SóProvas



Prova UFF - 2009 - UFF - Engenheiro de Segurança do Trabalho


ID
225886
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O artigo 192 da Consolidação das Leis do Trabalho foi originalmente concebido para os casos de insalubridade provocados por substâncias tóxicas oriundas da matéria-prima ou que surgem a partir das alterações físico-químicas provocadas pelo processo de trabalho. Também foi concebido para o caso de ambientes de trabalho naturalmente insalubres, como minas subterrâneas cheias de gases tóxicos, ou ambientes em que há riscos de explosão. Afinal, quando a CLT entrou em vigor, Na década de 1940, ainda não havia consciência dos riscos em que incorrem os fumantes passivos - na verdade nem estava prevista a insalubridade causada por agrotóxicos, sejam fertilizantes, sejam pesticidas. Atualmente, porém, muitos juristas consideram que o tabagismo passivo está incluído na insalubridade e dá direito, principalmente, ao:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    O artigo 192 da Consolidação das Leis do Trabalho garante adicional de até 40 por cento do salário no caso de o ambiente de trabalho ser insalubre. Nos últimos anos, juristas têm considerado que o trabalhador não-fumante tem direito a esse adicional, no caso de o fumo ser permitido no local de trabalho.

    Fonte: 
    http://rvchudo.blogspot.com.br

    Foco e fé!
  • Discordo totalmente, questão confusa e passível de anulação. A CLT não mencionou "adicional de salário", e sim insalubridade. E aliás, não é adicional sobre o salário nominal, e sim sobre o salário mínimo da região.

    Vejamos:

    Art. 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo. (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)



ID
225889
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na Consolidação das Leis do Trabalho, considerada a altura livre do piso ao teto, os locais de trabalho deverão ter de pé-direito, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    SEÇÃO VI
    Das Edificações
     
    Art . 171 - Os locais de trabalho deverão ter, no mínimo, 3 (três) metros de pé-direito, assim considerada a altura livre do piso ao teto.

    Foco e fé!
  • Art.171 Os locais de trabalho deverão ter, no mínimo, 3m de pé-direito, assim considerada a altura livre do piso do teto.

    Parágrafo único. Poderá ser reduzido esse mínimo desde que atendidas as condições de:

    1- iluminação e conforto térmico compatíveis com a natureza do trabalho, sujeitando-se tal redução ao controle do órgão competente em matéria de segurança e medicina do trabalho. :)

  •  - As edificações deverão obedecer aos requisitos técnicos que garantam perfeita segurança aos que nelas trabalhem.

     - Os locais de trabalho deverão ter, no mínimo, 3 (três) metros de pé-direito, assim considerada a altura livre do piso ao teto.

    Parágrafo único - Poderá ser reduzido esse mínimo desde que atendidas as condições de iluminação e conforto térmico compatíveis com a natureza do trabalho, sujeitando-se tal redução ao controle do órgão competente em matéria de segurança e medicina do trabalho.

     - 0s pisos dos locais de trabalho não deverão apresentar saliências nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais.

     - As aberturas nos pisos e paredes serão protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou de objetos.

     - As paredes, escadas, rampas de acesso, passarelas, pisos, corredores, coberturas e passagens dos locais de trabalho deverão obedecer às condições de segurança e de higiene do trabalho estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e manter-se em perfeito estado de conservação e limpeza.


ID
225892
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na Consolidação das Leis do Trabalho, o mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    NR 5

    5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.
  • correta a alternativa d,  conforme o item 5.7 da NR 05
  • 1 ANO PERMITIDA A REELEIÇÃO. 


ID
225895
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na Consolidação das Leis do Trabalho, o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa, de:

Alternativas
Comentários
  •  

    SE O EMPREGADO RECEBER PERICULOSIDADE A PORCENTAGEM É DE 30% DO SALÁRIO BASE. 

    JÁ A INSALUBRIDADE VAI DEPENDER NO NÍVEL DE ISALUBRIDADE QUE O FUNCIONÁRIO ESTÁ SUBMETIDO, QUE PODEM SE 10%, 20%, OU NO MÁXIMO 40% ISSO EM CIMA DO SALÁRIO MÍNIMO. 

  • Art . 193 - São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.

    § 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

    § 2º - O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.

    Art . 194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.

    Art . 195 - A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.

    § 1º - É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou delimitar as atividades insalubres ou perigosas.

    § 2º - Argüida em juízo insalubridade ou periculosidade, seja por empregado, seja por Sindicato em favor de grupo de associado, o juiz designará perito habilitado na forma deste artigo, e, onde não houver, requisitará perícia ao órgão competente do Ministério do Trabalho.

    § 3º - O disposto nos parágrafos anteriores não prejudica a ação fiscalizadora do Ministério do Trabalho, nem a realização ex officio da perícia.


ID
225898
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na Consolidação das Leis do Trabalho, o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher, é de:

Alternativas
Comentários
  • Da Prevenção da Fadiga


    Art . 198 - É de 60 kg (sessenta quilogramas) o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher.

  • Na época da promulgação da lei, esse era o peso exato das sacas de café.

  • Art . 198 - É de 60 kg (sessenta quilogramas) o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher.

    Art. 390 - Ao empregador é vedado empregar a mulher em serviço que demande o emprego de força muscular superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho continuo, ou 25 (vinte e cinco) quilos para o trabalho ocasional.

    Parágrafo único - Não está compreendida na determinação deste artigo a remoção de material feita por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, de carros de mão ou quaisquer aparelhos mecânicos.

    Art. 405 - Ao menor não será permitido o trabalho: 

    § 5º Aplica-se ao menor o disposto no art. 390 e seu parágrafo único. 


ID
225910
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No Manual Técnico de Caldeiras e Vasos de Pressão, as caldeiras são classificadas em três categorias: A, B e C. As caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a:

Alternativas
Comentários
  • 13.1.9 Para os propósitos desta NR, as caldeiras são classificadas em 3 categorias, conforme segue:
    a)  caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19.98 Kgf/cm²);
    b)  caldeiras da categoria “C” são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 KPa (5.99 Kgf/cm²) e o
    volume interno é igual ou inferior a 100 litros;
    c)  caldeiras da categoria “B” são todas as caldeiras que não se enquadram nas categorias anteriores.
  • Gabarito B, porém questão desatualizada.

    a) Caldeiras de Categoria A: são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 KPa ( 19,98 Kgf/cm2) e com volume superior a 50 Litros;

    b) Caldeiras de Categoria B: são aquelas cuja pressão de operação é superior a 60 KPa (0,61 Kgf/cm2) e inferior a 1960 KPa, com volume interno superior a 50 Litros e produto entre a pressão de operação em KPa e o volume interno (m3) seja superior a 6.

    Não há mais a Categoria C.

  • Mais atualizada.

    13.4.1.2Para os propósitos desta NR, as caldeiras são classificadas em 2 (duas) categorias, conforme segue:

    a)caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1.960 kPa (19,98 kgf/cm²), com volume superior a 100 L (cem litros);

    b)caldeiras da categoria B são aquelas cuja a pressão de operação seja superior a 60 kPa (0,61 kgf/cm²) e inferior a 1 960 kPa (19,98 kgf/cm2), volume interno superior a 100 L (cem litros) e o produto entre a pressão de operação em kPa e o volume interno em m³ seja superior a 6 (seis)

  • A questão cobrou conhecimento sobre as categorias e outras disposições sobre caldeiras, de acordo com a NR-13 - Caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento.

    São duas as categorias estabelecidas pela NR-13 (13.4.1.2): A e B

    • Categoria A: pressão de operação é igual ou superior a 1.960 kPa (19,98 kgf/cm²), com volume superior a 100 L (cem litros);
    • Categoria B: a pressão de operação seja superior a 60 kPa (0,61 kgf/cm²) e inferior a 1 960 kPa (19,98 kgf/cm2), volume interno superior a 100 L (cem litros) e o produto entre a pressão de operação em kPa e o volume interno em m³ seja superior a 6 (seis).

    Repare que o enunciado da questão cita que há três categorias.

    Mas a NR-13 em seu texto vigente só considera duas categorias: A e B. A questão solicita a pressão de operação da Categoria A. Logo, o gabarito é a letra b que traz a pressão de 1.960 kPa, pois não houve mudança em relação a isso.

    GABARITO: LETRA B


ID
225913
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O acidente sofrido pelo segurado fora do local e horário de trabalho, na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa, para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito, é considerado acidente:

Alternativas
Comentários
  • CORRETO: ITEM E

    Art. 2º Acidente do trabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
     § 1º Equiparam-se ao acidente do trabalho, para os fins desta lei:
     V - o acidente sofrido pelo empregado ainda que fora do local e horário de trabalho:
     b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6367.htm  

    E o mesmo texto aparece idêntico na L8213 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213compilado.htm)
  • Item E.

    Complementando. 

    Basta leitura do texto da NBR 14280/01.
    Item 2.1 acindente de trabalho:
    Ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal. 

    Portanto, existindo a relação com o trabalho, se considera acidente de trabalho. 
  • Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

    I - o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;

    II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em conseqüência de:

    a) ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;

    b) ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;

    c) ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho;

    d) ato de pessoa privada do uso da razão;

    e) desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;

    III - a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade;

    IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

    a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;

    b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;

    c) em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado;

    d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.

    § 1º Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

    § 2º Não é considerada agravação ou complicação de acidente do trabalho a lesão que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha às conseqüências do anterior.


ID
225916
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A vida em sociedade exige regras de comportamento fundamentais para a sobrevivência ditadas pelo Direito. Assim, as regras do direito são coercitivas. O ato ilícito é a manifestação ou omissão de vontade que se opõe à lei, pode gerar responsabilidade penal ou civil, ou ambas, concomitantemente. Se a ação ou omissão for voluntária ou intencional, o ato ilícito é doloso. Se a ação ou omissão for involuntária, mas o dano ocorre, o ato ilícito é culposo. Culpa é uma conduta positiva ou negativa segundo a qual alguém não quer que o dano aconteça, mas ele ocorre pela falta de previsão daquilo que é perfeitamente previsível. A forma de culpa que consiste na falta involuntária de observância de medidas de precaução e segurança, de consequências previsíveis, que se faziam necessárias no momento para evitar um mal ou a infração da lei, é um ato culposo praticado por:

Alternativas
Comentários
  • 1) negligência: desleixo, descuido, desatenção, menosprezo, indolência, omissão ou inobservância do dever, em realizar determinado procedimento, com as precauções necessárias;



    2) imperícia: falta de técnica necessária para realização de certa atividade;



    3) imprudência: falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência a cerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu.

  • Negligência = Voluntaria

    Imprudência = Involuntária

    Imperícia = Falta de capacidade técnica


ID
225919
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existe um submodelo que avalia os "erros humanos" como causas dos acidentes de trabalho. Implica mecanismos de controle de riscos, baseando-se na experiência e no desenvolvimento de habilidades automáticas, na confiança em si e no sistema e na metacognição, ou seja, nos conhecimentos relativos ao que sabe e ao que sabe que não sabe. Trata de ajustes da ação e das representações (do plano) que orientam a sua execução durante a sua realização propriamente dita. Este submodelo é conhecido como:

Alternativas

ID
225922
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos devem ser eliminados, neutralizandose seus efeitos de todas as formas, porém o melhor caminho é sempre aquele que atenda às necessidades da empresa, ou seja, proteção dos trabalhadores e do seu patrimônio, sem que haja necessidade de:

Alternativas
Comentários
  • O ALARP, que significa "tão baixo quanto razoavelmente praticável", ou ALARA, é um termo frequentemente usado na regulamentação e gerenciamento de sistemas críticos de segurança e envolvidos na segurança. O princípio ALARP é que o risco residual deve ser reduzido tanto quanto razoavelmente praticável.

    Riscos devem ser eliminados, neutralizando-se seus efeitos de todas as formas, porém o melhor caminho é sempre aquele que atenda às necessidades da empresa, ou seja, proteção dos trabalhadores e do seu patrimônio, sem que haja necessidade de descapitalização.

    GABARITO: C


ID
225925
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma vez identificados e mensurados os riscos nos ambientes de trabalho pela Engenharia de Segurança do Trabalho, a Medicina do Trabalho passa a controlar a saúde dos trabalhadores expostos, evitando, com isso, o desenvolvimento de doenças nos trabalhadores. Quando não é possível a eliminação do risco em um ambiente de trabalho, o PPRA e o PCMSO devem prever sistemas que possam controlá-los de forma que, em nenhuma circunstância, esses riscos sejam responsáveis por agravos à saúde dos trabalhadores expostos. Esses sistemas são denominados de:

Alternativas

ID
225928
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Pensar acerca do desempenho de sistema homem-máquina complexo, ou pensar em sistemas em si, implica formar conceitos sobre como o sistema é constituído e de como as interações entre as partes, ou componentes, devem ser apropriadamente descritas. Em síntese, estabelecer um modelo de sistema para análise de acidentes. O que significa que o sistema homem-máquina é visto como sendo composto de seres humanos, de máquinas e da interação entre eles. Tais modelos são comumente baseados no princípio da:

Alternativas

ID
225931
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como se deduz, são imensuráveis, em termos de extensão e proporção, as consequências dos acidentes do trabalho. Mas o importante, diante de todos os aspectos que possam ser apresentados, é que as pessoas se inteiram dessa realidade, interessando-se pela aplicação correta das medidas de prevenção do acidente, para não se tornarem vítimas. Quando se tem em vista as consequências advindas do acidente do trabalho, pode-se considerá-lo como:

Alternativas
Comentários
  • Os acidentes de trabalho têm impacto direto na produtividade por diversos motivos.

    Primeiro, a vítima precisará de atendimento médico e, se a ocorrência acontecer nas dependências da empresa, afetará também todos os colegas de trabalho que presenciaram o fato.

    Provavelmente a vítima também terá que se afastar do trabalho por um tempo — isso se a ocorrência não for tão grave a ponto de afastá-la definitivamente das suas funções, ou mesmo resultar em óbito.

    Nos dias seguintes, até o retorno do empregado ou a sua substituição temporária, os processos internos da empresa vão sofrer com a falta de mão de obra, reduzindo a produtividade e dificultando o cumprimento de prazos ou metas estabelecidos


ID
225934
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existem condições de ambiente cuja correção não é da alçada do acidentado. Essa condição compreende máquinas, equipamentos, materiais, métodos de trabalho e deficiência administrativa. E é denominada condição:

Alternativas
Comentários
  • Condições Inseguras : são falhas ou irregularidades no meio ambiente ou nos locais de trabalho que comprometem a segurança do trabalhador, expondo-o a riscos eminentes de se acidentar.



    Exemplos de condições inseguras:


    • máquinas com dispositivos de segurança defeituosos ou desprovidas deles;


    • máquinas ou ferramentas defeituosas;


    • ventilação imprópria ou inadequada;


    • piso defeituoso ou escorregadio;


ID
225937
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As substâncias químicas podem estar na forma de gases, vapores, líquidos, fumos, poeiras e névoas ou neblinas. Dentre os efeitos dos riscos químicos no organismo, existe um que causa alteração da capacidade respiratória devido a uma alteração no pulmão da pessoa (decorrente da inalação de poeiras), conhecido como:

Alternativas

ID
225940
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existe um tipo de radiação que está presente principalmente nas seguintes operações: na solda elétrica, na fusão de metais à temperatura muito alta, nas lâmpadas germicidas e nos geradores de ozona. Seus efeitos são térmicos, causando queimaduras, eritemas (vermelhidão) na pele, e também inflamação nos olhos (conjuntivite). Os efeitos são retardados, aparecendo com maior força 6 a 12 horas após a exposição. Essa radiação é a:

Alternativas

ID
225943
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Nesta medida de controle dos Riscos Ambientais, separa-se a operação ou equipamento do restante, seja no tempo, seja no espaço. Separar no tempo quer dizer fazer a operação fora do horário normal do resto do pessoal; separar no espaço significa colocar a operação à distância, longe dos demais. O número de pessoas expostas ficará bastante reduzido e aqueles que devem ficar junto à operação irão receber proteção especial. Esse tipo de controle é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Engraçado é que segregação é sinônimo de separação... Aí fica complicado.


ID
225946
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O tempo de contato com a corrente é muito importante na gravidade dos acidentes, porque determinadas intensidades de corrente produzem contrações musculares que levam à asfixia e à fibrilação ventricular, o que, por tempo prolongado, causa acidente fatal, ou então dificulta a recuperação. Estima-se em menos de 2 minutos o tempo de choque em que as contrações musculares levam à asfixia. Uma tensão de 37,5 volts poderá causar um acidente fatal em determinadas condições. O choque elétrico poderá provocar a morte aparente da vítima a partir da quantidade de miliamperes correspondente a:

Alternativas
Comentários
  • As perturbações produzidas pelo choque elétrico dependem da intensidade da corrente que atravessa o corpo humano, e não da tensão do circuito responsável por essa corrente. Até o limiar de sensação, a corrente que atravessa o corpo humano é praticamente inócua, qualquer que seja sua duração, a partir desse valor, à medida que a corrente cresce, a contração muscular vai se tornando mais desagradável. Para as freqüências industriais (50 - 60 Hz ), desde que a intensidade não exceda o valor de 9 mA, o choque não produz alterações de conseqüências graves, quando a corrente ultrapassa 9 mA, as contrações musculares tornam se mais violentas e podem chegar ao ponto de impedir que a vítima se liberte do contato com o circuito, se a zona torácica for atingida poderão ocorrer asfixia e morte aparente, caso em que a vítima morre se não for socorrida a tempo. Correntes maiores que 20 mA são muito perigosas, mesmo quando atuam durante curto espaço de tempo, as correntes da ordem de 100 mA, quando atingem a zona do coração, produzem fibrilação ventricular em apenas 2 ou 3 segundos, e a morte é praticamente certa. Correntes de alguns Ampéres, além de asfixia pela paralisação do sistema nervoso, produzem queimaduras extremamente graves, com necrose dos tecidos, nesta faixa de corrente não é possível o salvamento, a morte é instantânea.


    Link: http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/higiene/artigos/5_eletricidade.htm

  • Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano

    Valores aproximados de corrente e os danos que causam:

    1 mA a 10 mA – apenas formigamento;

    10 mA a 20 mA – dor e forte formigamento;

    20 mA a 100 mA – convulsões e parada respiratória;

    100 mA a 200 mA – fibrilação;

    Acima de 200 mA – queimaduras e parada cardíaca.


ID
225949
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O uso de cores em Engenharia de Segurança tem por objetivo a prevenção de acidentes: fixando cores que devem ser usadas nos locais de trabalho, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas empresas para a condução de líquidos e gases, e advertindo contra riscos. Deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes. O uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador. Em canalizações, para identificar gases não liquefeitos e para indicar "Cuidado!", é utilizada a cor:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    26.1.5.3 Amarelo.

    Em canalizações, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos.

    O amarelo deverá ser empregado para indicar "Cuidado!", assinalando: 
    - partes baixas de escadas portáteis; 
    - corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco; 
    - espelhos de degraus de escadas; 
    - bordas desguarnecidos de aberturas no solo (poços, entradas subterrâneas, etc.) e de plataformas que não possam ter corrimões; 
    - bordas horizontais de portas de elevadores que se fecham verticalmente; 
    - faixas no piso da entrada de elevadores e plataformas de carregamento; 
    - meios-fios, onde haja necessidade de chamar atenção; 
    - paredes de fundo de corredores sem saída; 
    - vigas colocadas a baixa altura; 
    - cabines, caçambas e gatos-de-pontes-rolantes, guindastes, escavadeiras, etc.; 
    - equipamentos de transporte e manipulação de material, tais como empilhadeiras, tratores industriais, pontes-rolantes, vagonetes, reboques, etc.; 
    - fundos de letreiros e avisos de advertência; 
    - pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos em que se possa esbarrar; 
    - cavaletes, porteiras e lanças de cancelas; 
    - bandeiras como sinal de advertência (combinado ao preto); 
    - comandos e equipamentos suspensos que ofereçam risco; 
    - pára-choques para veículos de transporte pesados, com listras pretas.

    Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalização.

  • Item A.

    Questão baseada no antigo texto da NR 26. Porém cabe ressaltar que estaria correto o texto da questão se aplicado atualmente. Pois a NR 26 indica a utilização de normas oficiais para utilização de cores na segurança. A NBR 6493-94 que trata da utilização de cores em canalizações corrobora o texto da questão. Na NBR a cor indicada para canalizações de gases não liquefeitos (que não passan ao estado líquido de maneira usual) é o amarelo-segurança. 

ID
225952
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dos combustíveis abaixo, é um combustível gasoso:

Alternativas
Comentários
  • Significado de Acetileno   s.m. Hidrocarboneto gasoso de tríplice ligação C2H2, que se obtém tratando o carboneto de cálcio com água: o acetileno queima com chama branca; é um gás explosivo, que se emprega na iluminação e em maçarico para solda.
    fontes: http://www.dicio.com.br/acetileno/

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetileno

    http://www.praxair.com/sa/br/bra.nsf/AllContent/5EE0A4C2BF9FA2158525733A007FF907?OpenDocument&URLMenuBranch=90DD0718C387CCC5852573410056D2A6


ID
225955
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho

A velocidade de propagação é definida como a velocidade de deslocamento da frente de reação, ou a velocidade de deslocamento da fronteira entre a área já queimada (zona dos produtos da reação) e a área ainda não atingida pela reação (zona não destruída). Considere a combustão que ocorre à velocidade de propagação superior a 1 m/s, mas inferior a 400 m/s, surgindo o fenômeno de elevação da pressão com valores limitados entre 1 e 10 vezes a pressão inicial. Essa propagação é denominada:

Alternativas

ID
225958
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os incêndios em que o fogo ocorre em equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc., são classificados como incêndios classe:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23

    PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS

    Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

  • 23.9 Classes de fogos:

    Classe A - materiais de facil combustão com  propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra.

    Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.

    Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

    Classe D -  elementos pirofóricos como magnésio, zirconio, titanio.

ID
225964
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O extintor de água pressurizada deve ser usado em fogos Classe:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23

     
    PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS

    23.13.4 O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.
  • Pressurizada ≠ Pulverizada


ID
225967
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Queimadura é toda e qualquer lesão ocasionada pela ação do calor sobre o corpo do empregado. Quando a lesão é superficial, provocando apenas a vermelhidão da pele, sem formar bolhas, é considerada como lesão:

Alternativas
Comentários
  • As queimaduras são classificadas em quatro graus, conforme sua profundidade.

    • Queimadura de Primeiro Grau - queimadura superficial, atingindo apenas a primeira camada da pele - epiderme. Caracteriza-se por ser uma queimadura não exsudativa, dolorosa mas que regride em poucos dias. Como exemplo temos a queimadura solar.
    • Queimadura de Segundo Grau - queimadura mais profunda, causa bolhas (" FLICTENAS ") e é muito dolorosa, porque há a exposição das raízes nervosas que foram atingidas.
    • Queimadura de Terceiro Grau - queimadura esbranquiçada, tão profunda que atinge os músculos e ossos. Os tecidos ficam negros e sem vida,("NECROSE") não há dor porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor foram também queimadas. Nas bordas de uma queimadura de terceiro grau haverá queimaduras de primeiro e segundo grau.
    • Queimadura de Quarto Grau- é o que denominamos de carbonização, onde há perda total da estrutura e da função morfológica.

ID
225970
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Por ocasião da fiscalização, poderão ser recolhidas amostras de EPI, no fabricante ou importador e seus distribuidores ou revendedores, ou ainda junto à empresa utilizadora, em número mínimo a ser estabelecido nas normas técnicas de ensaio, as quais serão encaminhadas, mediante ofício da autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, a um laboratório credenciado junto ao(à):

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

     

    6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

     

    6.9.1 Para fins de comercialização o CA concedido aos EPI terá validade:

     

    a) de 5 (cinco) anos, para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que não tenham sua conformidade avaliada no âmbito do SINMETRO;

    b) do prazo vinculado à avaliação da conformidade no âmbito do SINMETRO, quando for o caso.

     

     

     

  • De acordo com a NR-6 que versa sobre Equipamentos de Proteção Individual - EPI. Essa NR passou por diversas atualizações e a atual redação em relação ao tema da questão é o seguinte:

    6.11.2. Cabe ao órgão regional do MTE:

    a) fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI;

    b) recolher amostras de EPI; e,

    c) aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento desta NR.

    6.8.1 O fabricante nacional ou o importador deverá: 

    (...)

    j) providenciar a avaliação da conformidade do EPI no âmbito do SINMETRO, quando for o caso;

    A questão cobrou conhecimento sobre o item revogado em 2009.

    6.12.1 - "Por ocasião da fiscalização poderão ser recolhidas amostras de EPI, no fabricante ou importador e seus distribuidores ou revendedores, ou ainda, junto à empresa utilizadora, em número mínimo a ser estabelecido nas normas técnicas de ensaio, as quais serão encaminhadas, mediante ofício da autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, a um laboratório credenciado junto ao MTE ou ao SINMETRO, capaz de realizar os respectivos laudos de ensaios, ensejando comunicação posterior ao órgão nacional competente".

    Portanto, atualmente a redação disposta no enunciado desta questão encontra-se DESATUALIZADA.

    GABARITO DA BANCA: LETRA A


ID
225973
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O ato de recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade é uma função do:

Alternativas
Comentários
  • Na NR - 06: 
    6.5 - Compete ao SESMT, ouvida a CIPA e trabalhadores usuários, 
    recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. 
    Bons estudos!!!

  • A questão cobrou conhecimento sobre a NR -6 que versa sobre os Equipamentos de Proteção Individual - EPI e solicitou que marcássemos a quem pertence a responsabilidade de recomendar o EPI.

    6.5 "Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade". 

    Portanto, a recomendação é do SESMT.

    GABARITO: LETRA E


ID
225976
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para fins de comercialização, o CA concedido aos EPI, para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que não tenham sua conformidade avaliada no âmbito do SINMETRO, terá validade de:

Alternativas
Comentários
  • 5 anos com laudos de ensaios  feitos fora do SINMETRO
    2 + 2 anos - caso nao exista norma normas tecnicas nacionais ou internacionais
    X anos no ambito do SINMETRO
  • 6.9.1 Para fins de comercialização o CA concedido aos EPI terá validade:

    a) de 5 (cinco) anos, para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que não tenham sua conformidade avaliada no âmbito do SINMETRO;

    b) do prazo vinculado à avaliação da conformidade no âmbito do SINMETRO, quando for o caso.

    6.9.2 O órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, quando necessário e mediante justificativa, poderá estabelecer prazos diversos daqueles dispostos no subitem 6.9.1.

    6.9.3 Todo EPI deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA.

    6.9.3.1 Na impossibilidade de cumprir o determinado no item 6.9.3, o órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho poderá autorizar forma alternativa de gravação, a ser proposta pelo fabricante ou importador, devendo esta constar do CA.

    6.9.3.2 A adaptação do Equipamento de Proteção Individual para uso pela pessoa com deficiência feita pelo fabricante ou importador detentor do Certificado de Aprovação não invalida o certificado já emitido, sendo desnecessária a emissão de novo CA.

  • A questão cobrou conhecimento sobre a NR -6 que versa sobre os Equipamentos de Proteção Individual - EPI e solicitou a validade correta do Certificado de Aprovação (CA).

    6.9 Certificado de Aprovação - CA

    6.9.1 Para fins de comercialização o CA concedido aos EPI terá validade:

    a) de 5 (cinco) anos, para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que não tenham sua conformidade avaliada no âmbito do SINMETRO;

    b) do prazo vinculado à avaliação da conformidade no âmbito do SINMETRO, quando for o caso.

    Ressalta-se que essa redação foi alterada em 2010 (data posterior a essa questão) e apenas ampliou a possibilidade do prazo ser vinculado à avaliação da conformidade no âmbito do SINMETRO, mas a regra continua sendo 5 anos.

    GABARITO: LETRA E


ID
225979
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária

A desmobilização/desmonte e recuperação do meio ambiente de projetos industriais é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • É chamada de desengenharia. letra B
  • que comentário brilhante kkk

  • José Pereira, o Vitor só deixou a resposta correta, para as pessoas que não são assinantes, possa ver a resposta, pois estas pessoas, só podem obter 10 respostas corretas por dia.


ID
225982
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existe uma NR que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Essa NR é a:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA: A
     

    Reprodução ipsis litteris do item 9.1.1 da NR 09, que trata do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)


    "9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
     

    Bons estudos"

  • Mera transcrição do item -NR9

    9.1.1

     

    Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de

    todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de

    Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da

    antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que

    venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos

    naturais.


     

    Bons Estudos.


  • NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA) 


ID
225985
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para armazenamento de materiais empilhados, estes deverão ficar afastados das estruturas laterais do prédio a uma distância de pelo menos:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    NR 11
    11.3.3. Material empilhado deverá ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância de pelo menos 0,50m (cinqüenta centímetros).

    ;)
  • A questão exige conhecimento sobre a NR-11 que versa sobre transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

    Em relação ao armazenamento de materiais, a NR dispõe o seguinte:

    "11.3 Armazenamento de materiais.

    11.3.1 O peso do material armazenado não poderá exceder a capacidade de carga calculada para o piso.

    11.3.2 O material armazenado deverá ser disposto de forma a evitar a obstrução de portas, equipamentos contra incêndio, saídas de emergências, etc.

    11.3.3. Material empilhado deverá ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância de pelo menos 0,50m (cinqüenta centímetros).

    11.3.4 A disposição da carga não deverá dificultar o trânsito, a iluminação, e o acesso às saídas de emergência.

    11.3.5 O armazenamento deverá obedecer aos requisitos de segurança especiais a cada tipo de material."

    Logo, o afastamento do material empilhado deve distar no mínimo em 50 cm das estruturas laterais do prédio.

    GABARITO: LETRA C


ID
225988
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR15, NÃO é permitida, para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos, exposição a níveis de ruído acima de:

Alternativas
Comentários
  • O limite de tolerância é 85 dB NR 15 e o ponto de ação é 80 dB segundo a NR 9. Então tem algo de errado nessa resposta.
  • Ele quis dizer sem proteção ! a resposta é 115db
  • O trabalhador exposto a 115dB poderá ficar exposto por até 7 minutos sem EPI. Acima desse valor é terminantemente proibido o trabalho sem o EPI!

    ;)
  • A questão cobra conhecimento sobre o Anexo nº 1 da NR-15.

    Em relação à exposição a níveis de ruídos acima de 115 dB (A), qual a recomendação da NR?

    "5. Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.

    (...)

    7. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada, oferecerão risco grave e iminente".

    Ou seja, esse limite para exposição a ruídos contínuos ou intermitentes é de 115 dB(A) sem proteção adequada.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA D


ID
225991
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 23, Proteção Contra Incêndios, todas as empresas deverão possuir largura mínima das aberturas de saída de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23
     
    PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS

    23.2.1 A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros).
  • NR 23 - Proteção Contra Incêndios 


    (Redação dada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011


  • Desatualizada !


ID
225994
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 23, Proteção Contra Incêndios, na quantidade de extintores, independente da área ocupada, deverá(ão) existir para cada pavimento pelo menos:

Alternativas
Comentários
  • Item D correto.

    23.15.1.1 Independentemente da área ocupada, deverá existir pelo menos 2 (dois) extintores para cada pavimento. (123.053-0 / I2)
  • 23.15.1.1- Independentemente da área ocupada, deverá existir pelo menos 2 (dois) extintores para cada pavimento.


ID
225997
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser submetido a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar, conforme estabelecem as NRs 07 e 31, incluindo os fatores de riscos psicossociais com a emissão do respectivo atestado, denominado:

Alternativas
Comentários
  • 33.3.4 Medidas Pessoais 33.3.4.1 Todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser submetido a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar, conforme estabelecem as NRs 07 e 31, incluindo os fatores de riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional - ASO. 

  • 33.3.4.1 Todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser submetido a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar, conforme estabelecem as NRs 07 e 31, incluindo os fatores de riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional - ASO.

    33.3.4.2 Capacitar todos os trabalhadores envolvidos, direta ou indiretamente com os espaços confinados, sobre seus direitos, deveres, riscos e medidas de controle, conforme previsto no item 33.3.5.

    33.3.4.3 O número de trabalhadores envolvidos na execução dos trabalhos em espaços confinados deve ser determinado conforme a análise de risco.

    33.3.4.4 É vedada a realização de qualquer trabalho em espaços confinados de forma individual ou isolada.

    33.3.4.10 Em caso de existência de Atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde - Atmosfera IPVS –, o espaço confinado somente pode ser adentrado com a utilização de máscara autônoma de demanda com pressão positiva ou com respirador de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para escape


ID
226000
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A realização de qualquer trabalho em espaços confinados pode ser desenvolvida na forma:

Alternativas
Comentários
  • 33.3.4.4 É vedada a realização de qualquer trabalho em espaços confinados de forma individual ou isolada. 

  • Questão juninha!


ID
226003
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O termo técnico engolfamento, na NR33, significa:

Alternativas
Comentários
  • No Glossario da NR33:
    E
    ngolfamento: é o envolvimento e a captura de uma pessoa por líquidos ou sólidos finamente divididos
  • Inertização: deslocamento da atmosfera existente em um espaço confinado por um gás inerte, resultando numa atmosfera não combustível e com deficiência de oxigênio.

    Condição IPVS: Qualquer condição que coloque um risco imediato de morte ou que possa resultar em efeitos à saúde irreversíveis ou imediatamente severos ou que possa resultar em dano ocular, irritação ou outras condições que possam impedir a saída de um espaço confinado.

    Purga: método de limpeza que torna a atmosfera interior do espaço confinado isenta de gases, vapores e outras impurezas indesejáveis através de ventilação ou lavagem com água ou vapor. 

    Ordem de Bloqueio: ordem de suspensão de operação normal do espaço confinado.