, sendo objeto de reflexão em sistemas filosóficos, os quais lhe atribuem concepções diferentes. Com relação à afirmação acima, assinale o que for correto

Santo Agostinho acreditava que a verdadeira felicidade consiste em se distanciar dos prazeres mundanos para poder encontrar a beatitude na união com Deus.

Alternativas

ID
4073878
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

O tema felicidade aparece na história da Filosofia em muitos momentos, sendo objeto de reflexão em sistemas filosóficos, os quais lhe atribuem concepções diferentes. Com relação à afirmação acima, assinale o que for correto

A Filosofia utilitarista de Jeremy Bentham acredita que a felicidade é uma quimera, uma utopia que jamais será alcançada pelos homens.

Alternativas

ID
4073881
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A faculdade de imaginar tem, na história da Filosofia, diferentes acepções. Para os intelectualistas, é uma forma enfraquecida da percepção e, por isso, deformadora da realidade. Para o Romantismo alemão, ao contrário, é a faculdade artística por excelência, colocada acima da razão e do entendimento. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Para Sartre, a imaginação tem uma função irrealizadora, isto é, ela apresenta objetos ausentes, fazendo da consciência intencional uma consciência imaginante.

Alternativas

ID
4073884
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A faculdade de imaginar tem, na história da Filosofia, diferentes acepções. Para os intelectualistas, é uma forma enfraquecida da percepção e, por isso, deformadora da realidade. Para o Romantismo alemão, ao contrário, é a faculdade artística por excelência, colocada acima da razão e do entendimento. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Na obra Crítica da razão pura, de Immanuel Kant, a função da imaginação é fornecer uma imagem a um conceito, razão pela qual a imaginação tem um papel formal no conhecimento.

Alternativas

ID
4073887
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A faculdade de imaginar tem, na história da Filosofia, diferentes acepções. Para os intelectualistas, é uma forma enfraquecida da percepção e, por isso, deformadora da realidade. Para o Romantismo alemão, ao contrário, é a faculdade artística por excelência, colocada acima da razão e do entendimento. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Gaston Bachelard desprezou o papel da imaginação criadora, pois, fundamentalmente, o mundo deve ser objeto da experiência empírica.

Alternativas

ID
4073890
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A faculdade de imaginar tem, na história da Filosofia, diferentes acepções. Para os intelectualistas, é uma forma enfraquecida da percepção e, por isso, deformadora da realidade. Para o Romantismo alemão, ao contrário, é a faculdade artística por excelência, colocada acima da razão e do entendimento. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Através da literatura e das artes cênicas, a experiência artística não se vale do papel produtivo da imaginação, já que utiliza exclusivamente a gramática da linguagem, os conceitos e a razão prática instrumental.

Alternativas

ID
4073893
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A faculdade de imaginar tem, na história da Filosofia, diferentes acepções. Para os intelectualistas, é uma forma enfraquecida da percepção e, por isso, deformadora da realidade. Para o Romantismo alemão, ao contrário, é a faculdade artística por excelência, colocada acima da razão e do entendimento. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Destaca-se, nas teorias da imaginação, a relação da imagem com a analogia, isto é, a produção da semelhança no dessemelhante, tal como ocorre nas metáforas.

Alternativas

ID
4073896
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, ‘que pertence a um outro’. Alius é o outro. Portanto, sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 45). Em relação à citação, assinale o que for correto.

Karl Marx considera que a alienação acontece numa forma de divisão social do trabalho em que o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu.

Alternativas

ID
4073899
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

“Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, ‘que pertence a um outro’. Alius é o outro. Portanto, sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 45). Em relação à citação, assinale o que for correto.

Para Ludwig Feuerbach, o homem aliena-se na religião, pois o homem religioso confere ao ente sobrenatural sua própria essência e qualidades, como se fossem atributos do ser sobrenatural.

Alternativas

ID
4073902
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

“Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, ‘que pertence a um outro’. Alius é o outro. Portanto, sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 45). Em relação à citação, assinale o que for correto.

Autores expoentes da teoria crítica, tais como Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, afirmam que, na sociedade capitalista, as necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo pelos meios de comunicação de massa, os quais levam os indivíduos a consumirem de maneira alienada.

Alternativas

ID
4073905
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

“Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, ‘que pertence a um outro’. Alius é o outro. Portanto, sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 45). Em relação à citação, assinale o que for correto.

A arte abstrata é alienada, pois perpetua os paradigmas da concepção estética clássica, fundamentada nos princípios aristotélicos da mímesis.

Alternativas

ID
4073908
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

“Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, ‘que pertence a um outro’. Alius é o outro. Portanto, sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 45). Em relação à citação, assinale o que for correto.

O taylorismo e o fordismo são formas de organizar o processo de trabalho que permitem acabar com a alienação do trabalhador.

Alternativas

ID
4073911
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A Filosofia patrística, representada principalmente por Santo Agostinho, inicia no séc. I d.C. e termina no séc. VIII d.C., quando teve início a Filosofia medieval. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Um dos motivos pelo qual Santo Agostinho escreve A cidade de Deus foi para eximir o cristianismo, depois da tomada de Roma por Alarico, das acusações de ser a causa da decadência do Império Romano.

Alternativas

ID
4073914
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A Filosofia patrística, representada principalmente por Santo Agostinho, inicia no séc. I d.C. e termina no séc. VIII d.C., quando teve início a Filosofia medieval. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

A patrística introduziu, no pensamento filosófico, ideias desconhecidas pelos filósofos greco-romanos, como a ideia de criação do mundo a partir do nada, a escatologia do fim dos tempos e a ressurreição dos mortos.

Alternativas

ID
4073917
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A Filosofia patrística, representada principalmente por Santo Agostinho, inicia no séc. I d.C. e termina no séc. VIII d.C., quando teve início a Filosofia medieval. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

A patrística é um esforço para conciliar o cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, pois acreditava que somente com tal conciliação seria possível a conversão dos pagãos.

Alternativas

ID
4073920
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A Filosofia patrística, representada principalmente por Santo Agostinho, inicia no séc. I d.C. e termina no séc. VIII d.C., quando teve início a Filosofia medieval. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Um dos principais temas da Filosofia patrística é o da possibilidade ou impossibilidade de conciliar razão e fé. Santo Agostinho considerava que a razão e a fé são conciliáveis, mas subordinava a razão à fé.

Alternativas

ID
4073923
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A Filosofia patrística, representada principalmente por Santo Agostinho, inicia no séc. I d.C. e termina no séc. VIII d.C., quando teve início a Filosofia medieval. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

A Filosofia medieval conserva e discute problemas da patrística e acrescenta outros, como o problema dos universais. A partir do séc. XII, a Filosofia medieval passa a ser chamada de escolástica.

Alternativas

ID
4073926
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A formação da polis, na Grécia Antiga, caracterizou-se por uma estrutura sociopolítica em que havia uma divisão substancial entre a esfera privada e a esfera pública. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

A divisão entre a esfera privada e a pública não impediu que todos os habitantes de Atenas participassem da vida política que se realizava na esfera pública.

Alternativas

ID
4073929
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A formação da polis, na Grécia Antiga, caracterizou-se por uma estrutura sociopolítica em que havia uma divisão substancial entre a esfera privada e a esfera pública. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

A Retórica era mal vista, pois era considerada um recurso linguístico enganoso e demagógico utilizado para ascender ao poder da esfera pública.

Alternativas

ID
4073932
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A formação da polis, na Grécia Antiga, caracterizou-se por uma estrutura sociopolítica em que havia uma divisão substancial entre a esfera privada e a esfera pública. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Na esfera pública, é garantida a igualdade de direitos perante a lei, isto é, o princípio de isonomia, como também é reconhecida a igualdade de direito ao uso público e político da palavra, ou seja, o princípio de isegoria.

Alternativas

ID
4073935
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A formação da polis, na Grécia Antiga, caracterizou-se por uma estrutura sociopolítica em que havia uma divisão substancial entre a esfera privada e a esfera pública. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Aristóteles, na sua obra Política, defende uma democracia em que a participação na esfera pública é concedida a todos os habitantes da polis.

Alternativas
Comentários
  • A democracia era uma forma administrativa regida por várias pessoas, as quais visavam o bem individual de cada participante, sendo, logo, forma de governo desleal a Aristóteles.


ID
4073938
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A formação da polis, na Grécia Antiga, caracterizou-se por uma estrutura sociopolítica em que havia uma divisão substancial entre a esfera privada e a esfera pública. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Habituados ao discurso, os cidadãos gregos encontram na ágora o espaço social para o debate e o exercício da persuasão, dando-lhes a possibilidade de decidir os destinos da polis.

Alternativas

ID
4073941
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A tragédia grega floresceu em um período curto (525– 406 a.C.). Seus autores mais famosos são Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

A tragédia tem por matéria-prima as fábulas de Esopo e de La Fontaine, densas de personagens míticos e ação dramática.

Alternativas
Comentários
  • Tragédia grega foi o primeiro gênero teatral que surgiu na Grécia. As tragédias eram textos teatrais que apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as quais envolveriam personagens nobres e heroicas: deuses, semideuses e heróis mitológicos.


ID
4073944
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A tragédia grega floresceu em um período curto (525– 406 a.C.). Seus autores mais famosos são Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Platão, como se sabe, escreveu tragédias e manifestou, na sua obra mais importante, A República, o apreço pelos rapsodos e poetas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo platão, literatura é mimese, é imitação do mundo sensível, logo é imitação da imitação!!


ID
4073947
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A tragédia grega floresceu em um período curto (525– 406 a.C.). Seus autores mais famosos são Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Ao assassinar Laio e se casar com Jocasta, Édipo, na trilogia tebana, é acusado de três crimes: regicídio, patricídio e incesto.

Alternativas

ID
4073950
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A tragédia grega floresceu em um período curto (525– 406 a.C.). Seus autores mais famosos são Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

A tragédia grega exprime um conflito insolúvel, levado a termo pela morte ou confinamento de suas partes conflitantes.

Alternativas

ID
4073953
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A tragédia grega floresceu em um período curto (525– 406 a.C.). Seus autores mais famosos são Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

A tragédia confronta, no personagem do herói, o destino e a liberdade, recorrendo ao mito e aos esboços de um ser de vontade.

Alternativas

ID
4073956
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Os movimentos teóricos em estética, na pós-modernidade, sofrem transformações, destacando-se, nos modos de produção da obra de arte, a reprodutibilidade técnica e a indústria cultural. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

A partir da sociedade industrial ou pós-industrial, os objetos de consumo, produzidos em série, são anônimos, descartáveis e efêmeros, características que encontramos na indústria cultural.

Alternativas

ID
4073959
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Os movimentos teóricos em estética, na pós-modernidade, sofrem transformações, destacando-se, nos modos de produção da obra de arte, a reprodutibilidade técnica e a indústria cultural. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Com o advento da tecnologia, a fotografia e o cinema são possibilidades de manifestação estética acessíveis a um número maior de espectadores, colaborando para a formação de uma sociedade unidimensional.

Alternativas

ID
4073962
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Os movimentos teóricos em estética, na pós-modernidade, sofrem transformações, destacando-se, nos modos de produção da obra de arte, a reprodutibilidade técnica e a indústria cultural. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

A sala de concerto e o museu exprimem as formas tradicionais da obra de arte, contrapostas ao CD, DVD, MP3, que são tecnologias portáteis, mas também modificadoras da experiência estética.

Alternativas

ID
4073965
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Os movimentos teóricos em estética, na pós-modernidade, sofrem transformações, destacando-se, nos modos de produção da obra de arte, a reprodutibilidade técnica e a indústria cultural. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Com o advento da internet, o livro perdeu totalmente seu lugar, permanecendo restrito aos intelectuais e frequentadores dos museus-biblioteca.

Alternativas

ID
4073968
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Os movimentos teóricos em estética, na pós-modernidade, sofrem transformações, destacando-se, nos modos de produção da obra de arte, a reprodutibilidade técnica e a indústria cultural. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

No mundo contemporâneo, a modificação do espaço urbano, com o fechamento das antigas salas de cinema do centro das cidades e a construção dos shopping centers, acarreta uma mudança na percepção estética.

Alternativas

ID
4073971
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Hegel criticou o inatismo, o empirismo e o kantismo. Endereçou a todos a mesma crítica, a de não terem compreendido o que há de mais fundamental e essencial à razão: o fato de ela ser histórica. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Ao afirmar que a razão é histórica, Hegel considera a razão como sendo relativa, isto é, não possui um caráter universal e não pode alcançar a verdade.

Alternativas

ID
4073974
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Hegel criticou o inatismo, o empirismo e o kantismo. Endereçou a todos a mesma crítica, a de não terem compreendido o que há de mais fundamental e essencial à razão: o fato de ela ser histórica. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Não há para Hegel nenhuma relação entre a razão e a realidade. Submetida às circunstâncias dos eventos históricos, a razão está condenada ao ceticismo, isto é, “ao duvidar sempre”.

Alternativas

ID
4073977
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Hegel criticou o inatismo, o empirismo e o kantismo. Endereçou a todos a mesma crítica, a de não terem compreendido o que há de mais fundamental e essencial à razão: o fato de ela ser histórica. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

A identificação entre razão e história conduz Hegel a desenvolver uma concepção materialista da história e da realidade, negando entre ambas a possibilidade de uma relação dialética.

Alternativas

ID
4073980
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Hegel criticou o inatismo, o empirismo e o kantismo. Endereçou a todos a mesma crítica, a de não terem compreendido o que há de mais fundamental e essencial à razão: o fato de ela ser histórica. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

No sistema hegeliano, a racionalidade não é mais um modelo a ser aplicado, mas é o próprio tecido do real e do pensamento. O mundo é a manifestação da ideia, o real é racional, e o racional é o real.

Alternativas

ID
4073983
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Hegel criticou o inatismo, o empirismo e o kantismo. Endereçou a todos a mesma crítica, a de não terem compreendido o que há de mais fundamental e essencial à razão: o fato de ela ser histórica. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.

Karl Marx, ao afirmar, na Ideologia alemã, que não é a história que anda com as pernas das ideias, mas as ideias é que andam com as pernas da história, critica, ao mesmo tempo, o idealismo e a concepção da história de Hegel e dos neo-hegelianos.

Alternativas

ID
4073986
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A bioética situa-se no campo da axiologia. É um ramo da ética como disciplina que trata da investigação e problematização específica das práticas médicas, das ciências biológicas e das relações humanas com o meio ambiente. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Hipócrates, ao declarar, no seu juramento, que jamais daria a um paciente um remédio mortal e às mulheres uma substância abortiva, age em consonância com a axiologia da bioética.

Alternativas

ID
4073989
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A bioética situa-se no campo da axiologia. É um ramo da ética como disciplina que trata da investigação e problematização específica das práticas médicas, das ciências biológicas e das relações humanas com o meio ambiente. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Emmanuel Levinas considera que a bioética deve preocupar-se com uma análise estrutural da sociedade como produção da vida e das condições de saúde, mas também dos processos de exclusão social.

Alternativas

ID
4073992
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A bioética situa-se no campo da axiologia. É um ramo da ética como disciplina que trata da investigação e problematização específica das práticas médicas, das ciências biológicas e das relações humanas com o meio ambiente. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Não é atribuição da bioética discutir os princípios morais que orientam a pesquisa científica, pois isso significa colocar obstáculos ao progresso da ciência.

Alternativas

ID
4073995
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A bioética situa-se no campo da axiologia. É um ramo da ética como disciplina que trata da investigação e problematização específica das práticas médicas, das ciências biológicas e das relações humanas com o meio ambiente. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

A bioética está comprometida com a política, pois o cientista tem uma responsabilidade da qual não pode abdicar.

Alternativas

ID
4073998
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A bioética situa-se no campo da axiologia. É um ramo da ética como disciplina que trata da investigação e problematização específica das práticas médicas, das ciências biológicas e das relações humanas com o meio ambiente. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Os resultados das descobertas científicas estiveram sempre a serviço da humanidade, portanto uma reflexão sobre o sentido moral da prática científica é desnecessária.

Alternativas

ID
4074001
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A fenomenologia é um dos fundamentos da Filosofia de Maurice Merleau-Ponty. No âmbito da escola da fenomenologia, ele contesta princípios basilares da Psicologia clássica, de cunho mecanicista-racionalista. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

A sensação é concebida, por Merleau-Ponty, pelos efeitos que os estímulos externos dos objetos exercem sobre os sentidos. O campo visual, por exemplo, é concebido como um mosaico de sensações despertadas pelos estímulos do objeto sobre a retina.

Alternativas

ID
4074004
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A fenomenologia é um dos fundamentos da Filosofia de Maurice Merleau-Ponty. No âmbito da escola da fenomenologia, ele contesta princípios basilares da Psicologia clássica, de cunho mecanicista-racionalista. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Para Merleau-Ponty, a percepção é o conhecimento sensorial de formas ou de totalidades organizadas e dotadas de sentido.

Alternativas

ID
4074007
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A fenomenologia é um dos fundamentos da Filosofia de Maurice Merleau-Ponty. No âmbito da escola da fenomenologia, ele contesta princípios basilares da Psicologia clássica, de cunho mecanicista-racionalista. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Conforme um dos princípios da fenomenologia de Edmund Husserl, a consciência, para Merleau-Ponty, não exerce nenhuma atividade na produção de conhecimentos científicos.

Alternativas

ID
4074010
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A fenomenologia é um dos fundamentos da Filosofia de Maurice Merleau-Ponty. No âmbito da escola da fenomenologia, ele contesta princípios basilares da Psicologia clássica, de cunho mecanicista-racionalista. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Para Merleau-Ponty, a consciência de si é o resultado de um esforço intelectual de conhecimento e não depende da facticidade de nosso engajamento.

Alternativas

ID
4074013
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A fenomenologia é um dos fundamentos da Filosofia de Maurice Merleau-Ponty. No âmbito da escola da fenomenologia, ele contesta princípios basilares da Psicologia clássica, de cunho mecanicista-racionalista. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Para Merleau-Ponty, imanência e transcendência são conceitos antitéticos que se comunicam, dada a configuração de nosso corpo no mundo.

Alternativas

ID
4074016
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A Filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900) é marcada por uma nova relação entre o racional e o irracional, na medida em que o irracional adquire validade por corresponder à necessidade de um movimento de afirmação da vida. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

Para Nietzsche, o Iluminismo não libertou os homens de seus prejuízos, mas reforçou ainda mais seus mitos, como a crença na razão e no conhecimento científico.

Alternativas

ID
4074019
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A Filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900) é marcada por uma nova relação entre o racional e o irracional, na medida em que o irracional adquire validade por corresponder à necessidade de um movimento de afirmação da vida. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

O recurso metodológico proposto por Nietzsche é a genealogia, isto é, movimento teórico que recorre à gênese de um discurso, conceito ou prática, apontando suas arbitrariedades e interesses.

Alternativas

ID
4074022
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A Filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900) é marcada por uma nova relação entre o racional e o irracional, na medida em que o irracional adquire validade por corresponder à necessidade de um movimento de afirmação da vida. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

Para Nietzsche, o conhecimento é fruto de um lento processo de acumulação e comprovação empírica, cuja finalidade é salvar os fenômenos.

Alternativas

ID
4074025
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A Filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900) é marcada por uma nova relação entre o racional e o irracional, na medida em que o irracional adquire validade por corresponder à necessidade de um movimento de afirmação da vida. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

Contra a moral dos aristocratas e nobres, Nietzsche defende os fracos, isto é, a moral dos escravos.

Alternativas

ID
4074028
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

A Filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900) é marcada por uma nova relação entre o racional e o irracional, na medida em que o irracional adquire validade por corresponder à necessidade de um movimento de afirmação da vida. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

A “vontade de potência” é a afirmação do nacionalsocialismo alemão, expresso na doutrina do superhomem e no antissemitismo nietzscheano.

Alternativas

ID
4074031
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Um dos elementos fundamentais da Filosofia contemporânea é o contexto de crise da razão. Nela, criticam-se pilares da racionalidade moderna, como a ideia de fundação do conhecimento a partir do sujeito, e a possibilidade de uma ação moral universal. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Sören Kierkegaard (1813-1885), precursor do existencialismo cristão, fez críticas severas à Filosofia moderna, pois nela o ser humano não aparece como ser existente, mas reduzido ao conhecimento objetivo.

Alternativas

ID
4074034
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Um dos elementos fundamentais da Filosofia contemporânea é o contexto de crise da razão. Nela, criticam-se pilares da racionalidade moderna, como a ideia de fundação do conhecimento a partir do sujeito, e a possibilidade de uma ação moral universal. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Friedrich Nietzsche (1844-1900), ao perguntar sobre o valor dos valores, não representa uma novidade na maneira de formular as questões da Filosofia, sobretudo ao propor o movimento genealógico.

Alternativas

ID
4074037
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Um dos elementos fundamentais da Filosofia contemporânea é o contexto de crise da razão. Nela, criticam-se pilares da racionalidade moderna, como a ideia de fundação do conhecimento a partir do sujeito, e a possibilidade de uma ação moral universal. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Sigmund Freud (1856-1939), fundador da Psicanálise, evidencia o papel da racionalidade da consciência e da unidade do eu, estabelecendo, para determinar as pulsões, a análise sintética a priori.

Alternativas

ID
4074040
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Um dos elementos fundamentais da Filosofia contemporânea é o contexto de crise da razão. Nela, criticam-se pilares da racionalidade moderna, como a ideia de fundação do conhecimento a partir do sujeito, e a possibilidade de uma ação moral universal. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

Michel Foucault (1926-1984) introduz, no cenário filosófico, o conceito de microfísica do poder, isto é, a fragmentação do sujeito em torno de um núcleo teórico unívoco, tanto moral quanto epistêmico.

Alternativas

ID
4074043
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Um dos elementos fundamentais da Filosofia contemporânea é o contexto de crise da razão. Nela, criticam-se pilares da racionalidade moderna, como a ideia de fundação do conhecimento a partir do sujeito, e a possibilidade de uma ação moral universal. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

A Escola de Frankfurt utiliza-se da razão instrumental para criticar os céticos e fundamentar, em novas bases, o cientificismo.

Alternativas

ID
4074046
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Segundo Marilena Chauí, a metafísica consiste na construção de um sistema teórico a partir da investigação filosófica em torno de uma pergunta fundamental: “O que é?”. (CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005, p. 180). Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

David Hume, na obra Investigação sobre o entendimento humano, afirma que os tratados de metafísica deveriam ser lançados ao fogo, pois são compêndios de sofismas e ilusões.

Alternativas

ID
4074049
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Segundo Marilena Chauí, a metafísica consiste na construção de um sistema teórico a partir da investigação filosófica em torno de uma pergunta fundamental: “O que é?”. (CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005, p. 180). Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

O nome “metafísica” (meta: “depois”, “após” + tà physica: “aqueles da física”) surge por acaso. Andrônico de Rodes organizou as obras de Aristóteles sobre o tema, colocando-as depois dos tratados de Física ou da natureza.

Alternativas

ID
4074052
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Segundo Marilena Chauí, a metafísica consiste na construção de um sistema teórico a partir da investigação filosófica em torno de uma pergunta fundamental: “O que é?”. (CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005, p. 180). Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Para Aristóteles, os livros de metafísica eram denominados de escritos de Filosofia primeira.

Alternativas
Comentários
  • Para Aristóteles, os livros de metafísica eram denominados de escritos de Filosofia primeira.

    Certo


ID
4074055
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Segundo Marilena Chauí, a metafísica consiste na construção de um sistema teórico a partir da investigação filosófica em torno de uma pergunta fundamental: “O que é?”. (CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005, p. 180). Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

No séc. XVII, Jacobus Thomasius considerou que a palavra correta para designar os estudos de metafísica deveria ser “ontologia”.

Alternativas

ID
4074058
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Segundo Marilena Chauí, a metafísica consiste na construção de um sistema teórico a partir da investigação filosófica em torno de uma pergunta fundamental: “O que é?”. (CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005, p. 180). Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Contemporaneamente, o estudo das essências e das causas primeiras de todas as coisas é chamado de holismo hiperbólico dos entes.

Alternativas

ID
4074061
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Lutas populares intensas e profundas crises econômicas forçaram o Estado liberal a tornar-se uma República democrática representativa, ampliando a cidadania política. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

O Welfare State (Estado de bem-estar social), com fundamentos da teoria do economista John Maynard Keynes, representa uma ruptura com a concepção da ortodoxia liberal de um Estado minimalista.

Alternativas

ID
4074064
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Lutas populares intensas e profundas crises econômicas forçaram o Estado liberal a tornar-se uma República democrática representativa, ampliando a cidadania política. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

O neoliberalismo amplia a política social do Welfare State, reforçando a intervenção do Estado no sentido de defender e garantir direitos e benefícios sociais no campo da previdência social.

Alternativas

ID
4074067
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Lutas populares intensas e profundas crises econômicas forçaram o Estado liberal a tornar-se uma República democrática representativa, ampliando a cidadania política. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

Nos Estados Unidos, o presidente Roosevelt, depois da grande crise de 1929, elabora um plano econômico conhecido como New Deal, caracterizado pelo dirigismo estatal e o subsídio financeiro às obras públicas.

Alternativas

ID
4074070
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Lutas populares intensas e profundas crises econômicas forçaram o Estado liberal a tornar-se uma República democrática representativa, ampliando a cidadania política. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

O liberalismo caracteriza-se pela diferença e distância entre o Estado e a sociedade, pois é essa distância que lhe permite defender a ideia de liberdade econômica e social.

Alternativas

ID
4074073
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Lutas populares intensas e profundas crises econômicas forçaram o Estado liberal a tornar-se uma República democrática representativa, ampliando a cidadania política. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto

O neoliberalismo, como a última das revoluções burguesas, foi decisivo na conquista da cidadania, ao consolidar os direitos da sociedade civil, permitindo, por exemplo, que as mulheres usufruíssem, em 1930, na França e na Inglaterra, do sufrágio universal.

Alternativas